Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Joafra, desaprovada por usuários e trabalhadores: “O que está faltando para banir essa empresa de Juazeiro?”

3

 

Há décadas como única empresa que presta o serviço de transporte público, em Juazeiro, Norte da Bahia, a Joafra Transportes é alvo recorrente de reclamações dos usuários. Frota sucateada, ônibus superlotados e sem acessibilidade, rotas e horários que não são cumpridos, bairros descobertos, são os principais problemas apontados por aqueles que dependem do serviço e pagam uma tarifa de RS$ 4,60.

A insatisfação dos usuários é a mesma dos trabalhadores da empresa, que, recorrentemente, reagem ao descumprimento de direitos trabalhistas, realizando paralisações de advertência, como a que aconteceu no final do mês de janeiro, quando os motoristas pararam por 3 dias. Eles denunciam os constantes atrasos e falta no pagamento dos salários, ticket alimentação, férias, horas extras e até do depósito do FGTS-Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Ontem (10) o Diretor da Executiva do Sindicato Rodoviário do Estado da Bahia informou que os motoristas podem voltar a paralisar as atividades, já que a empresa “voltou a atrasar o salário dos trabalhadores”.

“Caso esse pagamento não saia até a quinta-feira, 13, nós estaremos efetuando novas paralisações”, antecipou Cândido, diretor da entidade.

A voz do povo

O PNB recebe quase que diariamente as mais diversas queixas referentes à prestadora do serviço e o desejo dos usuários é de mudança.

“Chega a ser um desaforo o que a Joafra faz em Juazeiro. A empresa, mesmo prestando  um péssimo serviço à população, continua como única no município, sem que os gestores tomem uma atitude. Nenhuma gestão teve a coragem de enfrentar a Joafra e, por isso, ela faz o que bem entende em Juazeiro”, protestou um usuário.

“É um absurdo o que a Joafra faz com seus usuários e também com os trabalhadores. O que está faltando para banir a empresa de Juazeiro? Cadê os vereadores desta cidade? E o órgão de trânsito não enxerga os absurdos que a empresa vem, há anos, cometendo contra o povo de Juazeiro?”, questionou uma usuária.

“Um senhor cadeirante estava esperando no ponto desde as 06:20 e, até às 08:00, nenhum ônibus acessível passou. Isso acontece todos os dias e o elevador não funciona. É uma vergonha! Os usuários do ônibus foram transportados com a porta aberta até que outro veículo fosse enviado, pois o elevador não fechou após o embarque de um passageiro. Isso é inaceitável! Precisamos de melhorias urgentes dessa empresa” declarou outro usuário.

“Os ônibus que circulam em Juazeiro estão em situação de calamidade. Os transportes da Joafra que uso para me locomover são sujos, enferrujados e os bancos rasgados. Os automóveis estão completamente largados”, declarou uma passageira ao PNB.

O que a gestão pretende fazer? 

A insatisfação e a desaprovação do serviço prestado ao município de Juazeiro merecem uma resposta da nova gestão. Há um anseio por parte da população para que o poder público realize uma nova concorrência do transporte público no município, como fez o município vizinho, Petrolina (PE), onde a Joafra também atuou por longos anos e sob críticas dos usuários por conta da deficiência do serviço prestado.

Encaminhamos um pedido de resposta à Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB 

Prefeitura de Casa Nova promove Carnaval dos Idosos nesta terça (11)

0

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará o Carnaval dos Idosos 2025, nesta terça-feira (11), a partir das 15h, na Quadra SO, nº 27, no bairro Topol. A iniciativa visa proporcionar um momento de lazer, integração, além de celebrar a alegria e a vivacidade da terceira idade, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar e a valorização dos idosos.

O evento contará com música ao vivo, marchinhas de carnaval, dança, concurso de fantasias e diversas atividades recreativas. O secretário de Desenvolvimento Social, Alex de Santana, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do vínculo social e emocional dos idosos. “Nosso objetivo é proporcionar momentos de felicidade e resgatar as boas memórias do carnaval. O evento foi pensado com muito carinho para que os idosos possam se divertir, socializar e sentir-se incluídos nas festividades da cidade. Sabemos que a convivência e a alegria fazem bem para a saúde e queremos oferecer esse espaço de celebração a todos eles”, ressaltou o secretário.

 

Ascom PMCN

Moradora da Avenida Brasil, no Novo Encontro, Juazeiro, cobra da COELBA poda de árvore que está atingido a fiação: “Protocolo foi aberto em Janeiro”

1

 

Luzinete Duarte, moradora da Avenida Brasil, no Novo Encontro, em Juazeiro, em contato com o PNB, cobrou a poda de uma árvore que está atingindo os fios de eletricidade.

