Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Fruticultura de Petrolina ganha reforço com formação de operadores de drones

0

 

A pulverização aérea com drones, seus benefícios, desafios e as melhores práticas para uma operação segura e eficaz na agricultura. Estas são as principais lições do curso prático de piloto aero agrícola remoto – Cpaar, que mobilizou um grupo com 17 funcionários de fazendas de Petrolina-PE, entre os dias 18 e 21 deste mês.

Realizada pelo Senar-PE, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), a capacitação com uma carga horária de 32 horas de aulas teóricas e práticas, começou abordando temas, a exemplo de condições meteorológicas, principais herbicidas, fungicidas e inseticidas e limitações para aplicação com drones.

Durante as aluas práticas, em uma fazenda produtora de frutas, os alunos aprofundaram os conhecimentos em detalhes técnicos como altura ideal de voo, velocidade e vazão para cada tipo de aplicação, garantindo a máxima eficiência e minimizando o impacto ambiental.

O técnico agropecuário, Gabriel Barros de Souza, já trabalha na agricultura há três anos. Funcionário de uma fazenda de uva e manga no município, ele avaliou muito positivamente o curso pela atualização e aquisição de novos conhecimentos. “O drone é parecido com o celular. Todo ano aprimora a tecnologia e como precisamos trabalhar com essa moderna ferramenta, temos a necessidade de sempre nos atualizar”.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, ressaltou que ao dominar essas técnicas, os operadores de drones podem alcançar novos patamares de eficiência e sustentabilidade. “Reduzindo significativamente a quantidade de água utilizada, diminuindo custos e otimizando o tempo de trabalho”, acrescentou.

De acordo com o presidente do Sistema FAEPE/SENAR PE, Pio Guerra, a fruticultura de Petrolina merece um empenho adicional da FAEPE e seu Sindicato local, que têm no Senar seu braço proativo no campo. “O uso de tecnologias atualizadas, é uma preocupação permanente do Senar”, concluiu Pio Guerra.

CLAS Comunicação & Marketing

Jornada Pedagógica 2025 encerra com saldo positivo e grande participação dos educadores em Sento Sé

0

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerrou nesta sexta-feira (21) a Jornada Pedagógica 2025, consolidando mais uma edição de sucesso do evento voltado à qualificação dos profissionais da rede municipal de ensino. O segundo e último dia da Jornada contou com a realização de 12 Salas Temáticas, abordando temas essenciais para aprimorar a prática pedagógica e fortalecer a educação no município.

O secretário de Educação, Jeorge Ribeiro, fez um balanço positivo do evento e agradeceu a todos que contribuíram para mais uma edição de sucesso. “Encerramos a Jornada Pedagógica 2025 com a certeza de que foi um momento de muito aprendizado e fortalecimento da nossa educação. Quero agradecer a toda a equipe envolvida na organização e aos profissionais da educação que participaram ativamente das formações. Nosso compromisso é seguir investindo na qualificação dos nossos professores e na melhoria do ensino em Sento Sé”, destacou o secretário.

Salas Temáticas

Durante todo o dia, professores, coordenadores e gestores escolares participaram das formações, promovendo debates e trocas de experiências sobre metodologias, desafios e novas estratégias educacionais. Entre os temas abordados, destacaram-se a diversidade étnico-racial, inclusão e equidade no contexto escolar, conduzida por Fabson Calixto, que trouxe reflexões sobre práticas inclusivas e a necessidade de um ambiente escolar mais equitativo; a Educação Inclusiva, liderada por Pollyana de Araújo, que discutiu o perfil do docente na Educação Especial e formas de tornar o ensino mais acessível; e a Educação Ambiental, com mediação de Elvis Castro, promovendo reflexões sobre sustentabilidade e desafios ambientais dentro da escola. Além dessas, outras salas temáticas abordaram questões como recomposição das aprendizagens, tempo integral, acolhimento na transição escolar e o papel do coordenador pedagógico.

