Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Março Lilás: Prefeitura de Sento Sé promove ação em alusão a campanha na USF Dr. Eliomar Cavalcante de Araújo

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (18) uma ação especial do Março Lilás na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Eliomar Cavalcante de Araújo. A iniciativa reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, oferecendo uma série de serviços gratuitos à população.

Durante o evento, os participantes puderam assistir a palestra educativa na sala de espera, abordando a conscientização e prevenção do câncer de colo do útero, além de orientações sobre climatério e menopausa, ainda teve atendimentos médicos, exames preventivos (Papanicolau), testes rápidos, massagens relaxantes e consultas com nutricionista, dentista, educador físico e ginecologista. A vacinação também esteve disponível, garantindo a imunização da comunidade. Também foram realizados sorteios de brindes, oferecidos por profissionais que residem na região, proporcionando um momento de interação e incentivo.

Ao todo, a ação registrou a realização de 40 exames preventivos e cerca de 150 atendimentos no total. A diretora da USF, Ednalva Antunes, celebrou o sucesso da mobilização e enfatizou o impacto positivo da campanha. “A adesão da comunidade foi muito boa, e isso nos motiva a continuar promovendo ações como essa. Nosso compromisso é garantir mais qualidade de vida e bem-estar para a população”, concluiu.

A população também aprovou a ação. Rosimeire Silva, que esteve na unidade, elogiou o atendimento recebido. “Desde a recepção até a consulta médica, fui muito bem atendida. A equipe está de parabéns pelo carinho e dedicação”, disse. A paciente Ana Paula também compartilhou sua satisfação: “Foi uma ação muito importante para nós, mulheres. Muitas vezes, não conseguimos tempo para cuidar da nossa saúde, e essa iniciativa nos incentiva a fazer os exames necessários.”

Ascom/PMSSE

Saúde de Juazeiro se reúne com mães atípicas para definir demandas e encaminhamentos

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) realizou, nesta quarta-feira (19), uma reunião com representantes do grupo de mães atípicas do município para ouvir e discutir as principais demandas relacionadas ao atendimento de crianças. O encontro reforçou o compromisso da gestão municipal com a escuta ativa e a construção de soluções para melhorar a assistência às famílias.

Presente na ocasião, o secretário de Saúde, Helder Coutinho, reforçou que a gestão tem enfrentado desafios, como contratos vencidos e débitos herdados da administração anterior, o que tem impactado a regularização de insumos e serviços. No entanto, ele garantiu que novos processos licitatórios estão em andamento para resolver essas questões e melhorar a assistência às famílias. Ele destacou os desafios enfrentados e os esforços da gestão para aprimorar o atendimento.

“Acreditamos no diálogo e na construção coletiva de soluções. Estamos comprometidos em avançar e atender essas demandas gradualmente, conforme os novos contratos sejam formalizados”, afirmou o secretário.

O encontro reuniu dez mães representando o grupo, além da assessora de gabinete da Sesau, Graça Carvalho, e da nutricionista da Atenção Básica, Viviane Brito.

Principais demandas apresentadas

Durante a reunião, as mães atípicas pontuaram diversas necessidades essenciais para garantir o cuidado adequado às crianças, entre elas:

Melhorias no sistema de dispensação de medicamentos controlados, garantindo fornecimento regular e simplificação do acesso;

Regularização do fornecimento de fraldas, considerando tamanhos específicos e necessidades individuais;

Maior acesso à dietas especiais e suplementos nutricionais conforme orientação profissional;

Criação de um canal de comunicação direta com a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) para agilizar consultas sobre disponibilidade de itens;

Expansão do atendimento psicológico para mães e crianças;

Ampliação de terapias especializadas, como fisioterapia, fonoaudiologia e psicopedagogia;

Maior suporte nutricional com avaliação e orientação contínua;

As mães destacaram ainda, a necessidade de acesso regular aos serviços, ressaltando que longos intervalos entre atendimentos prejudicam o desenvolvimento das crianças e impactam diretamente a rotina das famílias.

