Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Censo Escolar revela que Bahia é o estado com mais matrículas em comunidades quilombolas

0

Os dados do Censo Escolar 2024 revelam que a Bahia é o estado com o maior número de estudantes matriculados em comunidades quilombolas no país. As matrículas nessa modalidade de ensino cresceram de 84.693, em 2023, para 88.035, em 2024, o que representa 32% do total registrado em todo o Brasil. O estado também ampliou o número de matrículas em assentamentos: foram 20.868 em 2023, subindo para 21.600 em 2024. Esse avanço fez com que a Bahia passasse da 4ª para a 3ª posição entre as unidades da federação.

Na rede estadual baiana, houve um crescimento de 19% na oferta de vagas em comunidades quilombolas e de 9% em assentamentos, no comparativo entre 2023 e 2024. Esses avanços são resultado de investimentos em políticas educacionais específicas para esses territórios, considerando seus modos de vida, tradições e saberes, como ressalta a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.

“Estamos investindo na valorização da educação quilombola, com ações que envolvem a ampliação da infraestrutura, o fortalecimento da formação continuada de professores e o incentivo à produção de materiais didáticos contextualizados. Seguimos atuando da mesma forma nas escolas do campo, que atendem aos assentamentos. A educação é um instrumento de emancipação e de reparação histórica, e nosso compromisso é seguir promovendo uma escola pública verdadeiramente inclusiva, antirracista e promotora da cidadania plena para todos os estudantes, em especial aqueles pertencentes às comunidades tradicionais”, destaca a secretária.

Entre as obras de ampliação da infraestrutura, a secretária lembra que já está em construção uma unidade escolar na localidade quilombola da Matinha, situada em Feira de Santana, e que já foi iniciado o processo de licitação para duas escolas em assentamentos: uma será construída em Vitória da Conquista (Lagoa e Caldeirão) e a outra no município de Mucuri (Assentamento Paulo Freire).

Ascom/SEC

Confira o novo cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro

0

A Unidade Móvel de Atendimento Odontológico (UMO) segue levando serviços para a população. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), irá oferecer entre os dias 14 e 16 de abril, 15 atendimentos diariamente, a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS.

Confira o cronograma:

14/04 – Segunda-feira – UBS Dom José Rodrigues. 15 pacientes por demanda livre;

15/04 – Terça-feira – UBS Tabuleiro. 15 pacientes por demanda livre;

16/04 – Quarta-feira – CRAS do Argemiro. 15 pacientes por demanda livre;

Em razão do ponto facultativo municipal referente ao feriado da Semana Santa, não haverá atendimento na quinta-feira (17), conforme rotina do serviço.

Ascom Sesau PMJ

Juazeiro: Seculte lança editais de fomento à cultura com recursos que somam R$ 480 mil; inscrições começam nesta segunda-feira (14)

0

 

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro lançou dois editais que, juntos, somam R$ 480 mil para o fomento às expressões culturais locais. Os recursos são provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e visam incentivar projetos e iniciativas que fortaleçam a cultura na cidade, além de premiar os pontos e pontões de cultura no município.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (14) e seguem até o dia 25 de abril. Ao todo, 15 projetos serão contemplados. Os interessados podem se inscrever enviando a documentação necessária por e-mail, para o endereço edital.fomento@juazeiro.ba.gov.br, ou presencialmente, na sede da Seculte, localizada no antigo Paço Municipal, durante o horário das 8h às 14h.

As seletivas irão contribuir com a formação da “Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Juazeiro”. Para isso, o Edital 007/2025 (anexo: https://diario.indap.org.br/publicacoes/67f832efede81/anexo/51191) irá financiar projetos que promovam o acesso da população aos bens e aos serviços culturais no território. Já o Edital 008/2025 (anexo: https://diario.indap.org.br/publicacoes/67f830ad617fd/anexo/51188) vai premiar iniciativas, projetos, atividades ou ações de Pontos e Pontões de Cultura. Os detalhes sobre os critérios de seleção e documentação necessária estão disponíveis nos editais.

