Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, passará por uma cirurgia em São Paulo, informa Ascom: “Dedicará os próximos dias aos cuidados com a saúde”

1

 

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro, prefeito Andrei Gonçalves está se preparando para realizar uma cirurgia em São Paulo.

Em nota enviada a imprensa, a Ascom informou que “o procedimento utilizará a técnica de videolaparoscopia, minimamente invasiva, num hospital de São Paulo, que é referência na área e que atende ao plano de saúde que Andrei possui junto à Caixa Econômica, por ser servidor licenciado”.

Nota na íntegra:

“A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro informa que o prefeito Andrei Gonçalves dedicará os próximos dias aos cuidados com a saúde.

Como foi compartilhado pelo prefeito nas suas redes sociais, desde o início do ano ele sentiu dores nas costas e foi recomendado fazer um procedimento cirúrgico, que, por conta dos compromissos do governo, somente foi possível agendar agora.

O procedimento utilizará a técnica de videolaparoscopia, minimamente invasiva, num hospital de São Paulo, que é referência na área e que atende ao plano de saúde que Andrei possui junto à Caixa Econômica, por ser servidor licenciado.

A gestão municipal segue as diretrizes do prefeito, trabalhando para oferecer os melhores serviços à população na construção de melhores dias para todas as pessoas da nossa cidade.

Redação PNB

PMBA entrega quatro toneladas de alimentos arrecadados na Micareta de Feira ao Programa Bahia Sem Fome

0

O Programa Bahia Sem Fome recebeu quatro toneladas de alimentos arrecadados pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), durante a Micareta de Feira de Santana 2025.

A entrega oficial foi realizada neste domingo (4), ao Movimento de Organização Comunitária (MOC), localizado no bairro Cruzeiro. A ação incluiu a entrega simbólica de uma cesta básica a uma família da região.

Viúva e mãe de três crianças, de 10, 11 e 15 anos, Larissa Nascimento dos Santos, 32, foi uma das 350 pessoas beneficiadas pela iniciativa. A autônoma lembrou com lágrimas nos olhos, um dos momentos mais difíceis que enfrentou, quando não tinha dinheiro para comprar comida e alimentar os filhos.

“Moro com minha mãe em uma casa alugada e ela tem problemas de saúde. A única renda que temos é da aposentadoria dela e dos bicos que faço como faxineira. Por muitas vezes, os meus filhos pediam pão e eu não tinha dinheiro para comprar. Passar fome dói. A chegada desse projeto melhorou muito a nossa vida. Hoje vim receber a minha cesta básica. Agora estou mais tranquila”, contou.

Durante a Micareta de Feira de Santana, a PMBA recebeu o apoio do Bloco Polimania, cujos integrantes são policiais militares e seus dependentes. “Utilizamos esse momento de alegria da festa, que também é oferecido para a nossa tropa, para arrecadar dois quilos de alimentos por pessoa. Com muita felicidade conseguimos essas quatro toneladas, que significam muito para quem precisa. É um gesto de amor e carinho com o próximo”, contou o comandante regional de Feira de Santana, tenente-coronel PM Michel Miller. Também participaram da campanha policiais civis, rodoviários federais e penais, além de agentes da guarda municipal e do corpo de bombeiros.

A doação faz parte de um esforço conjunto do Governo do Estado para ampliar a garantia do direito à alimentação adequada para famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso com a responsabilidade social. “A PM atua nos 417 municípios para melhorar as condições dessas pessoas que estão necessitando de alimentos, de mãos dadas com o programa. Feira de Santana é um exemplo claro disso, onde no ano passado fizemos essa mesma ação e arrecadamos toneladas de alimentos. Segurança pública não é só colocar polícia nas ruas, mas participar ativamente dessas ações do governo para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou o subcomandante-geral da PM, coronel Antônio Lopes.

Comida no Prato

Para o coordenador-geral do programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, o apoio da PM na arrecadação, durante um evento tão popular, mostra o quanto a sociedade pode se mobilizar em torno da solidariedade e do combate à fome. “Essa ação se soma a um dos nossos projetos estratégicos que é o ‘Comida no Prato’. Através das cozinhas comunitárias solidárias, estamos assegurando a alimentação para 50 mil famílias em vários municípios baianos, que tem uma concentração maior de pessoas em situação de insegurança alimentar. Aqui em Feira de Santana, são 17 cozinhas destas, onde ofertamos aproximadamente 3,4 mil refeições por dia. E através das organizações contratadas, selecionadas através de edital, elas estão identificando as famílias, através de busca ativa”, afirmou.

