Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

“Vende-se estas cadeiras da agência do INSS de Juazeiro Bahia para pagar aos aposentados”, ironiza leitora

0

 

“Vende-se estas cadeiras da agência do INSS de Juazeiro Bahia para pagar aos aposentados”, ironizou uma aposentada criticando a depreciação dos móveis que ficam na recepção do instituto na cidade.

Ela enviou ao PNB a situação das cadeiras e comentou: “Uma vergonha. Dá até nojo de sentar nestes lixos. Tem gerência neste órgão?”

Redação PNB

Mãe de um aluno do Colégio Lomanto Júnior, em Juazeiro, questiona gestão sobre falta de livros, uniformes e de comunicação com a escola: “Já estamos no meio do ano letivo”

0

 

Daiane, mãe de um aluno da Escola de Tempo Integral Lomanto Júnior, em Juazeiro, procurou o PNB para expressar sua insatisfação com a gestão e comunicação da instituição.

Segundo contou a mãe, desde o início do ano letivo que ela tem enfrentado dificuldades para obter qualquer tipo de informação junto à escola.

“O único número de telefone disponibilizado nunca é atendido, independentemente do horário em que se liga — manhã ou tarde —, sendo comum a mensagem de que o número está temporariamente indisponível. Tenho registros das diversas tentativas de contato realizadas, todas sem sucesso. Além disso, a escola possui um perfil no Instagram que está frequentemente ativo, mas não responde às mensagens enviadas, mesmo após visualizá-las. Tenho capturas de tela que comprovam essa situação”, relatou a mãe.

Daiane apontou ainda que: “outro ponto preocupante é que já estamos no meio do ano letivo e até o momento nenhum livro foi entregue aos alunos, tampouco as camisas do uniforme fornecido pelo governo. Na primeira reunião realizada em fevereiro, foi informada que parte dos materiais já havia chegado e que estavam aguardando o restante para fazer a entrega completa, o que, até agora, não ocorreu”, relatou.

Ela questionou ainda a realização das oficinas oferecidas pela escola: “como a de natação, parece que só funciona para os alunos que conseguiram se inscrever em um dia específico (terça-feira). Nos demais dias (quarta e sexta), as atividades parecem não acontecer, uma vez que não há qualquer aviso em sala de aula ou por meio das redes sociais da escola”, contou a mãe.

Daiane concluiu ressaltando que tem feito diversas tentativas de obter esclarecimentos sobre essas questões, por telefone e por mensagens, mas não tem um retorno. E disse ainda que há “uma grande quantidade de aulas vagas, o que é extremamente preocupante”.

“A sensação é de total falta de transparência e de comunicação por parte da escola. Gostaria de saber se há alguma justificativa plausível para todos esses problemas relatados, pois, como mãe, sinto-me desrespeitada e extremamente preocupada com a qualidade da educação que está sendo oferecida aos alunos”.

Encaminhamos o relato para o Núcleo Regional de Educação.

Redação PNB

Com promessa de reformar escola da Alfavaca, Juazeiro, gestão Suzana transfere alunos para prédio sem estrutura, denuncia mãe: “Nem iniciaram a obra”; nova gestão Seduc responde

0

 

Em julho do ano passado, a gestão Suzana Ramos transferiu os alunos da Escola João Dias Ferreira, da localidade de Alfavaca, Junco/Salitre, em Juazeiro, para a associação de moradores da comunidade, com a promessa de reformar o prédio escolar, que foi parcialmente derrubado, mas a obra sequer iniciada, segundo nos contou uma mãe de aluno.

“Estou muito indignada, pois tiraram os alunos da escola pra fazer uma reforma que nunca chegou. Os alunos estão estudando na associação, um lugar sem estrutura e inapropriado para as crianças. Elas não têm onde brincar na hora do recreio, o local é apertado e, além disso, tem um muro que oferece risco, pois é cheio de vidros. Enganaram a comunidade com a promessa desta reforma que nem foi iniciada. Como mães queremos que a prefeitura, que o Prefeito Andrei se manifestem, pois não podemos mandar nossos filhos pra uma escola sem segurança, sem acomodação. Tivemos uma reunião hoje lá e vimos o perigo que eles estão correndo lá na associação, pois tem até vidro quebrado e aquilo não é um lugar apropriado para funcionar uma escola. Derrubaram algumas partes do prédio, onde hoje tem uma família morando, e nada de reconstruírem a escola da comunidade. Queremos uma solução”, reivindicou a mãe.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Educação de Juazeiro.

Confira nota:

A Secretaria de Educação de Juazeiro/SEDUC lamenta o transtorno e esclarece que o prédio da Escola Municipal João Dias foi demolido pela gestão anterior, em julho de 2024, sem planejamento e sem um local adequado para realocação dos estudantes. O funcionamento da unidade escolar foi transferido para a Associação de Moradores, um espaço que não oferece condições mínimas para favorecimento do processo de ensino e aprendizagem.

