Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Por Decreto: Em meio a muitas críticas e reclamações SAAE de Juazeiro reajusta a tarifa de água e esgoto em 10,18%

0

 

Em meio a muitas críticas e reclamações sobre o serviço prestado pelo SAAE- Serviço de
Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro, um decreto publicado nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da Autarquia concede um reajuste de 10,18% na tarifa de água e esgoto

“Fica concedido o realinhamento de 10,18% (dez vírgula dezoito por cento) sobre as
tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário praticado pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE”, diz o decreto.

O reajuste tarifário entrará em vigor 30 (trinta) dias após a publicação de hoje e considera “a necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro da manutenção dos serviços essenciais de abastecimento de água e esgotamento sanitário, tendo em vista o último reajuste ocorreu em 21 de agosto de 2023”.

O documento destaca ainda “a obrigatoriedade legal de assegurar a sustentabilidade dos serviços públicos essenciais, nos termos da Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que determina a definição de tarifas que garantam o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos (art. 22, inciso IV); a inflação acumulada no período, medida pelo Índice Geral de
Preços-Mercado (IGP-M), que corresponde a 10,18% (dez vírgula dezoito por cento); a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal nº 100, de 4 de maio de 2000) que estabelece a necessidade de equilíbrio entre receitas e despesas públicas.

Confira decreto na íntegra:

https://diario.indap.org.br/publicacoes/6824a9bfdb1dc/anexo/54074

Redação PNB

Má gestão dos recursos da Lei Aldir Blanc pela gestão Suzana Ramos ganha repercussão Nacional; recursos foram usados no carnaval de 2024

0

 

A má utilização dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) pela gestão da ex-prefeita Suzana Ramos, em Juazeiro (BA), ganhou destaque em rede nacional, gerando indignação entre representantes da cultura local e nacional. O caso foi abordado no Plantão Tira-Dúvidas da PNAB, iniciativa do programa Territórios da Cultura, promovido pelo Governo Federal para orientar gestores e agentes culturais sobre a correta aplicação dos recursos da PNAB.

Durante a transmissão que ocorreu nesta quarta-feira (14), o ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMC) e atual Superintendente de Cultura de Juazeiro, João Leopoldo, tomou a palavra para questionar os representantes do Ministério da Cultura sobre a situação do município, que enfrenta dificuldades em virtude da má execução dos recursos durante a gestão anterior. Segundo ele, a aplicação dos recursos ocorreu sem diálogo com a sociedade civil nem com a classe artística em referência aos recursos usados no carnaval de 2024 — o que contraria os princípios da política pública e os critérios estabelecidos pela própria PNAB.

Os interlocutores do Governo Federal foram categóricos: caberá à gestão atual “correr atrás do prejuízo” causado pela administração anterior. Ainda de acordo com os técnicos da União, o caso de Juazeiro se destaca por sua gravidade e parece ser único no Brasil, dado o grau de descumprimento das normas que orientam a execução da PNAB.

A PNAB foi criada com o objetivo de fomentar a cultura em todo o território nacional, garantindo que os recursos cheguem de forma democrática e participativa aos fazedores de cultura. A legislação que a rege estabelece claramente a necessidade de escuta pública e construção coletiva dos planos de ação municipais — etapas ignoradas pela gestão Suzana Ramos, segundo as denúncias.

“A repercussão negativa reforça a importância da fiscalização e da transparência na execução das políticas públicas de cultura. Também expõe os desafios enfrentados por novas gestões que assumem o comando de prefeituras marcadas por práticas administrativas questionáveis. Agora, Juazeiro terá o desafio de reconstruir pontes com a sociedade civil e redesenhar sua política cultural, partindo da escuta ativa e do respeito aos marcos legais da PNAB”, comentou o escritor juazeirense Por João Gilberto Guimarães.

Redação PNB

 

Especialistas em Educação avaliam expulsão de aluna do CETEP/Juazeiro por fazer uso de cigarro eletrônico: “Punir não é o melhor caminho sem antes terem sido feitas medidas educativas”

0

 

O Núcleo Regional de Educação-Norte, procurado pelo PNB, ainda não se manifestou sobre o caso de uma estudante do Cetep-Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, em Juazeiro, que foi expulsa da instituição de ensino, com mais 2 colegas, após serem flagrados usando um cigarro eletrônico.

A denúncia foi feita pela mãe da adolescente de 16 anos que, em contato com nossa redação na segunda-feira (12), questionou a medida considerada “extrema”. Ela também registrou a reclamação no Ministério Público.

Após tomar conhecimento do caso, o Conselho Tutelar de Juazeiro informou ao PNB que está tomando as devidas providências.

