Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

“A política precisa ser feita com verdade, com história e com coragem”, declara Juvenilson Passos durante encontro que confirmou sua liderança política

0

 

Neste sábado (5) o ex-prefeito de Sento Sé, Juvenilson Passos, promoveu um encontro na  Chácara Bougainville, em Juazeiro, para anunciar sua pré-candidatura a deputado estadual.

Centenas de pessoas de diversos municípios da região norte da Bahia, lideranças políticas, imprensa e apoiadores lotaram o espaço numa demonstração da força política de Juvenilson.

Em sua fala, Juvenilson relembrou sua trajetória, agradeceu a todos que caminham ao seu lado e destacou que o momento é de construção coletiva e compromisso com o povo.

“A política precisa ser feita com verdade, com história e com coragem. Eu não estou aqui por vaidade, mas porque acredito que é possível mudar a realidade das pessoas com trabalho sério e responsabilidade”, afirmou.

O deputado federal Diego Coronel foi um dos políticos que prestigiaram o evento e reforçou o reconhecimento da força política de Juvenilson.

“Juvenilson é um homem honesto, íntegro e que sempre esteve ao lado do povo. Seu nome é respeitado em toda a Bahia, e sua candidatura é de todos nós.”

Já o vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix, destacou a trajetória do líder político.

“Um trabalhador incansável, humano e comprometido. Esse evento mostra que ele não está só, tem um povo e uma região caminhando junto.”

Além dos amigos e apoiadores, marcaram presença diversas lideranças políticas, como o presidente do PT em Juazeiro, Duílio Vargas; o ex-deputado estadual Pedro Alcântara; o ex-prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim; os deputados estaduais Zó do Sertão (PC do B), Vitor Bonfim (PV), Jaime Vieira (presidente estadual do MDB) e Lucas Reis (PT); e os deputados federais Joseildo Ramos (PT) e Diego Coronel (PSD). Também estiveram presentes representantes de municípios como Casa Nova, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Sento Sé, entre outros.

Redação PNB, com informações Ascom Juvenilson Passos

Confira o novo cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro

0



A Unidade Móvel de Atendimento Odontológico (UMO) segue levando serviços para a população. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), irá oferecer entre os dias 07 e 10 deste mês, 15 atendimentos diariamente, a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS.

Confira o cronograma:

07/04 – Segunda-feira – CRAS do Argemiro. 15 pacientes por demanda livre;
08/04 – Terça-feira – Residencial Mairi. 15 pacientes por demanda livre;
09/04 – Quarta-feira – UBS Residencial Dr. Humberto. 15 pacientes por demanda livre;
10/04 – Quinta-feira – Residencial Juazeiro.15 pacientes por demanda livre.

Ascom Sesau PMJ

Mutirão de cirurgias leva saúde e alívio para centenas de mulheres em Juazeiro

0

 



“Foi muito sofrimento, muita dor… e hoje, com fé em Deus, estou muito feliz e agradecida porque minha cirurgia saiu.” O relato emocionado de Maria do Carmo, paciente atendida no mutirão de cirurgias realizado neste sábado (05), em Juazeiro, resume o sentimento de centenas de mulheres que finalmente estão tendo acesso a procedimentos que aguardavam há meses — e até anos. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado da Bahia.

O mutirão prevê cerca de 50 cirurgias eletivas por final de semana, entre histerectomia, hernioplastia e colecistectomia, realizadas no Hospital Promatre. “Estamos com a equipe completa, estrutura organizada e muito empenho para atender bem todas essas pacientes”, destacou o cirurgião André Sampaio.

A juazeirense Maria do Carmo, de 61 anos, aguardava há meses pela cirurgia de vesícula. “Estou tranquila, graças a Deus. Desde o início fui muito bem atendida, inclusive lá na Secretaria de Saúde. Só tenho a agradecer”, contou. A iniciativa também beneficiou dezenas de mulheres vindas de municípios vizinhos, como Remanso e Sobradinho, que foram acolhidas com agilidade e atenção ao chegarem a Juazeiro para realizar seus procedimentos.

Além das cirurgias eletivas, este fim de semana também conta com cerca de 300 cirurgias de catarata e limpeza de lentes com YAG laser, todas voltadas ao público feminino, realizadas na Policlínica Regional. Guiomar Rodrigues, por exemplo, participou da Feira da Saúde há 15 dias, onde descobriu a necessidade de fazer a cirurgia de catarata. Neste sábado (05), ela voltou para realizar o procedimento. “Acompanhei minha mãe, que também fez a cirurgia de catarata, e agora estou na espera da minha. Está sendo tudo muito rápido e ágil. Agradeço demais a toda equipe por estar cuidando da saúde das mulheres”, comentou.