Ela informou que, desde o mês de janeiro passado, solicitou o serviço à Coelba, mas até o momento não foi atendida. Luzinete relatou ainda que também procurou a Secretaria de Serviços Públicos, mas o órgão informou que por se tratar de contato com eletricidade, a concessionária de energia é a responsável pelo serviço.

“O pé de Juazeiro está enorme e fica embaixo da fiação. Essa árvore ficava no limite da calçada da minha casa, porém, agora está na calçada, pois quando fizeram a pavimentação da rua, deixaram uma calçada onde fica o Juazeiro. Falamos como o secretário Romário, da SESP, para que viesse podar, mas ele disse que essa poda tem que ser feita pela Coelba, pois fica embaixo da fiação. Já acionei a Coelba no mês de janeiro, mas até o momento nada foi feito. Como já está invadindo a fiação, cada dia que passa o risco aumenta. Temos medo, pois vem aí o período das chuvas”, relatou a moradora.

Enviamos a reclamação para a Coelba.

Redação PNB

 

Encerra nesta quarta-feira (12) o credenciamento para artistas se apresentarem em eventos oficiais de Juazeiro

0

Os artistas de Juazeiro interessados em se apresentar nos eventos promovidos ou apoiados pela prefeitura têm até esta quarta-feira (12) para se inscrever no credenciamento de cantores e bandas do município. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), busca fortalecer a cena cultural local, garantindo a participação de músicos em eventos comemorativos, festivais e demais atividades organizadas pela administração municipal.

O credenciamento pode ser feito de duas formas: por meio do preenchimento de formulário eletrônico (https://forms.gle/KJZyonBw6buBmPCZ7) ou entrega dos documentos pessoalmente na sede da Seculte, localizada na Rua Juvêncio Alves, nº 20, Centro, das 8h às 14h. A lista completa de documentações exigidas está disponível no Edital Nº 001/2025, publicado no Diário Oficial do Município (DOEM) do dia 10 de fevereiro.

A seleção será realizada em duas etapas. Primeiro, haverá uma análise documental para verificar a regularidade jurídico-fiscal dos inscritos, etapa de caráter eliminatório. Em seguida, ocorrerá a avaliação conceitual e técnica, que será tanto classificatória quanto eliminatória.

Os artistas poderão ser contratados conforme as categorias e valores estabelecidos no edital:

Orquestras e grupos de samba – R$ 5.000,00

Apresentações solo ou duo – R$ 3.000,00

Grupos de 3 a 6 integrantes – R$ 5.000,00

Grupos com 7 ou mais integrantes – R$ 8.000,00

Apenas os credenciados poderão ser contratados para eventos no período de 15 de março a 31 de dezembro de 2025. Além disso, para garantir que todas as informações estejam atualizadas, pessoas que fizeram cadastros anteriores devem realizar uma nova inscrição.

Mais informações estão disponíveis no edital.

Ascom PMJ

Regularize Bonfim: Prefeitura lança programa para regularização de débitos

0

 

A Prefeitura de Senhor do Bonfim lançou o Programa de Recuperação Fiscal Municipal, Regularize Bonfim, oferecendo aos contribuintes a oportunidade de regularizar seus débitos com o município. O programa abrange débitos tributários de pessoas físicas e jurídicas, com fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2024. O programa permite o pagamento dos débitos à vista ou em parcelas mensais, com descontos de até 100% nos juros e multas.

Os contribuintes podem optar por diferentes planos de parcelamento, com descontos que variam de acordo com o número de parcelas e é destinado a pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários com o município, incluindo aqueles inscritos em dívida ativa ou em processo de execução fiscal. A adesão ao programa deve ser feita entre 10 de março e 10 de abril de 2025, e a primeira parcela ou pagamento à vista deve ser efetuado até o último dia útil do mês de adesão. Para pagamento a vista ou em até 3 parcelas, o desconto é de 100%, pagamento de 4 a 6 parcelas 80%, pagamento de 7 a 12 parcelas 70% e pagamento de 12 a 24 parcelas 50%.

“Essa é uma excelente oportunidade para os contribuintes do município regularizarem seus débitos com o município e ficarem em dia com suas obrigações fiscais. Não perca essa chance de aproveitar os descontos e benefícios oferecidos pelo programa. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Senhor do Bonfim ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Finanças”, disse a secretária de Finanças, Elisangela Passos.

Benefícios do programa

Além dos descontos nos juros e multas, o Regularize Bonfim oferece outras vantagens, como a possibilidade de inclusão de todos os débitos em um único parcelamento e a suspensão de ações de execução fiscal.

