Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Adolescente morre afogado no Rio São Francisco na tarde desta quarta-feira (12), em condomínio do bairro Pedra do Lorde, Juazeiro

0

 

De acordo com informações que chegaram ao PNB, um afogamento foi registrado na tarde desta quarta-feira (12), no Rio São Francisco, em um condomínio situado no bairro Pedra do Lorde, em Juazeiro.

O Corpo de Bombeiros está no local e, ainda de acordo com informações preliminares, a vítima seria um adolescente.

“A vítima, um adolescente de 17 anos, era amigo do filho de um morador do condomínio. Ele ficou cerca de 50 minutos desaparecido e aí encontraram o corpo depois, mas já sem vida”, relatou uma fonte do PNB.

Estamos apurando mais informações.

Redação PNB

Dia Municipal da Cultura e Poesia Manuca Almeida será celebrado com evento no Quintal do Poeta, sexta (14), em Juazeiro

0

 

Na próxima sexta-feira (14), Dia Municipal da Cultura e Poesia Manuca Almeida, será realizada uma Roda de Poesia e música no Quintal do Poeta, a partir das 20h, com a participação de artistas regionais, como: Poeta  João Gilberto, Silas França, Jaidete Varjão , Valtinho, Ailton Nery e muitos outros.

O evento será um momento de relembrar e celebrar a obra de Manuca, um verdadeiro ícone da poesia e da música, e de reforçar a importância da cultura em nossas vidas.

“A noite será um tributo ao poeta que, com suas palavras e acordes, encantou o Brasil e continua vivo em cada verso e melodia que ecoam nas lembranças de quem teve o privilégio de conhecer seu trabalho”.

Dia Municipal da Cultura e Poesia Manuca Almeida

A data foi instituída para homenagear o legado do poeta e compositor Manuca Almeida, que faleceu em novembro de 2017, após uma batalha contra o câncer.

Durante mais de 40 anos, Manuca comemorou essa data com muita poesia e performance, uma celebração em memória do poeta baiano Castro Alves, grande inspiração de sua trajetória. A Roda de Poesia e Música promete ser uma noite de celebração à arte, relembrando a importância do poeta e sua contribuição para a cultura local e brasileira.

Manuca Almeida deixou um grande legado no mundo da poesia e da música, marcando não apenas a cena cultural local, mas também nacional. Sua obra conquistou destaque por sua sensibilidade, versos curtos, amorosos e potentes, e na música seu talento foi reconhecido em todo o Brasil. O ponto alto de sua carreira foi a conquista de um Grammy Latino, pelo sucesso da música “Esperando na Janela”, que foi escrita em parceria com Targino Gondim e Raimundinho do Acordeon.

 