Ao identificar a situação, a Secretaria fez um diagnóstico das demandas de melhorias no espaço da Associação e, ao mesmo tempo, verificou que o terreno da escola demolida precisa de regularização para ampliação da área escolar e para que a nova unidade seja construída com espaços adequados, incluindo salas amplas e climatizadas, sala de Atendimento Educacional Especializado, salas para gestão e coordenação, refeitório, banheiros e espaço para recreação.

Sobre a denúncia referente aos vidros quebrados, causando riscos as crianças, a Seduc reforça a sua preocupação com a segurança dos estudantes e irá averiguar e tomar todas as medidas cabíveis para solucionar os problemas apontados.

A Seduc reitera, ainda, que qualquer cidadão pode encaminhar suas reclamações, críticas ou sugestões pelos canais oficiais da Ouvidoria da Prefeitura de Juazeiro. Fale com quem resolve: 74 98846 0016 ou pelo e-mail ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br.

Redação PNB 

Grupo Clave Árido abre hoje (16) projeto “MPB nas Comunidades de Petrolina”; apresentação será no Céu das Águas, Rio Corrente

0

 

O grupo de música popular instrumental Clave Árido, formado no ano passado, por um quarteto de alunos do curso de Licenciatura em Música do IF Sertão, em Petrolina, dá a largada nesta sexta-feira (16), ás 19 h, ao projeto batizado de “MPB nas comunidades de Petrolina”. Com a proposta inédita de mesclar músicas conhecidas do cancioneiro nacional, como ideia do projeto aprovado pela PNAB (Petrolina), através da Lei de cultura Aldir Blanc, os músicos vão levar o espetáculo “Do Mar ao Sertão”, a espaços públicos, principalmente instituições de ensino e lazer. Hoje a primeira apresentação será no Céu das Águas, no bairro Rio Corrente.

A produção e roteiro desse show de música instrumental, tem caráter pedagógico, no sentido de levar para o público de diversas gerações, um pouco da história da tradicional MPB desde o início do século XX com criações de Chiquinha Gonzaga até a atualidade, pontuando os movimentos musicais nascidos em suas décadas especificas e que fazem parte da história da cultura brasileira.

A proposta do “MPB nas Comunidades de Petrolina”, segundo o flautista e produtor musical Alenilson Júnior, é dar acesso para que os jovens estudantes do ensino fundamental e médio, bem como as crianças, ampliem o conhecimento sobre percepção musical, arte e história da música para além das redes sociais.

Para o também integrante do grupo (percussão) e pesquisador Emanuel Andrade, “a trajetória da música brasileira é historicamente rica e se relaciona de forma afetiva com várias gerações desde o começo do século passado”. “Muitas das canções do repertório fazem parte da memória afetiva de várias gerações e até hoje tocadas e inseridas em trilhas sonoras, como também são atemporais citadas em livros de história e literatura”, relata.

Outra proposta é fazer com que o público jovem tenha acesso a um leque de opção dentre a riqueza da MPB que nem sempre está na fronteira do sucesso fácil de redes sociais. Com arranjos instrumentais sob auxilio de flauta transversal, violão, percussão e contrabaixo, o show “Do mar ao sertão”, engata mais de 20 canções que ganharam nova roupagem sem perder o vigor da obra original.

O repertório passeia pelo cancioneiro da Bossa Nova através de clássicos de Tom Jobim e Vinicius de Moares, pelo samba, pelo pop-rock romântico, até desaguar nos ritmos nordestinos dialogando com músicas que também atravessam gerações assinadas por Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alceu Valença e Accioly Neto, entre outros compositores.

Na ocasião dos blocos musicais, um data show vai exibir os títulos das canções, os nomes dos compositores e fotos. Além de Alenilson na flauta e clarinete, a formação do Clave Árido conta Pedro Henrique (violão), Emanuel Andrade (percussão) e Alexandre Silva(contrabaixo)

Clientes denunciam cobranças excessivas em loja de autopeças de Juazeiro: “O problema não é apenas na loja daqui, mas sim na rede completa”

23

 

Um grupo de consumidores entrou em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar supostas práticas abusivas e cobranças consideradas excessivas por serviços automotivos por parte de uma loja de autopeças localizada em Juazeiro, na região Norte da Bahia. Um dos clientes informou que recebeu uma cobrança de quase R$ 5 mil, por serviços que, segundo ele, normalmente não passaria de R$ 2.500.

