Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Deputado Roberto Carlos celebra conquista histórica: Água é vida, e hoje garantimos dignidade para nossa gente

0

 

Sob o sol ardente do sertão, onde a sede molda destinos e a esperança nunca se apaga, um sonho antigo da população de Juazeiro começa a se tornar realidade. O deputado estadual Roberto Carlos anunciou, com emoção e gratidão, a construção da tão esperada Adutora de Lagoa do Boi, uma obra monumental que levará água potável para 27 comunidades e transformará a vida de mais de 2 mil pessoas.

“Água é mais do que um recurso, é um direito. É vida, é dignidade, é a certeza de que as futuras gerações não terão que lutar contra a seca sozinhas. Hoje, estamos escrevendo um novo capítulo para Juazeiro”, declarou o parlamentar.

O anúncio foi feito em reunião com figuras essenciais para essa conquista: o diretor-presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), Jaime Vieira Lima, o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e o presidente da Câmara Municipal, Mitu do Sindicato. Juntos, consolidaram um investimento de mais de 25 milhões de reais – 20 milhões oriundos do Governo do Estado e o restante viabilizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

A chegada da água a essas comunidades simboliza mais do que desenvolvimento estrutural; representa a redenção de um povo que, por décadas, aprendeu a resistir. “Ver a água brotar no sertão é ver o futuro chegar mais perto, é dar aos nossos filhos a chance de sonhar sem a preocupação com a seca. Essa conquista é fruto de muito trabalho e compromisso”, destacou Roberto Carlos.

O sertão agradece. E com cada gota que jorrará das torneiras dessas comunidades, ecoará também a certeza de que, quando há vontade e união, até os sonhos mais áridos se tornam realidade.

Ascom

População de Juazeiro pede pressa ao SAAE na resolução de problemas: “Tem um cano estourado há mais de 15 dias causando muitos transtornos”, reclama morador do Jardim Flórida

0

 

Em contato com o PNB, um morador do bairro Jardim Flórida, em Juazeiro, no Norte da Bahia, denunciou a situação de um cano estourado na Rua Américo Tanuri, que vem incomodando os moradores e jorrando água potável há mais de 15 dias.

“Esse cano está estourado desde o dia 25/02, que foi quando entramos em contato com o SAAE e eles disseram que viriam no dia 28/02, pois já estavam em campo, mas não vieram. Ligamos novamente e nos informaram que a máquina que seria utilizada para fazer o reparo estava quebrada. E hoje, dia 13/03, entramos em contato novamente com o SAAE que nos informou que esse serviço não era da responsabilidade deles, mas, sim, de uma empresa nova que está atuando na cidade. Trata-se de água potável e o cano estourado  está afetando as casas, entrando por baixo das portas. Já é possível ver sinais de umidade nas paredes dos cômodos das casas”, disse o morador.

Estamos encaminhando a reclamação para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

Com nota máxima na gestão de contas públicas, Bahia mantém equilíbrio fiscal aliado às políticas de cuidado aos baianos

0

 

Ao conquistar recentemente a nota máxima A+ para a gestão das contas estaduais, conferida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Bahia passou a integrar a elite fiscal dos estados brasileiros em 2024. Sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, o Governo da Bahia é uma das seis gestões estaduais a obter a nota A+, ao lado de Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Ao se posicionar como único representante do Nordeste na elite da gestão das contas públicas, o governo baiano teve seu desempenho enfatizado em artigo da jornalista Patrícia Raposo no jornal Folha de Pernambuco, intitulado “Melhora fiscal dos estados tem Bahia como destaque”.

A classificação A+ foi criada pelo Tesouro Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, para distinguir governos que tenham obtido, no mesmo exercício, as notas máximas para a Capacidade de Pagamento (Capag A) e para o Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF).

Para outorgar a Capag A, o Tesouro Nacional avaliou os dados relativos à dívida pública, à poupança corrente e à liquidez. Já o ICF verifica o índice de acertos dos dados contidos no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que no caso baiano foi de 97,15% em 2024, fazendo jus à nota máxima.

Cuidar dos baianos

Na avaliação do governador Jerônimo Rodrigues, o resultado reflete uma das principais diretrizes de sua gestão, ressaltando que o Estado seguirá ao mesmo tempo garantindo o equilíbrio das contas e trabalhando em benefício da população. “Com as contas em dia, nosso governo vai continuar cumprindo a missão de cuidar cada vez mais dos baianos”, afirma.

