Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Empreendedorismo em pauta: Prêmio Sebrae de Jornalismo abre inscrições 

0

Oportunidade à vista para profissionais de imprensa e estudantes de comunicação: o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) está com inscrições abertas de hoje (7) até 9 de junho. São quatro categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Há também, pelo segundo ano consecutivo, a categoria especial Jornalismo Universitário.

Criado pelo Sebrae, o PSJ está na 12ª edição e se consolidou como uma vitrine para as produções de profissionais de imprensa e universitários, de todo o Brasil, que abordam o universo do empreendedorismo com foco nos pequenos negócios.

Na edição de 2024, a Bahia foi destaque no PSJ. Das 4 categorias profissionais em disputa nacional, o estado foi campeão em duas: Fotojornalismo e Vídeo.

Para participar, os conteúdos jornalísticos precisam ter sido veiculados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025. Portanto, o prazo permite a produção de matérias ainda durante o período de inscrição. Confira os subtemas sugeridos no regulamento do prêmio:

• Bioeconomia;

• Pequenos Negócios e COP-30;

• Inovação e Startups, Produtividade e Competitividade;

• Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Territorial;

• Transformação Digital;

• Empreendedorismo Feminino;

• Políticas Públicas e Legislação, Acesso a Crédito e Gestão Financeira;

• Empreendedorismo Social.

Caminho até a premiação

Assim como nos anos anteriores, a 12ª edição será realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional.

Na etapa nacional, os vencedores das categorias Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo serão premiados com um notebook. Dentre os quatro, será selecionado o vencedor do Grande Prêmio, que receberá também um celular de última geração – mesmo prêmio que será ofertado ao ganhador da categoria especial Jornalismo Universitário.

Recorde de inscrições

Na edição de 2024, o PSJ alcançou número recorde de inscritos. Ao todo, foram 3.076 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país. Esse resultado foi 62% maior que o número de participantes registrados na edição de 2023 do prêmio.

PSJ em tópicos

Confira os detalhes do regulamento no site www.premiosebraejornalismo.com.br.

* São quatro categorias principais (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo) e uma categoria especial (Jornalismo Universitário).

* Também será concedida uma premiação especial na etapa nacional: Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo. Concorrem os vencedores nacionais das categorias principais.

* Inscrições: 7 de abril a 9 de junho de 2025.

* Período de veiculação dos conteúdos que podem concorrer: 3 de junho de 2024 a 8 de junho de 2025.

* Tema geral do prêmio: Empreendedorismo com foco nos pequenos negócios.

* Subtemas sugeridos: Bioeconomia, Pequenos Negócios e COP-30; Inovação e Startups; Produtividade e Competitividade; Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Territorial; Transformação Digital; Empreendedorismo Feminino; Políticas Públicas e Legislação; Acesso a Crédito e Gestão Financeira; Empreendedorismo Social.

Ascom

Músicos que trabalharam no carnaval de Petrolina cobram pagamento de cachês: “A maioria não recebeu e nem nos dão uma previsão”

1

 

Em contato com o PNB, músicos que trabalharam no Carnaval de Petrolina, Sertão de Pernambuco relataram que, até o momento, não receberam os cachês pelos shows realizados na festa que ocorreu de 10 a 13 de março.

“Sou músico do Vale e gostaria de deixar minha indignação em relação a Prefeitura de Petrolina. A maioria dos músicos que tocou no carnaval, até o momento, não recebeu o cachê. Soubemos que as atrações grandes do São João do Vale já estão com cachê na conta. A prefeitura não respeita os músicos locais. Paga um valor muito abaixo e ainda no dia que quer.  já passou o dia máximo para o pagamento conforme o contrato, mas eles continuam sem fazer o pagamento e sem nos dar satisfações”, cobrou um músico que pediu para não ser identificado.

Encaminhamos a cobrança para a Prefeitura de Petrolina e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

“Autor da denúncia confundiu valores anuais com mensais”: Prefeitura de Juazeiro esclarece equívocos em denúncia feita ao TCM sobre locação de veículos; economia de 30%, afirma gestão

0

 

A Prefeitura de Juazeiro vem a público esclarecer informações equivocadas divulgadas em denúncia encaminhada ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre a locação de veículos que atenderão a diversas secretarias. O autor da reclamação cometeu um erro de estimativa ao confundir, em diversos itens, valores anuais com mensais, apresentando um cálculo inflado que supera R$ 120 milhões – valor completamente distante da realidade das contratações municipais.

Na prática, o contrato em questão não ultrapassará R$ 3 milhões mensais, sendo que o efetivo uso dos recursos será ainda menor. Além disso, o credenciamento promovido pela administração municipal representará uma redução de custos superior a 30% em comparação com os valores praticados na gestão anterior.

