Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Juazeiro e Petrolina: Confira a previsão do tempo para os próximos 5 dias 

0

 

A chuva caiu forte na noite desta sexta-feira (11) em Juazeiro e Petrolina, no Vale do São Francisco. Foram 44 milímetros em apenas uma hora, segundo a Defesa Civil.

Confira a previsão do tempo para os próximos 5 dias. As informações são da Defesa Civil de Juazeiro.

Previsão

• Sábado, 12 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Domingo, 13 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Segunda-feira, 14 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Terça-feira, 15 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Quarta-feira, 16 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.

Atendimento emergencial

A Defesa Civil de Juazeiro reforça que continua em alerta e que a população pode acionar os órgãos de emergência pelos seguintes canais:

• Defesa Civil: (74) 98863-1531
• Samu: (74) 98114-8107
• Corpo de Bombeiros: 193
• Neoenergia Coelba: 116

Redação PNB

Chuvas em Juazeiro: Gabinete de Crise da prefeitura está em campo; SEDES disponibiliza abrigo para moradores afetados

0

Durante a noite desta sexta-feira (11), Juazeiro (BA) foi atingida por fortes chuvas, com registros de até 44 milímetros em menos de uma hora, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Em outros pontos da cidade, o volume chegou a 70 milímetros. Diante da situação, a Prefeitura de Juazeiro, por meio do Gabinete de Crise da Defesa Civil, foi prontamente acionada para minimizar os impactos provocados pela forte precipitação.

Com apoio de diversas secretarias municipais, as equipes estiveram em campo durante toda a madrugada. A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) atuou diretamente em áreas críticas, realizando a limpeza de vias, desobstrução de bueiros e suporte à população.

“Nosso compromisso é garantir a segurança da população. Desde os primeiros alertas, mobilizamos nossas equipes e seguimos monitorando a cidade com ações coordenadas em tempo real”, afirmou o coordenador do Gabinete de Crise da Defesa Civil, Paulo Lima.

Entre as ocorrências registradas, destaca-se a queda de um poste na BA-210, nas proximidades do Residencial São Francisco.

“Recebemos um chamado referente à queda de um poste na BA-210, nas proximidades do Residencial São Francisco. Diante da ocorrência, acionamos prontamente a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a concessionária de energia elétrica COELBA. Com a atuação conjunta, foi possível realizar o recolhimento do equipamento de forma eficaz, garantindo a desobstrução da via e prevenindo eventuais acidentes”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ítalo Ferreira.

De acordo com o gestor da SESP, Romário Varjão, a resposta imediata das equipes fez diferença: “As ações preventivas e a prontidão das nossas equipes foram essenciais para evitar danos maiores. Continuamos nas ruas, atentos a qualquer nova demanda.”

Bairros afetados

Os principais bairros atingidos pelas chuvas foram o Centro, Santo Antônio, Antônio Guilhermino, João Paulo II, Residencial São Francisco, Dom José Rodrigues, Alto da Maravilha, Itaberaba e Vila Nova Fé.

Apesar da intensidade das chuvas, não houve registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Atendimento emergencial

A Defesa Civil de Juazeiro reforça que continua em alerta e que a população pode acionar os órgãos de emergência pelos seguintes canais:

• Defesa Civil: (74) 98863-1531
• Samu: (74) 98114-8107
• Corpo de Bombeiros: 193
• Neoenergia Coelba: 116

Previsão do Tempo para os próximos 5 dias

• Sábado, 12 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Domingo, 13 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Segunda-feira, 14 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Terça-feira, 15 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Quarta-feira, 16 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.

Secretaria de Desenvolvimento Social disponibiliza abrigo para moradores atingidos pela chuva em Juazeiro

Devido a forte chuva que atingiu a cidade de Juazeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome comunica que está disponibilizando abrigo emergencial para receber moradores afetados pela chuva. A república de acolhimento fica localizada na Rua Aroeira, Nº 9, bairro Cajueiro.

