Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Após críticas, Prefeitura de Juazeiro se retrata sobre publicidade com conteúdo considerado racista; confira

1

 

Após críticas à campanha publicitária da prefeitura de Juazeiro veiculada em outdoors espalhados pela cidade, divulgando uma campanha de conscientização ambiental, o programa “Juazeiro Limpa”, a gestão municipal se manifestou em nota enviada ao PNB.

A peça publicitária gerou polêmica ao exibir a imagem de um homem negro, em meio a pessoas brancas, segurando uma vassoura, representando os profissionais da limpeza urbana.

Na nota, a prefeitura se retratou e explicou que “a intenção foi que o profissional da limpeza urbana fosse representado em etnias diferentes”. A gestão afirmou ainda que as peças publicitárias foram retiradas há oito dias e que “a gestão municipal determinou a remoção imediata de quaisquer outras peças com a referida imagem”.

Confira nota na íntegra:

A Prefeitura de Juazeiro explica que a mencionada campanha foi desenvolvida em peças publicitárias com o objetivo de que o profissional da limpeza urbana fosse representado em etnias diferentes fazendo um chamamento à população no cuidado com a cidade.

Contudo, reconhecemos que a imagem, por mais que tenha sido criada com a intenção de valorizar esses trabalhadores, acabou por não refletir a verdadeira inclusão e o valorização à cultura e à história do povo negro juazeirense.

Entendemos que o uso dessa imagem desconsiderou a análise semiótica de aspectos importantes de pertencimento e empoderamento da comunidade negra.

Informamos que a foto do outdoor, que circula em redes sociais, já foi retirada há oito dias. E que a gestão municipal determinou a remoção imediata de quaisquer outras peças com a referida imagem.

A gestão dialogou com a Presidenta do Conselho da Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro, Professora Dra. Ceres Santos, onde foi apresentado este posicionamento e reafirmado o compromisso de construímos juntos um novo olhar na elaboração das próximas campanhas publicitárias.

Por fim, reafirmamos o compromisso do Governo Municipal em construir uma Juazeiro mais justa, igualitária, democrática e solidária, livre de qualquer preconceito, discriminação de gênero, raça, etnia (Ascom/PMJ).

Após a repercussão do caso no programa Preto no Branco, da rádio Transrio FM, a União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO) – núcleo Juazeiro – emitiu uma nota pública exigindo a imediata retirada da publicidade.

“A União de negras e Negros Pela Igualdade -Juazeiro Bahia vem a público pedir a imediata retirada da publicidade visual da prefeitura na qual apresenta a imagem de um homem negro com a vassoura na mão e vestido de gari. Obviamente, nada que venha a desmerecer a profissão, mas o fato de reforçar a imagem estereotipada das pessoas negras sempre ligadas à função da limpeza, da subserviência e algo menor dentro da sociedade. A população negra historicamente marginalizada por todo o contexto da construção social do país foi relegada a esses espaços. O argumento de que existem outras imagens como essa nas quais estão pessoas brancas não se sustenta e reforça o senso comum de que somos todas/todos iguais na tentativa de anular as discriminações e história do racismo no Brasil. Não, não somos todas e todos iguais. A questão é o que está por trás da imagem, do símbolo e de como as pessoas vão ler aquela mensagem através da imagem. Obviamente que toda/todo publicitária/o leva em conta a semiótica, de modo que a mensagem que é passada é o que fala por si; no momento da produção dessa imagem, há de se fazer várias análises, dentre elas, a sociológica e a histórica, e é sobre isso que estamos falando. Cabe a quem está a frente ter o conhecimento necessário para que não reproduza o racismo nas publicidades da prefeitura e de propagandas outras. Lembremos que a imagem não está fora de um contexto e isso deve sempre ser considerado. A sociedade racista mostra todos os dias as desigualdades que acometem à população negra, inclusive ceifando suas vidas por meio da violência urbana, na saúde e nas variadas vulnerabilidades sociais. Os números mostram que não somos todas/todos iguais, exemplo: “Taxa de analfabetismo entre negros é mais que o dobro da registrada entre brancos. De acordo com o IBGE, o problema afeta 7,1% dos negros (pretos e pardos) e 3,2% dos brancos.”; “Dados do Atlas da violência 2024 indicam que quarenta e seis mil, quatrocentas e nove pessoas foram assassinadas no Brasil. Deste total, 76,5% eram pretas e pardas.”; O campo de informações acerca das desigualdades que acometem à população negra é vasto, cabe a cada cidadão e cidadã buscar se informar” (Unegro).

