Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Prefeitura de Casa Nova anuncia show da cantora gospel Maria Marçal no Dia do Evangélico

0

 

A Prefeitura de Casa Nova confirmou nesta quarta-feira (09) uma grande atração para a agenda cultural e religiosa do município, a cantora gospel Maria Marçal se apresentará no dia 14 de junho, data em que se comemora o Dia do Evangélico.

Reconhecida nacionalmente por sua voz marcante e canções que emocionam multidões, Maria Marçal promete um momento de fé, adoração e muita emoção em Casa Nova. O evento é uma realização da Prefeitura, que segue valorizando todas as expressões de fé e promovendo encontros que fortalecem a espiritualidade e a união da comunidade.

O anúncio foi feito pelo prefeito Anísio Viana, que destacou a importância da celebração. “É com muita alegria que anunciamos a presença da cantora Maria Marçal no Dia do Evangélico. Casa Nova merece um momento especial como esse. E fiquem atentos, porque em breve teremos mais novidades para esse grande dia”, disse o prefeito.

Ascom/PMCN

Sobradinho se mobiliza para melhorar estradas da zona rural com apoio do Programa Pro-Rodovias

0

 

Na última segunda-feira (07), a Prefeitura de Sobradinho, em parceria com o Consórcio do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), realizou uma importante reunião voltada ao planejamento de ações para melhoria da infraestrutura viária da zona rural do município. O encontro teve como pauta central a preparação para a Consulta Pública Municipal, etapa decisiva para a seleção de trechos de estradas vicinais que poderão receber investimentos por meio do programa Pro-Rodovias do Governo da Bahia.

Com financiamento do Banco Mundial, o Pro-Rodovias visa oferecer soluções de engenharia para a correção de pontos críticos nas estradas, como trechos com problemas de drenagem que causam alagamentos, atoleiros e comprometem a mobilidade da população, principalmente durante o período chuvoso. A proposta é garantir trafegabilidade contínua por meio da construção de pontes, bueiros e passagens molhadas.

A reunião buscou alinhar estratégias entre o governo municipal, lideranças políticas e representantes estaduais, reforçando a importância da mobilização das comunidades rurais na participação ativa da consulta pública. A iniciativa permite que os próprios moradores contribuam na indicação e priorização dos trechos que mais necessitam de intervenções, promovendo uma gestão participativa e voltada para as reais demandas da população.

Estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Jarques Canturil, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Adilson Ribeiro, a secretária de Educação Ducilene Kestering, o presidente da Câmara Municipal Edson Cardoso (Cachoeira do Bolo), os vereadores Caul Sena e Olivar Rodrigues, o chefe de gabinete Joselito Macedo, a secretária executiva do Contesf, Érika Bezerra, além de representantes do Governo do Estado da Bahia.

A gestão do prefeito Cleivynho Sampaio segue empenhada em garantir avanços significativos para a zona rural de Sobradinho, com foco na melhoria da infraestrutura, na valorização das comunidades do interior e na construção de um futuro mais digno e acessível para todos.

Ascom/PMS

“A luta do MST por terra é legítima”: Em nota, Mandato Coletivo representado pelo Prof. Gilmar Santos repudia ataques ao MST proferidos por deputado e vereador de Petrolina

0

O Mandato Coletivo, representado pelo Vereador de Petrolina Professor Gilmar Santos, em nota, repudiou as declarações do deputado estadual Antônio Coelho e do vereador Dhiego Serra (PL), contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os parlamentares classificaram os integrantes do MST como “vagabundos” e “bandidos”.

Confira nota na íntegra:  

O Mandato Coletivo, representado pelo Vereador Professor Gilmar Santos, vem a público manifestar total repúdio às declarações infelizes e ofensivas do deputado estadual Antônio Coelho e do vereador Dhiego Serra (PL), que atacaram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), classificando seus integrantes como “vagabundos” e “bandidos”, além de acusarem o movimento de promover invasões de terras.

É fundamental reafirmar que o MST atua dentro dos marcos legais e constitucionais. A Constituição Federal, em seu artigo 184, determina que a União poderá desapropriar, por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social. Portanto, a luta do MST por terra, dignidade e justiça social é legítima, necessária e amparada pela nossa Carta Magna.

Ao contrário do que foi afirmado pelos parlamentares, o MST tem um histórico reconhecido de luta pela terra e por direitos, sendo hoje um dos maiores produtores de alimentos sem uso de agrotóxicos do país. Aqui na região do Vale do São Francisco, especialmente nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, diversos assentamentos conquistados por meio da luta do MST produzem alimentos que chegam às mesas de milhares de famílias, inclusive à mesa do Sr. Antônio Coelho e do Sr. Diego Serra.

É contraditório que o deputado Antônio Coelho, em declaração ao Blog Nossa Voz, tenha afirmado que “invadir terras, seja produtiva ou não, é uma violência contra a democracia e uma usurpação da autoridade do Estado brasileiro”. Violência contra a democracia é, na verdade, abandonar os mais de 40 mil eleitores de Petrolina que confiaram em seu mandato para assumir uma secretaria em outra cidade, revelando total desrespeito ao compromisso público assumido.

