Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Procon Digital: No dia Internacional do Consumidor, Prefeitura de Juazeiro implanta novo serviço para facilitar atendimento

0


A partir deste sábado (15), os juazeirenses não precisarão mais se deslocar até a sede do Procon para formalizar uma denúncia ou reclamação. Com o lançamento do Procon Digital, basta acessar o site da Prefeitura de Juazeiro (juazeiro.ba.gov.br

), registrar a solicitação e anexar os documentos necessários. Com poucos cliques, o consumidor pode acompanhar seu processo e receber atualizações sobre sua demanda, tornando o serviço mais acessível e ágil.

O Coordenador Geral do Procon, Egídio Felizardo, ressalta o impacto positivo da novidade. “Esta é uma ferramenta inédita no município, que facilita o acesso dos consumidores aos seus direitos. Lançamos justamente no Dia do Consumidor para reforçar nosso compromisso com a proteção e a defesa dos direitos da população”, disse Felizardo.

Atendimento digital e mais acessível

Com o Procon Digital, os consumidores podem registrar suas queixas diretamente no site da Prefeitura, anexando documentos como RG, CPF, comprovante de residência e notas fiscais, entre outros necessários para cada tipo de reclamação. O sistema foi desenvolvido para garantir praticidade, segurança e eficiência no atendimento.

A iniciativa visa modernizar o atendimento, agilizar a resolução de demandas e fortalecer ainda mais o vínculo entre consumidores e o Procon na defesa dos seus direitos.

Ascom PMJ

Equipes de limpeza nas ruas: SESP realiza mutirão de limpeza em 24 pontos de Juazeiro; ação ocorreu neste sábado (15)

0

 

Uma das mais frequentes reclamações de moradores dos diversos bairros de Juazeiro é sobre a limpeza pública. A cidade foi entregue suja à nova gestão municipal, que vinha sendo cobrada recorrentemente para acelerar a limpeza urbana.

Neste sábado (15), equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), foram vistas nas ruas realizando um grande mutirão e 24 pontos foram atendidos.

Passaram por uma limpeza geral áreas estratégicas do município, incluindo o Marco Zero, BR-407, BA-210 (região do bairro Tabuleiro) e o bairro Cajueiro. Além disso, equipes de roçadores atuaram na Orla e no bairro João XXIII, enquanto a programação diária de varrição seguiu ativa em pontos fixos como Orla 1 e 2, Avenida Flaviano Guimarães (Cajueiro), Rua do Paraíso (Santo Antônio), Alto da Maravilha, Alagadiço, Centro, Terminal de Ônibus Urbanos e diversas avenidas importantes da cidade.

“A ação contribui diretamente para a segurança, o bem-estar e a autoestima dos moradores, refletindo o respeito por quem vive na cidade”, destacou o órgão.

A ação também envolveu a limpeza do canal do Tabuleiro, serviços de cascalhamento nas estradas da comunidade do Morrão e a manutenção de praças e áreas verdes, como a poda na Praça 1º de Maio, bairro Santo Antônio e no Residencial Mairi.

O secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, destacou o trabalho e a importância do apoio da população.

“Essa iniciativa é um esforço coletivo para melhorar a cidade e elevar a autoestima dos juazeirenses. No entanto, precisamos da colaboração de todos para manter a cidade limpa. O apoio da população é fundamental para que possamos ter um município mais bonito e saudável”, afirmou.

Importante lembrar que a população também é responsável pela limpeza urbana. Pequenas atitudes, como descartar o lixo corretamente e evitar jogar entulhos nas ruas e canais, fazem toda a diferença para garantir um município mais bonito e saudável para todos.

Aprovação da população

Para Mateus Martins, morador da cidade, a iniciativa trouxe impactos positivos. “A limpeza é muito importante para nossa cidade e dá um ar de energias positivas. A equipe de limpeza está de parabéns por este trabalho. É muito legal ver que a cidade está limpa”, comemorou.

Já a comerciante Nailsa Dias da Silva ressaltou os benefícios do serviço para quem trabalha no centro da cidade. “O serviço está muito bom porque já tem três anos que estou aqui nessa praça e ela sempre foi muito suja, com lixo e entulho. Para nós que trabalhamos com alimentação, a limpeza é essencial. Em frente ao Fórum, deveria ser sempre um lugar bem arrumado e limpinho. Ontem trocaram as lâmpadas e hoje já fizeram a limpeza. Isso melhora muito para o comércio”, disse.

