Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Na era digital: Jovens de Juazeiro aprendem a criar sites e aplicativos em curso oferecido pela Prefeitura Municipal

0

 

Adolescentes e jovens residentes no bairro Tabuleiro e no seu entorno estão aprendendo a criar sites e aplicativos no curso “Desenvolvimento Web”, que visa aproximar a comunidade da linguagem digital. A iniciativa é resultado de uma ação intersetorial entre as Secretarias Municipais de Educação (Seduc) e de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), com o grupo gestor da Praça CEU.

As aulas acontecem duas vezes por semana, no telecentro da Praça CEU, localizada no bairro Tabuleiro. “Ao todo nós temos 30 alunos com idade a partir de 12 anos, divididos em turmas. No final do curso, em abril, eles sairão daqui com uma formação educacional e profissional, conhecendo ferramentas de programação web, como HTML e o CSS”, conta o professor de Robótica do Núcleo de Tecnologia do Município (NTM), Matheus Vinícius Vidal, responsável pela condução das atividades.

O estudante Gabriel da Silva, de 17 anos, revela que o curso vai contribuir para o seu projeto de futuro. “Esse curso está sendo muito proveitoso para mim. Eu aprendi muitas coisas sobre programação web, criação de site e aplicativos. Um conhecimento que eu sinto que vou precisar bastante, porque eu pretendo utilizar isso futuramente para criar meus próprios sites e para os negócios que eu tenho em mente”.

Ascom/Seduc

Fé, cultura e consciência ambiental: Acontece nesta quarta-feira (19) a tradicional Festa de São José, no Rodeadouro; confira a programação

0

Em um encontro de fé, cultura e consciência ambiental, acontece nesta quarta-feira (19), na comunidade do Rodeadouro, a Festa de São José, padroeiro local. O evento centenário faz parte da cultura juazeirense e vai envolver alvorada, procissão fluvial pelo Rio São Francisco e apresentação do tradicional Samba de Véio do Rodeadouro.

Entre as suas principais atividades, a Festa levará barcos ao rio para uma viagem que carrega a imagem do santo pelas águas do Velho Chico. Na ocasião, navegações estarão à espera dos devotos em Juazeiro para fazer a viagem à comunidade do Rodeadouro. A procissão sairá do bairro Angari, às 8h.

Entenda o percurso:

Na quarta-feira (19), o roteiro inicia às 5h30, com uma caminhada ao alvorecer pelas ruas do Rodeadouro em direção ao porto da ilha. De lá, às 6h30, os devotos vão embarcar para a Procissão Fluvial, um cortejo em embarcações que acompanharão a imagem do santo, navegando pelas águas do rio.

A procissão segue até a Orla de Juazeiro e, às 8h, retorna à comunidade do Rodeadouro, encerrando essa etapa da celebração. No mesmo horário, embarcações também partem do bairro Angari, na cidade, com destino à ilha.

De volta à comunidade, os navegantes serão recepcionados com um café da manhã comunitário e uma apresentação cultural do Samba de Véio do Rodeadouro. À tarde, o evento conta com procissão terrestre, missa e show musical com o cantor Nilton Freitas.

Programação completa:

19 de março (quarta-feira):

5h30 – Caminhada ao alvorecer pelas ruas do Rodeadouro em direção ao porto da ilha;

6h30 – Procissão Fluvial: saída do cortejo em embarcações que acompanharão a imagem de São José pelas águas do rio, com destino à Orla de Juazeiro;

8h00 – Retorno da procissão fluvial à comunidade do Rodeadouro, com embarcações saindo também do bairro Angari (Juazeiro) em direção à ilha;

10h30 – Recepção na comunidade com café da manhã comunitário e apresentação cultural do tradicional Samba de Véio do Rodeadouro.

14h – Momento de descanso

17h – Procissão terrestre

18h – Missa de encerramento do novenário

22h – Leilão e show musical com o cantor Nilton Freitas

Ascom/PMJ

“Caiu em um golpe online? Saiba como se proteger”, por Yuri Fontes

0

 

Com o avanço da tecnologia, os golpes online estão cada vez mais sofisticados. Criminosos utilizam diversas técnicas de engenharia social, incluindo truques com inteligência artificial, para enganar vítimas e obter dinheiro ou informações pessoais de forma indevida.

Em Juazeiro e região, tem havido um aumento significativo de golpes envolvendo falsos advogados, nos quais golpistas se passam por profissionais do Direito para enganar pessoas e obter valores indevidamente. Os fraudadores utilizam redes sociais, aplicativos de mensagens e até criam escritórios fictícios para dar credibilidade ao golpe.