Aprovação

A gestora da Escola Municipal Cícero Borges, Givorlania dos Santos, participou da Sala Temática 1, voltada à Educação Infantil, com o tema “Oralidade, Leitura e Escrita: Ampliando as múltiplas linguagens das experiências com as crianças”, e destacou a importância da Jornada para a preparação dos profissionais da educação. “Esse evento é essencial para que possamos refletir sobre nossa prática e nos prepararmos para os desafios do ano letivo. Foi uma troca enriquecedora, que nos permite oferecer um ensino mais qualificado às nossas crianças”, afirmou.

Já a professora Solange França, da Escola Núcleo José Martins Ribeiro, localizada na comunidade de Junco, ressaltou como a Jornada Pedagógica contribui para o crescimento profissional dos educadores. “Estar na Jornada é muito importante, é um momento onde compartilhamos conhecimentos. Participei da sala temática que abordou a avaliação da aprendizagem e, com certeza, saio daqui mais capacitada para aplicar novas metodologias em sala de aula”, disse.l

Ascom/PMSSE

Inclusão: Escolas da rede municipal de Juazeiro celebram o Dia Mundial da Síndrome de Down

0

Um dia para conscientizar a comunidade e lembrar a importância da inclusão, essa é a premissa do Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. Em Juazeiro, nesta sexta-feira (21), as escolas da rede municipal de ensino comemoraram a data com atividades de sensibilização da comunidade escolar.

Algumas unidades escolares, como a Emei Mariá Viana Tanuri e a Emei Heloísa Helena Benevides Farias, escolheram uma forma simbólica de comemorar a data. Estudantes e professores se vestiram com meias coloridas, um símbolo da síndrome de Down. A ação remete à campanha “Lots of Socks” (Muitas Meias), uma ideia que surgiu devido ao formato dos cromossomos, semelhante ao de meias.

Na Emei Mariá Viana Tanuri, o destaque do dia foi a troca das meias. “Hoje nós viemos para a escola com as meias trocadas para chamar atenção dos alunos e mostrar que somos todos iguais por sermos diferentes” disse a auxiliar de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da unidade, Diana dos Santos.

Já na Emei Heloísa Helena, além das meias, a escola promoveu um momento de conversa com as famílias. “Na quinta-feira (2), conversamos com os pais e pedimos que as crianças viessem com as meias trocadas. E hoje (21), festejamos a data com o nosso aluno Zayan Benício Oliveira, e realizamos brincadeiras de trilhas e caixas surpresas com imagens de crianças com síndrome de Down. Todas as atividades com o objetivo de trabalhar a importância do respeito entre todos”, relatou a gestora da Emei, Neiva Soraia de Oliveira.

A cantora Mara Souza é mãe do pequeno José Antônio Barros Araújo, de 3 anos, e conta a sua satisfação em ver o desenvolvimento do seu filho na Emei Mariá Tanuri. “Esse é o segundo ano do meu filho na escola. Ele vem da rede privada e, ao chegar na rede pública, percebo que meu filho está feliz. Ele se sente acolhido. É uma criança que está sendo inserida, integrada. Tem uma professora de AEE que trabalha com ele a coordenação motora, a fala e eu estou muito feliz com o desenvolvimento dele”.

Ascom/Seduc

SENAI Petrolina oferece 800 vagas gratuitas para cursos na modalidade EAD

0

O SENAI Petrolina abriu inscrições, até o próxima segunda-feira (24), em quatro cursos de aperfeiçoamento profissional no formato de educação a distância (EAD). Ao todo, são oferecidas 800 bolsas de estudo integrais nos cursos: Navegação Segura na Internet, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo; Uso das TIC’S e Redes Sociais, Ética e Responsabilidade no Mundo do Trabalho e Introdução a Tecnologia da Informação e Comunicação.

