Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Em alusão ao dia das mães, Secretaria de Segurança Cidadã homenageia as Mães da GCM de Juazeiro

0

Neste mês dedicado ao amor e à força das mães, a Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Guarda Civil Municipal, realizou na manhã de hoje (14) uma ação especial para homenagear aquelas que, além de proteger nossa cidade, exercem com dedicação e coragem o papel de mães — as nossas valorosas mamães Guarda Civis Municipal.

A ação percorreu os postos de serviço e também nas residências de algumas dessas guerreiras, levando um momento de carinho, música ao vivo e uma lembrança simbólica em reconhecimento à sua dupla missão: servir à sociedade e cuidar de suas famílias.

“Com emoção e sorrisos, celebramos o equilíbrio admirável dessas mulheres que enfrentam o cotidiano com bravura, disciplina e afeto. Cada entrega foi um gesto de gratidão, um lembrete de que elas são inspiração para todos nós”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, que completou: “Essa homenagem é apenas um reflexo do respeito e da admiração que a SSC e GCM  sente por cada mãe da corporação. Que essa lembrança aqueça seus corações e reafirme o valor imensurável que têm em nossas fileiras e em suas famílias”.

Ascom PMJ

Cobrando serviços ao SAAE, moradores de Juazeiro questionam reajuste; “Precisava fazer essa atualização para entregar o serviço que a população espera e merece”, diz órgão

0

 

Um morador da Rua Getúlio Vargas, bairro Santo Antônio, Juazeiro, relatou ao PNB que a rotina de sua casa mudou, há mais de uma semana, por conta da falta de água. Ele diz que, mesmo tendo passado o problema para o SAAE, até o momento, não foi atendido.

“Já tem mais de nove dias que aqui na minha residência não existe água. Inclusive, o registro está vazando. Já foram feitas várias solicitações ao SAAE, mas todo dia eles dão uma desculpa que vão mandar uma equipe pra vir resolver o problema e até agora nada. Agora, a conta chega”, reclamou o morador pedindo uma solução para sua demanda.

Outra moradora, desta vez do Dom José Rodrigues, observou “querem cobrar caro, mas não entregam o mínimo”, fazendo referência ao reajuste de 10,18% na tarifa de água e esgoto publicado em decreto nesta quarta-feira (14).

Nós ouvimos o advogado da autarquia, Henrique Rosa, sobre a situação do SAAE e também sobre o reajuste questionado pelos usuários.

“A nova gestão do SAAE encontrou o órgão sucateado, com dívidas vultuosas em torno de 70 milhões e centenas de solicitações e demandas que não foram atendidas. A manutenção na maioria das estações não vinha sendo feita e a rede de abastecimento de água e esgoto estava seriamente comprometida. O momento ainda é de crise no abastecimento. Consideremos que é humanamente impossível em 4 meses resolver todos os problemas herdados, mas a gestão e as equipes estão empenhadas, trabalhando arduamente para reerguer o SAAE, que é um patrimônio do povo de Juazeiro e precisa atender à população de forma célere e com qualidade”, disse o advogado da autarquia Henrique Rosa.

Sobre o reajuste ele explicou que: “Foram 2 anos sem reajuste tarifário. Neste tempo, houve um aumento significativo da energia elétrica, insumos, combustível, aluguel de frota, equipamentos necessários para a manutenção, etc. Portanto, não foi uma aumento, mas sim uma atualização monetária para realinhar as contas. A autarquia precisava fazer essa atualização para entregar o serviço que a população espera e merece”, concluiu.

Redação PNB  

 

SAAE inicia operação de combate às ligações clandestinas em Juazeiro: “Ligações irregulares de água causam sérios danos ao sistema”

0

Levantamento feito pelo Setor Comercial do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, identificou inúmeras ligações clandestinas em diversos bairros e também na área central da cidade. Conhecidas também por “gatos”, as ligações irregulares de água causam sérios danos ao sistema, a exemplo da perda da pressurização na rede, prejudicando o abastecimento nos locais mais distantes e elevados; a contaminação na água distribuída e vazamentos que podem danificar os imóveis.

Além desses problemas, as ligações clandestinas de água são consideradas crime previsto pelo artigo 155 (furto) do Código Penal, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão, além da aplicação de multa.

Os usuários que se sentirem prejudicados pela falta de água em suas comunidades, provocada pela baixa pressão na rede por conta dos “gatos”, podem denunciar através do telefone 3614-9800 (Whatsapp) disponível de segunda a sexta-feira das 08 às 14 horas.  O combate às ligações irregulares terá início pelos bairros onde a fiscalização registrou maior número de ocorrências, mas chegará a todos os pontos da cidade, bem como nas comunidades do interior.

O objetivo, de acordo com a diretora-presidente do SAAE, Fabiana de Possídio, é oferecer a oportunidade de regularização e também aumentar a pressurização nas redes de distribuição, melhorando o abastecimento nos pontos mais distantes da cidade.

“Demoramos um pouco mais a iniciar essa operação para que todos tivessem a oportunidade de regularizar suas ligações. Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes e, para isso, precisamos de novos investimentos. Essas ligações irregulares causam prejuízos aos cofres públicos e atingem os que pagam suas contas em dia”, conclui a gestora.

Ascom

15ª Semana do Bebê em Juazeiro: Programação segue com ações de acolhimento e orientação às famílias até sexta (16)

0

A 15ª Semana do Bebê em Juazeiro segue com uma programação intensa e de grande importância para as famílias, com atividades realizadas pela Prefeitura em parceria com diversas secretarias. Na terça-feira (13) e quarta-feira (14), as ações focaram no acolhimento, orientação e apoio às gestantes e mães de crianças pequenas, com destaque para as atividades realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social/CRAS e nas escolas.

Na terça-feira, a programação foi realizada na EMEI Pastor Manoel Marques de Souza, no bairro Piranga, com a participação do prefeito em exercício Tiano Felix, autor da Lei Municipal de Proteção à Infância, que dá origem à Semana do Bebê.

Durante a roda de conversa, o vice-prefeito destacou a importância da Lei, que completou 15 anos, e de como ela foi construída com a colaboração de diversos setores da sociedade, promovendo uma ação integrada voltada à proteção e ao desenvolvimento da primeira infância.

O encontro foi muito significativo para as mães presentes, como a dona de casa Varlene Ferreira, que ressaltou o acolhimento oferecido. “Esse momento foi muito importante para fortalecer o nosso conhecimento sobre os direitos das crianças. Saber que existe alguém nos apoiando nesse momento tão complicado da maternidade foi maravilhoso”, compartilhou Varlene.

Já na quarta-feira (14), os CRAS Quidé e Tabuleiro receberam gestantes e mães de bebês para um evento educativo sobre amamentação, alimentação infantil e cuidados nos primeiros meses de vida.

Edivanildes Barreto, auxiliar de educador social do programa Criança Feliz, destacou que o evento não se limitou a gestantes, mas também teve um foco importante nas mães que já têm filhos pequenos.

As participantes, como Caroline dos Santos, aproveitaram o momento para aprender mais sobre os cuidados com os filhos. “Eu gostei de entender mais sobre a alimentação da criança, como amamentar corretamente, como colocar o bebê para arrotar e também aprendi sobre a alimentação saudável para as crianças”, contou Caroline.

Programação

Quinta-feira (15) – Palestra sobre Importância da Segurança Alimentar e Nutricional da Gestante, Bebê e Puérpera, às 9h, na Maternidade Municipal.

Secretaria de Educação/Seduc

Terça (13) à sexta-feira (16) – Programação nas Emeis

Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/Sedes.

Quinta-feira (15) – CRAS Malhada da Areia, às 9h, e CRAS Itaberaba, às 14h

Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ

Sexta-feira (16) – 2º Entardecer Delas – Especial de Dia das Mães, das 15h às 18h.

Ascom PMJ 

Prefeitura de Juazeiro emite nota referente à reajuste na tarifa de água

0

 

 

A Prefeitura de Juazeiro informa que, após criteriosa análise técnica e legal, foi realizado o reajuste das tarifas de água e esgoto em 10,18%. O percentual corresponde exclusivamente à variação acumulada do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), entre agosto de 2023 e maio de 2025.

Destacamos que este é o primeiro reajuste, em vários anos, que se limita apenas à reposição inflacionária, sem qualquer aumento real ou extraordinário. Diferente do que ocorreu na gestão passada em que, somente os 2 (dois) últimos reajustes nas tarifas, totalizaram um aumento acumulado de 30,01%, entre junho de 2022 e agosto de 2023, conforme decretos n° 324/2022 e nº 700/2023.

Esta recomposição inflacionária é uma medida técnica indispensável para garantir o equilíbrio econômico-financeiro mínimo da autarquia, uma vez que os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário dependem da arrecadação para sua manutenção básica e para a realização de investimentos estruturantes.