Diante da frequência desse problema, vamos abordar os principais golpes, como se proteger e o que a lei diz sobre cada um deles.

Neste golpe, criminosos se passam por advogados para enganar clientes e obter dinheiro de forma fraudulenta. Eles podem oferecer serviços jurídicos inexistentes, cobrar honorários antecipados e depois desaparecer, ou até mesmo utilizar documentos falsificados para simular processos judiciais.

Como evitar cair nesse golpe?

Verifique se o profissional está devidamente registrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), consultando seu nome no site oficial da instituição: Consulta Nacional da OAB.

Desconfie de promessas de causas “ganhas” com facilidade e de exigências de pagamentos antecipados sem contrato formal.

Sempre entre em contato pelo número de telefone fornecido pelo escritório de advocacia e evite fazer pagamentos sem confirmação direta com o profissional.

Caso receba uma cobrança de honorários, aguarde e ligue para seu advogado constituído ou solicite uma reunião presencial para garantir que o pagamento seja legítimo.

Antes de efetuar qualquer pagamento, confira se as informações bancárias correspondem às do escritório de advocacia.

Se houver dúvidas, busque referências sobre o advogado e consulte diretamente a OAB, que possui um canal de denúncias pelo e-mail: denuncias@oab-ba.org.br.

A OAB Subseção Juazeiro/BA já formulou um pedido formal à Polícia Civil, por meio da 17ª COORPIN, para que haja uma intensificação das investigações sobre esses crimes.

Boletos Falsos

Além do golpe dos falsos advogados, existem diversas outras fraudes aplicadas de forma online. Um dos mais comuns é o golpe dos boletos falsificados. Nele, criminosos criam boletos fraudulentos e fazem a vítima acreditar que está pagando uma conta legítima. Isso pode ocorrer quando um boleto real é adulterado por um vírus ou quando a pessoa recebe um boleto falso por e-mail ou mensagem.

Como faço para evitar cair nesses golpes?

Sempre verifique o código de barras no aplicativo do banco antes de pagar. Além disso, prefira gerar boletos diretamente no site da empresa ou instituição. E cuidado: desconfie de cobranças inesperadas ou enviadas por e-mail.

Vídeos e Áudios Falsos com Inteligência Artificial

Com o uso da inteligência artificial (IA), criminosos conseguem criar vídeos e áudios falsificados, fazendo parecer que uma pessoa disse ou fez algo que, na realidade,

nunca aconteceu. Esses materiais podem ser usados para aplicar golpes financeiros ou espalhar notícias falsas.

Como posso identificar e evitar?

Lembre-se sempre de verificar a fonte antes de compartilhar vídeos ou áudios. Se receber um pedido de dinheiro de um parente ou amigo, tente confirmar com a pessoa por outro meio antes de realizar qualquer transferência. Algumas plataformas digitais já estão implementando ferramentas para identificar deepfakes, mas a cautela continua sendo essencial.

Golpe do Falso Investimento (Golpe do Pix)

Nesse caso, criminosos criam falsas plataformas de investimento, prometendo retornos financeiros irreais. Muitos desses golpes envolvem criptomoedas e esquemas de pirâmide.

Como evitar esse tipo de fraude?

Pesquise a empresa antes de investir dinheiro e desconfie de promessas de retornos altos e garantidos. Além disso, verifique se a empresa está registrada em órgãos oficiais, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Yuri, e como posso me proteger desses golpes? Verifique os boletos: Use aplicativos bancários para checar se o código de pagamento está correto. Desconfie de pedidos suspeitos: Nunca forneça senhas ou dados por telefone, e-mail ou mensagens. Ative a autenticação em dois fatores: Isso dificulta o acesso não autorizado às suas contas. Cuidado com links e mensagens: Não clique em links desconhecidos e sempre confira os remetentes de e-mails. Pesquise antes de investir: Desconfie de promessas de lucro rápido e verifique se a empresa é confiável. Mantenha-se informado: Quanto mais você souber sobre golpes, menores serão as chances de cair neles. Use senhas fortes: Evite senhas óbvias e utilize combinações diferentes para cada conta.

Quem for vítima desses golpes online, pode receber indenização? Sim, quem cai em um golpe pode entrar na Justiça pedindo indenização por prejuízos financeiros e danos morais. Se o golpe ocorreu por falha na segurança de um banco ou serviço digital, a empresa pode ser responsabilizada devido ao risco da atividade.

  • Caso a fraude cause grande sofrimento à vítima, como angústia ou transtornos psicológicos, pode ser possível solicitar uma indenização por danos morais. A Justiça tem reconhecido esse direito em diversos casos, mas nunca há garantia de recebimento, pois a decisão fica a critério do Judiciário.

    Os golpes online estão cada vez mais sofisticados, e a melhor forma de se proteger é estar bem informado e tomar medidas de segurança. A legislação brasileira já prevê punições para esses crimes, mas a prevenção ainda é a melhor estratégia.

    Se for vítima de um golpe, busque apoio jurídico e registre um boletim de ocorrência na delegacia virtual do seu estado ou na unidade policial mais próxima. Dessa forma, você contribui para evitar que mais pessoas sejam vítimas dessas fraudes.

    Fique atento e proteja seus dados!

    Yuri Fontes – Advogado de Direito do Consumidor e Direito Digital
    @fontes_yuri
    (74) 9 9945-2002
    yurifontes.adv@hotmail.com

Com 60% dos espaços fechados, AMA convoca permissionários com boxes inativos no Joca de Souza para regularizar a situação

1

 

A Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) está convocando os permissionários que possuem espaços inativos no Mercado Joca de Souza, em Juazeiro, para regularizarem a situação junto à instituição.

A medida busca garantir a reativação dos espaços, já que Segundo a AMA, o Joca de Souza abriga mais de 206 boxes de feirantes e, atualmente, encontra-se com 60% deles fechados, embora possuam proprietários.

De acordo com o diretor-presidente da AMA, Celso Leal, a questão é uma das maiores queixas dos permissionários que hoje atuam no Joca e é um importante foco da atual gestão.

“Há pessoas que possuem boxes, mas que estão comercializando do lado de fora. Com isso, segundo os permissionários, acontece uma dispersão dos clientes, dificultando as vendas. Por essa razão, estamos trabalhando para mudar tal quadro, fazendo a busca ativa dessas pessoas e convidando para um diálogo”, comenta.

“Aqueles que estão com boxes fechados há três meses e não realizarem a regularização no período estipulado poderão perder a licença para atuar no local, abrindo espaço para novos feirantes,” alertou a AMA.

Prazo e documentação

Os comerciantes devem comparecer ao escritório da AMA até 30 de março para atualizar o cadastro e negociar possíveis dívidas. A sede da autarquia é localizada no Mercado do Produtor e o horário de funcionamento é das 8h às 12h.RG.

Para fazer a atualização é necessário apresentar o CPF e o contrato de permissão de uso dos boxes.

Redação PNB, com informações Ascom/PMJ

Março Lilás: unidades de saúde de Juazeiro reforçam ações de prevenção ao câncer do colo do útero

0

Aderindo à campanha nacional Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer do colo do útero, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reforça a importância dos exames preventivos e da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), principal causador da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que 17.010 novos casos de câncer do colo do útero sejam registrados anualmente no Brasil entre 2023 e 2025. A doença é provocada, principalmente, pela infecção por alguns tipos do HPV.

Exames preventivos e vacinação contra o HPV

A prevenção continua sendo a principal estratégia para reduzir os casos da doença. Em Juazeiro, as mulheres podem realizar o exame preventivo (papanicolau) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Municipal, onde passam por avaliação médica para a solicitação do exame. Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, cerca de 700 exames preventivos já foram realizados na rede pública municipal de saúde.

Além disso, a vacina contra o HPV está disponível gratuitamente para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, público prioritário para imunização. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, nas UBSs, no horário das 7h às 13h (zona rural) e das 7h30 às 12h / 13h30 às 17h (zona urbana). O esquema vacinal é composto por duas doses, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira. Para receber a vacina, é necessário apresentar CPF ou Cartão SUS e a Caderneta de Vacinação.

A Sesau segue reforçando suas ações para ampliar o acesso à prevenção e garantir atendimento de qualidade às mulheres de Juazeiro. A campanha Março Lilás é uma oportunidade para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde feminina.

Ascom/Sesau 

”Preto safado!”: Funcionário de autoescola, em Juazeiro, denuncia suposto crime de injúria racial praticado por instrutor da empresa

0

 

Um instrutor de uma Autoescola, em Juazeiro, Norte do estado, que pediu para não ser identificado, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar um suposto caso de injúria racial que sofreu enquanto trabalhava. O crime teria sido praticado por um outro colaborador da empresa.

