Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Carros nas calçadas, pedestres no meio da rua: Morador denuncia estacionamento irregular no centro de Juazeiro e pede providências a AMTT; órgão se manifesta

3

 

“A ocupação irregular das calçadas por veículos estacionados no centro de Juazeiro tem causado transtornos diários aos pedestres”, declarou um cidadão juazeirense, que entrou em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar a prática irregular de motoristas na região central da cidade. De acordo com o morador, o problema é recorrente.

“Essa é uma situação corriqueira em nossa Juazeiro. Na rua que fica atrás do hospital Pro-Matre e ruas adjacentes, no centro da cidade, os carros invadem as calçadas, impedindo que os pedestres transitem no local apropriado. É cena comum ver os veículos estacionados nas calçadas. Todos sofrem com esse transtorno, mas as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida são as mais prejudicadas”, declarou o morador.

O artigo 29, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que “o trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos, só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento”.

Encaminhamos o caso para a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro. Em nota o órgão informou que “vai enviar uma equipe para verificar a denúncia do leitor(a) do Portal Preto no Branco, de veículos estacionados sobre a calçada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca no centro da cidade. A AMTT informa que mesmo que sejam moradores, não podem estacionar sobre as calçadas obstruindo a passagem dos pedestres”.

Redação PNB

Merenda Escolar: Gestores escolares da rede municipal de ensino de Sento Sé são apresentados ao plano de alimentação

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta quinta-feira (13) a apresentação do plano de alimentação da merenda aos gestores da rede municipal de ensino. O evento aconteceu na Igreja Evangélica Congregacional e contou com a participação de representantes da Plena Alimentação, empresa contratada por meio de licitação para administrar a Merenda Escolar no município, marcando um novo momento para a alimentação escolar em Sento Sé.

O secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, destacou a importância do encontro e a troca de ideias para garantir uma alimentação escolar de qualidade e alinhada com as necessidades dos estudantes. “Este foi um momento muito produtivo, onde discutimos como podemos avançar na construção de um futuro ainda mais nutritivo e saudável para nossas crianças. A merenda escolar tem um papel essencial no desenvolvimento dos alunos, e essa parceria reforça nosso compromisso em oferecer refeições de qualidade em toda a rede de ensino,” afirmou o secretário.

Durante a apresentação, conduzida pelo diretor de comunicação da Plena, Antonio Valini, foram detalhados os serviços oferecidos pela empresa, que trará uma nova experiência de sabor e qualidade para a alimentação dos alunos. Além da melhoria no cardápio, a Plena destacou seus altos padrões de segurança alimentar, com processos rigorosos de controle de qualidade, auditorias periódicas e uma equipe técnica composta por nutricionistas especializadas em segurança dos alimentos. A empresa também reforçou seu compromisso com a educação nutricional, promovendo ações para incentivar hábitos saudáveis entre os alunos.

Ascom/PMSSE

Confira as datas de vencimento do IPVA neste mês de março

0
São Paulo - Pátio de montadora em São Bernardo do Campo

 

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta os contribuintes para as datas de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em março. Os donos de automóveis de placas com finais 1 e 2 possuem prazos terminando neste mês. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Os proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2 podem quitar o imposto em cota única com 8% de desconto até os dias 27 e 28/03, respectivamente. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto, nestes mesmos prazos.

Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Pagamento antecipado

Até o dia 7 de fevereiro, os contribuintes do IPVA na Bahia puderam quitar o imposto com um desconto atrativo, de 15%, para pagamento em cota única. A opção foi a escolhida por quase 372 mil proprietários de veículos. De acordo com a Sefaz-Ba, o número corresponde a 14,7% da frota tributável baiana, que totaliza 2,5 milhões de veículos. O pagamento antecipado teve a adesão de 251.171 contribuintes do interior, e de 120.667 da capital.

Alertas do Detran

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Outro alerta do Detran-Ba diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular. A emissão do CRLV-e também pode ser feita via portal www.ba.gov.br.

Ascom

Estão abertas as inscrições para a 21ª Corrida Tiradentinhos, em Juazeiro

0

 

Antes mesmo de os corredores da tradicional Meia Maratona Tiradentes tomarem as ruas de Juazeiro, os pequenos atletas já terão seu momento de brilhar na 21ª edição da Corrida Tiradentinhos. O evento, organizado pela Associação de Moradores da Rua Tiradentes, no bairro Santo Antônio, com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), abre inscrições nesta sexta-feira (14) para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. A prova será realizada no dia 21 de abril.