A Sedes também informa que, em caso de necessidade e extrema urgência, os moradores podem entrar em contato imediatamente, através dos seguintes números: (74) 98813-9477 (José Humberto) / (74) 98805-3907 (Fábio) / (87) 98834-3440 (Dino).

Até o momento, já foram registrados 44 milímetros de chuva em Juazeiro. A Sedes reforça que, além do serviço de abrigo, os moradores também podem acionar a Defesa Civil, através do número (74) 98863-1531; Samu (74) 98114-8107; Corpo de Bombeiros 193 e Neoenergia através do 116.

Redação PNB, com informações Ascom PMJ

Deputado Roberto Carlos articula ações na Embasa para ampliar abastecimento de água em Ourolândia

0

O deputado estadual Roberto Carlos promoveu uma audiência com o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, para tratar da ampliação do abastecimento de água no município de Ourolândia. A reunião contou com a presença do líder político Abenor Cardoso, que representou o prefeito Zé do Povo.

A pauta do encontro incluiu demandas específicas das localidades de Lagoa 33 e Areias, que enfrentam dificuldades no fornecimento de água. Segundo o parlamentar, os projetos para atender essas regiões já estão em fase final de elaboração.

“O projeto já está em fase de finalização e, em breve, entraremos na etapa de planejamento e execução das obras. Estamos falando de um passo decisivo para garantir dignidade e qualidade de vida ao nosso povo”, afirmou o deputado Roberto Carlos.

O parlamentar também fez questão de enaltecer o trabalho do prefeito e de seu aliado político. “Parabenizo o prefeito Zé do Povo, um verdadeiro parceiro do desenvolvimento, e Abenor Cardoso, esse grande articulador político que não mede esforços para ver Ourolândia avançar”, completou.

Roberto Carlos destacou ainda que seguirá empenhado na busca por soluções que garantam infraestrutura básica e qualidade de vida à população do interior baiano.

Ascom

Sindilimp se manifesta sobre campanha publicitária com conteúdo considerado racista: “Que este episódio sirva de lição para todas e todos nós”

0

 

Em nota enviada ao PNB, o Sindilimp se manifestou sobre à campanha publicitária da prefeitura de Juazeiro veiculada em outdoors, divulgando a campanha de conscientização ambiental “Juazeiro Limpa”. A peça publicitária gerou polêmica ao exibir a imagem de um homem negro, em meio a pessoas brancas, segurando uma vassoura, representando os profissionais da limpeza.

Após críticas, a gestão municipal emitiu uma nota de retratação explicando que “a intenção foi que o profissional da limpeza urbana fosse representado em etnias diferentes”. A gestão afirmou ainda que as peças publicitárias foram retiradas há oito dias e que “a gestão municipal determinou a remoção imediata de quaisquer outras peças com a referida imagem.

O Sindilimp reconheceu o bom senso da prefeitura de retirar as peças publicitárias e afirmou: “que este episódio sirva de lição para todas e todos nós. Precisamos juntos construir uma sociedade justa, igualitária e inclusiva”.

Confira nota:

“Felizmente a Prefeitura de Juazeiro teve o bom senso de retirar as peças publicitárias que em tese homenageariam os trabalhadores em limpeza urbana. O Sindilimp reafirma que o papel das trabalhadoras e trabalhadores em limpeza é fundamental para a sociedade. Somos nós que participamos de forma ativa na defesa do meio ambiente, da saúde pública e da qualidade de vida para a população. Não é vergonha trabalhar com a limpeza pública ou nas empresas em geral, porém, não concordamos com a imagem transmitida na publicidade de que esse seria um trabalho exclusivo para os negros e negras.
Que este episódio sirva de lição para todas e todos nós. Precisamos juntos construir uma sociedade justa, igualitária e inclusiva. O Sindilimp desde já coloca-se à disposição para participar deste diálogo tão necessários com os demais setores da sociedade e com a Prefeitura de Juazeiro. Basta de racismos e quaisquer outras formas de discriminações”!