Redação PNB

Ex-prefeito Paulo Bomfim se manifesta sobre auditoria que apontou irregularidades no transporte escolar de Juazeiro

0

 

O ex-prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PT), se manifestou sobre relatório de auditoria do Tribunal de Contas dos Municípios,  que apontou irregularidades em procedimentos licitatórios e na contratação de serviço de transporte escolar durante o exercício de 2018. gestão municipal terá que ressarcir mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Por ter atuado como ordenadora de despesa em dois dos três contratos analisados, a relatoria determinou à então Secretária municipal de Educação e Juventude, Lucinete Alves Silva, o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$1.250.273,13, com recursos pessoais, pela realização de pagamento sem amparo contratual. Lucinete também foi multada em R$4 mil. Já o então secretário de Educação e Esporte, Cleriston José da Silva Andrade, ordenador de despesas no Pregão nº 111/2014, foi multado em R$1 mil.

Em nota enviada ao PNB, o ex-gestor disse que “tomou ciência da decisão inicial do TCM com tranquilidade. Uma ampla auditoria foi feita no transporte escolar, mas persistiu apenas uma dúvida porque alguns documentos que comprovavam a prestação dos serviços não foram entregues ao tribunal na primeira fase do processo. No entanto, todos esses documentos estão sendo juntados e serão devidamente apresentados no recurso. A secretária Lucinete Alves sempre agiu com absoluta lisura em sua gestão à frente da Seduc, sendo uma profissional reconhecidamente séria e honrada. O caso em si será devidamente sanado com as comprovações de execução dos serviços”.

Relatório do TCM

O TCM formulou representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa.

O relatório de auditoria apontou irregularidades no Pregão nº 111/2014, que levou à contratação da empresa “Flamax Ambiental Serviços e Transporte”, cujo objeto foi a prestação de serviços especializados em transporte municipal escolar, destinado aos alunos e professores da rede municipal de ensino, com motorista, pelo período de 01/10/2014 a 31/09/2015, e os seus seis termos aditivos, com o acréscimo de R$993.681,09, tendo como termo final a data de 01/10/2017.

Para o TCM, a administração restringiu a ampla competitividade do certame ao demandar das empresas licitantes a declaração de que a mesma participou do curso habilitatório. Tal comprovação, no entendimento da área técnica, deveria ter sido exigida dos condutores e não dos licitantes.

Também foram constatadas irregularidades na Dispensa nº 038/2017, que contratou a empresa “CTI Ambiental Coleta Transporte e Incineração”, pelo montante de R$5.225.209,44, para a prestação de serviços relativos à gestão das ações do transporte escolar, de alunos e professores da rede de ensino.

De acordo com o órgão, como havia um contrato em vigor com a mesma finalidade, não haveria necessidade de realizar uma nova contratação emergencial. Outro fator agravante, foi o contrato emergencial assinado em 03/03/2017, com vigência de noventa dias, foi prorrogado por três vezes, ampliando sua vigência até 31/01/2018. Além disso, os auditores identificaram um dano ao erário no montante de R$1.250.273,13, vez que foram realizados sete pagamentos, nos meses de abril e maio de 2018, sem amparo contratual.

Foram encontradas ainda, irregularidades na Concorrência Pública nº 006/2017, que teve como vencedora a mesma empresa contratada por dispensa, a “CTI Ambiental Coleta Transporte e Incineração”, pelo valor de R$18.701.746,08.

