Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Imprensa nacional destaca Juazeiro como referência em inovação e sustentabilidade no semiárido; prefeitura avança em estratégias para ser exemplo e utilizar 100% de energia solar

0

Juazeiro se destaca no cenário nacional por sua transformação no campo do desenvolvimento sustentável. A cidade vem revolucionando o semiárido com a expansão da energia limpa, impulsionando a economia local a partir da energia solar, transformação divulgada em alguns dos principais portais de notícias do Brasil.

Os novos empreendimentos estão promovendo a transição energética na região. Juazeiro abriga uma das maiores usinas solares da América Latina, o Complexo Solar Futura. Com capacidade de 837 MWp, a planta gera energia suficiente para abastecer cerca de 1,7 milhão de pessoas. Além de promover a sustentabilidade, o empreendimento movimenta a economia regional com a geração de empregos e a contratação de serviços locais.

Mais do que somente comemorar, o prefeito Andrei Gonçalves ressalta que a sua gestão já está empreendendo ações para que Juazeiro se consolide ainda mais como referência na produção e consumo de energia limpa. “Além da ampliação dos parques de geração de energia solar, a própria prefeitura está em conclusão de processo para consumir 100% dessa energia. Nossa gestão promove, amplia e dará exemplo consumindo somente energia sustentável”, garante.

Agrovoltaicos: inovação que fortalece a agricultura

A cidade também vem revolucionando a agricultura por meio do sistema agrovoltaico, que permite o cultivo sob painéis solares. A iniciativa, apoiada pelo Instituto Entre Solos, torna o uso da terra mais eficiente, reduz a evaporação da água e ainda gera renda extra para os produtores. Um exemplo de tecnologia que transforma desafios em oportunidades.

Com a adoção da energia solar para irrigação e refrigeração, as uvas e mangas de Juazeiro agora carregam um diferencial sustentável. A medida não apenas reduz os custos de produção, como também fortalece a posição da região no competitivo mercado internacional de frutas.

Energia solar chega às casas e pequenos negócios

A democratização da energia solar também já é uma realidade para residências e pequenos comércios em Juazeiro.

Empresas locais oferecem soluções acessíveis que garantem economia, reduzem a dependência da rede elétrica e impulsionam o crescimento de empregos verdes na cidade. O avanço do setor também tem atraído indústrias e empresas especializadas na reciclagem de painéis fotovoltaicos.

Futuro sustentável

O município segue inovando: um projeto para o Mercado do Produtor prevê o tratamento sustentável de resíduos orgânicos, com a extração de água e o uso de energia solar no processo, evitando a emissão de gases poluentes. Juazeiro mostra que é possível transformar o sertão em um polo de inovação, combinando agricultura eficiente, tecnologia e energia limpa para criar um ciclo econômico sustentável — e inspirando outras regiões a seguir o mesmo caminho.

Ascom PMJ

Após mutirão, equipe da SESP volta ao Country Clube, Juazeiro, e retira restos de poda deixados por moradores: “Vamos ver até quando vão manter a rua limpa”

4

 

“Vamos ver até quando vão manter a rua limpa”, observou uma moradora do bairro Country Clube, em Juazeiro, que fez em contato com o PNB, ontem (12), criticando o comportamento de vizinhos que, após poda de uma árvore, deixaram os galhos na via pública.

Ela contou que a equipe da SESP realizou na última sexta-feira (9) uma limpeza geral nas ruas do bairro, mas o morador que fez a poda de uma árvore não fez o recolhimento devido, o que seria de sua responsabilidade.

Hoje, ela voltou fazer contato com nossa redação informando que a equipe de limpeza pública voltou ao bairro e recolheu o material deixado na via.

“A prefeitura limpou de novo e tirou 4 caçambas. Vamos ver até quando vão manter a rua limpa. Não e justo a prefeitura limpar e o morador sujar. Vamos colaborar com a campanha ‘Eu limpo, você limpa, Juazeiro limpa’. Estou atenta”  alertou a moradora.

Reclamação 

“A prefeitura realizou a limpeza no bairro na última sexta-feira,9, pois 2 moradores já jogaram os lixos nas ruas. Assim fica difícil manter o bairro limpo. Um absurdo! Estamos indignados com isso”, criticou a moradora que lembrou do programa Juazeiro Limpa, lançado no último mês de março pela gestão municipal: “Eu limpo, você limpa, Juazeiro limpa, mas assim fica difícil”, concluiu.

