Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Juazeiro: Prefeito Andrei Gonçalves instaura procedimento para reverter área do Colégio Dr. Edson Ribeiro ao patrimônio municipal; em 2025, instituição encerrou as atividades educacionais

0

 

Em decreto publicado nesta segunda-feira (17), o Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, instaurou um Procedimento Administrativo visando “à eventual reversão da área do “Ginásio Juazeiro”(Colégio Dr. Edson Ribeiro) ao patrimônio do município”.

O decreto destaca que o município doou, por meio da Lei Municipal nº 121, de 2 de maio de 1950, uma área de 3.000 m² (três mil metros quadrados) localizada onde antes ficava localizada a Praça Barão do Rio Branco, centro da cidade.

O decreto considera ainda que a própria lei estabelece a reversão do imóvel ao patrimônio público em caso de descumprimento da destinação prevista na legislação, “sobretudo, na hipótese de encerramento das atividades educacionais da donatária.

A gestão municipal decidiu retomar o espaço, após o encerramento das atividades educacionais no prédio, medida anunciada no final do ano passado. Neste ano de 2025, a instituição escolar não mais está prestando serviços educacionais no prédio.

O decreto cita ainda que em 2014, também por força de lei, ficou determinada a reversão parcial da área, “relativamente à quadra de esportes, conforme previsto no art. 6º, estipulando o prazo de 30 (trinta) meses, o qual já expirou há quase uma década”.

O documento estabelece a retomada imediata da quadra de esportes localizada na área, já que a Lei Municipal nº 2.475/2014, previa a reversão parcial do terreno.
“Fica determinada a imediata retomada da quadra de esportes localizada na área
mencionada”.
A Associação Dr. José Inácio da Silva, atual detentora do patrimônio, terá um prazo de cinco dias para se manifestar sobre a reversão do imóvel. Após a conclusão do processo, o prefeito decidirá sobre a reversão definitiva do imóvel

 

“A medida visa assegurar que o espaço, originalmente destinado à educação, seja reintegrado ao patrimônio municipal e possa ser utilizado para fins que atendam ao interesse coletivo”.

Confira o decreto na íntegra: 

8057e62dfccaf0465e55104586de6dde

Encerramento das atividades

Em novembro do ano passado, pais e responsáveis por alunos da tradicional instituição de ensino foram surpreendidos com um comunicado da direção informando que a partir deste ano de 2025 o colégio não iria mais funcionar. Na nota, a direção anunciava ainda que o Dr. Edson Ribeiro passaria a ser Colégio Batista

“Informamos aos senhores pais, que o Colégio Dr. Edson Ribeiro finalizará as suas atividades letivas do ano vigente (2024) honrando com todo o processo proposto em calendário, (atividades avaliativas e entregas de notas). E notifica com grande pesar, que não estaremos funcionando para o ano de 2025. Agradecemos a todos a confiança e parceria dispensados a esta instituição de ensino que tanto contribuiu com a formação dos cidadãos juazeirenses. Ressaltamos o nosso carinho e respeito por todos que por aqui passaram e que deixaram a sua contribuição, muito obrigada! Entendendo a responsabilidade, o respeito e o legado que esta instituição de ensino tem na composição do seu corpo de colaboradores e pedagógico. Parceiros que acreditam em nosso trabalho estarão conosco dando continuidade a este trabalho de excelência educacional que tem impactado e dado resultados! VEM SER CB! Continuaremos com vocês no COLÉGIO BATISTA”.

 

Redação PNB

Sessões do espetáculo ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’ marcam retomada da campanha #EuVouAoTEATRO

0

A Trup Errante, grupo teatral de Petrolina que recentemente comemorou 19 anos, presenteará o público no mês do seu aniversário com a retomada da #EuVouAoTEATRO, campanha que tem o objetivo de popularizar o acesso do público a peças teatrais. O projeto iniciará essa nova fase com sessões do espetáculo ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’, que costura diferentes fragmentos de obras do poeta e dramaturgo William Shakespeare, nos dias 19 e 26 de março. As apresentações acontecerão no Espaço Cultural Janela 353, sempre às 19h, com bilheteria no formato Pague Quanto Puder.

Combinando comédia e tragédia, o espetáculo reúne trechos de clássicos do autor britânico como Romeu e Julieta, Hamlet, Sonho de uma Noite de Verão, A Megera Domada e Otelo. A montagem revisita essas obras e adapta a narrativa às discussões da atualidade, explorando assuntos de relevância social como o racismo e o feminicídio, além de reflexões sobre a existência humana, aproximando a obra do público através da linguagem metateatral.