Redação PNB, com informações Ascom/SESP 

Juvenilson Passos se reúne com lideranças de Remanso e se apresenta como pré-candidato a deputado estadual

0

O ex-prefeito de Sento Sé e líder político da região, Juvenilson Passos, reuniu-se com lideranças comunitárias de Remanso neste sábado (15), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso, para apresentar sua pré-candidatura a deputado estadual. A reunião, que contou com a presença da ex-prefeita de Sento Sé, Ana Passos, é mais um passo na jornada de Juvenilson rumo à Assembleia Legislativa da Bahia.

Em seu discurso, Juvenilson Passos destacou a importância da união e do diálogo com as comunidades para a construção de um projeto político que represente os interesses da população de Remanso e de toda a região. Ele ressaltou sua experiência como gestor público e seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico do estado.

“Acredito que a política deve ser feita com a participação de todos, ouvindo as demandas e buscando soluções para os problemas que afligem a nossa gente”, afirmou Juvenilson Passos. “Por isso, estou aqui hoje, para colocar meu nome à disposição e construir, juntos, um futuro melhor para a nossa região”.

Ascom/ Juvenilson Passos

Prefeitura de Juazeiro e OAB firmam parceria para realizar mutirões de atendimentos jurídicos a mulheres vítimas de violência

0

 

Com o intuito de reforçar o apoio jurídico às mulheres vítimas de violência, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretária da Mulher e Juventude, assinou, na tarde desta quinta-feira (13), um termo de parceria junto à Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Juazeiro.

O primeiro dia do mutirão foi realizado ainda na quinta-feira, com o atendimento e acolhimento de 13 mulheres. As vítimas já são assistidas pelo CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher) e agora contarão com mais uma frente de apoio na luta contra violência.

Isaura Portugal, Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e Advogada da OAB, explica a importância deste atendimento no CIAM.

“A comissão já faz esse trabalho atendendo as mulheres assistidas da Rede de Enfrentamento à violência doméstica e familiar do município e da Pastoral da Mulher. O mutirão na verdade é uma extensão, surgiu dessa ideia. O atendimento é diferenciado, com uma escuta atenta, efetiva e ativa, fazendo uma prestação judiciária humanizada”.

A Secretária da Mulher e Juventude, fala da importância da parceria entre a OAB e a Prefeitura para o fortalecimento da rede de enfrentamento a violência contra à Mulher.

“As mulheres assistidas é que serão as principais beneficiadas. Então, a gente só tem que agradecer a OAB e a comissão da mulher advogada por se dispor a realizar esses mutirões que são de suma importância.”

Os atendimentos e acolhimentos do mutirão acontecerão do dia 13 de março ao dia 17 de abril, todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, no CIAM, especificamente para as assistidas. Iuana Louise, coordenadora do Centro, reforça o público alvo da ação e o convite para a participação delas.

“Salientamos a felicidade que é recebermos esse primeiro mutirão específico para nossas mulheres. Então, as mulheres que são atendidas aqui no CIAM, do dia 13 de março ao dia 17 de abril, estaremos aqui todas as quintas, com o atendimento jurídico, específico para encaminhamentos e para sanar dúvidas, referentes à Lei Maria da Penha. Podem vir, é gratuito, estamos aqui aguardando vocês”.

Ascom PMJ

Programa Universidade para Todos (UPT) 2025 vai ofertar mais de 20 mil vagas este ano e inscrições começam na terça-feira (18)

0

O Programa Universidade para Todos (UPT) ofertará, este ano, 20.110 vagas nos 27 territórios de identidade e distribuídas em 218 municípios baianos, com a oferta das atividades em 358 polos de funcionamento. O UPT 2025 contará, ainda, com o envolvimento de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários. Além do aumento de vagas, outra novidade é a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se junta às demais instituições de Ensino Superior parceiras em 2024 (UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFRB, UFSB e UFOB). As inscrições para o UPT – edição 2025 acontecem no período de 18 a 27 de março, exclusivamente por meio eletrônico, no endereço upt.educacao.ba.gov.br. Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18  milhões no programa.

Para concorrer a uma vaga no UPT, no ato da inscrição, o candidato deverá selecionar o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas de seu interesse. O interessado concorrerá ao total de vagas ofertadas de acordo com suas opções de escolha. A seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, de forma aleatória e equitativa, por meio do sistema informatizado da Secretaria da Educação (SEC). De caráter classificatório, o sorteio ocorrerá em 28 de março de 2025, às 9h, na sala 136, 1º andar da SEC, sob a coordenação do UPT.

