Há décadas como única empresa que presta o serviço de transporte público, em Juazeiro, Norte da Bahia, a Joafra Transportes é alvo recorrente de reclamações dos usuários. Frota sucateada, ônibus superlotados e sem acessibilidade, rotas e horários que não são cumpridos, bairros descobertos, são os principais problemas apontados por aqueles que dependem do serviço e pagam uma tarifa de RS$ 4,60.
A insatisfação dos usuários é a mesma dos trabalhadores da empresa, que, recorrentemente, reagem ao descumprimento de direitos trabalhistas, realizando paralisações de advertência, como a que aconteceu no final do mês de janeiro, quando os motoristas pararam por 3 dias. Eles denunciam os constantes atrasos e falta no pagamento dos salários, ticket alimentação, férias, horas extras e até do depósito do FGTS-Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Ontem (10) o Diretor da Executiva do Sindicato Rodoviário do Estado da Bahia informou que os motoristas podem voltar a paralisar as atividades, já que a empresa “voltou a atrasar o salário dos trabalhadores”.
“Caso esse pagamento não saia até a quinta-feira, 13, nós estaremos efetuando novas paralisações”, antecipou Cândido, diretor da entidade.
A voz do povo
O PNB recebe quase que diariamente as mais diversas queixas referentes à prestadora do serviço e o desejo dos usuários é de mudança.
“Chega a ser um desaforo o que a Joafra faz em Juazeiro. A empresa, mesmo prestando um péssimo serviço à população, continua como única no município, sem que os gestores tomem uma atitude. Nenhuma gestão teve a coragem de enfrentar a Joafra e, por isso, ela faz o que bem entende em Juazeiro”, protestou um usuário.
“É um absurdo o que a Joafra faz com seus usuários e também com os trabalhadores. O que está faltando para banir a empresa de Juazeiro? Cadê os vereadores desta cidade? E o órgão de trânsito não enxerga os absurdos que a empresa vem, há anos, cometendo contra o povo de Juazeiro?”, questionou uma usuária.
“Um senhor cadeirante estava esperando no ponto desde as 06:20 e, até às 08:00, nenhum ônibus acessível passou. Isso acontece todos os dias e o elevador não funciona. É uma vergonha! Os usuários do ônibus foram transportados com a porta aberta até que outro veículo fosse enviado, pois o elevador não fechou após o embarque de um passageiro. Isso é inaceitável! Precisamos de melhorias urgentes dessa empresa” declarou outro usuário.
“Os ônibus que circulam em Juazeiro estão em situação de calamidade. Os transportes da Joafra que uso para me locomover são sujos, enferrujados e os bancos rasgados. Os automóveis estão completamente largados”, declarou uma passageira ao PNB.
O que a gestão pretende fazer?
A insatisfação e a desaprovação do serviço prestado ao município de Juazeiro merecem uma resposta da nova gestão. Há um anseio por parte da população para que o poder público realize uma nova concorrência do transporte público no município, como fez o município vizinho, Petrolina (PE), onde a Joafra também atuou por longos anos e sob críticas dos usuários por conta da deficiência do serviço prestado.
Encaminhamos um pedido de resposta à Prefeitura de Juazeiro.
Redação PNB







