Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Reafirmando seu compromisso com a causa animal, PNB, remove denúncia de protetora sobre suposto abandono de animais, em Juazeiro

0

 

Após compartilhar nas redes sociais, denúncia de um suposto caso de abandono de animal, na Avenida Giuseppe Muccini, próximo ao bairro Quidé, em Juazeiro, a defensora da causa, Maria Clara Rodrigues e Silva, entrou em contato com o PNB solicitando a remoção da reportagem.

Neste sábado (15), defensores da causa animal, que costumam acionar o PNB para denunciar casos de maus tratos a animais, causa também abraçada por nossa equipe, enviaram à nossa redação imagens feitas por Maria Clara Rodrigues e Silva, de um cachorro na via pública, indicando que o animal teria sido abandonado por uma condutora de um veículo que passava pelo local.

Após a repercussão do caso, a autora da imagens procurou o PNB para esclarecer que tinha conversado com a condutora do veículo e a mulher afirmou que estava alimentando o animal de rua.

O PNB ressalta que, em nenhum momento, divulgou a placa do carro ou qualquer informação que identificasse a acusada. O intuito da matéria foi denunciar casos de abandono de animais, tão comuns na região, e alertar para o crime. Ratificamos que, os protetores da causa animal que nos enviaram a suposta denúncia são fontes e colaboradores do PNB, que fazem o enfrentamento às violências praticadas contra os animais, pessoas as quais consideramos confiáveis e comprometidas com a luta em defesa dos animais.

O PNB, atendendo a solicitação da protetora e reafirmando sua incansável defesa da causa animal, remove a publicação, aguardando as imagens solicitadas pela denunciante que poderão dirimir qualquer dúvida sobre o episódio.

Redação PNB

 

 

Homem amarra, amordaça e sequestra ex-namorada e é preso após capotar carro que levava a vítima, na BR-428, Petrolina

0

 

Um homem de 37 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso suspeito de sequestrar a ex-namorada, na madrugada deste domingo (16), no km 186, BR-428, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Ele foi detido após capotar o carro com a vítima dentro.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), acionada para atender ao acidente, ao chegar ao local, encontrou o acusado, já contido pela Polícia Militar, após ser retirado do veículo por populares que passavam pelo local.

Segundo uma fonte do PNB, que passavam pelo local da ocorrência, a mulher, passageira do veículo estava amarrada e foi atendida pelo SAMU. Ela sofreu uma fratura de costela, e foi encaminhada para um hospital da região.

A vítima, de 43 anos, segundo o Diário de Pernambuco, foi raptada pelo ex-namorado que teria invadido sua casa durante a madrugada, portando uma peixeira. A mulher foi amordaçada e teve as mãos amarradas pelo autor do crime. Ainda de acordo com as informações, ela foi colocada no banco da frente do carro e ameaçada de morte.

Durante o percurso para destino ignorado, o homem perdeu o controle e acabou capotando o veículo. Ele ficou preso às ferragens e, após ser removido do veículo, foi contido por populares até a chegada da PM.

De acordo com a PRF, o homem é inabilitado, passou pelo teste bafômetro, que atestou o  o índice de 0,43, o que configura crime de trânsito. Ele foi encaminhado ao plantão da Delegacia da Mulher em Petrolina, onde a vítima prestou queixa.

O Portal Preto No Branco recebeu imagens do enviadas por um leitor que passavam pelo local.

Redação PNB, com informações Diário de Pernambuco/PRF

Vivendo um momento de “provação”, Papa Francisco deixa mensagem: “Me uno a tantos irmãos e irmãs doentes”

0

 

Hospitalizado há 31 dias por problemas respiratórios, o Papa Francisco, 88 anos, definiu o momento em que está passando como “provação”. A declaração foi feita neste domingo (16) em sua mensagem do Angelus, enviada por escrito pela quinta semana consecutiva.

“Compartilho com vocês esses pensamentos, pois estou passando por um período de provação e me uno a tantos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu”.

Francisco se recupera de uma pneumonia bilateral no hospital Gemelli, em Roma.

“O nosso físico está fraco, mas, mesmo assim, nada nos impede de amar, de rezar, de nos doarmos, de sermos uns para os outros. Na fé, sinais luminosos de esperança”, acrescentou.

