Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Censo Escolar mostra que Bahia ampliou em 55% o número de estudantes da rede estadual na Educação em Tempo Integral

0

Em um ano, a rede estadual de Ensino da Bahia registrou um aumento de, aproximadamente, 55% no número de estudantes matriculados na Educação em Tempo Integral. É o que revelam os dados do Censo Escolar 2024, divulgados nesta quarta-feira (9), pelo Ministério da Educação (MEC). Este resultado evidencia a efetividade dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na qualificação da Educação. Ao todo, o número de matrículas em tempo integral saltou de 57.731, em 2023, para 89.706, em 2024.

Durante a apresentação dos dados, o crescimento no número de estudantes matriculados em tempo integral foi destacado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Na Bahia, em 2023, haviam 451.119 estudantes matriculados na Educação Integral em todas as modalidades, tanto na rede estadual, quanto nas municipais. Já em 2024, este número aumentou para 523.690. Somente na modalidade Ensino Médio Integral, a quantidade de matriculados cresceu de 49.419, em 2023, para 79.549, em 2024.

O avanço é fruto de uma série de ações, como o regime de colaboração com os municípios; a modernização da infraestrutura escolar; a formação continuada de educadores; e a implementação de políticas de permanência estudantil.

Ao comentar os dados do Censo Escolar 2024, a secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, destacou a importância do olhar sensível do Governo do Estado para as necessidades da população baiana, especialmente na Educação. “A Bahia tem um governador professor, de origem humilde, que teve a sua vida transformada pela Educação. Eu também sou fruto da escola pública. Sou professora da rede estadual e conheço de perto os desafios e as necessidades da nossa comunidade escolar. É por isso que entendemos que é fundamental investir na Educação Básica, não apenas na oferta, mas também na permanência dos alunos na escola, com material didático, professores capacitados e espaços adequados e confortáveis para que todos tenham uma educação integral e em tempo integral.  A expansão da oferta da educação também tem sido possível graças ao regime de colaboração que firmamos com os municípios, fortalecendo o pacto federativo e garantindo a chegada das melhorias às redes locais”.

Na apresentação dos números, Camilo Marinho enfatizou, ainda, a importância da análise dos dados do Censo Escolar, que mostram os recortes de desigualdade, para a criação de programas, como o da Educação em Tempo Integral e o Pé-de-Meia. Ele também reforçou a eficácia das políticas públicas, que vêm sendo possíveis graças à liderança dos atores federativos. “Nunca o Ministério da Educação teve um olhar tão forte para a Educação Básica no país. O ministério olhava muito mais pela questão da Educação Superior, das nossas universidades e institutos federais. Então, estamos tendo um olhar especial. Mas, para isso, precisamos construir com os entes federativos”.

Os dados do Censo Escolar estão disponíveis para consulta pelas secretarias de Educação e pela comunidade em geral no Portal do MEC.

Ascom/SEC

Urgente: Ex-vereador Amadeus dos Santos acaba de ser preso novamente, em Juazeiro

0

 

De acordo com informações confirmadas pelo PNB, a Polícia Federal prendeu na tarde de hoje (9), o ex-vereador do município de Juazeiro, região Norte da Bahia, Amadeus dos Santos.

A prisão ocorreu no bairro Maringá, numa ação conjunta da Polícia Federal, GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do MPBA e Polícia Militar da Bahia,

Foragido da justiça desde o dia 20 de julho de 2023, quando a sua prisão foi decretada, Amadeus se entregou à polícia no mês de fevereiro último e foi posto em liberdade no último mês de março.

Alvo da Operação Astreia, o ex-vereador foi condenado a 7 anos e 6 meses de prisão, durante julgamento que aconteceu no dia 05 de fevereiro de 2024.

Estamos apurando mais informações sobre a prisão do político.

Redação PNB

Atendimentos na UBS do João Paulo II continuam suspensos para acelerar as obras de reforma na unidade, informa Secretaria de Saúde de Juazeiro

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que, devido à continuidade das obras de requalificação, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro João Paulo II não estará funcionando nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11). A medida se faz necessária para a execução das etapas essenciais da reforma, que foi retomada no dia 31 de março.

