Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Mega-Sena: Prêmio desta quinta-feira (8) está acumulado em R$ 38 milhões

0
22/06/2023 - Brasília - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

As seis dezenas do concurso 2.860 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20 desta quinta-feira (8), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

O prêmio da faixa principal está acumulado em 38 milhões.As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Redação PNB

“Supliquei para o dentista assumir”: usuária da UBS do Itaberaba relata seu sofrimento durante uma extração de dente realizada por uma estagiária; SESAU se manifesta

1

 

 

Uma usuária da Unidade Básica de Saúde dos Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, no bairro Itaberaba, em Juazeiro, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar de um procedimento realizado no consultório odontológico da unidade. Segundo ela, o profissional responsável pelo serviço, passou o procedimento para uma estagiária que teve dificuldades na extração de um dente molar, o que ocasionou sofrimento e trauma para a usuária.

“É revoltante o que passei no posto! O dentista colocou uma estagiária para fazer extração de dente molar, um procedimento que não é simples, é muito perigoso. O dentista estava lá ao lado, bem sentado, tranquilo, e a estagiária fez o procedimento. Eu senti muita dor, foram 30 anestesias! Ela jogava meu dente para um lado e para o outro e nada de arrancar. Estou com a boca inchada. Não tem medicamento que alivie a dor. Entrei uma hora da tarde e só saí da sala do dentista às três e meia, pelo sofrimento que passei”, relatou a usuária, indignada.

Ela também afirma que o consultório não possui os equipamentos necessários para a realização dos procedimentos.

“No consultório não tem refletor nem sugador odontológico. Quase me engasguei com o meu próprio sangue. De vez em quando, ela mandava eu cuspir, e quando eu levantava a cabeça para cuspir, deitava de novo e sentia uma dor forte na cabeça. Eu já não aguentava mais. Supliquei para o médico assumir e arrancar logo o dente porque a dor era insuportável. As anestesias pareciam não fazer efeito, porque o dente era muito grande. Ela não conseguiu arrancar o dente, e ele teve que intervir, mas só depois que eu já tinha sofrido muito. Quando ele, finalmente, extraiu, ainda quebrou um pedaço do dente. Sofri mais uma hora para retirar o fragmento. Tive que levar quatro pontos”, contou ela.

Encaminhamos o caso para a Secretaria de Saúde em buscas de esclarecimentos. Em nota, a SESAU informou que “o procedimento de extração de molares é realizado, prioritariamente, no Centro de Especialidades Odontológicas/CEO e o odontólogo mencionado realiza o procedimento no Posto de Saúde, com o objetivo de facilitar o acesso e atendimento aos pacientes, garantindo maior agilidade. A SESAU ressalta que o referido profissional possui toda a qualificação técnica necessária para a realização do serviço, estando plenamente habilitado para tal prática, de acordo com a legislação vigente. A SESAU destaca ainda que o serviço público de saúde tem como atribuição legal e institucional o acolhimento de estagiários, alunos e Instituições de Ensino Superior/IES, visando à formação prática dos futuros profissionais da saúde. Essa parceria é essencial para a integração ensino-serviço e é realizada por meio de convênios com instituições públicas e privadas. Os estagiários atuam sempre sob a supervisão direta de profissionais qualificados, sendo autorizados a realizar consultas e procedimentos, desde que dentro das normas éticas e legais. No caso em questão, todo o processo foi conduzido de forma regular, com acompanhamento profissional adequado e dentro dos parâmetros exigidos pelo Sistema Único de Saúde/SUS”.

Redação PNB

Univasf abre inscrições para a segunda etapa do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas 2025

0

 

Começaram nesta quarta-feira (7) as inscrições para o Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas (PS-PVO) 2025 – Etapa Externa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Há 1.878 vagas disponíveis para 32 cursos de graduação para ingresso no período letivo 2025.2.

