Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Homem é morto durante ação policial da CIPE/Caatinga, em Rodelas; na ação foram apreendidas armas e drogas, informou a PM

0

 

Um homem foi morto durante ação de policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Caatinga), nesta quinta-feira (13), em Rodelas, Norte da Bahia.

Segundo a PM, durante rondas ostensivas na cidade, os policiais foram informados que suspeitos estariam traficando drogas.

No local informado, “os PMs observaram 03 homens em atitude suspeita e ao iniciarem a abordagem, foram recebidos por disparos de arma de fogo”.

Houve troca de tiros e um dos suspeitos foi atingido indo a óbito.

Ainda de acordo com a PM, com o acusado foram encontrados “01(um) revólver, cal .38, 04 (quatro) munições cal .38 intactas, 02 (duas) munições cal .38 deflagradas, 01 (uma) balança de precisão, 01 (uma) embalagem plástica contendo erva seca análoga à maconha”.

O material apreendido foi aresentado à Delegacia de Polícia Civil de Rodelas – BA para adoção das medidas legais cabíveis.

Redação PNB, com informações Ascom/CIPE-Caatinga

Prefeitura de Sobradinho publica segunda lista de aprovados no Concurso Público e convoca novos servidores; confira

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, por meio do Gabinete do Prefeito, publicou uma segunda lista de convocação com mais 29 aprovados no concurso público realizado em 2024. Os convocados têm o prazo de 30 dias, a partir da data de divulgação do Edital publicado no dia 10 de março de 2025, para comparecerem ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, na Secretaria da Fazenda e Administração, no horário das 8h às 12h.

O não comparecimento dentro do prazo será considerado desistência, permitindo à administração municipal chamar os candidatos classificados nas posições seguintes, respeitando a ordem de aprovação.

O chefe de Gabinete, Joselito Macedo, destacou a importância do comparecimento dos convocados no prazo estabelecido.

“É fundamental que os aprovados estejam atentos às orientações e compareçam com toda a documentação necessária. Esse é um passo decisivo para assumir os cargos e contribuir com o fortalecimento dos serviços públicos em Sobradinho”, enfatizou.

A lista completa dos convocados está disponível no site oficial da Prefeitura: *www.sobradinho.ba.gov.br*.

Ascom/PMS

Agrovale participa, em Salvador-BA, da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA)

0

 

Uma equipe da Agrovale, participou nesta terça (11) e quarta-feira (12), em Salvador/BA, da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA). Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), o evento discutiu estratégias para enfrentar a emergência climática e promover a transformação ecológica; elaborou propostas e escolheu representantes que levarão as prioridades da Bahia para a etapa nacional da conferência, que será realizada em maio, em Brasília.

Os representantes da equipe da Agrovale, Wyara Cordeiro (supervisora ambiental) e o técnico de meio ambiente, Laércio de Almeida, eleito delegado na etapa Intermunicipal, participaram efetivamente das palestras, debates temáticos e plenárias da programação. A 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente teve como eixos principais os temas mitigação das mudanças climáticas, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática, governança e educação ambiental. A Agrovale participou diretamente das discussões do Eixo V, que apresentou propostas voltadas para governança e educação ambiental. Wyara e Laércio, destacaram questões como as políticas que envolvem governo e sociedade para enfrentar as mudanças climáticas. Ao final, Laércio de Almeida, foi eleito um dos 60 delegados para representar a sociedade privada do estado na Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em maio, em Brasília.

Desde outubro de 2023, a Sema promoveu um amplo diálogo sobre as questões ambientais, com a realização de 23 conferências intermunicipais e 13 municipais, envolvendo mais de três mil pessoas de 318 municípios baianos. Além disso, mais de 100 conferências livres foram organizadas por cooperativas, associações, instituições educacionais e outras entidades da sociedade civil.

CLAS Comunicação & Marketing

Voluntária do Transforma Petrolina oferece momento de relaxamento em Lar de idosos

0


Ao longo de quase seis anos, o programa Transforma Petrolina tem incentivado que pessoas comuns exerçam a prática do voluntariado doando tempo e serviços em prol de quem mais precisa.  A voluntária Selomi Costa, que é massoterapeuta, se engaja há dois anos junto ao programa ofertando massagens relaxantes para idosos acolhidos por Instituições de Longa Permanência, em Petrolina.

Nessa segunda-feira (10), através do projeto do Transforma Petrolina “SPA dos Pés Solidário”, a voluntária foi até a Casa Geriátrica realizar o serviço nos idosos para prevenir calos e estimular a circulação sanguínea. Além de projetos voltados para a pessoa idosa, o Transforma Petrolina também viabiliza o voluntariado com ações direcionadas para a educação e apoio a pessoas com menor acesso aos bens e serviços, crianças e inclusão digital.

Em Petrolina, os voluntários que realizam iniciativas através do programa recebem  um certificado digital, que pode agregar novas habilidades ao currículo social do voluntário e ainda garantir benefícios como critério de desempate para qualquer pessoa em concursos públicos do município e dispensa remunerada (exclusivamente para funcionários da prefeitura que cumprirem 10 horas de voluntariado).

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a iniciativa é uma oportunidade de levar mais do que cuidados com os pés, mas também atenção, afeto e dignidade e para os idosos atendidos. “O SPA dos Pés Solidário é uma ação simples, mas que faz uma grande diferença. Cuidar dos pés é também cuidar da qualidade de vida, do conforto e do bem-estar dos idosos”, afirma.

Ascom

Convênio entre a Prefeitura de Juazeiro e a UPE vai possibilitar a oferta de cursos de mestrado e doutorado para professores da rede municipal

0

A qualificação da rede municipal de ensino é uma das prioridades da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc). Para alcançar esse objetivo, a Seduc vem traçando uma série de estratégias para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino, entre elas, um convênio entre a Prefeitura e o campus da Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina. A parceria vai viabilizar o acesso dos professores a cursos de mestrado e doutorado.

Nesta segunda-feira (10), a secretária de Educação, Maéve Melo, a sua superintendente Pedagógica, Nilmara Mércia, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação – Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), Raimunda Áurea Dias de Sousa, discutiram a parceria. “Nós queremos fortalecer esse convênio, que já existe, e ampliar essa parceria com a UPE, tanto com a oferta dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, como com a formação continuada dos professores”, pontuou a secretária Maéve Melo.

A coordenadora do PPGFPPI, Áurea Dias de Sousa, explicou como funciona a parceria entre as duas instituições. “Nós temos um convênio com a Prefeitura de Juazeiro, em que nós oferecemos cinco vagas para o Mestrado e uma vaga para o doutorado, além de um curso preparatório para a pós-graduação, em que oferecemos a formação sobre o projeto de pesquisa, metodologias e etapas do projeto, para que os professores se apropriem desse conhecimento e possam entrar em nosso programa”.

A professora da Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira de Oliveira, Iane Samara, já é aluna do Programa e destaca a importância do aprendizado para o seu trabalho em sala de aula. “Eu estou concluindo esse mestrado, que é de grande importância para a minha rede e para a minha evolução profissional. É um curso que aumenta os nossos desejos de renovar as nossas habilidades, de estudar e aprofundar conhecimentos”.

A previsão do PPGFPPI é que as inscrições para o curso preparatório aconteçam ainda no primeiro semestre de 2025.

Ascom/Seduc/PMJ

Prefeitura de Sento Sé instala nova iluminação na Avenida do Canal do Tombador

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início nesta segunda-feira (10) à instalação de nova iluminação pública na Avenida do Canal do Tombador. A obra prevê a colocação de 25 postes, cada um equipado com duas lâmpadas de LED de 300W de potência, garantindo mais segurança e melhor visibilidade para pedestres e motoristas. A ação está sendo realizada com recursos próprios do município.

A prefeita Giselda Carvalho destacou que a nova iluminação complementa uma importante obra de requalificação iniciada na gestão anterior. “A Avenida do Canal do Tombador passou por uma transformação completa na administração da ex-prefeita Ana Passos, que requalificou o canal e pavimentou as avenidas ao seu redor. Agora, avançamos mais um passo com a instalação da iluminação, garantindo mais conforto e segurança para os moradores e transeuntes dessa região”, afirmou a gestora.

O secretário de Obras e Serviços Públicos reforçou que a instalação da nova iluminação será concluída nos próximos dias. “Estamos trabalhando para finalizar esse serviço o quanto antes, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a população que utiliza essa via diariamente”, explicou.

Ascom/PMSSE

Em nota, o Condomínio Assunção de Maria, em Juazeiro, lamenta morte de adolescente por afogamento; acidente ocorreu na tarde de hoje (12)

0

 

Em nota, o Condomínio Assunção de Maria, em Juazeiro, se manifestou sobre a morte por  afogamento de um adolescente que ocorreu na tarde desta quarta-feira (12), no Rio São Francisco.

O adolescente de 17 anos visitava um amigo que mora no condomínio situado no bairro Pedra do Lorde, em Juazeiro.

“Ele era amigo do filho de um morador do condomínio. Ficou cerca de 50 minutos desaparecido e aí encontraram o corpo depois, mas já sem vida”, relatou uma fonte do PNB.

