Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Petrolina: Caio Meneses lança livro de poesia neste sábado (3), no Poleiro

0

O Poleiro, icônico ponto de encontro de artistas, intelectuais e apaixonados por poesia e música de Petrolina, vai receber neste sábado (03), a partir do meio dia, o lançamento do livro de poesia ‘Política da Natureza’.

Primeira obra publicada pelo professor universitário, especialista em Agroecologia e Agricultura Familiar, Caio Meneses, o livro reúne poemas com uma forte tonalidade social e versos que ativam no leitor experiências multissensoriais.

Caio Meneses é filho do Pajeú ( São José do Egito). Cresceu menino livre e muito cedo teve contato com a poesia popular. Encantou-se com os repentistas e na convivência com seus conterrâneos e familiares – avô, pai, tios, primos e inúmeros parentes poetas – mostrou na oralidade e na caneta, que a poesia seria para sempre parte

SOBRE O AUTOR: Caio Meneses é filho do Pajeú. São José do Egito. Cresceu menino livre e muito cedo teve contato com a poesia popular: encantou-se com os Repentistas.  Na convivência com seus conterrâneos e familiares – avô, pai, tios, primos e inúmeros parentes poetas – mostrou logo cedo, na oralidade e na caneta, que a poesia seria para sempre parte indissolúvel de sua alma.

Formou-se Engenheiro de Pesca e em seguida Professor Universitário. (UFPI)

Encontrou na agricultura familiar o caminho afetivo que  norteia sua atuação profissional.  É especialista em agroflorestas e carrega o estandarte de cultivos mais saudáveis e socialmente responsáveis. Doutor em Agroecologia, hoje é Professor na UFRPE, no Recife.

Com a poesia engajada em causas sociais, seus versos ativam experiência multissensorial, levando o leitor a vislumbrar os cenários contidos e cantados em seus poemas. Agora lança seu primeiro livro, Política da Natureza – uma seleção de parte de suas vasta obra.

 CLAS

SEC inicia cadastramento de oficineiros para Projeto Capoeira nas Escolas

0

 

Começa nesta sexta-feira (2) o cadastramento dos oficineiros para atuarem no Projeto Capoeira nas Escolas. A proposta atende ao disposto na Lei Moa do Katendê (n° 14.341), que tem o intuito de preservar e incentivar a prática da capoeira no Estado, através da sua inclusão no currículo das escolas públicas. Os interessados devem procurar as escolas estaduais para mais informações.

Através do Capoeira das Escolas, serão promovidas em todas as escolas da rede estadual oficinas educativas; e qualificação e formação dos oficineiros, assim como aquisição e distribuição do kit ginga, composto por berimbau, pandeiro, atabaque, reco-reco, agogô, caxixi e dobrão. Também serão realizadas ações de fomento à implementação da capoeira nas escolas, como o festival anual de capoeira, além do desenvolvimento de estratégias para o acompanhamento das oficinas.

Em fevereiro, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou a coleta de dados para mapeamento de capoeiristas interessados em atuar no projeto. As informações coletadas estão ajudando os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e as unidades escolares a terem acesso aos profissionais de capoeira do território, contribuindo para o processo de preservação da capoeira na Bahia e, também, para a introdução dos estudantes no universo da capoeira, através de sua prática nas escolas.

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

0

 

O prazo de inscrições para a segunda edição do Edital Black STEM foi prorrogado até 12 de maio.A data inicial para o fim das inscrições era quarta-feira.

O programa apoia estudantes negros brasileiros em sua trajetória acadêmica internacional nas áreas de STEM (sigla na língua inglesa para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

A iniciativa é do Fundo Baobá para Equidade Racial. com apoio da B3 Social, uma associação sem fins lucrativos, responsável pela atuação social da B3, voltada à redução de desigualdades sociais no Brasil.

Nesta edição, o Black STEM oferece a pessoas negras (autodeclaradas pretas ou pardas), três bolsas complementares de R$ 35 mil, como forma de contribuir para a permanência de estudantes negros em universidades fora do Brasil. O valor servirá para cobrir despesas anuais de permanência, como moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos e mensalidades.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Os selecionados terão acesso a mentorias individuais e coletivas, acompanhamento psicológico, conexão com lideranças negras, participação em ações promovidas pelo Fundo Baobá ou outras instituições vinculadas à temática.