Os alimentos doados foram levados para o MOC — uma organização não-governamental com 57 anos de existência, com sede em Feira de Santana — para serem organizados em cestas básicas e encaminhados para as famílias cadastradas no projeto “Comida no Prato”.

A coordenadora-geral do MOC, Célia Firmo, destacou a importância da articulação com o programa estadual, em diferentes esferas. “Primeiro, no controle social, através do Conselho de Segurança Alimentar. Estamos atuando também na assistência técnica e extensão rural, assessorando famílias rurais na produção de alimentos. Na ação de hoje, apoiamos as organizações comunitárias, como associações e cooperativas de mulheres, para processar alimentos e, a partir deles, doar quentinhas e cestas básicas às famílias que vivem em situação de fome”, explicou.

Secom

Prefeitura de Casa Nova doa terreno para instalação da Defensoria Pública no município 

0

 

 

Na manhã deste domingo (04), o prefeito Anisio Viana recebeu a defensora pública geral da Bahia, Camila Canário, e a deputada federal Rogéria Santos, para tratar da implantação de um núcleo da Defensoria Pública do Estado da Bahia no município. Após a reunião na sede da Prefeitura, as autoridades visitaram o terreno, que será doado pelo município, onde deve ser construída a sede da Defensoria em Casa Nova. Um projeto de lei será enviado à Câmara Municipal para formalizar a concessão da área, viabilizando o início do processo de implantação.  

A obra será viabilizada por meio de emenda parlamentar da deputada Rogéria Santos, destravando um projeto que há anos aguardava recursos para sair do papel. O prefeito Anisio Viana celebrou a parceria. “Esse é um passo gigante para o nosso município. Ter uma unidade da Defensoria em Casa Nova é garantir que os nossos cidadãos mais vulneráveis tenham acesso real à justiça. Agradeço à deputada Rogéria e à doutora Camila pela sensibilidade e pelo compromisso com o nosso povo”, disse.  

A deputada Rogéria Santos destacou a importância do momento. “Hoje é um dia de festa. Estamos garantindo o acesso à justiça para quem mais precisa, e isso é uma grande conquista para Casa Nova.” A defensora pública geral Camila Canário reafirmou o compromisso da instituição. “Queremos garantir que a população de Casa Nova tenha seus direitos fundamentais respeitados. Essa unidade será um marco na atuação da Defensoria no interior da Bahia”, afirmou.  

Ascom PMCN 

Presidente embarca essa semana para viagens à Rússia e à China; Lula se reunirá com Putin em Moscou e participa de cúpula em Pequim

0

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma a agenda de viagens internacional essa semana. O primeiro compromisso será em Moscou, na Rússia. A convite do presidente Vladimir Putin, Lula participará das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na segunda guerra mundial. É o feriado mais importante da Rússia, que ocorre no dia 9 de maio, com um grandioso desfile cívico-militar em Moscou. Ambos os presidentes também manterão reunião bilateral durante a visita, entre 8 e 10 de maio.

Na sequência, Lula segue para China, onde cumprirá agendas nos dias 12 e 13 de maio. A visita de Lula ao país asiático ocorrerá no contexto da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O encontro bilateral previsto entre Lula e Xi Jinping ocorrerá em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do planeta. A imposição de tarifas mútuas, desencadeada por iniciativa do presidente norte-americano Donald Trump, vem causando sucessivas turbulências nos mercados de ações e alimenta o temor de uma recessão global.

A viagem à China será a segunda visita oficial de Lulaneste terceiro mandato. A visita anterior ocorreu em abril de 2023, que foi retribuída por Xi Jinping em visita de Estado em novembro do ano passado, após a Cúpula do G20, sediada pelo Brasil. Além disso, eles haviam se encontrado outra vez em 2023 na Cúpula dos Brics, na África do Sul.

Agência Brasil

Governo do Estado se mobiliza para prestar apoio a municípios baianos afetados pelas chuvas

0

 

Diante das fortes chuvas que atingem Salvador e diversos municípios do interior baiano, nos últimos dias, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), vem acompanhando e monitorando a situação das áreas afetadas. Órgãos e secretarias estaduais também seguem em alerta e prestando apoio à população destes municípios. A mobilização foi destacada pelo governador Jerônimo Rodrigues, em publicação nas redes sociais, na manhã deste sábado (3).

