Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Em audiência Pública, foram apresentados projetos de implantação de Fábrica de Rações e de Empacotadora de Cereais em Sobradinho

0

 

Com o objetivo de fortalecer o setor produtivo municipal e impulsionar o desenvolvimento das áreas de agricultura, psicultura e agropecuária, a Prefeitura de Sobradinho, em parceria com o legislativo municipal, realizou na última sexta-feira (11), uma Audiência Pública para apresentar o projeto de implantação de uma Fábrica de Rações e de uma Empacotadora de Cereais em Sobradinho.

Os projetos de implantação dos empreendimentos são importantes iniciativas para o desenvolvimento econômico do município, visto que preveem a criação direta de aproximadamente 180 empregos, e a geração indireta de renda.

Os representantes da FRS, empresa responsável pela futura instalação dos empreendimentos em Sobradinho, falaram da importância da iniciativa.

“Quando imaginamos esse projeto, era apenas um projeto da FRS, porém com o tempo ele cresceu e se tornou algo mais ambicioso. Hoje acreditamos que essa é uma iniciativa que gerará emprego e renda para a população Sobradinho”, disse Francisco Patriota,  coordenador do projeto.

O gerente do Banco do Nordeste, Hugo Santiago, o analista técnico do Sebrae, Edilan Amaral e o empresário Júlio Bernardino, gerente administrativo da SUPPLIER, empresa voltada para exportação, destacaram a importância da parceria entre as instituições para o bom desenvolvimento do projeto de instalação da fábrica de rações e da empacotadora de cereais no município.

O Prefeito Cleivynho Sampaio avaliou o plano de implantação e destacou a iniciativa para a independência financeira de Sobradinho.

“Sobradinho vive um novo momento e está preparado para receber empresários que queiram investir e crescer junto com o município. Muito me anima ver iniciativas como essa de implantação de empreendimentos que gerarão emprego e renda para nosso povo, e que fique certo de que no que depender dos poderes executivo e legislativo locais, os projetos se tornarão realidade. Afinal, nosso compromisso é com o progresso e o bem-estar da nossa gente. É tempo de trabalho, geração de emprego e renda!”, finalizou Cleivynho.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou também com a participação do vice-prefeito Jarques Canturil, do ex-prefeito Gilberto de Balbino, secretários de governo,  membros do corpo legislativo municipal, membros da comunidade, associações e movimentos sociais locais, agricultores e piscicultores.

Ascom/PMS

Procon Juazeiro suspende atendimentos presenciais na terça (15) e quarta (16) devido à mudança de endereço

0



O Procon Juazeiro informa à população que não haverá expediente nos dias 15 e 16 de abril (terça e quarta-feira), em razão da mudança de endereço da unidade.

Os atendimentos presenciais serão retomados na terça-feira, dia 22 de abril, já no novo endereço: Juá Garden Shopping, localizado na BR-407, nº 422 – Distrito Industrial do São Francisco.

Durante a suspensão temporária do atendimento presencial, a população poderá recorrer ao Procon Digital, acessando o site da Prefeitura de Juazeiro: www.juazeiro.ba.gov.br.

Ascom PMJ

Coelba se manifesta sobre falta de energia em comunidades rurais de Juazeiro: adversidade climática

0

 

Após diversas reclamações de consumidores de comunidades do interior do município de Juazeiro, Norte da Bahia, sobre longo período sem o fornecimento de energia, a Coelba, procurada pelo PNB, se manifestou em nota. Segundo relatos, o final de semana foi sem energia elétrica, situação que perdurou até hoje, em alguns locais.

A empresa atribuiu o problema a chuva intensa registrada na última sexta-feira (11) e informou que a “quantidade de técnicos e eletricistas em campo foi triplicada e o continente de profissionais que ficam no Centro de Operações Integradas foi reforçado para monitorar o sistema em tempo real”.