O governador lembra que em 2024 a Bahia investiu R$ 7,69 bilhões, valor aplicado principalmente nas áreas social e de infraestrutura. O Estado permaneceu com o segundo lugar em volume de investimentos públicos, atrás apenas de São Paulo. Em 2023, o primeiro ano da atual gestão, o patamar de investimento do Estado já havia sido alto, alcançando R$ 8,38 bilhões. Ao todo, o total é de R$ 16,08 bilhões investidos nestes dois primeiros anos.

De acordo com o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, o ritmo intenso de investimentos e o bom conceito das contas estaduais junto ao Tesouro Nacional são resultados de uma consistente agenda de gestão sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues. “A solidez das contas é a base em que se sustenta todo o trabalho realizado”, afirma o secretário.

Ascom/Imprensa/Sefaz

Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Univasf cobra retorno das atividades do Restaurante Universitário e do transporte: ”Motoristas seguem em greve e RU reabrirá custando R$17,49”

0

 

O Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Univasf, em Juazeiro, no norte da Bahia, enviou uma nota ao Portal PNB reivindicando o retorno do Restaurante Universitário e dos ônibus da universidade que se encontram parados devido a greve dos motoristas.

”Começamos um semestre sem o funcionamento do Restaurante Universitário e com os motoristas dos ônibus que a universidade oferece gratuitamente em estado de greve, afetando no mínimo 70% dos discentes da universidade, que de acordo com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil, são estudantes em situação de vulnerabilidade social”.

Na nota, a agremiação faz ainda algumas considerações e aponta outros problemas que estão afetando a vida acadêmica dos alunos.

“A precarização da universidade não é uma situação atípica, é resultado de uma lei de arcabouço fiscal (teto de gastos) que é uma decisão política que desde 2017 que afeta todo o serviço público, e que se agravou com a pandemia e intervenção nas universidades durante o governo Bolsonaro. Logo depois, notamos a ineficiência e falta de transparência da gestão que assumiu, que trata os processos administrativos da universidade como uma empresa, desfocando da função primária que é garantir uma educação pública de qualidade e pra isso precisa levar em consideração todo o trajeto do estudante até a vida acadêmica.
O resultado disso? Uma Política de assistência estudantil que o orçamento não dá conta, e por isso o estudante fica sem a garantia de direitos básicos. Desde o estudante da engenharia e da saúde, que estão na universidade integralmente até os estudantes noturnos que em sua maioria tem dupla jornada, então acaba afetando a classe trabalhadora e seus filhos que ocuparam o espaço acadêmico sem políticas públicas adequadas. Para além dos estudos da nossa grade curricular, somos obrigados a entender questões administrativas que estão para além da nossa alçada. O que gera exaustão, evasão, e por consequência dificulta a produção de ciência no Vale do São Francisco e no Brasil. Logo mais, o Restaurante Universitário reabrirá custando 17,49 para estudantes comuns, o que no fim do mês soma cerca de 700 reais. Inviável para os estudantes.
Além disso, a problemática entre UNIVASF e o SINDFRETUR, que responde legalmente pelos motoristas de ônibus, continua sem resolutiva alguma”, concluiu a agremiação.

Estamos encaminhando a situada relatada para a Reitoria da Univasf.

Paralisação dos motoristas

No último dia 24 de fevereiro os motoristas lotados no Campus de Juazeiro entraram em greve por tempo indeterminado. O movimento foi elaborado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Locadoras, Fretamento e Turismo.

Conforme as informações, a entidade representativa do setor de transporte na Bahia reivindica o cumprimento de direitos trabalhistas, entre eles, salários em dia. A greve está afetando os estudantes que fazem a rota Juazeiro/Petrolina Campus Centro e Campus Ciências Agrárias.

Redação PNB

Usuária critica atendimento do Hospital Regional de Juazeiro e sugere: “A Secretaria de Saúde do Estado precisa intervir”; queixa é recorrente

0

 

Frequentemente, o Portal Preto No Branco recebe reclamações de pessoas que procuram atendimento no Hospital Regional de Juazeiro. Além da demora para atender aos usuários, mesmo aqueles que chegam com queixas mais graves, há muita insatisfação quanto a falta de acolhimento da equipe.

Uma mãe, que é técnica de enfermagem, contou que nesta quarta-feira (12), ao levar a filha para um atendimento de urgência, presenciou várias situações de “descaso” com os pacientes e criticou a forma de tratamento dispensado aos usuários.