Em ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’, são os atores Raphaela de Paula, José Lírio Costa, Rafa Moraes e Zuleika Bezerra que dão vida a 15 personagens, em um trabalho de versatilidade que entrelaça o cômico e o trágico, o popular e o clássico. “O espetáculo busca unir as cenas cômicas e as histórias trágicas, equilibrando humores e incluindo os mais diversos públicos. Essa é uma das características que fazem de Shakespeare um autor universal”, explica Thom Galiano, que assina a encenação e a dramaturgia da peça.

#EuVouAoTEATRO-A campanha de popularização do teatro #EuVouAoTeatro nasceu em 2014 e permaneceu em atividade até 2019. Desde a pandemia, essa é a primeira vez que o projeto abre temporadas de espetáculos, agora em formato de bilheteria Pague Quanto Puder, onde o próprio público escolherá o valor dos ingressos. A cada mês será apresentada uma obra diferente, com apresentações em duas quartas-feiras mensais. Além de ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’, os espetáculos ‘Maria de Araújo e o milagre de Juazeiro do Norte’, ‘Palavras Andantes’ e ‘DeusDeusaDivino’ – sendo este inédito em Petrolina – terão sessões especiais no Janela 353.

O projeto também inclui outras ações de estímulo às artes, como mediação cultural de Cássio Lucena; incentivo à produção de textos críticos sobre as peças, que nessa primeira sessão caberá ao escritor João Gilberto Guimarães; exposição fotográfica; apresentações gratuitas para estudantes de escolas públicas agendados; e acessibilidade em Libras. “Retomar essa campanha é motivo de felicidade para nós, pois significa retomar a relação de proximidade com o público, fortalecendo as ferramentas de democratização do acesso ao teatro”, afirma Galiano.

A realização da #EuVouAoTeatro é da Trup Errante e do Coletivo Passarinho e tem parceria com o Espaço Cultural Janela 353 e o Café de Bule. Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço: ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’

Local: Espaço Cultural Janela 353 (Rua Antônio Santana Filho, Centro de Petrolina)

Datas: 19 e 26 de março

Horário: 19h

Ingressos: Pague quanto puder

 

Ascom

Sento Sé realiza Jornada Pedagógica Municipal 2025 com foco na integralidade curricular, nesta quinta e sexta (20 e 21)

0

 

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de março, a Jornada Pedagógica Municipal 2025, com o tema “Educação e Integralidade Curricular: Garantindo avanços na aprendizagem”. O evento, que vai acontecer no Ginásio de Esportes João Carlos Rocha, reunirá professores, diretores, coordenadores pedagógicos e técnicos educacionais para discussões e trocas de experiências voltadas ao aprimoramento da educação no município.

A programação conta com salas temáticas que abordarão temas como educação integral, recomposição de aprendizagens, inclusão, diversidade étnico-racial, avaliação escolar e sustentabilidade. O objetivo é garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação completa e conectada com as diversas áreas do conhecimento.

O secretário de Educação, Jeorge Ribeiro, destaca a importância do evento para fortalecer o ensino municipal. “A Jornada Pedagógica é um espaço essencial para refletirmos sobre os desafios e avanços da educação. Trabalhar a integralidade curricular significa garantir um ensino mais humanizado, que respeita a trajetória e o desenvolvimento de cada aluno, além é claro de reforçar o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação e a valorização dos profissionais da rede de ensino”, afirma.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 20/03 – Quinta-feira

16h – Credenciamento

18h – Momento Solene

18h30 – Apresentação do Coral Canto do Sabiá

18h45 – Momento Cultural com Rodrigo do Cordel

19h – Apresentação do Documento Curricular Referencial Municipal – DCRM

19h30 – Palestra Magna com Hamilton Werneck: Educação e Integralidade Curricular: Garantindo avanços na aprendizagem

20h30 – Mediação da Palestra

21h – Jantar (Quadra do Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé)

21/03 Salas Temáticas – Das 8 às 17h

Sala Temática 1 – Educação Infantil

Local: Câmara Municipal de Vereadores

Oralidade, Leitura e Escrita: ampliando as múltiplas linguagens das experiências com as crianças.

Sala Temática 2 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Local: Igreja Cristã Evangélica

Educação Integral e de Tempo Integral: Garantindo o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.

Sala Temática 3- Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Local: Salão de Júri do Fórum Municipal

Recomposição das Aprendizagens: Caminhos e possibilidades no percurso escolar

Sala Temática 4 – Anos Finais do Ensino Fundamental

Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé

Um olhar sensível para a transição escolar: Acolhimento e adaptação.