Redação PNB, com informações Ascom Quintal do Poeta

Valendo o “Cabrito Dourado:” Inscrições Abertas para o 5º Festival Cine Caatinga

0
5º Festival Cine Caatinga – Experiências Audiovisuais no Sertão abre suas inscrições para filmes produzidos no Semiárido Brasileiro ou dirigidos por cineastas naturais da região!
Até o dia 17 de março de 2025, produtores e realizadores poderão inscrever suas obras para concorrer ao desejado Troféu Cabrito Dourado, o cobiçado prêmio do festival, além de participar da Seleção Oficial, que garantirá o Troféu Cabrito Prateado.
Os filmes selecionados terão exibição no streaming CineCaatinga.com.br e ainda poderão ser premiados em mais de 10 categorias, como Melhor Curta Caatingueiro (Ficção e Documentário)Melhor Direção CaatingueiraMelhor Fotografia Caatingueira e muito mais! Essa é a oportunidade perfeita para cineastas do Semiárido ganharem visibilidade e se destacarem no cenário nacional.
Wyvys Reis, coordenador de produção do festival, fala sobre a importância do evento: “O Cine Caatinga é um ponto de encontro e troca de saberes no audiovisual, que fortalece e projeta a produção do Semiárido para o Brasil e o mundo.”
Já para Wllyssys Wolfgang, curador e diretor, “o festival é a celebração da criatividade e da diversidade cultural do Sertão. Estamos ansiosos para ver as novas histórias que irão emergir neste cenário tão rico e único.”
Inscreva seu filme e tenha a chance de ser reconhecido! As inscrições vão até 17 de março de 2025. Não perca essa oportunidade única de mostrar sua arte no festival audiovisual que mais celebra o Semiárido!
OFICINAS(cursos): Estão abertas também as inscrições para as oficinas gratuitas desta edição do Festival Cine Caatinga: “Produção Audiovisual e Filmagem em Set“, ministrada presencialmente pelo cineasta Robério Brasileiro entre os dias 23 e 29 de março no CEU das Águas (Rio Corrente, Petrolina-PE), incluindo ainda mentoria online de 14 horas para dúvidas; e “Produção Executiva“, com a atriz e produtora cultural Cristiane Crispim, também presencial no dia 30 de março no mesmo local, complementada por mentoria online de 8 horas. Uma excelente oportunidade para quem deseja qualificação profissional na área audiovisual.
SOBRE O PROJETO: Cine Caatinga é um hub audiovisual abrangente, que engloba festival, streaming gratuito, formações, laboratório e incubadora de projetos, além de exibições itinerantes. Ele oferece também um espaço vital para networking, estabelecendo-se como um epicentro de inovação e criatividade no Semiárido brasileiro, composto por 1477 municípios (IBGE).
ACESSE NOSSO STREAMING (gratuito): Sucesso de acesso, o CineCaatinga.com.br reúne mais de 100 filmes de vários gêneros gratuitamente. Todos produzidos no Semiárido ou por realizadores(as) da região!
EQUIPE E APOIADORES: O projeto é realizado pela Caroá Produções em parceria com a WW Filmes, com a coordenação técnica de Amanda Martins e coordenação de produção de Wyvys Reis, com curadoria e direção de Wllyssys Wolfgang, além de produção de Cícero Rodrigues e fotos de Wanderson Oliveira.
O festival é incentivado pelo Funcultura Audiovisual/FUNDARPE via Secretaria de Cultura de Pernambuco, também recebe o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina, que juntos fortalecem o cenário cultural da região.
#CineCaatinga #TroféuCabritoDourado #TroféuCabritoPrateado #InovaçãoCinematográfica #CulturaSemiárido #HubAudiovisual #WWFilmes #CaroaProducoes #CulturaPE
SERVIÇO – Cine Caatinga:
Inscrições dos filmes(até dia 17/03):  https://forms.gle/Tor7ckQcYGBbtz4o9
Inscrições para OFICINAS gratuitas(até dia 17/03): https://forms.gle/h7ZVNW267bd3zN9n9
Veja os filmes gratuitamente:  https://cinecaatinga.com.br/
Acompanhe tudo e tire dúvidas: https://www.instagram.com/cinecaatinga/

Bia Braga | Comunicação 

Eleição de líderes estudantis na rede estadual começa na segunda-feira (17), em toda a Bahia

0

As escolas da rede estadual iniciam, no dia 17 de março, a eleição de líderes e vice-líderes estudantis para o ano letivo de 2025. O processo eleitoral ocorrerá em quatro etapas, entre março e abril, com eleições nas turmas, escolas, municípios e territórios de identidade. A iniciativa faz parte das ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para incentivar o protagonismo estudantil na contribuição da gestão participativa das escolas e no diálogo sobre a educação junto à sua comunidade.

Além de eleger líderes e vice-líderes, haverá representantes de segmentos específicos, como indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e estudantes do campo. Os líderes de classe terão o papel de mediar o diálogo entre alunos e a gestão escolar, promover projetos pedagógicos e participar de conselhos educacionais.

Cabe ao líder, dentre outras atribuições, representar os estudantes da sua turma; escutar os colegas e suas necessidades, coletando informações e sugestões; estabelecer diálogo com sua turma para gerenciamento de conflitos; estimular o bom relacionamento da turma; coordenar a turma na distribuição de tarefas em projetos e ações; contribuir para a efetivação das ações de busca ativa; e apresentar contribuições para a criação ou melhoria de projetos.

Cronograma – O cronograma da eleição está dividido em quatro etapas. Entre os dias 17 e 31 de março, será realizada a eleição de líderes de classe para a escolha de cada representante por turma, em todas as unidades escolares – nas sedes e nos anexos – e modalidades de ensino. No período de 1º a 7 de abril, cada unidade de ensino escolherá uma data para a realização da eleição de líderes escolares. Já os líderes municipais serão escolhidos entre os dias 8 e 18 de abril e os líderes territoriais, de 21 a 30 de abril.

Ascom/SEC

Grupo Gestor da AGELÍDER Sertão do São Francisco define o plano de trabalho para 2025

0

 

A Unidade Regional do Sebrae em Juazeiro recebeu nesta sexta-feira (7) representantes que integram o Grupo Gestor da Agência LÍDER Sertão do São Francisco, com o propósito de definir as bases para a construção do plano de trabalho da Agência para 2025.

