Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Morador de Piranga, Juazeiro, reivindica poda de árvores e iluminação para Praça Antônio Tanuri

0

 

Um morador do entorno da Praça Antônio Tanuri, em Piranga, Juazeiro, através do PNB, reivindicou a poda de árvores e também iluminação pública no local. Ele conta que já registrou um pedido no órgão competente, mas a solicitação para os serviços não foi atendida.

“Estamos preocupados com a situação em que se encontram esses três pés de algaroba que estão precisando urgente de uma poda, pois os galhos já estão quase pegando na rede de energia elétrica. Pedimos ao órgão competente que venha resolver essa situação”, pediu o morador.

Ele também aponta a falta de iluminação pública do local.

“Precisamos também de iluminação, pois as lâmpadas em alguns postes estão queimadas tanto na lateral como na frente do Colégio Municipal Pedro Raimundo Rêgo. Inclusive, tenho número do protocolo da solicitação feita ao setor de iluminação, que ainda não foi atendida.

Estamos encaminhando a reivindicação para os setores responsáveis.

Redação PNB

Juazeiro sedia Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia – Macrorregião Norte

0

 

Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde/SESAU, Juazeiro sediou nesta terça-feira (06), a Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador do Estado da Bahia – Macrorregião Norte. Realizada no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF, a iniciativa reuniu representantes de instituições públicas, movimentos sociais, sindicatos, conselheiros e conselheiras de saúde, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde/SUS, abordando como tema central “Saúde da trabalhadora e do trabalhador como direito humano”.

O evento que segue com programação até esta quarta-feira (07), também contou com presença do vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Felix, e do secretário de Saúde, Helder Coutinho. Durante a conferência, o secretário destacou a importância do encontro como um espaço de escuta ativa e construção coletiva de políticas públicas.

“Este é um momento de encontro, escuta, construção coletiva e, acima de tudo, de compromisso com a vida de quem sustenta, com seu trabalho diário, o funcionamento do município. Não é apenas uma diretriz conceitual: é um chamado à ação. Reconhecer a saúde como um direito humano significa compreendê-la como parte essencial da dignidade, da justiça social e da democracia. E não há democracia real sem respeito às condições de trabalho, à proteção social e à integridade física e mental de cada pessoa que trabalha”, afirmou.

A atuação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/CEREST, órgão vinculado à SESAU, também foi evidenciada como estratégica dentro do SUS. O Centro não apenas acolhe e acompanha casos de adoecimento relacionados ao trabalho, mas também desenvolve ações voltadas à prevenção, vigilância, educação e promoção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, contribuindo para a garantia de direitos e a qualidade de vida da classe trabalhadora.

Participando da programação, Katussia Almeida, assessora de Política de Saúde da Mulher, ressaltou a importância da transversalidade entre as pautas de gênero e trabalho. “A saúde da mulher trabalhadora precisa ser olhada com atenção especial para o combate às desigualdades históricas, pois muitas vezes ela enfrenta jornadas triplas, acúmulo de funções, discriminação e precarização”, pontuou.

Macrorregional Norte

A Macrorregional Norte inclui os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá, Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida, Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

Ascom/Sesau

Juazeiro adere ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae

0

 

O Sebrae e o município de Juazeiro celebraram a assinatura do Termo de Adesão ao Programa Cidade Empreendedora, renovando parceria que vem rendendo resultados positivos para o ambiente de negócios do município.

O documento foi assinado pelo gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro e pelo prefeito Andrei Gonçalves, durante sessão solene no plenário da Câmara de Vereadores do Município, realizado no dia 29/04.

Na ocasião, aconteceu também a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o município e o Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB).

A solenidade, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Mitu do Sindicato, reuniu edis, secretários e diretores de autarquias municipais, além de representes da sociedade civil e do setor produtivo. Estiveram presentes, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), George Falcão; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro, Antonio Helder; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, Josival Barbosa; o diretor da Abrafrutas, Zacarias Ribeiro; e o diretor do Distrito Industrial do São Francisco (DISF), Nilton Sampaio.