“O que eu presenciei aqui hoje no Regional foi desumano. Eu cheguei aqui com minha filha que veio encaminhada da UBS com o apendicite estrangulando. Quando cheguei, por volta das 16 horas, ainda tinha gente que chegou às 11 horas e aguardava por atendimento. Duas horas com minha filha sentindo muita dor, ela nem passou pela triagem. Quando eu fui tomar satisfação, porque estava demorando, não estavam chamando ninguém, a porta abriu sem querer e ouvi os médicos discutindo lá dentro. Chegou uma ambulância do SAMU e eles brigaram mais ainda porque nenhum queria ser responsável pelo paciente que chegava em estado grave. Disseram que não podiam receber porque não tinha vaga na UTI. Chegou outro paciente e também não queriam receber. Enquanto isso, a gente esperando na recepção. Um paciente chegou com uma queixa de dor nos olhos, depois de uma cirurgia do olho e esse homem começou a fazer jatos de vômito de sangue e foi preciso a gente gritar por alguém pra atendê-lo. Uma briga pra conseguir achar um maqueiro. A família teve que levar o paciente pra dentro, porque não apareceu um maqueiro. A reforma aqui é só de fachada. A equipe precisa passar por um curso de humanização. O tratamento é desumano demais. Pessoal sem preparo, sem educação e sem o mínimo de acolhimento. A Secretaria de Saúde do Estado precisa intervir”, sugeriu a usuária.

Estamos encaminhando a reclamação para a Secretaria de Saúde do Estado.

Redação PNB    

AMTT informa mudança de ponto de táxi no centro de Juazeiro

0

Com o avanço das obras da Travessia Urbana de Juazeiro, o estacionamento dos bares e restaurantes do arco da ponte teve que ser interditado, local onde funcionava um ponto de táxi. Em reunião com o grupo de taxistas e a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), foi decidido um novo endereço, a rua 15 de Julho, também no centro da cidade, ao lado do colégio Dr° Edson Ribeiro. Os taxistas já estão trabalhando no local.

Após conclusão das obras, a AMTT irá realizar uma nova reunião com a Associação dos Taxistas de Juazeiro, para definir um local apropriado que contemple a categoria e a população.

Ascom PMJ

“Podem ficar tranquilos”: Gestão Andrei Gonçalves garante pagar o Pasep 2023 aos servidores municipais de Juazeiro ainda em 2025; antiga gestão não fez o repasse

1

 

No último dia 27 de fevereiro, servidores que atuaram na Prefeitura de Juazeiro, Norte da Bahia, no ano de 2023, procuraram o Portal Preto no Branco para denunciar o não repasse das contribuições previdenciárias descontadas pela gestão Suzana Ramos (PSDB). Eles relatam que, por conta da situação, estão impossibilitados de receber o abono PIS/PASEP ano-base 2023. Os servidores contaram ainda que a gestão passada também não alimentou o sistema eSocial, procedimento necessário para que os servidores recebam o benefício.

Nesta quinta-feira (13), a Gestão Andrei Gonçalves informou que “os servidores municipais de Juazeiro que não receberam o abono salarial do Pasep referente ao ano-base 2023 podem ficar tranquilos” e anunciou que “a Secretaria de Administração, já realizou o repasse das informações ao Ministério do Trabalho e Emprego, garantindo que o pagamento seja efetuado ainda em 2025. A medida corrige a ausência de envio desses dados no ano passado, que deixou muitos servidores sem o benefício nos últimos anos”.

Desde 2021 sem receber o Pasep devido à falta de repasse da antiga gestão, a servidora Anne Barboza enfrentou dificuldades para obter informações e resolver a situação.

Agora, com a correção do erro pela gestão atual e o envio dos dados ao Ministério do Trabalho, ela se tranquiliza ao saber que o benefício de 2023 será pago.

“Depois de tanto tempo sem resposta e de ser mal atendida, finalmente fui bem recebida, tive tudo explicado e saí aliviada por saber que meus direitos estão sendo garantidos”, disse a servidora.

Regularização

A regularização do Pasep foi possível após a publicação da Resolução Codefat/MTE nº 1.013, de 26 de fevereiro de 2025, que ampliou o prazo para envio das informações até junho deste ano. “Como fizemos o envio já no início do ano, quando identificamos o problema, os servidores municipais de Juazeiro não serão prejudicados e receberão o abono normalmente”, explicou a secretária de Administração, Ana Angélica.

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício a partir do dia 5 de outubro de 2025 por meio da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br.Ascom/PMJ

Servidores que atuaram na Prefeitura de Juazeiro, na região Norte da Bahia, no ano de 2023, procuraram o Portal Preto no Branco para denunciar o não repasse das contribuições previdenciárias descontadas pela gestão Suzana Ramos (PSDB). Eles relatam que, por conta da situação, estão impossibilitados de receber o abono PIS/PASEP ano-base 2023.

Reclamações no PNB 

“Na carteira digital está informando que não estamos aptos a receber o PIS/PASEP, sendo que trabalhamos 2023 integral sem ultrapassar dois salários mínimos. Tudo indica que a gestão desastrosa de Suzana Ramos não informou a Relação Anual de Informações Sociais-RAIS dos trabalhadores ao Ministério do Trabalho. Também fomos informados que a gestão passada não realizou o repasse dos valores descontados em contracheque”, declarou um servidor.

Outro servidor informou que esteve no Ministério do Trabalho em busca de esclarecimentos e, segundo ele, a informação foi de que os repasses das contribuições não foram feitos desde 2021.

“O Ministério do Trabalho me confirmou que não vamos receber esse ano abono salarial referente ao ano de 2023. Um absurdo. Dizem que lá, que desde setembro de 2021 não foi informado nada, nem repassado nada ao INSS pela gestão passada. O desconto vinha nos contracheques, mesmo assim a gestão passada não repassou os valores ao INSS. Então, para onde foi esse dinheiro? Além disso, a RAIS também não foi informada. Está um caos. Primeira vez que eu vejo isso acontecer”, criticou.

“São milhares de servidores prejudicados. Por isso, gostaríamos de pedir que o atual prefeito se sensibilize com a nossa situação. Sabemos que não temos mais como receber o abono este ano. Mas, segundo o Ministério do Trabalho, caso o prefeito pague esse débito deixado por Suzana Ramos, no próximo ano receberemos os abonos referentes aos anos-base de 2023 e 2024”.

Também em contato com o PNB, o Sindicato dos Servidores Públicos do município de Juazeiro (Sinserp) informou que “o jurídico do sindicato está tomando as medidas possíveis para amenizar ou resolver o problema”.

Redação PNB, com informações Ascom/PMJ

Pagar e cobrar: Pagar impostos municipais e cobrar a aplicação dos recursos é uma obrigação cidadã; confira como quitar seus débitos, em Juazeiro

0

 

Pagar impostos é uma obrigação cidadã fundamental para o funcionamento das cidades. Com os recursos arrecadados, as prefeituras financiam serviços essenciais que beneficiam diretamente à população.

No entanto, a frustração em não ver os recursos sendo aplicados devidamente, leva os cidadãos a resistirem em cumprir com a obrigação e ficarem inadimplentes com o município.

A má gestão dos recursos públicos e a ausência de obras e melhorias acabam gerando desconfiança e alimentando o sentimento de que os impostos são pagos em vão.

Ocorre que a inadimplência, além de gerar consequências para os munícipes, afeta a prestação dos serviços à coletividade e emperra o crescimento do município.

Pagar e cobrar

Pagar impostos é um ato de cidadania que contribui para a construção de uma cidade melhor para todos. Mas é preciso que os cidadãos cobrem da gestão municipal a aplicação dos recursos e fiscalizem as ações do governo.

É fundamental a participação popular e o controle social na definição das prioridades orçamentárias e no acompanhamento dos investimentos para que haja resultados concretos.

O pagamento dos tributos municipais é um dever cívico e dá o direito aos munícipes de cobrarem melhorias.

Impostos

O ISS (Imposto Sobre Serviços) é um tributo cobrado de prestadores de serviços, enquanto a TFF (Taxa de Fiscalização de Funcionamento) é obrigatória para empresas que atuam em Juazeiro. Já o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é pago por proprietários de imóveis. Esses tributos garantem que o comércio e os serviços funcionem legalmente e que a cidade tenha recursos para investimentos em infraestrutura.

Empresas e prestadores de serviço que não mantêm seus tributos em dia podem enfrentar problemas sérios, como multas, inscrição em dívida ativa e até mesmo dificuldades para emitir certidões necessárias para participação em licitações e obtenção de crédito. Por isso, se você está com algum desses impostos atrasados, é importante aproveitar essa chance de regularização.