Como resposta às demandas, foram dialogadas algumas ações a serem implementadas pela gestão municipal, entre elas:

Mutirão para atualização de laudos no CAPS I e no CERPRIS, agilizando a documentação necessária para acesso a benefícios e serviços;

Criação de um canal direto com a CAF, facilitando a comunicação entre as famílias e a Secretaria de Saúde;

Estabelecimento de encontros regulares entre a Sesau e o grupo de mães atípicas para acompanhamento das demandas;

Ampliação da assistência psicológica às mães, considerando o desgaste emocional relatado pelas famílias;

“A reunião representou um passo importante no fortalecimento do diálogo entre as famílias e o poder público, evidenciando a necessidade de políticas de saúde mais acessíveis e humanizadas para atender às necessidades das crianças atípicas de Juazeiro”, avaliou Maria William, mãe atípica participante da reunião.

Ascom Sesau PMJ

Moradores de Piranga, em Juazeiro, reclamam dos incômodos causados por uma marmoraria: “Barulho e poeira. A prefeitura autorizou?”

0

 

A instalação de empresas em bairros residenciais tem sido um problema constante para moradores de Juazeiro que procuram o PNB para relatar os incômodos e até riscos que correm. As reclamações são dirigidas ao poder público que autoriza o funcionamento dos serviços ou não fiscaliza as empresas que estão irregulares e exercem atividades inapropriadas para os locais.

È o caso de uma marmoraria situada na Rua Juca Sento Sé, Piranga, em Juazeiro. Em contato com o PNB, os moradores relaram que estão sofrendo vários transtornos gerados pela empresa que se instalou na via há cerca de seis meses.

“Esta marmoraria está incomodando demais os moradores. Era uma residência que eles alugaram e fizeram uma marmoraria. Acreditamos que seja irregular. Muitos transtornos na rua. Cortam as pedras na porta, sem falar na poeira, no pó que entram nas nossas casas. A gente é obrigado a conviver com a zoada, com o barulho intenso. Fazem o serviço no meio da rua, as pedras ficam nas calçadas e meio da rua. Tem fios de eletricidade soltos na via, podendo causar até algum acidente com pessoas que passam. Aqui têm pessoas que trabalham a noite e chegam de manhã e não conseguem dormir nem ter um descanso. Já tem uns seis meses que se instalaram aqui”, relataram.

Eles pediram socorro a Prefeitura de Juazeiro, responsável pela autorização de atividades no município.

“A gente procurou o Ministério Público e mandaram ir na Prefeitura. Na Prefeitura disseram que não resolviam, tinha que ir na delegacia. Mas é a prefeitura que dá autorização para o funcionamento de qualquer empresa, não é? Como autorizam uma marmoraria em uma rua residencial? Se não autorizaram está irregular e precisa ser impedida. Não fomos e não vamos na delegacia. É a prefeitura que tem que resolver”, afirmaram os moradores.

O PNB está encaminhando a reclamação para a Secretaria de Ordem Pública e Habitação de Juazeiro e tentando contato com o dono da empresa.

Última reclamação

No último dia 14 de março, moradores da Travessa São João, no Bairro Piranga, reclamaram dos problemas causados por uma madeireira, que estaria funcionando de forma irregular. Conforme os relatos, os trabalhadores da empresa estariam realizando o corte e lixamento de madeira no meio da rua, causando transtornos para a vizinhança.

“Estamos enfrentando um grande transtorno, pois a empresa Sd construções está efetuando o corte e lixamento de madeira de forma irregular no meio da rua. O pó da madeira e a sujeira está incomodando toda a vizinhança. Já falamos com os proprietários, mas a situação continua da mesma maneira. É um absurdo que uma empresa possa realizar atividades de forma tão irregular, sem respeitar a qualidade de vida dos moradores. Por isso, gostaríamos de solicitar uma fiscalização do poder público para que o problema seja solucionado da melhor forma”, cobraram os moradores.

Em contato com o Portal Preto no Branco, o proprietário da empresa informou que “todas as medidas já estão sendo tomadas, inclusive, já foi solicitado a uma empresa particular a limpeza da rua, e orientamos que nossos trabalhadores realizem o corte e o lixamento de material dentro da empresa. Nossa empresa está sempre procurando respeitar nossos vizinhos e clientes, para cada vez mais nos ajustarmos para respeitar nossa cidade e o nosso bairro”.