Redação PNB

Vinhos orgânicos do Vale do São Francisco fazem a diferença nesta Páscoa

0

 

Protagonista em diversos eventos marcantes contados na Bíblia, a exemplo das Bodas de Caná e a Santa Ceia, o vinho, além de representar o sangue de Jesus na comunhão, vem marcando a Páscoa, ao longo dos tempos, como uma deliciosa e irresistível tradição imprescindível nas mesas das famílias brasileiras. Primeira vinícola a produzir vinhos orgânicos no Vale do São Francisco, a Adega Bianchetti preparou um irresistível menu que vai harmonizar peixes, carnes, frutos do mar, sobremesas e chocolate com o vinho, o espumante e o suco mais adequado à ocasião.

A enóloga da adega, Izanete Bianchetti, descendente de imigrantes italianos, começa o roteiro gastronômico da Semana Santa, indicando o vinho branco seco Sauvignon Blanc, para acompanhar peixes (surubim grelhado ou ensopado com leite de coco), tortas e queijos. Uma cepa sensível, nativa da França com aroma acentuado, frutado, coloração cristalina e de paladar extremamente agradável, que vai tornar divina sua Sexta-feira Santa. Para a sobremesa, a pedida é um vinho Licoroso Branco Doce, que acompanha doces de frutas amarelas tropicais, frutas cristalizadas e chocolate branco.

Para o almoço do Sábado de Aleluia, a especialista recomenda um belo e suculento bacalhau ou um filé de tilápia harmonizados com o Espumante Branco Brut, uma delícia que pode ser degustado ainda em coquetéis, como aperitivo e acompanhando frutos do mar, pratos com preparações delicadas e até embutidos, tipo presunto cru, copa e salames. Izanete lembra que o chocolate é quase que uma unanimidade na sobremesa, e ele harmoniza muito bem com o vinho licoroso tinto da Bianchetti.

E para a harmonização clássica da Páscoa – entram três rótulos orgânicos excepcionais da Bianchetti. A enóloga recomenda para o almoço do domingo Pascal um cordeiro suculento com um vinho encorpado como o Barbera, com aroma floral (lembrando flores de açucena) e ervas de coloração tinta e sabor pleno e macio. Outra opção seria o Petite Syrah. Uma das principais uvas Rhône da Austrália, com coloração densa e vibrante, aroma de frutas vermelhas, que combina muito bem com carnes vermelhas, caças e queijos. Uma terceira alternativa para o Domingo da Ressurreição é o vinho Tempranillo, dono de uma textura envolvente com excelente equilíbrio entre seus arredondados taninos, a acidez e o álcool. Um vinho com corpo e estrutura que harmoniza perfeitamente com paella, aves de caça, massas com molhos de carne ou queijo, realçando seus sabores. Para os apreciadores de vinhos suaves, a Adega Bianchetti tem a linha Portal do Sol, com branco, rosé e tinto suaves.

Izanete Bianchetti destacou que cada vez mais o vinho faz parte da mesa dos brasileiros.

”Um vinho pode acentuar sabores específicos de um prato ou equilibrar elementos, como acidez e salinidade, resultando em uma refeição mais prazerosa”, ressaltou a enóloga, que, além de 16 rótulos de vinhos, espumantes e cachaças, também produz na vinícola, em Lagoa Grande -PE, suco de uva 100% integral, e suco de cana-de-açúcar, ambos orgânicos, sem adoçantes, conservantes e corantes. “Agora é hora de abrir uma garrafa de vinho orgânico, preparar uma refeição especial e viver uma experiência gastronômica inesquecível. Saúde”, concluiu.

CLAS

Sento Sé marca presença no 1º Seminário Territorial de Gestão Ambiental no Sertão do São Francisco

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, participou nesta sexta-feira (11) do 1º Seminário Territorial de Gestão Ambiental do Sertão Baiano do São Francisco, realizado no Complexo Multieventos da UNIVASF, em Juazeiro. O município esteve representado por uma comitiva de cerca de 10 profissionais da pasta, demonstrando o compromisso com o fortalecimento da agenda ambiental regional.

