Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Juazeiro celebra Dia Nacional e Municipal do Chorinho com evento musical nesta quarta (23)

0

Juazeiro vai comemorar, nesta quarta-feira (23), o Dia Nacional e Municipal do Choro, gênero musical considerado patrimônio do Brasil. Para celebrar o ritmo, a cidade contará com um evento gratuito de música no Museu Regional do São Francisco, localizado na Praça da Bandeira, a partir das 17h. O evento tem apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

Entre as atrações, o festejo receberá o cantor Silas França, organizador *e idealizador* da atividade, além de artistas como a cantora Wênia Trindade, vencedora do Prêmio Geraldo Azevedo; o músico Rogério Leal; e o gestor cultural João Leopoldo, referências no gênero samba-canção.

A banda base do evento contará, ainda, com a participação de Maria Pena, no cavaquinho; Jaaziel Barbosa, no violão; e Marcondes dos Santos e Celso José, na percussão.

Em 2025, o evento chega à sua nona edição. Para o superintendente de Cultura da Seculte, João Leopoldo, o projeto tem grande relevância na promoção e valorização da musicalidade em Juazeiro. “Por ser um gênero que nasce da fusão de diversos estilos musicais, se encaixa perfeitamente na terra do inventor da Bossa Nova, além de carregar um forte simbolismo”, diz.

O Dia Nacional do Choro, assim como o Dia Municipal, foi instituído no dia 23 de abril em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras mais representativas desse ritmo musical. A data integra o calendário de Juazeiro por meio da Lei Municipal do Chorinho, aprovada pela Câmara Municipal em 2019.

Ascom PMJ/Seculte

“Tenho que ficar com a porta fechada”, reclama moradora do Dom José Rodrigues, Juazeiro, sobre esgoto estourado na porta de casa

0

 

Esgotos obstruídos continuam atormentando a vida de moradores que cobram pressa ao SAAE para resolver o problema que afeta o centro e bairros de Juazeiro.

Desta vez, a reclamação veio de uma moradora da Avenida Edésio Santos, bairro Dom José Rodrigues.

Indignada com o esgoto correndo na porta de sua residência, ela denuncia a demora para ser atendida pelo SAAE.

“Um esgoto na porta da minha casa e simplesmente falaram que o prazo é de 15 dias para virem fazer o serviço. Tenho que ficar com a porta fechada, porque o mau cheiro está horrível”!

Estamos encaminhando a reclamação para o SAAE.

Redação PNB

Nota de Retratação Pública

0

 

Retratação Pública

Eu, Maria Clara Oliveira Rodrigues e Silva, venho, por meio desta, apresentar minha retratação pública à Senhora, em razão da divulgação de informações inverídicas que injustamente a envolveram em um suposto caso de abandono de animal.

Reconheço que divulguei e contribuí para o espalhamento de uma fake news, sem ao menos buscar verificar a veracidade dos fatos ou compreender a real situação ali registrada. Atribuí à Senhora uma conduta que, conforme posteriormente comprovado por imagens de câmeras de segurança, não corresponde à realidade dos acontecimentos.

As imagens confirmam que, ao contrário do que foi irresponsavelmente divulgado, a Senhora não abandonou nenhum animal, mas sim parou o veículo para oferecer-lhe alimento, demonstrando um ato de cuidado e empatia. Fica, assim, evidente que a acusação divulgada era infundada, caluniosa e parte de uma narrativa falsa, que gerou sérios danos à honra, à imagem e à integridade moral da referida Senhora.

Cabe destacar que a responsabilidade pela disseminação inicial dessa informação falsa é
inteiramente minha. Fui a autora da publicação que originou e incentivou o compartilhamento de um conteúdo que não refletia a verdade, e, por isso, assumo total e irrestrita culpa pelos prejuízos morais e emocionais causados à Senhora.

Tenho plena ciência de que a exposição do veículo e da placa da Senhora, amplamente
disseminados em redes sociais, grupos de mensagens e blogs, lhe causou profundo abalo
emocional e constrangimento público, o que jamais deveria ter ocorrido.

Dessa forma, assumo integral responsabilidade por meu ato precipitado e apresento minhas mais sinceras desculpas à Senhora, reiterando meu arrependimento por ter colaborado com a propagação de uma injustiça.

Comprometo-me, doravante, a agir com maior responsabilidade, discernimento e respeito,
sobretudo em relação à apuração e divulgação de qualquer informação que possa afetar a
reputação e a dignidade de terceiros.