Os candidatos devem ter idade a partir de 16 anos, condição de baixa renda autodeclarada no ato da inscrição e ensino fundamental completo, além de disponibilidade e acesso a um computador com as especificações mínimas necessárias para acompanhar as aulas online. A inscrição e informações sobre os cursos podem ser obtidas no edital (https://encr.pw/2XDkS).  Também é possível tirar dúvidas através dos números (87) 3202-1379 ou 3202-1375.

CLAS Comunicação & Marketing

Samba de Véio do Rodeadouro: manifestação cultural celebra a ancestralidade da comunidade ribeirinha

0

 

O samba nasceu na Bahia, a partir da mistura de ritmos africanos. Em sua versão original, longe dos traquejos das escolas que desfilam na sapucaí, os pés dos sambistas batem com força no chão e logo voltam ao ar. O movimento é repetido em uma velocidade incalculável. As palmas batem e saias floridas rodopiam, tudo em volta de um círculo, com uma dupla dançante no centro. É parecido no ‘Samba de Roda’, que nasceu no Recôncavo da Bahia, e é assim no ‘Samba de Véio’, uma manifestação cultural ribeirinha que faz parte das raízes do município baiano de Juazeiro – mais especificamente, da comunidade do Rodeadouro.

Como começou

O Rodeadouro repousa nas curvas do Rio São Francisco, a 13 quilômetros da sede do município. Inclusive, os antigos contam que o nome surgiu das inúmeras voltas – ou “rodeios” – que as embarcações precisavam fazer para alcançar a terra firme. Ainda hoje, os moradores mais velhos guardam a lembrança do seu nome original: “Rodeador”.

De origem afro-brasileira, a comunidade foi certificada em 2018 como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. Essas raízes se misturam com a religião católica, formando o que é a história do samba da região.

De tradição oral, o Samba de Véio tem origem desconhecida. Acredita-se que tenha surgido há mais de 200 anos, nas antigas casas de farinha, locais onde eram fabricados subprodutos da macaxeira. Por lá, as músicas eram cantaroladas pelos trabalhadores enquanto moíam a mandioca e faziam suas atividades.

“A gente não tem ideia de como começou. Mas como os mais velhos falavam, como aqui era um quilombo, os negros vieram e o modo deles de se divertir era uma roda de samba. A gente tem ideia de que começou daí e os mais velhos foram continuando. Foi resgatado mais tarde nas casas de farinha”, conta a moradora do Rodeadouro e sambista Marlene de Sena Silva.

As cantorias também tinham relação com os reisados, ou Folia dos Reis, tornando-se uma atividade única com o tempo. Depois que acontecia a folia, os sambistas visitam as casas das pessoas e perguntavam: “samba ou lamba?”, daí em diante era hora de ver a poeira subir.

“Do reisado, partia para o samba. Cantavam o reisado e, se a pessoa quisesse, sambava naquela casa”, conta dona Ovídia Izabel de Sena, uma das moradoras mais antigas da comunidade.

“Se o dono dizia ‘samba’, daí a gente sambava. Só saía de lá depois que comia o bode. Mas agora não é mais assim”, conta Suelí Maria de Sena.

Os instrumentos e os passos

Por falar em bode, o compasso das batidas é entoado por um tambor que só existe nas margens do Velho Chico: feito com tamborete e pele de caprinos. Além das batidas, os sons são guiados pelo triângulo e o pandeiro, formando um trio de instrumentos.

Já a dança é envolvente, com os pés firmes no chão e giros. Entre os passos, há um icônico convite: a umbigada. Nesse movimento, a pessoa do centro da roda convida outra à dança, encostando as suas barrigas.

“A história não se sabe, só que a gente se acostumou dançando assim. A gente samba dali, aí a gente vai lá, dá uma umbigada e puxa a pessoa para dentro da roda”, explica Suelí. Embora não se conheça totalmente esse histórico, é importante mencionar que a própria palavra “samba”, dizem, vem de “semba”, expressão angolana que significa, justamente, “umbigada”.