A ação integra a programação da Feira da Saúde – Março de Todas as Mulheres, que já realizou mais de 3.500 atendimentos, entre exames, consultas e outros serviços voltados ao público feminino. Os mutirões seguem nos finais de semana dos dias 12 e 13 de abril, 26 e 27 de abril e 3 e 4 de maio, na Promatre. A exceção será no feriado da Sexta-feira Santa.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, comemorou os resultados. “Temos trabalhado para ampliar o acesso à saúde com qualidade, principalmente para as mulheres que tanto esperaram por esses procedimentos. É gratificante ver a alegria delas ao sair daqui com seus problemas de saúde resolvidos”, celebrou. Para ele, o mutirão é uma resposta concreta aos desafios da fila de cirurgias, que começa a ser superada com planejamento, união de esforços e sensibilidade com a população.

Ascom PMJ

Situação gravíssima da seca na Bahia, leva presidente da UPB a Brasília para solicitar apoio do Governo Federal

0

A grave crise enfrentada pelos municípios baianos com a seca, levou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, a solicitar apoio do Governo Federal, em Brasília, nesta quinta-feira (3). O gestor, que é prefeito de Andaraí na Chapada Diamantina, participou com o presidente Lula do lançamento do programa Brasil Dando a Volta por Cima pela manhã e à tarde esteve no Palácio do Planalto, onde relatou a escassez de água que afeta o interior da Bahia, na região da Chapada Diamantina e Irecê. A estiagem prolongada cortou o Rio Utinga, provocou a morte de rebanhos e já há municípios suspendendo aulas por conta do desabastecimento de água.

O presidente da UPB reforçou a importância de dar celeridade na assistência à população dos municípios atingidos. “Entregamos ao ministro Rui fotografias da seca, uma preocupação muito grande. Nos reunimos com o coronel da Defesa Civil e a orientação é solicitar o decreto urgente para reconhecer a situação de emergência e para que possamos ter a distribuição de cestas básicas, ter recursos para o carro-pipa, perfuração de poços, a distribuição do milho para ração animal pela CONAB e ações como a prorrogação de dívidas, dentre outras”, afirmou Wilson Cardoso, que destacou a articulação do secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, no acolhimento das pautas apresentadas.

O gestor acrescentou ainda que a UPB fará a orientação aos municípios sobre a solicitação do estado de emergência, que deve ser feita ao Órgão Estadual de Defesa Civil, com portaria de reconhecimento federal da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. O estado de emergência é uma situação jurídica especial que permite a execução de ações de socorro e assistência humanitária.

A agenda em Brasília foi acompanhada pelo presidente da Federação dos Consórcios da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, pela prefeita de Mucugê e diretora de serviços da UPB, Ana Medrado, e pelo superintendente da UPB, Thiancle Araújo.

Ascom/UPB

Agora é Lei: Programa Peixe na Mesa garante distribuição gratuita de pescado para famílias de Sobradinho em vulnerabilidade econômica

0

 

A Câmara de Vereadores de Sobradinho aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei “Peixe na Mesa”, apresentado pelo executivo através do Prefeito Cleivynho Sampaio. A iniciativa transforma em política pública permanente a tradicional distribuição de peixes na Semana Santa, garantindo segurança alimentar às famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas nos programas assistenciais do município.

A sanção do programa representa um marco na política social de Sobradinho, assegurando que, a cada ano, centenas de famílias tenham acesso gratuito ao pescado, um alimento essencial na Semana Santa e parte da cultura alimentar local. Em 2025, a distribuição acontecerá no dia 17 de abril, no Paço Municipal. Serão entregues 5 toneladas de peixe, beneficiando mais de 2 mil pessoas.

Segurança alimentar e compromisso social

A criação do Programa Peixe na Mesa reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável. Em um cenário onde muitas famílias enfrentam dificuldades econômicas, garantir o acesso a uma alimentação digna se torna uma prioridade.

“A distribuição do peixe na Semana Santa já era uma tradição em Sobradinho, mas agora, com a aprovação da lei, estamos garantindo que essa ação não dependa apenas da vontade do gestor de plantão, mas sim de uma política pública permanente, que atenda à população todos os anos”, destacou Cleivynho Sampaio.

O prefeito também elogiou o empenho da Câmara de Vereadores na aprovação do projeto e a parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que tem sido fundamental na organização e mobilização das famílias beneficiadas.

“Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo. Agradeço aos vereadores, que compreenderam a importância dessa medida e aprovaram por unanimidade. Também destaco o empenho da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social através do Secretário Raimundo Nonato, que está mobilizando todas as equipes para garantir uma distribuição organizada, respeitosa e eficiente. Nosso objetivo é que nenhuma família que precisa desse benefício fique de fora”, ressaltou o gestor.

Política pública consolidada

Além de assegurar alimento na mesa das famílias em vulnerabilidade, o Programa Peixe na Mesa fortalece o compromisso de Sobradinho com a valorização da cultura local e o respeito às tradições religiosas. Com a sanção da lei, a gestão municipal reforça sua missão de cuidar das pessoas, garantindo dignidade, inclusão social e bem-estar à população.