O que dizem os especialista em educação?

O PNB ouviu o Doutor em Educação, Professor Josemar Pinzoh, que fez as seguintes observações.

“A primeira coisa que eu quero ponderar, antes de entrar no mérito da questão, é que a instituição escolar é uma instituição hoje que vive acossada por todos os lados, porque o mundo social tem levado os alunos a se permitirem fazer um conjunto de coisas na escola e, em geral, a gente, a sociedade como um todo, só consegue interpretar, digamos assim, abuso de procedimento do lado da escola. A sociedade se habituou a botar o dedo na cara da escola, na cara do professor, como se em qualquer situação, quem estivesse errado, quem está errado é sempre a escola. Diante deste tipo de situação, a gente precisa pensar  com uma certa cautela. Essa história de cigarro eletrônico tem virado uma mania absurda em todos os lugares onde eu vou, entre os jovens. No caso em pauta, me dá a impressão de que a escola foi radical demais. Se essa adolescente nunca causou problema, não tem atitude de indisciplina na escola, como conta a mãe, a escola exagerou na dose ao expulsar a adolescente, porque, de fato, o raciocínio da mãe tem lógica. O espaço da escola é um espaço de educação, não é um espaço de punição. Aliás, na sociedade de hoje, a escola é o único espaço que a gente espera que tenha uma compreensão, porque fora da escola, a gente não está exigindo isso de ninguém, de nada. Fora da escola a gente está permanecendo, e muito contente, com o mundo cruel. Mas há um limite para essa compreensão da escola, pois é um lugar também para ter regras. Considerando o relato da mãe, a escola agiu com excesso ao expulsar essa aluna. Em síntese, eu acho que escola não é qualquer lugar, tem que ter regra na escola, sim, mas também acho que a escola não é um espaço punitivo, é um espaço de educação e, portanto, tem que achar outros modos de enfrentar a ignorância de modo não ignorante, de enfrentar a violência que, inclusive, a própria escola sofre, de modo não violento. Além do que só se expulsa com base em um estatuto, em algum critério. Qual é o código de conduta da escola? O que tem nesse estatuto que leve a escola a expulsar um adolescente por estar fumando vape no espaço da escola? Porque achei incomum a atitude”.

Ouvimos também a professora e psicóloga Taciana Albuquerque. A profissional da rede estadual de educação da Bahia considerou a medida incomum.

“Certamente, a reunião a qual a mãe se refere deve ter sido do colegiado escolar. O colegiado escolar é um órgão deliberativo, que define, decide. No entanto, não é comum que uma escola proceda com a expulsão de estudantes, independente de qual seja o motivo. O comum é que as pessoas sejam chamadas, advertências sejam emitidas, que a família seja chamada a uma conversa, e não sendo solucionado o problema, insistindo o erro, aí sim é que a gente pensa numa expulsão. Expulsar sumariamente parece ter sido a atitude mais adequada. Isso se aplicaria em um comportamento extremamente grave. O apoio à família desses estudantes também é necessário. Os estudantes têm o direito de estar na escola, direito garantido por lei e escola nenhuma pode se furtar da responsabilidade inclusive de educar junto com a família. Punir não é o melhor caminho sem antes terem sido feitas medidas educativas”.

O PNB continua aguardando uma resposta do NTE-Norte, que representa a Secretaria de Educação da Bahia.

Denúncia 

“No último dia 7 de maio, eu compareci ao CETEP, após a direção informar que minha filha estava estava fazendo uso de cigarro eletrônico, juntamente com 2 colegas, o que teria ocorrido no dia anterior. Chegando na escola a direção me informou que os mesmos seriam expulsos. Informaram ainda que haveria uma votação que aconteceu hoje, dia 12. Eu participei desta reunião, mas para nada, pois eu pedi por tudo que fosse mas sagrado que não fizessem isso com minha filha e que eu garantia que isso não se repetiria novamente.  Mesmo assim, decidiram expulsar minha filha que sempre teve bom comportamento e nunca se envolveu em nenhum problema na escola. Mas disseram que a expulsão era obrigatória e mandaram que eu assinasse um documento, mas eu não assinei, pois considero essa medida extrema e absurda”, relatou a mãe.

Ela questionou ainda a entrada do material ilícito na escola e ressaltou: “Aqui em casa ela nunca usou cigarro nenhum”. Inconformada com a decisão da direção da escola, a mãe criticou: “A escola deve educar e não excluir os adolescentes”.

