Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Criança é atacada por cães em um condomínio no bairro Pedra do Lorde, em Juazeiro, e moradores cobram adoção de políticas efetivas de controle populacional dos animais

0

 

Moradores do Condomínio Assunção de Maria, no bairro Pedra do Lorde, em Juazeiro, em uma nota enviada ao PNB, cobraram do poder público uma ação para controlar os cães errantes que circulam pelo local. Segundo relataram uma criança foi atacada por seis animais na última quinta-feira (1)

“Na tarde do feriado de 1º de maio, o que era para ser um dia de alegria e descanso para uma família, foi marcado por uma tragédia, a qual uma criança de 5 anos foi brutalmente atacada por 06 cães de rua que invadem constantemente o referido condomínio. O incidente deixou a vítima com 15 perfurações por todo o corpo e grande abalo psicológico também a seus pais, trazendo à tona um problema que já havia sido previamente comunicado às autoridades competentes bem como a própria gestão do condomínio”, relataram.

Eles disseram ainda que “a atual administração do condomínio afirma que a prefeitura já havia sido acionada com pedidos para a retirada dos cães que circulam livremente pelo local, mas até o momento nenhuma providência efetiva foi tomada. O descaso coloca em risco não apenas crianças, mas todos os residentes, funcionários e visitantes que convivem diariamente com o medo de novos ataques. Diante da gravidade do ocorrido, os moradores do Condomínio Assunção de Maria exigem medidas urgentes por parte da Prefeitura Municipal de Juazeiro e dos órgãos de controle de zoonoses, incluindo: retirada imediata dos animais das áreas residenciais; adoção de políticas efetivas de controle populacional de animais abandonados; garantia de segurança e integridade para os moradores. Este caso não pode ser tratado como um incidente isolado, uma vez que é uma consequência da falta de políticas públicas eficientes de proteção tanto da população quanto dos próprios animais. Pedimos que a prefeitura e os órgãos competentes se posicionem imediatamente e apresentem um plano de ação para evitar novas tragédias. A comunidade local seguirá mobilizada e acompanhando os desdobramentos deste caso, esperando uma resposta rápida e responsável das autoridades juntamente com a administração do condomínio”.

Por fim, os moradores ressaltaram: “Não podemos esperar que novas vítimas paguem o preço da omissão. À criança e a família, nós do CAM nos solidarizamos com o ocorrido e não compactuamos com tamanha omissão e negligência”, concluíram os moradores do Condomínio Assunção de Maria.

Estamos encaminhando a reclamação para a gestão municipal.

Redação PNB

As quatro almas penadas de Juazeiro, por Henrique Rosa

9

 

O colégio Edson Ribeiro, o club da AABB, o Country Club e uma imensa área de terra no centro da cidade apelidada de Água Bela.

O colégio no passado representou uma harmonia da tarde. O club da AABB aos escombros, devendo 640 mil de IPTU. A ex Água Bela, abandonada há mais de 50 anos. O Country Club, a paixão da juventude e seus imortalizados carnavais, foi adjudicado na justiça, à revelia da cidade. É a alquimia da dor, ninguém se conforma com esse triste fim.

Nesse momento, se trata o tema do tempo, Juazeiro tem pressa, de crucial importância, a cidade não pode assistir essas ruínas físicas e moral, como o que se vê uma carniça.

Mas, o sol começou a surgir, o prefeito Andrei, como um pássaro veloz, rumo aos céus liberto, que paira sobre a cidade e com esforço entende a linguagem da população e das coisas sem voz, pois reverteu com bravura a área do colégio Edson Ribeiro, em favor do Município e preservando o interesse público.

Parabenizo Sibele Fonseca, por mais um ano de vida.

Sibele (Kybéle) em grego do nome de uma montanha na Frigía, a grande deusa da Ásia Menor, chamada de ‘mãe dos deuses’ ou ‘grande mãe. Divindade da natureza. Seu culto estendeu-se aos mundos grego.

Sibele, jornalista e mulher, é uma montanha de sabedoria, mãe dos sem vozes, personifica a força da imprensa e sua comunicação estende-se por toda a Bahia.

Por Henrique Rosa

Petrolina recebe representantes das forças de Segurança de Juazeiro

0

Consolidando os avanços na política pública de segurança, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Segurança Público, recebeu o Comitê Intersetorial de Segurança (CISP-Regional) de Juazeiro, Bahia.

A visita teve como finalidade fortalecer a cooperação entre os dois municípios para a construção de uma política intermunicipal de segurança que identifique características e problemas e apresente soluções para as duas cidades.