E em se tratando de etimologia, uma dúvida comum de quem conhece a tradição é saber o motivo dela se chamar samba “de véio”. A resposta é fácil, segundo Marlene. “É porque antigamente só podia sambar as pessoas com idade. Criança não sambava e nem jovem, porque envolvia bebida alcoólica. E o motivo da gente, algumas vezes, sambar com a garrafa na cabeça é para simbolizar isso”, diz.

Mas as coisas já mudaram. Passada de geração em geração, a dança envolve hoje, em sua maioria, crianças e adolescentes, que se unem aos mais velhos para celebrar a sua cultura.

Um percurso de resgate

Quem vê o samba hoje não imagina que ele ficou esquecido por alguns anos na comunidade. Aconteceu quando as lideranças que encabeçavam a manifestação partiram para outro plano, até que o samba foi resgatado para nunca mais morrer.

De acordo com o documentarista Márcio Reges, no final da década de 1980, após a morte da líder do grupo, dona Francisca Pereira, houve uma pausa da dança. Mas por meio de uma ação na comunidade realizada nas escolas, pela professora Lucimeire Oliveira, a raiz foi resgatada.

“As primeiras pessoas que foram nos ensinando morreram e acabou o samba. Com o passar do tempo, uma professora se interessou muito pelas culturas da região. Então, alguém falou sobre a cultura do samba e decidimos “vamos resgatar”. Daí fomos criando gosto e criamos o nosso grupo”, conta Suelí.

O festejo passou a integrar todas as festividades, especialmente as de origem religiosa e católica, unindo a comunidade.

“É uma mistura de religiões e culturas. A gente pega algumas coisas da celebração de São José e coloca no samba… por aí vai. Assim fomos misturando”, explica Marlene.

Hoje, todo mês de janeiro, a festa de Reis é marcada pelo samba. Não à toa, o dia 6 de janeiro é instituído como “Dia Municipal do Samba de Véio do povoado do Rodeadouro”. A manifestação também se faz presente no Dia de São José, padroeiro da comunidade, celebrado em 19 de março.

A data é importante para cultura nordestina e, na região, conta com festejos, incluindo uma procissão fluvial, onde o Samba celebra em uma barca própria, além de se apresentar na chegada em terra firme.

Este ano, a festa contou com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), com o desafio de resgatar a cultura e promover o samba para todas as próximas gerações.

“A gente continua essa tradição, com os mais velhos passando os mais novos. Eu estou com 76 anos, não sou mais criança, mas, graças a Deus, a nossa comunidade tem um grupo de crianças e de adolescentes que estão tomando conta desse movimento”, diz dona Ovídia.

Ascom PMJ

Juazeiro Limpa: AMTT revitaliza sinalização da Avenida Adolfo Viana

0

 

A avenida Adolfo Viana, uma das principais vias da cidade, está mais bonita e segura para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Desde o início da semana, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), realiza diversas ações no local. Os semáforos foram alinhados e reajustados para dar uma maior fluidez ao trânsito, a sinalização horizontal e as faixas de pedestres, que estavam praticamente apagadas, foram reacendidas.

As ações estão sendo feitas através do programa Juazeiro Limpa, um projeto idealizado pela Governo Municipal com o objetivo de resgatar a autoestima da população, através de ações integradas entre todas as secretarias e autarquias para realizar diversos serviços, na cidade e no interior,  voltados à infraestrutura, limpeza urbana, terraplanagem, pintura de meio fio, desobstrução de esgotos, conscientização ambiental e muitos outros.