Promovido pelo Consórcio Sustentável Territorial do São Francisco (CONSTESF), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o evento reuniu representantes dos 10 municípios que compõem o CONSTESF para debater temas cruciais como política e gestão ambiental nos municípios, recaatingamento do território e aspectos legais do licenciamento ambiental.

Presente no evento, o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Cleriston Ferreira, destacou a importância do seminário. “Esse momento é fundamental para trocarmos experiências, alinharmos estratégias e buscarmos soluções conjuntas para os desafios ambientais do nosso território. Sento Sé é um município com grande potencial e está comprometido com uma gestão ambiental responsável e integrada.”

Ascom/PMSSE

PCPE indicia Policial Feminina da Bahia acusada de matar seu ex-companheiro, em Petrolina; crime ocorreu em 9 de março

0

 

A Policial Civil da Bahia, Marleide da Silva Pereira, 35 anos, foi indiciada por homicídio qualificado. Ela é acusada de ter assassinado o ex-companheiro Lucas Emanuel Marinho,  33, anos que também era PM, em Pernambuco.

O crime ocorreu no último dia 9 de março, no bairro Portal da Cidade, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A vítima foi assassinada com disparos de arma de fogo quando chegava em um veículo na casa da ex-mulher.

O Inquérito Policial, presidido pelo delegado Gabriel Sapucaia, foi enviado para o Tribunal de Justiça (TJPE) no último dia 29 de março.

Segundo a investigação, Marleide pediu para que Lucas fosse até sua casa buscar os filhos do casal porque estaria escalada para trabalhar. Em vídeo anexado ao inquérito, Marleide é vista saindo da residência, empunhando uma arma de fogo e, em seguida, disparando diversas vezes.

Não houve nenhuma discussão prévia entre as partes”, afirmou o delegado Sapucaia no IP.

Lucas, segundo as investigações, foi alvejado seis vezes na região do torso ainda dentro do carro. Ele também possuía uma arma de fogo não municiada na bermuda, pertencente à PMPE, demonstrando, de acordo com o delegado, que não houve tempo de reação.

No relatório final, a autoridade policial afirma que a ação foi “possivelmente foi premeditada” e teve como motivação uma discussão financeira.

A PM se apresentou voluntariamente na sede do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), em Juazeiro, no mesmo dia do crime. Ela alegou ter sido ameaçada por Lucas naquela manhã.

Em audiência de custódia, a juíza Elisama de Sousa Alves, do TJPE, decidiu pela prisão temporária de Marleide e determinou que a acusada ficasse recolhida em unidade prisional militar do Estado onde exerce sua função.

A defesa de Marleide afirmou que o inquérito não possui valor de prova, e que agora poderá se manifestar e produzir provas, “possibilitando ao juízo formar convicção segura e garantir um julgamento justo e isonômico”.

Redação PNB, com informações Diário de Pernambuco

Prefeitura de Sento Sé segue com programação de entregas e inaugura Pátio de Múltiplo Uso coberto na comunidade de Ponta D’Água

0

 

Dando continuidade à programação especial pelos 100 dias de gestão, a Prefeitura de Sento Sé entregou nesta quinta-feira (10) mais uma importante obra para a população: o Pátio de Múltiplo Uso com cobertura na comunidade de Ponta D’Água. O espaço, que será utilizado para atividades esportivas, culturais e sociais, representa o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das comunidades do interior.

Com um investimento total de R$ 1.286.130,88, a obra é fruto de uma indicação parlamentar do deputado federal Elmar Nascimento em parceria com o deputado estadual Júnior Nascimento, demonstrando a força da articulação política da gestão municipal em busca de recursos para seguir promovendo o desenvolvimento de Sento Sé.