Violência contra a democracia é apoiar Jair Bolsonaro, ex-presidente inelegível investigado por envolvimento em atentados golpistas contra as instituições do país, associação criminosa, incitação ao crime e falsificação de documentos, que por sinal teve seu pai, Fernando Bezerra Coelho, como líder no Senado. Ao invés de atacar movimentos populares que lutam por justiça social, o deputado deveria voltar sua crítica a quem, de fato, ameaça a ordem democrática e os direitos do povo brasileiro.

Reafirmamos, com firmeza, nossa solidariedade ao MST e a todas as famílias assentadas que lutam diariamente por uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. Somente por meio da reforma agrária, da democratização da terra e da valorização do trabalho no campo, poderemos superar os históricos atrasos sociais e construir um projeto de desenvolvimento que contemple a todos e todas com dignidade e justiça social.

Viva a luta do MST! Viva a reforma agrária!

Mandato Coletivo do Professor Gilmar Santos – Vereador de Petrolina

Redação PNB

Jovem é morta a tiros no distrito de Maniçoba, em Juazeiro

0

 

Na tarde desta quinta-feira (10), uma mulher foi morta a tiros no distrito de Maniçoba, em Juazeiro. O crime aconteceu em um povoado que fica entre as comunidades da Vila Santa Inês e Saco do Meio.

A Polícia Civil, procurada pelo PNB, confirmou a informação. Ainda não se sabe o nome da jovem e nem do autor do crime. A PC já iniciou as investigações.

Estamos apurando mais informações.

Redação PNB  

Igreja do Castelo Branco, em Juazeiro, é invadida por criminosos e moradores pedem presença da PM no bairro: “Vários assaltos”

0

 

A comunidade do bairro Castelo Branco, em Juazeiro, vem sofrendo com a falta de segurança. Em contato com o PNB, um morador relatou que estão acontecendo vários assaltos no bairro.

Ele contou que nem a igreja da paróquia de Santo Afonso escapou da ação dos criminosos. O templo foi invadido por um homem que levou um ventilador e outros objetos. A ação foi registrada pelas câmeras de segurança.

“O Castelo Branco está um perigo à noite. Pedimos providências à Polícia Militar, pois usuários de drogas se concentram na praça principal da igreja católica e praticam os assaltos. A PM precisa intensificar as rondas no bairro. A semana passada tentaram roubar um celular de um morador na Quadra D. No mesmo dia, roubaram o celular do menino que vende lanche perto do ponto de ônibus.

Estamos encaminhando a reivindicação para a PM.

Redação PNB

Delegacia de Homicídios de Juazeiro segue investigando crime ocorrido no bairro Nova Esperança; vítima bebia com o acusado quando foi morto a golpes de facão

0

 

A Delegacia de Homicídios de Juazeiro investiga a morte de Odair Mendes da Silva, de 43 anos, ferido com golpes de facão durante uma discussão com um homem já identificado. O crime ocorreu na tarde de terça-feira (8), no bairro Nova Esperança.

De acordo com testemunhas, Odair e o acusado estavam consumindo bebida alcoólica na casa do suspeito, que ainda não teve o nome divulgado, quando houve um desentendimento entre os dois.

A PC está ouvindo testemunhas e realizando diligências para esclarecer o caso e localizar o autor do crime.

Redação PNB

Prefeito Cleivynho Sampaio anuncia novos secretários para fortalecer a gestão municipal

0

 

O prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio, anunciou a nomeação de dois novos secretários. O Decreto Nº 044/2025, publicado na última terça-feira (01), oficializa as nomeações de Adilson Rodrigues Ribeiro, como Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e Alexandre Deles Pereira Medeiros, Secretário Municipal de Planejamento e Gestão Urbanística.

As nomeações reforçam o compromisso da gestão municipal em garantir que as secretarias sejam conduzidas por profissionais qualificados, com experiência no setor público e alinhados ao projeto de desenvolvimento sustentável e social de Sobradinho.

“Nossa gestão tem um compromisso inegociável com a eficiência, transparência e qualidade nos serviços públicos. Nomeamos Alexandre Deles Pereira Medeiros e Adilson Rodrigues Ribeiro porque são profissionais comprometidos com Sobradinho, conhecem as necessidades da nossa gente e têm experiência comprovada na administração pública. Com essa equipe, vamos continuar avançando, planejando uma cidade cada vez mais estruturada e promovendo o desenvolvimento sustentável do nosso município. Acreditamos que, com trabalho sério e responsabilidade, seguiremos construindo uma Sobradinho mais forte para todos,” afirmou o prefeito.

Trajetórias

Alexandre Deles Pereira Medeiros é pedagogo pela UNEB, economista pela FACAPE e filósofo pela UFPI, além de possuir pós-graduação em Educação. Com uma trajetória sólida no serviço público, já exerceu importantes funções na administração municipal, como Secretário de Planejamento, presidente do SAAE, chefe de gabinete e assessor especial. Sua ampla experiência e conhecimento técnico serão fundamentais para impulsionar o planejamento urbano da cidade, promovendo crescimento ordenado e desenvolvimento sustentável.