Além do gerente do Sebrae em Juazeiro e anfitrião do evento, Carlos Cointeiro, e do analista técnico Edlan Amaral, estiveram presentes o coordenador de Desenvolvimento Territorial do Estado, Marcos Dantas, e a presidente da Agência LIDER Sertão do São Francisco, Qlianne Martins.

Criada em 2022, dentro do Programa LÍDER Sertão do São Francisco, a agência nasceu com a missão de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e do ambiente de negócios do Sertão do São Francisco Baiano, ao focar na preservação da identidade regional, visando à qualidade de vida e ao bem-estar da população que forma a região. Os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Canudos, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Sobradinho, Sento Sé, Pilão Arcado e Uauá integram a Agência.

Como apoiador, o Sebrae atua de forma contínua por meio de palestras, oficinas de capacitação ministradas por técnicos da instituição, com intuito de fortalecer o desenvolvimento da agência na aplicação das ações definidas para todo o território.

O Plano de Ação para 2025 foi aprovado em consenso pelos presentes na reunião na sede da Unidade Regional de Paulo Afonso e ratificada em Juazeiro com as seguintes ações:

– Missão técnica para ampliar o networking da agência, setor público, terceiro setor e iniciativas privadas;

– Consultorias em turismo em comunidades região, bem como na realização de eventos voltados à discussão do turismo;

– Capacitações/Consultorias em Empreendedorismo Rural, Comercialização, melhoria de produção, Cooperativismo e Associativismo, Inovação com ênfase em turismo de experiência;

– Organizar o Fórum de Desenvolvimento Econômico no Território;

– Construção do Planer Dinâmico Digital apresentando roteiros, histórico-cultural dos Municípios do TSSF-BA e atualização da Agenda Lider.

O gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, fez uma avaliação superpositiva da atuação da agência na região, destacando três pontos. “Primeiramente pelo desafio de manter o grupo de trabalho, bem como suas discussões e tratativas operacionais; Segundo, por superar o desafio de encontrar um modelo formal de atuação, através da constituição da agência, sendo essa uma ação jurídica que tem em seus objetivos o desenvolvimento econômico de ser uma instituição proponente dessas ações de apoio ao crescimento do território. E por último, o olhar sobre o território para encarar os desafios existentes nessa ocupação populacional do Território Sertão do São Francisco, através de projetos e ações”.

Na avaliação do gestor, “A Agência tem conseguido identificar particularidades e características em prol do movimento para potencializar e ajudar a desenvolver os pontos positivos que existem no território. As ações conduzidas pelo coletivo de líderes são importantes para o desenvolvimento econômico da região”.

A presidente Qlianne Martins, acredita que “A Agência vem cumprindo o seu papel definido na sua criação, em parceria com o Sebrae e a participação efetiva dos agentes que representam os 10 municípios do Território Sertão do São Francisco. Nossas ações em 2025 têm foco no turismo sustentável, inovação e capacitação. Para isso, nosso próximo passo será conectar gestores públicos, comunidades e empresas locais para alcançar as metas estabelecidas, para que possamos garantir o crescimento sustentável e ampliar o alcance das nossas ações, consolidando a agência como um agente de transformação no nosso território”.

O coordenador territorial Marcos Dantas explica que “o objetivo principal do Programa chamado ‘Territórios Empreendedores’ é viabilizar a mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimule o alinhamento das demandas no plano local e a respectiva convergência das políticas de fomento estaduais e nacionais, com ênfase na criação do ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, de forma participativa com os setores organizados da sociedade, a partir da implantação da Agenda de desenvolvimento coordenada pela governança local”.

Ascom

Sema e Companhia Baiana de Pesquisa Mineral articulam parceria para apoio técnico e estudos sobre recursos minerais em Juazeiro

0

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) fortaleceram sua colaboração para aprimorar a fiscalização e o licenciamento ambiental de mineração em Juazeiro. Durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (10), foi acordado que a companhia fornecerá levantamentos técnicos que servirão como base para projetos futuros sobre o tema na cidade.

O encontro ocorreu na sede da CBPM, em Salvador, com a presença do diretor-presidente da companhia, Henrique Carballal, e dois engenheiros de minas do órgão, além do secretário municipal de meio ambiente Cláudio Leal e técnicos da secretaria.

Na ocasião, a Sema apresentou requerimentos, incluindo o levantamento das solicitações de pesquisas minerais na região.  Também foram debatidas estratégias para mitigar os impactos ambientais da mineração e a possibilidade de apoio técnico da CBPM para fortalecer a fiscalização e a implementação de práticas mais sustentáveis.

A CBPM, entre suas atribuições, realiza levantamentos geológicos básicos e pesquisas de recursos minerais, identificando oportunidades de investimento que respeitem a preservação ambiental.

