Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Secretaria de Educação de Juazeiro promove formação para professores e auxiliares de AEE

0

 

A Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) realizou, nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/03), mais um ciclo de formação continuada para os professores e auxiliares de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da rede municipal de ensino. Os encontros acontecem mensalmente e visam qualificar o atendimento às crianças com deficiência.

A diretora de Educação Inclusiva da Seduc, Carliane de Oliveira, explicou que, nesta edição, a formação teve como foco principal a prática dos servidores na escola. “Primeiro nós atendemos os professores de AEE, que estão diretamente ligados ao atendimento pedagógico do aluno e, nesta sexta-feira, atendemos cerca de 500 auxiliares de AEE, do interior e da sede, para abordar a prática do auxiliar e discutir de que forma ele pode garantir um atendimento de qualidade ao aluno”, explicou.

Para a professora de AEE da Escola Municipal Professora Atanilha Luz Araújo, Gisélia da Silva Andrade, as formações são essenciais para o trabalho do professor e do auxiliar na escola. “O conhecimento é sempre importante. Então, todas as vezes que a gente tem a oportunidade de complementar o trabalho da gente, aprender cada vez mais, precisamos aproveitar. Aqui a gente encontra pessoas, a gente troca experiências e aprimora os nossos conhecimentos para utilizar na sala de aula”.

Além dos encontros presenciais, os professores e auxiliares de AEE terão acesso a um conteúdo produzido pela TV Escola Juazeiro.

Ascom/Seduc

Transforma Petrolina participa de reunião que visa valorizar a pessoa idosa

0


Valorizar e respeitar a pessoa idosa é uma das frentes de atuação do programa de voluntariado Transforma Petrolina. Nesta quinta-feira (13), representantes da instituição participaram de uma reunião estratégica promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa sobre a organização e estruturação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município.

O encontro reuniu representantes da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome,  Sebrae e de lares de idosos como Casa Geriátrica, Cantinho do Aconchego, Casa de Vó e Cantinho do Abraço, dentre outros, para debater melhorias na gestão, acolhimento e qualidade dos serviços prestados à população idosa.

Entre os principais pontos discutidos, destacam-se a criação de um Plano de Ação para Atendimento Geriátrico, infraestrutura dos espaços de longa permanência e a implementação de um Projeto Municipal de Combate ao Etarismo. Além disso, foi discutida uma parceria com o Sebrae para capacitação de gestores e o desenvolvimento de um projeto de empreendedorismo social para idosos em situação de vulnerabilidade.

A reunião também reforçou a importância do fortalecimento de redes de apoio para implementar novos projetos sociais voltados para a pessoa idosa. “O Transforma Petrolina entende que essa atenção aos nossos idosos é um papel conjunto de toda a sociedade. Por isso, estamos engajados em trabalhar de forma conjunta para valorizarmos o que já vem sendo realizado  na cidade em prol dessas pessoas”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

Ascom

Juventude Unida: Diretorias da Juventude dos Municípios de Juazeiro e Petrolina realizam reunião de alinhamento

0

 

Para debater projetos voltados ao fortalecimento dos jovens juazeirenses e petrolinenses é que se reuniram nesta quinta-feira (12), no gabinete do Secretário da Juventude de Petrolina, as diretorias municipais das duas cidades, em uma parceria histórica.

O encontro contou com a presença do Diretor da Juventude de Juazeiro, Kauan Barros, o diretor de Juventude de Petrolina, Pedro Luís Guimarães, e dos membros da equipe da SEJUV.

O objetivo do encontro foi o alinhamento de projetos para a organização de programas de grande impacto para a juventude da região, tendo como principais pontos a busca de iniciativas de empreendedorismo, programação cultural e esportiva, e o fomento de eventos integrativos na orla das suas cidades e também na ilha fogo.

Com esse encontro, as secretarias de Juventude de Juazeiro e Petrolina firmaram um compromisso mútuo de fortalecer a troca de experiências e trabalhar em conjunto, estreitando os laços entre as duas cidades e criando uma rede de apoio e desenvolvimento para os jovens.

