Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Prefeito Andrei visita obras da Adutora do Salitre, que levará água potável para 18 comunidades em Juazeiro

1

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, visitou nesta quarta-feira (9), as obras da Adutora do Salitre, um importante investimentos em abastecimento de água para a zona rural do município. Acompanhado do vice-prefeito Tiano Félix, do superintendente da Codevasf, Miled Cussa, da diretora do SAAE, Fabiana Eashira, além de secretários, vereadores e lideranças comunitárias do Distrito do Salitre, o prefeito percorreu trechos da obra, conversou com moradores e reforçou o compromisso de sua gestão com a garantia de acesso à água de qualidade para todos os juazeirenses.

“A água é um direito fundamental, e essa obra representa mais dignidade, saúde e qualidade de vida para milhares de salitreiros. É uma conquista histórica para Juazeiro e nós vamos acompanhar de perto cada etapa dessa transformação”, ressaltou o prefeito.
A Adutora vai beneficiar diretamente cerca de 6.200 pessoas em 18 comunidades do interior de Juazeiro, levando água potável do Junco até Curral Velho Entre os povoados atendidos estão Alegre (1 e 2), Bebedouro Grande (1 e 2), Gangorra, Campestre, Goiabeira (1 e 2), Manga (1 e 2), Manoel Patrício, Marruá, Passagem do Sargento (1 e 2), Pateiro, Pau Preto, Sobradinho e Curral Velho (Campo Formoso).

“Esse é um momento histórico para o Salitre. Depois de décadas de luta, ver essa obra em execução é motivo de esperança para todos nós. É a primeira vez que um prefeito tem cuidado bem dos salitreiros, ele tem pedido apoio do Governo Federal, Estadual para ajudar Juazeiro, e só tem três meses que assumiu a gestão. Nós só temos que parabenizar e agradecer”, comemorou o presidente da União das Associações do Vale do Salitre, Adelino Gonçalves, que acompanhou a visita.

A água bruta será captada no Perímetro Irrigado Salitre e percorrerá uma rede de aproximadamente 10 quilômetros até uma Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na comunidade de Bebedouro Grande. Após o tratamento, a água seguirá por uma adutora e uma rede de distribuição com extensão projetada de 139 quilômetros, passando por uma Estação Elevatória de Água Tratada principal (EEAT), quatro estações elevatórias intermediárias (Boosters) e 17 reservatórios.

O morador da comunidade de Manga, o senhor Jaime Neves se emocionou ao falar da obra durante a visita da comitiva na sua casa. “Estou muito feliz em receber o prefeito Andrei e saber que agora o sonho de ter água tratada vai ser realizado. O povo do Salitre sempre foi esquecido, agora sim estão cuidando do nosso povo”, avaliou.

“É agua limpa e tratada, é uma obra do Governo Federal, através de emenda parlamentar do deputado federal, Elmar Nascimento, que está sendo acompanhada pela Codevasf, um sistema que será operado pelo SAAE, e vai melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas das 18 comunidades de Juazeiro e Campo Formoso”, finalizou o superintendente da Codevasf.

Por Manu Lustosa Ascom/PMJ

“O ‘lenga-lenga’ de que ‘é um problema histórico’ tem que acabar”, desabafa cidadão sobre a cultura de jogar lixo nas ruas de Juazeiro

2

 

Um morador do bairro Cajueiro, em Juazeiro, fez questão de compartilhar com o PNB sua indignação com uma cena que presenciou nesta quarta-feira (9).

Passando por uma rua do bairro ele flagrou um carroceiro descartando móveis velhos na calçada do antigo Haras Gonçalino. O local passou por uma limpeza há cerca de uma semana, quando equipes da Secretaria de Serviços Públicos retiraram várias caçambas de lixo do local.

“É revoltante. Não adianta campanha de conscientização, denúncias, nada. A falta de educação de algumas pessoas é impressionante. Moradores jogam todo tipo de lixo nesta calçada, carroceiros despejam entulhos, móveis sem o menor pudor. Para eles deve ser normal sujar a cidade. A prefeitura tem que começar a mapear, identificar os carroceiros e tomar alguma atitude. Tem que acabar o ‘lenga-lenga’ de dizer que ‘é um problema histórico’. Até quando vão deixar esse ‘problema histórico’ fazer de Juazeiro uma cidade suja”?, questionou o morador.