Os atendimentos previamente agendados serão remarcados pelas equipes da unidade de saúde na próxima segunda-feira (14). A Sesau orienta que, apenas em casos de febre, vômito, diarreia, dor de ouvido, dor de garganta, dor na coluna e sintomas gripais, os moradores da localidade devem buscar atendimento nas UBSs dos bairros Antônio Guilhermino, Parque Residencial e Dom José Rodrigues.

A Secretaria agradece a compreensão de todos e segue trabalhando na melhoria da infraestrutura das unidades de saúde, com o objetivo de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado para a população de Juazeiro.

Ascom Sesau

Juazeiro e Petrolina: APAC prevê chuvas para os próximos dias

0

 

Segundo boletim divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) há previsão de chuva para Juazeiro e Petrolina para este mês de abril. Até domingo (13), segundo a Apac, são esperadas chuvas com intensidade entre fraca e moderada e um acumulado de precipitações entre 10 e 50 mm. O período chuvoso deve iniciar ainda na quinta-feira (10), no trecho urbano.

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, informa que tem “realizado a manutenção dos canais e áreas de escoamento, bem como, o patrolamento de vias em diversas comunidades para minimizar os transtornos nos bairros nos dias de chuva”.

Defesa Civil

Em caso de chuvas mais intensas e a população necessite de ajuda, estão disponíveis os seguintes contatos de emergência: Defesa Civil, pelo número (87) 99132-9568; e SAMU, no 192. Em situações de problemas com a rede elétrica, pode acionar o Programa Mais Luz, no 0800 608 1022; ou a Neoenergia, no 116.

Redação PNB, com informações Ascom/PMP

Prefeitura de Sento Sé vai entregar obras nas áreas de educação, esporte e abastecimento de água

0

 

A Prefeitura de Sento Sé realiza, entre os dias 9 e 12 de abril, a entrega de três importantes obras em comunidades do interior, reforçando o compromisso da gestão com melhorias reais para a população.

Na quarta-feira (9), às 15h, será inaugurada a requalificação da Escola Núcleo José Freire dos Santos, em Brejo de Fora. Na quinta-feira (10), às 15h, será entregue o Pátio de Múltiplo Uso com cobertura na comunidade de Ponta D’Água. Já no sábado (12), às 9h, Mulungu recebe o novo sistema de abastecimento de água, garantindo mais dignidade aos moradores.

A prefeita Giselda Carvalho destaca que cada obra entregue representa um avanço concreto na vida da população sentoseense. “Estamos trabalhando com compromisso para seguir transformando a realidade de Sento Sé, especialmente nas comunidades mais distantes. Com toda certeza essas entregas fortalecem o ritmo de desenvolvimento no município e reafirmam a atenção da gestão com áreas essenciais como educação, infraestrutura e acesso à água.”

Ascom PMSSE

Estudantes da Univasf, Juazeiro, reclamam do atendimento do Restaurante Universitário

0

 

Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco procuraram o PNB para reclamar do atendimento do Restaurante Universitário. Segundo relataram, a nova empresa assumiu a prestação do serviço precisa agilizar a oferta das refeições, evitando a demora para servir os alunos. Eles cobraram também a devolução dos créditos aos estudantes pela antiga empresa que atuava no RU.

“Hoje ficamos pelo menos 1 hora em pé esperando um almoço ser servido no Restaurante Universitário, e foi extremamente desrespeitosa essa espera com todos os discentes. Atualmente uma nova empresa foi contratada para realizar os serviços de gestão da alimentação nos Restaurantes Universitários da Univasf. Hoje, segundo dia de funcionamento, ao que parece, não mudou nada e estão trabalhando do mesmo modo da antiga empresa, que nos fazia esperar horas por um prato de comida. Isso sem contar a questão dos créditos que a antiga empresa não devolveu aos alunos. Enfim, é um descaso o que está acontecendo dentro dessa Universidade, que deveria se esforçar ao máximo para dar o mínimo de suporte aos seus alunos”, reclamou o estudante.

“Deveria ter mais agilidade para servir, pois nós temos atividades e não podemos perder tanto tempo na fila do RU. A empresa precisa urgente melhorar o serviço”, sugeriu uma aluna.

Estamos encaminhando a reclamação para a instituição.

Redação PNB 

Sebrae em Juazeiro recebe alunos do CIEE para palestra sobre empreendedorismo

0

O Sebrae em Juazeiro recebeu nesta segunda-feira (07) dezenas de estudantes do Centro de Intercâmbio Empresa e Escola (CIEE), com idade entre 14 a 24 anos, integrantes do programa Jovem Aprendiz, para uma visita de intercâmbio técnico.

Durante o encontro, foi apresentada palestra sobre empreendedorismo, com o tema “O que eu posso aplicar no meu projeto de vida”, ministrada pelo analista técnico e Embaixador do Programa de Educação Empreendedora na Regional Juazeiro, Edlan Amaral.

O evento teve o objetivo de facilitar o entendimento dos conceitos e aplicação prática dos temas empreendedorismo, sustentabilidade, inovação, cooperação, educação financeira, trabalho em equipe, entre outros, além de mostrar o que significa ser um Microempreendedor Individual (MEI), a criação, benefícios e deveres de uma empresa legalmente constituída.

O gerente da unidade Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, que teve o CIEE como parceiro no seu início profissional, fez a abertura dos trabalhos e falou da sua experiência no começo da trajetória no mercado de trabalho.

A professora Adriana Leal dos Santos, instrutora de aprendizagem, conduziu a equipe de alunos, e falou sobre a experiência vivida durante o encontro: “Falar de empreendedorismo dentro da unidade do Sebrae Juazeiro, é de uma importância em grande escala, tanto para os aprendizes quanto para os familiares, porque os aprendizes se tornam multiplicadores de informações ricas vindas de fontes seguras, como o Sebrae Juazeiro. A atividade externa, ela é uma provocação da líder de aprendizagem, professora Lorena Ferreira, para uma complementação da formação e o desenvolvimento de competências do próprio aprendiz como parte do processo educativo do programa aprendiz CIEE”.

Os alunos participaram ativamente da palestra, e provocaram o consultor, curiosos para conhecer o tema apresentado. Samuel Macedo, 18 anos, deu nota máxima para a atividade e aposta nas lições recebidas para alcançar o sucesso empresarial. “Com certeza, saio daqui com uma perspectiva muito diferente de quando cheguei após participar desta palestra que considero prática e objetiva, que inspira, que não alimenta utopias e vai abrir novos horizontes para a minha vida profissional, trilhando uma brilhante carreira”.

Ellen Beatriz, 19 anos, considera a capacitação uma atividade muito importante para conhecer os caminhos para empreender: “O aprendizado adquirido aqui é algo muito importante que eu pretendo levar para sempre porque vão favorecer o meu crescimento profissional e pessoal. Fica evidente que o empreendedorismo não é difícil como possa parecer e com planejamento nós conseguimos adquirir bons resultados para alcançar nossas metas. Então, minha avaliação é nota 10”.

Para o analista e palestrante no evento Edlan Amaral, “as competências empreendedoras são fundamentais para a construção de uma jornada exitosa. Nós buscamos, através da nossa exposição, mostrar que o empreendedorismo vai muito além do que apenas criar um negócio, ele perpassa por competências e comportamentos, que quando bem aplicados, conduzem ao protagonismo do estudante dentro da sua realidade, sendo um agente de transformação”, finalizou.

Ascom

Juazeiro é contemplada com o projeto Condução Decente, que atende Mototaxistas e Motofrentistas da Bahia

0
A Prefeitura de Juazeiro, por meio do diretor-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, Mitonho Vargas, participou, na segunda-feira (7), do lançamento do projeto Condução Decente. A iniciativa do Governo do Estado vai contemplar cerca de 6.500 mototaxistas e motofrentistas em toda a Bahia, que poderão participar gratuitamente de um programa de qualificação profissional e, dependendo do aproveitamento, terão acesso a uma linha de crédito para aquisição de novas motocicletas. Juazeiro está entre as cidades beneficiadas nesta primeira etapa.

O objetivo do projeto é promover o trabalho decente para a categoria, por meio de cursos de especialização e atualização, além da entrega de equipamentos de proteção individual, como capacete, colete, antena de proteção, joelheira e cotoveleira.

As inscrições estarão abertas de 5 a 16 de maio. Os procedimentos para matrícula serão divulgados nos canais de comunicação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e no SineBahia.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro, Mitonho Vargas, destacou que a qualificação impacta diretamente na segurança dos profissionais e da população.
“Esse programa vai fortalecer a segurança dos passageiros, dos mototaxistas e motofrentistas, além de contribuir com a segurança viária. Através da qualificação profissional, aliada à aquisição de equipamentos de proteção e novas motocicletas, vamos conseguir reduzir o número de acidentes de trânsito”, disse Mitonho Vargas.

Ascom PMJ

5º Festival Cine Caatinga: Filmes premiados já estão disponíveis gratuitamente

0
O 5º Festival Cine Caatinga – Experiências Audiovisuais no Sertão anunciou os filmes vencedores desta edição e já disponibilizou todas as obras premiadas em seu streaming gratuito: www.cinecaatinga.com.br
Além dos títulos que conquistaram o Troféu Cabrito Dourado, o público pode assistir também aos filmes da Seleção Oficial, que receberam o Cabrito Prateado — símbolo do reconhecimento à força criativa do Semiárido.
Todos os filmes premiados já estão online, ao lado de centenas de outras produções realizadas no Semiárido brasileiro ou por cineastas da região, reafirmando o Cine Caatinga como o maior acervo de audiovisual do território.
“O Cine Caatinga cumpre seu papel ao democratizar o acesso ao cinema produzido no nosso território. É uma janela para que o Brasil conheça nossas histórias e uma forma de fortalecer o audiovisual como identidade e potência no Semiárido”, destaca Wyvys Reis, coordenador do festival.
FILMES PREMIADOS – TROFÉU CABRITO DOURADO:
MELHOR CURTA-METRAGEM CAATINGUEIRO (FICÇÃO): O Livro Mágico do Sertão
MELHOR CURTA-METRAGEM CAATINGUEIRO (DOCUMENTÁRIO): Mestre Orlando do Couro: Ancestralidade Viva na Pele Talhada
PRÊMIO SUSTENTABILIDADE: Opará – Imaginários do São Francisco
MELHOR DIREÇÃO CAATINGUEIRA: Umbilina e Sua Grande Rival – Marlom Meirelles
MELHOR FOTOGRAFIA CAATINGUEIRA: D’Áfrika
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: Estamos Vivos e Atentos: Mutirão Payayá
MELHOR MONTAGEM E EFEITOS ESPECIAIS: A Menina da Serra
PRÊMIO ESTÍMULO – LINGUAGEM EXPERIMENTAL: Fame In The Machine
MELHOR ATRIZ CAATINGUEIRA: Umbilina e Sua Grande Rival – Marcélia Cartaxo
MELHOR ATOR CAATINGUEIRO: Veredas na Entre Boca do Céu – Antônio Pablo
MELHOR PRODUÇÃO ESTUDANTIL DA CAATINGA: Néctar do Tempo
MELHOR CLIPE MUSICAL CAATINGUEIRO: A Serra Negra – Zé Barreto de Assis e convidados
MENÇÃO HONROSA: Duplo Estigma
O Cine Caatinga é um hub audiovisual abrangente, que engloba festival, streaming gratuito, formações, laboratório e incubadora de projetos, além de exibições itinerantes. Ele oferece também um espaço vital para networking, estabelecendo-se como um epicentro de inovação e criatividade no Semiárido brasileiro, composto por 1477 municípios (IBGE). Durante o projeto foram ofertadas mais de 90 vagas para formações gratuitas em cinema, incluindo produção executiva e gestão de projetos.
O troféu do Cine Caatinga é uma peça única, criada artesanalmente pelo artista plástico petrolinense Emerson Silva, simbolizando a força e a originalidade do Sertão.
ACESSE NOSSO STREAMING (gratuito):O CineCaatinga.com.br reúne mais de 200 filmes de vários gêneros, todos produzidos no Semiárido ou por realizadores(as) da região!
O projeto é realizado pela Caroá Produções, em parceria com a WW Filmes, com a coordenação técnica de Amanda Martins e coordenação de produção de Wyvys Reis, com curadoria e direção de Wllyssys Wolfgang, produção de Cícero Rodrigues e fotos de Wanderson Oliveira.
O festival é incentivado pelo Funcultura Audiovisual/FUNDARPE, via Secretaria de Cultura de Pernambuco, e conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina, que juntos fortalecem o cenário cultural da região.

 

Bia Braga/ Comunicação