Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Construção de novas creches é pauta de reunião com lideranças comunitárias

0

A secretária de Educação de Juazeiro, Maéve Melo, se reuniu, nesta terça-feira (11), com a síndica do Residencial Praia do Rodeadouro, Raimunda Milte, e com o presidente da Associação de Moradores do Residencial Mairi, Washington Luís Bispo dos Santos. No encontro, os líderes comunitários apresentaram as demandas de suas comunidades para construção de novas creches e foram ouvidos pela secretária.

“Todos os dias nascem crianças, mas nos últimos quatro anos não foram construídas novas creches e escolas em Juazeiro. Um exemplo disso são os residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida, onde não há escolas próximas. Mas nós estamos trabalhando para construir novas creches”, frisou a secretária Maéve Melo.

Os comunitários agradeceram a atenção da secretária e destacaram a importância da construção das creches para as comunidades. “Nós fomos muito bem recebidos pela secretária Maéve Melo. Tivemos a oportunidade de apresentar as necessidades do Residencial Praia do Rodeadouro e tenho certeza que a Prefeitura vai abraçar a nossa causa. A nossa comunidade precisa muito dessa creche, que esperamos há 13 anos”, afirmou a síndica do Praia do Rodeadouro, Raimunda Milte.

O presidente da Associação de Moradores do Residencial Mairi, Washington Bispo, também ressaltou a importância do encontro. “Quero agradecer à secretária de Educação por ter nos atendido e por nos ouvir. Estamos brigando por essa creche há oito anos. Chegamos a conseguir o recurso para a construção, mas a gestão anterior acabou perdendo os prazos e o recurso. Agora, nós vamos conseguir a nossa creche”.

Ascom/Seduc

“Corremos perigo e uma faixa iria facilitar a travessia”: Leitora reivindica faixa de pedestre em trecho urbano na via de acesso à ponte, em Juazeiro

0

 

Uma leitora, em contato com o PNB, reivindicou uma faixa de pedestre ao órgão municipal de trânsito de Juazeiro, na via que dá acesso a Ponte Presidente Dutra. Ela relatou o risco que corre, e também outros  pedestres, para atravessarem a pista. Mãe de alunos de instituições de ensino que ficam antes e depois da “banca”, ela ressalta a dificuldade que passa quando vai deixar os filhos na escola.

“Eu tenho um filho que estuda numa escola situada na Praça da Mônica e outro numa escola que fica no fundo da Maternidade, ou seja uma fica em um lado da banca e a outra escola, atrás da banca. Todos os dias tenho que atravessar pela pista e é uma dificuldade terrível, além do risco que corremos, pois não existe uma faixa de pedestre. Ontem uma das mães voltou, porque não teve chance de atravessar. Corremos perigo e uma faixa iria facilitar a travessia”, reivindicou a mãe.

Estamos encaminhando a reivindicação para a AMTT.

Redação PNB

Bahia é pioneira na isenção de ICMS para produtos da cesta básica

0
Sacos de arroz à venda em mercado. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

           

A isenção do ICMS em produtos da cesta básica já é uma realidade na Bahia. O imposto estadual já é zerado pelo governo baiano, ou seja, não incide sobre produtos como arroz, feijão, milho, sal de cozinha, farinha e fubá de milho, farinha de mandioca, pescados comercializados por pescadores, macarrão e pães produzidos na Bahia, leite pasteurizado, ovos, frutas, legumes, hortaliças e carnes bovinas, suínas, ovinas, caprinas e de aves, cujo abate tenha ocorrido na Bahia, entre outros. Outros produtos têm alíquotas reduzidas no Estado, como o óleo de soja (12%) e o charque (12%).

Ao promover as isenções e reduções do ICMS ao longo dos últimos anos, o Estado da Bahia é um dos pioneiros na adoção desta política que busca reduzir o peso dos impostos na inflação dos alimentos, implementada agora pelo governo federal, que zerou tributos federais na importação de uma série de itens.