Esse trabalho em conjunto servirá como base para a construção do consórcio intermunicipal de segurança pública, um projeto que vai abranger não só as cidades vizinhas, mas os outros municípios da região do Vale do São Francisco que demonstrarem interesse, construindo uma rede de apoio e troca de informações, otimizando os recursos e possibilitando o enfrentamento da criminalidade em conjunto.

A comitiva, representada pelas promotoras Dra. Joseane Mendes Nunes, titular da 8ª Promotoria de Juazeiro e cogerente do CISP Regional; e a promotora Dra. Aline Curvelo, titular da 13ª Promotoria de Juazeiro e atual coordenadora do CISP de Juazeiro, integrou membros da Secretária Municipal de Segurança Cidadã de Juazeiro e o setor de políticas públicas, e a Guarda Civil Municipal da cidade vizinha.

O Comitê Intersetorial é uma instância de articulação entre diferentes órgãos, como Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, poder público municipal e tem como objetivo coordenar ações e estratégias para promover a segurança pública, nos níveis estadual, regional ou municipal.

 

Ascom

Direito e Cidadania: “Descontos indevidos no INSS; entenda o que está acontecendo e saiba como agir”

0

 

Recentemente, surgiram várias notícias sobre a suposta “fraude no INSS”. E provavelmente você, que é aposentado, pensionista ou recebe algum benefício do INSS, está preocupado com essa situação. Mas calma, estou aqui para te explicar de forma simples o que está acontecendo!

A tal “fraude” envolve a descoberta de descontos indevidos nos benefícios pagos pelo INSS.

“Como assim?”

Imagine que você recebe sua aposentadoria e, todo mês, um valor é descontado diretamente do benefício, indo para uma associação ou empresa.

O problema é que você nunca autorizou esse desconto ou sequer sabia da existência dele. Isso é o que chamamos de desconto indevido — e é por isso que o assunto tem gerado tanta polêmica.

“Como saber se estão descontando algo do meu benefício?”

Esses valores geralmente aparecem no seu contracheque (extrato de pagamento do INSS) com nomes como “mensalidade associativa” ou “contribuição”.
Mas atenção: para que esse tipo de desconto seja legal, é necessário que você tenha autorizado previamente, de forma clara e por escrito.

“E dá pra resolver isso?”

Sim! Você tem direito de cancelar esse desconto, pedir a devolução em dobro do valor cobrado indevidamente e até mesmo receber indenização por danos morais.

“Como funciona essa devolução em dobro?”

Se, por exemplo, estavam descontando R$ 100 do seu benefício todos os meses sem sua autorização, você pode ter direito a receber R$ 200 de volta. Isso está previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Para conseguir isso, é fundamental guardar os extratos do INSS e, se possível, registrar o cancelamento do descontopelo aplicativo ou site “Meu INSS”, ou ainda pelo telefone 135.

“E quanto aos danos morais? Tenho chances de conseguir?”

Sim! A Justiça tem reconhecido o direito à indenização por danos morais nesses casos, principalmente quando a pessoa prejudicada é idosa ou está em situação de vulnerabilidade.

Afinal, é uma situação muito injusta: você espera com tanto esforço pela aposentadoria ou benefício, e descobre que estão retirando dinheiro do seu pagamento sem sua permissão. Isso causa sofrimento, preocupação e pode até comprometer o sustento da sua família.

Por isso, fique atento!
O seu benefício é um direito seu, e não pode ser alvo de descontos escondidos ou não autorizados.
Se algo estiver errado, procure um advogado de confiança para te orientar e garantir seus direitos.

Contatos:

Telefone: (74) 9 9945-2002
Instagram: @sarandrade.r ou @andradefontesadvogados
E-mail: andradefontesadv@outlook.com

Bandeira amarela na conta de luz já está valendo

0

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a ativação, o que significa custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. Ou seja, Já começou a valer a bandeira amarela na conta de luz dos brasileiros neste mês de maio.

A mudança ocorre em função da redução no volume de chuvas, típica da transição entre o período úmido e o seco, o que impacta a geração de energia nas hidrelétricas.

Redação PNB

 

Prefeitura de Juazeiro promove ação em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos nesta segunda-feira (5)

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde/SESAU realiza, nesta segunda-feira (5), uma ação especial em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. O evento acontece das 8h às 12h, na Praça da Catedral, com programação voltada à promoção da saúde e ao cuidado com a população.

Na ocasião, serão ofertados serviços clínicos farmacêuticos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações individualizadas sobre o uso correto de medicamentos. A população também poderá participar de atividades educativas com distribuição de materiais informativos, rodas de conversa e esclarecimentos sobre temas como automedicação, descarte adequado de medicamentos vencidos e o uso racional de fármacos.