Saiba mais sobre cada edital:

Edital 007/2025 – Fomento à Cultura:

Com um investimento de R$ 360 mil, este edital selecionará cinco iniciativas culturais que promovam o acesso a bens e serviços culturais nas comunidades e territórios onde os projetos são realizados, conforme a Política Nacional de Cultura Viva. Os projetos devem ser executados em até 12 meses e contemplar uma destas três metas: formação e educação cultural, mostra artística/cultural e registro e divulgação.

Podem participar pontos e pontões de cultura certificados pelo Ministério da Cultura e com CNPJ, e organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos que desenvolvam atividades culturais (mesmo sem a certificação de Ponto/Pontão).

Edital 008/2025 – Premiação:

Este edital disponibiliza R$ 120 mil para premiar 10 projetos culturais com R$ 12 mil cada. O objetivo é reconhecer a atuação de Pontos e Pontões de Cultura, valorizando a contribuição das instâncias já reconhecidas como tais, bem como certificando entidades e coletivos informais por meio do edital.

Podem participar pontos e pontões certificados pelo Ministério da Cultura, com ou sem CNPJ; organizações culturais com CNPJ; e coletivos informais, que podem integrar-se ao edital desde que atuem significativamente em suas comunidades.

Entre esses projetos, os recursos serão divididos entre as seguintes categorias: Culturas Populares e Tradicionais, que contemplarão dois projetos (recebendo, cada um, o aporte de R$ 72 mil); Desconcentração Territorial e Regionalização, com um projeto (R$ 72 mil); e ampla concorrência, na qual serão selecionados dois projetos (R$ 72 mil cada).

O incentivo será oferecido por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos destinados pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).

O que são Pontos e Pontões de Cultura:

Pontos de Cultura: Grupos ou coletivos culturais, com ou sem CNPJ, tais como associações, cooperativas e organizações sociais, que desenvolvem atividades culturais em suas comunidades.

Pontões de Cultura: Entidades com CNPJ, de natureza cultural e/ou educativa, que articulam e apoiam redes de Pontos de Cultura, promovendo troca de experiências e ações conjuntas.

Ascom

Prefeitura de Sento Sé marca presença em evento sobre EJA Profissionalizante promovido pelo SENAI em Juazeiro

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou nesta quinta-feira (10) do evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/BA), com foco na integração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao modelo de formação profissional. O encontro, realizado na sede do SENAI em Juazeiro, teve como objetivo alinhar políticas públicas com oportunidades de qualificação para jovens e adultos, visando à geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico nos municípios.

Representando o município de Sento Sé, estiveram presentes o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, a coordenadora técnica pedagógica da EJA, Ana Valéria, e a coordenadora de Programas e Projetos, Thiara Ribeiro.

Durante o evento, o secretário Jeorge Ribeiro destacou a importância da proposta apresentada pelo SENAI. “A iniciativa do SENAI é extremamente relevante para fortalecer a EJA com uma formação voltada ao mercado de trabalho. Sento Sé tem buscado continuamente meios de tornar a educação mais inclusiva e efetiva, e esse diálogo com o setor produtivo é essencial para construirmos políticas públicas mais assertivas.”

A coordenadora Ana Valéria ressaltou “a necessidade de oferecer aos alunos da EJA oportunidades concretas de profissionalização”, enquanto Thiara Ribeiro enfatizou a “importância de parcerias institucionais que ampliem o alcance das ações educacionais no município”.

Ascom/PMSSE

Inscrições para alfabetizadores de jovens e adultos começam segunda-feira (14)

0

A Secretaria da Educação do Estado inicia, na segunda-feira (dia 14), as inscrições para seleção de 75 alfabetizadores que atuarão no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (11/04) e visa o preenchimento de vagas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo período determinado doze meses. Interessados devem realizar as inscrições acessando o Portal da Educação (www.ba.gov.br/educacao/).

Para se candidatar, é necessário possuir ensino médio completo, nível superior completo, além de experiência de, pelo menos, dois anos com experiência na alfabetização de jovens, adultos e idosos e/ou experiência com educação popular. Cada voluntário(a) selecionado(a) terá direito a uma bolsa  mensal de R$ 1.200 (hum mil e duzentos reais). O prazo para inscrição encerra no dia 16 de abril e a relação final dos(as) alfabetizadores(as) classificados(as) será divulgada no dia 28 de abril de 2025.