“Sigo acompanhando os efeitos das fortes chuvas que atingem o estado desde o feriado. As equipes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros, Embasa e Secretaria da Saúde estão mobilizadas para atender às demandas, garantir assistência e minimizar os transtornos à população. Estamos em contato direto com as prefeituras e prestando todo o apoio necessário aos municípios afetados. Seguimos firmes, trabalhando pela vida dos baianos e baianas”, ressaltou Jerônimo.
De acordo com a Sudec, até às 16h deste sábado, foram registradas ocorrências relacionadas às chuvas nos municípios de Camacan (situação de emergência vigente desde 12/04), Canápolis , Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Nazaré, Camamu, Valença, Itapé, Buerarema, Santana, Amélia Rodrigues, Santo Amaro, São Sebastião do Passé , Jaguaribe, Cicero Dantas, Dias D’ Ávila, Lauro de Freitas, Simões Filho e Madre de Deus.

Na sexta-feira (2), o órgão enviou kits de ajuda humanitária (colchões, cobertores e higiene pessoal) ao município de Camacan. Já para Simões Filho e Camamu, foram enviadas lonas para cobertura de encostas. A equipe técnica da Sudec também segue em contato permanente com as prefeituras e está à disposição para envio de apoio técnico e humanitário, conforme as solicitações registradas oficialmente.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) atua junto às prefeituras com apoio técnico, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e cofinanciamento de ações emergenciais, como aluguel provisório, acolhimento de famílias e distribuição de cestas básicas.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), um rompimento de aterro no KM 48 da BA-001, próximo ao acesso a São Roque do Paraguaçu, entre Bom Despacho e Nazaré, foi registrado por conta das chuvas deste final de semana. A empresa responsável pela obra no trecho já foi acionada para realizar os reparos no local. O tráfego de veículos está normal.

Apoio a Santo Amaro

No município de Santo Amaro, atingido pela enchente do Rio Subaé, equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e de outros órgãos estaduais estão em campo prestando assistência à população.

Durante este sábado (3), sob supervisão do comandante-geral do CBMBA, coronel Aloísio, os bombeiros militares atenderam cerca de 40 famílias na cidade, realizando orientações técnicas e monitoramento nos bairros Ideal, Bomfim, Rua da Viúva, Bairro Sacramento, rua H e Candolândia. A população foi orientada sobre a importância de acompanhar o nível das águas de rios, córregos e lagos e o momento seguro de deixar as residências.

Os militares ainda conversaram com os moradores sobre os locais mais seguros para se abrigarem em caso de necessidade, e sobre a importância de deixarem as residências e se abrigarem em local seguro, no caso de emergência. O objetivo principal da instituição é preservar a vida dos moradores e de animais domésticos.

Orientações

A orientação da Sudec é que as pessoas evitem e saiam de áreas de risco e procurem locais seguros para se abrigarem. É importante, também, que a população acompanhe os alertas das defesas civis municipais e os avisos meteorológicos. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

Secom

Campanha Nacional “Registre-se” acontecerá entre os dias 12 e 16 de maio, em Juazeiro

0

 

Acontece entre os dias 12 e 16 de maio, das 8 ás 18 horas,  sem intervalo de almoço, no Cartório de Registro Civil de Juazeiro BA, localizado na Rua do Paraíso, 222, Santo Antônio, em Juazeiro, a Campanha Nacional “Registre-se”, promovida pela Corregedoria Geral da Justiça.

Neste período, será possível solicitar serviços e certidões para todos os municípios brasileiros de forma gratuita.

“O registrado (o dono do registro), pode vir ao cartório, com seu documento com foto original e solicitar sua certidão com isenção de custas, ou seja, sem precisar pagar. Os pais e responsáveis legais, com documento com foto original, também podem solicitar o registro de crianças e adolescentes”.

Redação PNB

Morador cobra pavimentação da Rua Nossa Senhora de Nazaré, bairro Palmares, em Juazeiro: “Tem saneamento, mas não tem calçamento”

0

 

“Olha a situação da rua: cano quebrado, horrível de transitar”. Desde 15/06/2023, fizemos um abaixo assinado pedindo calçamento e não se importaram”, lembrou Cristiano Torres, morador da Rua Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Palmares, em Juazeiro.

Em contato com nossa redação, ele cobrou da gestão municipal a pavimentação da rua.