O sorteio será acompanhado por representantes das universidades parceiras, do Núcleo de Atos (NCAA), da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), da Superintendência de Políticas para Educação Básica (SUPED) e da Coordenação de Gestão Organizacional (CGOTIC), que atuarão como testemunhas do procedimento, garantindo a lisura e transparência do processo. As aulas serão iniciadas no próximo dia 14 de abril, com o suporte, este ano, de 624 profissionais das áreas administrativa, pedagógica e de monitoramento.

Voltado ao fortalecimento da política de acesso ao Ensino Superior e direcionado aos estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública, o UPT é composto por três etapas independentes e complementares, envolvendo a mobilização de inscrição para os processos do Exame Nacional de Ensino Superior (ENEM), do Sistema de Avaliação da Educação Básica  (SAEB), dos exames de vestibular e demais formas de ingresso à universidade; o fortalecimento das aprendizagens e a preparação do estudante; e a formação inicial e continuada de estudantes universitários para o exercício da docência. Outra boa nova é que, no ato da inscrição, o (a) candidato (a) poderá buscar as vagas por município, turno e modalidade de oferta, bem como selecionar o local de funcionamento, podendo se inscrever em até duas opções de vagas disponibilizadas.

Serão matriculados automaticamente no Programa UPT 2025 os candidatos selecionados e classificados que atenderem aos requisitos do programa, conforme edital, levando em consideração as opções formuladas no ato da inscrição, quanto ao município, ao turno e à modalidade de oferta, transcritas pelo candidato no ato da inscrição. O candidato deverá acessar o link upt.educacao.ba.gov.br com seu login e senha, no próximo dia 9 de abril, para conferir o resultado.

As ações pedagógicas do UPT se dão por meio de aulas de segunda a sexta feira, abordando os componentes curriculares – Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) –, que são ofertados e desenvolvidos pelas universidades públicas parceiras. Este ano, a oferta das aulas, terá três modalidades de oferta para escolha do candidato: presencial (consiste em aulas ministradas presencialmente pelos professores/monitores, de segunda a sexta-feira); não presencial (aulas realizadas de forma síncrona em tempo real, obedecendo os mesmos horários e carga horária da oferta presencial, em que monitores e alunos do UPT se conectam por meio de plataformas de videoconferência como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, Youtube e afins) e/ou modalidade de oferta híbrida.

Aos finais de semana, a maratona do conhecimento continua com a oferta de atividades complementares, de acordo com a modalidade de oferta escolhida pelo candidato Entre as opções, aulões, com conteúdo cobrados nos processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior (ENEM/exame vestibular); simulados, para que os alunos possam vivenciar como acontece o processo do ENEM, testar seus limites e possibilidades e estabelecer metas e redimensionar os estudos; orientação profissional; giro das profissões e oficinas, sempre buscando estratégias diversificadas que possibilitam a interdisciplinaridade com as áreas do conhecimento, com participação dos monitores e interação dos estudantes.

Público atendido pelo UPT – Pode participar do programa o estudante da rede pública da Bahia que estiver regularmente matriculado, em 2025, no 3º ano do Ensino Médio regular e suas modalidades correspondente; no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes na rede estadual ou egressos do Ensino Médio estadual e/ou municipal do Estado da Bahia.

Ascom/SEC

Projetos de três estudantes da rede estadual da Bahia são selecionados para Etapa Nacional do 6° Parlamento Juvenil do Mercosul, em Brasília

0

Três projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual da Bahia foram selecionados para a Etapa Nacional do 6° Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que acontece em Brasília, de 27 a 29 de maio. As protagonistas foram Rayssa Matos Silva (1º lugar), do Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos, no município de Ipirá; Anna Júlia Rodrigues da Silva (2º lugar), do Colégio Estadual Coronel João Duque, em Carinhanha; e Yasmim Barbosa Lima (3º lugar), do Colégio Estadual Mamedio Batista Lobão, no distrito de Lagoa Grande, em Cândido Sales. A iniciativa do Setor Educacional do Mercosul traz como tema, este ano, “A integração regional e as mudanças climáticas”. Para quem for selecionado para a Etapa Internacional, irá para Foz do Iguaçu, no Paraná, entre 11 e 13 de agosto.

