Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Sobradinho: Prefeito Cleivynho Sampaio empossa novos servidores públicos municipais

0

 

 

A Prefeitura de Sobradinho realizou, na última sexta-feira (09), no Gabinete do Prefeito, a solenidade de posse dos novos servidores públicos municipais aprovados no concurso realizado em 2024, edital 01/2023. Essa é a segunda convocação dos candidatos aprovados obedecendo ao resultado do certame realizado para o provimento de cargos efetivos que fora homologado e publicado em Decreto Municipal nº 058/2024.

No ato, tomaram posse 23 novos servidores, sendo 13 da área de Saúde, 6 da Educação e 4 do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobradinho. Os novos concursados deverão reforçar o quadro funcional das suas respectivas áreas já a partir da posse.

Há mais de 20 anos o município não realizava certame para provimento de profissionais e as novas nomeações vão fortalecer o atendimento em áreas essenciais, garantindo mais eficiência e continuidade dos serviços prestados à população.

“Me sinto honrado em empossar esses novos servidores municipais que chegam para somar e reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento de Sobradinho. Como servidor público de carreira que também sou, enxergo a importância de estarmos fortalecendo nosso corpo de profissionais que vão garantir atendimentos eficientes e humanizado na saúde, educação e no fornecimento de água e esgoto. Esse é um momento especial tanto para os novos servidores, quanto para mim que me emociono, pois depois de mais de duas décadas sem a realização de um concurso público, estamos em nossa gestão podendo finalmente dar posse a novos servidores concursados. Isso é mais uma prova do nosso compromisso com a valorização do serviço público e com o fortalecimento da nossa cidade,” disse o Prefeito Cleivynho Sampaio.

A solenidade de posse contou ainda com as presenças do vice-prefeito Jarques Canturil, do vereador Cícero Ronaldo, da Secretária de Saúde, Josefa Moreira, do Secretário de Planejamento, Alexandre Delles, do Secretário da Fazenda e Administração, Luiz Nery Junior, e do Chefe de Gabinete, Joselito Macedo, além da servidora Ilka, representando a Secretária de Educação, e de Domingos Vieira da Silva, Diretor do SAAE.

Ascom/PMS

Juazeiro: Prefeito Andrei Gonçalves transmite exercício da função ao vice-prefeito, Tiano Félix

0

 

O Prefeito Andrei Gonçalves optou por transmitir o exercício da função ao vice-prefeito, Tiano Félix, que assume o cargo de chefe do Poder Executivo Municipal, pelo prazo de 7 dias, entre 12 e 18 de maio de 2025, informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Juazeiro;

O gestor municipal está afastado para tratamento de saúde e na semana passada foi submetido a uma cirurgia em São Paulo.

A decisão já foi comunicada ao presidente da Câmara de Vereadores do município, Emerson José da Silva (Mitu).

” O prefeito em exercício, Tiano Félix, reforça o compromisso de dar continuidade às ações estratégicas da gestão até o retorno de Andrei Gonçalves”, informou a Ascom.

Redação PNB

Secretaria de Educação de Juazeiro convoca candidatos classificados em Processo Seletivo Simplificado

0

A Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) divulgou, no dia Diário Oficial desta segunda-feira (12), o edital de convocação nº 015/2025, referente ao Processo Seletivo nº 001/2025, que visa atender e manter os serviços essenciais e urgentes da Secretaria. A lista completa com os convocados, a documentação necessária e o cronograma para a entrega da documentação estão disponíveis no edital.

Os candidatos convocados devem comparecer ao auditório da Seduc, localizado na Rua Antônio Pedro, 139 – Centro, entre os dias 13 e 15 de maio, das 8h30 às 13h30, respeitando o cronograma publicado no edital para a entrega da documentação.

A admissão dos candidatos está sujeita aos critérios estabelecidos no edital do certame. De acordo com a legislação vigente, candidatos que já tenham vínculo contratual em Regime Especial de Direito Administrativo com o município de Juazeiro nos últimos três meses, a contar do término do contrato anterior, não poderão ser contratados. Caso o candidato não atenda às condições, o próximo candidato da lista será convocado, seguindo a ordem de classificação.

