Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Após reclamação de familiares Hospital Universitário, em Petrolina, justifica demora para realizar cirurgia em adolescente acidentado: “Elevada demanda”

1

 

O Hospital Universitário, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, se manifestou sobre reclamação de familiares de um adolescente de 16 anos que aguarda desde domingo (16) por uma cirurgia na unidade hospitalar. O jovem sofreu um acidente de moto e teve a mandíbula fraturada.

Confira nota:

O HU-Univasf/Ebserh informa que o paciente está recebendo a assistência da equipe multiprofissional em leito da Clínica Cirúrgica, sendo submetido a exames e recebendo as medicações necessárias.

Em função da elevada demanda assistencial absorvida pela unidade hospitalar, com taxa de ocupação em 137% (equivalente a 203 pacientes internados diante de 148 leitos disponíveis), as equipes enfrentam desafios diários perante os casos de urgência/emergência que chegam ao hospital, sobretudo os decorrentes de acidentes de transporte terrestre.

O hospital se solidariza com o anseio dos familiares, mantendo comunicação constante sobre a evolução do tratamento, reiterando o compromisso com a atenção à saúde de qualidade.

Reclamação

”É uma imoralidade, uma desumanidade, o que está acontecendo no Hospital Universitário. Meu irmão chegou ainda na madrugada do dia do acidente e está há 5 dias jogado esperando por uma cirurgia”, disse a irmã.

Ela acrescentou ainda que a cirurgia tem sido constantemente adiada, enquanto o adolescente vem sofrendo fortes dores.

”Estão só adiando a cirurgia. Vai fazer uma semana que ele está esperando para ser operado, definhando, sentindo dores, com a mandíbula quebrada. Estão esperando o que? Ele precisa ser operado com urgência”, concluiu a irmã.

Redação PNB

Após alta hospitalar, idoso de 82 anos espera horas por ambulância e filho critica setor de transporte da SESAU/Juazeiro: “Uma falta de respeito”

4

 

Em contato com o PNB o filho de um idoso de 82 anos criticou a organização do setor de transporte da Secretaria de Saúde de Juazeiro. Segundo contou o familiar, o idoso sofreu uma fratura no fêmur e estava hospitalizado. Após receber alta nesta sexta-feira (21), o HRJ solicitou uma ambulância à Sesau e depois de quase 6 horas de espera, o transporte não foi disponibilizado.

“Estou acompanhando meu pai no Hospital Regional. Ele é um paciente acamado e recebeu alta médica hoje. A assistente social solicitou uma ambulância social à Sesau para levar o paciente para casa ao meio-dia e até agora, 18 horas nunca apareceu essa ambulância, ou seja, quase 6 horas de espera. Uma falta de respeito”! protestou o filho.

Até o fechamento desta reportagem, o veículo não havia chegado para a remoção do idoso.

Encaminhamos a reclamação para a Sesau.

Redação PNB

Cenas do Filme Nega Tonha serão gravadas neste domingo (23), no Adauto Moraes, em Juazeiro: “Chega junto, porque esse jogo vai ser coisa de cinema!”; fanfarra do Paulo VI marcará presença

0

 

Neste domingo (23), às 8h da manhã, o Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, Norte da Bahia, vai ser palco de um grande jogo de futebol que marcará a gravação de cenas do filme “Nega Tonha”.

A Fanfarra do Colégio Paulo Sexto vai marcar presença no evento, levando ritmo e energia para a grande produção que conta a trajetória da juazeirense Nega Tonha no esporte e a representatividade da jogadora autêntica, que fez história no futebol sanfranciscano.

Além da emoção dentro de campo, o evento será uma oportunidade para celebrar a cultura e a resistência.

A produção do filme convida o público a comparecer no evento vestindo roupas inspiradas nos anos 90, preferencialmente lisas e na cor marrom, reforçando a identidade visual do longa metragem.