Estado de Saúde

O boletim médico mais recente, divulgado neste sábado (15) à noite pela Santa Sé, afirma que o estado de saúde do Papa Francisco permanecia “estável”, mas que ele ainda precisava continuar com a terapia no hospital, apesar da “melhora gradual”. O Vaticano aponta para uma recuperação lenta.

Redação PNB

 

Mega-Sena: ganhador leva prêmio de R$ 21,45 milhões; próximo sorteio deve pagar R$3 milhões

0
22/06/2023 - Brasília - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

As seis dezenas do Concurso 2.840 da Mega-Sena sorteadas na noite desse sábado (15),  foram 01 – 33 – 39 – 49 – 57- 60.Apenas uma aposta de Belo Horizonte levou o prêmio de mais de R$ 21.465.552,71 pelo acerto dos seis números. Outras 73 apostas fizeram a quina e ganharam, cada uma, R$ 40.759,74.

Mais 4.163 apostas foram ganhadoras com quatro acertos e cada uma vai receber R$ 1.021,00.

A estimativa de prêmio do próximo concurso, a ser realizado na terça-feira (18), é de R$3 milhões. A Mega-Sena tem três sorteios semanais: às terças, quintas e sábados.

A aposta mínima, de seis números, custa R$ 5. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio.

O apostador pode marcar até 20 números do volante ou pode deixar que o sistema escolha os números (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por dois, três, quatro, seis, oito, nove e 12 concursos consecutivos (Teimosinha).

Agência Brasil

Personagens: “Durval Barbosa – Um Prefeito Inesquecível”, por Henrique Rosa

1

 

Durval foi prefeito de Juazeiro de 1973-1976, venceu Arnaldo Vieira do Nascimento por uma diferença de 37 votos. Faleceu em junho de 1979, aos 57 anos de infarto.

Durval, casou com dona Jandyra, sua casa com muita gente – 10 filhos, mas pouca gente empregada na prefeitura.

Durval, foi salvo pela professora Janilda Borges, que atuando como fiscal na eleição, descobriu que havia sumido do mapa eleitoral 40 votos de Durval, o juiz mandou corrigir e evitou-se um roubo.

Durval, era simples, zelava pela coisa pública, fazia contas, continha os gastos, não comprava fiado e caminhava de sua casa até o Paço Municipal.

Durval, construiu a maior obra pública com recurso municipal, o Colégio Paulo VI.

Durval, no dia da inauguração foi elogiado pelo Governador Roberto Santos, chamando-o de visionário da educação pública.

Durval, encerrou seu mandato com as contas em dia, salário pago antecipado, nenhum empréstimo bancário, INSS recolhido e um saldo bancário de um milhão e trinta e oito mil cruzeiros, moeda da época.

Durva, era transparente, publicava diariamente o movimento da tesouraria, para que a população tomasse conhecimento dos recursos recebidos, provando que uma prefeitura austera podia viver da sua própria renda.

Durval, não roubou e não deixou roubar. Honesto, de frente pra trás e de trás pra frente, sem uma única incorreção, tanto como homem, quanto político e dono de cartório de notas públicas.

Durval, em 1966, exercia o mandato de deputado estadual, foi o último a se decidir em quem votar pra governador no Colégio Eleitoral, naquela eleição indireta.

O Jornal A Tarde, da época, atualizava o placar eleitoral todos os dias e havia um empate que perdurou até o fim, entre dois candidatos da base governista. O único indeciso até a véspera da eleição era Durval.

Durval, no dia da eleição, entrou na Assembleia Legislativa, com os bracos entrelaçados aos braços de Luiz Viana Filho. Após a apuração dos votos, sagrou-se governador com um voto de diferença, o voto de Durval, o voto que carimbou a vitória de Luiz Viana.

Durval, foi chamado ao gabinete do Governador Luiz Viana que lhe ofereceu mais tantos quantos cartórios quisesse abrir em outras cidades.

Durval, não quis, se recusou a aceitar, não se corrompeu e agradeceu, mas disse: ” não quero me arrepender pelo voto que lhe dei Governador”.

Durval, um político raro, inesquecível, se foi, já morreu, mas vivo nas nossas mentes.

Durval, merece um abraço de todos os baianos. Um dos maiores prazeres da vida é estar dentro de um abraço. Quando se abraça alguém não é corpo: é tempo. O tempo não aceita estar parado tanto tempo.

Durval, foi abraçado fortemente pelo prefeito Andrei que vai restaurar e requalificar o Colégio Pauĺo VI, que Durval sonhou e construiu com muito esforço.

Por Henrique Rosa

Sequestro de presidente do PV na Bahia: Governador se reúne com chefes das forças de segurança e discute ações para a elucidação do crime

0

 

A reunião foi realizada com o secretário Marcelo Werner e o comando das forças policiais, em Jussari, após inauguração de novas unidades de segurança no município

A prisão de um suspeito de participar do sequestro do presidente do Partido Verde (PV), Ivanilson Gomes, e as novas ações de inteligência para elucidação do crime foram analisadas e discutidas, na tarde deste sábado (15), pelo governador Jerônimo Rodrigues, em reunião com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner; a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; e com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.

A reunião ocorreu na cidade de Jussari, na região Sul da Bahia, após a inauguração do novo Pelotão da PM e da nova Delegacia Territorial (DT).

Análise das imagens de câmeras, depoimentos de testemunhas, entre outras medidas, estão sendo promovidas pelos policiais, com o objetivo de prender os criminosos.

Informações sobre movimentações suspeitas relacionadas ao caso podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O serviço funciona em regime de 24h, de forma ininterrupta e a ligação é gratuita.

O presidente do PV, ivanilson Gomes foi liberado ontem à noite, após cerca de 36h em poder dos marginais.

 

Secom

Juazeiro está entre os municípios com maior número de casos de feminicídios no interior da Bahia

0
O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permite que a pessoa treinada reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, acione a Polícia Militar.

 

De acordo com uma reportagem do Bahia Notícias, Juazeiro está entre os municípios do interior do estado, com maior número de casos de feminicídios. Feira de Santana e Porto Seguro também se destacam, sendo que a capital baiana apresenta os números mais altos devido à densidade populacional e às dinâmicas urbanas que facilitam situações de vulnerabilidade para as mulheres, embora tenha tido uma relativa queda nos casos recentemente.

Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) obtidos pelo Bahia Notícias.

Desde 9 de março de 2015, o Brasil tem registrado um aumento constante nos casos de feminicídio. Na Bahia, 10 anos após a sanção da Lei do Feminicídio, a taxa de feminicídios continua em 0,65 casos por 100 mil habitantes. Embora a Bahia lidere em números absolutos no Nordeste, o Piauí apresenta a maior taxa proporcional da região.

Segundo a publicação “o Nordeste registrou 3.359 casos de feminicídio nos últimos 10 anos, e a Bahia representa 23,6% desse total, liderando a região em números absolutos”.

O número registrado de feminicídios na Bahia variou aproximadamente 44,59%, com oscilações desde 2017. O histórico aponta um crescimento expressivo seguido por uma estabilização nos últimos anos.

Em 2025, já foram confirmados 8 casos em janeiro. Os dados de fevereiro e março continuam sendo processados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), e o Bahia Notícias solicitou acesso aos relatórios detalhados para análise, mas até a publicação da matéria não houve resposta.

Confira matéria com dados:

https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/44279-feira-de-santana-juazeiro-e-porto-seguro-sao-os-municipios-com-maior-numero-de-casos-de-feminicidios-no-interior-da-bahia

 

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Redação PNB

Redemocratização: Há 40 anos, José assumia a presidência do Brasil

0

 

Neste sábado (15), o regime democrático brasileiro completou 40 anos em vigor. É o mais longo período democrático ininterrupto da história do país desde a proclamação da República, em 1889.Embora fruto de um longo processo para pôr fim a 21 anos de ditadura civil-militar (1964/1985), a redemocratização ficou marcada pela posse de José Sarney na Presidência da República, em 15 de março de 1985.

Até aquele momento, Sarney era o vice do presidente eleito Tancredos Neves. Os dois tinham sido eleitos dois meses antes, pelo voto indireto, ou seja, pelo Congresso Nacional. Contudo, o estado de saúde de Neves, que já estava com problemas, se agravou e ele precisou ser internado na véspera da cerimônia de posse (14). Sarney, então, assumiu o cargo interinamente.

Destacando que o Brasil atravessava um momento conturbado, marcado pelas incertezas quanto ao futuro político do país e pelo temor de que os militares não aceitassem restituir o poder à sociedade civil e, em algum momento, reestabelecer o voto direto, Sarney contou que Tancredo só aceitou se submeter a uma cirurgia no intestino quando lhe asseguraram que Sarney seria empossado, que a Constituição Federal seria respeitada e “que a lei governaria a transição democrática”.