Parcelaê

Com o Parcelaê, programa da Prefeitura de Juazeiro, proporciona ao contribuinte uma oportunidade especial para quitar seus débitos. Quem tem dívidas com IPTU e TFF até dezembro de 2023, ou com ISS até agosto de 2024, pode conseguir 100% de desconto nos juros e multas. Mas fique atento: a renegociação só vai até o dia 31 de março!

Atendimento

Os interessados em aproveitar os benefícios do Parcelaê podem comparecer ao Serviço de Atendimento Municipal (SAM), localizado na Rua Pedro Borges Viana, nº 32, Centro de Juazeiro, no prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também é possível solicitar a regularização online, acessando o site https://juazeiro.1doc.com.br/atendimento

 
Redação PNB, com informações Ascom PMJ

Mãe de aluno com autismo do Colégio Rui Barbosa, em Juazeiro, denuncia tratamento dado ao filho de 12 anos pela vice-diretora: “Foi agressiva, ofensiva e preconceituosa”

3

 

A mãe de uma criança de 12 anos com o Transtorno do Espectro Autista e também diagnosticado com TDH, procurou o PNB para denunciar o tratamento dado ao seu filho pela vice-diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro, Norte da Bahia, onde o aluno cursa do sétimo ano. A mãe informou ainda que o filho é atendido pela unidade de saúde mental infantil de Juazeiro e possui laudo médico comprovando os transtornos.

Ela contou que já algum tempo a criança vem sendo hostilizada pela educadora da instituição escolar. Nesta quarta-feira (12), após ser comunicada de que o filho teria sido suspenso das aulas, foi até a escola saber o motivo e a profissional de educação teria atendido a mãe com agressividade e dito palavras ofensivas ao aluno.

“Meu filho vem sofrendo agressões verbais dentro do colégio, pela vice-diretora e por alguns professores. A vice-diretora já chegou a perguntou a mim se eu não queria tirar ele de lá, porque não estava mais aguentando meu filho na escola. Ele tem transtorno, é autista, tem laudo e toma remédio controlado. Hoje eu fui até a escola, porque ele tinha sido suspenso, por ter pegado uma caneta da colega, que devolveu depois. Ele chegou em casa me contando e fui lá saber o que tinha acontecido. Só que eu quando eu comecei a falar com a vice-diretora, ela não quis nem saber desse assunto e nem falar porque ele tinha sido suspenso. Foi agressiva e chegou a dizer que tinha visto umas fotos dele no Instagram, fazendo gestos com a mão. Perguntou a criança, na minha frente, se ele bebia e ele respondeu que não. Perguntou se ele era de facção, ele também disse que não. Ela chegou ao ponto de dizer que ele não tinha problema nenhum, que nem louco ele era porque não rasgava dinheiro e que meu filho ficava se escondendo atrás dos remédios. Disse ainda, na minha cara e na cara do meu filho, que ele poderia cair numa ‘vala’, que poderia morrer com um tiro no meio da cabeça. Isso me abalou muito, abalou meu filho que teve uma crise quando chegou em casa”, desabafou a mãe.

Ela disse ainda que, no momento, ficou sem reação e criticou o comportamento da educadora, a quem considera “despreparada para lidar com alunos atípicos”.

“Em momento nenhum eu discuti com ela, simplesmente peguei o meu filho e vim embora para minha casa me sentindo humilhada, violentada. Estou denunciando para que casos como este não continuem acontecendo nesta escola, onde existem outros alunos atípicos. Meu filho já sofreu outros momentos de preconceito e foi vítima do despreparo da equipe em lidar com alunos com autismo. Uma pessoa que poderia acolher a gente, me acolher como mãe atípica, e a ele também pelo transtorno que tem, mas não. Ela sempre jogou os pés. Estou me sentindo muito machucada e meu filho mais ainda, por ter ouvido isso da vice-diretora do Rui Barbosa, que deveria ter preparo para lidar com alunos atípicos e não discriminar e ser agressiva da forma que foi”, concluiu a mãe pedindo que o Núcleo Regional de Educação adote providenciais.

A mãe informou ainda que procurou a Delegacia de Polícia para registrar o caso.

Encaminhamos o caso para o Núcleo Territorial de Educação/Norte e para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Conselho Tutelar. Também entramos em contato com a direção do colégio e aguardamos uma resposta da instituição.

Laudo médico:

Redação PNB