“Esse dia vai entrar pra história, e eu quero todo mundo lá! Chega junto, porque esse jogo vai ser coisa de cinema!”, convida Nega Tonha.

 

Redação PNB, com informações Ascom

Cantor petrolinense Rafa Diniz morre vítima de afogamento no Rio São Francisco

0

 

De acordo com informações que chegaram ao PNB, o cantor petrolinense Rafa Diniz morreu vítima de afogamento no Rio São Francisco, na tarde desta sexta-feira (21).

Testemunhas contam que o jovem artista estava na ilha do Fogo, entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e ao entrar no rio para um banho foi arrastado pela correnteza.

Equipes de resgate realizaram buscas, mas encontraram o corpo do cantor já sem vida.

Segundo o influenciador digital Lucas Cavalcanti, no próximo domingo (23), Rafa Diniz gravaria seu primeiro EP visual, “Resenha na Ilha”, na Ilha do Fogo.

Estamos tentando contato com o Corpo de Bombeiros, mas a corporação não respondeu as mensagens.

Redação PNB

Prefeitura de Sento Sé realiza abertura da Jornada Pedagógica 2025 com palestra de Hamilton Werneck

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite desta quinta-feira (20) a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2025. O evento, que reúne professores, coordenadores e gestores escolares, teve como destaque a Palestra Magna do renomado educador Hamilton Werneck, que abordou a importância da interdisciplinaridade e da leitura no processo de ensino-aprendizagem.

A prefeita Giselda Carvalho participou da cerimônia e reforçou o compromisso da gestão municipal com a educação, destacando os avanços já alcançados e as perspectivas para o futuro. “Seguimos juntos na missão de educar, pois a educação em Sento Sé avançou e ainda podemos avançar muito mais. Hoje, inclusive, marcamos um importante passo ao iniciar o pagamento da primeira parcela dos precatórios do Fundef, um direito dos nossos profissionais da educação”, afirmou a prefeita.

O secretário de Educação, Jeorge Ribeiro, também esteve presente e expressou sua gratidão pela realização de mais uma edição da Jornada Pedagógica. “Agradeço a Deus por nos permitir mais uma vez este momento de aprendizado e planejamento. Parabenizo toda a equipe envolvida na organização do evento e à gestão municipal pelo suporte. Este ano traremos inovações importantes, como melhorias na merenda escolar e a implantação do Diário Online, que facilitará a rotina dos professores e alunos. Mas acima de tudo, reforçamos que o amor é fundamental no exercício da educação”, destacou o secretário.

Palestra Magna

Em sua palestra, Hamilton Werneck enfatizou que o aprendizado deve ser integrado e que a leitura é a base essencial para o desenvolvimento dos estudantes. “As disciplinas não são isoladas, elas se relacionam entre si. Para que um aluno possa aprender, primeiro ele precisa saber ler. Até os oito anos, a leitura é primordial, pois a partir daí lemos para aprender. Com o avanço das redes sociais e dos recursos audiovisuais, a leitura tem diminuído. Mostro aos professores estratégias práticas e acessíveis para incentivar a leitura e a escrita em sala de aula, além de metodologias que consideram diferentes perfis de aprendizagem”, explicou o palestrante.

Homenagem e cultura

A programação da noite contou ainda com uma homenagem a Professora Fabiola Barbosa da Silva Souza in memoriam e apresentações culturais do Coral Canto do Sabiá do Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé e do professor Rodrigo do Cordel.

Salas Temáticas

Dando continuidade às atividades, nesta sexta-feira (21) serão realizadas diversas Salas Temáticas, contemplando diferentes segmentos da educação. Confira a programação:

Sala Temática 1 – Educação Infantil com Fabíola Bastos
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Oralidade, Leitura e Escrita: Ampliando as múltiplas linguagens das experiências com as crianças.

Sala Temática 2 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental com Alex Vieira

Local: Igreja Congregacional

Educação Integral e de Tempo Integral: Garantindo o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.