“Procurei a loja Impacto Prime para trocar os pneus do meu veículo e alinhamento. Lá fui informado de que precisaria realizar outros serviços, autorizei acreditando que cobrariam de acordo com o valores de mercado, mas fui surpreendido com a conta final. Eles superfaturam os serviços e os materiais. Como os serviços já tinham sido realizados, tive que pagar o valor cobrado. Para se ter uma ideia, somente nos serviços de troca de óleo, filtros, ar, combustível e lubrificação me cobraram um valor de R$ 800,00. Fiz alguns orçamentos em outras lojas no comércio de Juazeiro, todos muito próximos da Impacto Prime, e pasmem, o valor dos orçamentos não ultrapassou R$ 160,00. Um absurdo”, relatou.

Ainda de acordo com os relatos, outros consumidores presentes na loja também se queixaram de cobranças indevidas e serviços desnecessários, sugerindo que a prática pode ser recorrente.

“Eu já fui vítima dos valores exorbitantes cobrados nesta loja e recentemente presenciei uma situação que aconteceu com um senhor humilde. Ele estava na loja com um Celta antigo, de 2009, e também tomou um baque de mais de R$ 2.000. Ele estava arrasado, pois com certeza tem um orçamento apertado e foi surpreendido pelo valor. Isso é lesar o cliente, é desrespeito. Pessoas comuns, que dependem do carro para trabalhar, estão sendo enganadas com orçamentos inflados e peças trocadas sem necessidade. É revoltante.”, acrescentou outro consumidor.

Os denunciantes afirmam ainda que buscarão os órgãos de defesa do consumidor para formalizar a queixa e exigem que medidas sejam tomadas para evitar que novos consumidores sejam prejudicados.

“Eles atraem os consumidores por meio de promoções de pneus baratos e alinhamento gratuito. Depois vimos que no site Reclame Aqui tem diversas reclamações no mesmo sentido dessa rede. O problema não é apenas em Juazeiro, mas sim na rede completa. Estamos no mobilizando para denunciar os casos ao Procon de Juazeiro para que façam uma fiscalização na empresa para evitar que outros consumidores sejam lesados como nós. Também queremos incentivar outros clientes que foram lesados como nós a denunciar”, finalizam.

Estamos encaminhando as denúncias para a loja citada e também para o Procon de Juazeiro.

Redação PNB

Prefeitura de Sento Sé marca presença em evento estadual que debate os desafios e avanços da educação

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está participando do Seminário Estadual da UNCME Bahia e do XXVII Encontro dos Conselhos Municipais de Educação, que acontece de 14 a 16 de maio, em Salvador. O município está representado pelo secretário de Educação, Jeorge Ribeiro, e pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, Reinivaldo Oliveira.

O secretário Jeorge Ribeiro destacou a relevância da participação de Sento Sé no encontro. “Esse é um momento valioso de troca, de aprendizado e de reafirmação do nosso compromisso com uma educação pública de qualidade. Discutir os desafios da educação básica e os caminhos para implementar o Plano Municipal de Educação com base nos planos decenais é essencial para o avanço das políticas educacionais em nosso município e toda Bahia”.

O evento

Reúne representantes de todo o estado e tem como tema central o fortalecimento do direito à educação por meio dos planos decenais, destacando a importância da equidade e da qualidade no ensino. A programação contempla mesas redondas, palestras e debates sobre temas fundamentais como educação infantil, educação básica, cidadania fiscal no currículo escolar, educação antirracista, resoluções do Conselho Estadual de Educação e experiências exitosas dos conselhos municipais.

Para Reinivaldo Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Educação, o evento proporciona um ambiente de construção coletiva e escuta ativa. “A participação no encontro organizado pela UNCME Bahia, com apoio da Secretaria de Educação do Estado, é de fundamental importância. É uma ponte que aponta caminhos no avanço da educação. Aqui, temos a oportunidade de dialogar com orientadores e pares, refletindo sobre os direitos à educação e buscando construir um plano decenal alinhado à realidade de Sento Sé”.

Ascom/PMSSE

Saúde de Juazeiro recebe equipes intersetoriais para fortalecer a prestação de serviços na rede municipal

0



A Secretaria de Saúde de Juazeiro/ Sesau, reafirmando o compromisso com a escuta ativa, planejamento estratégico e melhoria contínua da atenção à saúde da população juazeirense, promoveu ao longo desta semana uma série de encontros com representantes intersetoriais com o objetivo de construir diretrizes mais efetivas para a melhoria dos serviços ofertados pela rede municipal de saúde.

Na tarde da última terça-feira (13), a equipe de saúde do Conjunto Penal de Juazeiro (CPJu) esteve reunida com o secretário de Saúde, Helder Coutinho, para alinhar os fluxos de atendimentos prestados pela rede municipal à unidade prisional. A iniciativa surgiu da necessidade de superar dificuldades enfrentadas na assistência aos internos, buscando garantir mais eficácia e resolutividade no cuidado. Durante o encontro, foram debatidos pontos estratégicos para fortalecer a parceria entre as instituições, com foco em aprimorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos custodiados.