Ao todo, 78 estudantes dos países membros e associados do Mercado Comum do Sul (Mercosul) foram selecionados para a Etapa Nacional do PJM. A Bahia está representada, nesta fase, pelos projetos “Transformando a produção: capacitação em sustentabilidade para produtores”, idealizado por Rayssa; “Entre o Rio Carinhanha e o Rio São Francisco: o Colégio Estadual Velho Chico – Carinhanha/Bahia”, de Anna Júlia; e “Currículo escolar, educação e sustentabilidade: escolas do campo na luta contra queimadas”, de Yasmim.

Rayssa, 17 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio, conta que está “imensamente feliz” com os resultados. “Destaco que todo o processo de desenvolvimento dos nossos projetos e estudos foi enriquecedor. O apoio da comunidade em levar essa iniciativa adiante foi algo que me tocou profundamente e pelo qual sou muito grata. Minhas expectativas para as próximas etapas estão altíssimas. Tenho certeza de que será uma experiência incrível, repleta de aprendizados e crescimento. Pretendo aproveitar essa oportunidade ao máximo para compreender de perto o trabalho de um parlamentar, vivenciar o dia a dia no Senado, conhecer pessoas inspiradoras, ampliar minha rede de contatos e, acima de tudo, levar esses aprendizados para meu futuro”, relatou a estudante.

Quem também está “completamente feliz” é Anna Júlia, 17 anos, aluna da 1ª série do Ensino Médio. “Passar para a Etapa Nacional, em Brasília, é um sonho realizado. Sinto-me honrada em representar minha cidade e ter a oportunidade de discutir, dialogar e construir conhecimento com jovens de outros estados. Acredito que será uma experiência incrível. Quero aproveitar e aprender o máximo para que todo o conhecimento adquirido possa ser trazido de volta para a minha comunidade, fazendo valer a pena o apoio de cada um deles. É só quando referenciamos o lugar de onde viemos que mostramos como unidos somos mais fortes e o poder transformador da educação”, disse.

Yasmim, 17 anos, da 2ª série do Ensino Médio, também falou sobre a alegria de ter tido o seu projeto selecionado. “Estou muito ansiosa e animada por ter sido eleita para participar de um projeto como o PJM. Também estou com ótimas expectativas. Pretendo aproveitar dos melhores jeitos possíveis. É uma grande oportunidade para adquirir mais conhecimento. Meu maior desejo é que meu projeto seja implementado nas escolas para que mais pessoas desenvolvam consciência sobre suas atitudes e o impacto que as mesmas têm no meio ambiente”, contou, explicando que seu trabalho propõe a implementação de um programa educacional voltado para a matriz curricular das escolas do campo, com foco na conscientização sobre preservação ambiental e adoção de práticas agrícolas sustentáveis, visando o combate das queimadas e a preservação da biodiversidade local.

A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Larissa Lima, disse que, para ela, na função que ocupa, “é de extrema felicidade ver as nossas meninas estudantes ocupando espaços como esse do Parlamento Juvenil do Mercosul”. Larissa ressalta que essa experiência do PJM é articulada entre o setor educacional do Mercosul e o Ministério da Educação (MEC) e incentiva a participação de estudantes do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio a serem parlamentares jovens, mas com o diferencial de abranger todos os países do Mercosul.

“Nós já realizamos aqui, na Bahia, programas como esse, a exemplo do Deputado Jovem Baiano, que são uma oportunidade para os estudantes conhecerem esse espaço legislativo de decisão e, também, de perceberem que esse sonho é possível para cada um deles. E a gente fica ainda mais feliz por ver essa representação feminina. Receber, no Mês da Mulher, a notícia de que no Estado foram selecionadas três meninas para a Etapa Nacional é muito gratificante. E isso é reflexo também de uma gestão de governo e gestão de secretaria que priorizam a participação estudantil e também a participação estudantil feminina”, completou Larissa Lima, destacando que o PJM, “além de ser uma experiência de vivência prática da política e do processo decisório, é um lugar de pensar a atualidade da política, como a emergência climática, que é uma agenda do país e do mundo, pensando na COP30 e na necessidade do cuidar do nosso meio ambiente”.

Sobre o PJM – O Parlamento Juvenil Mercosul proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do Mercosul um espaço de encontro e diálogo, visando incentivar o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. Ao todo, 78 alunos foram selecionados para a Etapa Nacional do PJM. Entre os critérios para participar desta edição estão ser estudante que frequentou o 1º ou 2º ano do Ensino Médio regular ou técnico integrado da rede pública municipal, distrital ou estadual, no ano de 2024, e ter nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011.