Ascom/PMJ

Deputado Roberto Carlos participa da 6ª Feira Agropecuária de Gavião e destaca a importância do fortalecimento do campo  

0

O deputado estadual Roberto Carlos marcou presença na 6ª Feira Agropecuária de Gavião, neste final de semana, ao lado do prefeito Laurindo Nazário, vereadores, secretários municipais e lideranças da região. O evento, já consolidado no calendário regional, é uma vitrine do potencial produtivo local e atrai expositores, produtores rurais e visitantes de diversas cidades.

Durante a visita, o parlamentar parabenizou a gestão municipal pela organização e reforçou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento do interior baiano. “Fortalecer o campo é fortalecer a Bahia. Essa feira não é apenas uma exposição agropecuária — é um espaço de oportunidades, de trocas de conhecimento, de valorização do pequeno produtor e de fomento à economia local”, afirmou o deputado.

Roberto Carlos também destacou a visão de futuro da administração municipal. “Parabéns ao prefeito Laurindo pela condução impecável do evento. Gavião mostra que investir no setor agropecuário é garantir renda, dignidade e crescimento para o povo do campo.”

A feira contou com programação diversificada, incluindo exposições de animais, palestras técnicas, apresentações culturais e comercialização de produtos locais. A participação ativa do deputado reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável dos municípios baianos.

Festa da Cidade de Sento Sé começa nesta sexta (16) com grandes atrações

0

 

O município de Sento Sé está prestes a viver dias de muita música, cultura e celebração. A partir desta sexta-feira (16) até o domingo (18), o Espaço de Eventos, localizado à Av. Raul Alves (atrás da Academia da Saúde), será palco da Festa da Cidade 2025, um evento que resgata uma tradição marcante dos anos 2000 e promete movimentar a cidade com grandes atrações e impacto positivo na economia local.

A programação começa na sexta-feira (16) com shows de: Itiúba (20h), Mateus Torres (21h30), Léo Santana (23h), Tayrone (1h) e Mateus do Acordeon (3h). No sábado (17), a festa continua com Robinho Vaqueiro (20h), Dicalli (21h), Tony Salles (22h), Taty Girl (0h), Heitor Costa (2h) e Brena Miranda (4h). No domingo (18), a atração é a cantora gospel Elaine Martins, que se apresenta às 21h, encerrando a festa com uma noite de fé e louvor.

A prefeita Giselda Carvalho destacou que, além da grandiosidade da programação, a segurança do evento também foi prioridade. “Estivemos reunidos com as forças de segurança do município recentemente para garantir que a Festa da Cidade ocorra de forma tranquila, segura e com toda a estrutura necessária para receber bem o nosso povo e os visitantes. É um evento que resgata a nossa história e injeta ânimo na economia local.”

A retomada da Festa da Cidade

Acontece em um período estratégico, fora do calendário tradicional de festas juninas, o que permite atrair um público regional maior, sem competir diretamente com outros grandes eventos. Com lotação na rede hoteleira e expectativa de grande público, a festa já se consolida como um novo marco cultural e econômico para o município. A partir deste ano, a Festa da Cidade passa a integrar oficialmente o calendário cultural de Sento Sé, sendo realizada anualmente no terceiro final de semana de maio.

Programação:

SEXTA-FEIRA – 16/05

20h – Itiúba

21h30 – Mateus Torres

23h – Léo Santana

1h – Tayrone

3h – Mateus do Acordeon

SÁBADO – 17/05

20h – Robinho Vaqueiro

21h – Dicalli

22h – Tony Salles

24h – Taty Girl

2h – Heitor Costa

4h – Brena Miranda

DOMINGO – 18/05

21h – Elaine Martins

Ascom/PMSSE

Aluna de 16 anos é expulsa do CETEP Juazeiro por fazer uso de cigarro eletrônico com colegas e mãe questiona medida da direção: “Poderiam ter dado outro tipo de castigo, mas expulsar não educa”

2

 

Em contato com nossa redação nesta segunda-feira (12), uma mãe de uma estudante do  Cetep-Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, em Juazeiro, demonstrou sua indignação com a direção da instituição que, segundo nos relatou, expulsou a adolescente de 16 anos, após a aluna ser flagrada usando um cigarro eletrônico, com mais 2 colegas.

