Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Consulta Pública reúne população rural em Casa Nova para discutir melhorias em estradas vicinais nesta terça (06)

0

A Prefeitura de Casa Nova realiza, nesta terça-feira (06), uma importante Consulta Pública voltada à população rural do município. O encontro, que vai acontecer, às 14h30, no Teatro Humbervaque Andrade, no Colégio Estadual de Tempo Integral, tem como objetivo ouvir os moradores sobre a indicação e priorização de trechos de estradas vicinais que receberão obras de melhoria em pontos críticos de drenagem, por meio do programa PRO-RODOVIAS, do Governo do Estado da Bahia.

A participação dos moradores é essencial para garantir que os investimentos e as ações do programa atendam às reais necessidades de cada região. “Sua presença é fundamental para garantir que as melhorias atendam de fato a quem mais precisa”, reforça o prefeito Anisio Viana.

Ascom/PMCN

Encerram hoje (6), as inscrições para os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Juazeiro

0

 

O prazo de inscrições para os dois editais de incentivo financeiro a projetos culturais, lançados pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte de Juazeiro, encerra nesta terça-feira (6). Poderão participar organizações sem fins lucrativos e pontos de cultura que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades. Ao todo, serão selecionadas 15 propostas que somam R$ 480 mil para o fomento às expressões culturais locais.

O edital “Fomento” (007/2025) visa selecionar projetos para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura/PNAB. Serão escolhidas propostas que promovam formação e educação cultural, mostra artística/cultural ou registro e divulgação de cultura. Já o edital “Premiação” (008/2025) vai dar reconhecimento, por meio de um prêmio em dinheiro, aos grupos e entidades de promoção de cultura já existentes nas comunidades.

As regras, formulários e documentos necessários podem ser conferidos nos links a seguir; confira: Edital 007/2025 e Edital 008/2025. As inscrições podem ser feitas online ou presencialmente, na sede da Seculte, localizada no antigo Paço Municipal, durante o horário das 8h às 14h. Os editais também estão disponíveis no Diário Oficial 2025.

Podem participar pontos de cultura, com ou sem CNPJ, e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades e ainda não estejam certificadas como ponto de cultura pelo Ministério da Cultura, desde que cumpram os requisitos para a certificação no cadastro nacional.

Para o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Targino Gondim, os editais são um gesto de reconhecimento e cuidado. “Com a Política Nacional Aldir Blanc, fortalecemos a cultura de Juazeiro e valorizamos quem a faz acontecer todos os dias. Assim, mantemos viva a força criativa que pulsa em cada canto da cidade”.

 

Ascom/PM

Transforma Petrolina e ONG Cidade Social se unem para fazer seleção de pessoas que precisam de cadeira de rodas

1

Com o apoio do programa de voluntariado Transforma Petrolina, um importante projeto será realizado no mês de julho para  entregar mais de 100 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência que precisam do equipamento em Petrolina.

A ação é realizada pela ONG Cidade Social, em parceria com a Organização Americana “Joni and Friends”, que é idealizadora da iniciativa e responsável pela doação das cadeiras de rodas. Neste momento, está em andamento o processo de seleção dos candidatos. Os interessados devem  preencher o link ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHeOnzjgEMMH2a44SACmlYg36E6zxT8Gda8ayYnZTWfgf7gQ/viewform?usp=header ) do formulário com todos  os dados e documentos necessários. Todas as informações serão analisadas minuciosamente pela ONG americana, que verificará as informações para que o equipamento seja doado. Após análise, a ONG  entrará em contato para informar se a pessoa foi ou não contemplada.

Para garantir que cada cadeira atenda de forma personalizada as necessidades de quem vai recebê-la, será montada uma estrutura especial em Petrolina, funcionando como uma espécie de fábrica de ajustes. Cerca de 10 voluntários da ONG americana virão ao município especialmente para realizar as adaptações necessárias e acompanhar pessoalmente a distribuição.

 De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o projeto reforça o compromisso da ONG Cidade Social com a inclusão e o cuidado com quem mais precisa. “Esse projeto será um marco em nossa cidade, e o Transforma Petrolina está apoiando porque acredita na força da solidariedade para transformar vidas”, afirma.

Ascom

Em decreto, Prefeito Andrei Gonçalves declara a área da AABB de Juazeiro como de utilidade pública para desapropriação e construção de um Parque Municipal; espaço está abandonado

0

 

O Prefeito Andrei Gonçalves, em decreto publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (5), declarou a área da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Juazeiro como “de utilidade pública para desapropriação amigável ou judicial”.

O imóvel, situado no bairro Santo Antônio, está abandonado e vem sendo alvo de reclamação de moradores que relatam diversos transtornos.