Em 2024, quatro estudantes foram contemplados e hoje estudam na China, Estados Unidos e Portugal, em cursos como ciência da computação, engenharia aeroespacial e pilotagem marítima.

A inscrição dos interessados virtual deve ser feita na página do Fundo Baobá com o preenchimento do formulário online.

O resultado com a lista de selecionados será divulgado em 8 de julho.

Quem podem se candidatar

Para se candidatar, é necessário a pessoa ser negra, brasileira nata ou naturalizada.Os interessados devem ter sido aprovados em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, experimentais e da saúde, tecnologia, matemática e engenharias em universidades estrangeiras, com início letivo em 2025, ou estejam em estágio avançado de processo seletivo.

Além disso, é necessário que os candidatos tenham sido aprovados em algum programa de bolsas (integral ou parcial) da instituição onde irão estudar ou de outra fonte de recursos, ou estejam em estágio avançado de processo seletivo para obtenção de bolsa. Cursos em universidades públicas com subsídio total ou parcial também serão considerados.

Padarias da região Norte se preparam para participar do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia em 2025

0

 

A realização da segunda edição do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia, criado pelo Sebrae, tem atraído donos de padarias e confeitarias da região Norte da Bahia nos últimos dias em busca de informações para as inscrições. A estimativa é que a quantidade de participantes supere a primeira edição, que chegou a duas dezenas.
Entre os estabelecimentos da região, a padaria Verde Rio, vencedora do concurso estadual em 2024, já confirmou a participação. As inscrições encerram dia 15 de maio.

Um dos concorrentes dessa edição, o empresário Robson Alvarenga, sócio proprietário da padraria Soft Pão, em Juazeiro, não esconde a expectativa de concorrer pela primeira vez. “O fato de uma padaria de Juazeiro ter conquistado o título de melhor pão francês em 2024 aumenta a expectativa e nos incentiva a produzir um produto cada vez melhor. E, nesse sentido, nossa equipe está se preparando com o objetivo de mostrar o que fazemos de melhor para a nossa clientela”, afirmou.

A Soft Pão está no mercado desde o início do ano 2000 e nesse tempo cresceu, passando a oferecer uma gama maior de produtos derivados do trigo, confeitaria e a opção de um excelente desjejum à base de produtos da região. Seu projeto de expansão prevê para esse ano a inauguração de uma filial em Petrolina (PE).

O gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, acompanha de perto a movimentação das panificadoras do Norte da Bahia que estão se inscrevendo para a segunda edição do concurso estadual. Otimista, ele acredita que as empresas locais estão capacitadas para concorrer e conquistar bons resultados. “Nos alegra saber que os empresários do setor estão investindo cada vez mais em equipamentos, novas tecnologias e treinamento de pessoal, fortalecendo, assim, as suas marcas, produtos e o próprio segmento” conclui.

Saúde amplia vacinação contra hepatite A para usuários de PrEP

0

 

A partir de agora, a vacinação contra hepatite A no Brasil passa a ser indicada também para usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP) – tratamento preventivo ao HIV. O anúncio da ampliação do esquema vacinal foi feito nesta sexta-feira (2) pelo Ministério da Saúde.Em nota, a pasta informou que a medida tem como objetivo conter surtos de hepatite A na população adulta, além de atender a uma mudança no perfil epidemiológico da doença. De acordo com o ministério, com a ampla vacinação de crianças, iniciada em 2014, a doença passou a se concentrar no público adulto.

A expectativa é que a ampliação da vacinação tenha impacto também nas internações e nos óbitos por hepatite A, já que os casos graves, geralmente, são registrados entre adultos. A meta é imunizar 80% de todas as pessoas que utilizam PrEP – atualmente, mais de 120,7 mil cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).

A imunização será realizada por meio de duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Para receber o imunizante, é preciso apresentar a receita médica que indica o uso da PrEP. O local para vacinação será informado pelos serviços de referência onde os medicamentos são retirados.