O edital completo, com modelos de currículo, declaração de disponibilidade de carga horária e demais informações pode ser consultado no Portal da Educação (https://www.ba.gov.br/educacao/selecoes-e-concursos).

Ascom/SEC

Casa Nova institui Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal e firma parceria com Sebrae para fortalecer empreendedorismo local

0

 

A Prefeitura de Casa Nova deu um importante passo rumo ao fortalecimento da economia local nesta sexta-feira (11), ao instituir oficialmente o Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM. A cerimônia, realizada na Câmara de Vereadores, contou com a presença de representantes da gestão, do Sebrae, de lideranças locais e da sociedade civil.

Durante o evento, foi assinado o termo de parceria com o Sebrae e firmada a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, iniciativa que busca envolver o poder público e as lideranças locais na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável. Também foi anunciada a instalação da Sala do Empreendedor, espaço destinado ao atendimento de pequenos negócios e potenciais empresários, tanto presencial quanto online.

“Esse é um dia histórico para Casa Nova. Estamos tirando do papel o compromisso de instalar a Sala do Empreendedor, desenvolver as ações do Cidade Empreendedora e, além disso, vamos realizar um grande trabalho de melhoramento genético do nosso rebanho para que seja não apenas o maior, mas também o melhor em qualidade”, destacou o prefeito Anisio Viana durante o evento.

O gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, destacou a importância da iniciativa. “Casa Nova passa a ser referência no norte da Bahia como município empreendedor. Acreditamos que o município tem todas as condições para disputar e vencer o Prêmio Prefeitura Empreendedora”.

Para o presidente da Associação Comercial de Casa Nova, Kleber Mota, o momento representa consolidação. “As ações já estão em andamento e representam um marco no crescimento conjunto do comércio e da sociedade. Agradecemos ao prefeito por acreditar e investir nessa parceria”.

Ascom/ PMCN

SAMU de Juazeiro lança projeto “SAMU nos bairros” neste domingo (13) no Itaberaba

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realiza neste domingo (13), a partir das 9h, no Cine Teatro da Praça CEU, no bairro Itaberaba, o lançamento do projeto “SAMU nos bairros”. A ação, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), marca o início de uma série de eventos voltados à aproximação do serviço com a comunidade.

A proposta do projeto é levar à população orientações sobre o funcionamento do SAMU, além de atividades educativas e demonstrações práticas de primeiros socorros que podem ser aplicadas enquanto o atendimento especializado não chega.

Durante a programação, haverá uma apresentação oficial explicando o papel do SAMU, quando e como acionar o serviço de forma correta, bem como esclarecimentos sobre a importância da atuação rápida e adequada em situações de urgência. Uma simulação prática de primeiros socorros será conduzida pelos profissionais do serviço, com foco em técnicas simples e eficazes que qualquer cidadão pode aplicar em casos emergenciais.

De acordo com a diretora administrativa do SAMU, Ana Carolina Costa, “a iniciativa busca fortalecer o vínculo entre a população e os profissionais do atendimento móvel, promovendo o cuidado com mais proximidade, informação e responsabilidade social”.

O evento é aberto ao público e voltado especialmente para os moradores do bairro Itaberaba e adjacências.

Ascom Sesau PMJ

Centro Acadêmico de Ciências Sociais, da Univasf, critica medida da reitoria de impedir ações do projeto “Caramelos da Univasf”: tenta criminalizar os alunos, mas ignora o problema” 

0

 

O Centro Acadêmico de Ciências Sociais, da Univasf- Universidade do Vale do São Francisco, em nota enviada ao PNB, neste sábado (12), criticou a medida da reitoria da instituição que tenta “criminalizar” o projeto “Caramelos da Univasf”, uma iniciativa dos estudantes de proteção aos animais que circulam na área da universidade, em Juazeiro. Eles afirmam que além de não adotar nenhuma ação dirigida a causa animal, a gestão não apoia o projeto que de castração, vacinação e alimentação de cães e gatos comunitários.