De acordo com o decreto, a medida tem a finalidade de desapropriar a área para a construção de um Parque Municipal no terreno de 18.163,88 metros quadrados.

O decreto considera o “lazer como direito fundamental configurando-se e, a projeção do princípio da dignidade humana”.

O documento destaca ainda que o município poderá, alegando urgência, solicitar a posse imediata do espaço e que as despesas da desapropriação serão com recursos consignados  no orçamento do município.

A indenização será de acordo como o valor apurado pela Secretarias de Obras Estruturantes, abatendo os débitos de IPTU, no valor de 640 mil reais, e também com o SAAE.

Abandono

Nesta segunda-feira (5), a TV PNB mostrou a situação de abandono da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Juazeiro que tem causado preocupação e transtornos para quem reside e para quem transita pelo local.

Nossa equipe foi até o local e constatou que o espaço está tomado pelo mato, lixo e com sua estrutura visivelmente comprometida.

Ouvimos moradores da região que reivindicaram providências aos responsáveis pelo imóvel e sugeriram iniciativas para revitalizar o espaço.

Confira reportagem de Bruno Emanuel:

https://www.instagram.com/reel/DJSa4P4x3Oh/?igsh=MXVncHZ0bHdkaHMwbw%3D%3D

Redação PNB

Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média

0

 

As famílias com renda mensal de até R$ 12 mil podem, a partir desta segunda-feira (5), contratar a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida voltada à classe média. A Caixa Econômica Federal começou a oferecer os empréstimos da nova categoria do programa habitacional.Líder no financiamento imobiliário no país, concentrando cerca de 70% das operações de crédito no setor, a Caixa pôde começar a operar a nova categoria após o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentar, na última quarta-feira (30), as mudanças no Minha Casa, Minha Vida. Isso porque era necessário definir o uso de fontes alternativas de recursos no programa habitacional, além do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Apelidada de Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida, a nova modalidade oferece financiamentos com juros nominais de 10% ao ano e prazo de até 420 meses (35 anos) e permite financiamento de imóveis de até R$ 500 mil. Até 80% do valor de imóveis novos poderão ser financiados. Para imóveis usados, o percentual financiado cai para 60% nas regiões Sul e Sudeste e mantém-se em 80% para as demais localidades.

A nova modalidade do programa habitacional oferecerá crédito com recursos dos lucros e dos rendimentos do FGTS e dinheiro próprio dos bancos, como depósitos na caderneta de poupança e investimentos em Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

Faixa 3

A Caixa também reajustou o valor das demais faixas do Minha Casa, Minha Vida, aprovadas no último dia 15 pelo Conselho Curador do FGTS e no último dia 25 pelo Ministério das Cidades.

Os novos valores são os seguintes:

  • Faixa 1: renda familiar de até R$ 2.850,00 por mês, com subsídio de até 95% do valor do imóvel;
  • Faixa 2: renda familiar de R$ 2.850,01 a R$ 4,7 mil por mês, com subsídio de até R$ 55 mil e juros reduzidos;
  • Faixa 3: renda familiar de R$ 4.700,01 a R$ 8,6 mil por mês, sem subsídios, mas com condições de financiamento facilitadas.

No caso da Faixa 3, o CMN autorizou o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para ampliar a oferta de crédito. Essa categoria financia imóveis de até R$ 350 mil, com juros nominais de 8,16% ao ano, mais Taxa Referencial (TR). Cotistas do FGTS têm desconto de 0,5 ponto percentual, pagando 7,66% ao ano.

Famílias enquadradas nas faixas 1 e 2 também estão autorizadas pelo Conselho Curador do FGTS a financiar imóveis pela Faixa 3. No entanto, os mutuários que optarem pela elevação de categoria terão as mesmas condições da Faixa 3, sem acesso aos subsídios do governo.

Agência Brasil

SINSERP conquista vitória junto ao TJBA para garantir o pagamento integral dos planos de saúde e odontológico dos servidores municipais

0

 

O Sinserp obteve importante vitória para regularizar os fluxos de pagamento das contribuições facultativas dos seus servidores sindicalizados. Em 2023, o Município de Juazeiro havia expedido o Decreto nº 741/2023, limitando o percentual máximo para 20% sobre os descontos a título de contribuições facultativas, para fins de pagamento de planos de saúde e odontológicos dos servidores. Ocorre que esta medida acabava por vulnerabilizar a capacidade de arrecadação do SINSERP, já que o limite de arrecadação imposto de forma inconstitucional, estava gerando sucessivos déficits financeiros junto ao Sindicato.

