Durante a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (15), o vereador Professor Gilmar
Santos (PT), representante do Mandato Coletivo, voltou a cobrar da Prefeitura de Petrolina
a instalação de banheiros e bebedouros públicos em locais de grande circulação da cidade.
Por meio do Requerimento nº 0173, o parlamentar solicitou ao prefeito Simão Durando
informações detalhadas sobre a quantidade, o funcionamento e a localização atual desses
equipamentos. A demanda é direcionada à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade,
comandada por Rodrigo Jacobina.
O vereador questiona se há previsão para a instalação ou ampliação de banheiros e
bebedouros, especialmente em áreas como o centro da cidade, terminais de ônibus, orla,
praças e feiras livres.
“Estamos em um dos municípios mais quentes do país. Petrolina tem a terceira maior
população de Pernambuco e uma grande parcela vive em situação de pobreza ou extrema
pobreza. Muitas pessoas precisam se deslocar para o centro, mas quando procuram um
bebedouro público, simplesmente não encontram”, destacou o Professor Gilmar.
Ele lembrou que esta é a quinta vez que faz a solicitação, sem resposta efetiva da gestão
municipal. O vereador também criticou a decisão da Prefeitura de doar à Fundação Nilo
Coelho um imóvel público na orla que deveria funcionar como banheiro, mas foi inaugurado
e logo abandonado. Agora, a estrutura será repassada para funcionar como loja de
artesanato.
“Por que é a Fundação Nilo Coelho que vai receber essas doações? Como funciona esse
critério? A população precisa de equipamentos públicos básicos. Com todo respeito ao
trabalho que a Fundação desenvolve, ela já administra diversos empreendimentos”,
questionou Gilmar.
Ao encerrar sua fala, o vereador pediu à gestão do prefeito Simão Durando que assegure o
direito à cidade, garantindo o acesso a banheiros e bebedouros públicos e tratando os
investimentos em infraestrutura com mais responsabilidade e compromisso social.
Ascom/Mandato Coletivo