Sabemos que algumas comunidades têm enfrentado dificuldades no abastecimento de água. Esse cenário é consequência de problemas estruturais antigos, como redes obsoletas, ligações clandestinas e falhas acumuladas ao longo dos anos.

Desde que assumiu em janeiro de 2025, a atual gestão encontrou o SAAE Ambiental em estado crítico, tanto estrutural quanto financeiramente. Entre os problemas mais graves herdados e, já em apuração criminal pelo Ministério Público da Bahia, está uma dívida superior a R$ 48 milhões com a Coelba, colocando em risco o fornecimento de energia elétrica que mantém operando as estações de tratamento, elevatórias e redes de distribuição.

Vale ressaltar que, após anos sem o pagamento regular dessas faturas — desde 2019 —, a atual administração retomou o compromisso com o pagamento da conta de energia, medida essencial para evitar o colapso dos serviços.

Portanto, o reajuste anunciado não representa aumento real nas tarifas, mas apenas uma reposição necessária para compensar as perdas inflacionárias acumuladas e permitir a continuidade dos serviços públicos essenciais à população.

Seguimos firmes no compromisso de reestruturar o sistema e garantir, com responsabilidade, um serviço digno para todos os juazeirenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Juazeiro

APLB Sindicato em Juazeiro presta solidariedade a trabalhadores em educação ativos, aposentados e pensionistas diante de irregularidades de municípios e alerta sobre golpes

0

 

A direção da APLB Sindicato em Juazeiro se solidariza com todos os trabalhadores em educação dos municípios que, até esse momento, ainda não regularizaram o piso nacional do magistério. Outro ponto diz respeito à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pelo estado de São Paulo contra o piso nacional incorporado à carreira. Além disso, alerta a categoria acerca de um golpe em nome da APLB pedindo dinheiro para suposta quarta parcela do precatório do Fundef.

De acordo com Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato, é preciso apoiar e se solidarizar com os trabalhadores em educação de Salvador que estão entrando no 10º dia de greve geral em favor do piso nacional do magistério. “Eles estão reivindicando mais de 50% de perdas no piso. O prefeito Bruno Reis colocou um abono para chegar no piso oferecendo 4% dividido em duas vezes: maio e outubro, mas a categoria rejeitou, assim como nos estados de São Paulo e Pernambuco que também não pagaram o piso. Por esse motivo temos que valorizar as cidades que pagam e cumprem o piso nacional do magistério”, afirma.

Gilmar lembra ainda que outro ponto a ser lembrado diz respeito a uma ação que está prestes a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que é a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o piso nacional repercutindo na carreira. “O relator, ministro Cristiano Zanin, já adiou a votação que seria dia 09, mas vai ser julgada e esperamos ganhar mais essa batalha”, ressalta.

E o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, aproveita o momento para fazer um alerta aos trabalhadores em educação sobre um golpe que está sendo aplicado por criminosos que estão usando o nome da APLB Sindicato pedindo dinheiro em nome do coordenador geral da APLB, professor Rui Oliveira, para receber uma suposta quarta parcela do precatório do Fundef.

“Estamos aqui, alertando a todos para não se deixarem cair nesse golpe. Para isso é bom lembrar e convidar todos a assistirem às lives semanais da APLB veiculadas às terças-feiras e que ficam gravadas no Youtube. Vamos à luta, valorizando o piso nacional do magistério que é um direito dos trabalhadores em educação do nosso país”, conclui Gilmar Nery.

Não esquecendo o reforço do professor Rui Oliveira, coordenador da APLB na Bahia “que as manifestações na Estação da Lapa já estão virando tradição e que tradição bonita de se ver! A mobilização cresce, a luta coletiva se fortalece e o grito que ecoa por justiça é cada vez mais alto: ‘pague o piso dos professores!’. Por isso reafirmo que seguimos firmes por respeito, valorização e pelo cumprimento da lei”.

Ascom

Terceira parcela do Bolsa Presença será depositada nesta quinta (15)

0

A terceira parcela do Bolsa Presença 2025 será depositada nesta quinta-feira (15). Com um investimento de quase R$ 52 milhões do Governo do Estado, o programa atende a 373.031 estudantes de 332.482 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ao longo do ano letivo, o Bolsa Presença disponibiliza o valor de R$ 150 por mês para cada família atendida pelo programa, sendo acrescidos mais R$ 50 por estudante a partir do segundo filho matriculado. Com o auxílio, eles podem comprar alimentos, materiais de limpeza e remédios ou utilizar em outras necessidades da família ou do aluno.

