Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Prefeitura de Senhor do Bonfim abre inscrições para o 5º Festival de Música Bonfinense em homenagem a Nivaldo do Acordeon

0

 

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a realização do 5º Festival de Música Bonfinense – “Celebrando a Tradição do Autêntico Forró”. O evento tem como objetivo valorizar a cultura local, homenagear grandes nomes do forró bonfinense e revelar novos talentos da música.

Neste ano, o festival presta uma homenagem especial ao saudoso sanfoneiro Nivaldo do Acordeon, figura emblemática dos festejos juninos e símbolo do autêntico forró nordestino. As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre os dias 22 e 30 de abril, podendo ser feitas pelo Instagram oficial da Secretaria de Cultura, pelo site da Prefeitura ou presencialmente na sede da SECULT (antiga Estação Ferroviária).

Somente artistas residentes em Senhor do Bonfim poderão participar, com comprovação de residência, e o estilo musical deve ser exclusivamente o forró e seus subgêneros, como pé de serra, baião, xote, vaneirão e arrasta-pé. A participação está aberta a partir dos 16 anos. A primeira fase do festival, com audições à capela, acontecerá de 12 a 16 de maio, das quais serão selecionados 48 artistas para apresentações nos dias 3, 4, 5 e 6 de junho, na Praça Nova do Congresso. A grande final será realizada no dia 9 de junho, com 16 finalistas, sendo 12 escolhidos por jurados e 4 por votação popular.

O corpo de jurados será composto por profissionais das áreas de música e comunicação, e os critérios de avaliação incluem afinação, presença de palco, melodia, ritmo, interpretação e autenticidade. Os cinco melhores colocados serão premiados com valores em dinheiro, troféus e contratos para apresentações no palco principal do São João de Senhor do Bonfim 2025.

“Essa é mais uma ação que fortalece a cultura bonfinense, abrindo espaço para nossos talentos e valorizando quem tanto fez pela nossa música. Homenagear Nivaldo do Acordeon é reconhecer nossa história e manter viva a alma do nosso São João”, destacou o prefeito Laércio Júnior. A lista dos inscritos será divulgada no dia 5 de maio nos canais oficiais da Prefeitura e da Secretaria de Cultura.

Ascom/PMSB

Mototaxistas de Juazeiro têm até 30 de abril para realizar vistoria obrigatória

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), está realizando a vistoria anual dos mototaxistas que atuam no município. O prazo para regularização vai até o dia 30 de abril.

A ação tem como objetivo garantir mais segurança e conforto para os profissionais e para a população que utiliza esse tipo de transporte diariamente. Além disso, a vistoria assegura que os mototaxistas estejam em conformidade com a legislação que rege o transporte de passageiros em motocicletas.

A atividade de mototaxista é regulamentada pela Lei Federal nº 12.009/2009. Um dos principais requisitos é a realização do curso de especialização para mototaxistas, exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que capacita os profissionais com foco em segurança viária e responsabilidade no trânsito.

As vistorias estão sendo feitas na sede da AMTT, localizada na Rua Oscar Ribeiro, s/n, no centro da cidade.

O diretor-presidente da AMTT, Mitonho Vargas, faz um apelo aos profissionais da categoria. “Convidamos todos os mototaxistas de Juazeiro a comparecerem para realizar a vistoria. Essa é uma etapa essencial para garantir a segurança de quem trabalha e de quem depende desse serviço para se locomover pela cidade”, destaca Vargas.

Para realizar a vistoria, os mototaxistas devem apresentar os seguintes documentos:

CNH categoria A;

Documento do veículo;

Certidão de antecedentes criminais;

Atestado de sanidade física e mental;

Certificado do curso de especialização;

Comprovante de residência;

Duas fotos 3×4;

Comprovante de pagamento atualizado do INSS.

Mototaxistas que não regularizarem a situação até o fim do prazo e forem flagrados exercendo a atividade sem autorização estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação.

