Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Deputado Zó lamenta falecimento do multiartista juazeirense Edy Star

0

 

O deputado estadual Zó do Sertão, com profundo pesar, lamenta o falecimento do multiartista Edy Star, ocorrido nesta quinta-feira, 24, em São Paulo.

“Edy era desses que não cabem em rótulo, nem em tempo. Era exagero, era arte viva, era coragem com purpurina.

Ele não fazia concessões. No palco ou fora dele, foi provocação, foi alegria debochada, foi resistência quando resistir era arriscado. Edy não pediu licença, ele simplesmente existiu do jeito mais potente possível.

Juazeiro perde um filho e a música brasileira perde uma figura que nunca foi só um artista. Foi atitude. Foi quebra de norma. Foi farol para quem veio depois.

Hoje, não é só luto. É gratidão. Por tudo que ele foi, por tudo que deixou.

Boa viagem, Edy. Você não passou, você marcou.”, declarou o deputado Zó.

Ascom

Após denúncia do SAAE, Polícia Civil abre investigação sobre furto de tampas de PVs, em Juazeiro

0

Cerca de 60 tampas de ferro fundido dos Poços de Visita (PVs) foram furtadas nos últimos três meses em diversos bairros de Juazeiro, causando prejuízo não apenas ao SAAE, mas principalmente à população que fica com o esgoto exposto e com risco de provocar acidentes.

Diante da situação foram registrados Boletins de Ocorrência (BO) e formalização legal junto à Polícia Civil que já iniciou a investigação para identificar os possíveis autores do crime e também os receptadores, pessoas que compram objetos provenientes de crimes.

De acordo com a Polícia Civil, a pena para o furto qualificado no Código Penal Brasileiro é de reclusão de 2 a 8 anos, além de multa. Já o furto de bem público, igualmente considerado crime e tipificado no artigo 155 do Código Penal, que estabelece a pena de reclusão de 1 a 4 anos. No caso de o furto ser praticado contra o patrimônio público, a legislação pode prever agravantes, levando ao aumento da pena.

Ainda segundo a Polícia Civil, a receptação qualificada é uma modalidade mais grave do crime, tipificada no artigo 180 do Código Penal, que prevê pena de reclusão de 3 a 8 anos, além de multa.  Essa qualificadora ocorre quando o agente, sabendo que a coisa é produto de crime, a utiliza em atividade comercial ou industrial.

Outra prática considerada crime, infelizmente ainda bastante comum em Juazeiro, são as ligações clandestinas , popularmente conhecidas como “gatos”. O SAAE já está fazendo levantamento dessas ações criminosas e também formalizará a denúncia junto à polícia para  que sejam adotadas as medidas de acordo com a Lei. A autarquia municipal de água  e esgoto conta com o apoio da população para fazer as denúnciar os furtos e as ligações clandestinas através dos canais de atendimento.

Ascom/PMJ

Morre o multiartista juazeirense Edy Star, símbolo de resistência, liberdade e expressão da cultura nacional

0

 

Morreu nesta quinta-feira (24), em São Paulo, o multiartista Edivaldo Souza, Edy Star, 87 anos. Ele estava internado em estado grave e morreu em decorrência de insuficiência respiratória, insuficiência renal aguda e pancreatite aguda.

Nascido em Juazeiro, Norte da Bahia, mudou-se da cidade natal após completar 1 ano de idade, quando foi morar em Salvador. Da capital do estado, ganhou o mundo e residiu no Rio de Janeiro, São Paulo e na Espanha.

Irreverente e vanguardista, Star era um artista performático  trabalhou com circo, teatro, música, rádio e televisão, sempre mantendo um estilo debochado, próximo da chanchada, do cabaré e teatro de revista.

Edy foi conhecido por ter feito parte da Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, bem como pelas suas apresentações que misturavam diversos estilos debochados de teatro e que desafiavam as convenções sociais relativas à sexualidade. Por isso mesmo, ficou famoso por ter sido o primeiro artista brasileiro a revelar a sua homossexualidade.

Em 1971 juntou-se com Raul Seixas, Miriam Batucada (1947 – 1994) e Sérgio Sampaio (1947 – 1994) na gravação do álbum Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das 10, título anárquico da discografia brasileira, cercado de lendas sobre a feitura e a edição.