O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Ordem Pública e Habitação de Juazeiro e o órgão se comprometeu a enviar uma equipe de fiscalização para averiguar a  denúncia.

Redação PNB 

Comissão de professores temporários é recebida, mais uma vez, pela Secretária de Educação de Juazeiro: “Lançamos proposições”

0

 

Acompanhada de sua equipe, a secretária de Educação de Juazeiro, Maéve Melo, recebeu, mais uma vez, nesta quarta-feira (19), a comissão de professores temporários da rede municipal de ensino. No encontro, a gestora ouviu as demandas dos servidores e reforçou a importância de respeitar a legislação.

“Assim como já aconteceu em outros momentos, nós recebemos a comissão dos professores e escutamos a sua pauta de reivindicações. O interstício é obrigatório e está previsto na Lei Federal n° 8.745/1993 e na Lei Municipal nº 2.321/2012. Ele não pode ser reduzido. Entretanto, os professores nos apresentaram duas novas propostas, que serão discutidas com a Procuradoria Geral do Município”, relatou a secretária Maéve Melo.

A professora Ilze Caroline de Melo Nascimento, representando a comissão, comentou sobre a reunião com a equipe da Secretaria de Educação. “Nós conversamos com a secretária, lançamos proposições e vamos, agora, aguardar a resposta da Procuradoria”.

Redação PNB, com informações Ascom/Seduc

 Secretaria da Mulher e Juventude firma parceria com Governo do Estado para construir ações para os jovens juazeirenses

0

Com o objetivo de planejar políticas para os jovens juazeirenses, a Secretaria da Mulher e Juventude se reuniu, na última segunda-feira (17), com a Coordenação-Geral de Políticas Públicas para as Juventudes do Governo do Estado.

Dentre as pautas exploradas, as principais ficaram a cargo das ações esportivas, de emprego, formação, qualificação profissional e ensino técnico para os jovens juazeirenses.

Sabendo que este público necessita de lazer e atividades culturais, foi pensado também na construção do 1° Festival de Arte Integrada para as Juventudes, uma parceria entre o Estado e o município que pretende levar atividades de exposição das mais diversas expressões artísticas, seja na música, na dança, no teatro, nas artes plásticas, nas artes visuais e outras temáticas.

O festival está previsto para acontecer em agosto e será um marco na integração da juventude de Juazeiro. O Diretor da Juventude, Kauan Barros, destacou a expectativa e importância dessa parceria com o Estado.

“O Festival Integrado é uma primeira parceria que já está firmada, mas tenho certeza de que muitas outras ainda virão, a partir dessa relação do Governo do Estado com a Prefeitura, para que a gente possa cada vez mais ofertar à juventude de Juazeiro ações e projetos que envolvem esporte, geração de emprego, renda, fortalecimento do empreendedorismo e desenvolvimento da qualificação profissional para as nossas juventudes”, destaca Kauan.

Participaram da reunião a Secretária da Mulher e Juventude (SMJ), Érica Daiane, o Diretor da Juventude, Kauan Barros, a Secretaria Executiva da SMJ, Manuela Conceição, o Coordenador-Geral de Políticas para as Juventudes do Governo do Estado, Nivaldo Millet, e a Assessora de Relações Federativas da Coordenação, Patrícia Bispo.

Ascom PMJ

Professores aposentados recebem reajuste de 8% com retroativo; pagamento acontece nesta quinta-feira (20)

0

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) recebem nesta quinta-feira (20) o pagamento de seus benefícios. A boa notícia é ainda melhor para os professores aposentados, que terão incorporado ao pagamento o reajuste de 8%, com valores retroativos a janeiro deste ano.

O diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone, destacou o compromisso da atual gestão com a valorização dos servidores, tanto ativos quanto inativos. “Esse cuidado com o servidor municipal é uma prioridade do governo, e passa também pelo controle das finanças públicas sem deixar de valorizar o nosso servidor”, ressaltou Stallone.

E as boas notícias não param por aí. No próximo mês, o IPJ fará o pagamento do reajuste das demais categorias, garantindo também os valores retroativos. A iniciativa demonstra o reconhecimento do trabalho dos servidores municipais.

