Profissionais de enfermagem que atuam no Hospital Regional do município de Juazeiro, Norte da Bahia, continuam cobrando o pagamento do piso salarial que está em atraso. A categoria afirma que a direção da empresa Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), responsável pela instituição hospitalar, não tem dado nenhuma previsão e a categoria está sem receber o pagamento referente ao mês de fevereiro.
Os atrasos são constantes e, todos os meses, os trabalhadores recorrem a este veículo para denunciar a empresa pelos atrasos e ainda por descontos que eles desconhecem o motivo.
“Estamos cansados deste massacre. Todos os meses precisamos nos expor para recebermos nosso retroativo do piso salarial. Cobramos explicações sobre esses atrasos, sobre os descontos e o motivo pelo qual não disponibilizam nossos contracheques e a empresa Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) nunca dá uma resposta concreta e nem regulariza essa situação. Têm meses que, no Portal da Transparência, consta que o repasse foi realizado e a empresa não nos paga, faz questão de nos maltratar.”, denunciou uma profissional que preferiu não se identificar.
Também em contato com o PNB, outra profissional relatou que a coordenação da empresa está tentando silenciar a categoria para que os profissionais não exponham os transtornos que passam com os recorrentes atrasos.
“Sou funcionária do HRJ há mais de 10 anos e hoje me vejo sem valorização profissional.
A coordenação de Enfermagem neste mês de março realizou uma reunião e nós, funcionários, ficamos ansiosos para saber a pauta. Até acreditamos que seria para regularizar os nossos pagamentos. Mas, Acreditem, o motivo era justamente pedindo para não denunciar a organização e nem envolver o nome do HRJ em blogs em relação ao piso de enfermagem. Porém, não nos deram uma data fixa de nos pagarem. O mês de fevereiro não foi pago, não temos previsão. Querem nos calar para que não cobremos um direito que é nosso. A desculpa é que a SESAB não repassou e quer dizer que só não repassa para o Regional? Queremos nosso direito. Esse dinheiro é nosso! Já não bastam os descontos abusivos que nem contracheque nos liberam para sabermos e ainda atrasa? Tem gente que só tem um vínculo e R$ 1.800,00 por mês para sobreviver e passa necessidade.
Encaminhamos a reclamação para a gestão do Hospital Regional de Juazeiro e também para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Aguardamos respostas.
Redação PNB