Ícone gay da contracultura brasileira, Edy Star manteve hasteada a bandeira da liberdade desde a infância e adolescência passadas na Bahia até os últimos anos vividos em São Paulo (SP). No Rio de Janeiro (RJ), o performático intérprete barbarizou na década de 1970 em shows em boates da marginalizada região central.

Foi também no Rio de Janeiro que Star gravou e lançou em 1974 o primeiro álbum solo, …Sweet Edy…, com músicas inéditas de medalhões da MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Roberto Carlos em parceria com Erasmo Carlos (1941 – 2023). Em…Sweet Edy…, Star mergulhou no universo do glam rock gringo, mas com o sabor tropical do Brasil e da América Latina.

Edy é parceiro de Gilberto Gil em Procissão (1965), um dos primeiros sucessos de Gil. O artista conseguiu o crédito de coautor da música nos anos 2010 após acordo com Gil.

Após quase duas décadas no exterior, retornou ao Brasil e retomou a carreira musical. Lançou “Cabaré Star”, produzido por Zeca Baleiro, em 2017, e “Meu amigo Sergio Sampaio” em 2023. No mesmo ano de 2017, relançou “Sweet Edy”, com participações de Ney Matogrosso e Caetano Veloso.

Edy Star, símbolo de resistência, liberdade e expressão na cultura nacional.

Redação PNB, com informações G1

IFSertãoPE celebra Dia Nacional da Caatinga com programação especial. Inscrições estão abertas

0

 

O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPErealiza, no próximo dia 28 de abril, evento alusivo ao Dia Nacional da Caatinga. A data, instituída em 2003, tem como objetivo incentivar a conscientização sobre a importância do bioma e reverenciar sua biodiversidade.
Para a professora Elizângela Souza, uma das organizadoras do evento, vivenciar o Dia Nacional da Caatinga é de suma importância para conscientizar as pessoas que desconhecem a relevância deste bioma, genuinamente brasileiro, rico de fauna e flora únicas.
“A Caatinga tem grande importância no sequestro de carbono e redução dos impactos climáticos. Manter a Caatinga de pé é garantir a nossa sobrevivência e das demais espécies que ali vivem. O nosso evento traz temáticas importantes sobre formas de preservação e o uso sustentável desse bioma”, afirmou.
A programação tem início às 8h30, no auditório do campus, com a palestra “Produção de bioinsumos com uso de bactérias da Caatinga”, ministrada pela professora Dra. Adriana Bezerra dos Santos (Uneb). Entre às 10h e 12h, serão ofertadas treze oficinas, com temáticas diversas envolvendo o bioma Caatinga, como, por exemplo, “Receitas com Pancs da Caatinga”; “Produção de lambedor de plantas da Caatinga”; “Fotografias e narrativas visuais do bioma Caatinga”; “Saberes ancestrais da Caatinga” e “A caatinga em impressão 3D”.
À tarde, a partir das 13h30, será realizada a palestra “Ameaças à Caatinga”, ministrada pelo professor Dr. Carlos Alberto Batista dos Santos (Uneb). O evento terminará com apresentações de atividades dos núcleos e projetos de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão do campus Petrolina Zona Rural.
Todas as pessoas interessadas podem participar. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 26 de abril, através do Suap Eventos (clique aqui).
Ascom

Juazeiro e Petrolina fortalecem parceria para enfrentamento conjunto à criminalidade

0

As secretarias de Segurança de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) deram mais um passo na construção de estratégias integradas para enfrentar a criminalidade nas duas cidades. Em reunião realizada nesta terça-feira (23), as pastas discutiram a ampliação da cooperação técnica e operacional, com foco na troca de informações, planejamento conjunto e fortalecimento da atuação regional.

A iniciativa foi alinhada durante visita técnica realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública de Petrolina, que contou com a participação de representantes do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública Regional de Juazeiro (CISP). O encontro reforçou o papel do comitê como articulador de ações compartilhadas entre instituições públicas de segurança e justiça.