Confira nota na íntegra:

As chuvas acima da média que atingiram Juazeiro no último final de semana , com registros de até 44 milímetros em menos de uma hora, e a alta incidência de raios provocaram prejuízos a diversos serviços prestados no município, incluindo a distribuição de energia elétrica.

Postes, cabos e equipamentos que compõem o sistema elétrico foram severamente danificados em localidades da cidade, especialmente em áreas com vegetações densas que registraram a queda de árvores sobre a fiação.

Desde o início da adversidade climática, a Neoenergia Coelba dedicou todos os esforços possíveis para atuar com agilidade nas ocorrências. A quantidade de técnicos e eletricistas em campo foi triplicada e o continente de profissionais que ficam no Centro de Operações Integradas foi reforçado para monitorar o sistema em tempo real.

Devido à mobilização operacional, a distribuidora normalizou a maior parte dos clientes afetados. Rua alagadas e vias obstruídas dificultam a atuação em alguns locais.

A Neoenergia Coelba reforça que irá manter a quantidade de equipes reforçada em campo até que o fornecimento para todos os clientes seja restabelecido e se mantém à disposição.

Reclamações

“Estamos sem energia desde sexta-feira 11/04, à noite. E até a tarde desta segunda, 14/04 continuamos na mesma situação. Já perdemos a conta de quantas ligações e solicitações via WhatsApp foram feitas para a Coelba, que em todas as vezes nos passam horários e informações diferentes. Já estamos desesperados, com crianças pequenas sem conseguir dormir a noite, prejuízos com alimentos que necessitavam de refrigeração, sem falar em nós, consumidores que pagamos nossas contas caras de energia para passar por um descaso desses”, reclamou uma moradora do povoado Santa Helena, Fazenda Alto das queimadas.

Outra reclamação veio de uma consumidora do Vale do Salitre.

“Sou uma moradora do povoado Alto de Pedra e já tem 4 dias que estamos sem energia. A  Coelba não toma nenhuma providência. Os consumidores da zona rural também pagam pelo serviço”, lembrou a moradora.

“O melhor é que não choveu no momento em que a energia foi embora, e nas regiões afetadas não tiveram chuvas que impedissem a chegada das equipes da Coelba. Além disso, é um descaso completo do grupo Neoenergia, visto que todas as vezes em que há falta de energia eles demoram muito para solucionar o problema na zona rural. Queremos respostas da Coelba, pois as pessoas e comerciantes da região sofrem com as consequências”, exigiu um representante das comunidades comunidades de Alfavaca, Angico, Mulungú e Baraúna, no distrito do Junco, Salitre.

“Desde sexta-feira à noite que nós, moradores de Alfavaca-Salitre, estamos sem energia na comunidade, e nada da Coelba tomar uma providência. Com isso, idosos e crianças estão sofrendo com o calor e as muriçocas. Os moradores que tem comércio no local correndo o risco de perder suas mercadorias e nada foi resolvido até hoje. Sempre que falta energia, é essa mesma situação”, reforçou outro morador.

Redação PNB

Prefeitura de Sento Sé lança nesta terça-feira (15) a Operação “Pista Não É Pasto”

0

 

Será lançada nesta terça-feira (15), pela Prefeitura de Sento Sé, a Operação “Pista Não É Pasto” na rodovia BA-210, com foco na etapa de apreensão de animais soltos na via.

A ação da gestão municipal conta com a colaboração com os órgãos de segurança competentes, visando combater a prática perigosa e ilegal da criação de animais soltos, que tem sido causa recorrente de acidentes graves, resultando em prejuízos materiais e, infelizmente, fatalidades na região. A presença de animais na pista configura crime, conforme previsto no Código Penal e na Legislação Municipal.

A operação contará com a presença de autoridades municipais, além dos representantes das forças de segurança: Inspetora Chefe Josilene Lins (GCM), Capitão Willer (96ª CIPM), Delegado Pablo Bogosian (Polícia Civil) e Comandante Adjailson Moura (4ª CIA/PRE).

