Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro anuncia posse de parte dos aprovados no concurso público para o próximo dia 1º de maio

0

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Mitu do Sindicato, procurado pelo PNB, nesta terça-feira (15) informou que, no início do próximo mês de maio, dará posse ao primeiro grupo de  aprovados no concurso realizado em Julho do ano passado. O certame foi homologado em dezembro de 2024 e a há uma grande expectativa entre os aprovados para assumirem suas funções.

“Já elaboramos uma escala para ir convocando os aprovados de forma gradativa. A cada 90 dias daremos posse aos aprovados até que os 36 assumam suas funções. No dia 1º de maio, daremos posse a doze deles. Os demais serão chamados de acordo com a escala. Já estamos preparando um receptivo para a posse do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. O edital de convocação deve sair ainda nesta terça-feira”, anunciou o presidente.

O presidente já havia informado ao PNB que após se reunir com o representante do Ministério Público foi definido um cronograma para as convocações.

“ Não poderíamos demitir todos os contratados e convocar os concursados de uma só vez, pois desta forma comprometeria o andamento da rotina da casa. Além disso, não temos recursos para pagar as rescisões de uma só vez. Foi elaborada uma escala, juntamente com o MP, para realizar as demissões e convocações por etapas. Portanto, para o bom andamento dos serviços do legislativo, é necessário que as convocações sejam feitas por etapas, até para que os contratados possam ir treinando aqueles que assumirão as vagas através do concurso”, informou o presidente.

Redação PNB

Professor Gilmar cobra da gestão municipal a construção de banheiros e bebedouros públicos em Petrolina

0

 

Durante a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (15), o vereador Professor Gilmar
Santos (PT), representante do Mandato Coletivo, voltou a cobrar da Prefeitura de Petrolina
a instalação de banheiros e bebedouros públicos em locais de grande circulação da cidade.

Por meio do Requerimento nº 0173, o parlamentar solicitou ao prefeito Simão Durando
informações detalhadas sobre a quantidade, o funcionamento e a localização atual desses
equipamentos. A demanda é direcionada à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade,
comandada por Rodrigo Jacobina.

O vereador questiona se há previsão para a instalação ou ampliação de banheiros e
bebedouros, especialmente em áreas como o centro da cidade, terminais de ônibus, orla,
praças e feiras livres.

“Estamos em um dos municípios mais quentes do país. Petrolina tem a terceira maior
população de Pernambuco e uma grande parcela vive em situação de pobreza ou extrema
pobreza. Muitas pessoas precisam se deslocar para o centro, mas quando procuram um
bebedouro público, simplesmente não encontram”, destacou o Professor Gilmar.

Ele lembrou que esta é a quinta vez que faz a solicitação, sem resposta efetiva da gestão
municipal. O vereador também criticou a decisão da Prefeitura de doar à Fundação Nilo
Coelho um imóvel público na orla que deveria funcionar como banheiro, mas foi inaugurado
e logo abandonado. Agora, a estrutura será repassada para funcionar como loja de
artesanato.

“Por que é a Fundação Nilo Coelho que vai receber essas doações? Como funciona esse
critério? A população precisa de equipamentos públicos básicos. Com todo respeito ao
trabalho que a Fundação desenvolve, ela já administra diversos empreendimentos”,
questionou Gilmar.

Ao encerrar sua fala, o vereador pediu à gestão do prefeito Simão Durando que assegure o
direito à cidade, garantindo o acesso a banheiros e bebedouros públicos e tratando os
investimentos em infraestrutura com mais responsabilidade e compromisso social.

Ascom/Mandato Coletivo

Campanha Páscoa Solidária do Transforma Petrolina entra na última semana e mobiliza população para doar chocolates

0

 

A Campanha Páscoa Solidária, promovida pelo programa de voluntariado Transforma Petrolina, entrou em sua reta final. Até quarta-feira (16), a ação arrecada barras de chocolate e caixas de bombons com o objetivo de proporcionar uma Páscoa mais doce e cheia de significado para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Em 2024, a campanha alcançou aproximadamente 600 crianças, tanto na área urbana quanto na zona rural de Petrolina. A meta deste ano é ainda maior, e para isso, o programa conta com o apoio da população.