Alisson Virgolino, gerente do Sesi em Juazeiro representou o Sistema S, enquanto Hugo Tarciano, gerente-geral, Carla Simone Cordeiro, gerente do programa CrediAmigo e Jorge Murilo, agente de desenvolvimento, representaram o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O prefeito Andrei Gonçalves reconheceu a importância do evento e enalteceu a parceria com o Sebrae na promoção do desenvolvimento econômico do município. “É imprescindível para nós a parceria com o Sebrae, que não se limita apenas ao programa Cidade Empreendedora. O compromisso que renovamos nesse momento é apenas o começo de muitas ações que virão em nosso governo com o objetivo de atender as necessidades da população”.

Para o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), Walterson Ramos, “o gesto representa a confiança da gestão municipal no desenvolvimento socioeconômico do município, por meio da parceria com o Sebrae, que oferece estratégias práticas e sustentáveis para o alcance desejado”.

Durante a solenidade, Carlos Cointeiro reforçou o papel do Sebrae no desenvolvimento dos municípios. “Faz parte da missão do Sebrae firmar parcerias que promovam a capacitação de empreendedores para fortalecer as instituições, por meio de programas sustentáveis que agregam valor para o desenvolvimento do município”, finalizou.

Juazeiro dá início à campanha “Faça Bonito” com formação intersetorial sobre proteção à infância e adolescência

0

Na manhã desta terça-feira (6), a Prefeitura de Juazeiro, em parceria com a Associação Civil de Articulação para a Cidadania/Acari, realizou uma formação para profissionais da rede de proteção à infância e adolescência do município. A atividade, que aconteceu no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, marcou o início das ações da campanha nacional “Faça Bonito”, voltada ao combate, ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Participaram do encontro profissionais da assistência social, educação, saúde, cultura e representantes de instituições que compõem a rede de proteção, como a Vara da Infância, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA, Conselho Tutelar e agentes de proteção.

A formação teve como foco principal o fortalecimento do trabalho intersetorial, a qualificação técnica sobre os fluxos de atendimento e a escuta especializada, além da promoção de debates sobre estratégias de prevenção e enfrentamento às violações de direitos.

“Essa formação é importantíssima para os profissionais da assistência social, principalmente aqueles que atuam nos equipamentos de ponta. Eles precisam estar capacitados, com informações atualizadas e organizadas, para atender melhor os usuários e protegê-los de situações de violência e abuso”, destacou a assistente social, Keyty Nadzam.

Já a diretora de Proteção Especial da SEDES, Fátima Carvalho, reforçou o papel coletivo da rede. “A ideia de juntar todos é justamente disseminar e sensibilizar sobre as diversas violências que acometem crianças e adolescentes. Esse é um trabalho do CREAS, do CRAS e de todos nós que atuamos na rede.”

A educadora social da Acari, Ailma Barros, também participou da formação e enfatizou a necessidade de espaços que promovam reflexão e atualização dos profissionais: “Vivemos um momento de muita informação, mas nem sempre ela chega de forma estruturada. Quando falamos de violência, especialmente a sexual, que tem características muito específicas, é fundamental refletir, sensibilizar e entender como enfrentá-la. A campanha ‘Faça Bonito’ completa 25 anos defendendo práticas positivas e a lei da escuta protegida. E, acima de tudo, é essencial falar sobre educação sexual com as crianças, ajudá-las a conhecer e proteger seus corpos, e identificar em quem podem confiar.”

Compromisso com a proteção

A campanha “Faça Bonito” é um movimento nacional que reforça o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a formação, Juazeiro reafirma seu compromisso com a proteção integral das infâncias, mobilizando profissionais e a sociedade para atuarem de forma efetiva na garantia de direitos.