Durante a cerimônia, a prefeita Giselda Carvalho destacou a escolha do homenageado que dá nome ao espaço. “Este é um espaço voltado para o lazer, esporte e a confraternização da comunidade, tudo que o Luciano representava, e por isso o espaço recebe o seu nome, uma justa homenagem. É uma alegria muito grande estar hoje aqui entregando mais uma obra, um equipamento que iniciou a construção na gestão da prefeita Ana Passos e concluído para entrega na gestão atual. Cada obra entregue é um passo na direção de uma cidade mais digna para todos. Esse pátio representa a valorização da nossa gente, um espaço de convivência e de oportunidades para a juventude e para toda a comunidade de Ponta D’Água.”

Homenagem

O espaço recebeu o nome do jovem Luciano Souza da Cruz que faleceu aos 21 anos. “A comunidade pode contar com o meu apoio para cuidar e preservar deste espaço. É o mínimo que posso fazer ao receber esse gesto tão carinhoso com meu falecido filho”, pontuou a mãe do homenageado, Maria Amélia.

A programação de entregas continua no sábado (12), com a inauguração do sistema de abastecimento de água na comunidade de Mulungu, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população e com o desenvolvimento das comunidades rurais.

Ascom PMSSE

Prefeito Andrei lança o Programa Juazeiro Sem Fome e é homenageado pelo Governo da Bahia nos 100 dias da sua gestão

0

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves lançou nesta quinta-feira (10), durante o evento de apresentação dos 100 dias de gestão, o programa Juazeiro Sem Fome, instituído por meio de Lei Municipal e voltado ao combate à insegurança alimentar no município. O evento aconteceu na Orla Nova e contou com a presença de autoridades, imprensa e representantes da sociedade civil.

Na ocasião, o prefeito foi homenageado com a medalha de honra do Programa Bahia Sem Fome, concedida pelo Governo do Estado da Bahia em reconhecimento ao compromisso da nova gestão com a erradicação da fome.

Ao receber a homenagem, Andrei compartilhou o reconhecimento com a população de Juazeiro. “Estamos ganhando medalha por instituir o programa Juazeiro Sem Fome. Essa medalha não é minha, é do nosso povo, que acredita em uma cidade melhor e justa. Os governos Federal, Estadual e Municipal estão juntos para fazer o melhor e garantir a segurança alimentar das pessoas. Vamos juntos, fazer a mudança que tanto sonhamos”, disse o prefeito.

A representante da Secretaria Extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza, Luiza Tabuco, também parabenizou a iniciativa. “Vamos fortalecer o programa e contribuir com esse esforço do governador Jerônimo e do presidente Lula, que com o Brasil Sem Fome já tirou 24 milhões de pessoas do mapa da fome no país. Temos certeza que, com esse programa, Juazeiro vai avançar”, ressaltou.

“Juazeiro, em 100 dias da nova gestão do prefeito Andrei e do vice Tiano Félix, recebe esta medalha de honra do Programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado. Tenho certeza que o programa vai ajudar a gestão municipal a cuidar ainda mais de quem mais precisa. Parabéns, prefeito, esse é o reconhecimento do Governo da Bahia e do governador Jerônimo pelo excelente trabalho e compromisso da sua gestão. Estaremos juntos para enfrentar a fome e promover segurança alimentar no município”, afirmou Tiago Pereira, coordenador estadual do Bahia Sem Fome, que representou o governador Jerônimo Rodrigues no evento.

A coordenadora do Juazeiro Sem Fome, Lorena Pesqueira, destacou que o programa será articulado com diversas secretarias municipais, visando à implementação de ações integradas e eficazes para fortalecer a segurança alimentar e nutricional no município.

Com o lançamento do Juazeiro Sem Fome, a cidade dá um passo concreto na luta contra a fome, unindo esforços das três esferas de governo para garantir dignidade e acesso à alimentação de qualidade para todos.

Ascom/PMJ