Adilson Rodrigues Ribeiro é Tecnólogo em Gestão Ambiental e Pós Graduado em Tecnologia Ambiental e traz uma trajetória marcada pela defesa dos trabalhadores rurais e pelo fortalecimento da agricultura familiar. Já atuou diretamente na política local, tendo exercido mandato como vereador entre 2020 e 2024 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Durante sua atuação parlamentar, destacou-se pela defesa de políticas públicas voltadas para os pequenos produtores, agroecologia e preservação ambiental. Agora, à frente da pasta, ele terá a missão de impulsionar o setor agrícola, apoiar os agricultores e desenvolver ações voltadas à sustentabilidade ambiental no município.

Ascom/PMS

Diretor do SAAE de Sento Sé visita sistemas de abastecimento para ouvir equipes e buscar melhorias

0

 

O diretor do SAAE de Sento Sé, Joaquim Ferreira, realizou nesta terça-feira (8) visitas técnicas aos sistemas de abastecimento das localidades de Itapera, Aldeia, Pascoal e Limoeiro (APL). O objetivo foi inspecionar a funcionalidade dos sistemas, identificar possíveis melhorias e dialogar diretamente com os operadores responsáveis pelo funcionamento diário dos serviços.

Durante as visitas, Joaquim avaliou de forma positiva o funcionamento dos sistemas, destacando o empenho das equipes locais. Além disso, ouviu atentamente as demandas apresentadas pelos servidores, reforçando a importância de uma gestão que valorize quem está na linha de frente.

“A melhor forma de conhecer a realidade do sistema é escutando quem está operando. Só assim conseguimos agir com mais precisão, planejar soluções e garantir um abastecimento de qualidade para a população. O saldo é positivo, mas continuaremos atentos e atuantes para melhorar ainda mais”, destacou o diretor.

Ascom/PMSSE

“Quando foi?”, por João Gilberto Guimarães Sobrinho

0

 

Um famoso filósofo alemão disse um dia que quando olhamos demais para o abismo, o abismo nos olha de volta, e que ao lidarmos com monstros devemos nos acautelar para não nos tornarmos monstros também. Essas ideias me atravessaram esses dias, e enquanto atravessava uma certa ponte pela manhã, envolto em meus pensamentos, comecei a indagar: quando foi que nós, enquanto sociedade, nos tornamos tão fúteis e manipuláveis? Quando deixamos de lado a essência do que é ser humano em troca de aparelhos e costumes que, há pouco tempo, eram estranhos ao nosso cotidiano?

Ao observar as pessoas ao meu redor, percebi uma inquietante verdade: tudo ficou tão veloz quanto banal. Lembro-me de quando íamos a shows não apenas para ver nossos ídolos, mas para sentir a música pulsando em nossas veias, cantar junto as letras que alcançavam nossos corações. Hoje, muitos parecem mais preocupados em filmar cada momento para compartilhar nas redes sociais do que em realmente vivê-los. Quando foi que passamos a viver tanto pelos olhos dos outros?

Quando foi que a crise da criatividade, que além de moral é estética, se implantou ao nosso redor, quando foi que Hollywood em suas infinitas possibilidades e cifras, começou a ressuscitar velhas franquias e a nossa principal rede nacional de televisão passou a refazer novas versões de velhas novelas?

E as crianças? Quando foi que nossas crianças interiores deixaram de brincar nas calçadas e nas ruas de casa? Lembro das risadas que ecoavam nas vizinhanças, das brincadeiras sem fim. Agora, erguemos muros repletos de cercas, não apenas físicas, mas emocionais, criando barreiras que nos isolam do mundo que nós mesmos construímos.

A empatia, tão vital para nossas relações, parece ter desaparecido. Quando foi que começamos a idolatrar políticos, transformando-os em figuras mitológicas que só existem em nossa imaginação? O que aconteceu com as amizades que deveriam nos unir, que agora muitas vezes são colocadas em segundo plano em nome de ideologias partidárias?

E o mais alarmante: quando foi que deixamos de perceber que a dominação total não vem de forma bruta? Ela aparece disfarçada, colorida, cheia de amiguinhos virtuais, propagandas, e seguidores que, sem perceber, entregam seus dados pessoais de mãos beijadas, num verdadeiro assalto sem arma. Tudo isso em troca de uma ilusão treda, acreditando que as desejosas curtidas são de fato, sinônimos de afeto.

Quando foi enfim, que nos tornamos enormes lobos ferozes de nós mesmos, buscando um corpo perfeito que não existe, uma aparência virtual inalcançável que não se encaixa na nossa própria verdade?

Essas perguntas seguem reverberando em minha mente enquanto sigo atravessando a ponte que sempre leva a mim mesmo. São um convite à reflexão sobre o que realmente valorizamos e sobre a urgência de reconectarmos com o que é autêntico e verdadeiro.

Que possamos, ao menos, começar a responder: quando foi que deixamos de viver e passamos a apenas existir?

Por João Gilberto Guimarães Sobrinho, juazeirense, produtor cultural, cientista social formado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pós graduando em Políticas Públicas e direitos sociais, pesquisador das Políticas Públicas de Cultura.