Doença

A hepatite A é uma inflamação no fígado causada por uma infecção viral, que pode resultar em complicações. A doença, segundo o ministério, tende a ter mais gravidade em adultos do que em crianças.

Embora a principal transmissão do vírus seja fecal-oral, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou, em 2016, um aumento no número de casos relacionados a práticas sexuais. A entidade indica a vacinação como estratégia de prevenção contra a doença.

No Brasil, o aumento de casos de hepatite A por potencial transmissão por sexo, de acordo com dados do governo federal, foi identificado, pela primeira vez, em 2017, no município de São Paulo. Na época, foram 786 diagnósticos com dois óbitos confirmados.

“Outros surtos foram registrados posteriormente, com predominância na população de homens que fazem sexo com homens. Atualmente, cerca de 80% dos usuários da PrEP têm esse perfil. Os surtos foram controlados com ajuda de ações específicas de vacinação”, destacou a pasta.

“Meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações”, afirma Lupi no pedido de demissão do Ministério da Previdência; Atual secretário-executivo da pasta assume cargo

0

 

Após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta sexta-feira (2), Carlos Lupi pediu exoneração do cargo de ministro da Previdência.“Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula. Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador”, escreveu Lupi.

O Palácio do Planalto anunciou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta como o novo ministro.

Segundo o Planalto, a exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda nesta sexta em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A troca no comando do Ministério da Previdência ocorre uma semana após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação conjunta que apura um suposto esquema de descontos não autorizados de mensalidades associativas em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A investigação aponta que as irregularidades começaram em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro, e prosseguiram nos últimos anos.

“Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente. Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta. Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas”, prosseguiu Carlos Lupi.

Mudanças no INSS

O caso já havia resultado na exoneração do então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.

Deputados de oposição protocolaram, na última quarta-feira (30), um requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os sindicatos envolvidos na fraude do INSS. Pressionado pela oposição, Lupi chegou a prestar depoimento durante sessão da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, também da Câmara dos Deputados, realizada na terça-feira (29), mas sua permanência à frente da pasta acabou ficando insustentável.

A PF informou ter reunido indícios da existência de irregularidades em parte dos cerca de R$ 6,3 bilhões que a cobrança das mensalidades associativas movimentou apenas entre 2019 e 2024. Nos dias seguintes, a CGU e o próprio INSS tornaram públicos os resultados de auditorias realizadas desde 2023, que também apontavam inconsistências e problemas relacionados ao tema.

Suspensão e devolução

Logo após a deflagração da operação da PF, o INSS suspendeu todos os descontos oriundos dos acordos com as entidades.

Para reaver o dinheiro retroativo aos anos anteriores, a Advocacia-Geral da União (AGU) montou um grupo para buscar a reparação dos prejuízos. Esse grupo se reuniu na tarde desta sexta, na sede da AGU, envolvendo o próprio advogado-geral da União, Jorge Messias; o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção e o novo presidente do INSS, nomeado há dois dias.

Na última quinta-feira (30), em pronunciamento nacional por ocasião do Dia do Trabalhador, Lula prometeu que os prejudicados serão ressarcidos.

Redação PNB, com informações Agência Brasil

Carlos Lupi pede demissão da Previdência Social; Lula já tem novo nome para o cargo

0

 

Na tarde desta sexta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o pedido de demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

A decisão ocorre em meio à crise envolvendo fraudes em aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Para substituir Lupi, o presidente Lula convidou Wolney Queiroz, ex-deputado federal e atual secretário-executivo da Previdência, para o cargo de ministro. Queiroz possui uma trajetória política consolidada, com experiência legislativa, e atualmente desempenhava um papel relevante na gestão da Previdência Social.

A exoneração de Carlos Lupi e a nomeação de Wolney Queiroz serão publicadas ainda hoje em uma edição extra do Diário Oficial da União. A mudança no comando da pasta visa dar continuidade à reestruturação da Previdência e ao enfrentamento das irregularidades apontadas no sistema de aposentadorias, cuja situação gerou grande repercussão nos últimos meses.

