“O ‘lenga-lenga’ de que ‘é um problema histórico’ tem que acabar”, desabafa cidadão sobre a cultura de jogar lixo nas ruas de Juazeiro

2

 

Um morador do bairro Cajueiro, em Juazeiro, fez questão de compartilhar com o PNB sua indignação com uma cena que presenciou nesta quarta-feira (9).

Passando por uma rua do bairro ele flagrou um carroceiro descartando móveis velhos na calçada do antigo Haras Gonçalino. O local passou por uma limpeza há cerca de uma semana, quando equipes da Secretaria de Serviços Públicos retiraram várias caçambas de lixo do local.

“É revoltante. Não adianta campanha de conscientização, denúncias, nada. A falta de educação de algumas pessoas é impressionante. Moradores jogam todo tipo de lixo nesta calçada, carroceiros despejam entulhos, móveis sem o menor pudor. Para eles deve ser normal sujar a cidade. A prefeitura tem que começar a mapear, identificar os carroceiros e tomar alguma atitude. Tem que acabar o ‘lenga-lenga’ de dizer que ‘é um problema histórico’. Até quando vão deixar esse ‘problema histórico’ fazer de Juazeiro uma cidade suja”?, questionou o morador.

Ele prosseguiu seu desabafo com uma observação: “Não respeitam nem os agentes de limpeza que trabalham duro para limpar a cidade. A equipe limpa pela manhã e quando vira as costas já tem gente jogando lixo. Essa calçada estava limpa, limpa, não durou e já virou um lixão”.

Programa Juazeiro Limpa

O “Programa Juazeiro Limpa” reúne todas as secretarias municipais e vai além da limpeza. Com mutirões de varrição, capina, pintura, coleta de lixo e recuperação de estradas, o projeto também aposta na conscientização para que a população participe dessa transformação.

Lançado em março, o projeto conta com mais de 140 trabalhadores, dezenas de máquinas pesadas, como um caminhão varredeira, seis retroescavadeiras, sete caminhões, três patrols e um rolo compactador, além de equipamentos como 17 novas caçambas e lixeiras. Ao todo, já são mais de R$3,8 milhões investidos em demandas reprimidas há anos, segundo a PMJ.

A ampla operação de limpeza e ordenamento urbano, incluindo capina, pintura e coleta de lixo — transportado em caminhões cheios para fora da cidade — vem sendo conduzida por órgãos como a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e o SAAE.

“Após o mutirão, será mantida a fiscalização e a manutenção contínuas”, prometeu a prefeitura.

 

Redação PNB

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Vdd, é absurda a falta de educação e consciência ambiental dos moradores de Juazeiro, a calçada desse haras é um eterno lixão, a limpeza é feita e logo em seguida moradores de ruas adjacentes despejam lixo assim como o carroceiros.

  2. A prefeitura de Juazeiro não atingirá seu objetivo de cidade limpa, enquanto não aplicar multas na população e nos carroceiro.É uma cultura impregnada há décadas na população infelizmente.Comerciantes, ambulantes, e transeuntes despejam seus lixos domésticos e resíduos de material de construção em qualquer lugar. A prefeitura está enxugando gelo

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome