Preto no Branco
Deputado Roberto Carlos promove reunião para discutir melhorias no tráfego de Juazeiro
Operação Caça Gatos: SAAE apreende grande quantidade de tubos de ligações ilegais de água em bairro de Juazeiro
No primeiro dia de combate às ligações clandestinas as equipes do SAAE arrancam seis quilômetros de mangueiras em apenas três ruas do Parque Jatobá, lotando toda a carroceria do caminhão da operação. A ação teve início na tarde de quinta-feira (15) após a equipe de fiscalização constatar a existência de inúmeras mangueiras e ligações sem cadastro no sistema do Serviço de Água e Saneamento Ambiental. Antes de iniciar o corte das ligações clandestinas, as equipes verificaram se não iria afetar algum usuário que estivesse legalizado.
Foram detectadas ligações de mangueiras de meia polegada com mais de 300 metros de extensão, em redes de abastecimento de 60 milímetros, provocando, além do prejuízo financeiro ao SAAE, vazamentos que diminuem a pressão nas redes, motivo para as constantes falta de água naquela região. A operação contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal, que garantiram a segurança dos servidores integrantes da autarquia.
Além de prejudicar os usuários legalmente cadastrados, com a redução da oferta de água, as ligações clandestinas são consideradas crime previsto pelo artigo 155 (furto) do Código Penal, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão, além da aplicação de multa.
O gestor de obras e projetos do SAAE, Luiz Humberto Valente, considerou a ação positiva e adiantou que os cortes terão continuidade para combater essa prática ilegal. “Nossa equipe de fiscalização já visitou diversos bairros, fez o levantamento dos que possuem maior números de ligações irregulares, mas não imaginava que fosse nessa proporção. Claro que antes de iniciar os cortes, tivemos a preocupação de checar as ligações para não cometer injustiça com quem tem sua água legalizada”, reforçou.
Todo o material apreendido foi encaminhado para o depósito do SAAE, que formalizará a denúncia de crime nos órgãos responsáveis. A operação terá continuidade em outros bairros e em áreas centrais da cidade visando combater a ilegalidade e melhorar a oferta de água para os usuários devidamente cadastrados.
Ascom
Nesta sexta-feira (16) agendamento do Cadastro Único acontece de forma online; famílias unipessoais devem solicitar visita domiciliar
Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes) informa que o agendamento para atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) estará disponível na próxima sexta-feira (16), no site. O procedimento é voltado para famílias que desejam realizar atualização ou novo cadastro e deve ser feito nos canais oficiais disponibilizados pelo município.
Importante destacar que, conforme as novas diretrizes do Governo Federal referentes ao Programa Bolsa Família, famílias unipessoais (formadas por apenas uma pessoa) não precisam agendar atendimento presencial. Nesses casos, os beneficiários devem solicitar uma visita domiciliar junto à equipe do CadÚnico, medida obrigatória para garantir a veracidade das informações e o cumprimento da legislação atual.
A medida busca assegurar maior transparência e eficiência no acesso aos benefícios sociais, priorizando o atendimento conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Suspensão do atendimento presencial
A Sedes também comunica que na sexta-feira (16) o atendimento será suspenso, devido a uma atualização do sistema. Não serão realizadas atualizações, nem novos cadastros, tanto na sede do CadÚnico, quanto nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Durante esse dia, mesmo sem sistema, a sede do CadÚnico vai permanecer aberta até às 14h para receber a população em caso de dúvidas ou informações sobre o agendamento ou sobre a solicitação de visita domiciliar.
Ascom PMJ – Diana Silva
Saiba como participar do sorteio de R$1 milhão da Nota Premiada Bahia
Quer participar do próximo sorteio especial de R$ 1 milhão da Nota Premiada Bahia, mas não sabe como? É simples e rápido. Basta se cadastrar gratuitamente no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e informar o CPF na nota fiscal ao fazer compras no comércio baiano. Quem fizer isso até 31 de maio, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), que gerencia a campanha, estará automaticamente concorrendo ao sorteio especial, que será realizado em 17 de julho de 2025.
Diferente dos sorteios mensais, o prêmio especial contemplará um único ganhador com o valor milionário. A Sefaz-Ba informa que os participantes já inscritos há mais tempo também devem se lembrar de sempre pedir o CPF na nota para ampliarem as chances.
Concorrem ao prêmio do milhão os bilhetes gerados por compras realizadas entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025. Os bilhetes são gerados a partir de notas fiscais eletrônicas que estejam vinculadas a um CPF cadastrado na campanha.
“Não deixe de se inscrever e adotar a rotina de pedir o CPF na nota para tornar-se um potencial sorteado do prêmio especial da Nota Premiada Bahia”, afirma o coordenador de Educação Fiscal da Sefaz-Ba, André Aguiar. “Esta é uma premiação em que o concorrente tem maiores chances de se tornar um novo milionário”, afirma.
Ao se cadastrarem, os participantes também devem escolher duas instituições beneficentes, uma da área de saúde e outra da social, com as quais irão compartilhar suas notas fiscais, que se converterão em apoio financeiro do Governo do Estado por meio do programa “Sua Nota é um Show de Solidariedade”. A iniciativa já beneficia mais de 500 entidades e distribui, a cada quadrimestre, R$ 5 milhões entre aquelas que estão ativas no programa.