Atenciosamente,

Maria Clara Oliveira Rodrigues e Silva
10 de abril de 2025

Deputado Roberto Carlos solicita instalação de torres de celular para 19 localidades da Bahia

0

Em defesa da conectividade e do desenvolvimento regional, o deputado estadual Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), apresentou uma Indicação ao governador Jerônimo Rodrigues e à Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA) solicitando a instalação de torres de telefonia celular em 19 localidades de municípios baianos.

A proposta integra o Programa Fala Bahia, criado para ampliar o sinal de celular e acesso à internet em comunidades rurais do estado. Segundo o parlamentar, a medida visa atender uma demanda urgente de milhares de famílias que ainda sofrem com a ausência de sinal telefônico.

“O acesso à telefonia móvel não é mais um luxo, mas sim uma necessidade básica. Estamos falando de comunicação essencial, acesso à informação, socorro em emergências e geração de oportunidades econômicas. Essa iniciativa vai transformar a vida de mais de 36 mil baianos”, afirmou o deputado Roberto Carlos.

Entre os municípios contemplados estão América Dourada, Cachoeira, Camamu, Casa Nova, Curaçá, Iguaí, Ipirá, Itapetinga, Itapitanga, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Quixabeira e São Domingos.

Ascom

Confira o novo cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro até a próxima sexta-feira (25)

0

A Unidade Móvel de Atendimento Odontológico (UMO) segue levando serviços para a população. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), irá oferecer entre os dias 22 e 24 de abril, 15 atendimentos diários. Nesta quarta-feira (23), a oferta do serviço inicia a partir das 8h, enquanto no dia 24, iniciará às 14h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS.

Confira o cronograma:

22/04 – Terça-feira – UBS João XXIII. 15 pacientes por demanda livre;
23/04 – Quarta-feira – UBS Parque Residencial. 15 pacientes por demanda livre;
24/04 – Quinta-feira – Centro de Cultura João Gilberto. 15 pacientes por demanda livre;
Em razão do ponto facultativo municipal referente ao feriado da Inconfidência Mineira (Tiradentes), não houve atendimento na segunda-feira (21), conforme rotina do serviço.

Ascom Sesau PMJ

Prefeitura de Sento Sé anuncia Festa da Cidade com grandes atrações e resgata tradição cultural do município

0

 

De 16 a 18 de maio, o município de Sento Sé será palco da Festa da Cidade, um evento que marca o retorno de uma tradição cultural que movimentou a região nos anos 2000 e agora volta com força total. Com grandes atrações como Léo Santana, Tayrone, Tony Salles, Taty Girl, Heitor Costa e a cantora gospel Elaine Martins, a festa promete agradar públicos de todos os gostos, com uma programação diversificada que une música, cultura e valorização da identidade local.

O evento será realizado no Espaço de Eventos, localizado atrás da Academia da Saúde, e já está movimentando a economia local com a lotação da rede hoteleira e a expectativa de grande presença de público.

O secretário municipal de Administração, Adriano Almeida, destacou a importância do resgate dessa celebração e explicou a decisão estratégica da gestão municipal. “A Festa da Cidade era realizada entre 2001 e 2008, fora da época tradicional do São João, justamente para atrair visitantes e movimentar o comércio. Mas acabou se perdendo com o tempo. Agora, entendemos que eventos como Réveillon e São João, embora tradicionais, possuem alto custo e forte concorrência regional. Já a festa de maio foge do calendário festivo do território norte da Bahia, permitindo que a gente atraia um público regional e injete recursos diretamente na economia do município. É uma festa com investimento planejado e retorno garantido”, afirmou.

Adriano reforça que a partir deste ano, a festa passa a integrar de forma permanente o calendário cultural da cidade. “A partir de agora, a Festa da Cidade será realizada anualmente no terceiro final de semana de maio. É uma opção estratégica, que traz movimento para a cidade, aquece o turismo e o comércio, e resgata uma memória afetiva da nossa população”, concluiu.

