Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

“Abismo moral entre o legislativo e os princípios democráticos”: SINDUNIVASF repudia honraria concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro pela Câmara de Petrolina

0

 

Continua repercutindo a concessão de honraria ao ex-presidente Jair Bolsonaro pela Câmara de Vereadores de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Em nota, a Diretoria do Sindicato dos Docentes da Univasf (SINDUNIVASF) considerou a decisão como “um lamentável desserviço à cidade e à sua população”.

Confira nota na íntegra:

A Diretoria do Sindicato dos Docentes da Univasf (SINDUNIVASF) manifesta veemente repúdio à aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 025/2025 pela Câmara Municipal de Petrolina, que concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Tal decisão representa um lamentável desserviço à cidade e à sua população.

Em um município que enfrenta inúmeros desafios sociais, econômicos e estruturais, é inadmissível que os vereadores optem por desperdiçar seu tempo – e, por consequência, recursos públicos – para homenagear uma figura pública marcada por uma trajetória de autoritarismo, golpismo, negacionismo, racismo, misoginia, homofobia e xenofobia, especialmente contra o povo nordestino. Não bastasse isso, trata-se de um político envolvido em escândalos de apropriação indevida de bens públicos, como no caso das joias vendidas no exterior.

É inaceitável que a mais alta honraria legislativa municipal seja entregue a alguém condenado por abuso de poder político e, mais recentemente, tornado réu por tentativa de subversão da ordem democrática. Relembre-se que o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, e o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior – ambos nomeados durante seu governo – confirmaram à Polícia Federal a presença de Bolsonaro em reunião onde foi discutida uma minuta golpista.

A homenagem promovida pela Câmara de Vereadores de Petrolina ocorre, de forma escandalosamente oportunista, no exato momento em que Bolsonaro começa a ser julgado pela tentativa de golpe que culminou na criminosa invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A iniciativa, além de inoportuna, revela um abismo moral entre o legislativo municipal e os princípios democráticos consagrados em nossa Constituição.

Por fim, destacamos e parabenizamos o posicionamento ético e corajoso do vereador Gilmar Santos, o único a votar contra essa afronta à democracia. Sua atitude digna contrasta com a vergonha protagonizada pela maioria da Câmara Municipal e merece o reconhecimento público de todos os que defendem a legalidade, a justiça e a liberdade.

Petrolina, 05 de abril de 2025/ Diretoria da SINDUNIVASF

Redação PNB

13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) será realizado na Univasf

0

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá sediar o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA – 2025).

O evento, promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), de 15 a 18 de outubro de 2025.

A realização do congresso contará com a participação de um conjunto de instituições públicas municipais, estaduais e federais, organizações sociais, movimentos e coletivos agroecológicos, instituições de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento presentes no Nordeste e no Brasil.

Representantes da Univasf e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) participaram de uma reunião na Reitoria da Univasf, na última quarta-feira (2), para tratar do evento. A reunião teve a presença da vice-reitora, Lucia Marisy de Oliveira; do presidente do 13º CBA, Helder Ribeiro Freitas, professor do Colegiado de Engenharia Agronômica; do coordenador nacional de Crédito e Inclusão Produtiva do Incra, José Ubiratan Rezende Santana; e do superintendente regional do Incra do Médio São Francisco, José Cláudio da Silva.

O 13º CBA terá como temática central “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”. O evento irá reunir caravanas dos diferentes territórios brasileiros, com a participação de agricultores, representantes de movimentos sociais e populações tradicionais, pesquisadores e estudantes.

A organização está sendo construída em articulação com diversas instituições públicas e da sociedade civil que atuam no Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano, como o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa),  o Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop), a Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Embrapa Semiárido, os Núcleos de Estudos em Agroecologia e os Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), ofertado em rede pela Univasf, Uneb e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e em Extensão Rural (PPGEXR) da Univasf, além do Incra e outros órgãos parceiros.

O professor Helder Freitas destaca que o CBA é um evento de grande porte e de muita relevância na área de Agroecologia. “Esperamos um grande número de participantes e a apresentação de muitos trabalhos científicos, relatos de experiências técnicas e populares, além de manifestações artísticas, culturais, intercâmbios e trocas de saberes”, afirma. A programação e o período de inscrições para o 13º CBA serão divulgados em breve. Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram do Sertão Agroecológico e da ABA.