“Estou chocada com a atitude da escola. Eu pedi como mãe para que não fizessem isso com minha filha, porque eu sei que não é certo, mas foi a primeira vez que isso ocorreu e ela merece uma segunda chance, assim como os outros colegas. Minha filha não é uma de andar saindo, tem bom comportamento em casa e na escola e eu sou uma mãe vigilante e garanto que aqui em casa ela nunca usou cigarro nenhum. A escola, ao invés de expulsar os alunos, deveria investigar como esse cigarro eletrônico entrou na escola e discutir o tema com os estudantes e suas famílias, pois trata-se de uma instituição de ensino que deve educar e não excluir os adolescentes. Minha filha errou, mas é uma adolescente e não deveria ser tratada desta forma. Quem me conhece sabe como eu criei os meus filhos. Ela errou e vou corrigir e policiar mais a minha filha. Eles tinham que  conversar com os alunos e com os pais. Mas expulsar da escola? Minha filha não matou, não roubou e é expulsa porque experimentou esse negócio dentro da escola? Estou revoltada e vou procurar meus direitos. Poderiam ter dado outro tipo de castigo, de disciplina, mas expulsar não educa. Ainda expuseram minha filha e os colegas, pois passaram nas salas dizendo que três alunos tinham sido expulsos por conta desse tal de cigarro eletrônico. Mandaram eu procurar outra escola, porque lá era escola do certo e não tinha negócio de segunda chance.

Não foi a primeira vez

Em outubro do ano passado, alunos do primeiro e segundo anos foram expulsos após serem flagrados fazendo uso de cigarros eletrônicos também no CETEP. Os pais procuraram o PNB e denunciaram a postura da instituição, “levando em conta que se trata de adolescentes que necessitam de orientação por parte da família e da escola”.

“Não queremos justificar. Nós pais não queremos acobertar os erros dos nossos filhos, mas existem outros meios de puni-los por eles terem desrespeitado as normas da escola. Expulsar não corrige e nem educa. Sabemos dos desafios que a escola e as famílias enfrentam com os adolescentes nesta fase tão difícil de rebeldia. No entanto, acreditamos que a escola e a família devem se unir para adotar medidas que os encaminhem para o bem”.

Os pais acionaram o Ministério Público e também o Núcleo Regional de Educação e, após a denúncia, a direção da instituição de ensino desconsiderou a “medida extrema”, como avaliaram os pais, e os estudantes foram reintegrados.

Redação PNB

 

Prefeito Andrei Gonçalves recebeu alta hospitalar e retomará as atividades na segunda-feira (19), informa assessoria

0

 

O Prefeito Andrei Gonçalves recebeu alta do hospital, em São Paulo, onde passou por procedimento cirúrgico, considerado um sucesso pelos médicos, informou na manhã de hoje(14), a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro informa que.

“A partir de agora, Andrei segue as orientações do pós-operatório e revela que está muito animado para retomar suas atividades”.

Na próxima segunda-feira, 19, o prefeito reassume o comando do Executivo Municipal, atualmente sob o exercício do vice-prefeito Tiano Félix.

Redação PNB

Prazo para garantir 30% de desconto no IPTU 2025 termina nesta quarta-feira (14)

0



Contribuintes de Juazeiro têm até esta quarta-feira (14) para aproveitar o desconto de 30% no pagamento em cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana/IPTU 2025. O benefício é válido para imóveis que estavam com o imposto em dia até 31 de dezembro de 2024.

Como é o caso da professora Márcia de Sá, que já garantiu o desconto. “Economizar é sempre bom, consegui um desconto de quase 130 reais no meu IPTU e ainda sei que estou ajudando no desenvolvimento da cidade”, disse a juazeirense.

Para facilitar o acesso, os boletos estão disponíveis no site da Prefeitura de Juazeiro (www.juazeiro.ba.gov.br/para-imoveis

) ou podem ser retirados presencialmente no Serviço de Atendimento Municipal/SAM, localizado na Rua Pedro Borges Viana, nº 32, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Excepcionalmente nesta quarta-feira (14), o atendimento será estendido até as 16h.

O pagamento antecipado é uma forma de economizar e, ao mesmo tempo, contribuir com os investimentos em infraestrutura urbana do município. A receita do IPTU é destinada a obras de pavimentação, serviços de limpeza pública, capina, poda de árvores, recuperação de calçamentos e retirada de entulhos, tanto na sede quanto no interior.

Ascom/PMJ

Circuito Sebrae de Comunicadores acontece em Juazeiro amanhã (15)

0

 

A cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia, situada às margens do Rio São Francisco, será cenário do Circuito Sebrae de Comunicadores 2025, no próximo dia 15 de maio, a partir das 18h30, no Rapport Hotel, situado na Avenida Ulisses Guimarães, 162, Bairro Lomanto Junior. As inscrições gratuitas estão abertas e poderão ser feitas no link, clique aqui.

