Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Gestão Financeira será tema de oficinas em comunidades de Curaçá (BA)

0

Como parte das ações do programa Circuito Agro em 2025, oSebrae realiza no próximo dia 11 de maio duas oficinas de Gestão Financeira para o Homem e a Mulher do Campo no município de Curaçá, Sertão da Bahia.

As atividades promovidas, em parceria com a Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Curaçá, atenderão os produtores rurais da agricultura familiar das comunidades da Fazenda Santana, às 8 horas, e Fazenda Alexandre, às 13h.

As capacitações serão ministradas pelo economista e consultor, Fabrício Andrade, com especialidade em gestão financeira e marketing, que abordará os seguintes temas: como controlar entradas e saídas de dinheiro; noções práticas de planejamento financeiro; ferramentas simples para organizar as finanças da produção; e dicas para tomar decisões mais seguras com o seu dinheiro.

Serviço

O quê: Oficina Gestão Financeira para o Homem e a Mulher do Campo

Quando: 11 de maio

Onde: Fazenda Santana, às 8 horas, e Fazenda Alexandre, às 13 horas

Inscrições gratuitas: Na própria comunidade ou através da Sala do Empreendedor de Curaçá

Ascom

Escola do bairro Tabuleiro recebe projeto ‘Samuzinho nas Escolas’ nesta quinta-feira (08)

0



Na manhã desta quinta-feira (08), às 10h, a Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira Oliveira, localizada no bairro Tabuleiro, será palco da primeira edição do projeto ‘Samuzinho nas Escolas’. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/SAMU, e tem como objetivo ensinar, de maneira lúdica e educativa, a importância do serviço 192, como agir em situações de emergência e a valorização da vida desde a infância.

Com a presença da equipe do SAMU e do carismático mascote Samuzinho, a iniciativa promete levar aprendizado, cuidado e muita diversão para as crianças, estimulando a formação de uma geração mais consciente e preparada para agir com responsabilidade em momentos críticos.

Ascom/Sesau

Um homicídio e uma tentativa foram registradas nesta quarta-feira (7), na Rua das Flores, em Juazeiro. 

0

 

Um homicídio e uma tentativa foram registradas no final da tarde desta quarta-feira (7) na Rua das Flores, em Juazeiro.

Segundo informações que chegaram ao PNB, os dois jovens foram alvejados por disparos de arma de fogo quando estavam em uma barbearia localizada na rua. Uma das vítimas foi a óbito no local do crime e o outro encaminhado para um hospital da cidade.

Estamos apurando mais informações.

Redação PNB 

Vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix, assume agendas e ações institucionais do município; prefeito Andrei reage bem a cirurgia realizada ontem (6)

0

 

O Vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix, está assumindo as agendas institucionais e acompanhando as ações da administração municipal neste período de recuperação de Andrei Gonçalves que passou por um procedimento cirúrgico realizado na terça-feira (6).

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro, a cirurgia “foi realizada com sucesso” e o gestor segue internado em um hospital de São Paulo cumprindo o período de recuperação acompanhado por familiares.

Como é previsto na legislação, apenas após 15 dias do afastamento do prefeito, o vice assume oficialmente o cargo.

O pós-operatório está dentro da normalidade e o gestor “passa bem”, mas a equipe médica ainda não informou quando será a alta hospitalar de Andrei. Portanto, não houve necessidade de ato de transferência do cargo.

“Em breve, ele estará de volta às suas atividades normais, com a mesma disposição de sempre para seguir trabalhando pelo povo de Juazeiro. Agradecemos as mensagens de carinho e orações recebidas”, agradeceu a Ascom.

 

Redação PNB

Em sessão extraordinária, Mitu do Sindicato é reconduzido à presidência da Câmara de Vereadores de Juazeiro

2

 

Após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro desta quarta-feira (07), ocorreu a votação para mesa diretora do legislativo Municipal. Em sessão extraordinária, foi reconduzido à presidência, por unanimidade, Mitu do Sindicato. O vereador, que foi eleito em janeiro passado, ficará mais dois anos na condução da Casa Aprígio Duarte Filho.

O pleito para o biênio 2027/2028 foi antecipado, conforme permite o regimento da casa legislativa e, segundo Mitu, por sugestão dos vereadores.

“Este é um processo natural e que segue o regimento, a Lei Orgânica. Eu fui procurado pelos vereadores, praticamente por todos, sobre meu interesse em continuar conduzindo a casa legislativa. Um reconhecimento ao cuidado e a cautela que nossa gestão tem demonstrado, atuando com muito respeito a todos os vereadores. Agradeço aos meus pares pela confiança depositada e vamos continuar administrando o parlamento com responsabilidade, coerência e defendendo a população de Juazeiro. Estamos firmes e fortes nessa luta”, declarou o presidente ao PNB.