Ascom/Univasf

Sesau realiza mais uma etapa do processo de territorialização da saúde em Juazeiro

0

Nesta sexta-feira (4), a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio da equipe de Atenção Primária, realizou mais uma etapa do processo de reconhecimento territorial e mapeamento municipal, com o objetivo de avançar na estratégia de territorialização da saúde no município. A ocasião contou com a participação da equipe de gestão da Atenção Primária à Saúde e da consultora em saúde pública, professora doutora da Univasf, Ângela Carneiro.

A primeira ação da iniciativa foi a remodelagem dos distritos sanitários, seguida pela continuidade nos ajustes territoriais. O foco é identificar as áreas atualmente descobertas pela Atenção Básica e pelo trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), permitindo à Sesau direcionar melhor suas ações, apoiar as equipes e orientar os próximos passos.

Durante a reunião, foi discutida a importância de conhecer profundamente o território e estudar o processo de territorialização para, em seguida, implementá-lo diretamente nas comunidades. A intenção é subsidiar as equipes com informações e ferramentas adequadas, promovendo um cuidado mais próximo e efetivo à população.

Entre as principais definições do encontro, destacam-se:

  • Apoio ao trabalho do ACS – Lançamento de informe técnico e cartilha de apoio ao processo de cadastro e acompanhamento dos indivíduos no território;

  • Reuniões de alinhamento – Encontros com gerentes e equipes de saúde da família para reconhecimento e redefinição dos territórios de atuação;

  • Cadastro em condomínios – Estratégias específicas para cadastramento de famílias que residem em condomínios ou prédios;

  • Parcerias com condomínios – Criação de instrumentos que permitam ações conjuntas de saúde entre equipes e moradores de condomínios;

  • Acompanhamento distrital – Reuniões nos distritos para monitoramento do processo de territorialização e dos indicadores de saúde;

  • Sensibilização da população – Campanhas educativas para incentivar a recepção e o acolhimento ao Agente Comunitário de Saúde, incluindo inserções em rádios locais;

  • Uso de tecnologia – Realização de oficinas com apoio institucional para uso da ferramenta Google Earth na delimitação e visualização dos territórios.

“A territorialização é um passo fundamental para qualificar o atendimento da Atenção Básica, assegurando que cada cidadão esteja devidamente inserido nas estratégias de cuidado contínuo. A Sesau reforça seu compromisso com a organização e o fortalecimento das ações em saúde no município de Juazeiro”, destacou a superintendente de Atenção Primária da Sesau, Luana Albuquerque.

Ascom Sesau PMJ

Dois anos depois, Polícia Civil prende acusado de ter assassinado o jovem Jorge Cauã; crime ocorreu no Alto do Cruzeiro, em Juazeiro

0

 

 

A Polícia Civil, através da 18° DT Camaçari, DH de Juazeiro, Catti Norte e NI da 17° Coorpin prendeu, neste domingo (6), em Camaçari, o acusado de ter assassinado o jovem Jorge Cauã Castro dos Santos, 19 anos, assassinado com um golpe de arma branca, em Juazeiro.

Henrique Ferreira foi o alvo da Prisão Preventiva expedida pela Vara do Júri e Execuções Penais de Juazeiro. O crime aconteceu no dia 8 de abril de 2023, no bairro Alto do Cruzeiro.

“Diligências foram realizadas pela DH de Juazeiro, CATTI NORTE e NI da 17° COORPIN que culminaram na localização do endereço onde o autor estava homiziado e após as informações serem repassadas para a 18° DT de Camaçari o mesmo foi localizado por Policiais lotados naquela unidade que deram o cumprimento ao mandado de prisão”, informou a 17ª Coorpin.

Prisão aguardada pela família

Quase dois anos após o homicídio de Jorge Cauã, a família da vítima aguardava a prisão do acusado e clamava por justiça.