Ascom/PMSSE

Carreta Ivete Sangalo: Prefeitura de Casa Nova realiza a 1ª Feira da Saúde da Mulher com exames, atendimentos e mamografias gratuitas até a próxima sexta-feira (25)

0

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início nesta terça-feira (22) à 1ª Feira da Saúde da Mulher, com uma programação especial voltada ao cuidado, prevenção e promoção da saúde feminina. A grande novidade é a presença da carreta do Instituto Ivete Sangalo, em parceria com o Hospital de Amor, que estará no município oferecendo serviços gratuitos à população. As mulheres interessadas já estão passando por triagem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

A ação contempla atendimento com mastologista e realização de mamografias. A programação será dividida por localidades, conforme cronograma:

•         Terça (22): Mulheres da Sede – das 14h às 17h

•         Quarta (23): Mulheres do Bem Bom – das 8h às 12h e das 14h às 17h

•         Quinta (24): Mulheres de Pau a Pique – das 8h às 12h e das 14h às 17h

•         Sexta (25): Mulheres de Ouricuri – das 8h às 12h e das 14h às 17h

Já a partir do dia 28 de abril, a programação continua com a ampliação dos atendimentos especializados para a saúde da mulher. Serão ofertados exames laboratoriais, testes rápidos de ISTs, atendimentos clínicos e ginecológicos. A iniciativa contempla ainda ultrassonografias (tireoide, transvaginal, abdome total, mama e obstétrico) e planejamento para inserção de DIU, fortalecendo a rede de cuidados com a saúde feminina no município.

Segundo a secretária de Saúde, Rosania Rabelo, essa iniciativa é um marco no cuidado com a saúde da mulher no município. “Estamos promovendo um momento histórico em Casa Nova, garantindo acesso a exames de alta importância e atendimentos especializados. Cuidar da saúde da mulher é cuidar da base das famílias, é investir em prevenção e qualidade de vida”, destacou a secretária.

Ascom/PMCN

Sesau retoma atendimentos oftalmológicos em Juazeiro com 200 consultas mensais

0

 

A aposentada Maria do Carmo Ferreira, moradora do bairro Castelo Branco, celebrou a retomada dos atendimentos oftalmológicos em Juazeiro, nesta terça-feira (22), na Fundação Banco de Olhos Vale do São Francisco, localizada na Rua Dr. José Araújo Souza, nº 63, bairro Santo Antônio. “Vim fazer meu exame de vista após pegar as guias no posto de saúde. Fui muito bem atendida e acolhida. Gostei. Amei. Nota mil para o atendimento. Super indico”, elogiou a aposentada, usuária da Unidade Básica de Saúde Dom Thomaz.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que estão sendo disponibilizados 200 atendimentos por mês, com agendamentos feitos exclusivamente por meio da Central de Marcação de Consultas da Sesau, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A ação visa reforçar a assistência oftalmológica à população, especialmente àqueles que aguardam por consultas especializadas.

A oftalmologista Dra. Julia Lossio, integrante da equipe da fundação, explicou como o serviço funciona: “Realizamos a triagem de diagnósticos de algumas doenças oftalmológicas, consultas de exame de vista para renovação de óculos e a investigação para descoberta precoce de doenças como glaucoma, catarata e pterígio”, detalhou.

Ascom PMJ

20 dias após alerta de moradores sobre poste que está prestes a cair no bairro Alto da Aliança, Juazeiro, nada foi feito: “Estão esperando matar uma pessoa?”

1

 

No dia 2 de abril, após moradores do bairro Alto da Aliança, em Juazeiro, alertarem sobre um poste que está prestes a cair na Avenida Irmã Dulce, a Secretaria de Serviços Públicos, procurada pelo PNB, garantiu que adotaria providências.

“As providências já estão sendo tomadas junto ao setor de iluminação da SESP e à Coelba para solucionar o problema o mais rápido possível, garantindo a segurança da população”.

Também acionada pelo PNB, a Neoenergia Coelba informou que “trata-se de um poste de telefonia e internet, não é da rede elétrica. Notificamos as empresas para que adotem as medidas cabíveis”.

No entanto, até hoje o poste, que fica em frente ao Colégio Estadual Pedro Raimundo Moreira Rego, continua no lugar e prestes a cair.

“Estão esperando matar uma pessoa? Qual a dificuldade em agir antes que uma tragédia aconteça”? questionou um morador.

Novamente, estamos encaminhando a situação para a SESP e Coelba.

Reclamação anterior

“Esse poste fica em frente ao Colégio Estadual Pedro Raimundo Moreira Rego e está prestes a cair. Essa avenida é muito movimentada, pois tem escolas e creches. Diariamente, várias crianças e adolescentes circulam próximo ao poste. Se ele chegar a cair, pode acontecer uma grande tragédia. Por isso, queremos chamar a atenção das autoridades para que possam tomar uma providência.”, alertam.

 

Redação PNB