Confira:    

A prefeitura dos campi da universidade e a gestão da reitoria nunca elaboraram uma estratégia decente para lidar com os animais em situação precária – animais que, diga-se de passagem, habitam esse planeta muito antes de a gente existir. Em vez de agir, a gestão prefere colocar placas desestimulando a alimentação desses bichos, ameaçando criminalizar os estudantes que tocam um projeto de castração, vacinação e alimentação. Mas a pergunta que paira é: qual a alternativa que a reitoria apresentou, além de tentar tolher uma iniciativa que, na prática, reduz os riscos tanto para os animais quanto para as pessoas?

É no mínimo contraditório: a universidade se gaba para a comunidade externa como um espaço “ecológico”, comprometido com o meio ambiente – onde fica esse discurso agora? Onde está o Projeto Escola Verde nessa história? Por que não se posiciona?

E não para por aí. A mesma gestão que alega “falta de orçamento” para manter os espaços mínimos da universidade – burocratizando até o acesso da comunidade a atividades educativas e culturais – agora acha verba para gastar com placas de repressão, em vez de apoiar soluções que já estão sendo construídas por quem vive o campus paulatinamente, a razão de se existir uma universidade: os estudantes.

No Campus Juazeiro, também sofremos com a falta de ação em relação aos animais, e vemos como a iniciativa dos discentes de outros campi é importante e incentivamos sua expansão. Ela não só protege os bichos, como torna o convívio mais seguro para todos. Castrar e vacinar reduz agressividade, evita zoonoses e diminui a superpopulação, alimentar aplaca a fome dos bichos, desestimulando seu comportamento caçador ativado como instinto de sobrevivência – não é óbvio que isso é melhor do que simplesmente ignorar o problema e ainda punir quem tenta resolver?

Com isso, reforçamos que a prefeitura do campus precisa tirar essas placas e, em vez de criminalizar, apoiar as alternativas. Se a universidade realmente se importa com socioambientalismo, que comece agindo onde é urgente – e não só no discurso.

Centro Acadêmico de Ciências Sociais

Estamos encaminhando os questionamentos à reitoria da Univasf.

Redação PNB

Juazeiro: Programa Saúde na Escola é tema de reunião com gestores da rede municipal de ensino

0

 

O Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa promover a saúde e a educação integral de estudantes da rede pública de ensino, foi a pauta de uma reunião realizada com os gestores escolares nesta sexta-feira (11). Em Juazeiro, o programa é coordenado de forma intersetorial pelas Secretarias Municipais de Educação (Seduc) e de Saúde (Sesau).

O encontro, realizado no auditório da Seduc, apresentou o PSE aos gestores da rede municipal e estadual de ensino de Juazeiro e discutiu os temas estratégicos incluídos no programa. “O PSE conta com 14 temas estratégicos e nesta reunião nós discutimos os quatro pactuados para serem executados pela Educação, em parceria com a Saúde, bem como o cronograma de atividades do programa. Entre os temas estão a saúde ambiental e a prática de atividade física”, explicou a diretora de Intersetorialidade da Seduc, Altamira Moreira.

A diretora de Atenção Primária à Saúde da Sesau, Natália de Lima Melo, ressaltou a importância da parceria entre Saúde e Educação para alcançar os objetivos do Programa. “O PSE é executado desde 2007 e entendemos que a parceria com a educação é um fator essencial para termos êxito nas ações de promoção da saúde que são desenvolvidas pelo programa. Em 2025, o PSE será executado pelas duas Secretarias”.

Para Rafael da Silva, gestor do Colégio Estadual do Campo Olavo Ferreira Neto, em Maniçoba, o encontro foi essencial para orientar os gestores. “Esse momento de apresentação foi fundamental para entendermos o programa e compartilhar as informações com a comunidade. Nós, enquanto escola, pulverizamos essas informações para contribuir com a promoção da saúde”, frisou Rafael.

A reunião ainda contou com a presença da gestora de políticas públicas da Seduc, Mary Adriana Evangelista dos Santos, da superintendente de Rede, Miranery Amorim, e da gerente da Rede de Frio da Sesau, Fabrícia Souto Baleeiro.

Ascom/Seduc/PMJ