Já nesta quinta-feira (15), o secretário Helder Coutinho esteve com a equipe da Unidade Pediátrica/ UPED para discutir a implementação de novos planos de contingência voltados ao período de sazonalidade dos sintomas gripais. Entre as medidas planejadas estão o reforço das equipes com a inclusão de mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, a abertura de novos leitos e a definição de fluxos de referência para serviços contratualizados. As ações visam garantir maior agilidade, qualidade e eficiência na assistência prestada às crianças durante o período de maior demanda.

“Nosso compromisso é garantir que cada cidadão de Juazeiro, indiscriminadamente, tenha acesso a uma saúde pública de qualidade, com resolutividade e humanização. As reuniões desta semana refletem esse esforço de fortalecer os fluxos de atendimento, promover a integração entre os serviços e agir de forma preventiva e estratégica, especialmente nos períodos de maior demanda. Seguiremos trabalhando com diálogo e planejamento para oferecer um sistema de saúde mais eficiente e acessível para todos”, destacou Helder.

Ascom/Sesau

2ª edição do “Entardecer Delas” em homenagem ao Mês das Mães será realizada nesta sexta (16), com serviços gratuitos e atrações culturais

0

Em celebração ao protagonismo feminino e ao Mês das Mães, a Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ de Juazeiro realiza, nesta sexta-feira (16), mais uma edição do Entardecer Delas, evento que une cuidado, cultura e valorização das mulheres juazeirenses.

A ação acontecerá na Praça Barão do Rio Branco, ao lado do antigo Paço Municipal, das 15h às 18h, oferecendo uma tarde repleta de serviços gratuitos como corte de cabelo, maquiagem, penteados, design de sobrancelhas e massagens. Além disso, o público poderá aproveitar atrações culturais e musicais, como a apresentação do Grupo Ecrespa, do Colégio Codefas, e fechando a programação, o show da cantora Dayanne Menezes.

Essa é uma iniciativa que vai acontecer a cada dois meses, em locais diferentes, espaços diferentes e também com temáticas diferentes, mas sempre proporcionando esse momento de cuidado para as mães, enaltecendo também o protagonismo feminino.

Idealizado como um espaço de acolhimento, lazer e empoderamento, o Entardecer Delas busca fortalecer a autoestima das mulheres e reforçar o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à equidade de gênero. A ação também faz parte da Semana do Bebê.

A diretora de Mulheres da SMJ, Juliana Magalhães, reforça que a iniciativa é gratuita, aberta ao público e faz um convite para que todas as mulheres e mães participem do evento.

“Vamos proporcionar uma experiência de cuidado para as nossas mulheres. Cuidados tanto estéticos, com serviços gratuitos, mas também acolhimento e um momento cultural com duas apresentações. Então, a gente quer celebrar justamente essas mães mulheres e também oferecer um momento para que elas possam festejar e aproveitar a ação para cuidar de si”.

Ascom/PMJ 

Gestão Anisio Viana transforma as escolas com climatização total     

0

A Prefeitura de Casa Nova está escrevendo um novo capítulo na história da educação do município. Sob a liderança do prefeito Anisio Viana, a gestão está promovendo a maior modernização já vista nas escolas da rede municipal com a climatização de 100% das salas de aulas. 

Ao assumir a gestão, eram menos de 20 salas climatizadas em todo o município, sendo muitas delas com equipamentos danificados ou ultrapassados. Hoje, todas as escolas da sede e do distrito de Santana do Sobrado já receberam os equipamentos de ar condicionado, serviço que estava previsto para conclusão em julho, mas já foi concluído. São centenas de salas já equipadas, algumas aguardando apenas a ligação da Coelba para o pleno funcionamento, com qualidade e respeito por quem ensina e por quem aprende.  

Agora, alunos e professores contam com ambientes mais confortáveis, acolhedores e preparados para o aprendizado, especialmente em períodos de calor intenso. A transformação já é realidade. E o avanço não para por aí: a climatização chegará também a 100% das comunidades do interior. 

“Estamos virando a chave da educação em Casa Nova. Quando assumi, os alunos muitas vezes eram impedidos de assistir as aulas por causa do calor, a exemplo da Escola Solon Xavier que liberava às 15h por não suportarem as altas temperaturas. Hoje, já climatizamos todas as escolas da sede e de Santana do Sobrado, antes mesmo do prazo previsto e vamos muito além… Vamos seguir levando conforto, dignidade e qualidade para cada canto do interior,” enfatizou o prefeito Anisio Viana.  

  

Ascom/PMCN