 

Redação PNB

Secretaria de Educação de Juazeiro publica nova convocação do Processo Seletivo Simplificado

0

A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc divulgou, nesta terça-feira (13), o segundo edital de convocação do Processo Seletivo nº 002/2025, que visa atender e manter os serviços essenciais e urgentes da Secretaria. A lista completa com os convocados, a documentação necessária e o cronograma para a entrega da documentação estão disponíveis no edital.

Os candidatos convocados devem comparecer ao auditório da Seduc, localizado na Rua Antônio Pedro, 139 – Centro, entre nos dias 15 e 16 de maio, das 8h30 às 13h30, respeitando o cronograma publicado no edital para a entrega da documentação.

A admissão dos candidatos está sujeita aos critérios estabelecidos no edital do certame. De acordo com a legislação vigente, candidatos que já tenham vínculo contratual em Regime Especial de Direito Administrativo com o município de Juazeiro nos últimos três meses, a contar do término do contrato anterior, não poderão ser contratados. Caso o candidato não atenda às condições, o próximo candidato da lista será convocado, seguindo a ordem de classificação.

Ascom/PMJ

Ícone: Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

0

 

Morreu nesta terça-feira (13), no Uruguai, o ex-presidente, ex-guerrilheiro e ícone da esquerda latino-americana José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, aos 89 anos. A notícia foi confirmada pelo atual presidente uruguaio e aliado de Pepe, Yamandú Orsi.“Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referência, liderança. Vamos sentir muito sua falta, velho querido! Obrigado por tudo que nos deste e por teu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi.

“Don” Pepe, que completaria 90 anos no próximo dia 20, havia anunciado, em abril do ano passado, ter recebido diagnóstico de câncer no esôfago. Desde então, passou a ter uma vida mais reclusa, com raras aparições. Ele vivia em uma chácara nos arredores de Montevidéu.

O tumor acabou se espalhando para outras partes do corpo, e Mujica vinha fazendo tratamento paliativo nos últimos tempos, segundo declarou sua esposa, Lucia Topolanksy, ao jornal uruguaio La Diaria. De acordo com ela, o ex-presidente estava em estágio terminal e recebendo conforto por parte da equipe médica. Por causa das condições de saúde, Pepe não chegou a ir votar nas eleições regionais do país, realizadas no último domingo (11).

Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015. Ele era conhecido como “presidente mais pobre do mundo”, por seu estilo de vida simples.Dirigia um fusca dos anos 1970 e doava parte do salário para projetos sociais. Também ficou marcado pelas reflexões políticas com forte teor filosófico.

Defensor da integração dos países latino-americanos e caribenhos, Mujica se tornou referência da esquerda do continente durante uma época em que representantes da esquerda e centro-esquerda assumiram diversos governos da região, como Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia e Brasil.

Guerrilheiro

Nascido em 1935 em uma família de origem humilde, nos arredores de Montevidéu, Mujica entrou para política ao fundar o Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, grupo guerrilheiro urbano que operou nos anos 1960 e 1970 e enfrentou a ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985).

Sua atividade no movimento Tupamaros lhe custou cerca de 14 anos de prisão, tendo sido preso quatro vezes, ferido por seis tiros e escapado da prisão em duas ocasiões. A história da prisão de Mujica, torturado e jogado na solitária por longos anos, foi contada pelo longa-metragem Uma Noite de 12 Anos, dirigido pelo uruguaio Álvaro Brechner.

Em entrevista ao jornalista brasileiro Emir Sader, Mujica revelou que, para suportar a solitária, teve que se relacionar com animais. “Se você pegar uma formiga e colocá-la perto do ouvido, vai ouvi-la gritar. Isso eu aprendi no calabouço. [Também] guardava umas migalhas de pão porque havia uma ratazana que aparecia sempre lá”, contou.

Presidente

Com o fim da ditadura, Mujica foi libertado e participou da criação do Movimento de Participação Popular, que compõe a chamada Frente Ampla, grupo de organizações de esquerda e centro-esquerda que levou Mujica à Presidência da República do pequeno país sul-americano. Antes, foi deputado federal, ministro da Agricultura e senador.

Na Presidência, Pepe Mujica chamou atenção por promover uma legislação considerada progressista com a descriminalização do aborto, a lei do casamento igualitário, que permitiu casais homossexuais adotarem filhos; além da legalização da maconha.

Doutor e professor em história na Universidade de Brasília (UnB), Rafael Nascimento destacou que a pobreza no país caiu de 39% em 2004 para 11,5% em 2015. Além disso, houve expansão dos programas de transferência de renda e aumento do salário mínimo, além da distribuição de laptops para estudantes e professores e políticas habitacionais para famílias de baixa renda.

Em 2019, Mujica foi novamente eleito senador, mas renunciou ao cargo em 2020 para evitar o contágio durante a pandemia de covid-19. “Há uma hora de chegar e uma hora de partir na vida”, disse.

Em novembro de 2024, o candidato da Frente Ampla, Yamandú Orsi, venceu a eleição presidencial, marcando a volta da centro-esquerda ao poder no Uruguai após a derrota em 2020. O candidato do grupo de Mujica assumiu o governo em março de 2025.

Integração latino-americana

“Ou nos integramos, ou não somos nada”, costumava dizer Pepe Mujica, que sempre lembrava que a América Latina possui apenas cerca de 7% da população mundial. Para ele, a integração dos países da região é fundamental para o nosso desenvolvimento.

Mujica argumentava que a história da humanidade é definida fora do continente e que apenas a união dos países da região, independentemente se os governos são de direita ou esquerda, seria capaz de interferir nas mudanças impostas de fora.

Lula condecora Mujica

No dia 5 de dezembro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi até o sítio de Mujica, no Uruguai, e o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, homenagem dedicada a personalidades estrangeiras.

Para Lula, Mujica foi, entre os presidentes que conheceu, “a pessoa mais extraordinária”. “Essa medalha que eu estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser quem é”, disse Lula, emocionado.

Agência Brasil

Câmara de Vereadores de Juazeiro lamenta morte do ex-vereador José Inaldo do Nascimento

0

A Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-vereador José Inaldo do Nascimento, 61 anos, nesta terça-feira, 13 de maio.

Inaldo estava tentando se recuperar de um câncer de rim após longo e sacrificante tratamento.

No período em que esteve na Câmara, Inaldo focou o mandato em dois programas: “Luz Para Todos” e “Água Para Todos” com objetivo de contemplar o máximo de comunidades rurais.

Aos familiares e amigos de Inaldo os votos de pesar de toda Câmara de Juazeiro!

Ascom

Saúde Mais Perto do Povo: Programa Saúde Itinerante reforça compromisso da Prefeitura de Sobradinho com comunidades da zona rural

0

 

 

A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Atenção Básica, segue ampliando o acesso da população da zona rural aos serviços essenciais de saúde. Na última sexta-feira (09), foi a vez da comunidade do Assentamento Vale da Conquista receber mais uma edição do Programa Saúde Itinerante, com atendimentos médicos, odontológicos, vacinação, exames preventivos, testes rápidos e diversas outras ações voltadas à promoção da saúde e bem-estar.

A ação visa garantir o acesso à assistência básica de qualidade para quem mora distante da sede do município, reduzindo a demanda reprimida e levando dignidade aos moradores das localidades mais afastadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em cada edição, são realizados em média mais de 100 atendimentos por comunidade.

Presente na ação, o prefeito Cleivynho Sampaio destacou o compromisso da gestão em cuidar das pessoas que mais precisam:

“Sabemos das dificuldades enfrentadas por quem mora na zona rural e do quanto é essencial levar os serviços de saúde até essas comunidades. É um compromisso com a dignidade da nossa população. Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Saúde que não mediu esforços para oferecer um atendimento humanizado à comunidade do Assentamento Vale da Conquista. Seguimos firmes, levando mais saúde, cuidado e qualidade de vida para nossa gente,” afirmou o gestor.

Cleivynho ainda adiantou que novas ações já estão sendo programadas para atender outras comunidades do interior do município, “reafirmando o compromisso da atual gestão com o fortalecimento da Atenção Básica e com o cuidado contínuo com a saúde da população”.

Ascom/PMS

Conforto, segurança e acolhimento: Nova estrutura da Maternidade de Juazeiro é aprovada por usuárias e servidores

0

 



A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde/Sesau, celebra a aprovação das usuárias e profissionais da Maternidade Municipal após a entrega da ampliação da unidade e requalificação do espaço antigo, no dia  30 de abril. Com investimento de cerca de 2 milhões, o novo ambiente está mais moderno, humanizado e acolhedor, e segue fazendo a diferença na vida de mães, bebês e equipes de saúde.