Participaram da reunião o secretário de Segurança Cidadã de Juazeiro, Adegivaldo Mota; o secretário de Segurança Pública de Petrolina, coronel Diniz; as promotoras do Ministério Público da Bahia, dra. Joseane Nunes e dra. Aline Curvelo; o assessor de Políticas Públicas da Prefeitura de Juazeiro, Paulo Lima; e o subchefe da Guarda Civil Municipal de Juazeiro, inspetor Fábio Renato dos Santos.

Entre os pontos discutidos, foi destacada a necessidade de intensificar a integração entre as forças municipais de segurança e justiça, ampliando o alcance do CISP e consolidando uma rede de cooperação capaz de responder aos desafios da segurança pública na região do Vale do São Francisco.

“O trabalho conjunto, com troca de informações e estratégias, fortalece nossa segurança pública e garante mais proteção para a população. Essa parceria entre Juazeiro e Petrolina é fundamental”, ressaltou Adegivaldo Mota.

Ascom PMJ

Projeto Cinema na Praça exibe filmes gratuitos em Carnaíba e no bairro Quidé nos dias 26 e 29 de abril

0


O “Cinema na Praça”, projeto que leva sessões itinerantes de cinema para a comunidade, vai realizar novas exibições em Juazeiro. O projeto chega ao distrito de Carnaíba do Sertão neste sábado (26) e retorna ao bairro Quidé na terça-feira (29). Ambas as sessões estão programadas para as 19h e acontecem, respectivamente, na Praça Central e na Praça da Feira das localidades.

As sessões retomam a programação prevista para os dias 11 e 12 de abril, interrompida em razão das fortes chuvas que ocorreram na região. Para as duas noites, o público poderá acompanhar o filme Barco sem Pescador, dirigido por Hertz Félix.
A obra conta a história de Ricardo (Elder Ferrari), um enigmático exportador de frutas que busca recuperar sua fortuna às custas da morte de um pescador desconhecido. Enquanto isso, Estela (Kátia Gonçalves), viúva do pescador — morto em um acidente misterioso —, enfrenta o luto e o temor pela morte do rio. A trama revela paixões ocultas e peculiaridades culturais de um povo que vive entre a terra e a água.

Após a exibição, o projeto promove um espaço de diálogo com uma roda de conversa sobre as temáticas levantadas pelo filme. Com o objetivo de ampliar o acesso à sétima arte, o “Cinema na Praça” planeja sessões mensais, priorizando filmes de cineastas locais e percorrendo diferentes bairros de Juazeiro e localidades do interior.
A estrutura dos eventos conta com telão, projetor, sistema de som, microfones e cadeiras para o público. A próxima edição já tem data marcada: os dias 30 e 31 de maio, às 20h, com a exibição de Dilacerada, no bairro João Paulo II e em Juremal, respectivamente.

Além disso, o Cinema na Praça seguirá com exibições itinerantes nos seguintes locais: Pinhões, Lomanto Júnior, Itamotinga, Tabuleiro, Itaberaba, Santo Antônio, Abóbora, Piranga, Maniçoba, Alto da Aliança, Junco, Dom José Rodrigues e Massaroca.

Ascom PMJ/Seculte

Rede estadual intensifica mobilização de estudantes para solicitação de isenção da inscrição do Enem 2025

0

Com o objetivo de incentivar os estudantes a solicitarem a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a rede estadual de ensino intensifica, nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), a mobilização das unidades escolares. A solicitação pode ser feita até o dia 25 de abril, na página do participante, através do endereço https://enem.inep.gov.br/participante. O resultado da isenção será divulgado no dia 12 de maio.

Durante a mobilização, que integra o plano de ação “Tô com você no Enem”, cada escola estadual deixará um responsável na secretaria para apoiar os estudantes aptos a obterem o benefício. Além disso, os alunos que não comparecerem às provas nos dois dias de aplicação do Enem 2025 terão suporte para justificarem a ausência. O procedimento é realizado nos mesmos endereço e período da solicitação de isenção.

Será isento do pagamento da taxa de inscrição o participante que preencha um dos seguintes requisitos: estar cursando a última série do Ensino Médio no ano de 2025, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica; ou ter cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); e participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).