Em entrevista ao PNB no último mês de dezembro, a mãe de Jorge Kauã, Claudemira de Castro, cobrou que o mandado de prisão do suspeito Henrique Ferreira foi expedido no dia 06 de junho de 2024, mas até aquele momento ele não tinha sido localizado.

O acusado chegou a ser preso logo após o crime, mas foi liberado por ordem judicial no dia seguinte. A mãe de Jorge Cauã alegou cobrou agilidade da polícia para que o mandado de prisão contra o acusado fosse cumprido.

“Gostaria de cobrar, mais uma vez, agilidade da Polícia Civil de Juazeiro. Espero que o órgão mostre trabalho e competência. O assassino do meu filho foi preso, mas saiu pela porta da frente da Delegacia como se nada tivesse acontecido. Agora tem um mandado de prisão que saiu há seis meses e nada da polícia encontrar o paradeiro deste assassino. No último dia 27, data em que meu filho faria aniversário, realizamos uma manifestação pacífica em frente à Polícia Civil clamando por justiça”, declarou Claudemira.

O crime

Em entrevista ao PNB em abril de 2024, Claudemira contou ao PNB que a vítima e o acusado se conheciam desde garotos.

“Eles se conheciam desde pequenos. O autor do crime já comeu e bebeu na minha casa. Ele frequentava minha casa”, revelou na época.

Claudemira explicou ainda que o filho e mais dois amigos, passavam pela porta do acusado Enrique Ferreira, na tarde do crime, quando perceberam que ele estava agredindo a mãe.
Os jovens entraram na residência na intenção de acalmar acusado.

“Eles subiram e foram acalmar o assassino que estava agredindo a mãe. Meu filho deu banho nele, tocou violão pra ele e deixou ele no quarto, achando que ele estava mais calmo. Ao descerem as escadas, sendo que meu filho era o último, pois os amigos estavam na frente, recebeu um golpe de punhal no pescoço”, relatou.

Ela contou ainda que foi avisada pela avó do acusado, que mora em frente a sua casa, de que o filho havia sido golpeado.

“Eu estava em casa quando a avó dele me avisou que seu neto tinha matado meu filho. Corri desesperada e vi ele agonizando na escada. Meu filho foi levado para o hospital, mas não resistiu e morreu no sábado à noite”, contou a mãe.

Logo após o crime, a Polícia Militar prendeu o acusado, que foi agredido por populares e estava imobilizado, segundo a corporação.

“O acusado foi levado ao Hospital de Traumas em Petrolina – PE, pois apresentava lesões adquiridas por conta da sua imobilização por parte da comunidade, permanecendo acompanhado por Policiais Militares até que foi conduzido à Delegacia de polícia Civil, para a lavratura em Flagrante pelo crime de Homicídio”, informou a PM.

No entanto, na noite do dia 9, uma ordem judicial liberou Henrique Ferreira da prisão.

“Eu enterrei meu filho no domingo de manhã e à noite o assassino já estava solto. Uma juíza de plantão liberou ele, sem nem passar por audiência de custódia. Isso é muito revoltante! Que justiça é essa? Estou indignada com esta decisão injusta e cruel para qualquer família. Quero justiça! Não aceito esta impunidade”, clamou a mãe da vítima na época.

Redação PNB, com informações a 17ª Coorpin

Foto: vítima/redes sociais

 

Ativista, professora, defensora incansável dos direitos da Pessoa com Deficiência: Seduc e UBM lamentam morte de Érika Alves

0

 

Através de nota, a Secretaria de Educação de Juazeiro lamentou a morte da professora da rede municipal de ensino, Érika Alves, ativista na luta contra o capacitismo e pela inclusão, também atuava na educação de Petrolina como professora brailista. Érika Alves foi candidata a vereadora em Petrolina pelo PCdoB.

“A Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) lamenta profundamente o falecimento da ex-professora da rede municipal de ensino, Érika Alves. Ativista incansável da causa anticapacitista, Érika foi uma das pioneiras como professora brailista no município. Sua trajetória também inclui uma significativa participação como membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, onde lutou pela promoção de direitos e inclusão. Érika será eternamente lembrada por sua dedicação à educação inclusiva e por sua luta para garantir um espaço de respeito e oportunidades a todos os cidadãos, especialmente às pessoas com deficiência. Neste momento de tristeza e de dor, a Seduc presta solidariedade à sua família e amigos. Que sua memória e legado inspirem a todos que acreditam na educação como instrumento de transformação e igualdade”.