Durante o encontro, o jornalista Vanderson Nascimento, da TV Bahia, fará palestra com o tema ‘Comunicação com Propósito’. Para os comunicadores da região e profissionais da comunicação, será uma excelente oportunidade para troca de experiências e ampliação de conhecimentos. A iniciativa atende ao propósito do Sebrae Bahia que busca, por meio de ações dessa natureza, valorizar o trabalho de todos aqueles que levam a boa informação para o público.

O evento é promovido pela Unidade de Comunicação e Marketing (UMC) da instituição e é exclusivo para comunicadores, jornalistas e formadores de opinião convidados.

Serviço:

O quê: Circuito Sebrae de Comunicadores – Juazeiro e região

Quando: 15 de maio de 2025, às 18h30

Onde: Juazeiro (BA)

Local: Rapport Hotel, na Avenida Ulisses Guimarães, 162, Bairro Lomanto Junior

Inscrições gratuitas: clique aqui 

Mais informações na Agência Sebrae Juazeiro através do telefone/whatsapp: 74-99979-7657

Ascom

Morre aos 98 anos, o líder espírita Divaldo Franco

0

 

A Mansão do Caminho, em nota divulgada nas redes sociais, confirmou a morte do Médium baiano Divaldo Franco, aos 98 anos. O Líder espírita morreu nesta terça-feira (13).

“Retornou hoje à Pátria Espiritual, às 21h45, o médium, orador espírita e embaixador da paz no mundo Divaldo Pereira Franco aos 98 anos. Divaldo dedicou sua vida à Causa Espírita e ao amor ao próximo em Salvador e no mundo.

O velório será realizado no Ginásio da Mansão do Caminho, das 9h às 20h, do dia 14 de maio (quarta-feira). O sepultamento ocorrerá na quinta-feira seguinte, dia 15, às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.

Nascido em 5 de maio de 1927, em Feira de Santana, na Bahia, Divaldo foi responsável por mais de 20 mil conferências, realizadas em mais de 2.500 cidades e 71 países ao redor do mundo. Com mais de 260 obras publicadas e mais de 10 milhões de exemplares vendidos, ele deixou um legado literário espírita que abrange mais de 200 autores espirituais nos mais diversos temas e gêneros textuais. Suas obras, traduzidas para 17 idiomas, continuam a iluminar o caminho de milhões de pessoas com consolo, esperança e espiritualidade. Médium missionário e multifacetado, Divaldo se tornou um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade.

Fundou, ao lado de Nilson de Souza Pereira (desencarnado em 2013), o Centro Espírita Caminho da Redenção (1947) e a Mansão do Caminho (1952), que hoje constituem um admirável complexo educacional e socioassistencial, com 44 edificações, distribuídas em ruas, bosques e lago, em que são atendidas, diariamente, mais de 5 mil pessoas – crianças, jovens, adultos, idosos – que procuram ajuda material, educacional e espiritual. Tio Divaldo, como carinhosamente é chamado, foi também um pai e educador incansável, tendo adotado mais de 650 filhos, que cresceram nas antigas casas-lares da Mansão do Caminho. Por tudo isso, recebeu mais de 800 homenagens de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais, pela sua total doação às causas humanitárias.

Decerto que a Pátria maior está em festa pelo regresso de um nobre irmão que cumpriu exitosamente a sua missão, e que agora fortalecerá a egrégora de benfeitores espirituais que acolhem e ajudam o mundo. ✨

Até logo, Semeador de Estrelas! Seu exemplo de luz e amor guiará nossos passos para sempre”!

Funeral

O velório será realizado no Ginásio da Mansão do Caminho, das 9h às 20h, do dia 14 de maio (quarta-feira). O sepultamento ocorrerá na quinta-feira seguinte, às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.

Redação PNB

ACIAJ realiza capacitações gratuitas para micro e pequenos empresários de Juazeiro (BA)

0

De 5 a 9 de maio, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), em parceria com o Governo do Estado da Bahia e apoio do Sebrae, realizou a primeira etapa do circuito de capacitação Desenvolvendo Empresas, voltado para micro e pequenos empresários dos diversos segmentos da economia do município de Juazeiro (BA).

Com o objetivo de promover conhecimento e apresentar estratégias para o fortalecimento dos negócios locais, o circuito foi dividido em cinco módulos com temáticas diferentes, apresentados pelos consultores especializados Fabrício Andrade, Rafael Costa e Joaquim Susart dos Santos Filho. Confira:

• Módulo 1: Organize Suas Finanças
• Módulo 2: Controle e Planejamento Financeiro
• Módulo 3: Estratégia e Crescimento
• Módulo 4: Conheça Seu Mercado
• Módulo 5: Modelagem de Negócio com CANVAS

Para o presidente da ACIAJ, George Falcão, o objetivo da iniciativa realizada em parceria com o Sebrae foi alcançado. “Estamos muito satisfeitos com os resultados dessa primeira fase do programa ACIAJ Desenvolvendo Empresas. Conseguimos atrair diversos empreendedores em uma ação estratégica que começou com a identificação e análise detalhada das necessidades de cada negócio. Acreditamos que, ao potencializar esses negócios, impulsionamos também a economia local, gerando mais oportunidades, renda e crescimento para Juazeiro. A ACIAJ reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do nosso mercado empresarial”, conclui o presidente Falcão.

A segunda fase do circuito, com foco em capacitação e desenvolvimento, seguirá até dezembro apresentando palestras e oficinas ministradas por profissionais de renome para tratar de temas importantes que irão fortalecer as micro e pequenas empresas da nossa região, promovendo conhecimento, inovação e competitividade.

Aprendizado

O advogado André Sento-Sé, dono da empresa Administração de Imóveis Próprios, elogiou os resultados do evento: “Me surpreendeu a qualidade das palestras apresentadas, trazendo para nós empresários temas importantes com importantes conceitos, inovação e novas tecnologias para aplicar no dia a dia da nossa empresa. Temas como gestão financeira, controle de gastos, mercado e modelagem de negócios são de suma importância para quem domina o conhecimento. Também quero ressaltar a maneira didática e simples usada pelos consultores para passar a mensagem dos temas abordados, o que facilita a aplicação do aprendizado adquirido no gerenciamento do nosso negócio”.

Na visão do analista técnico do Sebrae, Robson Reis, realizar essa semana de oficinas em parceria com a ACIAJ foi uma oportunidade valiosa para fortalecer o ecossistema empreendedor da região. “Ao longo desses cinco dias, tivemos a chance de apoiar diretamente micro e pequenas empresas, oferecendo conteúdos práticos sobre finanças, modelagem de negócios e a utilização da metodologia Canvas. Essas temáticas são fundamentais para que os empresários possam estruturar melhor suas operações, identificar novas oportunidades e tomar decisões mais assertivas, mesmo em cenários desafiadores. Ficamos felizes em ver a participação ativa dos empreendedores locais, que demonstraram um verdadeiro compromisso com o crescimento de seus negócios. Esse tipo de ação reforça o papel do Sebrae como parceiro estratégico para o desenvolvimento sustentável do comércio e da indústria local, impulsionando a economia e gerando impactos positivos para toda a comunidade”, finalizou Reis.

Ascom

Prefeitura de Casa Nova celebra sucesso do Dia D de Vacinação contra a influenza e outras doenças   

0

No último sábado (10), a Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou ativamente do Dia D de Vacinação, ação nacional promovida pelo Ministério da Saúde. A mobilização teve como objetivo reforçar a importância da imunização contra a Influenza e atualizar a caderneta de vacinação da população com a aplicação de multivacinas, beneficiando crianças, adolescentes, adultos e idosos. A campanha foi considerada um sucesso pelas equipes da Secretaria de Saúde e da Diretoria de Vigilância em Saúde, tanto pela adesão quanto pelo alcance da iniciativa, que levou mais proteção às famílias casanovenses. 

A ação aconteceu tanto na sede quanto nas comunidades de Santana do Sobrado, Riacho do Sobrado, Pau a Pique e Bem Bom. Além da vacina da gripe, os munícipes tiveram a oferta de diversas outras vacinas que ajudaram a completar os esquemas vacinais da população, incluindo doses de febre amarela, tríplice viral, COVID-19 e outras importantes para a saúde coletiva. 

A secretária de Saúde, Rosania Rabelo, avaliou positivamente a campanha e destacou o impacto da ação no município. “Casa Nova aderiu com força ao Dia D de Vacinação, uma iniciativa do Ministério da Saúde para incentivar a imunização em massa. Só com a vacina da Influenza foram quase 400 doses aplicadas, sem contar as demais, que superaram bastante esse número. Conseguimos alcançar pessoas que, no dia a dia, não conseguiam ir até as unidades e isso é um avanço enorme. Estamos muito felizes com o resultado e prontos para novos desafios e campanhas de vacinação que virão”, disse.  

Ascom/PMCN