Assim, no mesmo ano, o SINSERP impetrou Mandado de Segurança patrocinado pelo Dr. Mario Cleone de Souza, objetivando a decretação de inconstitucionalidade do Decreto. De forma atípica, o juiz da Vara da Fazenda Pública de Juazeiro denegou a segurança, exigindo do Sindicato o manejo de
recurso junto ao Tribunal de Justiça, tendo sido este provido em sua integralidade.

Conforme a decisão judicial: No caso dos autos, a limitação imposta pelo Decreto nº 741/2023 não encontra respaldo na legislação federal e viola a liberdade sindical e os direitos dos servidores à livre administração de seus vencimentos. Não há, portanto, justificativa jurídica para a manutenção da restrição imposta pela norma municipal.

O Presidente do SINSERP comentou a decisão tomada: “Estamos bastante felizes em verificar que houve a aplicação da Justiça ao caso concreto. Infelizmente, a gestão passada editou uma norma que causou imenso prejuízo financeiro aos sindicatos atuantes em Juazeiro, e não tínhamos outra alternativa, a não ser judicializar a questão”.

O advogado do SINSERP, Dr. Mario Cleone traz maiores detalhes sobre a decisão: “O tema discutido envolve os limites do poder de legislar do Município de Juazeiro. Não é possível que a entidade pública crie normas para atingir as regras dos Sindicatos e seus sindicalizados. Ao patrocinar o Mandado de Segurança, sustentamos a inconstitucionalidade do Decreto nº 741/2023, bem como indicamos que as regras contidas no ato normativo continham regras que contrariam as normas constitucionais e legais que tratam do movimento sindical”.

 

Ascom

Aplaudida por uns e criticada por outros: Prefeitura de Juazeiro intensifica fiscalização de ambulantes e reforça necessidade de regularização no centro da cidade

1

 

A ocupação desordenada e irregular do espaço público por comerciantes informais, em Juazeiro, é um problema crônico e que gera polêmica sempre que a gestão municipal intensifica as fiscalizações.

No centro comercial da cidade, sobretudo nos calçadões, além de calçadas e canteiros se destinam a exploração do comércio informal de ambulantes e também para exposição de mercadorias pelos comerciantes.

Nos últimos dias, a Secretaria de Ordem Pública e Habitação (SOPH) vem intensificando as ações de fiscalização na área central da cidade, visando garantir o ordenamento do espaço público, a mobilidade urbana e a segurança da população.

Aplaudida por uns e criticada por outros, a ação divide opiniões. Há quem defenda a presença dos comerciantes informais que precisam “ganhar o pão” e também aqueles que cobram da prefeitura que organize a cidade.

Segundo o secretário Giovanne Silva, o objetivo não é penalizar os trabalhadores, mas organizar a ocupação do espaço urbano conforme prevê o Código de Polícia Administrativa de Juazeiro. Ele informou ainda que “todos os ambulantes foram previamente avisados sobre as ações e orientados quanto à necessidade de regularização junto ao município”.

O secretário afirmou que o processo de orientação foi iniciada há mais de 15 dias e que o prazo para adequações foi estendido, permitindo que os trabalhadores tivessem tempo para se organizar. A gestão ressalta que o diálogo está aberto e que os comerciantes têm o direito de pleitear seus espaços de forma legal, mas a ocupação desordenada não pode continuar prejudicando a coletividade.

Ainda segundo a secretaria, “muitos ambulantes que hoje ocupam irregularmente as calçadas já foram contemplados com boxes nos mercados públicos, como o Mercado Joca de Souza Oliveira e o Mercado Arnaldo Vieira. No entanto, alguns retornaram a pontos nas proximidades do Estádio Adauto Moraes, prejudicando a circulação de pedestres, a limpeza urbana e a segurança da área central”.

Além dos ambulantes, a Prefeitura também chama atenção para comerciantes com lojas físicas que estariam utilizando calçadas para exposição de produtos. A prática, além de irregular, compromete o uso adequado de recursos de acessibilidade, como o piso tátil, afetando especialmente pessoas com deficiência visual.

“O objetivo é que tenhamos um comércio organizado, que atenda às necessidades dos trabalhadores, da população e que respeite o planejamento urbano da cidade”, afirmou Giovanne Silva.

Ele reforçou que a Secretaria de Ordem Pública e Habitação está disponível para orientar os comerciantes sobre os trâmites necessários para a regularização.

Redação PNB, com informações Ascom PMJ/SOPH

Prefeitura de Casa Nova alerta sobre redução na distribuição de milho do Governo do Estado para produtores rurais 

1

  

A Prefeitura Municipal de Casa Nova, por meio da Secretaria de Agricultura, informa à população rural sobre a redução significativa na quantidade de sacas de milho que serão destinadas ao município, por parte do Governo do Estado, através do programa de apoio à alimentação animal. 