Em nota, a UBM também lamentou a morte da professora.

“A União Brasileira de Mulheres – UBM Juazeiro manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Érika Alves, uma companheira de luta que deixa uma marca inesquecível em nossa história e nos nossos corações. Érika foi uma mulher forte, determinada, comunista, ex-conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e militante ativa da UBM. Com coragem, sensibilidade e um compromisso inabalável com a inclusão, os direitos humanos e a justiça social, ela trilhou um caminho de lutas que inspirou e seguirá inspirando gerações. Candidata a vereadora pelo PCdoB, participou ativamente das conferências da pessoa com deficiência, sempre reafirmando seu compromisso com as causas populares. Sua voz foi uma força em defesa das mulheres, das pessoas com deficiência e das comunidades mais vulneráveis do Vale do São Francisco. Neste momento de dor e saudade, nos solidarizamos com os familiares, amigos, companheiros e companheiras de militância, desejando que Deus conforte seus corações. Que a memória de Érika Alves siga viva em cada caminhada, em cada bandeira erguida, em cada luta por um mundo mais justo, inclusivo e igualitário. Presente hoje e sempre, companheira Érika!

 

Leitor denuncia operação de frota reduzida da SAMU, em Juazeiro: “Repasses para sete ambulâncias, mas só quatro estão em ação”; Sesau se manifesta

1

 

Um leitor do Portal Preto no Branco entrou em contato com a nossa redação para denunciar a falta de estrutura no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia. Segundo ele, apesar de o município receber repasses para o funcionamento de sete ambulâncias, apenas quatro estariam, de fato, em operação.

“O SAMU de Juazeiro é composto por 5 USBs (Unidades de Suporte Básico, ambulâncias básicas) e 2 USAs (Unidades de Suporte Avançado, ambulâncias UTI), mas, infelizmente, desde a gestão anterior, apenas 3 ambulâncias básicas e 1 UTI estão em funcionamento. No entanto, os recursos continuam sendo repassados para as 7 unidades. Isso prejudica o serviço e sobrecarrega os profissionais, que precisam atuar como se fossem cinco equipes, mesmo sendo apenas três”, disse ele.

Segundo o leitor, há mais de três anos, apenas uma das UTIs móveis estaria em operação. A outra, recém-adquirida pela atual gestão, estaria parada no pátio.

“Quanto às ambulâncias UTI, há mais de três anos apenas uma está em funcionamento. A outra, que deveria dar suporte a cidades vizinhas, encontra-se parada no pátio, uma ambulância nova, zero quilômetro, recebida agora na gestão do prefeito Andrei. E o pior: continuam sendo quatro médicos escalados para apenas uma ambulância. Eles não saem com a UTI regional, mas continuam recebendo salários altíssimos, mesmo sem trabalhar. Quatro médicos para uma única ambulância é piada, né? Hoje, apenas três equipes básicas atuam por plantão para atender toda Juazeiro e seus distritos, o que sobrecarrega quem está de serviço”, declarou o leitor.

Ele também critica a antiga gestão da ex-prefeita Suzana Ramos, que, segundo ele, causou sérios prejuízos ao serviço e às condições de trabalho no SAMU. No entanto, lamenta que a atual gestão do prefeito Andrei também esteja falhando em resolver os problemas.

“O SAMU sofreu muito com a gestão desastrosa da ex-prefeita Suzana Ramos, o que comprometeu tanto o serviço oferecido à população quanto as condições de trabalho dos profissionais. Infelizmente, a atual gestão parece seguir pelo mesmo caminho. Não sabemos se o prefeito Andrei e o secretário de Saúde têm conhecimento dessas irregularidades”, concluiu.