 “Nós estamos aqui revitalizando a sinalização de trânsito que não existia mais na cidade, reorganizando também faróis com o objetivo de garantir a segurança das pessoas, quer seja na travessia das vias, através das faixas de pedestres, quer seja no semáforo funcionando de forma correta, com placas de sinalização. Nós ainda vamos entrar no processo também com placas de sinalização, revitalizando as placas de sinalização, e o objetivo é dar conforto e segurança para todos aqueles que conduzem veículos, motociclistas, ciclistas, os pedestres, enfim, para que todas as pessoas de Juazeiro possam ter, a partir de então, uma mobilidade com maior segurança.”, explicou o diretor-presidente da AMTT, Mitonho Vargas.

Ascom

Governo do Estado sanciona programas que garantem acesso gratuito à Carteira de Habilitação para população de baixa renda

0

 

Para ampliar o acesso à mobilidade e gerar mais oportunidades para a população de baixa renda, o Governo do Estado da Bahia sancionou, nesta sexta-feira (21), os programas CNH da Gente e CNH na Escola. O anúncio foi feito pelo vice-governador Geraldo Júnior, ao lado da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, e do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em ato no Gabinete da SEC. A iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a concessão da primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiados.O vice-governador Geraldo Júnior ressaltou a relevância da iniciativa para a juventude baiana e seu impacto na inclusão social e no combate à criminalidade. “O CNH da Gente e o CNH na Escola garantem acesso gratuito à carteira de habilitação para milhares de jovens da rede pública, criando oportunidades de emprego e inclusão social. O governo segue comprometido com a juventude, oferecendo novas perspectivas e afastando os jovens da criminalidade por meio de ações como o Programa Bahia Pela Paz”, destacou.

A secretária Rowenna Brito destacou a importância da ação para os estudantes da rede estadual. “É uma alegria estar aqui hoje sancionando os programas CNH da Gente e CNH da Escola. Durante muito tempo, muitos estudantes da rede estadual não tiveram condições de obter a carteira de habilitação. O que o Governo do Estado entrega hoje é estratégico, pois promove a inclusão desses jovens. Estamos falando de 10 mil vagas no programa CNH da Gente, das quais 5 mil são destinadas a estudantes da rede estadual com mais de 18 anos e que fazem parte do Bolsa Presença. Além disso, 2 mil vagas são reservadas para estudantes com menos de 17 anos, que terão a oportunidade de realizar a parte teórica da habilitação ao longo de dois anos”, afirmou.

A medida vai beneficiar, especialmente, estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual, reafirmando o compromisso do governo com a educação e a inclusão social. Além disso, o programa também atenderá a população cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), promovendo mais oportunidades para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

Os programas serão executados pelo Detran-BA. Para participar, os interessados deverão atender a critérios específicos, como ter mais de 18 anos, estar inscrito no CadÚnico, saber ler e escrever e residir no estado da Bahia. Os estudantes menores de 17 anos poderão iniciar a formação teórica, preparando-se para a obtenção da CNH no futuro.

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, ressaltou a importância dos programas para a inclusão da juventude baiana. “A sanção dessa Lei promove dois projetos prioritários para o Governo do Estado da Bahia e para o povo baiano. A CNH da Gente e a CNH na Escola representam garantia do acesso à Carteira Nacional de Habilitação para estudantes e a população ingressa em projetos sociais. Nesse primeiro momento, são mais de 12 mil vagas. Nós faremos o anúncio, em breve, de quais são as regras e normas para que os interessados possam realizar o cadastro, que será feito integralmente pelo portal ba.gov.br“, afirmou.

Com a criação dos programas, o Governo do Estado reforça seu compromisso em democratizar o acesso à habilitação, contribuindo para a formação cidadã e profissional dos baianos. A expectativa é que a medida facilite a inserção dos beneficiados no mercado de trabalho e amplie as oportunidades para os jovens da rede pública.