Desde a entrega das melhorias, a unidade tem recebido elogios pela qualidade do atendimento e pelas novas instalações. Michele Oliveira, que deu à luz recentemente na maternidade, compartilhou sua experiência positiva. “Fui atendida com muito carinho e cuidado pela equipe. Me senti acolhida desde o momento da chegada até o nascimento do meu bebê”, relatou.

Lidiane da Silva Figueredo, mãe da pequena Maria Cecília, nascida no último sábado (3), também comemorou as melhorias.

“A estrutura está maravilhosa. O atendimento é excelente e percebi o cuidado com cada detalhe. Isso faz toda a diferença para nós. Fiquei muito satisfeita”, afirmou.

As melhorias foram igualmente reconhecidas pelas servidoras da unidade. Ana Cristina da Silva Tenório, que atua na maternidade, destacou o impacto positivo da requalificação no ambiente de trabalho.

“Hoje temos um espaço mais digno, com melhores condições para prestar um atendimento de qualidade. Além disso, nos sentimos mais valorizados enquanto profissionais de saúde”, pontuou.

A nova estrutura

A nova estrutura da maternidade agora conta com duas alas reformadas, um Centro de Parto Normal Humanizado, Sala Vermelha para atendimentos de urgência e emergência, Berçário com cinco leitos, além de 41 leitos de internação. Todos os ambientes foram planejados para oferecer conforto, segurança e acolhimento às pacientes e seus bebês, com apoio de uma equipe multiprofissional qualificada.

Ascom PMJ/Sesau

“Controle de Estoque” será tema de palestra para donos de pequenos negócios em Juazeiro

0

 

Em busca de promover cada vez mais a capacitação do empresariado do Vale do São Francisco, o Sebrae em Juazeiro realiza palestra com o tema “Controle de Estoque Simples e Eficiente: Métodos que Funcionam para Micro e Pequenas Empresas”, das 19 às 21 horas, na próxima sexta-feira (16/05), na Unidade Regional do Sebrae, situada na Avenida Carmela Dutra, 840, Orla 1 da cidade, das 19 às 21 horas. As inscrições poderão ser feitas através do link (clique aqui). As vagas são limitadas.

Um dos focos da palestra será estratégias práticas para otimizar a gestão de estoques, com intuito de reduzir custos e desperdícios. Esses resultados permitirão ao empresário conduzir sua empresa de forma enxuta e produtiva para alcançar o destaque no concorrido mercado do seu segmento.

O tema abordado será ministrado pelo consultor Rafael Costa, administrador de empresas com especialização em finanças, planejamento e marketing.

Serviço

O quê: Palestra “Controle de Estoque Simples e Eficiente: Métodos que Funcionam para Micro e Pequenas Empresas”.

Quando: 16 de maio, sexta-feira, das 19 às 21 horas

Onde: Sebrae Juazeiro, na Avenida Carmela Dutra, 840, Orla 1

Inscrições gratuitas no link, clique aqui.

Ascom

Secretaria de Educação de Juazeiro inicia Semana do Bebê lembrando a importância de proteger a infância

0

A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc abriu a sua programação da Semana do Bebê, na Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, nesta segunda-feira (12), com a palestra “Proteger o encantamento das infâncias”. A ação, voltada para os coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Educação Infantil, foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Marcelo Silva de Sousa Ribeiro.

No bate-papo, o professor fez uma abordagem psicossocial da infância. “Nós discutimos aspectos históricos e sociais sobre a criança e a infância, e como a dinâmica da contemporaneidade também tem afetado essa fase do desenvolvimento. Conversamos, por exemplo, sobre o excesso de telas, a adultização da infância e a pressão por resultados na escola. Questões contemporâneas que afetam a qualidade de vida da criança”, explicou o professor.

A superintendente de Rede da Seduc, Miranery Amorim, ressaltou a importância da Semana do Bebê como uma ação que inclui a infância na pauta de discussões. “A Semana do Bebê coloca o cuidado com a infância no centro do debate. Então, ao longo da semana realizaremos uma série de ações, tanto nas nossas unidades de Educação Infantil, como nos equipamentos de saúde e assistência social”.

O evento também contou com a presença da secretária de Educação, Maéve Melo, e do vice-prefeito Tiano Felix, que é autor da lei que instituiu a Semana do Bebê no município.

Ascom/PMJ