“Aqui na Bahia nós já fazemos isso”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues ao saudar a isenção de impostos anunciada pelo presidente Lula como uma “boa notícia para o bolso do baiano”. Com a decisão do governo federal, observou Jerônimo, “o preço da cesta básica fica mais leve no bolso”.

Preço da Hora Bahia

O governador lembrou que, para ajudar ainda mais os baianos a economizar, além da isenção do ICMS o Estado desenvolveu o aplicativo Preço da Hora Bahia. “Com ele, a população se informa em tempo real sobre onde encontrar os melhores preços de produtos e alimentos, fazendo uma compra mais barata”, lembrou.

 O Preço da Hora Bahia pode ser baixado pelos baianos nas lojas de aplicativos de seus celulares, ou acessado pelo endereço https://precodahora.ba.gov.br/

. No app, é possível consultar os melhores preços de mais de 500 mil itens comercializados em todo o território baiano, tendo como base as notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

Para pesquisar, basta digitar o nome do produto no ícone de busca ou consultar pelo código de barras. O consumidor terá as informações dos preços mais baratos, com possibilidade de ordenação por preço, data da venda ou distância, em um raio de um a 30 quilômetros.

Com o Preço da Hora Bahia, ressalta o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, “cada usuário economiza, e todos ganham”. As informações são fornecidas pelas cerca de 180 mil empresas presentes nos 417 municípios da Bahia, ao emitirem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Ascom

 

Vereador Mitu do Sindicato destaca Avanços em Abastecimento de Água e Habitação em Juazeiro

0

 

Na manhã desta terça-feira (11), o vereador Mitu do Sindicato utilizou a tribuna da Câmara Municipal para falar sobre sua agenda do último final de semana, na companhia do prefeito Andrei e de outras lideranças políticas da cidade. O vereador destacou ações importantes que beneficiarão diversas comunidades de Juazeiro, especialmente no que diz respeito ao abastecimento de água e ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

“Foi uma agenda muito importante. Começamos o dia visitando a Comunidade de Campos, em Maniçoba, onde acompanhamos de perto o sistema de abastecimento de água da localidade. Em seguida, fomos até a Lagoa do Boi, no distrito de Pinhões, onde será implantado um novo sistema que vai beneficiar mais de 27 comunidades e mais de 2.000 famílias. Um sonho antigo que, hoje, se torna realidade”, afirmou o vereador.

Mitu também aproveitou a oportunidade para destacar outras comunidades que serão contempladas com o abastecimento de água. “Em breve, a comunidade da Serra da Batateira e entre outras, também serão beneficiadas. Precisamos continuar trabalhando para reconstruir Juazeiro e buscar apoio dos nossos deputados para garantir dias melhores para nossa população”, completou.

Outro ponto abordado pelo vereador foi o avanço do programa Minha Casa Minha Vida em Juazeiro. “Quero agradecer ao presidente Lula, ao governador Jerônimo e ao nosso prefeito Andrei pelo esforço em trazer de volta este programa para nossa cidade. Serão 204 novas unidades habitacionais, localizadas na Rodovia Salitre, em Juazeiro, beneficiando muitas famílias”, destacou.

Por fim, Mitu anunciou que em breve será divulgado o calendário de cadastramento dos beneficiários do programa habitacional. O objetivo, segundo ele, é garantir que as famílias que mais necessitam sejam atendidas e acompanhadas ao longo de todo o processo de seleção e entrega das moradias.

Ascom

Em reunião com entidades do Comércio, SAAE se compromete em resolver problemas no centro de Juazeiro

4

 

Em uma reunião que ocorreu na manhã desta terça-feira (11), proposta pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciaj) de Juazeiro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas, representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE assumiram o compromisso de priorizar ações de esgotamento sanitário no centro comercial de Juazeiro e buscar uma alternativa permanente para os corriqueiros transbordamentos de esgotos, fato este, que implica negativamente à economia local.

A Engenheira Civil, Adriana Bezerra, e o gestor da Autarquia Municipal, Luiz Humberto Valente atenderam ao convite das entidades comerciais para ouvir as demandas empresariais.