Redação PNB

32ª Maratona Ciclística de Casa Nova é realizada com sucesso

0

 

Casa Nova viveu mais um grande momento de esporte, confraternização e emoção com a realização da tradicional Maratona ciclística, nesta quinta-feira (1º), que atraiu participantes de diversas cidades da região. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, distribuiu mais de R$ 30 mil em premiações, foi marcado por organização exemplar, grande participação popular e um clima de celebração entre atletas e familiares.

O prefeito Anisio Viana comemorou o sucesso do evento e destacou as novidades e o impacto positivo de mais uma edição do evento na comunidade. “Foi um grande sucesso! Caprichamos na organização, trouxemos várias novidades nesta edição, como o acompanhamento de fisioterapeutas para os atletas, pois entendemos que este evento vai além da competição. É uma tradição que une gerações, movimenta nossa cidade e fortalece o esporte local. Ver nossa população participando com tanta alegria e tantos atletas reconhecendo a organização nos motiva a fazer ainda melhor a cada ano,” afirmou.

Entre os ciclistas, Alberto, que veio de Juazeiro especialmente para competir, fez questão de elogiar a estrutura da prova. “Já participei em outros anos e quero registrar que esse ano está muito mais organizada. Não temos do que reclamar,” destacou.

Cacilda Castro, moradora de Casa Nova, também compartilhou seu entusiasmo. “Essa é uma prova tradicional não só na cidade, mas para minha família também. Tenho um irmão que participa há mais de 20 anos. O que me atrai a participar é por ser um evento para todas as idades, tem categoria pra todos. Independente de pódio, o que vale mais são as amizades que fazemos aqui,” contou.

Confira os vencedores:

Resultado MTB

Resultado SPEED

Ascom/PMCN

Campus Petrolina Zona Rural abre inscrições para o Clube Poliglota

0

O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE está com inscrições abertas, até o dia 8 de maio, para o Clube Poliglota, projeto de extensão com objetivo de proporcionar a oportunidade de praticar conversação em inglês, espanhol e/ou francês, ampliando a habilidade de comunicação nesses idiomas.

Estão disponíveis 30 vagas para participação nos encontros de conversação em inglês, 30 para participação nos encontros de espanhol e 30 para os encontros de francês, sendo 50% das vagas reservadas ao público interno do campus Petrolina Zona Rural (estudantes e servidores), e 50% das vagas para o público externo. Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter conhecimentos básicos do idioma.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do preenchimento de formulário eletrônico (clique aqui). Os primeiros 40 candidatos inscritos em cada curso serão convocados para envio de um vídeo com uma breve apresentação em até um minuto, devendo conter nome; local de origem ou onde mora; experiência com o idioma escolhido; motivo pelo qual deseja participar do Clube Poliglota. A classificação final se dará a partir da avaliação dos vídeos enviados, com base nos critérios estabelecidos no barema (Anexo I do Edital nº 15/2025).

Os encontros acontecerão de forma remota, através da plataforma Google Meet, sendo o de Inglês às terças-feiras, a partir do dia 27 de maio, das 18h30 às 19h30; o de Espanhol também às terças-feiras, a partir do dia 27 de maio, das 19h30 às 20h30; e o de Francês às quintas-feiras, a partir do dia 29 de maio, das 19h30 às 20h30.

No dia 21 de maio, será realizado presencialmente um treinamento sobre a autoaprendizagem de idiomas, voltado especialmente para os novos participantes do Clube Poliglota. O evento contará com certificação. Local e horário serão informados posteriormente.

Os encontros serão focados em conversação e consistirão na discussão de temas, como filmes, músicas, clima, viagens, livros, tecnologias, rotina, entre outros. O projeto tem carga horária total de 30 horas, se estendendo até o dia 26 de setembro de 2025.

Em caso de dúvidas/esclarecimentos, os candidatos poderão entrar em contato através do e-mail. clubepoliglotaifsertaopecpzr@gmail.com.

Clique aqui para acessar todas as informações sobre a seleção para o Clube Poliglota podem ser conferidas no Edital nº 15/2025.

Ascom