Redação PNB

 

Prefeitura de Casa Nova se prepara para a tradicional Festa de Nossa Senhora de Fátima nos dias 11 e 12 de maio em Lagoa do Alegre

0

 

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Cultura, se prepara para a tradicional Festa de Nossa Senhora de Fátima, no povoado de Lagoa do Alegre, que será realizada nos dias 11 e 12 de maio. O evento, que une fé, cultura e tradição, contará com uma programação especial, incluindo celebrações religiosas e apresentações musicais que prometem animar o final de semana.

No dia 11, sobem ao palco Cinob, Valmir do Acordeon e Matheus do Acordeon. Já no dia 12, a festa continua com Lambasaia, Sérgio do Forró, Fabrício Lustosa e Ramon do Acordeon.

O prefeito Anisio Viana destaca a importância de eventos como esse para fortalecer a cultura local e movimentar a economia do município. “A Festa de Nossa Senhora de Fátima é uma tradição querida do nosso povo. Apoiar e valorizar esse momento é também cuidar da identidade do nosso município e proporcionar lazer e desenvolvimento para as comunidades rurais”, disse.

Ascom/PMCN

Espetáculo “Notícias do Dilúvio” inicia temporada gratuita no CEU das Águas, em Petrolina (PE)

0

O espetáculo “Notícias do Dilúvio – um canto a Canudos”, da Cia Biruta de Teatro, retorna ao CEU das Águas, em Petrolina (PE), para uma temporada gratuita de 8 a 10 de maio. As apresentações, que abrem as comemorações do aniversário de 17 anos da Cia Biruta, contarão com interpretação em Libras e serão realizadas com incentivo do Governo Federal e do Estado de Pernambuco, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

O espetáculo narra o fenômeno do massacre de Canudos e a história de resistência do seu povo. “Falar de Canudos é falar da gente. É dar voz às memórias silenciadas e reconhecer, no presente, as resistências que ainda brotam do Sertão. ‘Notícias do Dilúvio’ busca reconhecer e dar visibilidade à permanência dos saberes populares que religam performances rituais da atualidade com aquelas praticadas durante a existência física de Belo Monte, restituídas, reincorporadas, transcriadas e revividas sob o signo da reminiscência”, conta a atriz Camila Rodrigues.

Resultado de cinco anos de pesquisa coletiva da Cia Biruta sobre a navegância do povo que formou Canudos até os nossos tempos, o espetáculo é uma homenagem a Canudos. “Na trama, duas personagens reúnem as vozes-mulheres do Belo Monte e as práticas culturais populares que resistem às tentativas de apagamento do seu povo, ecoando a luta contra a história oficial. O trabalho reverencia, em sua teia dramatúrgica e simbólica, as resistências e re-existências das comunidades que se formam em redemoinhos de tempo, entre os rios Vaza Barris e São Francisco”, explica a atriz Cristiane Crispim.

Além das duas atrizes, o espetáculo conta com a direção artística de Antônio Veronaldo. O figurino, a execução de sonoplastia e a produção executiva, são de Letícia Rodrigues; a concepção e execução de luz são assinadas por Fernando Pereira; a cenografia foi concebida por Luiz Marcelo e Cristiane Crispim; e a trilha sonora original composta por Moesio Belfort e Carlos Hiury. A dramaturgia foi desenvolvida por Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Luis Osete.

Nesta temporada, o espetáculo contará com dois dias de apresentações para estudantes de escolas públicas de Petrolina e mais um dia aberto ao público. Todas as sessões serão sucedidas por um bate-papo mediado pelos convidados: Odomaria Macedo, Fernando Pereira, Eneida Trindade e Juliano Varela.

Programação

Quinta-feira, 08/05

14h|Cineteatro Massangano – CEU das Águas – Rio Corrente (Petrolina/PE)

Entrada gratuita – Classificação Livre.

Sexta-feira, 09/05

9h|Cineteatro Massangano – CEU das Águas – Rio Corrente (Petrolina/PE)

Entrada gratuita – Classificação Livre.

14h|Cineteatro Massangano – CEU das Águas – Rio Corrente (Petrolina/PE)

Entrada gratuita – Classificação Livre.

Sábado, 10/05

19h|Cineteatro Massangano – CEU das Águas – Rio Corrente (Petrolina/PE)

Entrada gratuita – Classificação Livre.

Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais

Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>

Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>

YouTube: https://www.youtube.com/ciabiruta

Spotify: Cia Biruta de Teatro

Ficha técnica:

Direção artística e produção: Antonio Veronaldo

Produção executiva: Leticia Rodrigues

Dramaturgia: Antonio Veronaldo, Luís Osete, Camila Rodrigues e Cristiane Crispim

Elenco: Camila Rodrigues e Cristiane Crispim

Vozes em off: Maria Senhora, Ana de Bendegó e Dona Salustiana

Concepção de figurino: Leticia Rodrigues

Confecção de figurino: Maria Nubis da Silva

Confecção de adereços: Joana Crispim e Zenilton Souza

Concepção e execução de iluminação: Fernando Pereira

Concepção de cenografia: Luiz Marcelo e Cristiane Crispim

Confecção/pintura de estandartes: Morgana Caroline

Bordado dos peitorais e estandartes: Irismar Silva

Concepção de trilha musical: Moesio Belfort e Carlos Hiury

Direção de produção: Camila Rodrigues

Assistente de produção e apoio técnico: Anna Freire

Social media e técnica sonoplasta: Leticia Rodrigues

Registro fotográfico: Fernanda Walentina

Intérpretes De Libras: Rita Silva e Ely Vieira

Referências artísticas: Texto “Notícias do Dilúvio” de Eduardo Lalo; Cancioneiro popular; Manifestações populares como o reisado da Mata de São José (Orocó- PE), os reisados do sertão do São Francisco e do Cariri (Juazeiro do Norte-CE).

Ascom

Emenda do deputado Roberto Carlos garante nova ambulância para Juazeiro

0

A saúde de Juazeiro ganhou um importante reforço nesta segunda-feira (05), com a entrega de uma nova ambulância ao município. O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Carlos (PV) e atenderá à população com mais agilidade e segurança no transporte de pacientes.

A entrega aconteceu durante cerimônia no Parque de Exposições, em Salvador, com a presença do governador da Bahia e de diversas autoridades. A ambulância foi oficialmente entregue ao Secretário Municipal de Saúde de Juazeiro, representando a gestão do prefeito Andrei da Caixa.

O deputado Roberto Carlos destacou o compromisso com a saúde pública e o trabalho conjunto com as lideranças municipais. “Essa ambulância é fruto do nosso compromisso com Juazeiro e do pedido do vereador Barão, que tem sido um parceiro incansável na luta por melhorias para o município. É uma alegria ver que, com união, conseguimos entregar algo tão necessário para a população,” afirmou o parlamentar.

O veículo irá fortalecer a estrutura da saúde municipal e contribuir para uma resposta mais eficiente nos atendimentos de urgência e emergência. O secretário municipal de Saúde, presente no ato, agradeceu o empenho do deputado. “Agradecemos imensamente ao deputado Roberto Carlos por essa importante conquista. Esse equipamento chega em boa hora e reforça nossa rede de assistência, alinhada ao compromisso do prefeito Andrei da Caixa com a saúde pública,” ressaltou o secretário.

“Quando se trabalha em conjunto, quem ganha é o povo”, completou o deputado Roberto Carlos, que reafirmou o compromisso de seguir atuando fortemente por Juazeiro e por toda a Bahia.

Ascom

Prefeitura de Sento Sé empossa mais de 40 novos servidores aprovados em concurso público

0

“Fiz o concurso buscando estabilidade e hoje o sentimento é de gratidão, felicidade e muita emoção por iniciar esse novo ciclo e contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade.” Foi com essas palavras que José Wendel Ribeiro Dias, empossado como agente de portaria, resumiu a emoção vivida na manhã desta terça-feira (6), durante a cerimônia de posse dos aprovados no Concurso Público 01/2024 da Prefeitura de Sento Sé.

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, e marcou a quarta convocação do edital, com 47 candidatos chamados e 43 oficialmente empossados. Entre os cargos estão: agente de portaria, médica veterinária, auxiliar de serviços gerais, fiscal de postura, vaqueiro, pedreiro, jardineiro, motoristas de viaturas leves e pesadas, entre outros.

A engenheira civil Isabela Araújo Oliveira também celebrou a conquista: “É uma satisfação enorme alcançar essa importante meta de vida e fazer parte da gestão pública do nosso município.”

De acordo com a prefeita Giselda Carvalho a posse de novos servidores municipais representa o fortalecimento da administração. “A posse representa a garantia de um serviço público prestado com cada vez mais eficiência, qualidade e responsabilidade. Agora essas pessoas fazem parte da nossa gestão, com compromisso e vínculo oficial com o município. Com esta convocação, a Prefeitura já efetivou 97% das vagas ofertadas no concurso.”

Ascom/PMSSE