Em uma reunião que ocorreu na manhã desta terça-feira (11), proposta pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciaj) de Juazeiro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas, representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE assumiram o compromisso de priorizar ações de esgotamento sanitário no centro comercial de Juazeiro e buscar uma alternativa permanente para os corriqueiros transbordamentos de esgotos, fato este, que implica negativamente à economia local.
A Engenheira Civil, Adriana Bezerra, e o gestor da Autarquia Municipal, Luiz Humberto Valente atenderam ao convite das entidades comerciais para ouvir as demandas empresariais.
Foram levantados os problemas recorrentes de vazamento de esgoto, obstrução de canais, ruas e avenidas sujas e a constante falta de água. Comerciantes destacaram que estes contratempos são muito comuns no centro da cidade.
De acordo Adriana, o crescimento desordenado de Juazeiro implica na busca de soluções para os problemas concernentes a água e esgoto e recomenda para os comerciantes a instalação de caixas de gordura nos seus estabelecimentos comerciais.
O gestor, Luiz Humberto, frisa que “um levantamento está sendo feito, uma vez que Juazeiro cresceu exponencialmente, mas a estrutura de saneamento não acompanhou este crescimento, ou seja, a demanda aumentou, mas não houve crescimento da estrutura de água e esgoto”. Ele citou também, a falta de manutenção dos equipamentos ao longo dos anos para que o sistema continuasse operando e atendendo satisfatoriamente a demanda do município.
Luiz Humberto se comprometeu de acelerar este levantamento dos problemas e das necessidades urgentes nos centros comerciais de Juazeiro para execução das ações prioritárias do SAAE.
“Desde manutenção de PV’s, trocas de redes, troca de tubulação, manutenção de elevatórias e das redes de abastecimento de água […] para que toda a comunidade juazeirense, não somente os comerciantes, seja atendida pelos serviços de água e esgoto, bem como a coleta de resíduos.É uma recomendação do prefeito Andrei Gonçalves”.
Durante reunião, foi conclusiva a necessidade urgente de intervenções pontuais na Rua da 28 de Setembro, na Rua Oscar Ribeiro e na Travessa da Maravilha.
O presidente da Aciaj, George Falcão, o vice-presidente da CDL, Murilo Matos e o também vice-presidente do Sindilojas, Carlos Neiva, foram unânimes na decisão de colaborar com informações, no que diz respeito às demandas dos comerciantes para o SAAE agilizar na resolução dos problemas que afetam a área comercial de Juazeiro. Na oportunidade, as entidades comerciais solicitaram do SAAE a apresentação do cronograma de ações (curto, médio e longo prazos) para a resolução dos problemas detectados.
Um relatório será confeccionado e encaminhado para a Autarquia com mais brevidade possível.
Redação PNB, com informações Ascom



Bom dia!
Não entendi esse posicionamento do SAAE, pois a cidade toda tá um esgoto só…
O SAAE só embolsando a Taxa de tratamento de Esgoto, sem dá o retorno desejado a População, se não tem equipamento, e competência porquê não terceirizar esse serviço!
Que essas ações de melhoria realmente alcancem todos os bairros. Nos bairros Sol Levante, D. Tomaz II e Barranqueiro, enfrentamos a falta de água diariamente. É inadmissível que, morando tão perto do Chicão, passemos por essa situação. Após as 7h da manhã, ter água nas torneiras se torna um verdadeiro privilégio, e o problema só se agrava.
O rio está sendo um depósito de esgoto , as baronesas estão invadindo a margem do rio ..
Lamentável
É preciso fazer alguma coisa na Av. Mestre Lula, no centro da cidade.
Um verdadeiro abandono…