A vítima, que também atuava como auxiliar de transporte da empresa, contou que, na última quarta-feira (12), ao chegar para cumprir seu horário de trabalho, foi informado pela direção da Autoescola de que um dos carros estava com marcas de colisão.

Foi quando um outro instrutor da empresa, ao ser também questionado se seria o responsável pelo ocorrido, acusou o profissional, um homem negro, e se dirigiu até ele com palavras criminosas. O fato aconteceu, segundo contou a vítima, na presença de alunos e de outros funcionários.

”Foi esse preto safado, que fica aí, entregando todo mundo”, denunciou o profissional.

Durante a discussão, o acusado, ainda de acordo com a denúncia, teria tentado arremessar um bloco de uma construção na vítima.

“Ele partiu para agressão e uma outra colega de trabalho teve que intervir, entrando na frente para impedir. Eu me afastei para evitar maiores problemas”, relatou.

Segundo o denunciante, o proprietário da autoescola tentou apaziguar a situação afirmando que o suspeito estava de cabeça quente e passando por problemas pessoais.

A vítima informou ainda que, após o episódio, pediu demissão da empresa e prestou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Juazeiro-BA.

O PNB entrou em contato com o proprietário da autoescola e aguarda um posicionamento da empresa.

Redação PNB

“O fim do interstício é ilegal e anula oportunidades”, alerta professor juazeirense; confira considerações do profissional

1

 

Profissionais contratados da Secretaria de Educação de Juazeiro, recorrentemente, estão cobrando à gestão municipal a revisão do interstício e aditivo. Em contato com o PNB, nesta segunda-feira (17), informaram que estão organizando uma manifestação para amanhã para reforçar a reivindicação.

Nesta terça-feira (18), um profissional de educação enviou à nossa redação um texto intitulado “O fim do interstício é ilegal e anula oportunidades”, onde faz algumas considerações sobre a medida baseada em lei federal que tem como objetivo “evitar a perpetuação de vínculos temporários, garantindo que essas contratações sejam realmente excepcionais e não substituam a necessidade de concursos públicos para provimento de cargos efetivos”.

Confira o texto na íntegra:

Caros leitores deste portal e comunidade de Juazeiro,

Peço anonimato porque, em tempos de redes sociais, muitos reagem mal quando têm suas opiniões contrariadas. Sou um professor formado e com anos de dedicação à educação, e atualmente estou em busca de uma vaga de trabalho em nossa cidade. No entanto, tenho acompanhado com atenção o movimento de professores temporários da prefeitura que reivindicam o fim do interstício de três meses entre contratos. Como educador e cidadão, entendo a importância de discutir esse tema com base na legislação brasileira, que muitas vezes é mal interpretada ou desconhecida por muitos.

O que é interstício?

O interstício é o período de três meses que um servidor temporário deve aguardar entre um contrato e outro para que possa ser recontratado pela administração pública. Esse intervalo é previsto na Lei Federal nº 8.745/1993, que rege o regime de contratação temporária no serviço público da União, e na Lei Municipal nº 2.321, de 27 de junho de 2012. A justificativa para essa regra é evitar a perpetuação de vínculos temporários, garantindo que essas contratações sejam realmente excepcionais e não substituam a necessidade de concursos públicos para provimento de cargos efetivos.

Um apelo à legalidade!

Como professor formado e cidadão de Juazeiro, compreendo a importância de debatermos questões que afetam diretamente a educação e o futuro de nossa cidade. No entanto, é crucial analisar as consequências práticas do fim do interstício para professores temporários, uma vez que essa medida, embora possa parecer benéfica a curto prazo, traz implicações preocupantes para a rotatividade de profissionais e a abertura de oportunidades para outros talentos.

Como já dito, o interstício de três meses foi estabelecido justamente para evitar que contratações temporárias se tornem uma forma indireta de efetivação, burlando o princípio constitucional do concurso público. Ao eliminar esse intervalo, corremos o risco de consolidar uma situação em que professores temporários sejam tratados como efetivos, sem passar pelo processo democrático e transparente de seleção que um concurso proporciona. Isso não só desvirtua o caráter excepcional das contratações temporárias, como também cria uma desigualdade entre os profissionais que já estão no sistema e aqueles que aguardam uma oportunidade para ingressar.