Ascom IPJ/PMJ

Secretaria de Educação de Juazeiro e APLB Sindicato lamentam o falecimento da professora Amadai Batista dos Santos

0

Em nota de pesar, a Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) lamentou o falecimento da professora Amadai Batista dos Santos, ocorrido nesta quarta-feira (19).

“Amadai, que era professora de Ciências da Escola Municipal Santa Inês, em Maniçoba, estava na rede municipal de ensino de Juazeiro há 25 anos. Neste momento de tristeza e dor, toda a equipe da Seduc manifesta o seu pesar e solidariedade à família e amigos. O velório acontecerá no SAF de Juazeiro, a partir das 21h e o sepultamento será realizado nesta quinta-feira (20), às 10h, no Cemitério Central de Juazeiro”.

A APLB Sindicato em Juazeiro, em nota, também lamentou o falecimento da professora Amadaí Batista dos Santos Gomes.

“A direção da APLB Sindicato lamenta o falecimento da professora da rede municipal de ensino de Juazeiro neste dia 19 de março. Perto de completar mais um ano de vida, a professora que trabalhou na Escola Santa Inês no distrito de Maniçoba, em Juazeiro, partiu deixando um sentimento de pesar em quem a conhecia. O velório acontece a partir das 21h no SAF e o sepultamento amanhã às 10h no Cemitério Local”.

Redação PNB/Ascom/Seduc/APLB

Polícia Civil da Bahia rebate dados sobre feminicídio na Bahia e afirma que “Juazeiro não registrou casos de feminicídio até o momento”

0

 

Em nota enviado ao PNB, nesta quarta-feira (19), a Polícia Civil da Bahia rebateu os dados divulgados pelo Bahia Notícias que colocavam o município de Juazeiro, Norte da Bahia, entre os municípios do interior do estado, com maior número de casos de feminicídios.

Segundo o Bahia Notícias, os dados apresentados na reportagem são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Na nota de esclarecimento, a Polícia Civil da Bahia esclareceu “que os números veiculados recentemente sobre os casos de feminicídio no estado não correspondem aos registros oficiais da Instituição. De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (ISPE), o total de feminicídios registrados na Bahia em 2025 foi de 22 casos. Além disso, os números divulgados para municípios específicos também estão incorretos. Conforme os registros oficiais, Feira de Santana teve 2 casos de feminicídio em 2025; Juazeiro e Porto Seguro não registraram casos de feminicídio até o momento. A Polícia Civil da Bahia reforça seu compromisso com o enfrentamento da violência contra a mulher por meio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), que coordena as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). As ações de combate incluem palestras, rodas de conversa, workshops e campanhas de conscientização ao longo do ano, visando fortalecer a rede de proteção às vítimas e reduzir os índices de violência de gênero no estado. A Polícia Civil reitera seu compromisso com a transparência dos dados e o combate efetivo ao feminicídio, investindo em estrutura, capacitação e políticas públicas para garantir o acolhimento e proteção das mulheres baianas (Ascom/PCBA).

Confira matéria com dados:

https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/44279-feira-de-santana-juazeiro-e-porto-seguro-sao-os-municipios-com-maior-numero-de-casos-de-feminicidios-no-interior-da-bahia

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Redação PNB

 

Após aprovação do TCM, Suzana Ramos tem contas de 2022 aprovadas pela Câmara de Vereadores, informa Ascom

0

 

Nesta quarta-feira (19), a Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou sem ressalvas as contas da ex-prefeita Suzana Ramos, referentes ao exercício de 2022. A decisão segue o parecer favorável do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), que também aprovou as contas da gestora à frente do Paço Municipal em 2022.

Suzana Ramos comemorou o resultado e destacou que a aprovação sem ressalvas comprova sua gestão responsável e transparente. “Sempre administrei Juazeiro com seriedade e compromisso, garantindo que cada recurso fosse aplicado corretamente para o bem da população”, afirmou.

Com a aprovação das contas pelo TCM e pela Câmara Municipal, Suzana ressaltou que sua gestão sempre priorizou a responsabilidade fiscal. “Investimos na reforma das unidades de saúde, na construção e requalificação de escolas, na pavimentação de ruas e na execução de projetos importantes com recursos próprios”, destacou.

Ascom Suzana Ramos