A Vigilância em Saúde estará presente com a oferta de vacinação (conforme disponibilidade do calendário vacinal), testagens rápidas e orientações de prevenção a diversas doenças. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/CEREST também participará da ação, trazendo informações sobre a saúde do trabalhador, com foco na prevenção de doenças ocupacionais e nos cuidados no ambiente de trabalho.

O diretor de Assistência Farmacêutica da SESAU, Gabriel Macedo, destaca a importância do evento para a conscientização da população.

“Nosso objetivo é orientar sobre a importância do uso correto dos medicamentos, evitando riscos à saúde causados pela automedicação e pelo uso inadequado. Além disso, estaremos oferecendo diversos serviços gratuitos que promovem o cuidado integral. Convidamos toda a comunidade a participar, esclarecer dúvidas e cuidar da sua saúde com responsabilidade”, afirmou Gabriel.

Ascom PMJ/SESAU

Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos; Inscrições começam na segunda-feira (5)

0
Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.

 

Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta segunda-feira (5). O novo edital do programa foi lançado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (2), com 3.174 vagas.A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde levando médicos até as regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais.

Os trabalhadores do Mais Médicos integram as equipes de Saúde da Família e oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população.

A meta do Ministério da Saúde é chegar a 28 mil profissionais até o fim de 2025.

Distribuição

No edital deste 41º ciclo do programa, a oferta das vagas do programa considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país, conforme dados do estudo Demografia Médica 2025, que aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país.

Do total de vagas (3.174), 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

As vagas do novo edital contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%). As vagas disponibilizadas está publicada na página eletrônica, no link Quadro de Vagas.

ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também publicou em sua rede social as localidades nas cinco regiões do país que terão vagas do programa federal.

Perfil do profissional

As oportunidades no 41º ciclo do Mais Médicos estão distribuídas entre três perfis profissionais:

1. médicos formados no Brasil com registro no registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no Brasil;

2. médicos brasileiros formados no exterior (intercambista brasileiro);

3. médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro).

O Ministério da Saúde esclarece que para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.

A documentação e as demais condições exigidas para os médicos brasileiros com registro no Brasil e para os intercambistas (brasileiros e estrangeiros) estão descritas no site. Entre elas: estar em situação regular na esfera criminal perante a justiça estadual e federal no Brasil, do local em que reside ou residiu nos últimos 6 (seis) meses; estar em situação regular com as obrigações militares, se o médico for sexo masculino; estar em situação regular na justiça eleitoral, se for brasileiro.

Inscrição

Os profissionais médicos devem realizar as adesões ao programa, por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre 5 e 8 de maio.

No ato da inscrição no SGP, o médico candidato deverá anexar declaração de próprio punho, datada e assinada, atestando que, se estrangeiro, possui conhecimento da língua portuguesa e, independentemente da nacionalidade, tem ciência das regras de organização do SUS, bem como dos protocolos e diretrizes clínicas no âmbito da atenção primária à saúde.

No exercício das atividades pelo Mais Médicos, os profissionais médicos brasileiros e estrangeiros terão direito a benefícios descritos no site do programa, como de bolsa formação, ajuda de custo, auxílios. Eles poderão permanecer no programa por até 48 meses, sem vínculo empregatício de qualquer natureza.

Cadastro reserva

Neste novo chamamento público para adesão e renovação de vagas do Mais Médicos, o Ministério da Saúde criou a possibilidade de cadastro reserva do programa.

Esse mecanismo oferece flexibilidade e agilidade na reposição de profissionais pelos municípios e DSEIs, logo que a necessidade for identificada.

Com isso,2.450 municípios brasileiros e oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já haviam preenchido vagas em editais anteriores puderam ingressar no cadastro reserva do da política pública.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Atualmente,são 24,9 mil médicos, atuando em 4,2 mil municípios, o equivalente a 77% do território nacional. Os profissionais trabalham identificados com coletes verdes.

Dentre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social.  Do total de médicos em atividade pelo programa federal, 601 deles atuam em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

O Ministério da Saúde espera que a política pública, lançada em julho de 2013, gere impactos positivos nas comunidades atendidas, como a ampliação do acesso aos serviços de saúde na atenção primária, a redução do tempo de espera por atendimento com a utilização do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS), além de avanços significativos na saúde indígena.