Também no mesmo procedimento, foi constatada a restrição à ampla competitividade do certame em razão da comprovação da realização de curso de habilitação para condutores. A decisão cabe recurso.

Redação PNB, com informações Correio da Bahia

Ex-vereador Amadeus dos Santos perdeu o semiaberto por violar as condições impostas pela Justiça, diz MPBA; uma delas a de frequentar a Câmara de Vereadores de Juazeiro

0

 

O ex-vereador Amadeu dos Santos Silva, que cumpria pena em regime semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica, foi preso nesta quarta-feira (9), em Juazeiro, após a Justiça acatar pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e determinar a regressão cautelar de sua pena para o regime fechado. A prisão decorre da segunda fase da Operação Astreia, deflagrada inicialmente em 2023 para combater organização criminosa de tráfico de drogas que atua na região.

A medida foi motivada por reiteradas violações das condições impostas para uso de tornozeleira, conforme apontado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas Regional Norte  (Gaeco Norte). De acordo com os promotores de Justiça, o ex-parlamentar não vinha cumprindo corretamente as exigências do regime semiaberto — comparecia ao local de trabalho por apenas alguns minutos e era frequentemente localizado em endereços diferentes do autorizado, como a Câmara de Vereadores de Juazeiro, onde já exerceu mandato e onde sua irmã atualmente é vereadora.

Na sentença, o juiz Roberto Paranhos Nascimento destacou que “os dados demonstram que ele apenas comparece ao local de trabalho para registrar presença no sistema de monitoramento, sem exercer efetivamente qualquer atividade laboral”. A prisão foi realizada com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), do Juízo de Execuções Penais de Juazeiro, da Polícia Federal, do Comando de Policiamento da Região Norte e da Cipe Caatinga.

Cecom/MPBA

100 dias de gestão Andrei Gonçalves: confira as ações do governo; prefeito faz novos anúncios para Juazeiro

0

 

O governo municipal de Juazeiro, liderado pelo prefeito Andrei Gonçalves, realizou na noite desta quinta-feira (10), na Orla Nova, um evento marcante para celebrar os 100 dias de gestão, destacando as principais realizações e lançamentos de novos programas e ações. O encontro reuniu autoridades, parceiros, imprensa e a comunidade para apresentar um balanço das ações implementadas em diversas áreas.

Com vários veículos concentrados no local do evento, entre ambulâncias, tratores, ônibus escolares e viaturas, conquistados pela nova gestão, o prefeito aproveitou para agradecer o vice-prefeito Tiano Félix pela parceria, a primeira-dama Luciana Almeida, a equipe de governo, as parcerias com o Governador, Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, que não tem medido esforços para viabilizar investimentos e projetos para o desenvolvimento de Juazeiro.

O prefeito Andrei reforçou o compromisso de continuar trabalhando em parceria com a população e outras esferas governamentais para garantir avanços em todas as áreas. “Estes 100 dias são apenas o início de uma jornada que visa construir uma cidade mais justo, desenvolvida e acolhedora para todos. Vamos continuar trabalhando muito, porque Juazeiro tem pressa”, afirmou.

Durante sua apresentação, o gestor municipal destacou os seguintes avanços e projetos:

Infraestrutura e Mobilidade
• Programa Ruas de Futuro: Iluminação da BA 210 em parceria com o Governo do Estado da Bahia.
• 45 novos veículos e equipamentos, incluindo ônibus escolares, ambulâncias, retroescavadeiras e viaturas para a Polícia Civil e DEAM.
• Canal do Sertão: Projeto estratégico para impulsionar o desenvolvimento regional.

Saúde Pública
• Mais de R$ 2 milhões em equipamentos médicos e hospitalares, além da realização de mutirões de cirurgia e atendimentos especializados.
• Redução de 88% nos casos de dengue nos primeiros meses de 2025, em comparação com 2024.
• Adequação de estruturas físicas em unidades de saúde e contratação de novos médicos.