Sala Temática 5 – Anos Finais do Ensino Fundamental

Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé

Avaliação e recomposição das aprendizagens com vistas a intervir na defasagem de leitura, escrita e matemática.

Sala Temática 6 – Anos Finais do Ensino Fundamental

Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé

Educação Integral e de Tempo Integral: Aprofundamento dos conteúdos curriculares e práticas de atividades complementares no contraturno.

Sala Temática 7 – Anos Finais do Ensino Fundamental

Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé

Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade no contexto escolar.

Sala Temática 8- Educação de Jovens e Adultos – EJA

Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé

Conhecimentos e intencionalidades no percurso educativo e formativo dos alunos de EJA.

Sala Temática 9 – Educação Inclusiva

Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé

O perfil do docente de Educação Especial econtribuições para a prática da Educação Inclusiva.

Sala Temática 10- Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Educação

Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé

O trabalho do Coordenador como articulador da Práxis Pedagógica

Sala Temática 11- Turmas Multisseriadas

Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé

Planejamento, Prática Pedagógica e Avaliação considerando a multietariedade de tempos e saberes.

Sala Temática 12- Educação Ambiental

Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé

Educação para a sustentabilidade: reflexão sobre os principais desafios.

Ascom/PMSSE

Senhor do Bonfim realiza a 1ª Feira da Mulher Empreendedora nos dias 28 e 29 de março

0

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte, em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizará a 1ª edição da Feira da Mulher Empreendedora. O evento faz parte da programação municipal em celebração ao Mês da Mulher e acontecerá nos dias 28 e 29 de março, no Calçadão da Rua Juviniano Duarte.

“Estamos na fase de inscrição das empreendedoras, e a meta é ultrapassar a marca de 40 negócios inscritos para participar. Será uma grande feira de comercialização, onde as mulheres terão a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços para toda a população. Além disso, estamos finalizando a programação, que trará muitos atrativos para tornar o evento ainda mais especial,” afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte, Ana Cláudia Matos.

A Feira

Tem como objetivo valorizar, impulsionar e dar visibilidade ao trabalho das mulheres empreendedoras do município, promovendo um espaço de comercialização e troca de experiências. A iniciativa reunirá mais de 40 empreendedoras dos mais diversos segmentos, oferecendo produtos e serviços que fortalecem a economia local.

Ascom/PMSB

Sobradinho: Equipe do Cadastro Único recebe capacitação para aprimorar atendimento à População

0

 

Operadores do CadUnico e do Bolsa Família de Sobradinho participaram de uma capacitação, que teve como objetivo atualizar informações sobre o novo sistema do Governo Federal. Antes operado pela Caixa Econômica Federal, os dados do Bolsa Família passaram a ser gerenciados pelo DataPrev.

O curso ofertado de forma online, além de orientar sobre o novo sistema, proporcionou aos profissionais aprimoraram a gestão das informações, com maior precisão nos dados e agilidade nos processos. Dessa forma, o serviço prestado aos beneficiários será ainda mais eficaz, contribuindo para que as políticas públicas cheguem a quem realmente precisa com maior eficiência.

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Raimundo Nonato, destacou a importância desse investimento na qualificação dos profissionais.

“A qualificação da nossa equipe que opera o Cadastro Único e o Bolsa Família, representa um avanço significativo na prestação de serviços à população. Esse treinamento não apenas capacita nossos profissionais para operar o novo sistema do Governo Federal, mas também assegura mais eficiência, precisão e agilidade no atendimento às famílias que mais precisam. Com essa atualização, garantimos que os dados sejam inseridos corretamente, permitindo um acesso mais justo e transparente aos benefícios sociais. Nosso compromisso é com um serviço humanizado, ágil e de qualidade, garantindo que cada cidadão de Sobradinho receba o suporte necessário para melhorar sua qualidade de vida”, avaliou o secretário.

O Cadastro Único é um instrumento essencial para a inclusão social, sendo a porta de entrada para diversos programas sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com essa nova etapa de qualificação, a equipe reafirma seu compromisso em prestar um atendimento humanizado e eficiente.