Além disso, a dispensa do interstício pode impedir que novos professores, muitos deles recém-formados e cheios de potencial, tenham a chance de contribuir com a educação em Juazeiro. A rotatividade de profissionais é essencial para renovar ideias, práticas pedagógicas e energias dentro das escolas. Ao perpetuar a permanência deles, sem a abertura de novas vagas, corremos o risco de estagnar o sistema educacional e fechar as portas para quem deseja começar sua carreira.

Portanto, é fundamental que a prefeitura de Juazeiro e a sociedade reflitam sobre os impactos dessa medida. Enquanto professor que também busca oportunidades, entendo a importância da estabilidade, mas acredito que ela deve ser conquistada por meio de concursos públicos, que garantem igualdade de condições a todos os profissionais. O fim do interstício, embora possa beneficiar alguns, representa um retrocesso para a meritocracia e a justiça no acesso ao serviço público.

Que possamos, juntos, defender uma educação que valorize tanto a experiência dos profissionais já atuantes quanto o ingresso de outros talentos, garantindo um sistema educacional dinâmico, justo e inclusivo para todos.

Professor Juazeirense

Redação PNB

Sebrae realizou oficina de capacitação para empresários do segmento de bares e restaurantes

0

 

O Sebrae em Juazeiro promoveu na última sexta-feira (14) um encontro com empresários e empresárias do segmento bares e restaurantes, com o tema ‘Como Montar uma Ficha Técnica de Excelência’.

A ação faz parte do programa de Gestão Eficiente para Bares e Restaurantes, criado pelo Sebrae, e teve como objetivo apresentar as ferramentas para a criação de uma ficha técnica prática, que facilita a redução de custos, compreende o Custo da Mercadoria Vendida (CMV) e aumenta a rentabilidade do empreendimento, além de praticar a network, principalmente, entre aqueles que, pela primeira vez, participam de uma atividade do Sebrae.

A capacitação foi ministrada pelo professor e engenheiro de produção, Vitor Silva Miranda, consultor especializado em gestão empresarial.

O empresário Alyson Lima da Silva, dono da confeitaria Gostosuras do Gordinho, falou da sua experiência. “É sempre interessante a gente agregar conhecimentos e informações para a nossa empresa. Apesar de já conhecer o tema, hoje foi uma grande oportunidade para aprender mais um pouco. Saio daqui abastecido de novos conceitos e dicas importantes, como a ficha técnica apresentada, principalmente, sobre o controle financeiro, ponto crucial para o sucesso dos negócios”, explicou.

Entre aqueles que procuraram o Sebrae pela primeira vez, estava Adriano Nascimento, sócio proprietário do restaurante Jardim Fogueiro, pizzaria e petiscaria. Ele está concluindo a formalização da sua empresa. “O encontro me surpreendeu positivamente e deixa a sensação de que perdi muito tempo ao não procurar o Sebrae antes. Hoje participei de uma palestra muito rica em informações, que irão nos ajudar na gestão do nosso negócio. Pretendo me aproximar mais do Sebrae para conhecer todo o mix de programas oferecidos para aplicar em nossa empresa”, ressaltou.

O analista técnico e gestor do programa Alimentação Fora do Lar do Sebrae, Tiago Nascimento, coordenador do evento, celebrou os resultados. “O encontro foi uma atividade leve e produtiva, pensada especialmente para capacitar os donos de empresas do setor de alimentação e bebidas, apresentando um conteúdo leve, prático e objetivo. Para aqueles que não conheciam e participaram pela primeira vez de uma atividade do Sebrae, acredito que esse é o primeiro passo para a criação de um ecossistema forte e colaborativo no setor onde, juntos, poderemos transformar os desafios em oportunidades”, finalizou Nascimento.

Ascom

“Tem coisas que nunca mudam”, observa cidadão ao flagrar animais soltos nas ruas de Juazeiro

0

 

“Tem coisas que nunca mudam”, esta foi a observação de um cidadão juazeirense ao flagrar animais de grande porte pelas ruas de Juazeiro.

Passando pela Rua Minas Gerais, Santo Antônio, ele se deparou com cavalos circulando pela via pública, disputando espaço com os veículos.

“Saindo desta rua, passei pela BR 407 e mais animais na pista. Um risco grande! A prefeitura precisa endurecer a fiscalização e punição aos responsáveis por estes animais”, pontuou.

Animais de grande porte soltos nas ruas podem ser apreendidos e o proprietário pode ser multado.

Segundo Lei Municipal, é proibido manter animais soltos em vias e logradouros públicos da cidade. O abandono de animais em área pública ou privada também é proibido e é considerado crime.

Estamos encaminhando a situação para a PMJ.

Redação PNB