Nota de pesar

“É com profundo pesar que o Condomínio Assunção de Maria manifesta suas condolências à família e aos amigos de Tiago, visitante do condomínio, que infelizmente faleceu em um trágico acidente ocorrido na tarde de hoje, dia 12/03/2025. Lamentamos imensamente essa perda irreparável e nos solidarizamos com a dor de todos neste momento tão difícil. Que Deus conforte nossos corações e traga força para superar essa dor. A família Assunção está de luto!

Condomínio Assunção de Maria

Redação PNB/Foto redes sociais

 

 

 

Motoristas da Joafra decidem por não paralisar as atividades amanhã (13): “A empresa garantiu pagar na sexta-feira”, informou o representante da categoria

0

 

Em contato com o PNB, o presidente do Sindicato Rodoviário de Juazeiro e Região, Antenor Arcanjo Bispo, Bispo dos Rodoviários, informou que, após contato de representantes da  empresa Joafra, que faz o transporte público, em Juazeiro, os motoristas não vão mais paralisar as atividades nesta quinta-feira (13). Na última segunda-feira (10), por conta de mais um atraso salarial, o Diretor da Executiva do Sindicato Rodoviário do Estado da Bahia chegou a ameaçar uma paralisação.

“A Joafra entrou em contato comigo agora a pouco e pediu que aguardássemos até a próxima sexta-feira, pois a empresa fará o pagamento dos trabalhadores. Decidimos em grupo não fazer essa parada amanhã. A empresa garantiu pagar na sexta-feira. Vamos esperar, pois assim favorece aos rodoviários e também a população que não ficará sem o serviço. Mas continuamos cobrando o fardamento e sobre o FGTS”, informou Bispo.

Ameaça de paralisação

“Os motoristas da Joafra, em Juazeiro, continuam na mesma situação que estavam no mês de janeiro. Nós fizemos uma paralisação de quase quatro dias e a empresa voltou a atrasar o salário dos trabalhadores. Hoje, já dia 10, e até agora não sinalizaram nem a hora nem o dia de pagamento. Caso esse pagamento não saia até a quinta-feira, 13, nós estaremos efetuando novas paralisações”, antecipou Cândido, Diretor da Executiva do Sindicato Rodoviário do Estado da Bahia.

No dia 28 de janeiro passado, a categoria deflagrou uma paralisação que durou três dias.  Após negociação com a empresa Joafra Transportes, os motoristas decidiram voltar as atividades. A paralisação foi em protesto ao descumprimento de direitos trabalhistas.

À época, Cândido e o presidente do Sindicato Rodoviário de Juazeiro e Região, Antenor Arcanjo Bispo, informaram sobre o acordo que foi negociado com a empresa.

“Pedimos desculpas a todos os moradores de Juazeiro pelo transtorno que foi criado durante esses dias, mas a paralisação tinha o objetivo de salvaguardar a integridade moral, física e alimentar dos nossos trabalhadores, que estavam sofrendo sem pagamento de ticket alimentação e sem pagamento de salário. Hoje à tarde, após a reunião, foi fechado um acordo com os empresários da Joafra, onde ficou acordado que amanhã a empresa irá pagar um ticket, no sábado, pagar um outro tique, e na próxima terça-feira vai efetuar o pagamento dos salários. Esse acordo foi tratado entre a empresa e a categoria em assembleia. Portanto, amanhã pela manhã os veículos voltarão a rodar normalmente na cidade. Informando que, caso seja descumprido qualquer cláusula que foi acordada nessa tarde, nós voltaremos a efetuar novas paralisações,” informou o diretor.

Redação PNB

Três jovens morrem durante ação da CIPE/CAATINGA no distrito de Riacho dos Paes, em Sento Sé; segundo a PM, na operação foram apreendidas armas e drogas

0

 

Durante ação de policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Caatinga), nesta quarta-feira (12), no distrito de Riacho dos Paes, em Sento Sé, Norte da Bahia, três jovens foram a óbito.

Ainda de acordo com a PM, no local do confronto, foram apreendidas armas de fogo e drogas, e os suspeitos eram acusados de vários crimes cometidos na região.

A PM informou que foram apreendidos: 01(um) revólver, cal .38, numeração 795598, 02 (duas) munições cal .38 intactas, uma pinada e três estojos deflagrados, 01 (um) revólver, cal 38, numeração 1451806, 01 (uma) munição intacta, 02 pinadas e 03 estojos deflagrados, 01 (uma) escopeta artesanal cal 12, 08 (oito) cartuchos intactos cal 12, 02 (duas) embalagem plástica contendo erva seca análoga maconha, 01 (um) tablete de erva seca prensada análoga a maconha, 90 (noventa) pinos contendo substância análoga a cocaína, 01 (uma) corrente dourada, 01 (uma) bolsa cinza.

Todo o material apreendido foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Sento Sé – BA para adoção das medidas legais cabíveis.