Os interessados em contribuir podem deixar sua doação em um dos quatro pontos de arrecadação, são eles: Transforma Petrolina (Parque Josepha Coelho – das 8h às 17h); Prefeitura de Petrolina (Av. Guararapes, 2.114, Centro – das 8h às 13h); Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Avenida Clementino Coelho, nº 714, Parque Bandeirantes – das 8h às 13h); TV Grande Rio (Cidade Universitária, s/n – Vila Eduardo, das 8h às 17h).

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a proposta é que todos possam participar de alguma forma, seja contribuindo com doações, mobilizando redes de contato ou simplesmente divulgando a campanha. “Empresas, famílias, amigos, vizinhos, toda ajuda importa. A solidariedade, quando compartilhada, se transforma em um agente poderoso de mudança”.

Ascom

“Não tem um vereador para nos defender?”, questionam moradores da zona rural de Juazeiro que estão há dias sem energia elétrica; Coelba justifica

0

 

“Os vereadores de Juazeiro precisam chamar a Coelba para enquadrar essa empresa, que vem deixando muito a desejar no atendimento ao povo da zona rural. Não tem um vereador para nos defender? Eles não acompanham as denúncias das comunidades? E, se acompanham, ficam de braços cruzados? A empresa faz o que bem quer e segue impune”?.

Estes foram os questionamentos de um morador da região do Salitre, em Juazeiro, indignado com a falta de atendimento da Coelba, após dias sem energia elétrica.

Desde a última sexta-feira (11), comunidades do interior do município têm procurado o PNB para criticar a empresa pela demora de restabelecer o serviço.

Nesta terça-feira (15), uma moradora de Itamotinga relatou os transtornos sofridos pelos moradores que estão há 5 dias sem energia.

“Moro na fazenda Santana, em Itamotinga e venho aqui falar da falta de atenção e compromisso da Coelba com os moradores da Fazenda Caixão que hoje estão com 5 dias sem energia elétrica. Os moradores estão perdendo alimentos como carne ,verduras e etc. Têm pessoas que fazem uso de remédios que precisam ser mantidos em geladeira e por falta de energia estão prejudicados. Aqui tem produtores que estão com medo de perder suas plantas por não ter como molhar a roça. Essa falta de energia é constante e a Coelba não resolve. Desde sexta passada que estamos sem energia e nenhuma equipe chegou na comunidade. A gente abre o chamado e a resposta é que a solicitação foi registrada, mas não aparece nenhuma equipe para resolver o problema”, relatou Cíntia Félix.

Reclamações

“Estamos sem energia desde sexta-feira 11/04, à noite. E até a tarde desta segunda, 14/04 continuamos na mesma situação. Já perdemos a conta de quantas ligações e solicitações via WhatsApp foram feitas para a Coelba, que em todas as vezes nos passam horários e informações diferentes. Já estamos desesperados, com crianças pequenas sem conseguir dormir a noite, prejuízos com alimentos que necessitavam de refrigeração, sem falar em nós, consumidores que pagamos nossas contas caras de energia para passar por um descaso desses”, reclamou uma moradora do povoado Santa Helena, Fazenda Alto das queimadas.

Outra reclamação veio de uma consumidora do Vale do Salitre.

“Sou uma moradora do povoado Alto de Pedra e já tem 4 dias que estamos sem energia. A  Coelba não toma nenhuma providência. Os consumidores da zona rural também pagam pelo serviço”, lembrou a moradora.

Moradores das comunidades de Alfavaca, Angico, Mulungú e Baraúna, no distrito do Junco, Salitre, em Juazeiro, em contato com o PNB, no domingo (13), também relataram falta de energia. A interrupção do serviço ocorreu na sexta (11).