Foram levantados os problemas recorrentes de vazamento de esgoto, obstrução de canais, ruas e avenidas sujas e a constante falta de água. Comerciantes destacaram que estes contratempos são muito comuns no centro da cidade.

De acordo Adriana, o crescimento desordenado de Juazeiro implica na busca de soluções para os problemas concernentes a água e esgoto e recomenda para os comerciantes a instalação de caixas de gordura nos seus estabelecimentos comerciais.

O gestor, Luiz Humberto, frisa que “um levantamento está sendo feito, uma vez que Juazeiro cresceu exponencialmente, mas a estrutura de saneamento não acompanhou este crescimento, ou seja, a demanda aumentou, mas não houve crescimento da estrutura de água e esgoto”. Ele citou também, a falta de manutenção dos equipamentos ao longo dos anos para que o sistema continuasse operando e atendendo satisfatoriamente a demanda do município.

Luiz Humberto se comprometeu de acelerar este levantamento dos problemas e das necessidades urgentes nos centros comerciais de Juazeiro para execução das ações prioritárias do SAAE.

“Desde manutenção de PV’s, trocas de redes, troca de tubulação, manutenção de elevatórias e das redes de abastecimento de água […] para que toda a comunidade juazeirense, não somente os comerciantes, seja atendida pelos serviços de água e esgoto, bem como a coleta de resíduos.É uma recomendação do prefeito Andrei Gonçalves”.

Durante reunião, foi conclusiva a necessidade urgente de intervenções pontuais na Rua da 28 de Setembro, na Rua Oscar Ribeiro e na Travessa da Maravilha.

O presidente da Aciaj, George Falcão, o vice-presidente da CDL, Murilo Matos e o também vice-presidente do Sindilojas, Carlos Neiva, foram unânimes na decisão de colaborar com informações, no que diz respeito às demandas dos comerciantes para o SAAE agilizar na resolução dos problemas que afetam a área comercial de Juazeiro. Na oportunidade, as entidades comerciais solicitaram do SAAE a apresentação do cronograma de ações (curto, médio e longo prazos) para a resolução dos problemas detectados.

Um relatório será confeccionado e encaminhado para a Autarquia com mais brevidade possível.

Redação PNB, com informações Ascom

“Inclusão social”: Jotanunes Construtora se posiciona sobre novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida no Novo Horizonte Juazeiro

2

 

Um morador do Residencial Novo Horizonte II e III Etapa, em Juazeiro, em contato com o PNB, criticou a empresa Jotanunes, responsável pela construção do empreendimento. Ele acusou a empresa de ter alterado o projeto original, entregando “as casas sem infraestrutura adequada” e de não ter cumprido “diversas promessas feitas aos moradores”.

“Sou morador do Residencial Novo Horizonte II e III Etapa e venho, por meio deste, expressar minha indignação em relação à empresa Jotanunes, responsável pela construção do empreendimento. A Jotanunes alterou o projeto original, entregou as casas sem infraestrutura adequada e não cumpriu diversas promessas feitas aos moradores. Diante de tantos descasos, nos sentimos enganados e prejudicados”.

O morador também demostrou preocupação com unidades do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida que serão construídas pela empresa em área do residencial. Segundo ele, corretores estariam propagando que as novas unidades habitacionais vão desvalorizar os imóveis de pessoas que investiram no Novo Horizonte.

“Fomos informados de que a empresa irá repassar gratuitamente, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, unidades habitacionais. Essa decisão impacta diretamente o valor dos nossos imóveis, que foram financiados por valores entre R$ 100 mil e R$ 200 mil. Não somos contra o programa habitacional, mas essas unidades gratuitas serão entregues na área central do residencial, próximo à segunda e terceira etapas, o que contribui ainda mais para a desvalorização de nossos imóveis, adquiridos com muito esforço”, opinou.