Ascom/SEC

Conheça a tradição da Festa de São José no Rodeadouro, celebração centenária e parte das raízes juazeirenses

0



Célia Regina Santos, 68 anos, aprendeu cedo a cultuar São José, padroeiro da comunidade do Rodeadouro, no sertão baiano. A admiração pela imagem divina foi herdada do seu pai, um promesseiro fiel que nunca faltava à tradicional festa para o santo, realizada há séculos na região. “Quando se falava em São José, ele movia céus e terra para participar de tudo”, conta. De sua infância para cá, a filha já soma décadas envolvida na cerimônia, que acontece sempre no dia 19 de março.

A festividade encerra o rito do novenário, período de nove dias de orações e celebrações ao pai adotivo de Jesus. Este ano, a programação inclui alvorada e o tradicional ‘Samba de Véio do Rodeadouro’, manifestação cultural da comunidade. O evento ainda leva barcos ao rio para uma viagem que carrega a imagem do santo pelas águas do Velho Chico. Para 2025, navegações estarão à espera dos devotos em Juazeiro para fazer a viagem à comunidade. Estima-se que centenas de pessoas deverão comparecer à festa. Entre elas, a dona Célia e seus familiares.

Conta-se que a celebração é tão antiga que não se sabe ao certo quando começou. Mesmo os moradores mais velhos, como Benedita Isabel De Sena, 84, relatam que a reverência ao padroeiro já existia antes mesmo de seu nascimento.

“Eu sei que sempre cantamos a novena – naquela época, tudo em latim – mas ninguém sabe como São José apareceu por aqui. Meus antepassados diziam que a imagem veio de uma casa construída na região do Alagadiço”, comenta. Qual tenha sido o percurso, a devoção chegou a boa parte das casas da região. Benedita mesmo ressalta, ao apontar para uma imagem do santo na sala: “aqui, a gente conserva São José em todo lugar”.

Entre os registros mais antigos conhecidos, está o de uma antiga capela, construída com madeira e barro. A igrejinha foi derrubada pelas chuvas, mas sabe-se que ainda ali já eram feitos os cultos em devoção a São José. Mesmo com a destruição, a fé da comunidade continuou firme.

Uma certeza é de que a história de fé está profundamente ligada à realidade da comunidade, segundo explica o padre Marcos da Silva, responsável pela Paróquia de São José, organizadora do festejo. De um lado, o santo é o protetor da Sagrada Família e padroeiro dos trabalhadores e da agricultura, do outro, a população, que é remanescente de quilombo, carrega a resistência e a cultura de suas raízes, atravessando gerações. E é aí que as histórias se cruzam, diz o padre.

“Como protetor dos plantios e intercessor dos trabalhadores, ele é especialmente significativo aqui, para um povo quilombola, que vive às margens do rio e que, provavelmente, realizava plantios coletivos para garantir o sustento no passado”, explica.

Para ele, em tempos de cheia ou de seca, muitos dos antepassados de Benedita e Célia podem ter recorrido ao santo em busca de abundância nas colheitas. Afinal, diz a crença que se o céu se veste de nuvens no dia de São José, o ano inteiro será de colheitas fartas. Quem sabe, mais que um santo, José de Nazaré tenha se tornado um fiel jardineiro de almas e das plantações na região.

Mas a fé vai além da natureza e das chuvas. Isso porque o Rodeadouro repousa nas curvas do Rio São Francisco, localizado a 13 quilômetros da sede do município de Juazeiro. Inclusive, os antigos contam que o nome surgiu das inúmeras voltas – ou “rodeios” – que as embarcações precisavam fazer para alcançar a terra firme. Ainda hoje, os moradores mais velhos guardam a lembrança do seu nome original: “Rodeador”.

O Rodeador é abençoado pelo Velho Chico, e tem na fé de sua população o pedido, sobretudo, por proteção e esperança. Benedita diz que a comunidade costuma pedir, durante as novenas, por ajuda para enfrentar dificuldades, amparo e auxílio aos irmãos.

Para Célia, é sobre coragem para enfrentar qualquer desafio. “Quando eu invoco São José, eu sou valente”, diz. Na próxima quarta-feira, ela, Benedita, e grande parte da comunidade embarcam para a procissão, que irá atravessar o rio, ecoando seus cantos, rezas e, sobretudo, a história de seu povo.