“O melhor é que não choveu no momento em que a energia foi embora, e nas regiões afetadas não tiveram chuvas que impedissem a chegada das equipes da Coelba. Além disso, é um descaso completo do grupo Neoenergia, visto que todas as vezes em que há falta de energia eles demoram muito para solucionar o problema na zona rural. Queremos respostas da Coelba, pois as pessoas e comerciantes da região sofrem com as consequências”, exigiu um representante das comunidades.

“Desde sexta-feira à noite que nós, moradores de Alfavaca-Salitre, estamos sem energia na comunidade, e nada da Coelba tomar uma providência. Com isso, idosos e crianças estão sofrendo com o calor e as muriçocas. Os moradores que tem comércio no local correndo o risco de perder suas mercadorias e nada foi resolvido até hoje. Sempre que falta energia, é essa mesma situação”, reforçou outro morador.

Resposta da Coelba

A Coelba, procurada pelo PNB, atribuiu a interrupção no serviço as chuvas “acima da média que atingiram Juazeiro no último final de semana, com registros de até 44 milímetros em menos de uma hora” e afirmou que “a alta incidência de raios provocaram prejuízos a diversos serviços prestados no município, incluindo a distribuição de energia elétrica”.

A empresa afirmou que “postes, cabos e equipamentos que compõem o sistema elétrico foram severamente danificados em localidades da cidade, especialmente em áreas com vegetações densas que registraram a queda de árvores sobre a fiação”.

Segundo a companhia “desde o início da adversidade climática, a Neoenergia Coelba dedicou todos os esforços possíveis para atuar com agilidade nas ocorrências. A quantidade de técnicos e eletricistas em campo foi triplicada e o continente de profissionais que ficam no Centro de Operações Integradas foi reforçado para monitorar o sistema em tempo real”.

A empresa disse ainda que “a distribuidora normalizou a maior parte dos clientes afetados. Rua alagadas e vias obstruídas dificultam a atuação em alguns locais e garantiu que “irá manter a quantidade de equipes reforçada em campo até que o fornecimento para todos os clientes seja restabelecido e se mantém à disposição”.

 

Redação PNB

 

 

Sesau inicia ação “Acompanhe o Zé Gotinha” e reforça importância da vacinação para todos em Juazeiro

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (14), a ação itinerante “Acompanhe o Zé Gotinha”, com o objetivo de reforçar, de maneira lúdica e educativa, a importância da imunização para toda a população. A atividade teve início às 8h, na Ilha de Nossa Senhora, com a presença especial do personagem Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de vacinação, animando e conscientizando crianças, adolescentes e adultos sobre a necessidade de manter o cartão de vacinação atualizado.

A ação cumpre o objetivo de levar a vacinação de forma receptiva a todos os públicos no município, priorizando o acesso e a informação em diversos pontos da cidade e alertando sobre a importância da imunização para a prevenção de doenças e a garantia da proteção coletiva.

Jeane Costa dos Santos, pescadora artesanal, destacou a importância da iniciativa. “A vacina chegando aqui perto da gente facilita tudo. É mais saúde para a gente e para nossa comunidade”, disse Jeane.

Breno da Silva, de 9 anos, que aproveitou a ação para se imunizar contra o Papilomavírus Humano (HPV), também aprovou. “Não doeu quase nada. E agora eu sei que estou protegido”, falou.

A programação da iniciativa segue ao longo da semana. Nesta terça-feira (15), a vacinação contra a Influenza será destinada a caminhoneiros e profissionais das forças de segurança do Mercado do Produtor, a partir das 8h, em frente ao Supermercado Mix Mateus. Neste caso, para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de vínculo profissional e cartão do SUS. Já na quarta-feira (16), a ação contemplará os idosos do Lar São Vicente de Paulo, com atendimento programado para as 14h.

Encerrando a mobilização, no dia 10 de maio (sábado), será realizado o Dia D de vacinação nacional, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 14h.