Inclusão Social 

A Jotanunes Construtora, procurada pelo PNB, ressaltou a importância do O Programa Minha Casa Minha Vida, que “tem como objetivo proporcionar moradia digna às famílias, garantindo inclusão social e desenvolvimento local”.

Na nota de esclarecimento, a empresa destacou ainda que “o Novo Horizonte Juazeiro, em todas as suas etapas, foi contemplado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, possibilitando a inúmeros clientes que já adquiriram o imóvel subsídios de até R$ 55 mil, além de taxas de juros reduzidas, na ordem de 4% ao ano”.

Portanto, “toda a região do empreendimento é privilegiada por oferecer as melhores condições para aquisição e realização do sonho da casa própria”.

A empresa ainda afirmou que “o empreendimento foi entregue com infraestrutura adequada, conforme previsto nos projetos aprovados”.

Confira nota na íntegra

A Jotanunes reforça seu compromisso com o desenvolvimento urbano e social das regiões onde atua, sempre em conformidade com as diretrizes legais e regulatórias. O Programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com o Governo Federal, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Juazeiro, tem como objetivo proporcionar moradia digna às famílias, garantindo inclusão social e desenvolvimento local.

Neste sentido, Juazeiro foi escolhida para receber este novo projeto devido à qualidade do empreendimento, que atende as melhores práticas e padrões exigidos. Essa seleção faz parte de um rigoroso processo de avaliação, que contemplou apenas 100 mil unidades em todo o país, reforçando a relevância do projeto para a região.

Também é importante citar que o Novo Horizonte Juazeiro, em todas as suas etapas, foi contemplado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, possibilitando a inúmeros clientes que já adquiriram o imóvel subsídios de até R$ 55 mil, além de taxas de juros reduzidas, na ordem de 4% ao ano. Toda a região do empreendimento é, portanto, privilegiada por oferecer as melhores condições para aquisição e realização do sonho da casa própria.

Por fim, esclarecemos que o empreendimento foi entregue com infraestrutura adequada, conforme previsto nos projetos aprovados. Para questões individuais ou solicitações específicas, disponibilizamos nossos canais oficiais de atendimento, prontos para prestar suporte sempre que necessário.

Jotanunes Construtora

Sento Sé sedia 4º Encontro Regional da CECAF para discutir demandas dos assentados

0

 

O município de Sento Sé foi sede, nesta terça-feira (11), do 4º Encontro Regional da Central Estadual das Associações das Comunidades Tradicionais da Agricultura Familiar e Campesina da Bahia (CECAF). O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu presidentes de associações de assentados para tratar de pautas prioritárias voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar no município.

Durante o encontro, foram discutidos temas como acesso a benefícios do governo, programas de cisternas, regularização fundiária, cadastramento de novos assentados e regularização de débitos pendentes. As reivindicações levantadas serão encaminhadas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a demais órgãos estaduais e federais responsáveis pelas políticas públicas voltadas ao setor.

A prefeita Giselda Carvalho, que participou do evento, reforçou o compromisso da gestão municipal em apoiar os agricultores familiares e os assentados. “Sento-Sé tem uma forte tradição na agricultura familiar, e sabemos da importância de garantir que nossos assentados tenham acesso às políticas públicas necessárias para fortalecer suas atividades e melhorar suas condições de vida. A Prefeitura seguirá parceira nesse processo, auxiliando na articulação com o Incra e demais instituições para que essas demandas sejam atendidas”, destacou.

O secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Eron Shneider, ressaltou que o evento representou um passo importante para a aproximação dos assentados com o governo estadual e federal, via Incra, possibilitando a busca por melhorias nos assentamentos. “O foco principal desse encontro foi dar voz às reivindicações dos nossos assentados, garantindo que possam acessar políticas públicas como crédito rural, regularização fundiária e fomentos do governo federal. A Prefeitura de Sento-Sé tem um papel fundamental nesse processo, apoiando os agricultores por meio de parcerias com o Incra, incluindo os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), a Sala da Cidadania e o Programa de Gestão Territorial (PGT)”, explicou.