Ele prosseguiu seu desabafo com uma observação: “Não respeitam nem os agentes de limpeza que trabalham duro para limpar a cidade. A equipe limpa pela manhã e quando vira as costas já tem gente jogando lixo. Essa calçada estava limpa, limpa, não durou e já virou um lixão”.

Programa Juazeiro Limpa

O “Programa Juazeiro Limpa” reúne todas as secretarias municipais e vai além da limpeza. Com mutirões de varrição, capina, pintura, coleta de lixo e recuperação de estradas, o projeto também aposta na conscientização para que a população participe dessa transformação.

Lançado em março, o projeto conta com mais de 140 trabalhadores, dezenas de máquinas pesadas, como um caminhão varredeira, seis retroescavadeiras, sete caminhões, três patrols e um rolo compactador, além de equipamentos como 17 novas caçambas e lixeiras. Ao todo, já são mais de R$3,8 milhões investidos em demandas reprimidas há anos, segundo a PMJ.

A ampla operação de limpeza e ordenamento urbano, incluindo capina, pintura e coleta de lixo — transportado em caminhões cheios para fora da cidade — vem sendo conduzida por órgãos como a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e o SAAE.

“Após o mutirão, será mantida a fiscalização e a manutenção contínuas”, prometeu a prefeitura.

 

Redação PNB

 

Morre, em Juazeiro, aos 76 anos, a professora Djana Lino de Souza; velório acontece às 9h no SAF

0

 

Morreu nesta quinta-feira (9), em Juazeiro, a professora Djana Lino de Souza, 76 anos.

Djana residiu à Rua Alto Cheiroso, por mais de 50 anos, e foi professora, muito querida e respeitada no Colégio Estadual Lomanto Júnior sendo exemplo de vida e inspiração para todos aqueles que tiveram a honra e o prazer de conhece-la.

A professora Djana deixa um legado de amorosidade, honradez, luta e muita alegria.

O velório da professora será a partir das 9 horas de hoje no SAF Juazeiro, sala 01, e o sepultamento será no cemitério central no Bairro Santo Antônio, às 17 horas .

O PNB se solidariza com a família da professora neste momento de dor e tristeza.

Redação PNB

Entrega de escola transformada emociona comunidade em Brejo de Fora e marca os 100 dias de gestão em Sento Sé

0

 

“Hoje meus olhos brilham de emoção. A escola onde minhas filhas estudam foi transformada.” Com essas palavras, Gessica Freire, mãe de três alunas, resumiu o sentimento de pais e moradores da comunidade de Brejo de Fora, nesta quarta-feira (9), durante a entrega da ampliação e requalificação completa da Escola Núcleo José Freire dos Santos, realizada pela Prefeitura de Sento Sé em convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação.

A unidade foi praticamente reconstruída. Ganhou novas salas de aula, refeitório, sala da direção, arquivo, almoxarifado, banheiros com acessibilidade, área de serviço, depósito de material de limpeza, e cobertura de 100% do pátio principal, oferecendo mais conforto, dignidade e estrutura para alunos e educadores.

Em sua fala durante o evento a prefeita Giselda Carvalho destacou sua satisfação em entregar uma escola totalmente requalificada e ampliada. “É uma grande alegria, como educadora, entregar a primeira obra da nossa gestão sendo uma escola. Estamos reafirmando o nosso compromisso com a educação e com o futuro da nossa cidade.”

O secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, destacou que outras 12 escolas estão em obras, cinco delas já em fase final, e anunciou: “Estamos em fase de estudo para o processo de licitação que vai climatizar todas as unidades da rede municipal. Educação com estrutura e qualidade é prioridade.”

100 dias de gestão

A entrega integra a programação especial dos 100 dias de gestão da prefeita Giselda, que seguirá nesta quinta-feira (10) com a entrega de um Pátio de Múltiplo Uso coberto na comunidade de Ponta D’Água, e no sábado (12), com a inauguração de um sistema de abastecimento de água em Mulungu.

O evento contou com a presença de vereadores, secretários municipais e da comunidade local, que celebraram juntos a entrega do equipamento.

Ascom PMSSE

Sedes inaugura nova sede do Centro POP de Juazeiro com mais comodidade e conforto

0

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Juazeiro (Centro POP) está de cara nova. O equipamento ganhou um novo espaço nesta quarta-feira (9), com mais conforto e comodidade para o acolhimento de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O equipamento está localizado na Rua Elizabete Safira, 172, no bairro Maria Gorete, e oferece diversos serviços com equipe multidisciplinar: abordagem social, retirada de documentos pessoais, assessoria jurídica e oficinas. O Centro POP também promove a confecção de currículo, proporcionando o auxílio e o incentivo necessários para a pessoa que deseja retornar ao mercado de trabalho.