Ascom PMS

Direto de Juazeiro: Maria, atleta de Karatê, já está na Sérvia para representar o Brasil na Competição Mundial ISF U15 Gymnasiade

0

 

Maria, atleta talentosa de Karatê, já está na Sérvia, onde irá competir na tão esperada Competição Mundial – ISF U15 GYMNASIADE em ZLATIBOR na Sérvia. A competição ocorrerá nos dias 10 e 11 de abril, das 10h às 19h, horário local de Zlatibor, cidade localizada no centro do país, famosa por sua infraestrutura e natureza deslumbrante.

Com um currículo impressionante e uma carreira de dedicação e superação, Maria é uma das representantes promissoras do Brasil no esporte. Ela chegou à Sérvia com o objetivo de trazer medalhas e, ao mesmo tempo, mostrar o alto nível do Karatê brasileiro.

A competição mundial reúne atletas de várias partes do mundo, competindo em diferentes categorias e estilos do Karatê. A expectativa é alta, tanto para os participantes quanto para os torcedores que acompanham o evento de diversas partes do planeta. Para Maria, esta é uma oportunidade única de mostrar seu potencial e representar com orgulho o Brasil, além de adquirir experiência em um cenário internacional.

Redação PNB, com informações Ascom

Sobradinho: Secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (7) vacinação contra a Gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Saúde, deu início a vacinação contra a Gripe, reforçando o compromisso com a saúde pública e a prevenção de doenças. A ação  acontece de 7 de abril a 31 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira.

A vacina influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além disso, a vacinação contra influenza também ocorrerá como estratégia especial para os grupos prioritários.

Para receber a vacina, é necessário apresentar Cartão SUS, documento de identificação com foto (RG) e a Carteira de Vacinação.

A Secretária de Saúde, Josefa Moreira, destacou a importância da vacinação.

“A vacinação contra a gripe é uma das estratégias mais eficazes para prevenir casos graves e proteger nossa população. A parceria com o SUS e o Ministério da Saúde permite que possamos oferecer essa proteção gratuitamente para os grupos prioritários. Sob a liderança do Prefeito Cleivynho Sampaio temos garantido um trabalho sério e comprometido, com total apoio às equipes de saúde, estrutura adequada e campanhas de conscientização. Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas e garantir um inverno mais seguro e saudável para todos os sobradinhenses.”

Ascom/PMS

Guardas Civis de Juazeiro passam por capacitação para fortalecer atuação na segurança pública

0

Guardas Civis Municipais de Juazeiro participaram, em Salvador, do terceiro curso de Nivelamento Interfederativo em Segurança Pública. A ação foi promovida pela Secretaria de Segurança Cidadã de Juazeiro, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. A capacitação reuniu profissionais de diversos municípios baianos e teve como objetivo atualizar práticas de segurança, fortalecendo a integração entre as diferentes forças que atuam na proteção da população.

Desde que assumiu a pasta, o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, tem priorizado a qualificação dos agentes. “Observamos a necessidade de qualificar ainda mais nossos agentes e fomos em busca de mais capacitação profissional para fortalecer a instituição e, assim, atender melhor nossa sociedade”, afirmou o secretário. Ele destacou ainda que novas turmas do curso devem ser abertas em breve, com a meta de ampliar o número de guardas capacitados.

Cinco agentes da GCM de Juazeiro participaram desta edição do curso. Entre eles, o inspetor-subchefe Fábio Renato dos Santos ressaltou o impacto positivo da formação. “Os temas abordados trouxeram um grande enriquecimento profissional que vou levar para o dia a dia da minha atividade como agente de segurança pública. Somos agentes multiplicadores e vamos repassar essa experiência aos demais colegas da instituição”, disse.

Ascom PMJ

Música, dança e emoção: Mádara apresenta Tributo a Clara Nunes neste sábado (5), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro

0

 

A cantora Mádara apresenta neste sábado (5), às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, um tributo à Clara Nunes. A artista promete levar ao público uma experiência única de música e dança, celebrando o legado imortal de Clara Nunes.

Este será o segundo tributo da cantora ao ícone do samba, mas, pela primeira vez, em formato de espetáculo o que traz um caráter inovador ao projeto.

A produção conta com a participação de 30 profissionais, entre músicos, dançarinos e técnicos.

“Faremos esta homenagem de forma grandiosa e envolvente. A produção do evento é
totalmente independente, destacando o nosso compromisso e dedicação ao projeto.
A produção foi cuidadosamente preparada para encantar o público e mistura música ao vivo, coreografias especiais e um cenário imersivo, criando uma atmosfera que transporta os espectadores para a essência da cantora e sua importância para a música brasileira”, destacou a assessoria de Mádara.

Além do show, o evento contará com a primeira edição da Feira de Mangaio, uma iniciativa da cantora, que reunirá expositores de artesanato e alimentação agroecológica, valorizando a economia local. A feira conta com o apoio da ADESBA (associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do estado da Bahia ) que disponibilizou a estrutura, iluminação, fortalecendo assim a iniciativa independente.

O espetáculo conta também com a cobertura da Rede Você, garantindo um registro especial da noite.

Os ingressos podem ser adquiridos diretamente no link disponível na bio da cantora no Instagram (@madaracantora) ou na portaria do CCJG.

Classificação Livre para todos os públicos.

Redação PNB