Vencedores
Entre os seis participantes que já saíram vencedores do prêmio máximo de R$ 1 milhão, três são da capital e três do interior do estado. Atualmente, a campanha conta com mais de 822 mil participantes ativos.
Além do prêmio especial, a Nota Premiada Bahia realiza sorteios mensais que distribuem R$ 100 mil para um ganhador e R$ 10 mil para outros 90. Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram 5.868 pessoas, das quais 3.523 moram na capital, 2.341 no interior e quatro fora do estado.
Os resultados e informações completas sobre os sorteios podem ser acompanhados pelo site da campanha e nas redes sociais oficiais: @notapremiadabahia e @sefazbahia no Instagram, @sefazbahia no X (antigo Twitter), e @sefaz.gov.ba no Facebook.
Ascom / Sefaz-Ba
Deputado Roberto Carlos solicita implantação de Ponto Cidadão em Itiúba
O deputado estadual Roberto Carlos (PV) apresentou uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues solicitando a implantação de um Ponto Cidadão no município de Itiúba, localizado no semiárido baiano. A iniciativa visa atender uma demanda urgente da população local, que atualmente enfrenta dificuldades no acesso a serviços básicos como emissão de documentos.
A solicitação foi reforçada por lideranças do município, como o prefeito Zé do Rádio, a vereadora Aurora e o secretário municipal André Castro, que têm atuado ativamente para garantir mais cidadania e dignidade à população de Itiúba.
“O povo de Itiúba merece acesso facilitado aos serviços públicos, sem precisar viajar para outras cidades e enfrentar longas filas. Estou aqui para somar forças com essas lideranças que não medem esforços para melhorar a vida da população”, afirmou o deputado Roberto Carlos.
Com cerca de 35 mil habitantes, a cidade aguarda com expectativa a chegada do serviço. O Ponto Cidadão é um modelo descentralizado do SAC, que oferece serviços como emissão de RG, CPF, antecedentes criminais, entre outros, em um ambiente estruturado e de fácil acesso.
Ascom
Pitbulls soltos atacam cachorro de rua no bairro Cajueiro em Juazeiro, Bahia e moradores protestam: “Ter um cão de grande porte não é brincadeira”
Moradores do bairro Cajueiro, em Juazeiro, em contato com o PNB, denunciaram o tutor de dois cães da raça pitbull que atacaram um animal de rua na tarde desta quinta-feira (15).
Segundo os relatos, os animais estavam soltos na Rua Fernando Santana e os moradores que presenciaram o ataque viveram momentos de desespero e revolta.
“O tutor deixou os dois pitbulls soltos, sem focinheira, sem coleira. Mesmo estando por perto é um risco muito grande. A cachorra atacada é idosa, dócil e vive aqui pela rua. Quando começou o ataque, ele correu para pegar os animais dele. Foi uma cena horrível e quem presenciou ficou aterrorizado, pois mesmo o tutor segurando os cachorros eles atacam a cadela. Ele não conseguiu conter”, contou uma moradora.
Ainda segundo os relatos, a cadela ficou ferida, mas resistiu e foi socorrida por moradores da rua.
“Ela não morreu, mas está bastante ferida e precisa de atendimento veterinário. O tutor dos pitbulls precisa, pelo menos, arcar com os custos do atendimento. Não se sabe ao certo se os animais escaparam ou se foram soltos deliberadamente pelo próprio tutor, mas a verdade é uma só: um ataque violento aconteceu e o responsável precisa responder por isso. O cachorro atacado agonizou diante dos olhos dos moradores. Muitos tentaram intervir, mas era tarde. O animal ficou gravemente ferido e segue entre a vida e a morte. A cena foi chocante, desesperadora. E se tivesse sido uma criança? E se fosse um idoso? Ou uma mulher caminhando sozinha? O que aconteceu poderia facilmente ter terminado em tragédia humana. A comunidade está em estado de alerta, com medo de sair de casa”, observou uma moradora.
“É inaceitável que em pleno 2025 ainda existam tutores que não compreendem a responsabilidade de cuidar de animais. Ter um cão de grande porte não é brincadeira. Deixar esses animais soltos é um ato de negligência. A Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e os órgãos de controle urbano e ambiental precisam agir imediatamente”, alertou outra moradora.
“O mínimo que se espera é que ele arque com todas as despesas veterinárias do cachorro atacado, caso ele sobreviva. Mas isso não é o suficiente. É preciso garantir que esse tipo de conduta não se repita. Hoje foi um cachorro, amanhã pode ser um ser humano. Quantas tragédias precisarão acontecer para que algo mude? A população do Cajueiro exige justiça. A comunidade está com medo, e o silêncio das autoridades só aumenta a insegurança. Não podemos esperar pelo pior. A vida, seja humana ou animal, precisa ser protegida com responsabilidade, com leis firmes e com fiscalização ativa. Basta de omissão. Basta de perigo nas ruas. O Cajueiro clama por segurança”, reivindicou um morador do bairro.