Ascom/PMSB

Motoristas da Joafra, em Juazeiro, ameaçam nova paralisação: “A empresa voltou a atrasar o salário dos trabalhadores”, diz representante da categoria

1

 

Motoristas que atuam na empresa Joafra Transportes, que faz o transporte público, em Juazeiro, Norte da Bahia, podem voltar a paralisar as atividades em protesto a mais um atraso salarial. A informação foi passada pelo Diretor da Executiva do Sindicato Rodoviário do Estado da Bahia.

“Os motoristas da Joafra, em Juazeiro, continuam na mesma situação que estavam no mês de janeiro. Nós fizemos uma paralisação de quase quatro dias e a empresa voltou a atrasar o salário dos trabalhadores. Hoje, já dia 10, e até agora não sinalizaram nem a hora nem o dia de pagamento. Caso esse pagamento não saia até a quinta-feira, 13, nós estaremos efetuando novas paralisações”, antecipou Cândido.

No dia 28 de janeiro passado, a categoria deflagrou uma paralisação que durou três dias.  Após negociação com a empresa Joafra Transportes, os motoristas decidiram voltar as atividades. A paralisação foi em protesto ao descumprimento de direitos trabalhistas.

À época, Cândido e o presidente do Sindicato Rodoviário de Juazeiro e Região, Antenor Arcanjo Bispo, informaram sobre o acordo que foi negociado com a empresa.

“Pedimos desculpas a todos os moradores de Juazeiro pelo transtorno que foi criado durante esses dias, mas a paralisação tinha o objetivo de salvaguardar a integridade moral, física e alimentar dos nossos trabalhadores, que estavam sofrendo sem pagamento de ticket alimentação e sem pagamento de salário. Hoje à tarde, após a reunião, foi fechado um acordo com os empresários da Joafra, onde ficou acordado que amanhã a empresa irá pagar um ticket, no sábado, pagar um outro tique, e na próxima terça-feira vai efetuar o pagamento dos salários. Esse acordo foi tratado entre a empresa e a categoria em assembleia. Portanto, amanhã pela manhã os veículos voltarão a rodar normalmente na cidade. Informando que, caso seja descumprido qualquer cláusula que foi acordada nessa tarde, nós voltaremos a efetuar novas paralisações,” informou o diretor.

Redação PNB

 

Após acidente que matou mulher na BA 210, em Juazeiro, Deputado Jordávio Ramos cobra iluminação na rodovia; internautas reagem

2

 

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, nesta segunda-feira (10), o Deputado Estadual Jordávio Ramos (PSDB), cobrou do Governador Jerônimo Rodrigues a iluminação da BA 210, em Juazeiro, Norte da Bahia.

O deputado citou o acidente registrado na noite do último sábado (8), quando uma mulher morreu e outra ficou ferida, nas imediações do bairro Dom José Rodrigues. Segundo informações, as duas mulheres estavam em uma motocicleta e, após uma manobra proibida, o veículo acabou colidindo com um carro.

“Eu gostaria aqui de perguntar ao governador Jerônimo Rodrigues: Mais quantas vidas precisam ser ceifadas para que a iluminação da BA 210 seja realizada? (…) Infelizmente, esse fim de semana tivemos mais uma vítima fatal em decorrência dessa obra inacabada. Mais quantas pessoas precisamos perder para que essa obra de fato saia do papel? Eu não posso me calar diante disso. Essa é uma obra que se iniciou em 2021, milhões já foram gastos e até hoje a população fica sem resposta a respeito da iluminação. Não é de hoje que eu venho chamando atenção. já pedi na tribuna, já chamei a atenção do governador e até hoje a população de Juazeiro continua sem resposta. Precisamos dessa resposta, governador. Vítimas não podem mais existir”, disse o parlamentar.

Seguidores do deputado reagiram:

“Interessante que quando a mãe era prefeita ele não fazia esses questionamentos”.
“Quieta deputado, o senhor nunca fez algo significante pra cidade, nunca cobrou do governo estadual! O senhor poderia tá cobrando mais, pedindo mais”.
“Aproveitando, o que o senhor trouxe de melhoria pra Juazeiro? Dentro das suas propostas o que vc tem feito para a melhoria da cidade? uma pena que agora com a gestão que está nada mais vc poderá fazer por Juazeiro,né ? Pois vc é do lado oposto, agora fica mais difícil”.
“Verdade, deputado. Quanto tempo ainda vai levar pra essa conclusão. O governador só promete”.
“Aguardando resposta, governador”!
“Se aproveitando da situação, né”?
“Obra do PT sempre é desse jeito, é tudo pela metade. PT é só promessa”. 
Confira vídeo:
https://www.instagram.com/reel/DHCCPH5RZQT/?igsh=MXN4ZHJmN2FzZGNkeA%3D%3D