Ascom/PMS

Deputado Roberto Carlos participa de assinatura da licitação para ampliação do abastecimento de água em Lagoa do Boi  

0
Na manhã desta segunda-feira (17), o deputado estadual Roberto Carlos (PV) esteve ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e do deputado estadual Zó para a assinatura da licitação que viabiliza a ampliação do sistema de abastecimento de água na localidade de Lagoa do Boi. A obra, que representa um investimento superior a R$ 25 milhões, é fruto de recursos do Governo do Estado e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
O projeto irá beneficiar diretamente 2 mil pessoas em 27 localidades da zona rural de Juazeiro, garantindo mais qualidade de vida e desenvolvimento para a região.
Para o deputado Roberto Carlos, essa iniciativa reforça o compromisso com a população que mais precisa. “Água é vida, é dignidade, é desenvolvimento. Essa obra representa um avanço fundamental para garantir melhores condições para o nosso povo da zona rural”, concluiu o deputado estadual Roberto Carlos.
Ascom

Moradora do Loteamento Morada do Rio, Juazeiro, perde seu “Pepe”, após ataque de cães de rua e desabafa: “Dez anos juntos, meu parceirinho. Minha família está de luto”

0

 

A perda de um animal de estimação é uma experiência profundamente dolorosa que somente tutores podem mensurar. Os pets ocupam um lugar especial na vida das famílias  e, quando se vão, deixam um vazio imenso.

A professora Maria Gildaci, moradora da Rua Moisés Ramos, no Loteamento Morada do Rio, em Juazeiro, está vivendo essa dor: a dor do luto.

Na última terça-feira (11), ela perdeu Pepe, seu filho de 4 patas com quem conviveu por 10 anos. Pepe, um pinscher, foi atacado, na porta de casa, por cães de rua. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e acabou morrendo.

“Aqui é uma mãe de um filho de quatro patas que vive a dor de uma perda de forma cruel. Perdi meu pequeno Pepe, um pinscher, que foi atacado por vários cachorros de rua que vivem aqui no Morada do Rio. Nós demos os primeiros socorros, mas ele estava muito debilitado e morreu antes da cirurgia. As vísceras ficaram expostas e quebrou todas as costelas. Foi cruel o que ele passou e não sobreviveu. É terrível a dor! Eu era muito apegada e a forma como ele morreu foi muito cruel. Aqui em casa estamos de luto. Perdemos nosso Pepe e o sentimento é de ter morrido uma pessoa de casa. Dez anos juntos, meu parceirinho, meu aventureiro de viagens e passeios. Além da tristeza, a revolta. Já procurei a quem recorrer, mas não encontrei ninguém. Peço que este blog dê voz a minha dor e da minha família”, desabafou a professora.

Preocupada com a quantidade de animais na rua e dos ataques frequentes dos cães, ela pede providências ao poder público, relatando que os moradores do Morada do Rio “perderam o direito de ir e vir”.

“Ontem, por sinal, atacaram uma vizinha. Esse problema tem nos deixado de mãos atadas. Eles estão atacando outros cachorros e, nós, tutores, sofremos com a dor. Isso pode acontecer também com uma criança, um idoso. A gente não pode mais sair porque eles partem para cima atacando, mordendo, derrubando. A partir das quatro horas da manhã é uma loucura aqui no bairro, porque eles atacam em bando de treze a vinte cachorros, tocando o terror. Tem quem os alimente e eu sou a favor, mas o poder público precisa tomar uma providência, pois essa situação está pondo em risco os moradores. Perdemos o nosso direito de ir e vir por causa desses cachorros. O que me deixa mais revoltada é que eu perdi o meu Pepe e não sei a quem pedir socorro, porque não há nenhuma ação do poder público em relação a causa animal. Pedimos ajuda, alguém que possa nos socorrer”, reivindicou a moradora.

Estamos encaminhando a reivindicação para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB

Comissão de contratados da Educação de Juazeiro anuncia uma manifestação para quarta-feira (19) em prol da revisão do interstício e aditivo; SEDUC esclarece

2

 

Profissionais contratados da Secretaria de Educação de Juazeiro, em contato com o PNB, nesta segunda-feira (17), informaram que estão organizando uma manifestação para a próxima quarta-feira (19) como forma de reivindicar a revisão do interstício e aditivo. A categoria também pede “um momento de escuta” com o Prefeito Andrei Gonçalves. Eles informaram ainda que “foi decidida uma paralisação de 24 horas”, em prol da revisão do interstício e aditivo.

“Estão sendo lançados Editais constando o mesmo período de afastamento, ou seja, o interstício de 3 meses, também estão dando um tempo de inscrição mínimo. O prefeito se comprometeu a rever o interstício e a possibilidade de um aditivo, após o lançamento desses editais. O último Edital será lançado essa semana e com certeza terá a mesma cláusula. O sindicato não representa os contratados. Infelizmente, o contratado só pode contar com a organização de uma pequena comissão que abrange todos os profissionais e não somente os professores.