Redação PNB
Prefeitura de Casa Nova realiza caminhada de mobilização no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes nesta sexta (16)
Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove uma grande caminhada de mobilização e impacto social contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A concentração será às 7h30, saindo do Colégio Estadual, com destino à Praça Jussubiana, onde acontecerá uma programação especial de conscientização.
A ação faz parte da campanha nacional “Faça Bonito”, e contará com apresentações culturais, música, poesia e artes visuais, todas produzidas por estudantes da rede municipal e estadual. As produções artísticas farão parte de um concurso ao vivo, com julgamento e premiação no próprio local.
O secretário de Desenvolvimento Social, Alex de Santana, reforçou o propósito da mobilização. “Essa caminhada é um grito coletivo por proteção e respeito. Queremos envolver a comunidade, especialmente nossos jovens, para refletir e agir contra qualquer forma de violência. A arte, a cultura e a educação são nossas maiores aliadas nesse processo. É uma causa séria, e Casa Nova mostra mais uma vez que está de mãos dadas com a defesa da infância e da juventude”, disse.
Ascom/PMCN
Prefeitura de Sento Sé inicia montagem estrutura para a Festa da Cidade 2025; confira programação
A Prefeitura de Sento Sé deu início à montagem da estrutura que vai receber a tão aguardada Festa da Cidade 2025, que acontece de 16 a 18 de maio no Espaço de Eventos, na Av. Raul Alves.
Com um palco de 16×12, luzes e painel de LED, dois geradores, barracões para venda bebidas, área de alimentação, camarins, mais de 600 metros de fechamento e 400 metros de baias de contenção, o evento conta ainda com estandes para todas as forças de segurança e saúde, além de banheiros químicos e saídas de emergência, garantindo conforto e segurança num espaço com capacidade para mais 20 mil pessoas.
“A festa já começou nos bastidores. Estamos montando uma estrutura completa, moderna e segura para que nosso povo e visitantes tenham uma experiência inesquecível. Mais que shows, estamos resgatando uma tradição que movimenta a cidade e aquece a nossa economia”, destacou a prefeita Giselda Carvalho.
A Festa da Cidade 2025
Traz grandes atrações como Léo Santana, Tayrone, Taty Girl, Tony Salles, Heitor Costa, a atração gospel Elaine Martins e muito mais. A partir deste ano, o evento entra oficialmente para o calendário cultural do município, sendo realizado todo terceiro fim de semana de maio.
Confira a Programação completa:
SEXTA-FEIRA – 16/05
20h – Itiúba
21h30 – Mateus Torres
23h – Léo Santana
1h – Tayrone
3h – Mateus do Acordeon
SÁBADO – 17/05
20h – Robinho Vaqueiro
21h – Dicalli
22h – Tony Salles
24h – Taty Girl
2h – Heitor Costa
4h – Brena Miranda
DOMINGO – 18/05
21h – Elaine Martins
Ascom/PMSSE
Imposto de Renda 2025: destine até 3% e ajude a transformar a vida de crianças e adolescentes em Juazeiro
Você pode transformar parte do seu imposto de renda em esperança e oportunidades para crianças e adolescentes de Juazeiro. Ao fazer a declaração do IR 2025, é possível destinar até 3% do valor devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/FMDCA, sem nenhum custo extra.
A ação é uma forma simples, segura e solidária de fortalecer projetos sociais que cuidam e protegem a infância. A campanha é promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio do Gabinete do Prefeito – Casa dos Conselhos, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA.
O contribuinte pode atuar diretamente na transformação da realidade de centenas de crianças e adolescentes juazeirenses. Ao destinar até 3% do imposto devido para o FMDCA, o cidadão contribui com o presente e o futuro da infância e da adolescência no município, fortalecendo políticas públicas essenciais em áreas como educação, assistência social, cultura e lazer.
A destinação deve ser feita diretamente no momento da declaração do Imposto de Renda, por meio do modelo completo (por deduções legais). Basta acessar o programa da Receita Federal, preencher a declaração e, ao final, clicar em “Pagamentos”, depois no botão “+”, em seguida em “Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Escolha o fundo municipal e o Programa da Receita calculará automaticamente o valor que você pode destinar. O valor destinado será deduzido do imposto a pagar ou somado à restituição do contribuinte.
Empresas também podem contribuir com a causa. Pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real podem destinar até 1% do imposto devido ao fundo. Trata-se de um gesto de responsabilidade social que fortalece o vínculo entre o setor privado e a construção de uma cidade mais justa e solidária para todos.
Em Juazeiro, o recurso é gerido pelo CMDCA e direcionado a projetos sociais aprovados por meio de edital, assegurando transparência e efetividade na aplicação. A campanha conta com vários parceiros, dentre os quais a Receita Federal do Brasil.
O prazo para realizar a destinação diretamente na declaração do IR vai até o dia 30 de maio. A Prefeitura destaca a importância do engajamento da população nessa causa, mostrando que com um simples gesto é possível garantir mais dignidade, oportunidades e proteção para as crianças e adolescentes de Juazeiro.
Ascom/PMJ