O secretário da Associação do Assentamento Poção, Bartolomeu José Sirino, avaliou o encontro como “proveitoso e essencial para o avanço das pautas da comunidade”. Ele destacou que questões como regularização de terras, acesso a créditos rurais e infraestrutura nos assentamentos foram alguns dos pontos apresentados por sua comunidade no evento.

Ascom/PMSSE

Caminhoneiro é sequestrado enquanto dormia no Posto Trevo, BR 407, em Juazeiro; criminosos levaram os pneus do veículo

0

 

Um caminhoneiro foi sequestrado na madrugada desta terça-feira (11), no Posto Trevo, BR 407, em Juazeiro, Norte da Bahia. Ele foi atacado por 3 homens enquanto dormia no veículo.

Uma fonte do PNB informou que o homem foi levado para a Fazenda Atoleiro, onde os criminosos roubaram os pneus da carreta. A Guarda Municipal de Juazeiro foi acionada para atender a ocorrência.

“O fato aconteceu aqui na BR-407, depois do presídio, saindo de Juazeiro. O motorista de uma carreta, dessas tipo rodocaçamba nove eixos, que transporta minério, foi sequestrado ontem à noite, no posto do Trevo. A Guarda Municipal foi atender a ocorrência e chegando na fazenda Atoleiro, ali depois da carranca, do lado esquerdo, encontraram o motorista que foi sequestrado e a carreta já sem os pneus. A ‘malandragem’ não tá de brincadeira,” contou nossa fonte.

A Guarda Municipal e a Polícia ainda não se manifestaram sobre a ocorrência.

Redação PNB

 

I Encontro Regional de Professores de Matemática do Semiárido será realizado no Campus da Univasf em Juazeiro

0

Nos dias 16 e 17 de maio, será realizado o I Encontro Regional de Professores de Matemática do Semiárido (I Erpmat – Semiárido), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA).

Promovido pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat/Univasf), o encontro tem como tema “Tecnologia e Inclusão no Ensino da Matemática: Desafios e Possibilidades” e é destinado a professores de matemática e estudantes de licenciatura em matemática.

As inscrições estarão abertas até 16 de maio, e a submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 4 de abril.

Os interessados devem se inscrever no site do evento e pagar uma taxa no valor de R$ 30,00. Após o dia 4 de abril, a taxa será de R$ 50,00. Os participantes poderão submeter suas pesquisas para apresentações orais e pôsteres. Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no I Erpmat – Semiárido. As submissões, que devem estar no formato de Resumo Expandido, contendo de 3 a 5 páginas, poderão ser feitas nas seguintes modalidades: Comunicação Científica (pesquisa completa ou em andamento), Relato de Experiência, Oficina/Minicurso e Pôster.

Os trabalhos deverão ser submetidos em português e direcionados para uma das áreas temáticas do evento: Matemática Pura e Matemática Aplicada; Probabilidade e Estatística; Ensino de Matemática; e Educação Matemática. Os modelos para submissão em cada categoria e demais orientações estão disponíveis no site do evento.

A programação do I Erpmat – Semiárido incluirá oficinas, mesas-redondas e palestras com professores e pesquisadores da área de matemática. As palestras principais discutirão as temáticas “Inclusão no ensino de matemática” e “O uso de tecnologia no ensino de matemática”, que serão ministradas pelos professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leo Akio Yokoyama e Victor Giraldo, respectivamente.

O I Encontro Regional de Professores de Matemática do Semiárido será um espaço onde docentes e discentes do Profmat/Univasf irão apresentar e debater suas pesquisas em conjunto com a comunidade de licenciandos e professores de matemática da região, como destaca o coordenador do Profmat/Univasf e da comissão organizadora do encontro, Alison Marcelo Van Der Laan Melo. “O objetivo é contribuir com a formação de professores da região e promover a produção científica na área”, afirma.

Mais informações sobre o I Erpmat – Semiárido podem ser encontradas no site.

Ascom/Univasf