Sala Temática 3 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental com Geisa Gabrielle

Local: Salão de Júri do Fórum Municipal

Recomposição das Aprendizagens: Caminhos e possibilidades no percurso escolar.

Sala Temática 4 – Anos Finais do Ensino Fundamental com Ricardo Almeida Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
Um olhar sensível para a transição escolar: Acolhimento e adaptação.

Sala Temática 5 – Anos Finais do Ensino Fundamental com Rosangela Gonçalves
Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
Avaliação e recomposição das aprendizagens com vistas a intervir na defasagem de leitura, escrita e matemática.

Sala Temática 6 – Anos Finais do Ensino Fundamental com Paula Renata
Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
Educação Integral e de Tempo Integral: Aprofundamento dos conteúdos curriculares e práticas de atividades complementares no contraturno.

Sala Temática 7 – Anos Finais do Ensino Fundamental com Fabson Calixto
Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade no contexto escolar.

Sala Temática 8 – Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Márcia Araújo
Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
Conhecimentos e intencionalidades no percurso educativo e formativo dos alunos de EJA.

Sala Temática 9 – Educação Inclusiva com Pollyana de Araújo
Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
O perfil do docente de Educação Especial e contribuições para a prática da Educação Inclusiva.

Sala Temática 10 – Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Educação com Rozilene Belo
Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
O trabalho do Coordenador como articulador da Práxis Pedagógica.

Sala Temática 11 – Turmas Multisseriadas com Ivânia Freitas
Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
Planejamento, Prática Pedagógica e Avaliação considerando a multietariedade de tempos e saberes.

Sala Temática 12 – Educação Ambiental com Elvis Castro
Local: Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
Educação para a sustentabilidade: reflexão sobre os principais desafios.

Ascom PMSSE

Guardas Municipais de Juazeiro cobram nomeações dos cargos de comando da GMJ: “De extrema necessidade para o planejamento e organização”

0

 

Quase três meses à frente da administração municipal e o Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, ainda não nomeou os cargos de comando da Guarda Municipal.

Entre os profissionais que atuam na segurança, há muita expectativa e eles cobram as nomeações.

A gestão, até o momento, não nomeou os cargos da Guarda Municipal, ou seja, o Inspetor Chefe ainda é desconhecido da corporação. A nomeação do nosso secretário Adegivaldo Mota foi uma grande vitória, uma grande honra para nós, e esse é um momento de crescimento para GMC de Juazeiro. Mas faltam as nomeações para iniciamos realmente um ano de prosperidade e esperança. Os cargos internos da guarda são de suma importância para o funcionamento”, observaram.

Eles informaram ainda que apenas o Sub Inspetor-GCM, Fabio Renato, foi nomeado e está assumindo o órgão interinamente.

“Não entendemos o motivo pelo qual nosso quadro de cargos está sem nomeação. Essas nomeações são de extrema necessidade para o planejamento e organização da Guarda Civil Municipal”, reforçaram.

Estamos encaminhando a cobrança para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB

Rede Mulher e Guarda Civil Municipal se unem em formação para discutir o enfrentamento à Violência contra a Mulher em Juazeiro, BA

0

 

A Rede Mulher do Território Sertão São Francisco participou, na última terça-feira (19), de uma formação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O evento, promovido pela Guarda Civil Municipal em parceria com a Secretaria de Mulheres e Juventude de Juazeiro, aconteceu na base da corporação e reuniu agentes de segurança da Guarda Civil. A formação contou com as palestras da tenente PM Tatiane Carvalho (Ronda Maria da Penha), do cabo PM André Rodrigues e de Gizeli Maria, coordenadora territorial da Rede Mulher.

A formação teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos agentes sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de acolhimento às vítimas de violência doméstica. A comandante da Patrulha Maria da Penha, Magnólia Alencar, destacou o caráter informativo e estratégico da iniciativa: “É essencial que todos os grupamentos operacionais saibam como atender a mulher, dar o primeiro suporte e garantir que ela se sinta protegida. O atendimento a uma vítima de violência exige sensibilidade e conhecimento, sendo diferente do atendimento a um infrator”.