Ascom/PMJ

Reunião técnica inicia elaboração de plano de ações para prevenir ataques de cães a rebanhos nos municípios baianos

0

 

Com objetivo de construir um plano de ação para prevenir ataques de cães a rebanhos de ovinos e caprinos em municípios do Semiárido baiano, ocorreu uma reunião, na tarde desta terça-feira (22), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), com prefeitos, representantes do Governo do Estado, Faeb/Senar, Conselho de Medicina Veterinária, associação de clínicas veterinárias, Ministério Público, Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA). O encontro é a primeira reunião técnica do grupo de trabalho sobre o tema, fruto do desdobramento de outras reuniões, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

O presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, fez uma avaliação positiva do encontro. “A reunião foi produtiva. Nós vamos construir esse plano. Acredito que nos próximos quatro ou cinco dias, vamos priorizar os municípios que estão sofrendo, que são os mais atingidos. O Governo do Estado chega junto e a UPB também para que possamos resolver definitivamente essa situação”, resumiu.

 “A gente sabe o tamanho do prejuízo, que é um crime contra a economia popular e a agricultura familiar, porque muitas famílias têm apenas essa renda”, alertou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso. Já o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Pablo Barroso, destacou que é uma questão social, econômica, ambiental, mas também de saúde pública. “O governador se dispôs a participar, colocar o estado para ajudar no diagnóstico e traçar uma linha de mãos dadas com a UPB. A questão é urgente”, pontuou o gestor. Ele complementou que está ocorrendo o levantamento de custos e elaboração de um cronograma emergencial para ação de castramóvel.

 O presidente da FECBAHIA Sivaldo Rios reforçou a importância da ação conjunta. “A gente sabe que os municípios têm sua responsabilidade na matéria, mas o governador teve a boa vontade de abraçar a questão e a FEC e UPB vão apoiar para agilizarmos isso”, resumiu.

 O primeiro a levantar a situação vivida pelos produtores rurais no interior da Bahia foi o deputado Luciano Araújo. Ele apontou a perda de 100 mil animais em 50 municípios baianos nos últimos anos. “Aqueles municípios que sobrevivem da comercialização de animais na feira livre perderam muito. As pessoas estão deixando de criar”. O parlamentar destacou a agilidade nas ações a partir da entrada da UPB no debate, através do presidente Wilson Cardoso.

O apoio técnico na elaboração das ações foi oferecido pelo presidente do Conselho de Medicina Veterinária da Bahia, Lúcio Leopoldo, que colocou a entidade à disposição. Segundo ele, há pouca oferta de clínicas veterinárias nas regiões onde ocorrem os ataques, o que demandaria a realização de mutirões com castramóvel. O Diretor Geral da ADAB Paulo Sérgio Menezes Luz afirmou a necessidade de ampliar o mapeamento dos municípios onde os ataques estão ocorrendo. De acordo com o gestor, a ADAB possui agências em 343 escritórios nos municípios baianos e os criadores que tiverem rebanhos atacados podem fazer o registro desses óbitos.

 A Procuradora Geral do Estado Bárbara Camardelli lembrou que se o proprietário do animal for identificado, pode ser responsabilizado civilmente para fazer frente aos danos causados. Ela sugeriu que a UPB e a FECBAHIA analisem a legislação que pode ser adotada pelos municípios. “O papel do estado pode ser na viabilização do poder de polícia, mas a competência da legislação é do município”, informou.

 O promotor e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama) do MP-BA, Augusto César Matos, esclareceu que essa demanda parece passar abaixo do radar do poder público constituído, o que torna fundamental a ampliação do debate. “Vamos contribuir após a elaboração do plano. Reforçamos que o Ministério Público estará presente no acompanhamento das ações”, disse.

 A ideia é que o plano de ação esteja finalizado o mais rápido possível para que seja executado de imediato. Entre as propostas estão ações emergenciais e estruturantes para proteção da economia dos pequenos produtores e o bem-estar da comunidade. Entre as estratégias estão: o controle populacional dos cães, com mutirão de castração e microchipagem; levantamento do custo para construção de abrigos; estabelecimento do formato de convênio com o Governo do Estado para custear ações locais; execução de campanha de comunicação para orientar a população e a responsabilização dos proprietários pelo dano causado por cães deixados em situação de abandono.

PRF prende motorista contratado para trazer uma Hilux roubada no Rio de Janeiro para Juazeiro

0

Na noite da última terça-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal prendeu em flagrante um homem que transportava uma caminhonete Toyota Hilux, roubada no Rio de Janeiro. A prisão ocorreu em Jequié, Sudoeste baiano, e, segundo a PRF, o motorista do veículo confessou que receberia R$ 3 mil para transportar a Hilux, até Juazeiro, Norte da Bahia.