Nosso objetivo é unir esforços para garantir a segurança da população e evitar que mais vidas sejam perdidas. Chega de vidas perdidas.

Ascom/PMSS/ imagem ilustrativa

Coelba deixa comunidades do interior de Juazeiro sem energia e moradores criticam atendimento: “Os consumidores da zona rural também pagam pelo serviço”

0

 

Comunidades do interior do município de Juazeiro, Norte da Bahia, em contato com o PNB, nesta segunda-feira (14) demonstraram indignação com a empresa Coelba. Segundo relatos, o final de semana foi sem energia elétrica, situação que perdura até hoje.

“Estamos sem energia desde sexta-feira 11/04, à noite. E até a tarde desta segunda, 14/04 continuamos na mesma situação. Já perdemos a conta de quantas ligações e solicitações via WhatsApp foram feitas para a Coelba, que em todas as vezes nos passam horários e informações diferentes. Já estamos desesperados, com crianças pequenas sem conseguir dormir a noite, prejuízos com alimentos que necessitavam de refrigeração, sem falar em nós, consumidores que pagamos nossas contas caras de energia para passar por um descaso desses”, reclamou uma moradora do povoado Santa Helena, Fazenda Alto das queimadas.

Outra reclamação veio de uma consumidora do Vale do Salitre.

“Sou uma moradora do povoado Alto de Pedra e já tem 4 dias que estamos sem energia. A  Coelba não toma nenhuma providência. Os consumidores da zona rural também pagam pelo serviço”, lembrou a moradora.

Encaminhamos as reclamações para a Coelba.

Outras reclamações

Moradores das comunidades de Alfavaca, Angico, Mulungú e Baraúna, no distrito do Junco, Salitre, em Juazeiro, em contato com o PNB, no domingo (13), também relataram falta de energia. A interrupção do serviço ocorreu na sexta (11).

“O melhor é que não choveu no momento em que a energia foi embora, e nas regiões afetadas não tiveram chuvas que impedissem a chegada das equipes da Coelba. Além disso, é um descaso completo do grupo Neoenergia, visto que todas as vezes em que há falta de energia eles demoram muito para solucionar o problema na zona rural. Queremos respostas da Coelba, pois as pessoas e comerciantes da região sofrem com as consequências”, exigiu um representante das comunidades.

“Desde sexta-feira à noite que nós, moradores de Alfavaca-Salitre, estamos sem energia na comunidade, e nada da Coelba tomar uma providência. Com isso, idosos e crianças estão sofrendo com o calor e as muriçocas. Os moradores que tem comércio no local correndo o risco de perder suas mercadorias e nada foi resolvido até hoje. Sempre que falta energia, é essa mesma situação”, reforçou outro morador.

Redação PNB

São João de Senhor do Bonfim: confira as atrações de uma das festas juninas mais tradicionais da Bahia

0

“Todo ano é bom, mas esse promete ser ainda melhor com essa programação que traz grandes nomes e preserva a regionalidade!” A afirmação do estudante Kauê Dantas traduz o sentimento de expectativa e animação que tomou conta da Praça Nova do Congresso na noite deste sábado (12), durante o lançamento oficial da programação do São João de Senhor do Bonfim 2025. Já para a produtora cultural Ariela Gomes, “a grandiosidade da festa movimenta o comércio, gera empregos e valoriza ainda mais a cidade”.

Com o tema “São João, Minha Paixão”, o lançamento oficial da festa teve clima de celebração com shows vibrantes de Trio Granah, Dudu Negreiro, Henrique Sanfoneiro e do cantor Ávine Vinny, que arrastaram uma multidão e mostraram o que população pode esperar dos 30 dias de forró, cultura e tradição.

Durante o anúncio, o prefeito Laércio Júnior, acompanhado do vice-prefeito Elizeu Rios e de seu secretariado, destacou a essência do festejo. “Pensamos em uma festa, uma programação, que valoriza a regionalidade, o forró raiz e mantém viva a tradição que consolidou Bonfim como a Capital Baiana do Forró”, afirmou.