Enviamos a denúncia à Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em nota enviada à nossa redação, a Sesau esclareceu que “a atual gestão segue comprometida com a oferta de um serviço de saúde público cada vez mais eficiente, seguro e de qualidade. A Sesau reconhece que algumas dificuldades estruturais e operacionais vêm sendo enfrentadas, e reforça que os esforços estão sendo concentrados na reestruturação da rede de urgência, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As informações recebidas serão devidamente apuradas pelos setores competentes. Caso sejam constatadas falhas ou irregularidades, as providências cabíveis serão adotadas com responsabilidade e celeridade, visando sempre a melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho dos profissionais da saúde. A Sesau reitera o compromisso com a transparência, o diálogo aberto e a busca contínua por soluções que fortaleçam o sistema de saúde em Juazeiro”.

Redação PNB

Mega-Sena: aposta de Cruzeiro (SP) fatura quase R$ 60 milhões sozinha

0
Apostadores fazem fila em casa lotérica. A Caixa Econômica Federal sorteia hoje (08) as seis dezenas do concurso 2.149 da Mega-Sena acumulada, que deve pagar um prêmio de R$ 170 milhões.

 

Uma aposta da cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo, faturou sozinha o prêmio de quase R$ 60 milhões da Mega-Sena sorteado na noite de sábado (5).O novo milionário fez uma aposta simples, de seis números, com um bilhete físico, comprado na Lotérica Mantiqueira.

Os números sorteados no Concurso 2.849 foram 13, 19, 25, 29 ,31 e 43.

Além do prêmio principal, 164 apostas acertaram cinco números, o que rendeu R$ 28.753,18 a cada uma delas.

O próximo sorteio será na terça-feira (8), com prêmio estimado em R$ 25 milhões.

Redação PNB

 

“Uma feira livre”: Leitor critica desorganização da orla II de Juazeiro e defende padronização dos pontos de comerciantes informais

6

 

João Periclei, morador do bairro Maringá, em Juazeiro, enviou para o PNB sua indignação com a situação da orla II da cidade. Na noite do último sábado (5) passeando pelo espaço público ele observou que o número de comerciantes informais tem crescido e de forma desordenada. Ele definiu o local “tenebroso” e comparou com uma “feira livre”, reivindicando que o poder público fiscalize e organize o espaço.

“Sou completamente a favor do mercado informal realizado de forma correta e organizada, mas não é isso que está ocorrendo na orla II de Juazeiro. Na noite do último sábado, 05 de abril, passeando pela orla II de Juazeiro, me deparei com uma feira livre instalada na parte superior e inferior da mesma. O título de local tenebroso fica com a parte inferior da orla nas proximidades da passarela, onde vendedores de bebidas montaram verdadeiras bagunças com mesas e cadeiras sujas e que não oferecem conforto algum para os visitantes. Uma vergonha! O local já não tem paisagismo e com esse tipo de comércio sem organização, é impossível”, classificou João Periclei.

Ele ressaltou a importância de uma padronização dos pontos de venda de bebidas e comidas e chamou atenção da Vigilância para a necessidade de uma fiscalização no espaço.

“Sou a favor da padronização de quiosques e mesas, pois as que são usadas pelos ambulantes, é de dar nojo. Uma outra pergunta: Cadê a Vigilância Sanitária para fiscalizar esses trabalhadores informais? Tem isopor, mesas e cadeiras, tacho de frituras, estufas
e alimentos conservados de forma irregular. Os consumidores correm o risco de uma infecção alimentar, pois as bebidas e comidas são acondicionadas de forma errada para comércio ao público. O povo de Juazeiro aguarda uma posição do órgão responsável”, concluiu.

Estamos encaminhando a observação do leitor para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB

Consumidora registra presença de baratas em hipermercado de Juazeiro: “No meio dos alimentos e também no chão”

4

 

Uma leitora do PNB chamou atenção da Vigilância de Saúde de Juazeiro para que fiscalize as condições de higiene em supermercados da cidade.

Ao fazer as compras neste sábado (5), no Hipermercado Assai ela encontrou baratas em uma prateleira e no chão do estabelecimento.

“Me deparei com baratas no meio dos alimentos e também no chão. Inadmissível uma situação dessa”, protestou a consumidora.

Estamos encaminhando a reclamação para a Secretaria de Saúde.

Redação PNB