As inscrições seguem até o dia 17 de abril e podem ser feitas por telefone ou WhatsApp, pelo número (74) 98801-9671. Para confirmar a participação, é necessário doar 1 kg de alimento não perecível. A competição será dividida por faixas etárias e categorias masculino e feminino, com percursos de 100m para crianças de 7 a 8 anos, 200m para 9 a 10 anos, 400m para 11 a 12 anos e 1.500m para 13 a 14 anos.

Este ano, a Corrida Tiradentinhos tem um convite especial para as crianças e adolescentes com deficiência, pois planeja realizar uma competição inclusiva que garanta a participação de todos, pensada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes).

Os vencedores receberão troféus e bicicletas, e todos os participantes ganharão medalhas como forma de reconhecimento ao esforço e dedicação.

A coordenadora do evento, Angela Vieira, destaca que a corrida tem sido um marco regional e o ponto de partida para muitos atletas que seguiram no esporte. “Mas o evento está se expandindo para além da nossa região e o nosso desejo é que ele continue crescendo e alcançando mais pessoas, pois fortalece o esporte em toda a comunidade”, afirma.

Para o assessor especial de esportes da Seculte, Bruno Lopes, a corrida é um estímulo necessário, especialmente este ano, em que conta com um importante incentivo à inclusão. “É um prazer para nós apoiar a Tiradentinhos, uma prova também muito tradicional em Juazeiro, com uma causa nobre que é a inclusão e o incentivo ao esporte e ao cuidado com a saúde física e mental”.

Ascom PMJ

Eletricista morre vítima de descarga elétrica quando realizava serviço para uma empresa privada, em Juazeiro

0

 

Na tarde desta sexta-feira (14), um homem morreu vítima de uma descarga elétrica, quando executava um serviço para uma empresa privada, no 1° andar de um prédio empresarial situado no bairro Maringá, em Juazeiro.

O eletricista Reginaldo Rocha ainda chegou a ser atendido pelo SAMU, que foi acionado por pessoas que trabalham em outras empresas situadas no prédio, mas não resistiu e foi a óbito.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência e confirmaram que o eletricista prestava serviço de instalação elétrica para uma empresa privada.

Redação PNB

Juazeiro aprova reajuste salarial com ganho real para servidores municipais

0

 

Os servidores públicos municipais de Juazeiro terão um ganho real em seus salários com um reajuste de 5%, percentual acima da inflação. A medida foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (12). Além do aumento no salário-base, o teto do auxílio-alimentação subiu de R$ 4 mil para R$ 4.400,00, e o benefício, que não era reajustado há seis anos, passou de R$ 280 para R$ 350. Outras categorias também foram contempladas, como os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias, que tiveram melhorias salariais.

O reajuste será concedido de acordo com a data-base, sendo pago o retroativo de janeiro no mês de abril e o retroativo de fevereiro em maio. Já o teto do auxílio-alimentação ajustado para R$ 4.400,00, com vigência a partir de janeiro de 2025. O valor do auxílio-alimentação também elevado para R$ 350,00, com vigência a partir março.

O agente de combate às endemias, Victor Rennan, comemorou os reajustes. “No início de cada ano, ficamos ansiosos pela campanha salarial e pelo reajuste, que faz diferença no nosso orçamento. A equiparação ao piso nacional é uma conquista importante para a categoria, e para mim, esse aumento chega em um ótimo momento. Com o custo de vida subindo, especialmente o plano de saúde, esse valor extra já ajuda a aliviar as despesas da minha família”, celebrou Rennan.

O Procurador-Geral do Município, Eduardo Lopes, destacou o esforço da gestão para garantir o reajuste sem comprometer o equilíbrio financeiro. “Após uma longa mesa de negociação e ouvindo os servidores, conseguimos encaminhar à Câmara um projeto que foi aprovado por unanimidade. Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, a gestão demonstrou sensibilidade e compromisso com a valorização do servidor, garantindo um reajuste acima da inflação e um aumento no auxílio-alimentação. Essa conquista reflete o compromisso da administração em equilibrar as contas públicas sem abrir mão do reconhecimento ao funcionalismo.”

O município tem buscado equilibrar suas finanças sem comprometer o reconhecimento e a valorização dos servidores. Com essa medida, a Prefeitura de Juazeiro reafirma sua preocupação com o bem-estar dos servidores, fundamentais para o funcionamento dos serviços públicos. A valorização da categoria é um passo importante para manter a motivação e a qualidade no atendimento à população, ao mesmo tempo em que se mantém o compromisso com a responsabilidade financeira do Município.

Ascom/PMJ

Prefeitura de Casa Nova inicia Campanha “Faxinaço Contra a Dengue”

0

 

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (13) a primeira etapa da Campanha “Faxinaço Contra a Dengue”. A ação visa mobilizar a população para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Muito boa a iniciativa, os agentes passando e orientando a população. Vamos todos juntos combater esse mosquito, que é perigoso e não tem piedade de ninguém”, avaliou a moradora da Vila Papelão, Gracinha Amorim.

Nesta fase inicial, os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estarão percorrendo os bairros Área Industrial, Vila Papelão, São José, São Gerônimo, Gilson Viana, Estevão Beato e Zé da Totonha. O principal objetivo é conscientizar os moradores sobre a importância de eliminar entulhos e objetos que possam acumular água e se tornar focos do mosquito.

A Secretária Municipal de Saúde, Rosania Rabelo, reforçou a importância da participação da população nesta iniciativa. “A Dengue é um problema de saúde pública e só conseguiremos combater o mosquito se cada cidadão fizer a sua parte. O Faxinaço é uma grande mobilização coletiva para eliminar os criadouros e reduzir os casos da doença em nossa cidade”, afirmou.

Cronograma

Após a primeira semana de conscientização, o recolhimento dos materiais descartados será realizado entre os dias 17 e 20 de março. Os moradores deverão colocar entulhos, garrafas, pneus e outros objetos nas calçadas para que as equipes de limpeza possam recolhê-los adequadamente.

A Campanha Faxinaço

Será realizada em seis etapas, abrangendo toda a cidade. A cada fase, uma semana será dedicada à conscientização e outra ao recolhimento dos materiais descartados. A segunda etapa da campanha ocorrerá em Santana do Sobrado, onde entre os dias 24 e 28 de março, período que será feita a divulgação e a panfletagem, seguida do recolhimento dos entulhos de 1º a 4 de abril.

Ascom/PMCN

Escola aberta para a comunidade: Emei Suely Medrado recebe pais e responsáveis para exposição de atividades da educação infantil

0

Os pais, mães e responsáveis pelos estudantes da Emei Maria Suely Medrado, no bairro Sol Levante, foram surpreendidos por uma bela exposição, nesta quinta-feira (13). A unidade escolar preparou uma mostra das atividades e materiais produzidos pelos alunos desde o início do ano letivo, em fevereiro.

A gestora da Emei, Tania Rosa, explicou que a exposição é uma culminância do projeto Identidade, ação que integra o conteúdo pedagógico trabalhado na escola. “Desde fevereiro estamos trabalhando o tema ‘Identidade’, para que as crianças possam construir a sua identidade e autonomia por meio da brincadeira, da interação social e da vivência em diferentes situações, percebendo a si e ao outro, suas diferenças e semelhanças. Convidamos as famílias para prestigiar esse momento de culminância e conhecer o conteúdo que seus filhos estão estudando”.

Entre os materiais expostos, muitos desenhos e atividades de reconhecimento do nome e da imagem. “Eu achei ótimo esse momento. Assim a gente consegue acompanhar o desenvolvimento das nossas crianças e cada atividade que eles estão fazendo. Essa creche é muito boa porque ela faz essa interação da família com a escola”, pontuou Suelene Damiana da Silva Santana, mãe do pequeno Andrew Miguel Santana Siqueira, de 4 anos.

Ascom Seduc/PMJ

Prefeitura de Sento Sé realiza mais uma entrega beneficiando 280 famílias

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (13) mais uma entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Direto). A ação aconteceu na sede da secretaria e garantiu a distribuição de 5.813 quilos de alimentos para 280 famílias acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A prefeita Giselda Carvalho ressaltou a relevância do PAA Direto para a população e reforçou o compromisso da gestão em fortalecer políticas públicas de combate à fome e incentivo à agricultura familiar.    “O programa de Aquisição de Alimentos é uma iniciativa fundamental, pois beneficia tanto os produtores locais quanto as famílias que mais precisam. Seguimos empenhados em buscar recursos e fortalecer parcerias para que essa ação continue acontecendo e garantindo mais dignidade ao nosso povo,” declarou a prefeita.

Os alimentos

Feijão, abóbora, coentro, banana, mamão, manga, pimentão e mandioca, foram adquiridos da agricultura familiar, reforçando o compromisso da gestão municipal tanto com o fortalecimento dos pequenos produtores quanto com a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade.

A secretária municipal de Assistência Social, Marizangela Nascimento, destacou a importância do programa e explicou que esta entrega teve o objetivo de zerar um saldo pendente do ano passado. “Essa entrega foi essencial para garantir que os agricultores recebessem o pagamento referente ao saldo do último ano, além de levar alimento de qualidade para as famílias atendidas pelo CRAS. Para este ano, ainda não temos uma data prevista para novas entregas, mas estamos trabalhando para viabilizar a continuidade do programa no município,” afirmou Marizangela.

Ascom