A seleção é destinada a universitários em geral e a profissionais já diplomados, que podem optar por uma das seguintes modalidades para concorrer: Diplomado, Profissionais do Magistério da Educação Básica, Reingresso para complementação de estudos, Reintegração e Transferência Externa. As inscrições estarão abertas até 16 de maio de 2025.

Os interessados devem se inscrever pelo site de Processos Seletivos (PS) da Univasf. A documentação exigida consta no Edital Nº 8/2025. A taxa de inscrição para participar da seleção é de R$ 80,00. O candidato deve observar as exigências para cada modalidade de ingresso e no ato da inscrição deve optar por uma única modalidade e por um único curso/habilitação. As vagas por curso e modalidade nesta segunda etapa do PS-PVO estão disponíveis no Anexo III do edital.

A divulgação do resultado parcial para todas as modalidades será em 25 de junho na página do PS e o resultado final será divulgado em 4 de julho. A matrícula ocorrerá de forma presencial de 9 a 11 de julho, em local e horário a serem divulgados posteriormente por meio de portaria. No período de 21 a 24 de julho, os candidatos deverão efetuar a matrícula em disciplinas através do Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (Sig@). O cronograma completo da segunda etapa do PS-PVO 2025 está disponível no Anexo I do edital.

Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail da Comissão Gestora do PS-PVO: comissaogestora.pspvo@univasf.edu.br. Todas as informações referentes ao PS-PVO 2025 estão disponíveis no Portal do Processo Seletivo.

Ascom/Univasf

Acompanhante de paciente idoso denuncia atendimento do Hospital Regional de Juazeiro: “O que se observa do lado de fora não condiz com a realidade”

0

 

Em contato com a redação do PNB, na noite desta quarta-feira (7), uma acompanhante de um paciente idoso denunciou a precariedade do atendimento do Hospital Regional de Juazeiro. Segundo nos contou, a recepção estava lotada de pacientes que esperaram horas por atendimento médico, sem o menor acolhimento e estrutura.

“A recepção estava cheia. As pessoas desde às 16 horas aguardando por atendimento até tarde da noite. Tinha um paciente chorando compulsivamente com muita dor e ninguém fez nada. Tivemos que fazer uma pressão para que o rapaz conseguisse entrar, pelo menos para ser avaliado e ser feita alguma coisa. Eu saí de lá agora, por volta de meia noite. A emergência cheia, os corredores cheios. Lá dentro da emergência um funcionário só para  coletar um sangue, colocar um soro. Os funcionários sobrecarregados, a maioria trabalhando apulso, zero humanização com acompanhantes e com pacientes”, denunciou.

Ela criticou a falta de estrutura e a desatenção com pacientes idosos.

“Eu estava acompanhando meu sogro de 85 anos. Ele ficou sentado numa cadeira de rodas, e sem nenhum apoio para que ele colocasse o braço no momento de tomar o soro,  sendo que é uma pessoa que não consegue nem controlar o próprio tronco. Nenhuma maca para botar um idoso foi dispensada, nenhuma almofada para ele acomodar o braço foi liberada. O Hospital Regional está largado às traças, o que vocês veem do lado de fora não condiz com a realidade do atendimento dentro do hospital. Está um caos”, protestou a nora.

Na manhã de hoje ela voltou a fazer contato com nossa redação e atualizou a situação do paciente.

“Ele continua no corredor, não deram nenhum parecer dos exames dele e ninguém informa nada. Essa situação precisa ser denunciada, não só em nome do meu paciente, mas de todos que eu vi ontem lá sofrendo”.

Estamos encaminhando a reclamação para o HRJ.

Redação PNB

Mãe de aluno do CPM/Juazeiro denuncia abordagem de PMs contra o filho de 16 anos: “De forma truculenta, colocando armas na cabeça e desferindo xingamentos e ameaças”

0

 

Familiares de um adolescente, em contato com o PNB, denunciaram uma abordagem que consideraram violenta e abusiva contra o estudante de 16 anos, no bairro Santo Antônio, Juazeiro, na noite de ontem (7). Segundo os relatos, o adolescente, aluno do Colégio da Polícia Militar, voltava de uma atividade física da própria instituição, quando foi abordado pelos policiais de forma “truculenta”, sendo vítima de ameaças e xingamentos e chegando a ter armas na cabeça.