Durante a fiscalização, os policiais da PRF identificaram sinais de adulteração nos dados de identificação do veículo e constataram que a caminhonete possuía registro de furto/roubo no estado do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com a PRF, o motorista informou que teria viajado de avião para buscar a caminhonete no Rio de Janeiro e estava retornando pela rodovia quando foi abordado pela PRF.

O suspeito foi preso em flagrante por receptação e encaminhado, juntamente com a caminhonete recuperada, para a Delegacia de Polícia Civil de Jequié.

Redação PNB, com informações PRF

Professor Gilmar apresenta Projeto de Lei para garantir auxílio-alimentação a trabalhadores da educação em Petrolina

0

Em mais uma iniciativa de valorização da educação pública e de cuidado com quem constrói o futuro do município, o vereador Professor Gilmar (PT) apresentou nesta terça-feira (22/04) à Câmara Municipal de Petrolina o Projeto de Lei Nº 039/2025, que autoriza o Poder Executivo a instituir o auxílio-alimentação para todos os profissionais da rede pública municipal de ensino, incluindo efetivos, contratados e temporários.

A proposta é fruto do diálogo constante que o mandato do Professor Gilmar mantém com a categoria. “Recebemos diversas denúncias de que muitos professores e trabalhadores da educação estão enfrentando dificuldades para garantir alimentação adequada durante a jornada de trabalho. Isso é grave. Estamos falando de profissionais que muitas vezes dedicam o dia inteiro à escola e, ainda assim, passam por situações constrangedoras e até humilhantes por não terem acesso a uma refeição digna”, afirmou o vereador.

De acordo com o projeto, caberá à Prefeitura regulamentar a forma de concessão, o valor e os critérios do benefício, respeitando a legislação vigente e a disponibilidade orçamentária. O auxílio tem como objetivo principal melhorar as condições de trabalho, fortalecer o cuidado com os profissionais e garantir mais dignidade à rotina desses educadores.

“Estamos nos solidarizando com a categoria e, ao mesmo tempo, chamando a atenção da gestão municipal: é urgente garantir condições mínimas para que nossos educadores trabalhem com dignidade”, reforçou o Professor Gilmar.

O PL agora seguirá para tramitação na Câmara. “Esperamos que em breve ele seja aprovado e que o município assuma esse compromisso com aqueles que tanto contribuem para a formação de nossas crianças e jovens”, disse o parlamentar, acrescentando que a categoria pode contar com o apoio firme e contínuo do Mandato Coletivo.

Quase 4 meses da nova gestão de Juazeiro e continua o tormento das mães atípicas para conseguirem medicações e insumos para seus filhos: “Não cumprem ordem judicial”; Sesau justifica

0

 

A Secretaria de Saúde de Juazeiro ainda não conseguiu regularizar a situação das mães atípicas que têm, como direito garantido judicialmente, acesso a medicações e insumos para seus filhos com deficiências. Um problema que se arrasta desde a gestão passada, para desespero e sofrimento das mães que não têm como arcar com as despesas do material. As crianças e adolescentes ficam prejudicadas pela falta das medicações e têm também a qualidade de vida comprometida.

“Não aguento mais comprar fraldas e suplementos para meu filho. Recebo por ordem judicial, só que desde do mês passado estou sem receber. Ele não está indo pra escola e nem pra terapia porque não tenho mas de onde tirar dinheiro para arcar com as fraldas. A Sesau todo dia vem com uma desculpa diferente. Não aceitamos mais desculpas”, relatou uma mãe ao PNB.

“Meu filho tem paralisia cerebral e recebe, por ordem judicial, fraldas, suplementos medicação e insumos. Desde o mês de outubro do ano passado estou sem receber nada. Esse novo prefeito não conseguiu resolver o problema. Já teve reunião com as mães atípicas e nada de resolverem. O secretário de saúde falou que é por conta da licitação, mas já são quase 4 meses e nada de licitação”, questionou outra.

“Horas nos dizem que está em fase de licitação, horas que o fornecedor não entregou. Que licitações são estas que nunca terminam? Nós, mães, não aguentamos mais. Nossas crianças não pediram para nascer e nem de necessitarem desta ordem judicial. Está faltando tudo: medicações, fraldas, insumos, suplementos. Como vamos ficar? Precisamos de um socorro urgente”, apelou outra mãe atípica.