Ascom

Prefeitura de Sento Sé e forças de segurança discutem estratégias para solucionar problema de animais soltos nas ruas e rodovias

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, em parceria com as forças de segurança presentes no município, realizou uma reunião para discutir a problemática dos animais soltos nas ruas da cidade e na Rodovia BA-210. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura nesta sexta-feira (14) e teve como objetivo traçar estratégias e soluções para lidar com a situação, seja por meio da conscientização e diálogo com os responsáveis, seja pela ação policial nos casos legalmente permitidos.

Durante a reunião, foi definido que será celebrado um convênio entre a Polícia Rodoviária Estadual e o Município, visando a implementação de ações de conscientização e apreensão de animais soltos, de acordo com as normas legais. O Procurador Geral do Município, Ruam Quirino, destacou a importância dessa iniciativa para garantir a segurança da população.

“Foram traçadas estratégias para conter essa situação, buscando conscientizar os responsáveis e, quando necessário, adotar medidas legais para apreensão dos animais. É fundamental que os criadores entendam que manter animais soltos em vias públicas é crime e pode trazer consequências graves. Nosso compromisso é garantir a segurança da população e evitar acidentes,” ressaltou o procurador.

As autoridades presentes reforçaram que a criação de animais soltos é crime, conforme previsto no Código Penal e na Legislação Municipal, e que essa prática tem causado diversos acidentes, resultando em prejuízos materiais e até mesmo óbitos.

Participantes da reunião

Representando a Prefeitura de Sento Sé, estiveram presentes: Samuel Antunes – Secretário Municipal de Obras, Adriano Almeida – Secretário Municipal de Administração, Wisnik Benício – Secretário Municipal de Comunicação, Cleriston Ferreira – Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Ruam Quirino – Procurador Geral do Município, entre outros. Representando as forças de segurança: Josilene Lins – Inspetora Chefe da Guarda Civil Municipal (GCM); Capitão Willer – Representante da 96ª CIPM; Pablo Bogosiam – Delegado da Polícia Civil e Adjailson Moura – Comandante da 4ª CIA da Polícia Rodoviária Estadual.

Ascom/PMSSE

SAMU: Prefeitura de Senhor do Bonfim unifica protocolo de óbitos domiciliares na região

0

 

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria Municipal de Saúde e do SAMU Regional, está implementando um protocolo inédito para unificar o registro de óbitos em domicílio. A iniciativa, que visa otimizar o atendimento e a precisão nas informações sobre as causas das mortes, teve início em Senhor do Bonfim e se estenderá para os nove municípios atendidos pela Regional: Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba, Andorinha, Campo Formoso, Jaguarari, Antônio Gonçalves e Pindobaçu.

“O objetivo da ação é facilitar o trabalho da Regulação Médica de urgências situada em Senhor do Bonfim, facilitar a especificação das causas dos óbitos e também reduzir os erros nas Declarações de Óbitos”, destaca a secretária municipal de Saúde, Renata Maia.

O protocolo

Estabelece que médicos das Unidades de Saúde da Família (USFs) e das Unidades de Saúde serão responsáveis por atestar os óbitos de pacientes com comorbidades e idosos que falecerem em suas residências, durante o expediente de funcionamento das unidades. Fora desse horário, nos finais de semana e feriados, o atestado de óbito ficará a cargo do SAMU. Essa medida busca diminuir o número de mortes com causa desconhecida, uma vez que o médico da USF já acompanha o histórico do paciente e possui informações relevantes sobre sua saúde.

“A base principal do nosso protocolo é que o médico do posto de saúde, da unidade de saúde da família, ateste esses óbitos durante a semana, porque esse médico já conhece esse paciente. Isso vai diminuir a causa de morte desconhecida, porque o médico que está na unidade e já acompanha o paciente vai saber, provavelmente, a causa do óbito”, explica Jônatas Almeida, diretor administrativo do SAMU Regional de Senhor do Bonfim.

Otimização

A ação também tem como objetivo facilitar e padronizar a conduta do médico regulador da central de regulação do SAMU, principalmente nos casos de óbitos em municípios onde não há ambulância avançada disponível. Além disso, busca-se otimizar o trabalho da regulação médica de urgências, situada em Senhor do Bonfim, facilitar a especificação das causas dos óbitos e reduzir erros nas declarações de óbito.

A equipe responsável pela implantação do protocolo já realizou reuniões nos municípios de Itiúba, Ponto Novo e Filadélfia. Na quinta-feira (13), a ação segue para Pindobaçu, Carnaíba, Antônio Gonçalves e Campo Formoso. Na próxima semana, serão contemplados os municípios de Andorinha, Jaguarari e Pilar, finalizando o roteiro de implantação.

Ascom/PMSB