 A programação

Se estende de 24 de maio a 24 de junho, com puxadas, festival de música, apresentações em localidades como Quicé e Igara, e grandes shows nos palcos principais: o Espaço Gonzagão (Parque da Cidade) e o Espaço Assis do Acordeom (Praça Nova). Serão dias de festa para todos os gostos, com atrações locais e nacionais, celebrando o que Bonfim tem de melhor: o seu povo apaixonado por São João.

Confira:

28/05 (Quarta-feira) – Aniversário da Cidade

-Alcymar Monteiro

07/06 (Sábado) – Santo Antônio de Quicé

-Toca do Vale

14/06 (Sábado) – Santo Antônio de Igara

-Limão com Mel

19/06 (Quinta-Feira)

-Espaço Gonzagão (Parque da Cidade)

Atração Bonfinense

Eric Land

Natanzinho Lima

Henry Freitas

Eric Land

20/06 (Sexta-Feira)

-Espaço Gonzagão (Parque da Cidade)

Atração Bonfinense

Zé Vaqueiro

Léo Foguete

Lara Amélia

21/06 (Sábado)

-Espaço Gonzagão (Parque da Cidade)

Atração Bonfinense

Seu Desejo

Ávine Vinny ⁠

Xandy Avião

-Espaço Assis do Acordeon (Praça Nova)

Santana

Sandrinho do Acordeon

22/06 (Domingo)

-Espaço Gonzagão (Parque da Cidade)

Atração Bonfinense

Calcinha Preta ⁠

Jonas Esticado

Mari Fernandez

-Espaço Assis do Acordeon (Praça Nova)

Samuel Bernardo

Cicinho de Assis

23/06 (Segunda-Feira)

-Espaço Gonzagão (Parque da Cidade)

Atração Bonfinense

Pablo

Vitor Fernandes⁠

Murilo Huff

Fulô de Mandacaru ⁠

-Espaço Assis do Acordeon (Praça Nova)

Dois Amores

Dudu Negreiro

Flávio José

24/06 (Terça-Feira)

-Espaço Assis do Acordeon (Praça Nova)

Henrique Sanfoneiro

Eline Martins

Dorgival Dantas

Ascom PMSB

Prefeitura de Sento Sé entrega sistema de abastecimento e encerra programação dos 100 dias de gestão com transformação em Mulungu

0

 

Com emoção e gratidão, a comunidade de Mulungu viveu neste sábado (12) um momento histórico com a entrega do sistema de abastecimento de água que vai beneficiar cerca de 40 famílias. A realização de um sonho antigo agora é realidade.

“Abrir as torneiras e ver a água caindo é um sonho realizado. Água é vida, minha gente, é a coisa mais linda! Muito obrigada à prefeita Giselda e a todos os envolvidos.” A fala da moradora Ana Paula Pesqueira resumiu a emoção da comunidade.

A prefeita Giselda Carvalho destacou que a entrega representa o trabalho da Prefeitura de Sento Sé por uma cidade mais justa e com qualidade de vida para todos. “É uma honra, como gestora, entregar esse equipamento em parceria com o governo federal. Mais do que água nas torneiras, essa entrega representa dignidade, saúde e esperança renovada para o povo de Mulungu. Essa obra é de vocês, e agora o poder público e a comunidade vão cuidar juntos. Seguimos firmes criando estratégias para sempre andar lado a lado com o nosso povo.”

A entrega marcou o encerramento da programação especial em celebração aos 100 dias de gestão, iniciada na última quarta-feira (9). Durante a semana, a Prefeitura de Sento Sé também entregou a ampliação e requalificação da Escola Núcleo José Freire dos Santos, em Brejo de Fora, e o Pátio de Múltiplo Uso coberto na comunidade de Ponta D’Água.