Ascom/PMJ 

Sebrae leva a comunidades do município de Curaçá oficina de capacitação sobre associativismo

0

Cerca de 40 produtores rurais das comunidades Maragogi e Capuchu, no município de Curaçá, Sertão da Bahia, participaram no domingo (4) de uma oficina do programa Circuito Agro do Sebrae. O tema abordado foi ‘Despertando para o Associativismo’, e o objetivo foi promover a cultura e o fortalecimento das cadeias produtivas do setor na região, qualificando os produtores rurais ligados à agricultura familiar.

As ações realizadas em parceria com a Prefeitura de Curaçá, por meio da Sala do Empreendedor, foram ministradas pela socióloga Maria Carmem de Oliveira e tiveram o apoio de entidades associativas que compõem as comunidades do município.

Uberlândia Silva da Paixão, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitária da Fazenda Capuchu, destacou o saldo positivo do encontro. “Todos nós saímos dessa oficina mais ricos em conhecimentos, graças aos conceitos apresentados pela palestrante. Além disso, as informações recebidas nos despertam para a prática do associativismo e como alcançar o sucesso usando as ferramentas no trabalho coletivo. Agora é colocar em prática o aprendizado adquirido nessa capacitação”, disse.

O presidente da Associação dos Produtores Agropecuaristas da Fazenda Maragogi, Adelino da Silva Batista, classificou a palestra como importante e esclarecedora. “Saímos daqui orgulhosos e cheios de conhecimentos para praticar o real significado do que é uma associação. Entre outros pontos, ficou claro a importância da união para que os associados consigam realizar um trabalho que favoreça o crescimento individual e coletivo”, apontou.

A coordenadora de Desenvolvimento Econômico de Curaçá, Gilmara Alves, destacou a parceria como fator de apoio fundamental para a região. “A chegada do Circuito Agro é um divisor de águas para os nossos produtores. As oficinas do Sebrae trazem conhecimentos para as mulheres e os homens do campo, proporcionando a todos o acesso ao conhecimento e novas ferramentas que aumentam a produtividade e desenvolvem o trabalho em suas propriedades”, disse.

O analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, coordenador do Circuito Agro no Território do Sertão do São Francisco, explica que a temática de associativismo é fundamental para os produtores rurais. “Entendemos como primordial o reforço ao associativismo. É através da união, da busca por objetivos comuns e do trabalho em cooperação que o homem e a mulher do campo podem transformar as suas realidades, construindo empreendimentos coletivos fortes, preços competitivos e aumento da renda”, concluiu.

Ascom

SEC abre inscrições para seleção de projetos científicos do Encontro Estudantil 2025

0

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou edital para a seleção de projetos de iniciação científica e tecnologias voltados ao Encontro Estudantil 2025. As unidades escolares da rede estadual já podem inscrever seus projetos, até o dia 11 de junho, por meio de formulário eletrônico disponível no Portal da Educação. A iniciativa contempla a 13ª Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba), a 2ª Mostra de Projetos das Oficinas do Educa Mais Bahia e o 3º Seminário Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica.

A proposta visa fortalecer o protagonismo estudantil por meio da pesquisa e da inovação desenvolvidas no ambiente escolar. Os projetos devem ser orientados por professores da rede e refletir os interesses, desafios e potenciais das comunidades escolares. Além disso, as experiências selecionadas poderão ser apresentadas em eventos nacionais e internacionais, com o apoio da SEC.

Para realizar a inscrição dos projetos, basta acessar o formulário oficial. Estudantes, professores e avaliadores interessados também podem se cadastrar como avaliadores. Outras informações estão disponíveis no site da Feciba ou podem ser obtidas pelo telefone (71) 3115-1313 e pelo e-mail encontroestudantil2025@enova.educacao.ba.gov.br.