De acordo com Leal, o fortalecimento da cooperação entre os órgãos é um passo importante para garantir que a atividade mineradora no município seja conduzida de maneira responsável, com foco na sustentabilidade, assim como elaborar um diagnóstico das áreas utilizadas para atividade de mineração.

“A reunião com o presidente e os técnicos da CBPM foi muito produtiva e enriquecedora. Tivemos a oportunidade de consolidar nossa parceria e encaminhar requerimentos importantes. Estamos confiantes de que essa colaboração continuará a gerar resultados positivos para o futuro”, afirmou o secretário.

Ascom PMJ

Deputado Roberto Carlos e secretário de Meio Ambiente de Juazeiro buscam avanços ambientais e na mineração em Salvador

0

 

Nesta segunda-feira (10), o deputado estadual Roberto Carlos (PV) e o secretário municipal de Meio Ambiente de Juazeiro, Cláudio Fernandes, participaram de uma série de audiências em Salvador com o objetivo de assegurar iniciativas que beneficiem o meio ambiente e o setor de mineração no município de Juazeiro.

As reuniões incluíram uma audiência na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) com o presidente Henrique Carballal e outra na Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Sodré. Esses encontros visaram discutir estratégias para o desenvolvimento sustentável da região, alinhando interesses econômicos e ambientais.

“O Rio São Francisco, que atravessa Juazeiro, foi um dos temas abordados nas reuniões, dada sua importância tanto para a economia local quanto para a preservação ambiental. Reconhecido como fundamental para a agricultura irrigada e para a biodiversidade da Caatinga, o rio exige ações que conciliem o uso sustentável dos recursos hídricos com as atividades produtivas da região”, disse o deputado Roberto Carlos. Assim, as audiências reforçaram o compromisso das autoridades em garantir que o crescimento da mineração e da agricultura ocorra sem comprometer esse patrimônio natural essencial.

As audiências refletem o compromisso das autoridades em promover o desenvolvimento econômico de Juazeiro, garantindo a preservação ambiental e a sustentabilidade das atividades de mineração na região.

Ascom

Saúde de Juazeiro recebe novos estudantes e residentes médicos

0

A terça-feira (11) foi movimentada no Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ). A unidade de saúde recebeu os estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que iniciam seus estágios no hospital, contribuindo para o aprendizado prático e o atendimento à população.

Além disso, a Secretaria de Saúde de Juazeiro também deu boas-vindas aos novos médicos residentes das especialidades de Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia e Ortopedia e Traumatologia. Esses profissionais fazem parte da Comissão de Residência Médica (Coreme) do município, em parceria com a Faculdade Estácio Idomed.

“Com a chegada desses novos profissionais e estudantes, a saúde de Juazeiro segue avançando, garantindo atendimento de qualidade e reforçando o compromisso com a formação médica na cidade”, declarou o secretário de Saúde, Helder Coutinho.

Ascom PMJ

Após arrecadação recorde, Transforma Petrolina faz a entrega de doações para instituições de idosos e Hospital Dom Tomás

0

O Transforma Petrolina reuniu representantes de quatro Instituições de idosos para o evento de entrega das fraldas geriátricas arrecadadas na 25ª edição do Baile Municipal. A ação foi realizada nesta segunda-feira (10) na sede do programa de voluntariado, e também contou com a entrega de um cheque simbólico no valor de R$ 30 mil para o Hospital Dom Tomás. Esse valor é fruto da venda das mesas do baile, sendo que parte da arrecadação foi destinada às outras despesas do evento e o restante foi direcionado a unidade hospitalar, que é referência no sertão de Pernambuco para o tratamento de câncer, atendendo pacientes de cerca de 55 municípios.

Ao todo, o Baile Municipal arrecadou 22.427 unidades de fraldas geriátricas que serão destinadas para a Casa de Vó, Casa Geriátrica, Cantinho do Aconchego e Cantinho do Abraço. Este foi o maior volume já registrado em comparação às edições anteriores do evento, mostrando o crescimento do espírito solidário entre os foliões. Em 2020, foram arrecadadas 21 mil unidades, no ano de 2023 foram aproximadamente 14 mil e em 2024 a festa registrou o número de 6.080 unidades de fraldas arrecadadas. Nos anos de 2021 e 2022, o evento não foi realizado devido à pandemia.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a arrecadação recorde  consolida  o Baile como uma importante iniciativa solidária de apoio às instituições. “Os lares  de idosos e o Hospital do Câncer Dom Tomás desempenham um papel essencial na nossa cidade, e é nosso dever apoiar essas instituições. Cada contribuição é um gesto de carinho e cuidado”, afirma.

Ascom