Em 2024, Casa Nova recebeu cerca de 28 mil sacas de milho, número que já era insuficiente diante da realidade local, que contabiliza mais de 700 mil animais. De acordo com estimativas do próprio Governo da Bahia, seria necessário cerca de 100 mil sacas por mês para garantir a alimentação adequada do rebanho. Para 2025, o cenário se agravou: foram confirmadas apenas 9.400 sacas, o que representa uma redução de 65% em relação ao ano anterior. 

Diante dessa situação preocupante, o secretário municipal de Agricultura, João Honorato, fez um alerta à população rural. “O número é muito abaixo do que precisamos para atender nossos produtores. A seca já se instalou em nossa região, e essa redução compromete a subsistência dos animais e a renda de centenas de famílias. Precisamos agir rápido para garantir que os mais necessitados tenham acesso ao milho disponível”, disse.  

Atualmente, o município conta com cerca de 7 mil produtores cadastrados. Considerando que seriam necessários ao menos 10 sacas por produtor, o ideal seria a destinação de 70 mil sacas. Para organizar o acesso ao milho, a Prefeitura irá disponibilizar, nesta segunda-feira (05), um link de pré-cadastro para produtores de caprinos e ovinos. A seleção seguirá critérios técnicos e sociais para garantir que o apoio chegue a quem realmente precisa. 

  

Ascom PMCN 

Haddad reúne-se com secretário do Tesouro de Trump em meio a tarifas

0

 

Em meio à guerra tarifária promovida pelo governo de Donald Trump, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se, neste domingo (4), com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O encontro ocorreu em Los Angeles, para onde o ministro viajou nesta semana para buscar investimentos em data centers (centro de dados) no Brasil.Esse foi o primeiro encontro presencial entre as duas autoridades desde a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro. Nos Estados Unidos, o secretário do Tesouro tem função equivalente a do ministro da Fazenda no Brasil.

Inicialmente, a reunião não estava prevista na agenda oficial de Haddad porque o ministro apenas passará pela Califórnia, antes de ir para o México, na noite de terça-feira (6). No entanto, na última quarta-feira (30), o ministro da Fazenda anunciou a possibilidade de uma reunião com o secretário do Tesouro norte-americano. 

Na quarta-feira, Haddad afirmou que a sobretaxa de 10% do governo norte-americano aos produtos brasileiros e as tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio, que entraram em vigor em março, deveriam ser discutidas. No entanto, o ministro da Fazenda ressaltou que as negociações comerciais estão sendo conduzidas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente, Geraldo Alckmin.

“Podemos até falar, mas aí quem conduz a negociação de tarifa nesse momento é o vice-presidente [Geraldo Alckmin]. A parte comercial está sendo conduzida pelo Mdic [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio]. Mas temos muitos assuntos a tratar com o secretário do Tesouro, da agenda da Fazenda”, declarou Haddad.

Viagem

Haddad chegou no sábado a Los Angeles para apresentar o novo plano do governo brasileiro para investimento em centro de dados e de inteligência artificial. O ministro pretende ressaltar a liderança do Brasil em energias renováveis e explicar a proposta de desoneração de investimentos em bens de capital ligados a bens de tecnologia da informação, projeto que ainda será enviado ao Congresso Nacional.

Na noite deste domingo, Haddad terá um jantar com investidores internacionais, oferecido pelo Instituto Milken, instituto da Califórnia que promove fóruns políticos e econômicos. Na segunda-feira (5), o ministro participa de dois painéis na conferência anual organizada pelo instituto.

Em Los Angeles, o ministro da Fazenda se reunirá com a diretora-financeira (CFO) do Google, Ruth Porat. No mesmo dia, o ministro viajará para San José, próximo a São Francisco, onde se reunirá com o presidente-executivo da Nvdia, Jensen Huang.

Na terça-feira (6), Haddad participará de um café da manhã com empresários e investidores brasileiros e estrangeiros, organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil). Em seguida, terá reunião bilateral com executivos da Amazon.

Na terça à noite, o ministro da Fazenda embarca para o México. A viagem se encerra na quarta-feira (7), com um café da manhã com brasileiros que trabalham em empresas mexicanas ou em multinacionais brasileiras no México. Na mesma manhã, Haddad terá uma reunião com Edgar Zamorra, secretário do Tesouro e Crédito Público mexicano. Segundo o Ministério da Fazenda, a viagem ao México concentra-se no aprofundamento das relações bilaterais.

Agência Brasil