Educação e Juventude
• Inauguração da Escola Anália Barbosa, construção da extensão da Escola de Educação Infantil, Aprígio Duarte, e requalificação de outras 8 escolas.
• Ampliação de vagas na rede municipal, com quase 2 mil novas matrículas.
• Programa Juazeirinho: Programa de expansão da educação infantil, com construção de 30 novas creches.
• Programa Juazeiro pelo Mundo: intercâmbio que levará alunos da rede municipal ao exterior.

Habitação e Inclusão social
• Minha Casa Minha Vida: Investimento de R$ 67 milhões na construção de 454 novas unidades habitacionais.
• Programa Juazeiro Sem Fome: iniciativa para combater a insegurança alimentar.
• Reativação do Banco de Alimentos: Fortalecimento da assistência às famílias em situação de vulnerabilidade.
• Inauguração do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

Segurança e Cidadania
• Ronda Maria da Penha e Delegacia da Mulher com atendimento 24 horas.
• Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher: Campanha de conscientização e proteção.

Desenvolvimento Econômico e Rural
• Agência de Desenvolvimento Econômico (ADEER): Formalização de 1.221 novas empresas, aumento de 60% em relação ao ano anterior.
• Programa Capacita Juazeiro: Oferta de cursos profissionalizantes.
• Apoio à zona rural: Recuperação de 40km de estradas e pagamento do Seguro Garantia Safra para 1.200 agricultores.

Cultura e Identidade Local
• Festival Velho Chico e Projeto Cinema Itinerante: Valorização da cultura regional.
• Apoio a eventos religiosos e tradicionais: Resgate das raízes locais.

Transparência e Participação Popular
• Procon Digital: Novo canal para atendimento online aos consumidores.
• Ouvidoria Municipal: Mais de 500 chamados atendidos, com 70% concluídos.

Após a apresentação dos 100 dias de governo, foi lançado o projeto Juazeiro Sem Fome, instituído através de Lei Municipal, e contou com a presença de Luiza Trabuco da Secretaria Extraordinária de Combate à Fome e a Pobreza e do Coordenador Geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, no evento. O prefeito recebeu uma medalha do Bahia Sem Fome, pela iniciativa de instituir o programa no município.

“Estamos felizes com o desempenho dessa gestão, na certeza que através do pacto federativo e do regime de colaboração entre Governo Federal, Governo do Estado e Governo Municipal, será construída uma Juazeiro melhor de se viver. Parabéns ao prefeito Andrei e toda sua equipe”, finalizou o representante do governador da Bahia, Tiago Pereira.

Estavam presentes no evento dos 100 dias de governo, os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, o presidente da Câmara, Mitu do Sindicato, vereadores, servidores públicos, empresários, lideranças e a comunidade.

Asom/PMJ

Leitores lamentam o abandono do tradicional Colégio Edson Ribeiro, em Juazeiro e questionam: “O que farão deste prédio?”

1

 

Leitores do PNB chamaram atenção para a situação de abandono em que está o prédio onde por décadas funcionou o tradicional Colégio Edson Ribeiro, em Juazeiro.

Segundo os relatos, o portão foi arrombado dando passagem para pessoas em situação de vulnerabilidade.

“O prédio está abandonado e virou moradia para usuários de drogas. Uma parte da portão foi arrombada e sabe-se lá o que estão fazendo destro,” alertou uma leitora.

“Estudei muito anos no Edson e dá uma enorme tristeza ver o prédio abandonado, se deteriorando assim. O que farão deste prédio?” questionou um leitor.

Em novembro do ano passado, pais e responsáveis por alunos da tradicional instituição de ensino foram surpreendidos com um comunicado da direção informando que a partir deste ano de 2025 o colégio não iria mais funcionar.

Em decreto publicado no último mês de março, o Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, instaurou um Procedimento Administrativo visando reverter a área do “Ginásio Juazeiro” (Colégio Dr. Edson Ribeiro)”, doada a Associação Dr. José Inácio da Silva, ao patrimônio do município”.  A gestão municipal decidiu retomar o espaço, após o encerramento das atividades educacionais no prédio.