Ascom PMSSE

Seculte promove campanha de doação de tênis por meio da Meia Maratona Tiradentes; saiba como participar

0

 

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) está convocando os participantes da Meia Maratona Tiradentes – e toda a comunidade – para uma ação solidária: a doação de tênis de corrida usados em bom estado. É a campanha “Dê um passo por alguém”, que visa equipar aqueles que sonham em iniciar sua jornada no mundo da corrida. A arrecadação dos calçados vai acontecer no dia 26 de abril, junto à entrega dos kits para os inscritos na maratona. O ponto de entrega será no Vaporzinho, com horário das 10h às 16h.

Os tênis serão repassados a instituições filantrópicas ligadas ao esporte e ao atletismo. A ação reforça o papel do tradicional evento esportivo de Juazeiro como uma atividade que vai além da competição. Para Bruno Lopes, assessor especial de esportes da Seculte, a Meia Maratona é também uma oportunidade de fazer a diferença.

“Com esse incentivo, temos a certeza de que vamos ajudar pessoas que sonham em correr, mas não têm condições”, diz. O assessor também destaca a importância do gesto de solidariedade: “um simples gesto pode ser o ponto de partida para transformar vidas através do esporte”.

A Meia Maratona Tiradentes acontece no dia 27 de abril e contará com a participação de 600 atletas. O evento terá apoio para a segurança dos atletas durante o percurso, pontos de hidratação e de resfriamento, apoio médico e suporte, com seguro de vida garantido pela organização, além de um “Pós-Prova Surreal”, que contará com buffet, fisioterapia, praça de alimentação e mais.

Com o patrocínio generoso de Agrovale, EMS Arena e Larco, a Meia Maratona Tiradentes oferece percursos de 5 km e 21 km, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário esportivo de Juazeiro.

Ascom PMJ

Secretaria Municipal de Meio Ambiente representa a região no 1º Seminário de Gestão Ambiental do Sertão Baiano do São Francisco

0

 

Estratégias para a preservação da Caatinga e medidas para potencializar a atuação técnica de órgãos ambientais foram pautas do 1º Seminário Territorial de Gestão Ambiental do Sertão Baiano do São Francisco. O evento, realizado por instituições estaduais, promoveu discussões e capacitação para especialistas, membros de entidades públicas e da sociedade civil, além de público interessado e autoridades. Entre elas, o secretário municipal de Meio Ambiente de Juazeiro, Cláudio Leal, foi o representante das secretarias municipais do Sertão Baiano do São Francisco na mesa do seminário.

O evento aconteceu em Juazeiro, nesta sexta-feira (11), e foi uma realização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia, em parceria com o Consórcio Sustentável Territorial do São Francisco (Constesf) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com apoio da Prefeitura de Juazeiro. Tendo como tema central o reflorestamento da Caatinga, a atividade fez parte das ações do Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), também discutido na ocasião.

O programa do Governo da Bahia coordena e executa ações de treinamento e cooperação com os municípios para a gestão ambiental. Nesse sentido, também participaram das discussões e aprendizados do seminário os técnicos e especialistas da SEMA municipal, que se capacitaram, junto às entidades estaduais e a outros municípios membros do Constesf, sobre questões como políticas de gestão ambiental, licenciamento e relacionamento com o Ministério Público.

A atividade também reuniu equipes da gestão ambiental de diversos municípios do Sertão Baiano, membros do Constesf, como Canudos, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes – todos representados na mesa de abertura pela SEMA Juazeiro.

De acordo com Cláudio Leal, a atividade reuniu especialistas, acadêmicos e profissionais com um objetivo em comum: discutir e aprender sobre a importância da gestão ambiental, pensando no melhor planejamento estratégico para os seus respectivos municípios.

“Vivemos tempos desafiadores frente às questões ambientais, que exigem a nossa atenção e ação imediata. Este seminário é uma valiosa oportunidade para discutirmos as melhores práticas e inovações políticas que podem nos ajudar a enfrentar esses desafios”, disse.

Ascom PMJ