“Gostaria de externar a minha indignação com uma abordagem de policiais em Juazeiro Bahia no dia 07/05/25 por volta de 18:30h, nas mediações do bairro Santo Antônio.
Meu filho, um adolescente de 16 anos, estudante da escola CPM, quando retornava com um amigo da família em uma moto após a atividade física (Handebol) da própria escola CPM foi abordado por 3 policiais militares que estavam fazendo ronda de moto no bairro Santo Antônio. Ele estava voltando do treino da própria escola e com o uniforme. Os policiais abordaram de forma truculenta, colocando armas na cabeça do meu filho desferindo diversos xingamentos e ameaças”, contou a mãe.

Ela questionou ainda a forma que os PMs abordam os cidadãos.

“Uma breve pergunta: é essa maneira que a polícia de Juazeiro Bahia aborda os cidadãos de bem ? Como fica o psicológico de um adolescente de 16 anos depois de uma abordagem dessa? Hoje foi meu filho, mas imagino quantos jovens passam por isso e provavelmente vivem amedrontados com tamanho despreparo do policiamento dessa cidade”, refletiu a mãe.

Ela relatou ainda que o o filho “está muito abalado com a abordagem”.

Estamos encaminhando a denúncia para o CPR-N.

Redação PNB

Conclave: Fumaça preta é acionada pela manhã e ainda não há um novo Papa escolhido

0

 

No segundo dia do Conclave, no Vaticano, após duas votações, no período da manha desta quinta-feira (08), uma fumaça preta foi acionada. Outras duas votações serão realizadas pela tarde. A última será às duas da tarde.

As votações da manhã encerram sem a escolha do Papa. A fumaça branca na chaminé na Capela Sistina é o sinal de que o sucessor do papa Francisco foi escolhido.

Os cardeais se reúnem com portas fechadas para a escolha do novo papa. São necessários dois terços dos votos dos 133 eleitores para que o representante da Igreja Católica seja eleito.

BNews

 Em alusão ao mês das mães, Transforma Petrolina promove evento com foco em empreendedorismo feminino e geração de negócios

0

Em alusão ao mês das mães, o programa de voluntariado Transforma Petrolina realizará, nos dias 14, 15 e 16 de maio o evento “Mães criativas: unindo arte e empreendedorismo para geração de negócios”.  A programação é direcionada a mulheres que buscam conciliar maternidade, criatividade e empreendedorismo e contará com palestras e oficinas profissionalizantes. Ao todo, estão disponíveis 40 vagas, as interessadas devem se inscrever com antecedência para garantir a participação.

A abertura do evento, no dia 14, contará com um treinamento exclusivo das 14h às 17h,  para todas as participantes. O momento será conduzido por Fabiana Rolim, profissional com mais de 20 anos de experiência como treinadora em comunicação e oratória, além de líder do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Petrolina. A programação do primeiro dia também contará com a participação da Diretora-Presidente da Agência Municipal do Empreendedorismo, Bruna Ruana, que abordará políticas públicas e ações de incentivo ao empreendedorismo local.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Combate à Fome, através da secretaria executiva de Juventudes, as oficinas profissionalizantes acontecerão nos dias 15 e 16, e formarão duas turmas de 20 mulheres cada. No dia 15 será realizada das 9h às 12h e das 14h às 17h a oficina de Pintura Orgânica em Parede, e no dia 16 as mulheres vão participar da oficina Sacola com material sustentável, que será realizada das 14h às 17h,  ambas serão ministradas por Bruno Martins Moura na sede do Transforma Petrolina, no Parque Josepha Coelho. Para participar é necessário a presença no treinamento do primeiro dia.