Neves morreu no dia 21 de abril, após 39 dias internado. Oficialmente, a causa foi uma infecção generalizada. Ele tinha 75 anos de idade. Com sua morte, o Congresso efetivou Sarney na presidência.

Ele também conta que, na condição de chefe-supremo das Forças Armadas, instruiu o então ministro do Exército, general Leônidas Pires Gonçalves, a “colocar as Forças Armadas de volta aos quarteis”.

“Sendo comandante-chefe, transmiti [aos militares] minhas diretrizes. Eram duas. Primeiro, que o dever de todo comandante é zelar pelos seus subordinados. Segundo, que a transição seria feita com as Forças Armadas e não contra elas, pois isso tinha sido objeto de um pacto construído por todos os líderes [políticos]”, contou o ex-presidente, classificando a transição democrática como uma conquista do povo.

Reencontro com a Democracia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para celebrar a data.Em seu perfil no X, Lula escreveu que mais que a mera posse de um novo presidente da República, 15 de março de 1985 entrou para a História como “o dia em que o Brasil marcou o reencontro com a democracia”.

“Nestes 40 anos de democracia, apesar de momentos muito difíceis, demos passos importantes para a construção do país que sonhamos. Um país democrático, livre e soberano. Temos enormes desafios pela frente, mas o Brasil é hoje o país que cresce com inclusão social”, acrescentou o presidente, sustentando que todo dia é dia de celebrar a democracia.

“É preciso defendê-la todos os dias daqueles que, ainda hoje, planejam a volta do autoritarismo. É preciso mostrar às novas gerações o que foi e o que seria viver novamente sob uma ditadura, e ter todos os direitos negados, inclusive o direito à vida”, finalizou Lula.

Permanente construção

“Não foram tempos fáceis. Nem os que antecederam [imediatamente à escolha indireta de Tancredo e Sarney], extremamente tumultuados pela carência de direitos, ausência de respeito à dignidade, principalmente à liberdade de pensar, de participar, de todas as pessoas no Brasil”, reforçou Cármen Lúcia, elogiando a gestão de Sarney por ter assegurado a realização de uma Assembleia Constituinte que contou com a participação não só das mulheres, como de outros grupos sociais.

“Tivemos, nestes 40 anos, neste processo de redemocratização, a presença da mulher muito mais do que em outros momentos da História brasileira. Ainda é aquém do que é preciso para termos a igualdade devidamente assegurada não apenas em textos normativos, mas na dinâmica da vida. Para termos democracia, é preciso termos liberdade e igualdade”, disse a ministra.

Agência Brasil

Café entre Mulheres: CREAS celebra Dia Internacional da Mulher em manhã especial

0

 

Poema, Homenagem e Café. Na última sexta-feira (14), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, convidou todas as assistidas para compartilhar um café da manhã, juntamente com uma roda de conversa.

No encontro, as assistidas tiveram um momento de descontração e calor humano, podendo também refletir sobre o papel da mulher na sociedade, as conquistas alcançadas ao longo dos anos e os desafios que ainda persistem.

Estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Social, Igor Luiz, a diretora da atenção especial, Maria de Fátima, a superintendente do SUAS, Maria Quitéria, além de profissionais e colaboradoras do equipamento.

Em entrevista, uma das assistidas do CREAS, expressa a importância desses momentos compartilhados entre as mulheres, para que se fortaleçam.

“Com iniciativas como esta, creio que o CREAS e a Secretaria reforçam seu compromisso com a promoção do bem-estar e a valorização das mulheres, criando espaços de escuta e fortalecimento para que todas possam se sentir reconhecidas e empoderadas”.

Ao final, as mulheres foram surpreendidas com lembranças e brindes para terem a lembrança da manhã especial. O Secretário da Sedes, Igor Luiz, define o momento e a necessidade de espaços para as mulheres.

“Foi um momento de muito diálogo, onde pudemos dar vez e voz às mulheres atendidas aqui no CREAS. Elas compartilharam suas conquistas ao longo da vida, mas também apontaram o que ainda precisa ser alcançado para garantir mais direitos e equidade. Esses encontros são essenciais porque é no grupo que as mulheres se fortalecem e se apoiam para superar desafios”.

Ascom PMJ