Executado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o Bolsa Presença contempla beneficiários e bolsistas de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que estejam em situação de pobreza ou extrema pobreza e estudantes matriculados em unidade escolar pertencente ou vinculada à rede pública estadual de ensino.

Sobre o programa – O Bolsa Presença foi criado pela Lei nº 14.310/2021, com a retomada das atividades letivas na rede estadual de ensino após o período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. Em 16 de dezembro de 2021, com a Lei nº 14.396, que alterou a Lei nº 14.310/21, o benefício passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado.

Secom

Bahia fortalece autodeclaração racial nas escolas com nova campanha estadual

0

Quem você vê quando se reconhece? A pergunta inspira a campanha “Você se reconhece? Autodeclaração consciente nas escolas estaduais da Bahia”, lançada, nesta terça-feira (13), pela Secretaria da Educação (SEC), no Colégio Pedro Paulo Marques e Marques, em Salvador. O objetivo é garantir dados mais precisos, que reflitam a diversidade racial da rede e fortaleçam políticas públicas de educação, alimentação, infraestrutura e inclusão.

A campanha mobiliza os 27 Territórios de Identidade do Estado com rodas de conversa, formações e materiais pedagógicos, como o Guia de Orientações para a Autodeclaração. A iniciativa pretende auxiliar na autodeclaração étnico-racial nas escolas estaduais, em alinhamento com o Censo Escolar de 2025.

Durante o lançamento da campanha, a secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou que a escola tem papel central na construção de identidades. “É preciso formar pessoas conscientes de sua história e lugar na sociedade.” O desembargador Lindinalvo Reaiche Britto, presidente da Comissão de Igualdade e Promoção dos Direitos Humanos do TJ-BA, completou: “A autodeclaração correta é um instrumento de justiça e reparação”.

A coordenadora de Educação Antirracista da SEC, Carla Nogueira, destacou o simbolismo do lançamento na data de 13 de maio. “Não houve liberdade por decreto, houve luta. A campanha ressignifica a abolição e valoriza a resistência do povo negro.” O representante da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Gilberto Leal, reforçou a importância da valorização da identidade.  A campanha também ouviu os estudantes. “Eu me reconheço como pessoa preta e me orgulho disso”, afirmou Bruna do Santos, 15 anos.

Para realizar a autodeclaração ou atualizar as informações, o aluno deve procurar a secretaria da unidade escolar e solicitar a revisão. Ao longo do ano, a Secretaria de Educação realizará atividades para garantir que o estudante possua todas as informações necessárias para realizar a autodeclaração. Para a diretora Liliane Fonseca, o reconhecimento racial é parte do processo educativo. “A escola precisa promover o respeito à diversidade e o fortalecimento da autoestima dos alunos”, finalizou.

Secom

Aumento de casos de sintomas gripais superlota a Unidade Pediátrica de Juazeiro; SESAU adota um plano de contingência para reforçar atendimento

1

 

A Unidade Pediátrica de Juazeiro registrou uma grande demanda nesta quarta-feira (14), devido o aumento de casos de sintomas gripais, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde.

“A UPED está lotada. Muitas mães que chegaram na unidade por volta das 9 da manhã,  até o final da tarde esperavam por atendimento. As crianças com fome, a unidade médica sem espaço, sem estrutura de acolhimento, crianças esperando fora da unidade. Um caos. Chamaram até a guarda. Tem pai e mãe que chegaram cedo e não foram atendidos até agora, quase 18 horas. Tem mães que não têm um real pra comprar um lanche e as crianças com fome, sem almoçar, esperando por atendimento. A Sesau precisa olhar por esse hospital”, protestou uma mãe.

Procurada pelo PNB, a Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau informou que, durante o período de sazonalidade dos sintomas gripais, é comum o aumento significativo na procura por atendimentos na Unidade Pediátrica/ UPED. Apesar da alta demanda, a Sesau reafirma que os plantões seguem sendo realizados com a presença de três médicos por plantão. Além disso, o reforço das equipes com a inclusão de mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem já foi iniciado a partir desta quarta-feira (14), como medida para garantir maior agilidade e qualidade na assistência prestada. A UPED tem monitorado de perto o fluxo dos atendimentos e assegura que todas as crianças têm sido assistidas em tempo oportuno, dentro das condições e desafios impostos pelo atual cenário.

“Um plano de contingência foi elaborado para esse período, portanto terá reforço para equipe atual, abertura de novos leitos, além de fluxo de referência para serviço contratualizado”, reforçou o Secretário de Saúde, Helder Coutinho.

Redação PNB