O decreto estabelecia que a atual detentora do patrimônio teria um prazo de cinco dias para se manifestar sobre a reversão do imóvel. Após a conclusão do processo, o prefeito decidirá sobre a reversão definitiva do imóvel.

Decreto

O decreto destaca que o município doou, por meio da Lei Municipal nº 121, de 2 de maio de 1950, uma área de 3.000 m² (três mil metros quadrados) localizada onde antes ficava localizada a Praça Barão do Rio Branco, centro da cidade.

O decreto considera ainda que a própria lei estabelece a reversão do imóvel ao patrimônio público em caso de descumprimento da destinação prevista na legislação, “sobretudo, na hipótese de encerramento das atividades educacionais da donatária.

A gestão municipal decidiu retomar o espaço, após o encerramento das atividades educacionais no prédio, medida anunciada no final do ano passado. Neste ano de 2025, a instituição escolar não mais está prestando serviços educacionais no prédio.

O decreto cita ainda que em 2014, também por força de lei, ficou determinada a reversão parcial da área, “relativamente à quadra de esportes, conforme previsto no art. 6º, estipulando o prazo de 30 (trinta) meses, o qual já expirou há quase uma década”.

O documento estabelece a retomada imediata da quadra de esportes localizada na área, já que a Lei Municipal nº 2.475/2014, previa a reversão parcial do terreno.
“Fica determinada a imediata retomada da quadra de esportes localizada na área
mencionada”.
“A medida visa assegurar que o espaço, originalmente destinado à educação, seja reintegrado ao patrimônio municipal e possa ser utilizado para fins que atendam ao interesse coletivo”.

Confira o decreto na íntegra: 

8057e62dfccaf0465e55104586de6dde

 

Redação PNB

Qualifica Sobradinho: prefeitura promove capacitação voltada para produção de doces e chocolates

0

 

Com o intuito de fortalecer o empreendedorismo local e oferecer novas oportunidades de geração de renda, a Prefeitura de Sobradinho, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) e o Projeto Qualifica Sobradinho, realizou na última quarta-feira (09), uma capacitação voltada à produção de doces, ovos de Páscoa e trufas artesanais.

Nas oficinas, as participantes aprenderam técnicas práticas de produção, empreendedorismo e inovação no setor de confeitaria, especialmente voltado ao mercado sazonal da Páscoa.

“Ver essas mulheres se dedicando com tanto amor e vontade de aprender nos enche de orgulho. A capacitação vai muito além de ensinar a fazer doces: ela desperta sonhos, dá coragem e fortalece o espírito empreendedor. Agradeço à equipe da Sala do Empreendedor, a equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e ao prefeito Cleivynho Sampaio, que tem investido com seriedade em ações que empoderam a nossa gente e abrem portas para novas oportunidades. Sobradinho segue no caminho do desenvolvimento, com olhar humano e compromisso social”, declarou a coordenadora do SINE Bahia em Sobradinho, Qliane Martins.

Ascom/PMS

Comunidades dos Residenciais Juazeiro I, II e III ganham mais 100 vagas para a educação infantil

0

Um sonho antigo das comunidades dos Residenciais Juazeiro I, II e III se realizou nesta quinta-feira (10), com a inauguração do anexo da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Prefeito Aprígio Duarte, no bairro Itaberaba. A unidade, com capacidade para 100 estudantes, atenderá crianças dos três residenciais.

O anexo vai funcionar como uma extensão da Emei Prefeito Aprígio Duarte, no Residencial Juazeiro I. “Desde 2017, quando a Emei foi implantada no Residencial, o número de vagas não era suficiente. A cada ano vemos a insatisfação dos pais que não conseguem matricular seus filhos e precisam levá-los para uma escola fora do Residencial. Com o anexo, conseguiremos atender até 100 crianças de 3 a 5 anos e reduzir a fila de espera na comunidade”, contou a gestora da unidade escolar, Mariana de Castro Fonseca.