 

Redação PNB

Buscando aproximar estudantes de obras literárias produzidas na região, Coletivo Ônibus promove evento inédito na UPE, em Petrolina

0

 

Nesta terça-feira, 11, o Coletivo Ônibus irá promover a ação literária “Te dou a minha palavra”, para estudantes do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina. O evento será realizado nos turnos da tarde e da noite, na biblioteca da instituição, e contará com a entrega gratuita de 150 livros, além de um bate-papo literário com convidadas especiais.

O projeto surgiu com o objetivo de estabelecer uma ponte entre autores, obras e universitários da cidade de Petrolina, visto que muitos não conhecem o trabalho de escritores locais. A iniciativa pretende aproximar os estudantes e futuros professores das obras literárias produzidas aqui na região, multiplicando o número de leitores a médio e longo prazo, e valorizando as produções da terra.

Nesta primeira edição, a ação presenteará 150 estudantes universitários com o livro  “Tábua de Marés”, da autora piauiense Cátia Cardoso. Junto com os livros, serão distribuídos marcadores de página com QR CODES para acesso à obra em formato de audiolivro. Antes, terá o “Café Literário”, com as convidadas Ma. Claudete Galvão e Ma. Cátia Cardoso. A conversa será mediada por Francine Monteiro. Três mulheres unidas por muitas histórias na Universidade de Pernambuco e que retornam à instituição para semear palavras para as gerações futuras.

Esta é a primeira de outras edições deste projeto, que pretende voltar contemplando outros escritores da cidade e dessa forma estimular a circulação de livros físicos, muitas vezes, parados nas casas de seus autores, após um esforço gigantesco para a publicação.

O Coletivo Ônibus é composto por Cátia Cardoso, Francine Monteiro, Kelly Cardoso, Laiane Maciel e Rafa Moraes como produtor convidado. Todas as integrantes residem na periferia de Petrolina-PE. O grupo surgiu em Janeiro de 2023 e desde então tem estado ativamente envolvido na concepção e incubação de projetos culturais e educacionais.

A realização deste projeto é possível graças ao Edital Estadual nº 007/2023 – Ações criativas por meio da Lei complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

Serviço:

Data: 11/03/2025
Local: Biblioteca da UPE- Campus Petrolina
Horários Tarde:16:30 às 18:30 / Noite: 20h às 22h

Bia Braga | Comunicação 

SEDUC e SESP respondem aos funcionários das empresas EPIC e Qamp que cobraram pagamento dos salários de fevereiro

0

 

As Secretarias de Educação e de Serviços públicos de Juazeiro se manifestaram sobre a reclamação dos funcionários contratados pelas empresas Qamp, que atua na limpeza pública e também da Epic, prestadora de serviço à Seduc. Eles cobraram o pagamento dos salários de fevereiro.

A Seduc informou apenas “que o pagamento dos servidores terceirizados é responsabilidade da empresa contratada para a prestação do serviço”.

Já o Secretário Romário Varjão, da SESP, informou que procurou a direção da Qamp e foi informado que a empresa pagou, via TED, e amanhã (11) os salários estarão na conta de todos os trabalhadores”.

As duas empresas, que já atuavam no município desde a gestão passada, são alvos constantes de reclamações dos trabalhadores por atraso salarial e descumprimento de obrigações trabalhistas, conforme diversas reportagens publicadas no PNB.

Reclamações

“Nós, trabalhadores da empresa Qamp, estamos até hoje sem receber nossos pagamentos. Um descaso com ser humano, pois temos nossas contas para pagar. Estamos com aluguel atrasado, precisando de alimentos em casa, e até hoje nada do pagamento. Eles não dão nenhuma satisfação aos trabalhadores. Enquanto estão no bem bom, nós estamos passando necessidades Queremos que essa reclamação chegue até o prefeito Andrei “, reclamou um trabalhador.

“A Epic, até o momento, não realizou o pagamento dos nossos salários. Os supervisores e o pessoal do escritório não dão nenhuma satisfação. Todos da área da educação já receberam, menos os funcionários da Epic. Soubemos que a prefeitura já fez o repasse para a empresa, mas estão segurando para nos pagar. Uma desumanidade com quem já ganha tão pouco e precisa botar comida na mesa”, reclamou uma trabalhadora.

Redação PNB