“Durante uma entrevista em uma rádio eu perguntei ao Prefeito Andrei se ele iria calçar essa rua e ele respondeu que sim, e não somente essa , mais calçaria muitas outras. Entendemos que tem pouco tempo, mas venho por meio deste pedir ajuda mais uma vez para que pavimentem nossa rua. O SAAE ajeitou o cano, só que o meu intuito maior é o calçamento da rua. A rua é horrível! São vários esgotos que já estouraram por conta do calçamento. Tem saneamento, mas não tem calçamento. Calçaram a rua de trás e uma da frente, mas essa daqui nada. Acho que porque ela já era calçada, só que o calçamento foi todo danificado com chuva”, relatou o morador.

Redação PNB

Tainahakã e Ramone lançam “Voo do Tempo”, juntando o popular Xote com o ritmo do Rap

0

 

Tainahakã e Ramone são dois artistas ribeirinhos, um de Petrolina e outro de Juazeiro. Os dois, juntaram-se para fazer uma música que tem tudo para ser um sucesso. Juntando o popular Xote, com o ritmo do Rap, eles constroem uma ponte através de letra e melodia para atravessar a imaginação das pessoas falando de consciência e força interior.

Produzida por Tainahakã, que é produtor musical e audiovisual, a música Voo do Tempo surgiu a partir de um convite para Ramone, que é da nova geração de compositoras, da região do Vale São Francisco, para compor está canção. A afinidade dos dois é também o elo criador do videoclipe da canção que acabou de estrear.

“Só um tempinho pra pensar, deixe um tempinho pra pensar! Nessa Pegada eu sempre chego daquele jeito, minha gente é boa e é gente de respeito, dando um rolê em Petrolina eu sou de Juazeiro, quando mergulho nesse rio tô no mundo inteiro. Cada um tem um tempo diferente, espere o momento mas diga o que sente, qual bandeira você vai levantar? Abra seus olhos para o que é diferente. Mainha me ensinou a nunca desistir, mas meu voo
é sozinha, por isso aprendi. A gente dança coladinho nesse embalo aqui, mas não posso nunca mais me perder de mim…”

Redação PNB, com informações Ascom

 

 

 

 

Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília

0

 

Após três semanas internado no Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta médica na manhã deste domingo (4). Ele estava no hospital desde 13 de abril, quando passou por uma cirurgia de 12 horas para remover aderências no intestino e reconstituir a parede abdominal.O hospital ainda não publicou boletim médico sobre a alta, mas imagens do ex-presidente deixando a unidade circulam nas redes sociais. Bolsonaro cumprimentou um grupo de apoiadores e deixou o hospital de carro.

Um pouco antes da alta, o ex-presidente usou as redes sociais para agradecer à equipe médica que cuidou dele. A equipe médica foi liderada por Cláudio Birolini, diretor de Cirurgia-Geral do Hospital das Clínicas de São Paulo.

No sábado (3), o boletim médico relatava a melhora no quadro de saúde, com boa evolução de dieta pastosa, e a possibilidade de que ele tivesse alta “nos próximos dias”. Bolsonaro tinha voltado a se alimentar por via oral na última terça-feira (29). Na quarta-feira (30), deixou a unidade de terapia intensiva (UTI), após 18 dias sob cuidados intensivos.

Na manhã de 11 de abril, Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais em evento no Rio Grande do Norte. Inicialmente internado em Santa Cruz, no interior do estado, o ex-presidente foi transferido para Natal. No dia seguinte, embarcou numa UTI aérea para Brasília.

Esta foi a sexta cirurgia pela qual o ex-presidente passou desde 2018, quando foi vítima de uma facada durante a campanha eleitoral. Todas as cirurgias foram realizadas por causa de sequelas do ferimento.

Ação penal

A primeira internação no Rio Grande do Norte ocorreu no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou a decisão da Primeira Turma que tornou Bolsonaro e mais sete aliados réus por planejarem e tentarem um golpe de Estado. O STF também abriu a ação penal contra o ex-presidente.

Em 23 de abril, Bolsonaro recebeu a intimação do STF na UTI do Hospital DF Star. Horas mais tarde, Bolsonaro publicou nas redes sociais um vídeo do momento em que recebeu a oficial de Justiça. Por 11 minutos, o ex-presidente questiona a servidora sobre a intimação dentro da UTI. Ao ser informado de que a medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, voltou a reclamar da atuação do ministro nas investigações.

O vídeo levou a publicação de uma nota de repúdio por entidades que representam os oficiais de justiça. Em 25 de abril, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal anunciou a abertura de investigação para apurar a entrada de pessoas na UTI. A sindicância abrangerá não apenas a visita da oficial da Justiça como a visita de aliados políticos durante a internação em cuidados intensivos.

Agência Brasil