Para Winklins Souza Vieira, a abertura do anexo acaba com uma grande insegurança da comunidade. “Desde o ano passado que eu tentava uma vaga na Emei, tanto na Aprígio Duarte quanto nas demais escolas do bairro Itaberaba, mas não conseguia vaga. No começo do ano vivemos essa insegurança novamente quando vi que ele não tinha conseguido a vaga, mas logo avisaram que haveria o anexo e agora eu estou muito feliz e aliviada”, revelou Winklins, que conseguiu matricular o seu filho Ruan, de 3 anos.

Durante a inauguração, a secretária de Educação, Maéve Melo, lembrou o compromisso da gestão municipal com a ampliação do número de vagas nas Escolas de Educação Infantil.

“Eu costumo dizer que todo ano nascem crianças, mas nos últimos quatro anos o município só construiu uma escola. Nós precisamos mudar essa realidade. Aqui no Residencial Juazeiro fizemos uma parceria com a Associação de Moradores para abrir esse anexo, mas o prefeito Andrei Gonçalves também me deu uma missão: construir 30 creches nos próximos quatro anos”.

Presidente da Associação de Moradores do Residencial Juazeiro I, Jorlei Alencar, reforçou o impacto da abertura do novo espaço para a comunidade. “Esse anexo vai ter um grande impacto para a nossa região, não só para o Residencial Juazeiro I, como também para o II e o III também. O anexo vai beneficiar 100 crianças que ficariam sem estudar”, frisou o comunitário.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Andrei Gonçalves, da secretária de Educação, Maéve Melo, dos moradores dos Residenciais Juazeiro, membros da comunidade escolar, vereadores e secretários municipais.

Ascom Seduc/PMJ

TDAH em adultos: especialista do HU-Univasf explica como ter uma vida mais equilibrada