Procurada pelo PNB, a Secretaria de Saúde de Juazeiro disse que, “em relação aos medicamentos, o fornecimento será normalizado assim que os contratos administrativos forem finalizados e oficializados, processo este que já está em andamento. Quanto às fraldas geriátricas e infantis, a Sesau ressalta que a responsabilidade pela entrega é do fornecedor contratado via processo licitatório, que infelizmente vem descumprindo os prazos estabelecidos em contrato. A Sesau já sinalizou a situação a empresa e está tomando as providências cabíveis para garantir a regularização do fornecimento. Sobre os suplementos alimentares e leites especiais, a Sesau informa que a licitação para aquisição desses itens está prevista para ocorrer até o final deste mês. A gestão está empenhada em agilizar todos os trâmites legais para que o abastecimento seja retomado o mais breve possível. A Sesau preza pela transparência, responsabilidade e cuidado com a população juazeirense, e segue trabalhando para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados”.

Redação PNB

Velório do idoso que morreu após incêndio a uma residência no bairro Tancredo Neves está ocorrendo nesta quarta-feira (23) no SAF de Juazeiro

1

 

O velório do idoso Marcos Antônio Moraes da Silva, de 69 anos, que morreu vítima de um incêndio que ocorreu no último sábado (19), em uma residência no bairro bairro Tancredo Neves, em Juazeiro, está acontecendo nesta quarta-feira (23) no SAF de Juazeiro. O sepultamento será amanhã (24), às 8 horas.

Marcos Antônio Moraes estava sozinho em casa no momento do incêndio. Ele chegou a ficar internado em um hospital da região, mas não resistiu e foi a óbito.

O imóvel ficou completamente destruído.

A causa do incêndio ainda está sendo investigada.

Redação PNB

Empresa Joafra continua sendo alvo de indignação entre os usuários do transporte público, em Juazeiro: “A gente precisa, o mais urgente, de uma empresa com responsabilidade e compromisso”

0

 

Um morador do João Paulo II, usuário do transporte público, em Juazeiro, em contato com o PNB, nesta quarta-feira (23), demonstrou sua indignação com o serviço prestado pela empresa Joafra. Ele enumera as deficiências e pede ao poder público que adote medidas com brevidade: “a gente precisa, o mais urgente, de uma empresa com responsabilidade e compromisso”.

A reclamação é comum entre os usuários que necessitam do transporte público.

“Uma empresa de transporte que desrespeita a população de Juazeiro, disponibilizando transportes inadequados, sucateados, transportes caindo aos pedaços. Os ônibus vivem superlotados, os idosos arriscando suas vidas sentados no degrau, entre outras situações que passamos dentro dos ônibus. Os motoristas não tem troco, a gente perde 25 centavos, 15 centavos. Se for a gente faltando 15 centavos, 20 centavos, não deixam a gente passar, mas quando é a empresa que não tem, somos obrigados a deixar o troco para eles. É uma empresa desrespeitosa, que não vem respeitando o povo juazeirense de forma nenhuma. Uma empresa que oferece um serviço de péssima qualidade e não está nem aí. Os ônibus vivem quebrando, não tem transporte suficiente para as comunidades. Essa é a indignação de um juazeirense que todos os dias pega um transporte coletivo de péssima qualidade, serviço ofertado por uma empresa incompetente. A gente precisa, o mais urgente, de uma empresa com responsabilidade e compromisso”, desabafou o usuário.

Estamos encaminhando a reclamação para a AMTT e também para a empresa Joafra.

Redação PNB 

Morador do Antônio Conselheiro, em Juazeiro, reclama de acúmulo de entulho deixado por construtor na via pública: “Já fiz denuncia na Ouvidoria, mas até agora ninguém fez nada”

0

 

“Já fiz denuncia na Ouvidoria, mas até agora ninguém fez nada”, disse ao Portal Preto No Branco um morador do bairro Antônio Conselheiro, em Juazeiro, reclamando de entulhos deixados por uma construtor na Avenida Ludgero Alves de Souza.

Ele relatou que o acúmulo do material está atrapalhando passagem dos veículos e pediu providências ao poder público.

Na Ouvidoria da prefeitura disseram que o caso está em análise, mas até agora nada. Na esquina da via está ainda pior. O responsável pela obra deveria alugar um contener para colocar esse entulho. Esta horrível isso”, concluiu.

Estamos encaminhando a reclamação para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB