Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina garante notificar empresa Progresso, após reclamação de passageiros sobre infestação de baratas nos ônibus

1

 

Após diversas reclamações de passageiros da empresa Progresso sobre presença de baratas nos ônibus que fazem a linha Petrolina/Recife, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária, procurada pelo PNB, informou que adotará providências para que as normas sanitárias sejam cumpridas.

“A Agência Municipal de Vigilância Sanitária informa que a empresa de transporte de passageiros será notificada para que todas as normas sanitárias sejam adotadas e os passageiros viagem sem a presença de insetos e em segurança. A Vigilância Sanitária ainda orienta aos passageiros que se sentirem prejudicados pela empresa, que formalizem a denúncia junto ao PRODECON pelo número (87) 3983-6435”.

Reclamações

“A Progresso cobra uma passagem tão cara e os passageiros têm que dividir os ônibus com baratas. Horrível, horrível”! esse foi o desabafo de um passageiro que procurou o PNB para reclamar da falta de higienização nos ônibus da empresa.

“Ontem viajei ao Recife para tratamento médico pela empresa Progresso. Na primeira parada, em Santa Maria da Boa vista, sentimos a presença de muita barata dentro do ônibus. As baratas andando em cima dos passageiros, das cadeiras. Falamos com o motorista, mas ele disse que era apenas motorista e que não poderia fazer nada. Ele não tinha nenhum auxiliar e não havia outro preposto da empresa para resolver o problema. Imagine você viajar mais de 700 km em um ônibus infestado de baratas. Não existe fiscalização”? questionou o passageiro.

A viagem feita pelos passageiros da empresa no último dia 3 de abril não foi diferente. Quem fez o trajeto entre Petrolina e Recife passou pela mesma situação.

Revoltada, uma das passageiras também procurou o PNB para denunciar a falta de higiene e limpeza no veículo.

“Saímos da rodoviária de Petrolina às 18h30 e, logo após o início da viagem, nos deparamos com uma cena de dar nojo. Várias baratas andando pelo ônibus. Uma outra passageira foi até o motorista e ele disse que iria parar na garagem para solicitar a troca do ônibus. Mas isso não aconteceu. Ele só chamou uma pessoa da limpeza, que entrou no ônibus e limpou apenas o banheiro, onde também havia muitas baratas. Absurdo é pouco para classificar essa situação. Sinceramente, não sei como essa empresa ainda não tem concorrência. ,” acrescentou.

Estamos tentando contato com a empresa Progresso.

Redação PNB 

CNBB lança concurso para a letra e a música do hino da Campanha da Fraternidade 2026

0

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB), através da Secretaria Executiva de Campanhas e do Setor Música da Comissão Episcopal para a Liturgia, lançou o edital do concurso para a escolha da letra e da música do hino da  Campanha da Fraternidade (CF) de 2026.

As inscrições estarão abertas até o dia 8 de maio, por meio da plataforma Ciaticket. A CNBBa adiantou o tema de 2026: “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).

Requisitos

Os interessados em propor letras e melodias para o hino da Campanha da Fraternidade 2026 deverão de três formações prévias, as quais serão oferecidas on-line, específicas para o concurso. Os encontros virtuais acontecem nos dias 12, 14 e 16 de maio, a partir das 20h.

“Nesta formação, os assessores da CF e da Música Litúrgica, com as suas equipes, apresentarão informações sobre a CF em geral, sobre a CF do ano em questão, e as diretrizes para composição da Letra e da Música do Hino. Somente poderão propor composições de letra e de música os compositores que participarem desta formação. Quem quiser participar somente com a letra, ou somente com a música, ou de ambas as formas, deverá participar igualmente”, informam os organizadores.

Redação PNB, com informações CNBB 

Missa da Unidade (Santos Óleos) será nesta quinta-feira (10) na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas em Juazeiro (BA)

0

 

Será realizada nesta quinta-feira (10), às 19h na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro (BA), a Missa dos Santos Óleos ou Missa da Unidade presidia pelo bispo Dom Valdemir Vicente Andrade Santos.

Nesta liturgia, os sacerdotes na presença do Bispo renovam as suas promessas sacerdotais, pronunciadas no dia da ordenação. Além disso, são abençoados os óleos utilizados durante todo o ano nos sacramentos do batismo, crisma, ordem e unção dos enfermos: o óleo dos Catecúmenos, dos Enfermos e o óleo do Crisma.

Esta celebração expressa a comunhão diocesana, constituindo um momento forte de unidade eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja Particular. A Missa será transmitida pelo canal do Youtube da Diocese.

Pascom

Comércio de Juazeiro terá funcionamento diferenciado na Semana Santa e feriado de Tiradentes; confira

0

 

O Sindilojas Juazeiro divulga o horário de funcionamento do comércio local durante a Semana Santa e o feriado de Tiradentes. Na sexta-feira (18), feriado da Paixão de Cristo, o comércio estará fechado. Já no sábado (19), o funcionamento será normal, sem alterações.

Na segunda-feira (21), data em que se comemora o feriado de Tiradentes, o comércio também permanecerá fechado. No entanto, o sindicato informa que, caso o empresário opte por abrir as portas nesta data, deverá cumprir com as determinações previstas nas cláusulas 48 e 49 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A orientação visa garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas e a organização das atividades comerciais durante o período.

Para mais informações, os empresários podem procurar o Sindilojas.

Ascom

Campanha Voltaê mobiliza comunidade escolar em torno da busca ativa por estudantes que estão fora da escola

0

Até o próximo dia 16 de abril, a rede estadual de ensino está mobilizada em torno da campanha “Voltaê! Busca Ativa Escolar na Bahia”. A ação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), realizada em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os municípios, tem o objetivo de reduzir a evasão e o abandono escolar, garantindo a rematrícula e a permanência dos estudantes na escola. Por meio dos cruzamentos de bases de dados 2024/2025, os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) identificam os alunos que não fizeram a matrícula este ano e partem para sensibilizar as famílias e comunidades sobre a importância da educação na vida de seus filhos.

A campanha Voltaê, que teve início nesta segunda-feira (7), tem como metas identificar os estudantes de 2024 que não realizaram matrícula este ano; realizar a busca ativa escolar nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE); sensibilizar as famílias e comunidades sobre a importância da educação; e aumentar os índices de rematrícula e permanência dos estudantes. A SEC espera identificar 100% dos estudantes infrequentes, em abandono ou evasão escolar e aumentar em 25% na taxa de rematrícula, reduzindo a taxa de evasão escolar e proporcionando um maior engajamento da comunidade escolar na promoção da educação.

Em sala de aula, o estudante tem acesso a diversas aprendizagens e o encontro com os colegas de classe, professores e a própria comunidade escolar o fortalece socialmente. Neste sentido, as escolas estão realizando estratégias para que ninguém fique fora da sala de aula, a exemplo de envio de mensagens via WhatsApp ou e-mail, telefonemas para as mães, pais ou outros responsáveis pelo aluno, chamadas em rádios comunitárias e engajamento dos estudantes que estão frequentando a escola para que eles contagiem os colegas que estejam afastados da escola.

É o caso do Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Turíbio Vilanova, no município de Bom Jesus da Lapa. O vice-diretor Márcio Ferreira do Nascimento conta que o “Voltaê” já está em plena atividade na unidade escolar. “Embora não verificamos muita evasão na nossa instituição, temos que buscar aqueles que, por algum motivo, abandonaram a sala de aula. Inicialmente, estamos fazendo o levantamento para checar os que não estão frequentando e divulgando nas redes sociais a campanha estimulada pela SEC”.

A Secretaria da Educação informa que a busca ativa acontece em todas as escolas da rede estadual, que continuam com a matrícula aberta. Para se matricular, estudante, mães, pais ou responsáveis devem se dirigir a qualquer unidade da rede estadual de ensino portando documentos do aluno, como Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência e carteira de vacinação devidamente atualizada, bem como cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e/ou do responsável legal.

Parceria com o Unicef – Por meio da parceria de mobilização com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a SEC vem orientando os municípios a fazerem a adesão ao Programa Busca Ativa Escolar, que pode ser acessado no site buscaativaescolar.org.br. A iniciativa visa sensibilizar a sociedade local, especialmente as comunidades mais vulneráveis, possibilitando que toda criança e todo adolescente tenham acesso à educação.

Ascom/SEC

CIAM nas Comunidades: Residencial Brisa da Serra recebe roda de conversa sobre os serviços prestados no Centro Integrado de Atendimento à Mulher

0

 

Nesta quarta-feira (9), o Residencial Brisa da Serra, em Juazeiro, recebe a ação do “CIAM nas Comunidades”. Realizado pela Secretaria da Mulher e Juventude, o evento faz parte do Programa Tolerância Zero à Violência contra a Mulher e tem o objetivo de apresentar os serviços oferecidos no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), por meio de uma roda de conversa com jovens e mulheres da comunidade.

O CIAM acolhe mulheres vítimas de violência familiar e de gênero, oferecendo atendimento psicológico, atendimento social e encaminhamento jurídico. A roda de conversa será realizada no Centro Comunitário do Residencial Brisa da Serra, às 15h30.
“Vamos tirar dúvidas, fazer esclarecimentos, falar sobre o nosso trabalho e sobre a importância do CIAM em estar mais perto das nossas mulheres, em estar presente nas nossas comunidades e distritos. Vamos descentralizar e interiorizar as ações que já são realizadas pelo CIAM na sede do Município”, ressalta a coordenadora do CIAM, Iuana Louise.
Sobre o CIAMO Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) funciona das 8h às 17h e fica localizado na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro. O local oferece atendimentos gratuitos voltados para mulheres vítimas de violência familiar e de gênero.

Ascom PMJ

Gestão de Carbono foi tema de workshop realizado pelo Sebrae em parceria com a empresa 4C

0

 

Dezenas de empresários e colaboradores do setor de fruticultura do Vale do São Francisco participaram nesta quarta-feira (2), do 2º Evento de Gestão de Carbono da 4C, realizado no auditório do Nobilis Hotel, em Petrolina. A imersão que reuniu especialistas, empresários, colaboradores e apoiadores para discutir tema de importante relevância para o setor.

O gerente do Sebrae em Juazeiro falou da importância do evento tratar de práticas sustentáveis para a área rural e como o programa Sebraetec tem contribuído para o avanço da economia na regional. “Nós estamos satisfeitos com a participação majoritária dos pequenos produtores e empresários do segmento em nossa região. Na minha visão, o evento veio para destacar a importância da sustentabilidade dos pequenos negócios na área rural, enfatizando a necessidade da certificação e a gestão do carbono em suas propriedades, para se adequar ao novo momento. E o Sebraetec é um programa fundamental para a difusão das tecnologias e serviços, facilitando o crédito subsidiado ao pequeno produtor, e disponibilizando acesso aos serviços de inventário e remoção do carbono nas propriedades rurais do Vale do São Francisco”, pontuou o gestor.

Realizado pelo Sebrae em Juazeiro, em parceria com a empresa 4C, o evento teve apoio do Sebrae em Petrolina, além de empresas do setor. A iniciativa discutiu o futuro da agricultura sustentável no Vale, considerado o maior polo produtor de manga do Brasil. Foram abordados assuntos como estratégias de captura e monitoramento de carbono no solo, emissões de gases do efeito estufa (GEE) na fruticultura e como transformar práticas agrícolas em soluções eficazes para o planeta.

Durante o encontro, especialistas de renome nacional trataram de estratégias para uma agricultura de baixo carbono, benefícios do inventário de emissões de GEE, benefícios do inventário de emissões de GEE, como gerar rastreabilidade de carbono e agregar valor ao seu produto, e casos de sucesso e inovações aplicadas ao setor.

A atividade foi conduzida pelo gerente geral do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, anfitrião do encontro, e a gestora da empresa 4C, Talita Mamede, engenheira florestal, mestra em genética, doutora em fisiologia da planta e especialista em educação financeira.

