Em contato com o PNB, o presidente do Sindicato Rodoviário de Juazeiro e Região, Antenor Arcanjo Bispo, Bispo dos Rodoviários, informou que, após contato de representantes da empresa Joafra, que faz o transporte público, em Juazeiro, os motoristas não vão mais paralisar as atividades nesta quinta-feira (13). Na última segunda-feira (10), por conta de mais um atraso salarial, o Diretor da Executiva do Sindicato Rodoviário do Estado da Bahia chegou a ameaçar uma paralisação.
“A Joafra entrou em contato comigo agora a pouco e pediu que aguardássemos até a próxima sexta-feira, pois a empresa fará o pagamento dos trabalhadores. Decidimos em grupo não fazer essa parada amanhã. A empresa garantiu pagar na sexta-feira. Vamos esperar, pois assim favorece aos rodoviários e também a população que não ficará sem o serviço. Mas continuamos cobrando o fardamento e sobre o FGTS”, informou Bispo.
Ameaça de paralisação
“Os motoristas da Joafra, em Juazeiro, continuam na mesma situação que estavam no mês de janeiro. Nós fizemos uma paralisação de quase quatro dias e a empresa voltou a atrasar o salário dos trabalhadores. Hoje, já dia 10, e até agora não sinalizaram nem a hora nem o dia de pagamento. Caso esse pagamento não saia até a quinta-feira, 13, nós estaremos efetuando novas paralisações”, antecipou Cândido, Diretor da Executiva do Sindicato Rodoviário do Estado da Bahia.
No dia 28 de janeiro passado, a categoria deflagrou uma paralisação que durou três dias. Após negociação com a empresa Joafra Transportes, os motoristas decidiram voltar as atividades. A paralisação foi em protesto ao descumprimento de direitos trabalhistas.
À época, Cândido e o presidente do Sindicato Rodoviário de Juazeiro e Região, Antenor Arcanjo Bispo, informaram sobre o acordo que foi negociado com a empresa.
“Pedimos desculpas a todos os moradores de Juazeiro pelo transtorno que foi criado durante esses dias, mas a paralisação tinha o objetivo de salvaguardar a integridade moral, física e alimentar dos nossos trabalhadores, que estavam sofrendo sem pagamento de ticket alimentação e sem pagamento de salário. Hoje à tarde, após a reunião, foi fechado um acordo com os empresários da Joafra, onde ficou acordado que amanhã a empresa irá pagar um ticket, no sábado, pagar um outro tique, e na próxima terça-feira vai efetuar o pagamento dos salários. Esse acordo foi tratado entre a empresa e a categoria em assembleia. Portanto, amanhã pela manhã os veículos voltarão a rodar normalmente na cidade. Informando que, caso seja descumprido qualquer cláusula que foi acordada nessa tarde, nós voltaremos a efetuar novas paralisações,” informou o diretor.
Redação PNB