O Diretor da Juventude de Juazeiro, Kauan Barros, fala da importância da parceria entre as cidades vizinhas. “Essa é uma parceria histórica, que nunca foi feita antes pelos dois municípios, nós estamos unindo as juventudes de Juazeiro com as juventudes de Petrolina para criarmos uma ocupação com atividades principalmente de esportes e lazer”.

Ascom/PMJ

Após comunicado do retorno do transporte estudantil da Univasf para segunda (17), Centro Acadêmico “Para além disso, política de assistência estudantil continua absolutamente precária”

0

 

 

Nesta sexta-feira (14), o Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Télio Leite, anunciou que o transporte estudantil voltará a funcionar normalmente a partir da próxima segunda-feira (17). O serviço está suspenso desde o último dia 24 de fevereiro, devido à greve dos motoristas lotados no Campus de Juazeiro, na região Norte da Bahia.

O comunicado veio após uma nota do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, publicada ontem (13) no PNB, onde a agremiação reivindicava o retorno do transporte dos estudantes e também das atividades do Restaurante Universitário.

”Começamos um semestre sem o funcionamento do Restaurante Universitário e com os motoristas dos ônibus que a universidade oferece gratuitamente em estado de greve, afetando no mínimo 70% dos discentes da universidade, que de acordo com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil, são estudantes em situação de vulnerabilidade social”.

Novamente em contato com o PNB, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais comentou sobre o retorno do transporte e reforçou outras deficiências na assistência estudantil.

“Apesar de se isentarem das responsabilidades com a situação grevista, foi graças à pressão estudantil que a reitoria “magicamente” resolveu a situação dos ônibus, tentando desmobilizar o movimento estudantil, que se revolta mais uma vez. Mas, para além disso, a política de assistência estudantil continua absolutamente precária. O Restaurante Universitário ainda não tem uma garantia de que o preço vai ser acessível ao estudante, além de que não há previsão da construção de um RU nos campi mais afastados, como São Raimundo Nonato e Paulo Afonso. Descobrimos recentemente que o Auxílio Permanência de míseros 250 reais, que serve para o estudante não morrer de fome, e deve ser pago durante 12 meses de acordo com o edital, também não vai cair por agora. O pagamento, que deveria acontecer no sexto dia útil do mês, provavelmente só vai cair no final desse mês ou início do próximo”, relatou um representante da agremiação estudantil.

Ele ainda denunciou, enviando registros fotográficos, a infraestrutura precária da universidade no Campus Juazeiro e anunciou a realização de um ato do movimento estudantil pedindo melhorias para a instituição.

“O espaço em cima do RU, que são as salas destinadas às empresas juniores e o Centro Acadêmico de Ciências Sociais e o Diretório Acadêmico de artes visuais, estão com infiltração nas paredes e no teto, muito mofo e com a estrutura comprometida. Da mesma forma, os banheiros e estrutura do Bloco da Biblioteca e Colegiados, com portas e equipamentos quebrados. Até o bloco de artes que a instituição propagou ter renovado como ação do 20º ano da Univasf está na mesma situação. No pátio do Campus, carros quebrados, ou seja, uma sucata. Na próxima quarta-feira (19), faremos um ato no Campus Centro com todo o movimento estudantil da universidade”, concluiu.

Redação PNB

 

Técnica de Sobradinho é escolhida delegada representante do território do Sertão do São Francisco para Conferência Nacional do Meio Ambiente

0

 

Durante a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), realizada em Salvador, nos dias 11 e 12 de março, o município de Sobradinho foi representado pelos seus delegados eleitos durante a última Conferência Municipal.

A conferência reuniu mais de mil e quinhentas pessoas de todo o estado, com o objetivo de debater os próximos passos da gestão ambiental na Bahia.

Fabrícia Alves, técnica em Meio Ambiente do município e membro da sociedade civil na conferência estadual representando o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Baianos do Entorno do Lago de Sobradinho (CBHLS), foi eleita delegada representante do território do Sertão do São Francisco para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em Brasília, entre os dias 6 a 9 de maio.

“É com muita alegria que irei representar, como delegada, o território do Sertão do São Francisco e o nosso município de Sobradinho, na Conferência Nacional do Meio Ambiente. Eu como profissional, catingueira, ribeirinha, mulher, fico muito feliz e ressalto minha responsabilidade e competência de representar nosso bioma, nosso sertão, e principalmente nosso povo e o Rio São Francisco”, declarou Fabricia.

“Somos o país que detém o pulmão do mundo, e é preciso debatermos a fim de expor problemas e soluções, pois só assim comprovaremos nosso compromisso enquanto sociedade mais comprometida com a proteção do Meio Ambiente. Precisamos como comunidade sobradinhense, povo ribeirinho do território do Sertão do São Francisco, mostrar nossa parcela de contribuição no combate ao aquecimento global e na proteção ao meio ambiente. Fico muito satisfeito em ver uma de nossas cidadãs indo nos representar na Conferência Nacional do Meio Ambiente, local onde ela poderá expor nossas preocupações e ouvir novas soluções que futuramente poderemos trazer para a defesa do Meio Ambiente local”, afirmou o gestor municipal.

Ascom/PMS

Um ano após da data em que o Colégio Paulo VI seria reinaugurado, prefeito de Juazeiro retoma obra de reforma da instituição

0

 

O Colégio de Tempo Integral Paulo VI, situado em Juazeiro, Norte da Bahia, teve sua obra de requalificação iniciada em março de 2023, contando com um investimento de R$7 milhões, oriundos de recursos próprios, segundo a antiga gestão municipal. A obra, que costumava caminhar a passos lentos, ficou totalmente paralisada por vários meses e o prazo divulgado para a entrega da tradicional instituição de ensino não foi cumprido pela ex-prefeita Suzana Ramos.  

Um ano após da data em que o colégio estaria reinaugurado, o Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, assinou a ordem de serviço para a retomada das obras da instituição que este ano completa 60 anos de história. O evento aconteceu nesta sexta-feira (14) em frente à unidade escolar e contou com um clima festivo, embalado pelas apresentações do Coral de Libras do Paulo VI e da Fanfarra do CODEFAS.

Ao lado do vice-prefeito, Tiano Félix, do deputado estadual Zó, da secretária de Educação, Maeve Melo, a gestora do Paulo VI, Francisca Alves, vereadores, secretários municipais, professores e alunos, o prefeito reafirmou o compromisso da gestão com a educação de qualidade.

“O Paulo VI faz parte da história de Juazeiro e merece uma estrutura moderna e adequada para atender nossos alunos. Essa obra é um compromisso que assumimos e estamos cumprindo. A previsão é que ainda este ano vamos entregar aos estudantes, professores e toda equipe escolar, um espaço totalmente novo e inovador”, destacou o prefeito.

Para os alunos, a expectativa é grande. “Estou contando os dias para a inauguração. Vai ser uma transformação para todos nós. Obrigado prefeito Andrei por esse presente”, disse Samuel Marques, estudante da unidade.

A obra contempla uma área de 11.606 m² e trará uma infraestrutura completa e moderna para atender 800 alunos em tempo integral. O projeto inclui 20 salas de aula, laboratórios de ciências e matemática, salas poliesportivas, de jogos, de produção e psicologia, sala de aula multiuso com lousa interativa, auditório, padaria, refeitório, sistema fotovoltaico, sala de pilates, salas de robótica e música, pista de salto oficial, anfiteatro coberto, áreas de convivência, climatização e quadra poliesportiva coberta.

“Desde do início da sua gestão, o prefeito pediu prioridade para a retomada dessa importante obra. Será um marco histórico para a educação municipal, onde vamos alinhar as melhores práticas pedagógicas e estruturais do município”, comemorou a secretária da Seduc, Maeve Melo.

A gestora do colégio agradeceu ao prefeito e a secretária Maeve pela retomada das obras.

“Será um sonho para todos nós que fazemos parte do Paulo VI. Vamos preparar uma reinauguração histórica para que fique na memória do povo de Juazeiro”, garantiu Francisca.

Redação PNB, com informações Ascom PMJ

Estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro visitam o Memorial Manuca Almeida

0

 

Os estudantes da Escola Municipal Eliseu Santos, localizada no Projeto Curaçá (CAJ), visitaram, nesta quinta-feira (13), o Memorial Manuca Almeida e o Quintal do Poeta. Alinhada ao projeto pedagógico da unidade escolar, a visita faz parte das comemorações do Dia Municipal da Cultura e da Poesia Manuca Almeida, celebrado em 14 de março.

A superintendente de Educação Integral e Políticas Afirmativas da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc), Queila Patrícia Santos, destacou a importância da visita para a formação dos estudantes. “O nosso objetivo é fazer com que os estudantes das escolas de tempo integral tenham atividades lúdicas no contraturno escolar. A proposta dessas escolas é tratar o aluno na sua integralidade, para além dos muros das escolas. Então, a arte, a cultura, a literatura, a poesia fazem parte da construção desse aluno”.

O estudante Arthur Flor, 13 anos, aluno do 8º ano na Escola Municipal Eliseu Santos se encantou com o material encontrado no memorial e com a história do poeta Manuca Almeida. “Eu achei maravilhoso sair da escola para visitar um local de poesia, porque Manuca foi muito inspirador para muitas pessoas e eu acho que pode ser também a minha inspiração”.

O espaço do Memorial Manuca Almeida é mantido por Lu Almeida, guardiã da obra do poeta, e está aberto para visitação dos estudantes. “Nesse espaço, a gente procura mostrar para as pessoas que nos visitam a obra e a história desse poeta que deixou mais de seiscentas músicas e uma história incrível que as pessoas precisam conhecer”.

Ascom/Seduc

Em nota de pesar, Kingdom Empresarial se manifesta sobre morte de eletricista que prestava serviço a uma empresa particular situada no prédio, em Juazeiro

0

 

A direção do prédio empresarial, situado no bairro Maringá, em Juazeiro, em nota, se manifestou sobre o acidente que vitimou o eletricista Reginaldo Rocha, ocorrido na tarde desta sexta-feira (14). O profissional morreu após sofrer uma descarga elétrica, quando executava um serviço para uma empresa privada, no 1° andar do edifício.

Confira nota:

“O Kingdom Empresarial lamenta profundamente o falecimento de um prestador de serviço de ar-condicionado enquanto atendia um dos nossos inquilinos. Neste momento de dor, expressamos nossos mais sinceros sentimentos e solidariedade à família e amigos.

Esclarecemos que tanto o empreendimento quanto o inquilino estão prestando todas as informações necessárias e colaborando integralmente com as autoridades para o devido esclarecimento dos fatos.

Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos que frequentam o espaço e permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento.

Kingdom Empresarial

Redação PNB

 

Em nota, Prefeitura de Juazeiro lamenta morte de eletricista vítima de descarga elétrica quando realizava serviço para empresa particular

0

 

Em nota, a Prefeitura de Juazeiro se manifestou sobre o acidente que ocorreu na tarde desta sexta-feira (14), quando um homem morreu vítima de uma descarga elétrica.

Confira:

A Prefeitura de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do eletricista, Reginaldo Rocha, ocorrido nesta tarde, enquanto desempenhava suas atividades no prédio onde funcionam algumas secretarias do governo municipal.

Ressaltamos que a empresa para a qual o profissional prestava serviço no 1° andar não possui qualquer relação com a Prefeitura. No entanto, assim que soube do ocorrido, a gestão municipal acionou prontamente os serviços de emergência, incluindo o SAMU, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, prestando todo o socorro possível à vítima.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares da vítima, oferecemos apoio psicológico e social e desejando força e conforto a todos.

Redação PNB