Essenciais para a realização do encontro, as empresas GlobalG.A.P., representada pelo administrador de empresas Claudio Alfaro, e a paripassu, representada pela engenheira de alimentos Heidy Milan, levaram ao público conhecimentos enriquecedores para o setor.

Outras empresas com histórico de sucesso na região, entre elas a Seiva do Vale, Agrivale, Santec, MTR e QIMA WQS levaram sua contribuição, apresentando painéis técnicos sobre o mercado de carbono, rastreabilidade, mudanças climáticas, visão e perspectivas da gestão de carbono nas certificações.

Dois colaboradores importantes, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), e a ValeXport, foram representadas pelos engenheiros agrônomos Zacarias Ribeiro, e Tássio Lustoza, respectivamente.

Gestora da 4C, Talita Mamedes fez uma avaliação positiva do encontro. “Em nome da 4C, agradeço os parceiros e apoiadores pela contribuição para a realização de evento tão importante para o setor da fruticultura. Nós construímos desde o início um evento pensando para o produtor e nas demandas do agro. A gestão de carbono é um assunto denso, mas não precisa ser complexo e pode ser destrinchado de uma forma mais palatável. E foi isso que procuramos fazer aqui hoje através dos painéis ricos em informação, mostrando quem já faz e com perspectivas do que pode ser feito no futuro”, explicou.

Representante do Ministério da Agricultura do Governo Federal, o coordenador de Irrigação e Conservação do Solo e Água, Gustavo Boretti, não poupou elogios à pujança da região que visitava pela primeira vez. “Me encantei com a região e, entre tantas possibilidades, o que mais me impactou foi o interesse do pequeno produtor e das grandes empresas do setor, lotando auditórios para se capacitar, conhecer novos conceitos, dicas e oportunidades para desenvolver o seu negócio. Isso é característica da pujança diferenciada da região e merece estudos e análises mais detalhadas”, ressaltou.

A Agropecuária Roriz Dantas (Agrodan) foi uma das empresas agraciadas com troféu de destaque pelo trabalho desenvolvido no Vale do São Francisco desde 1987, que a transformou na maior produtora e exportadora de mangas da região. Nas palavras do diretor presidente, Paulo Dantas, “a atividade trouxe muita pontos importantes, com foco principal na gestão de carbono, mas com vários temas auxiliares de suma importância para o agronegócio e a nossa fruticultura”, disse.

Uma das palestras mais concorridas foi apresentada pelo professor-doutor, Carlos Roberto Sanqueta, titular da UFPR e especialista em mudanças climáticas e gestão de carbono florestal, membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), com vasta experiência em créditos de carbono. “Eu sou do Paraná, região rica no segmento. A grande lição que fica para mim é de que é possível também produzir em outros rincões, e as regiões de Petrolina e Juazeiro têm um imenso potencial na produção da fruticultura, um verdadeiro exemplo para o Brasil. O nosso encontro deixou a mensagem de que é possível produzir neste solo e a boa gestão do carbono favorece. É fato que o clima está mudando e a agricultura e a fruticultura dependem do clima para produzir mais e ter retorno financeiro, sem esquecer a segurança alimentar para a população, para o comércio e para as exportações. Agradeço a participação e diria que os organizadores e a região estão de parabéns pela iniciativa aqui apresentada”, comemorou.

Brasil tem reservas para enfrentar decisões de Trump, diz Lula

0

 

O Brasil tem reservas internacionais suficientes para enfrentar as decisões do governo Donald Trump, disse nesta segunda-feira (7) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante anúncio de investimentos do setor de logística em Cajamar (SP), Lula reiterou que a economia voltará a crescer mais que o previsto em 2025.

Segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC), as reservas internacionais estavam em US$ 338,6 bilhões na última sexta-feira (7). No entanto, se contar os cerca de US$ 17 bilhões leiloados pelo BC desde o ano passado com compromisso de serem recomprados ao longo deste ano, o total sobe para US$ 355,6 bilhões.