A inauguração contou com a presença do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, do vice-prefeito, Tiano Félix, do secretário da Sedes, Igor Luiz, e de demais autoridades municipais. Para a diretora de Proteção Especial, Fátima Carvalho, esse é um passo importante para desenvolver mais ações de cuidado com os usuários do Centro POP, que agora contam com uma estrutura mais acolhedora.

“Aqui a gente acolhe e traz o trabalho da equipe, que é multidisciplinar. Temos alimentação, local de banho e local para lavar roupa. Então, é um centro em que as pessoas que estão em situação de rua podem buscar para qualquer situação que precisem resolver, inclusive de acolhida, alimentação e documentação, caso estejam precisando. Nós temos uma equipe para desenvolver todo esse trabalho de atenção e cuidado à pessoa em situação de rua”, ressalta a diretora.

Centro POP Dom José Rodrigues de Souza

Completando 11 anos de fundação, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Dom José Rodrigues de Souza também ganhou, recentemente, um novo veículo que vai ampliar e melhorar os atendimentos destinados à população em situação de rua.

O transporte entregue faz parte de uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, junto ao Governo do Estado da Bahia.

Ascom PMJ

Secretaria de Saúde de Juazeiro comunica interrupção temporária no atendimento da UBS do bairro Tabuleiro nesta quinta-feira (10)

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tabuleiro estará com o atendimento temporariamente suspenso nesta quinta-feira (10), devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica.

A medida se dá em razão de uma notificação da Coelba, que realizará manutenção na rede elétrica do bairro. O desligamento está programado para ocorrer das 9h30 às 15h30, inviabilizando o funcionamento da unidade nesse período.

Para garantir a continuidade do atendimento à população, a Sesau orienta que, apenas em casos de febre, vômito, diarreia, dor de ouvido, dor de garganta, dor na coluna e sintomas gripais, os moradores da localidade devem buscar atendimento nas UBSs do Residencial Juazeiro e Dom Thomáz, pela manhã, e, no período da tarde, a unidade do bairro Itaberaba.

A Sesau agradece a compreensão da comunidade e segue empenhada em oferecer um atendimento seguro e de qualidade.

Ascom Sesau PMJ

Prefeitura de Sento Sé inicia recolhimento de animais soltos nas ruas e rodovias

0

 

A Prefeitura de Sento Sé iniciou uma ação conjunta com diversas secretarias municipais e forças de segurança para o recolhimento de animais de grande porte soltos nas ruas da cidade e nas margens da Rodovia BA-210. A iniciativa, que já retirou cerca de 20 animais das vias até esta terça-feira (08), visa garantir a segurança da população e prevenir acidentes.

A força-tarefa envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo; Obras e Serviços Públicos; Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca; além da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Estadual.

O secretário de Administração, Adriano Almeida, explicou como está sendo feita a condução dos animais. “Todos os animais recolhidos estão sendo levados para um espaço do município, onde recebem alimentação adequada e passam por exames feitos pela equipe da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia). Somente após o atestado de saúde positivo e o pagamento das diárias em que o animal ficou preso pelos donos que eles poderão ser devolvidos.”

A próxima ação

Está marcada para terça-feira (15), quando as equipes atuarão ao longo da BA-210, no trecho entre a sede do município e o distrito de Piçarrão.

Estratégia

A ação faz parte de uma estratégia mais ampla que busca soluções definitivas para a presença de animais soltos em vias públicas, seja por meio da conscientização dos proprietários ou da atuação legal, quando necessário.

“Manter animais soltos em vias públicas representa risco à vida e é passível de punições. A população pode colaborar denunciando casos por meio dos canais oficiais da Prefeitura ou das autoridades responsáveis”, finalizou Adriano Almeida.

Ascom/PMSSE

Prisão do ex-vereador de Juazeiro, Amadeus dos Santos, teria sido motivada por descumprimento às regras do regime semiaberto

1

 

Nesta quarta-feira (9) uma ação da Polícia Federal, do GAECO– Grupo de Atuação GAECO-Norte de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do MPBA e Polícia Militar da Bahia, prendeu o ex-vereador do município de Juazeiro, Norte da Bahia, Amadeus dos Santos. A prisão ocorreu na residência do político, no bairro Maringá.

No início do mês de março, o ex-vereador conseguiu liberdade condicional, após ficar preso por 15 dias no Conjunto Penal de Juazeiro. Na condição de preso do regime semiaberto, o ex-vereador tinha direito a saída para trabalho e deveria usar tornozeleira eletrônica.

De acordo com apuração do PNB, Amadeus Santos teria descumprido as regras do regime semiaberto, inclusive frequentando a Câmara de Vereadores, uma das proibições expressas. Esse teria sido um dos motivos pelos quais a prisão foi efetuada.

Histórico

No último dia 19 de fevereiro, Amadeus, que era considerado foragido da Justiça desde o  julho de 2023, quando a sua prisão foi decretada, se apresentou na 17 Coorpin e foi encaminhado para o Conjunto Penal de Juazeiro, onde ficou por 15 dias, até que foi concedida a liberdade condicional ao ex-vereador

Amadeus, condenado a mais de 7 anos prisão, em julgamento que aconteceu no dia 05 de fevereiro de 2024, é um dos alvos da “Operação Astreia” da Polícia Federal, deflagrada em julho de 2023.

Primeira prisão

Amadeus chegou a ser preso no dia 14 de julho de 2023, durante a terceira fase da operação ‘Astreia’, e liberado no dia 15, após uma decisão do juiz Eduardo Padilha. No entanto, a decisão foi revogada no dia 20 de julho do mesmo ano pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

O vereador é pai de Manoel Luiz dos Santos Neto, 26 anos, que segundo as investigações da Polícia Federal, atua como chefe de uma organização criminosa. De acordo com a PF, Amadeus integraria o núcleo financeiro do grupo e manteve vultosa quantia, cerca de R$ 400 mil, com a finalidade de ocultar e dar aparência de licitude a valores advindos da atividade ilícita do grupo criminoso, além de servir como um seguro para pagamento de despesas com eventual prisão.

Na época da operação da PF, Manoel Luiz foi preso em Aracajú-SE.

Operação Astreia

No dia 14 de julho de 2023, a Polícia Federal e do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do MPBA – e da Polícia Militar da Bahia, deflagrou a Operação ASTREIA 3, terceira fase da Operação Astreia, com o objetivo de descapitalizar facção criminosa especializada em tráfico de drogas, tráfico de armas e homicídios, com atuação em Juazeiro, no Norte da Bahia e Petrolina, no sertão de Pernambuco.

Em decorrência do aprofundamento da investigação, a Polícia Federal representou por novas medidas cautelares, incluindo um mandado de busca e apreensão, o sequestro de bem imóvel e veículo, ambos de alto padrão e adquiridos com valores de origem ilícita, além do bloqueio de R$400.000,00 (quatrocentos mil reais) pertencentes a Manoel Luiz, um dos investigados, e que estavam sendo mantidos por terceiro para pagamento de despesas em caso de eventual prisão.

A PF informou que as investigações revelaram a conexão do grupo criminoso com uma série de delitos, dentre eles tráfico de drogas, tráfico de armas e homicídios, e que causaram aumento significativo da violência local Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa (art. 2° da Lei 12.850/13), Tráfico de Drogas (art. 33 da Lei 11.343/06) e Lavagem de Dinheiro (art. 1° da Lei 9.613/98), cujas penas somadas podem chegar a 33 anos de reclusão e poderão ser elevadas ainda de 12 a 30 anos, caso sejam comprovados os homicídios atribuídos à ORCRIM.

Ainda de acordo com a PF, o vereador possui grau de parentesco com o chefe da organização criminosa, supostamente integra o núcleo financeiro do grupo e manteve vultosa quantia, cerca de R$ 400 mil, com a finalidade de ocultar e dar aparência de licitude a valores advindos da atividade ilícita do grupo criminoso, além de servir como um seguro para pagamento de despesas com eventual prisão.

A PF informou ainda que “durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na deflagração da Operação Astreia 3, Amadeus dos Santos promoveu embaraço à investigação, ao tentar destruir provas. Além disso, foram apreendidos em sua residência drogas e documento falso”.

