Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Aprovado no último concurso realizado pela Secretaria de Educação de Juazeiro apela: “Que a gestão faça a convocação e realize novo concurso público”

0

 

Um leitor do PNB enviou à nossa redação algumas considerações acerca da necessidade de convocação de aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Educação de Juazeiro e também da realização de um novo concurso público.

No texto, ele faz um apelo à gestão municipal e ressalta “existem vários concursados aprovados no último concurso da educação, e eu sou uma dessas pessoas, que aguardam a convocação para assumir suas funções. Até agora não fomos chamados, porque existem pessoas que estão pelo Processo Seletivo e não querem passar os 03 meses fora, para dar a oportunidade a outra pessoa”.

Confira texto na íntegra:

“Venho por meio deste fazer um apelo para que a Prefeitura de Juazeiro faça a convocação de concursados do último concurso e também um novo concurso público. Nos últimos anos, temos observado que as gestões municipais têm optado pela contratação de professores através de processos seletivos temporários, ao invés de convocar os concursados aprovados no último concurso público realizado para a área da educação. Existem vários concursados aprovados no último concurso da educação, e eu sou uma dessas pessoas, que aguardam a convocação para assumir suas funções. Até agora não fomos chamados, porque existem pessoas que estão pelo Processo Seletivo e não querem passar os 03 meses fora, para dar a oportunidade a outra pessoa. No entanto, tenho observado que a Prefeitura tem optado pela contratação de profissionais através de processos seletivos, o que considero inadequado, especialmente em um momento em que muitos professores concursados estão disponíveis e aptos a assumir seus cargos. Além disso, é preocupante notar que há professores que atuam há mais de 7 anos em regime de processo seletivo na mesma escola, o que pode gerar instabilidade e insegurança tanto para os profissionais quanto para os alunos. Acredito que a convocação dos aprovados no concurso é a solução mais justa e eficaz para garantir um ensino de qualidade e a valorização dos profissionais da educação. Diante do exposto, solicito que a nova gestão reavalie sua política de contratação e considere a convocação dos concursados aprovados, bem como a realização de um novo concurso para atender à demanda por profissionais de educação”, concluiu.

Estamos encaminhando as observações do leitor para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB

Profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Juazeiro voltam a cobrar pagamento em atraso e denunciam: “Em reunião, nos pressionaram a não expor nossa situação. Querem nos calar”

0

 

Profissionais de enfermagem que atuam no Hospital Regional do município de Juazeiro, Norte da Bahia, continuam cobrando o pagamento do piso salarial que está em atraso. A categoria afirma que a direção da empresa Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), responsável pela instituição hospitalar, não tem dado nenhuma previsão e a categoria está sem receber o pagamento referente ao mês de fevereiro.

Os atrasos são constantes e, todos os meses, os trabalhadores recorrem a este veículo para denunciar a empresa pelos atrasos e ainda por descontos que eles desconhecem o motivo.

“Estamos cansados deste massacre. Todos os meses precisamos nos expor para recebermos nosso retroativo do piso salarial. Cobramos explicações sobre esses atrasos, sobre os descontos e o motivo pelo qual não disponibilizam nossos contracheques e a  empresa Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) nunca dá uma resposta concreta e nem regulariza essa situação. Têm meses que, no Portal da Transparência, consta que o repasse foi realizado e a empresa não nos paga, faz questão de nos maltratar.”, denunciou uma profissional que preferiu não se identificar.

Também em contato com o PNB, outra profissional relatou que a coordenação da empresa está tentando silenciar a categoria para que os profissionais não exponham os transtornos que passam com os recorrentes atrasos.