A Sesau reforça o compromisso de continuar levando a vacinação a todos os cantos do município, com acolhimento, orientação e compromisso com a saúde pública.

Ascom Sesau PMJ

Estudantes da Univasf, Juazeiro, voltam a reclamar do atendimento do Restaurante Universitário; eles cobram uma solução à reitoria

0

 

Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco voltaram a procurar o PNB para reclamar do atendimento do Restaurante Universitário. Desde que a nova empresa assumiu a prestação do serviço que eles apontam alguns problemas, como demora para servir os alunos e das filas que se formam na hora das refeições. Eles cobraram a soluções à reitoria da instituição.

Confira:

“Após mais de um mês sem o funcionamento do Restaurante Universitário, enfrentamos agora uma série de problemas que evidenciam o desrespeito com a comunidade acadêmica. O que é inadmissível, principalmente considerando o alto valor das refeições que está sendo pagas atualmente. O RU, que já possui um valor elevado, retomou as atividades sem o sistema de cadastro para o acesso do restaurante, sendo temporariamente acessado de forma manualmente, o que tem gerado enormes filas, pois apenas um funcionário está responsável por receber os pagamentos e realizar as assinaturas dos estudantes.

Além da demora para entrar no restaurante, os problemas se estendem ao ambiente interno: há falhas frequentes na reposição dos alimentos, pratos sujos e, hoje (14/04), um atraso significativo na abertura do local no campus Centro. Embora o funcionamento estivesse previsto para 11h45 (em vez das 11h habituais), o restaurante só foi aberto ao meio-dia. Esse atraso agravou ainda mais a fila, que já costuma ser longa devido à ausência de um sistema eficaz.

Para piorar, o suco que compõe a refeição – e que é pago por nós estudantes – não foi disponibilizado. Um aviso indicava que seria servido às 12h30, mas mesmo meia hora depois do horário estipulado, ele ainda não havia sido colocado.

A entrada manual no restaurante, a princípio, seria uma medida temporária, restrita aos dois primeiros dias após o retorno das atividades. Posteriormente, seria implantado o uso de catracas com cadastro no sistema para facilitar o acesso. No entanto, uma semana já se passou e não houve nenhuma melhoria no funcionamento. Faltam transparência, respeito e organização por parte da administração, especialmente da Pró-Reitoria de Ensino, que é responsável tanto por restabelecer nosso cadastro no sistema do restaurante quanto pela contratação da empresa que presta o serviço.

É importante lembrar que a maioria dos discentes que utiliza o RU são estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que passam o dia todo na universidade e enfrentam diversas dificuldades para se manter no ensino superior. Mesmo diante de tantos desafios já enfrentados no início deste semestre, a situação do RU continua sendo mais um obstáculo. Isso demonstra um profundo descaso com o bem-estar da comunidade acadêmica e precisa ser urgentemente revisto”.

Reclamação anterior

No último dia 9 de abril, os estudantes reclamaram dos mesmos problemas e cobraram também a devolução dos créditos aos estudantes pela antiga empresa que atuava no RU.

“Hoje ficamos pelo menos 1 hora em pé esperando um almoço ser servido no Restaurante Universitário, e foi extremamente desrespeitosa essa espera com todos os discentes. Atualmente uma nova empresa foi contratada para realizar os serviços de gestão da alimentação nos Restaurantes Universitários da Univasf. Hoje, segundo dia de funcionamento, ao que parece, não mudou nada e estão trabalhando do mesmo modo da antiga empresa, que nos fazia esperar horas por um prato de comida. Isso sem contar a questão dos créditos que a antiga empresa não devolveu aos alunos. Enfim, é um descaso o que está acontecendo dentro dessa Universidade, que deveria se esforçar ao máximo para dar o mínimo de suporte aos seus alunos”, reclamou o estudante.

“Deveria ter mais agilidade para servir, pois nós temos atividades e não podemos perder tanto tempo na fila do RU. A empresa precisa urgente melhorar o serviço”, sugeriu uma aluna.