Documentação – Dentre os documentos que o MEC exige para comprovar que o candidato não tem condições financeiras de pagar a inscrição, se destacam carteira de identificação do estudante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; declaração que comprove a realização de todo o Ensino Médio em escola pública ou histórico escolar do Ensino Médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de bolsista, deve ser incluída a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o Ensino Médio; comprovante da renda declarada referente ao mês corrente ou até três meses anteriores, dentre outros.

Plano de ação – Por meio do  “Tô com você no Enem”, em cada edição do exame, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) investe em todo o processo de preparação do estudante: desde o incentivo à inscrição até a realização da prova, inclusive com a oferta do transporte nos dias do Enem. A atuação é dividida em quatro eixos centrais: Engajamento, Conhecimento, Investimento e Reconhecimento.

Ascom/ SEC

Afinal, qual o “local apropriado”?: Mais uma vez, vizinhos rejeitam Centro Pop em rua central de Juazeiro

0

 

No último dia 9 de abril, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Juazeiro (Centro POP) passou a funcionar na Rua Elizabete Safira, 172, no bairro Maria Gorete.

Quinze dias após a entrega do equipamento, moradores da rua, relatando transtornos  causados pelos usuários do serviço, se manifestaram contra a presença do Centro Pop Dom José Rodrigues de Souza no local.

Uma situação que se repete sempre que o serviço muda de endereço. O Centro Pop, criado pelo governo federal, já passou pelo bairro Country Clube, pela Visconde do Rio Branco, no centro da cidade, e em todas as vezes, vizinhos rejeitam a instalação do serviço na rua em que me moram, alegando problemas de segurança, sujeira e desordem pública.

Surge aí um desafio para a gestão municipal: Qual o “local adequado” para instalar um equipamento que oferece alimentação, higiene, além de acompanhamento e encaminhamento para a rede socioassistencial aos que vivem em extrema miséria?

São pessoas sem perspectiva de vida, sem rumo, sem lar, famintos, totalmente vulneráveis, dependentes químicos, situação do público que passa todos os dias pelo Centro Pop em busca de algum acolhimento.

Pessoas invisíveis aos poderes públicos e também indesejáveis à sociedade. Vistos como intrusos sempre vão incomodar por onde quer que passem. A tendência da sociedade é querer higienizar a cidade, talvez, para não ver a miséria tão de perto.

Nos endereços por onde o Centro Pop de Juazeiro já passou, os moradores que se queixam dos incômodos também fazem questão de afirmar que apoiam a assistência social à população em situação de rua, mas desde que este público não seja seu vizinho. Desde que o centro não funcione em ruas residenciais, pacatas, tranquilas.

A pressão contra a gestão municipal da vez para que o Centro Pop funcione em um “local adequado” em nome da segurança e do bem-estar da comunidade é a reivindicação dos incomodados.

A pergunta que cabe é: Qual seria o “local apropriado” para instalar o equipamento público?

De certo que o órgão responsável pelo serviço de assistência social voltado à garantia de direitos da população em situação de rua deva disciplinar a rotina do centro e adotar medidas que minimizem os transtornos causados a vizinhança.

Desta forma, talvez, resolva-se o conflito sem prejuízo aos necessitados e assistidos pela necessária política pública; sem prejuízos para os vizinhos que precisam de tranquilidade e  bem-estar em suas moradias.

Afinal, a cidade deve ser de todas as pessoas e em todas as situações.

Redação PNB

Moradora de condomínio no bairro São Geraldo, em Juazeiro, denuncia matança de gatos por envenenamento e pede investigação: “É caso de polícia essa crueldade com os animais”

0

 

Uma moradora do Condomínio Mais Viver Village, no bairro São Geraldo, em Juazeiro, procurou o PNB para denunciar a matança de gatos por envenenamento. Segundo ela, muitos gatos de residentes do condomínio estão aparecendo mortos, fato que requer investigação.

“Algum morador do condomínio está envenenando os gatos e isso precisa ser investigado, pois trata-se de um crime. Que eu tenha conhecimento já foram três nos últimos dias, mas muitos gatos estão desaparecendo. É caso de polícia essa crueldade com os animais”, protestou.

Estamos encaminhando a situação para a Polícia Civil.

Redação PNB