“Sou funcionária do HRJ há mais de 10 anos e hoje me vejo sem valorização profissional.
A coordenação de Enfermagem neste mês de março realizou uma reunião e nós, funcionários, ficamos ansiosos para saber a pauta. Até acreditamos que seria para regularizar os nossos pagamentos. Mas, Acreditem, o motivo era justamente pedindo para não denunciar a organização e nem envolver o nome do HRJ em blogs em relação ao piso de enfermagem. Porém, não nos deram uma data fixa de nos pagarem. O mês de fevereiro não foi pago, não temos previsão. Querem nos calar para que não cobremos um direito que é nosso. A desculpa é que a SESAB não repassou e quer dizer que só não repassa para o Regional? Queremos nosso direito. Esse dinheiro é nosso! Já não bastam os descontos abusivos que nem contracheque nos liberam para sabermos e ainda atrasa? Tem gente que só tem um vínculo e R$ 1.800,00 por mês para sobreviver e passa necessidade.

Encaminhamos a reclamação para a gestão do Hospital Regional de Juazeiro e também para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Aguardamos respostas.

Redação PNB 

Após denúncia de mães de Juremal, Juazeiro, sobre o transporte escolar, Seduc diz “que a empresa responsável já foi acionada e que outra vistoria será realizada”

0

 

Em nota enviada ao PNB, a Secretaria de Educação de Juazeiro se manifestou sobre a denúncia de mães de alunos da Escola Municipal Durval Barbosa da Cunha, em Poções, distrito de Juremal, Juazeiro, sobre problemas com o transporte escolar.

Elas alegam que o veículo que passou pela vistoria realizada recentemente pela CSTT- Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes não é o mesmo que os proprietários estão disponibilizando para os alunos do povoado. Além disse, as mães relatam superlotação e temem pela segurança dos estudantes.

A Secretaria de Educação de Juazeiro “lamentou o transtorno e esclareceu que a empresa responsável pela prestação do serviço de transporte escolar já foi acionada para solucionar o problema”.

A Seduc informou ainda que será realizada uma nova vistoria nos veículos escolares entre os dias 22 e 29 de março.

“Aconteceu uma vistoria da AMTT no início do ano, mas entraram novos transportadores e uma nova vistoria vai acontecer com esses novos transportadores. Os veículos que não fizeram a vistoria anteriormente, como é o caso do veículo citado na matéria serão vistoriados”, informou o órgão.

Reclamação

Nesta terça-feira (18), o Portal Preto no branco recebeu uma denúncia de mães da Escola Municipal Durval Barbosa da Cunha, em Poções, distrito de Juremal, Juazeiro, Norte do Estado, sobre problemas com o transporte escolar.

Elas alegam que o veículo que passou pela vistoria realizada recentemente pela CSTT- Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes não é o mesmo que os proprietários estão disponibilizando para os alunos do povoado.

Segundo as mães, o veículo que está circulando e não foi vistoriado é inadequado ao transporte. A possível fraude pode comprometer a segurança dos alunos.

”Nós somos mães de alunos que fazem a rota 24, de Canoas para o povoado de Poções. Nessas últimas semanas, aconteceu a vistoria. Então, o que eles fizeram?! Pegaram um ônibus grande, novo, que tem cinto de segurança, ar-condicionado, é confortável, e que roda sempre pra Juazeiro para passar pela vistoria. Mas o que está rodando é uma Van  caindo aos pedaços. Esse é o veículo que está levando os alunos daqui”, denunciou uma das mães ao PNB.

Além disso, elas reclamam da superlotação do transporte.

”O carro que está rodando com as crianças para levá-las à escola tem capacidade apenas para 15 pessoas, mas tem levado 29 alunos. Isso não existe!”, declarou uma das mães.

Redação PNB 

Mutirão de limpeza em Juazeiro: Equipes caem em campo e moradora registra “Que continuem assim”

1

 

“Desde ontem que vejo trabalhadores na BR 407, depois do shopping, fazendo a limpeza na pista, recolhendo o lixo, e também retirando o mato ao lado na rodovia. Me entristecia ver Juazeiro com a sua entrada escura, suja e não entendia o motivo de não darem a atenção devida a entrada da nossa cidade. Quando estamos descontentes reclamamos e quando percebemos tempos verdejantes também devemos parabenizar. Que continuem assim”, este foi o relato de Isa Reis, moradora de Juazeiro, ao observar equipes, em mutirão, realizando serviços de limpeza, pintura de meio fio e capina, nesta terça-feira (18).

Segundo a Prefeitura de Juazeiro, os serviços de limpeza urbana estão sendo intensificados e mais de 120 trabalhadores estão nas ruas atendendo dezenas de bairros e pontos estratégicos.

“As ações incluem capina, varrição, drenagem, recuperação de calçamento e limpeza de canais. A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) mantém um trabalho contínuo, garantindo a manutenção da cidade e atendendo demandas reprimidas”, informou o órgão.

“Estamos todos os dias nas ruas, limpando com um trabalho intensificado porque sabemos que Juazeiro necessita dessa limpeza. Estamos com mais de 120 homens nas ruas e, com certeza, vamos de forma progressiva entrar em cada bairro da cidade”, afirmou o secretário da SESP, Romário Varjão,

O Gabinete de Crise da Prefeitura de Juazeiro acompanha de perto a mobilização. O gestor da pasta, Paulo Lima, reforçou a importância dessa organização. “Temos um planejamento estrategicamente elaborado para atender toda a cidade. Com as equipes bem divididas, estamos conseguindo um bom resultado. Todos os bairros serão beneficiados”, ressaltou.

Limpeza de canais e manutenção de vias

Na terça-feira (18), as equipes da SESP realizaram a limpeza do canal no bairro Tabuleiro, além de intervenções na Rua Gabriel Castro, no bairro Pedra do Lord. O mutirão também incluiu o cascalhamento das estradas na comunidade do Morrão, serviços na Rua Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, e a limpeza da lateral da BR-235, na entrada do bairro João Paulo II, além do Loteamento Eldorado.

Tapa-buracos e recuperação de calçamento

As equipes de pedreiros seguem atuando no tapa-buracos com asfalto nas imediações do Rodeadouro, além de executar serviços de drenagem na Rua Toufic Khoury, no bairro Santo Antônio. A recuperação de calçamento está sendo realizada na Rua Iguatemi, no Alto do Cruzeiro, garantindo mais segurança e mobilidade para a população.

Capina e roçagem em pontos estratégicos

O mutirão de capina avança pela Avenida Edgar Chastinet, no bairro Cajueiro, BR-407, comunidade de Rodeadouro, BA-210 e Avenida Adolfo Viana, no centro. Já os serviços de roçagem estão sendo executados na Orla, na região do bairro Angari, e no bairro Piranga.

Varrição mantém rotina diária em Juazeiro

A programação de varrição segue diariamente nos setores fixos da cidade, incluindo a Orla 1 e Orla 2, Avenida Flaviano Guimarães (Cajueiro), Rua do Paraíso (Santo Antônio), bairros Alto da Maravilha e Alagadiço, Centro, Terminal de ônibus no Alagadiço, Avenida Luís Inácio Lula da Silva (Jardim Novo Encontro), região da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Avenida Adolfo Viana (Centro), Avenida Raul Alves (Santo Antônio) e Avenida Santos Dumont (Centro).

Redação PNB, com informações SESP

Usuário pede capina em área da UBS do São Geraldo, Juazeiro: “Inadmissível que deixem chegar a um ponto deste”

0

 

Cercada de mato por todos os lados. Esta é a situação em que se encontra a Unidade Básica de Saúde do bairro São Geraldo, em Juazeiro.

Um usuário enviou um vídeo à nossa redação, onde percebe-se o mato alto tomando a área externa da unidade.

“Não se de quem é a responsabilidade, se da coordenação da UBS providenciar a capina, ou da SESP, mas é inadmissível que deixem chegar a um ponto deste. Um desleixo com uma unidade de saúde. Será que ninguém tem olhos para enxergar isso”? questionou o usuário cobrando limpeza urgente.

Enviamos a situação para a SESAU.

Redação PNB    

Juazeiro inicia aplicação das provas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

0

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro iniciaram, nesta terça-feira (18), a aplicação das provas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Voltada para estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, o CNCA visa assegurar o direito à alfabetização das crianças brasileiras na idade certa.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, Nice Neide Campinho da Silva, destaca a importância da avaliação como um diagnóstico. “O CNCA vem com o objetivo de garantir a alfabetização das crianças na idade certa, que é até o 2° ano do Ensino Fundamental. Já para os alunos do 3° ao 5° ano, o foco é potencializar a aprendizagem, ou melhor, recompor as aprendizagens que não foram garantidas durante o período de pandemia”.

A avaliação é periódica e nesse primeiro ciclo a intenção é realizar um diagnóstico para identificar quais habilidades precisam ser reforçadas com os estudantes. “As provas são realizadas em três dias. Nesta terça-feira, foram aplicadas as provas de leitura, na quarta (19) serão as avaliações de matemática e, na quinta-feira (20), as provas de escrita para as turmas do 2° ao 5° ano. Encerraremos o processo com a realização das avaliações de fluência até o dia 4 de abril”, explicou a diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Carla Cunha.

Na Escola Leopoldina Leal, a equipe gestora, os professores e a comunidade escolar estão comprometidos em melhorar a aprendizagem dos estudantes. “Esse ano, nós estamos trabalhando com uma meta de alfabetização estabelecida pelo município, que é de 80% ao final do 2° ano, mas a escola traçou uma meta de 90%, e nós estamos engajados para alcançar esse objetivo”, disse a coordenadora pedagógica.

Satisfeita com o seu desempenho na prova, a estudante Aldryan Rayla Nogueira Carvalho, a aluna do 5° ano do Ensino Fundamental, também reforçou o objetivo do CNCA. “A prova do CNCA é uma prova de educação, que avalia se nós aprendemos alguma coisa no ano passado e o que a gente ainda precisa aprender”.

Ascom Seduc/PMJ

Prefeitura de Juazeiro publica nota técnica sobre a impossibilidade jurídica da redução do prazo do interstício entre contratos temporários

2

 

No Diário Oficial desta terça-feira (18), a Prefeitura de Juazeiro, através da Procuradoria do Município publicou uma nota técnica sobre a impossibilidade jurídica da redução do prazo do interstício entre contratos temporários.

Confira:

NOTA TÉCNICA INTERSTÍCIO_6.181-2025

Redação PNB

Juazeiro: Número do SAMU está temporariamente indisponível; confira contato alternativo

0

 

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) comunica à população que o número de emergência 192 do SAMU está temporariamente fora de serviço. A equipe técnica já foi acionada, e o setor de TI da Prefeitura abriu um chamado com a operadora, que não indicou estimativas para restabelecimento do serviço.

Para garantir a continuidade do atendimento de urgência, a população poderá utilizar o número alternativo (74) 9 9937 7092 para acionar o SAMU enquanto o problema é resolvido.

A Secretaria de Saúde reitera que a inoperância do serviço não é um problema isolado do município, mas um condição que tem afetado todas as centrais de regulação da Bahia. Esse problema tem impactado o funcionamento do SAMU e outros serviços de urgência em diversas regiões do estado.

A Sesau pede a colaboração de todos para a ampla divulgação da informação, para que ninguém fique sem acesso ao serviço de emergência.
 

Ascom

Travessia Urbana: Construtora responsável pela obra informa que não haverá expediente nesta quarta (19),

1

 

Nesta quarta-feira (19), os trabalhadores da Travessia Urbana de Juazeiro terão uma pausa em virtude do Dia do Trabalhador na Indústria da Construção Pesada e Montagem, informou a empresa responsável pela obra em nota enviada ao PNB.

Confira

A Construtora Luiz Costa informa que não haverá expediente na obra da Travessia Urbana de Juazeiro nesta quarta-feira (19)

A Construtora Luiz Costa (CLC) informa que, em conformidade com o Ofício Circular nº 06.25 da Presidência/Secretaria Geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação, Obras de Terraplanagem e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA), não haverá expediente na obra da Travessia Urbana de Juazeiro no dia 19 de março de 2025.

A decisão atende à Convenção Coletiva do Trabalho da categoria, que estabelece em sua cláusula 73ª o “Dia do Trabalhador na Indústria da Construção Pesada e Montagem”, garantindo o direito ao descanso dos profissionais do setor nesta data.

Redação PNB, com informações Ascom