Estamos encaminhando a reclamação para a instituição.

Redação PNB 

Feiras e mercados de Juazeiro têm horário alterado durante Semana Santa

0

 

A Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) definiu horários especiais para o funcionamento das feiras e mercados de Juazeiro durante a Semana Santa. As mudanças começaram a valer no último domingo (13) e seguem até sexta-feira (18).

De maneira especial, a Feira Livre do Alto da Maravilha e o Mercado Joca de Souza estarão abertos na sexta-feira (18). Na data, o horário de funcionamento irá até às 12h. As alterações têm o objetivo de atender à demanda do período e garantir a organização do comércio local.
Como parte da programação, o Mercado do Produtor funcionou em regime extraordinário entre 2h da madrugada de domingo (13) e 22h de segunda-feira (14), totalizando 44 horas ininterruptas de atividades. Já na quinta-feira (17), o local encerrará o expediente mais cedo, às 17h, e permanecerá fechado na sexta-feira (18). A partir de sábado (19), o horário de funcionamento volta ao normal: das 2h às 22h.

De acordo com o diretor-presidente da AMA, Celso Leal, as mudanças atendem aos pedidos dos permissionários, além de estarem relacionadas à Operação Semana Santa, uma ação especial para intensificar os trabalhos de limpeza e organização em todas as feiras livres e mercados populares de Juazeiro.

“Essa mudança foi um pedido dos próprios permissionários, já que no ano passado alguns relataram prejuízos com os horários adotados no período”, explicou. Além disso, o diretor conta que, desde sábado, iniciaram-se os preparativos intensificados para o recebimento dos clientes na Semana Santa, o que foi facilitado pelos horários extraordinários.

“Para isso, contamos com ações em parceria com os órgãos de segurança, serviços públicos, ordenamento urbano e assistência social no Mercado do Produtor, garantindo que o entreposto estivesse pronto para receber o grande fluxo de pessoas esperado nesse período”, disse Leal.

Ascom PMJ

Adora Sobradinho: Prefeitura confirma para os dias 25 a 27 de abril evento religioso em comemoração aos 36 anos da cidade

0

 

No ano em que Sobradinho comemora 36 anos de emancipação política, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SETUC), confirma a realização do Festival de Gratidão – Adora Sobradinho, que acontecerá nos dias 25 e 27 de abril na área em frente ao Paço Municipal, reunindo moradores e visitantes em uma verdadeira festa de louvor, emoção e espiritualidade.

O evento contará com apresentações dos consagrados cantores Tony Allysson e Gerson Rufino, referências nacionais da música cristã, além da participação vibrante dos grupos e ministérios de louvor das igrejas locais, que abrilhantarão a programação repleta de fé, união e celebração.

“Mais do que um evento musical, o Festival de Gratidão é um momento de celebração da trajetória de uma cidade que cresce com o seu povo, guiada pela esperança, pelo trabalho e pela fé. É o reflexo de uma nova Sobradinho, que respira novos ares, novas energias e acredita que o futuro é agora. Convida toda a população a fazer parte desta grande festa! Traga sua família, convide seus amigos e venha agradecer, celebrar e renovar as esperanças por dias ainda melhores”, convidou o prefeito Cleivynho Sampaio.

Ascom/PMS

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para contratação de Técnico de enfermagem

0

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), abriu nesta segunda-feira (14), o processo seletivo para o cargo de técnico de enfermagem . Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço de e-mail curriculo.hrj@irmadulce.org.br, até o dia 22 de abril (terça-feira). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga.

Para concorrer ao cargo, candidatos com Curso de Técnico de Enfermagem completo e que possuam experiência em uma das áreas a seguir: obstetrícia, pediatria, neonatologia ou assistência ao adulto. Além, disso é necessário ter registro no conselho de classe da categoria

A função também está disponível para Pessoas com Deficiência (PCD).

Ascom