As interessadas devem realizar a inscrição exclusivamente online até às 12h da próxima terça-feira (13), através do link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3bDhRox3XsjWiabMWtusaGPLk34plUkqVQICEvo19TKTuTA/viewform?usp=header.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o evento tem como objetivo valorizar e fortalecer o protagonismo de mães de diferentes faixas etárias que desejam empreender em segmentos que estão em constante crescimento no mercado. “Por meio das parcerias e do engajamento voluntário, estamos oferecendo uma programação especialmente pensada para inspirar, capacitar e transformar a realidade dessas mulheres”, destaca.

 Ascom

Professores da rede municipal participam de formação sobre educação empreendedora

0

A educação empreendedora foi o tema da formação realizada pela Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc, nesta quarta-feira (7), no auditório da Seduc. O encontro, voltado para os professores da rede municipal que trabalham com o componente empreendedorismo, teve como objetivo discutir a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos/JEPP.

Ministrada pela consultora especialista em educação empreendedora do Sebrae/BA, Maria Helena Alves Gomes, a formação apresentou ferramentas que podem contribuir para o trabalho dos professores. “Nós fizemos um alinhamento da fundamentação metodológica que embasa o JEPP e algumas ferramentas, como mapa mental e modelo de negócios, traduzindo para os professores, de uma forma mais prática, a maneira como essas atividades irão reverberar na sala de aula”, explicou.

Para a professora de empreendedorismo Daniella Vieira Nunes, da Escola Municipal Antônio Francisco de Oliveira, em Goiabeira II, Salitre, a formação é essencial para potencializar a atuação dos professores. “Esse tipo de formação é de suma importância, pois capacita os professores para trabalhar o empreendedorismo em sala de aula, com metodologias ativas e práticas enriquecedoras, para que os alunos se envolvam e sejam protagonistas do conhecimento”.

Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Em parceria com o Sebrae, a metodologia JEPP já está em 33 escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro, contemplando os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da proposta é disseminar a cultura empreendedora, trabalhar o protagonismo juvenil e a autonomia dos estudantes da rede municipal de ensino.

Em 2025, o objetivo da Seduc é expandir a JEPP para os anos iniciais do Ensino Fundamental. “Nós estamos trabalhando para ampliar a aplicação da metodologia e, em 2025, vamos iniciar a implantação em duas escolas que atendem crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para que possamos experimentar a metodologia com as crianças menores. Nosso objetivo é fazer com que desde cedo os nossos estudantes possam desenvolver essas competências e habilidades empreendedoras”, explicou Andrea Nascimento.

Ascom/PMJ

Projeto “SPA dos Pés Solidário” leva carinho e novos serviços para idosos da Casa Geriátrica

0


O que começou com as mãos generosas de uma  massoterapeuta voluntária  se transformou em uma verdadeira corrente do bem. Nesta segunda-feira (05), o projeto “SPA dos Pés Solidário”, promovido pelo Transforma Petrolina, ganhou uma edição especial e ampliada, levando serviços e acolhimento a 45 idosos da Casa Geriátrica.

Desta vez, a ação foi além da tradicional massagem nos pés. Os participantes também receberam corte e pintura de cabelo, penteados, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dinâmicas interativas e momentos de escuta ativa. A equipe contou com o apoio de duas massoterapeutas, um cabeleireiro e profissionais do SENAC.

O projeto teve início com a voluntária do Transforma Petrolina Selomi Costa, que há dois anos vem oferecendo cuidado e toque humanizado aos idosos das Instituições de Longa Permanência. Nesta edição, o projeto ganhou o reforço de outros voluntários que fortaleceram o movimento de solidariedade.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a ação integra o calendário de atividades voltadas para a valorização da pessoa idosa. “Temos ações para nossos idosos o ano todo, e é muito gratificante contar com o apoio desses novos voluntários que acreditam nesse propósito. O SPA dos Pés Solidário  já passou pelo Centro de Convivência de Idosos Mimi Cruz, Cantinho do Aconchego, Casa de Vó, Casa Geriátrica, e buscamos expandir ações como essa cada vez mais”, afirma.

Ascom