1
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica de origem genética que se manifesta na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda vida.
Adultos com TDAH podem enfrentar dificuldades na organização e produtividade, como problemas em gerenciar o tempo, manter a concentração em tarefas longas, e seguir planos e rotinas. A desorganização pode levar a atrasos e a uma sensação constante de estar sobrecarregado.
Manifestações do TDAH na vida adulta
O TDAH em adultos pode se manifestar de várias maneiras, ainda que seja o mesmo transtorno, as pessoas podem apresentar um conjunto próprio de sintomas: dificuldade em manter a atenção, comportamento impulsivo, desorganizado, podem estar presentes também, problemas de memória e dificuldade em seguir instruções, comprometendo o desempenho acadêmico, profissional e pessoal.
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), 5,2% dos adultos entre 18 e 44 anos e 6% dos adultos com mais de 45 anos têm TDAH.
Impactos e desafios do diagnóstico tardio
O diagnóstico do TDAH na fase adulta pode ser desafiador, pois seus sintomas muitas vezes são confundidos com transtornos como ansiedade e depressão. Além disso, muitos adultos desenvolvem estratégias compensatórias que podem mascarar o transtorno, dificultando sua identificação.
“Experimentar estes prejuízos de forma recorrente pode gerar sintomas ansiosos e depressivos que podem inclusive evoluir e se configurarem em um diagnóstico associado ao TDAH. Adultos com TDAH ainda podem lançar mão de estratégias compensatórias disfuncionais, utilizando substâncias psicoativas que diminuam o processamento de ideais como o álcool e a cannabis ou que ajudem na concentração como psicoestimulantes. Muitas vezes são estes quadros associados que fazem a pessoa buscar a ajuda do profissional de saúde mental”, esclarece o psiquiatra do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) e mestre em psicologia, Godson Teixeira.
A avaliação criteriosa de um psiquiatra é essencial para um diagnóstico preciso. A realização de testes especializados com neuropsicólogos também ajuda no rastreio completo das funções cognitivas, da personalidade e demais características que serão avaliadas, permitindo um tratamento mais adequado.
Desafios no cotidiano
O TDAH pode comprometer o desempenho profissional e a estabilidade emocional. No ambiente de trabalho, manifesta-se por dificuldades em cumprir prazos, manter a produtividade e organizar tarefas. Nos relacionamentos, a impulsividade, os esquecimentos frequentes e a dificuldade em manter a atenção em conversas podem gerar conflitos e mal-entendidos.
“Diferenciar distração ocasional do TDAH envolve observar a persistência e a gravidade dos sintomas. Enquanto qualquer pessoa pode se distrair eventualmente, indivíduos com TDAH enfrentam distração constante e significativa, que interfere diretamente em suas atividades diárias”, acrescenta Godson Teixeira.
Tratamento e qualidade de vida
O tratamento do TDAH na vida adulta pode incluir medicamentos, terapia comportamental e mudanças no estilo de vida. O uso de estimulantes pode melhorar a atenção e reduzir a impulsividade, mas sua prescrição deve ser feita exclusivamente por um profissional de saúde.
“Essas medicações não devem ser utilizadas com o propósito de melhorar a performance cognitiva de pessoas sem diagnóstico. Seu uso precisa ser individualizado, levando em consideração o histórico de cada paciente”, alerta o especialista.
Além da farmacoterapia, hábitos saudáveis podem contribuir para o controle dos sintomas.
A prática regular de exercícios físicos ajuda na regulação emocional, reduz a impulsividade e melhora a concentração. A alimentação equilibrada também é fundamental, e o consumo de substâncias estimulantes, como cafeína, deve ser moderado.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das abordagens mais eficazes para adultos com TDAH, ajudando a desenvolver estratégias para organização, gestão do tempo e resolução de problemas. Além disso, a psicoterapia pode fortalecer a autoestima e minimizar o impacto dos sintomas no trabalho e nos relacionamentos. Também, podem ser feitos testes diagnósticos com profissionais habilitados (psiquiatras e neuropsicólogos) podem indicar a presença dos sintomas que caracterizam o transtorno.
“Ainda que haja um transtorno que explique os comportamentos e prejuízos atencionais, a busca pelo desenvolvimento e potencialização de habilidades deve ser incentivada. Para a maioria dos casos, a combinação entre psicoterapia e psicofarmacoterapia constitui o tratamento mais indicado”, finaliza o psiquiatra.
Ascom

MP da Bahia cria política de cotas para contratação de mulheres vítimas de violência doméstica

0
O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permite que a pessoa treinada reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, acione a Polícia Militar.

O Ministério Público do Estado da Bahia instituiu hoje, dia 7, uma política de cotas para mulheres vítimas de violência doméstica em contratos de prestação de serviços contínuos de mão de obra firmados pela Instituição. O ato, do procurador-geral de Justiça Pedro Maia, prevê a reserva de 5% das vagas dos novos contratos para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar. Ele foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico.

A iniciativa inclui no porcentual previsto as mulheres trans, travestis e outras identidades femininas, nos termos do disposto no art. 5º da Lei nº 11.340/2006. A partir dela, as  empresas prestadoras de serviço farão processo seletivo para contratação das trabalhadoras que devem ter a qualificação profissional necessária ao exercício das funções. A identidade das contratadas será mantida em sigilo pelas empresas, sendo vedado qualquer tipo de discriminação no exercício das funções.

Ainda de acordo com o ato, as vagas serão destinadas prioritariamente a candidatas que possuam filhos ou dependentes em idade escolar ou com deficiência, excetuando-se as mulheres travestis, transexuais e intersexo. As vagas também priorizarão as mulheres pretas e pardas, observada a proporção de pessoas pretas e pardas na unidade da federação onde ocorrer a prestação do serviço, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para elaboração do ato, foram observados dispositivos Constitucionais, a necessidade de implementação de políticas públicas voltadas à promoção de ações para o enfrentamento da violência contra a mulher e a Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nº 264 de 2023. Por meio dela, o CNMP estabelece a Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas, dispondo que incumbe ao Ministério Público estimular políticas públicas que busquem evitar a revitimização.

Cecom