A estudante Maria Clara Portela Rodrigues, 16 anos, aluna do 2º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Paulo Marques e Marques, também destacou a importância do programa para os jovens da rede pública. “Esse projeto é muito importante porque vai beneficiar muito os estudantes da rede pública. Conseguir a carteira de habilitação sem custos faz toda a diferença, já que esse é um documento essencial. Mesmo que eu ainda não tenha um veículo, obter a CNH antecipadamente já me coloca um passo à frente. Além disso, o programa ajuda a economizar, tornando esse processo mais acessível para todos. É uma iniciativa incrível e muito bem-vinda”, afirmou.

Ascom

Proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2 têm desconto de 8% no IPVA

0
São Paulo - Pátio de montadora em São Bernardo do Campo

 

Ainda dá tempo de aproveitar o desconto de 8% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com placas de finais 1 e 2, válido para quem quitar o tributo em cota única até os dias 27 e 28 de março, respectivamente. Os que optarem por dividir em cinco vezes, sem desconto, devem realizar o pagamento da primeira cota nas mesmas datas. O contribuinte deve acompanhar o calendário de pagamento disponível no site www.sefaz.ba.gov.br. Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota.

Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba): Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Para consultar a tabela de pagamento no site da Sefaz-Ba, basta entrar no canal “Inspetoria eletrônica”, “IPVA”, “Calendário”. As datas variam de acordo com o número final da placa do veículo. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Pagamento antecipado

Até o dia 7 de fevereiro, os contribuintes do IPVA na Bahia puderam quitar o imposto com um desconto atrativo, de 15%, para pagamento em cota única. A opção foi a escolhida por quase 372 mil proprietários de veículos. De acordo com a Sefaz-Ba, o número corresponde a 14,7% da frota tributável baiana, que totaliza 2,5 milhões de veículos. O pagamento antecipado teve a adesão de 251.171 contribuintes do interior, e de 120.667 da capital.

Alertas do Detran

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Outro alerta do Detran-Ba diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular. A emissão do CRLV-e também pode ser feita via portal www.ba.gov.br.

Ascom/Sefaz-Ba

Demanda herdada: Prefeitura de Juazeiro esclarece impasse com a APLB Sindicato, após acusação de descumprir ordem judicial; entidade pediu bloqueio de contas

0

 

 

A Prefeitura de Juazeiro se manifestou sobre o pedido de bloqueio das contas do município e do prefeito Andrei Gonçalves, feito pela APLB Sindicato em Juazeiro. Nesta quinta-feira (20) a entidade protocolou a ação alegando que a administração municipal estaria  descumprindo ordem judicial que determina a apresentação de uma série de documentos “indispensáveis para a defesa dos interesses dos trabalhadores em educação”. O prazo de entrega estabelecido não foi cumprido, disse a APLB.

Na ação, a entidade pede que o município indique por qual fonte a gestão Susana Ramos, através da ex-secretária Normeide Almeida, pagou as licenças prêmio em forma de pecúnia.

A Prefeitura de Juazeiro esclareceu “que o Município foi notificado, na gestão anterior, no dia 22/08/2024 e não apresentou nenhuma manifestação no processo. A gestão atual só tomou conhecimento da ação no dia 07/03/2025 e determinou, de forma imediata, que fosse localizada a documentação e juntada ao Processo. A Procuradoria Jurídica também está atuando para conseguir um prazo razoável para o cumprimento da liminar, pois toda a movimentação financeira foi realizada na gestão passada e como já explanado, por diversas vezes, não houve transição de governo. A gestão atual reforça seu compromisso com a legalidade e a moralidade dos atos e vai juntar ao processo os documentos solicitados.

A Prefeitura acrescentou ainda que, caso seja detectada alguma irregularidade nos pagamentos realizados com a verba oriunda do FUNDEB, serão tomadas as medidas legais cabíveis. Por fim, a informação de que houve bloqueios nas contas municipais e pessoal do gestor são inverídicas. Na verdade, houve requerimento do advogado nos autos, mas ainda não houve a apreciação do pedido pela justiça, como também não foi examinado o pedido de concessão de novo prazo realizado pelo Município.

 

Redação PNB