Secom

Prefeitura de Casa Nova se reúne com grupo de sanfoneiros para valorizar cultura local 

0

  

Nesta terça-feira (6), o prefeito de Casa Nova, Anisio Viana, participou de uma reunião especial com sanfoneiros do município, atendendo a um chamado da classe artística local por mais valorização e visibilidade. O encontro, organizado pelo agente cultural Marcelo Ferreira, teve como objetivo principal ouvir os músicos e fortalecer sua presença nos eventos culturais da cidade. Durante a reunião, os sanfoneiros destacaram a importância de retomar sua participação nas festividades locais.  

Prefeito Anisio Viana destacou seu compromisso com a cultura local. “A sanfona tem história em Casa Nova, e os sanfoneiros merecem o devido reconhecimento. Vamos organizar, apoiar e garantir que esses músicos estejam presentes nas nossas festas religiosas, cívicas, nas comemorações do 7 de Setembro, no Dia do Folclore e em todos os eventos culturais, além da festa do interior. Esse é um resgate importante da nossa identidade”, destacou o prefeito.    

Segundo Marcelo Ferreira, essa reunião foi um marco. “O prefeito ouviu cada um e se comprometeu a dar apoio, como fazia o pai dele, Gilson Viana. Graças ao prefeito Anisio Viana, agora são sanfoneiros, aboiadores, repentista, poetisa, poeta, tocador do triângulo, zabumba, reco-reco e cantores em geral, vão poder voltar a apresentar nossa arte”.  

 Ascom/PMCN 

Sento Sé realiza Consulta Pública sobre Estradas Vicinais e se destaca como o primeiro município do território a sediar a ação

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), realizou com sucesso, na manhã desta segunda-feira (5), a Consulta Pública sobre as Estradas Vicinais do município. A ação, que integra o Programa Pró-Rodovias e conta com financiamento do Banco Mundial, marcou Sento Sé como o primeiro dos 10 municípios do Território Sertão do São Francisco a receber a iniciativa.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu lideranças comunitárias, representantes de associações rurais e moradores de diversas localidades. Durante a consulta, os participantes puderam indicar os trechos mais críticos das estradas vicinais, colaborando diretamente com a definição de pontos que poderão receber intervenções de infraestrutura como passagens molhadas, pontes entre outras.

A prefeita Giselda Carvalho destacou a importância da escuta ativa da população. “É mais um momento histórico para o nosso município. Estamos construindo juntos, com o Governo do Estado, uma solução para um problema antigo: o acesso das comunidades rurais. Quem vive nas estradas sabe onde estão os maiores desafios, por isso essa participação é tão valiosa para orientar os investimentos futuros. Seguimos trabalhando e reforçando o compromisso em trabalhar junto à população para garantir melhorias reais nas condições de mobilidade e infraestrutura rural.”

Presente na consulta, o presidente da Associação de Moradores de Brejo da Brásida, Manoel Palha, avaliou o encontro como o início de uma grande conquista para as comunidades rurais. “Ver a Prefeitura e o Governo do Estado ouvindo os moradores é um avanço enorme. Isso mostra que as obras que virão realmente vão beneficiar quem mais precisa.”

Representando a Secretaria de Infraestrutura, João Eduardo Leal, da Unidade de Coordenação do Programa Pró-Rodovias, reforçou a relevância da escuta pública como primeira etapa do processo. “Foi um evento muito bom, positivo e com participação expressiva. Hoje saímos daqui com uma relação de pontos indicados pela população como prioritários. Essa consulta é o primeiro passo. A próxima fase será a visita técnica para verificar as condições dos trechos e, a partir disso, viabilizar as futuras licitações.”

Ascom PMSSE

“Juazeiro necessita de mais um equipamento onde as famílias possam se socializar”, diz Prefeito Andrei Gonçalves sobre desapropriação da AABB; maioria dos internautas aprova iniciativa

0

Nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Procuradoria Geral do Município, publicou decreto que estabelece de utilidade pública a área onde funcionava a Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, localizada no bairro Santo Antônio, com o objetivo de viabilizar a construção de um Parque Municipal.

Para o prefeito Andrei Gonçalves, a iniciativa reflete o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à qualidade de vida dos juazeirenses.

“Queremos otimizar e democratizar os espaços públicos de nossa cidade aproveitando áreas que não são utilizadas há muito tempo. Juazeiro necessita de mais um equipamento onde as famílias possam se socializar e buscar diversão saudável. Por isso, nosso objetivo é valorizar aquela área com a criação de um Parque Municipal”.

Pelas redes sociais do PNB, a maioria dos seguidores aprovou a iniciativa.

“Grande notícia da noite. Que maravilha!”
“Ótima notícia para Juazeiro, finalmente nossa cidade vai ter um parque
“Aí sim”.
“Enfim, um prefeito”.
“Uma boa ideia”.
“Muito bom! Que seja bastante arborizado com árvores frondosas, com ipês de flores de várias cores, a cidade é muito quente e precisa de muita sombra”.
“O Country Clube também está abandonado. Uma tristeza, faltam pessoas com visão empreendedora e dinheiro também para investir, pois ali daria um belo parque aquático”.
“Parabéns! Em pouquíssimos meses, está realizando proezas que muitos não conseguiram em 4 anos”.
“Eu vi abandonado mesmo. Muito bom fazer um parque”.
“Vai ser uma maravilha! Parabéns! Meu prefeito estourado está de parabéns!”
“Prefeito tem que dar um basta naquele matagal entre a Penha e a Água Bela, um perigo aquilo dentro da cidade”.
“Se sair do papel vai ser bom. Juazeiro precisa de um parque municipal, como o Josefa Coelho em Petrolina. Um lugar bem arborizado, com parque para as crianças, academia para idosos, lugar para praticar atividade física, como correr e pedalar. Seria maravilhoso!”
“Seria muito bom no lugar uma praça, um bom hospital municipal de Juazeiro”. 
“Que super ideia desejo sucesso nessa ideia… parabéns!!!”
“Que o parque seja muito bem arborizado, pois faz muito calor em Juazeiro”.
“Poderia funcionar uma CIDADE DO SABER, estilo o modelo implantado em Camaçari BA”.
“Excelente ideia!”
“Muito bom esse projeto, show!”
Alguns internautas lembraram da obra do Parque Municipal, situado no bairro Alto da Aliança. Iniciada na gestão de Paulo Bomfim, a obra não foi concluída.
“Tomara que saia do papel e não seja igual ao elefante branco deixado por Paulo Bomfim”.
“Será que vai sair do papel ou vai ficar que nem o parque da cidade do Alto da Aliança”
“Um parque? Porque não termina o Parque da Malhada da Areia que vem parado a duas gestões? Não seria mais útil designar para moradias? Um Centro de Convenções, um Hospital Municipal…”

Decreto

O ato, assinado pelo Prefeito, Andrei Gonçalves, fundamenta-se na Lei Orgânica do Município e no Decreto-Lei Federal nº 3.365/1941, que regula a desapropriação por necessidade ou utilidade pública. A medida se refere a um terreno de 18.163,88 metros quadrados e visa assegurar à população juazeirense o acesso ao lazer, à convivência e ao contato com a natureza.

De acordo com o decreto municipal, a desapropriação poderá ser realizada de forma amigável ou judicial, e a Prefeitura poderá solicitar a posse imediata caso haja urgência. O valor da indenização será determinado pela Secretaria de Obras Estruturantes, com abatimentos de eventuais débitos de IPTU e taxas junto ao SAAE.

O decreto marca mais uma medida estratégica da gestão para requalificação urbana e ambiental de Juazeiro, fortalecendo essa nova fase que a cidade vive.

Confira o decreto no Diário Oficial do Município pelo linkhttps://diario.indap.org.br/publicacoes/68192012c6bd9/anexo/53118

Redação PNB com informações Ascom PMJ