Credenciamento: Agilidade, Transparência e Conformidade Legal

A modalidade de credenciamento adotada pela Prefeitura de Juazeiro é amplamente reconhecida e utilizada por órgãos públicos em todo o país, inclusive por tribunais. Sua escolha se deve a vantagens como:

– Agilidade na contratação de serviços essenciais;
– Flexibilidade para atender demandas reais do setor público;
– Eficiência e economia, assegurando melhor aplicação dos recursos.

O procedimento está previsto na Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) e consiste em um cadastro prévio de fornecedores qualificados, que comprovam capacidade técnica, financeira e jurídica para futuras contratações. Dessa forma, garante-se maior segurança e competitividade nos processos.

Compromisso com a Gestão Responsável

A Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso com a transparência e o zelo na aplicação dos recursos públicos, assegurando que todas as contratações seguem rigorosamente as normas legais em vigor. A atual gestão mantém o foco em modernizar os processos, reduzir custos e garantir eficiência na prestação de serviços à população.

Ascom

Instituto de Previdência de Juazeiro vai ganhar sede própria: prefeitura assina escritura de doação do terreno

0

O Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) deu um passo importante para a construção de sua sede própria. Nesta segunda-feira (7), foi assinada, no gabinete do prefeito, a escritura pública de doação do terreno onde será erguido o novo prédio do instituto. A área, que pertencia ao município, está localizada na Rua Juvêncio Alves, no Centro, onde funcionava o antigo Vaporzinho.

A escritura oficializa a transferência do terreno da Prefeitura de Juazeiro para o IPJ, conforme previsto em lei municipal. A área doada tem 140,85m² e abrigará um espaço voltado ao atendimento qualificado de aposentados, pensionistas e servidores municipais.

“É um marco na história do IPJ. A escritura simboliza o cuidado com quem dedicou sua vida ao serviço público. Agora vamos concentrar esforços para iniciar a construção ainda este ano”, celebrou o diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone.

Com a posse definitiva do terreno, o IPJ poderá avançar nas etapas legais e técnicas para dar início às obras, que devem começar ainda em 2025, segundo previsão da gestão. A futura sede permitirá centralizar os serviços previdenciários e ampliar o atendimento aos segurados.

Ascom PMJ

Prefeito de Juazeiro acompanha início da campanha de vacinação contra o HPV nas escolas públicas

0

 

Nesta segunda-feira (07), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, acompanhou o início da Campanha de Vacinação contra o HPV nas escolas da rede pública de ensino. A ação, que visa ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes e reforçar os cuidados com a saúde dos profissionais da educação, também contou com a presença do secretário de Saúde, Helder Coutinho, da secretária de Educação, Maéve Melo e vereadores, no Colégio de Tempo Integral Caic, no bairro Antônio Conselheiro.

O prefeito foi recebido com carinho pelos alunos, as equipes da saúde e do colégio. “É um momento importante de cuidado com a saúde das nossas crianças, jovens e dos profissionais da Educação. Estamos empenhados em facilitar o acesso as vacinas e garantir que ninguém fique de fora dessa campanha”, disse o prefeito, ao lado do Zé Gotinha.

As vacinas vão atender meninos e meninas de 9 a 14 anos, e adolescentes de 15 a 19 anos, e a expectativa do município é atingir a imunização de 90% do público-alvo, que visa prevenir intercorrências decorrentes da infecção por HPV (câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais). Os professores e as equipes escolares do grupo de comorbidade, também podem se vacinar contra a Influenza (gripe).

De acordo com a secretária de Educação, a campanha segue com ações itinerantes em diferentes pontos da cidade entre os dias 14 e 16 de abril, levando a vacinação a diversas unidades escolares das redes municipal, estadual e privada de ensino, e também no Instituto Federal da Bahia (IFBA).

A aluna do CAIC, Ana Clara parabenizou a Prefeitura pela campanha. “Apesar de não gostar de tomar injeção, sei da importância de se prevenir de doenças graves, como um câncer. O bom é que eu e meus colegas tomamos a vacina contra o HPV aqui na nossa escola”, ressaltou.

Segundo o secretário de Saúde, o cronograma culmina no Dia D Nacional de Vacinação, marcado para 10 de maio, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro estarão abertas, das 8h às 14h.“Vacinar é um gesto de cuidado com a própria saúde e com a coletividade. É importante que população aproveite as campanhas para manter o cartão de vacinação em dia”, disse.

Para se vacinar, as crianças e adolescentes devem apresentar o Cartão de Vacina, Cartão SUS ou CPF e o Termo de Autorização devidamente assinado pelos pais ou responsável legal.

Ascom/PMJ

Casa Nova reforça compromisso com a inclusão na 3ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo e Demais Deficiências

0

 

A Prefeitura de Casa Nova, em parceria com a Associação de Apoio às Pessoas com Condições do Espectro Autista (AAPCDA), realizou neste sábado (05) a 3ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo e Demais Deficiências. O evento foi um sucesso, reunindo a população em um grande ato que saiu da Praça da Bandeira e percorreu as principais ruas da cidade, levando mensagens de respeito, inclusão e informação.

Durante o ato, o prefeito Anisio Viana destacou os avanços da gestão na pauta da inclusão. “Estamos promovendo uma verdadeira transformação em Casa Nova. Com a entrega do TEAcolhe e a sanção da nova lei municipal, garantimos direitos e ampliamos o cuidado com quem mais precisa. Essa é uma causa que abraçamos com responsabilidade e sensibilidade”, afirmou o prefeito.

A professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Geise de Brito, destacou o simbolismo da caminhada. “É uma forma de mostrar que os direitos dos autistas e das pessoas com deficiência devem ser respeitados. É um momento de abraçarmos a causa e lutarmos juntos”, disse. Já o pai atípico e integrante da AAPCDA, Fábio Moreira, celebrou a iniciativa. “A caminhada leva informação e conscientização à população. A parceria da Prefeitura foi fundamental para este momento tão importante para as famílias atípicas”, ressaltou.

O TEAcolhe Centro Multidisciplinar

Foi entregue recentemente e é totalmente voltado para o atendimento de pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na mesma ocasião, foi sancionada a Lei nº 493/2025, que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos das Pessoas com TEA, assegurando atendimento integral em saúde, educação e assistência social, além da criação da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), a realização da Semana Municipal de Conscientização do Autismo e a proibição do uso de fogos de artifício com estampido, entre outras medidas.

Ascom/PMCN

“Imagine viajar mais de 700 km em um ônibus infestado de baratas”: Passageiros voltam a denunciar infestação de baratas em ônibus da empresa Progresso

0

 

“A Progresso cobra uma passagem tão cara e os passageiros têm que dividir os ônibus com baratas. Horrível, horrível”! esse foi o desabafo de um passageiro que procurou o PNB para reclamar da falta de higienização nos ônibus da empresa.

“Ontem viajei ao Recife para tratamento médico pela empresa Progresso. Na primeira parada, em Santa Maria da Boa vista, sentimos a presença de muita barata dentro do ônibus. As baratas andando em cima dos passageiros, das cadeiras. Falamos com o motorista, mas ele disse que era apenas motorista e que não poderia fazer nada. Ele não tinha nenhum auxiliar e não havia outro preposto da empresa para resolver o problema. Imagine você viajar mais de 700 km em um ônibus infestado de baratas. Não existe fiscalização”? questionou o passageiro.

A viagem feita pelos passageiros da empresa no último dia 3 de abril não foi diferente. Quem fez o trajeto entre Petrolina e Recife passou pela mesma situação.

Revoltada, uma das passageiras também procurou o PNB para denunciar a falta de higiene e limpeza no veículo.

“Saímos da rodoviária de Petrolina às 18h30 e, logo após o início da viagem, nos deparamos com uma cena de dar nojo. Várias baratas andando pelo ônibus. Uma outra passageira foi até o motorista e ele disse que iria parar na garagem para solicitar a troca do ônibus. Mas isso não aconteceu. Ele só chamou uma pessoa da limpeza, que entrou no ônibus e limpou apenas o banheiro, onde também havia muitas baratas. Absurdo é pouco para classificar essa situação. Sinceramente, não sei como essa empresa ainda não tem concorrência. ,” acrescentou.

As reclamações foram enviadas para a Vigilância Sanitária de Petrolina. Estamos tentando contato com a empresa Progresso.

Redação PNB 

 

No Dia Mundial da Saúde, Juazeiro celebra avanços históricos na rede municipal de atendimento

0



“Hoje eu chego na UBS e vejo a diferença: mais rápido, mais organizado. Dá gosto de ver a saúde funcionando como deve ser!”, comemora Joaquim Ferreira, morador do bairro Parque Centenário e usuário frequente da Unidade Básica de Saúde local. Nesta segunda-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) aproveita a data para celebrar os avanços conquistados nos últimos meses.

Com foco no fortalecimento da rede municipal, a nova gestão da Sesau tem atuado em diversas frentes, desde a reestruturação física das unidades até a ampliação da oferta de serviços especializados. Um dos principais marcos foi a retomada de obras estratégicas, como a requalificação da Sala Vermelha da UPA, a ampliação da Maternidade Municipal e a reforma das UBSs João Paulo II e Cooperativa Agrícola de Juazeiro (CAJ).

A reestruturação também incluiu a modernização dos equipamentos, com mais de R$ 2 milhões investidos em materiais médicos, odontológicos e hospitalares. A rede agora dispõe de novos dermatoscópios, oftalmoscópios, monitores cardíacos, desfibriladores, cadeiras odontológicas, simuladores de RCP, entre muitos outros itens que reforçam a segurança e a eficácia no atendimento.

Outro avanço importante foi a renovação da frota, com três novas ambulâncias: uma destinada exclusivamente à Maternidade Municipal e duas para o SAMU, garantindo mais agilidade nas urgências e emergências.

A Sesau também ampliou a oferta de especialidades médicas e promoveu mutirões de saúde. Só na Feira da Saúde da Mulher, foram realizados mais de 2 mil atendimentos. No último fim de semana, foram feitas cerca de 50 cirurgias eletivas (entre histerectomia, hernioplastia e colecistectomia), mais de 320 cirurgias de catarata e 140 limpezas de lentes.

Outros destaques incluem

Contratação de especialistas como cirurgião pediatra, cardiologista pediatra, otorrino, anestesistas e obstetras;

Adequações estruturais em unidades como o Lacen, ponto de apoio do TFD, a UPA e UBSs nos bairros Abóbora, Conchas, Massaroca, Piranga e Praia do Rodeadouro;

Instalação de geradores na UPA, Maternidade e Rede de Frio;

Entrega de 149 tablets para agentes comunitários de saúde;

Aumento da cota de exames laboratoriais e manutenção da frota do SAMU.

Números que impressionam


Mais de 15 mil atendimentos na UPA, 600 partos realizados, 54 mil procedimentos especializados, 2 milhões de medicamentos distribuídos e 170 mil visitas domiciliares feitas por agentes de saúde.

Os esforços da gestão também resultaram em avanços concretos na vigilância em saúde, como a redução de 88% nos casos de dengue entre janeiro e fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

Além disso, a atual gestão quitou o 13º salário de 2024, deixado em aberto pela administração anterior, e tem mantido os repasses salariais em dia.

Neste Dia Mundial da Saúde, a Sesau reforça: cuidar da saúde da população é mais do que um compromisso — é uma missão. E Juazeiro segue avançando.

Ascom PMJ

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

0

 

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, entidades de defesa do consumidor alertam para os cuidados a serem tomados antes de contratar o empréstimo.O crédito terá como garantia recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) com algumas regras que devem ser observadas com muita cautela pelos consumidores. Uma delas é o comprometimento de até 35% do salário para o pagamento das parcelas e a garantia do crédito até 10% do FGTS ou 100% da multa rescisória, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa.

“Esta retenção de parte do FGTS como garantia para um empréstimo mais barato deve ser bastante planejada pelo consumidor para que não se torne uma dificuldade, já que para os trabalhadores da iniciativa privada o FGTS representa uma reserva financeira estratégica”, alerta o diretor-executivo do Procon de São Paulo, Luiz Orsatti Filho.

Para ele, é preciso que o interessado compreenda muito bem as regras e avalie a real necessidade do empréstimo, analisando se a contratação não irá comprometer o orçamento e gerar uma situação de endividamento.

Taxa de juros

O Procon-SP alerta ainda para o fato de que a taxa máxima de juros deve incluir todos os custos da operação. “Não é permitida qualquer outra cobrança como tarifa, sob qualquer justificativa. É proibido estipular prazo de carência para o início do pagamento das parcelas. Ao receber o empréstimo, o beneficiário não poderá começar a pagar meses depois”, explica o Procon-SP.

Antes da assinatura do contrato, é preciso estar atento ao valor total contratado com e sem juros, a taxa mensal e anual de juros, o valor, número e periodicidade das prestações, a data do início e fim dos descontos e o custo efetivo total. Todas essas informações devem ser fornecidas pelos bancos e financeiras.

O consumidor deve se lembrar ainda de que as parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente da folha de pagamento pelo eSocial, sistema público que unifica de forma obrigatória informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos empregadores e empregados de todo o país.

A nova modalidade de empréstimo consignado não pode ser contratada por telefone, só pelos canais oficiais das instituições financeiras, após proposta recebida no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Para a advogada especialista em Direito do Consumidor, Renata Abalem, o ideal é não fazer dívidas, portanto, o melhor é analisar muito bem a necessidade de contrair o consignado.

“Se for para pegar esse dinheiro, que seja para comprar um bem durável. Se o objetivo for o de pagar uma outra dívida, que esse pagamento seja bem alinhavado para não ser ainda um prejuízo maior, porque uma dívida é um pacto de obrigatoriedade”, finaliza.