Procurada pelo PNB, a Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) esclareceu “que já atendeu a comissão de servidores temporários em ocasiões anteriores e está sempre aberta ao diálogo. A Seduc informa, ainda, que o interstício de três meses é obrigatório e está previsto na Lei Municipal nº 2.321, de 27 de junho de 2012. O descumprimento da Lei resultaria em ato ilegal da administração pública”.

Reivindicação anterior

Em nota enviada ao Prefeito Andrei Gonçalves, no último dia 8 de março, a comissão de funcionários contratados do segmento de Educação de Juazeiro, Norte da Bahia, reivindicou que o gestor “confeccione um decreto ou que proponha uma lei para revogar no todo ou em parte a lei do interstício, com a finalidade de conceder um aditivo aos funcionários contratados”. No documento, que chegou à nossa redação, os profissionais destacam que o intuito “não é o de gerar conflito com a atual gestão, posto que a problemática surgiu em outro momento”.

Confira:

Excelentíssimo senhor Prefeito Andrei Gonçalves, sociedade de Juazeiro,

Nós, representantes da comissão de funcionários contratados do segmento de Educação da Cidade de Juazeiro, utilizamos o presente instrumento para fazer um apelo ao bom senso da nova administração, para que confeccione um decreto ou que proponha uma lei para revogar no todo ou em parte a lei do interstício, com a finalidade de conceder um aditivo aos funcionários contratados.

Muito em breve, mais de 2 (dois) mil trabalhadores e trabalhadoras serão desligados do da Municipalidade, gerando desemprego em massa, piora na economia Municipal e o pior: caos na educação.

Nunca é demais lembrar que a Educação é a fundação de toda civilização, possibilitando todo progresso e toda ordem.

A lei Municipal n° 2017 do ano de 2009 possibilita a contratação de funcionários em casos de excepcionalidade. O nosso caso, Excelentíssimo Prefeito, é, claramente, excepcional, pois a perda de mais de 2 (dois) mil funcionários e funcionárias causaria um prejuízo incalculável aos alunos da rede municipal.

Excelentíssimo Prefeito, queremos externar que nosso intuito não é o de gerar conflito com a atual gestão, posto que a problemática surgiu em outro momento. O nosso é direcionado bom senso que permeia a presente administração.

Estamos unidos por Juazeiro, muito obrigado!

Comissão de funcionários contratados do segmento de Educação de Juazeiro

Redação PNB

“Afinal, quando começará o ano letivo”? questionam responsáveis por alunos da rede municipal de Casa Nova; gestão municipal se manifesta

0

 

Em contato com o PNB, responsáveis por alunos da rede municipal de Casa Nova, Norte da Bahia, questionaram à gestão da Secretaria de Educação sobre o início do ano letivo/2025.

Segundo informou uma avó de alunos, até o momento as aulas não começaram, apesar do órgão já ter divulgado algumas datas.

“O ano letivo municipal não começou ainda. Já deram não sei quantas datas. A última que deram era hoje, que iam começar as aulas hoje, mas não iniciaram. Deram agora outra data para a semana que vem. Em todo lugar já começaram as aulas já tem mais de dois meses e aqui o ano letivo só começou em escola particular e do estado. Não existe isso. Aqui as aulas encerraram dia 8 de novembro e até hoje nunca começou o ano letivo. Sou avó de quatro alunos que estudam na Escola Dr. José Araújo, em Santana do Sobrado. Os alunos das escolas e creches do distrito estão sem aulas. Afinal, quando começará o ano letivo”? questionou a avó.

Procurada pelo PNB, a Prefeitura de Casa Nova se manifestou, em nota.

Confira: 

“A Prefeitura Municipal de Casa Nova, por meio da Secretaria de Educação, informa à população que o início do ano letivo na sede teve início nesta segunda, 17 de março. Enquanto o início das aulas na zona rural sofreu um breve adiamento devido à necessidade de finalização dos trâmites de convocação dos professores e ajustes na rota do transporte escolar. A convocação dos profissionais da educação está sendo realizada dentro dos prazos legais, garantindo que todas as escolas contem com o quadro completo de docentes para atender os estudantes com qualidade. Paralelamente, a equipe responsável pelo transporte escolar está finalizando os ajustes nas rotas, assegurando que todos os alunos, especialmente os da zona rural, tenham acesso ao serviço com segurança e eficiência. Ressaltamos que todas as medidas estão sendo tomadas para que as aulas tenham início o mais breve possível, com a estrutura e logística necessárias para um ensino de excelência. Agradecemos a compreensão de pais, responsáveis e estudantes e reforçamos nosso compromisso com a educação do município.

Redação PNB