Agência Brasil

Unidade Móvel de Atendimento Odontológico da SESAU Juazeiro amplia serviço e divulga novo cronograma semanal

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde/SESAU, anuncia a ampliação dos atendimentos da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico/UMO, reforçando o compromisso com o acesso à saúde bucal da população. A partir desta segunda-feira (5), o serviço passará a ser oferecido de segunda a sexta-feira, com atendimentos diários a partir das 8h.

Serão realizados 15 atendimentos por dia, com foco em ações preventivas, curativas e educativas de saúde bucal, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida dos usuários. Para ser atendido, o paciente deve apresentar documento de identidade (RG), CPF e Cartão SUS.

Confira o cronograma de 05 a 09 de maio:

– 05/05 – Segunda-feira – Residencial Juazeiro I, II e III. Atendimento por demanda livre (15 pacientes);

– 06/05 – Terça-feira – Residencial Praia do Rodeadouro. Atendimento por demanda livre (15 pacientes);

– 07/05 – Quarta-feira – Residencial Mairi. Atendimento por demanda livre (15 pacientes);

– 08/05 – Quinta-feira – Residencial Dr. Humberto. Atendimento por demanda livre (15 pacientes);

 – 09/05 – Sexta-feira – Parque Residencial. Atendimento por demanda livre (15 pacientes).

Ascom PMJ/SESAU

Travessia das Sereias abre inscrições para sua 3ª edição e exalta protagonismo feminino nas águas do Rio São Francisco

0

Prova exclusiva para mulheres será realizada em Juazeiro no dia 13 de julho e deve reunir atletas de todas as idades em uma grande celebração à força e ao protagonismo feminino

Estão oficialmente abertas as inscrições para a 3ª edição da Travessia das Sereias, a maior prova de natação em águas abertas exclusiva para mulheres no Vale do São Francisco. O evento será realizado no próximo 13 de julho, a partir das 6h30, na orla de Juazeiro (BA), com largadas nas cidades de Juazeiro e Petrolina, e deve reunir atletas amadoras e experientes em dois percursos distintos no Rio São Francisco.

A competição conta com dois trajetos: 500 metros, com largada na Orla 2 de Juazeiro (em frente à Marinha), e 2,5 quilômetros, com largada na Marina do Mexicano, em Petrolina. Ambos terão como ponto de chegada a Kaiakeria Arca Sport, onde também será realizada a concentração e numeração das atletas. Todos os percursos contam com estrutura de apoio em barcos e caiaques.

A idealizadora e organizadora do evento, Alice Rocha, destaca que mais do que uma competição, a Travessia das Sereias é um espaço de superação, visibilidade e fortalecimento feminino. “A Travessia nasceu com o propósito de mostrar que as mulheres têm espaço em todos os ambientes, inclusive nas águas abertas. É um momento de superação, de romper barreiras pessoais, de se conectar com a própria força e de valorizar o nosso Rio São Francisco, que é símbolo da nossa identidade regional”, afirma.

Evento oficial no calendário municipal de Juazeiro

A Travessia das Sereias passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Juazeiro através da Lei Municipal nº 3.241/2024. A prova é realizada anualmente durante os festejos de aniversário da cidade, que em 15 de julho de 2025 completa 147 anos de emancipação política. A inclusão reforça o compromisso da cidade com o incentivo à prática esportiva e à valorização do Rio São Francisco.

Homenagem à nadadora Lorena de Araújo Melo

Nesta edição, a Travessia prestará uma homenagem especial à nadadora Lorena de Araújo Melo, paraibana que vive em Juazeiro há mais de quatro décadas. Lorena é conhecida por sua disciplina, alegria de viver e por sua forte conexão com o rio. Ela mantém uma rotina de atividades físicas que inclui atravessar o São Francisco nadando em direção à Ilha do Fogo, corridas na orla da cidade e encontros com amigos para celebrar a vida. Sua história é inspiração para diversas gerações de mulheres da região.

As inscrições custam R$ 100,00 e seguem abertas até o dia 6 de julho, através do formulário oficial. As vagas são limitadas e o evento tem atraído cada vez mais participantes desde sua primeira edição.

Mais informações podem ser obtidas no perfil oficial do evento no Instagram: @sereiasdo.rio ou pelo telefone (79) 9 9822-2717.

Serviço:

3ª Travessia das Sereias
Data: 13 de julho de 2025
Local: Orla de Juazeiro (BA)
Concentração: 6h30 na Kaiakeria Arca Sport
Percursos: 500m e 2,5km
Inscrição: R$ 100,00 até 06/07
Link de inscrição: https://forms.gle/Pu7QUuvVb8L1LDnX9
Informações: @sereiasdo.rio / (79) 9 9822-2717

 

Ascom