Redação PNB

Censo 2024: matrículas em tempo integral passam de 18% para 23%

0

 

O Censo Escolar 2024 revelou que as matrículas em escolas de tempo integral da rede pública passaram de 18,2%, em 2022, para 22,9% em 2024, totalizando 965 mil inscrições.Os resultados foram apresentados, nesta quarta-feira (9), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou os dados:

“Praticamente, atingimos já a meta do PNE [Programa Nacional de Educação] até 2024. E nós temos um novo PNE, com metas mais ousadas, que foram apresentadas ao Congresso [Nacional] para os próximos dez anos. Já chegamos próximo de 23% [22,9%], quando a meta é de 25% [das matrículas do ensino integral na rede pública de ensino básico]. Isso conecta toda a política pública que o MEC tem construído, de acordo com o censo, com os indicadores, e de acordo com a estratégia que nós queremos alcançar.”

Em entrevista durante divulgação dos resultados, Santana disse que a atual gestão tem atenção especial na educação básica, que abrange desde a educação infantil até o ensino médio, nas modalidades do ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

O Censo Escolar é realizado anualmente.  A partir destas informações, é produzido, entre outros, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Educação básica

Ao todo, no ano passado, todas as etapas da educação básica no Brasil registraram 47,1 milhões de matrículas, distribuídas em 179,3 mil escolas em todo o país, o que corresponde a cerca de 216 mil matrículas a menos em comparação com 2023 ou queda de 0,4% no período.

Quase metade desses estudantes (49,1%) são atendidos nas redes municipais de ensino, sendo que 31,7% dos municípios têm até cinco escolas. Se consideradas as localidades com até dez escolas, são 52,7% dos municípios brasileiros. Apenas 2,1% das cidades têm mais de cem escolas.

Durante a apresentação dos dados, o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, destacou a necessidade da cooperação entre o Ministério da Educação, os governos estaduais e os governos municipais.

– Creches

O Censo Escolar mostrou que, em 2024, as matrículas em creches mantiveram a tendência de crescimento verificada após a pandemia de covid-19, conforme previsto no Plano Nacional de Educação, saltando de 3,41 milhões de matrículas em 2021 para 4,38 milhões no ano passado.

Na faixa etária adequada às creches, o atendimento escolar foi de 38,7% das crianças com até 3 anos de idade, em 2023. O percentual é 3,7% maior do que em 2019, últimos dados antes da pandemia.

Brasília (DF), 09/04/2025 - O Diretor de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio durante coletiva de imprensa para divulgação dos destaques do Censo Escolar 2024. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Um terço destas crianças (33,1%) estão matriculadas em creches privadas, sendo que cerca de 52% destes estabelecimentos mantêm convênio com o poder público local. O que representa a etapa com a maior participação da rede privada na composição. Considerando a rede pública, 99,8% das creches são das redes municipais de ensino.

Ao todo, o Censo Escolar registrou 78,1 mil creches em funcionamento em todo o país.

– Pré-escola

Por outro lado, a pesquisa mostra uma estabilidade nas matrículas da pré-escola – tanto na rede pública, quanto na privada –, a etapa da educação infantil que a Constituição Federal determina que tenha ensino universalizado – faixa etária de 4 e 5 anos.

A estagnação das matrículas na pré-escola frustrou as expectativas do MEC, que esperava reverter o encolhimento do número de matrículas de 2019 a 2021, como afirmou o diretor Carlos Eduardo Moreno.

Em 2023, eram 5,31 milhões de alunos matriculados na pré-escola. Já em 2024, o censo escolar contabilizou 5,30 milhões matriculados na pré-escola. Embora tenha havido uma pequena retração, o resultado correspondente  quase totalidade da população desta faixa etária apurada no Censo Demográfico de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 5,4 milhões de crianças.

O técnico do Inep aponta que em algumas unidades da federação, o número de matrículas em pré-escolas caiu, como no Piauí (-3,3%), no Distrito Federal (-2,4%) e no Rio de Janeiro. Na outra ponta, houve expansão no número de matrículas na pré-escola em Roraima (4,6%), e no Amapá (4,9%).

Educação específica

No Brasil, em 2024, 294,2 mil alunos estudavam em escolas com educação indígena; outros 279 mil estudantes eram de unidades construídas em comunidades quilombolas e mais de 398,2 mil estudantes são de áreas de assentamento da reforma agrária.

Censo Escolar

O Censo Escolar é considerado a principal e mais abrangente pesquisa estatística da educação básica. O levantamento anual é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep.

O censo também é adotado como ferramenta para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, para acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Agência Brasil