Crescimento da economia

Durante o evento, o Mercado Livre anunciou investimentos de R$ 34 bilhões no Brasil apenas neste ano. Para o presidente, as apostas da empresa no país são justificadas porque a economia brasileira continuará a crescer acima do previsto neste ano, por causa de medidas recentes do governo para estimular o crédito e o consumo.

“Agora, as pessoas dizem: ‘A economia vai desacelerar, ela vai crescer menos’. E eu quero dizer para vocês, na frente dos trabalhadores do Mercado Livre, que a economia brasileira vai surpreender. Porque essa gente que fica discutindo o chamado mercado, essa gente que fica discutindo a economia não conhece o microcrédito funcionando, e o dinheiro chegando na mão de milhares e milhões de pessoas”, declarou Lula.

Segundo o presidente, a melhoria na economia já vem sendo percebida nos últimos anos, ao citar, como exemplo, que categorias profissionais tiveram reajuste salarial acima da inflação. “O salário mínimo já aumentou acima da inflação por dois anos consecutivos. O emprego voltou a crescer todo o ano. E o crédito está acontecendo com muita força nesse país, muita força”, destacou.

Desde que Donald Trump anunciou a aplicação de tarifas a produtos de outros países, chamado tarifaço, bolsas de valores de diversos país tiveram quedas. Para o presidente, o crescimento no Brasil não vai depender de outros países.

“É isso que nós queremos: não queremos nada demais. Nós só queremos ser tratados com respeito, com dignidade, porque nós temos esse direito porque quem produz a riqueza desse país são vocês”, afirmou.

Mercado Livre

Ao visitar o Centro de Logística do Mercado Livre, Lula abraçou funcionários da empresa e até colocou um pacote na esteira para ser encaminhado para entrega.

Ele esteve acompanhado de Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil, que explicou como será utilizado o aporte de R$ 34 bilhões neste ano. “É um aporte para conseguirmos avançar na nossa logística. Esse valor vai ser aportado tanto no Mercado Livre quanto no Mercado Pago e no marketing”, disse Yunes durante o evento.

Yunes também anunciou que a empresa vai contratar neste ano mais 14 mil pessoas, somando 50 mil funcionários no Brasil até o final deste ano.

Estavam na comitiva os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, além do prefeito de Cajamar, Kauãn Berto.

Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, com operações em 18 países e mais de 84 mil funcionários diretos. A operação no Brasil representa 54% do total do negócio da empresa.

Agência Brasil

AMTT conclui vistorias do transporte escolar e intensifica fiscalização em Juazeiro

0

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de Juazeiro concluiu o período de vistorias dos veículos que realizam transporte escolar no município. A ação seguiu as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97), que estabelece que veículos destinados à condução coletiva de estudantes só podem circular com autorização dos órgãos de trânsito. No total, 154 veículos foram vistoriados, tanto na sede quanto nos distritos, com pontos de vistoria na Rua Oscar Ribeiro, no Centro, e no Distrito Industrial.

De acordo com o agente de transporte da AMTT, Francisco Paulo da Rocha, os veículos que forem flagrados realizando o transporte escolar sem autorização serão autuados conforme a legislação vigente. “É uma preocupação nossa da AMTT com a segurança e o conforto dos alunos. Vistoriamos um total de 154 veículos e, a partir de agora, vamos seguir com o serviço de fiscalização. Aquele que estiver prestando esse serviço de forma irregular será autuado”, reforçou.

O diretor-presidente da AMTT, Mitonho Vargas, destacou o empenho da equipe durante as ações. “Essa vistoria é necessária para garantir a segurança dos estudantes que utilizam esses transportes no município. Estamos mobilizando toda a equipe de fiscalização para que todos os veículos estejam regularizados”. A próxima campanha de vistoria está prevista para o mês de junho.

Permissionários que perderam o prazo devem procurar a sede da AMTT, na Rua Oscar Ribeiro, s/n, para regularizar a situação. Para a vistoria, é necessário apresentar documentos como CNH (categoria D ou E), antecedentes criminais, certificado do curso de condutor e aferição do tacógrafo, entre outros.

Ascom PMJ