A tenente Tatiane Carvalho, da Ronda Maria da Penha, explicou que a capacitação integra o projeto “Diálogo com Agentes de Segurança Pública”, que promove reflexões sobre autoconhecimento, prevenção e a construção de uma cultura de paz nos lares. O objetivo é padronizar o atendimento às ocorrências de violência contra a mulher e conscientizar os agentes sobre suas posturas, tanto no ambiente profissional quanto fora dele.

“Estamos implementando estratégias que envolvem a capacitação contínua dos agentes, a padronização dos protocolos de atendimento e o fortalecimento do trabalho em rede com outros órgãos de proteção. Também buscamos aprimorar o monitoramento das vítimas e dos agressores para evitar a reincidência e garantir um suporte mais eficaz”, explicou Tatiane. Ela também destacou que 70% das ocorrências registradas na central de comunicação da Polícia Militar estão relacionadas à violência contra a mulher, o que reforça a importância de um trabalho conjunto e contínuo para a prevenção e o combate a esse tipo de crime.

Dados do Instituto de Pesquisa DataSenado, coletados em 2023, revelam a gravidade do problema:

  • Uma em cada quatro brasileiras acima de 16 anos sofreu violência nos últimos 12 meses.
  • 52% das mulheres que sofreram violência não denunciaram o agressor.
  • Em 80% dos casos de violência, o agressor é um conhecido da vítima.
  • Na Bahia, a violência psicológica é a mais recorrente (91%), seguida pela violência moral (76%), física (75%), patrimonial (41%) e sexual (26%).

Esses números reforçam a necessidade de um trabalho contínuo e integrado para o enfrentamento à violência contra a mulher. Juliana Magalhães , diretora de mulheres, da  secretária de Mulher e Juventude, destacou que a formação está inserida no programa “Tolerância Zero à Violência contra a Mulher”, que visa o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha e a ampliação de políticas públicas voltadas à proteção das vítimas. “O trabalho da secretaria não seria possível sem a patrulha, assim como o trabalho da patrulha também necessita do nosso serviço, principalmente hoje do CIAM”, afirmou Juliana.

Gizeli Maria, da Rede Mulher, enfatizou a importância da integração entre diferentes órgãos para o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência. “Todas as vezes que ampliamos nossa rede com a inclusão de novos atores, conseguimos agregar mais entidades e fortalecer o apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. A proposta dessa parceria entre a Rede Mulher e a Guarda Civil Municipal é justamente garantir que essas mulheres se sintam mais acolhidas e tenham um suporte mais efetivo”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso das instituições na luta contra a violência doméstica e demonstra que, com formação e integração entre os órgãos de segurança, proteção e a sociedade civil, é possível oferecer um atendimento mais qualificado e humanizado às mulheres vítimas em Juazeiro e região.

Onde buscar ajuda em Juazeiro, Bahia:

Patrulha Maria da Penha (Atendimento 24 horas)

 Central de Atendimento: 153
Telefone: (74) 99967-2006

Ronda Maria da Penha (Atendimento 24 horas)
Telefone: (74) 99968-5021

DEAM de Juazeiro (Atendimento 24 horas)
Localização: Rua Eliete Costa, Bairro Novo Encontro
Telefone: (74) 3613-1996

Agência Chocalho

Sobradinho Avança na Educação: Prefeito Cleivynho Sampaio entrega requalificação de escola no Assentamento Vale da Conquista (MST)

0

 

Na manhã da última segunda-feira (17), o Assentamento Vale da Conquista celebrou um marco importante para a educação de Sobradinho. O Prefeito Cleivynho Sampaio inaugurou a requalificação completa da Escola Municipal Ojefferson Santos Souza, um investimento superior a R$ 100 mil que reflete o compromisso da gestão com o ensino de qualidade.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Jarques Canturil, da Secretária de Educação Ducilene Kestering, vereadores, secretários municipais, gestores escolares, professores, coordenadores, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), lideranças comunitárias e um expressivo público que acompanhou de perto mais essa conquista para a comunidade.

Infraestrutura Moderna e Mais Conforto para os Estudantes

A escola passou por uma transformação completa, garantindo mais conforto e dignidade para alunos e professores. Foram construídas três novas salas de aula, além da instalação de uma Sala de Cidadania Digital equipada com 10 computadores, promovendo o acesso dos estudantes à tecnologia e ao conhecimento digital.

A unidade também recebeu mobiliário novo, incluindo carteiras, birôs e armários, além de piso novo, forro e climatização completa que será instalada nos próximos dias, criando um ambiente mais confortável para o aprendizado. Na área externa, foram realizados serviços essenciais como construção de um muro, pavimentação na entrada e limpeza geral do perímetro escolar.

Compromisso com a Educação e o Futuro de Sobradinho

Em seu discurso, o Prefeito Cleivynho Sampaio ressaltou a importância desse investimento para a comunidade do Assentamento Vale da Conquista e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da educação municipal.

“A educação é a base para um futuro melhor, e é por isso que seguimos investindo na melhoria da infraestrutura escolar, na valorização dos nossos professores e na oferta de um ensino de qualidade para nossas crianças e jovens. Essa escola, que hoje entregamos totalmente requalificada, é um símbolo do nosso compromisso com o povo de Sobradinho. Agradeço à Secretária de Educação, Ducilene Kestering, às lideranças do MST e a todo nosso grupo político, que caminham ao nosso lado para transformar a vida da nossa gente. Seguimos firmes nessa missão, porque quando investimos na educação, investimos no progresso de nossa cidade”, disse o gestor.

Com mais essa entrega, a gestão de Cleivynho Sampaio reforça seu compromisso com uma educação de excelência, garantindo que os estudantes tenham um ambiente adequado para aprender e crescer. Sobradinho segue avançando, construindo um presente mais digno e um futuro promissor para suas crianças e jovens.

Ascom/PMS

Moradores aprovam ação do Procon e destacam atendimento acessível

0

 

Com mais de 50 atendimentos na manhã desta quinta-feira (20), o programa “Procon Perto da Gente” esteve na EMEI Adjalva Ferreira Lima, no bairro Piranga 2, oferecendo soluções para os consumidores. A ação, parte da programação do Mês do Consumidor, deu entrada em processos e ajudou a resolver diversas demandas da população.

Entre os beneficiados, a aposentada Joana Soares, de 81 anos, comemorou a oportunidade de resolver um problema antigo. “Eu queria resolver isso fazia tempo, mas com o pé quebrado, não pude ir ao Procon. Minha filha avisou que estariam aqui e fui muito bem atendida. O programa está de parabéns”, elogiou.

Outra moradora satisfeita foi Josefa de Souza, que buscou atendimento para contestar uma cobrança indevida no banco. “Pegaram minha documentação para recorrer e foram muito atenciosos. Estou saindo daqui tranquila e confiante”, disse.

A ação também contou com a participação do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), que ofereceu condições especiais para negociação de débitos, ampliando o suporte à comunidade.

Para o coordenador geral do Procon, Egídio Felizardo, a iniciativa reforça a missão social do órgão. “Foi uma ação muito positiva. Tivemos o apoio das gestoras da EMEI, dos líderes comunitários e dos agentes de saúde na divulgação. Conseguimos resolver muitas demandas e abrir processos quando necessário. Nosso objetivo é garantir que o cidadão tenha acesso facilitado aos seus direitos”, destacou.

Na próxima quinta-feira (27), o programa estará no bairro João Paulo II, no CRAS do bairro, das 8h às 14h.

 

Ascom PMJ