“No último dia 7 de maio, eu compareci ao CETEP, após a direção informar que minha filha estava estava fazendo uso de cigarro eletrônico, juntamente com 2 colegas, o que teria ocorrido no dia anterior. Chegando na escola a direção me informou que os mesmos seriam expulsos. Informaram ainda que haveria uma votação que aconteceu hoje, dia 12. Eu participei desta reunião, mas para nada, pois eu pedi por tudo que fosse mas sagrado que não fizessem isso com minha filha e que eu garantia que isso não se repetiria novamente.  Mesmo assim, decidiram expulsar minha filha que sempre teve bom comportamento e nunca se envolveu em nenhum problema na escola. Mas disseram que a expulsão era obrigatória e mandaram que eu assinasse um documento, mas eu não assinei, pois considero essa medida extrema e absurda”, relatou a mãe.

Ela questionou ainda a entrada do material ilícito na escola e ressaltou: “Aqui em casa ela nunca usou cigarro nenhum”. Inconformada com a decisão da direção da escola, a mãe criticou: “A escola deve educar e não excluir os adolescentes”.

“Estou chocada com a atitude da escola. Eu pedi como mãe para que não fizessem isso com minha filha, porque eu sei que não é certo, mas foi a primeira vez que isso ocorreu e ela merece uma segunda chance, assim como os outros colegas. Minha filha não é uma de andar saindo, tem bom comportamento em casa e na escola e eu sou uma mãe vigilante e garanto que aqui em casa ela nunca usou cigarro nenhum. A escola, ao invés de expulsar os alunos, deveria investigar como esse cigarro eletrônico entrou na escola e discutir o tema com os estudantes e suas famílias, pois trata-se de uma instituição de ensino que deve educar e não excluir os adolescentes. Minha filha errou, mas é uma adolescente e não deveria ser tratada desta forma. Quem me conhece sabe como eu criei os meus filhos. Ela errou e vou corrigir e policiar mais a minha filha. Eles tinham que  conversar com os alunos e com os pais. Mas expulsar da escola? Minha filha não matou, não roubou e é expulsa porque experimentou esse negócio dentro da escola? Estou revoltada e vou procurar meus direitos. Poderiam ter dado outro tipo de castigo, de disciplina, mas expulsar não educa. Ainda expuseram minha filha e os colegas, pois passaram nas salas dizendo que três alunos tinham sido expulsos por conta desse tal de cigarro eletrônico. Mandaram eu procurar outra escola, porque lá era escola do certo e não tinha negócio de segunda chance.

Nós encaminhamos a reclamação da mãe para o Núcleo Regional de Educação e aguardamos uma resposta.

Não foi a primeira vez

Em outubro do ano passado, alunos do primeiro e segundo anos foram expulsos após serem flagrados fazendo uso de cigarros eletrônicos também no CETEP. Os pais procuraram o PNB e denunciaram a postura da instituição, “levando em conta que se trata de adolescentes que necessitam de orientação por parte da família e da escola”.

“Não queremos justificar. Nós pais não queremos acobertar os erros dos nossos filhos, mas existem outros meios de puni-los por eles terem desrespeitado as normas da escola. Expulsar não corrige e nem educa. Sabemos dos desafios que a escola e as famílias enfrentam com os adolescentes nesta fase tão difícil de rebeldia. No entanto, acreditamos que a escola e a família devem se unir para adotar medidas que os encaminhem para o bem”.

Os pais acionaram o Ministério Público e também o Núcleo Regional de Educação e, após a denúncia, a direção da instituição de ensino desconsiderou a “medida extrema”, como avaliaram os pais, e os estudantes foram reintegrados.

Redação PNB

 

 

Trabalhadores terceirizados da Central de Atendimento da PM, o 190, em Juazeiro, acusam empresa de descumprir direitos trabalhistas: “Desrespeitados e negligenciados”

0

 

 

Em contato com o PNB, trabalhadores que atuam na Central de Atendimento da Polícia Militar, o 190, em Juazeiro, denunciaram o descumprimento de direitos trabalhistas pela empresa Positiva Empreendimentos e Serviços Ltda, localizada em Salvador.

“Gostaria de tornar pública uma situação grave que vem ocorrendo nos bastidores da Central de Atendimento da Polícia Militar. Os trabalhadores terceirizados responsáveis pelo atendimento emergencial estão enfrentando uma série de irregularidades por parte da empresa contratada para prestar esse serviço essencial, a Positiva Empreendimentos e Serviços Ltda. Entre os problemas recorrentes, destacam-se: atrasos frequentes no pagamento dos salários, descumprimento dos prazos legais de pagamento de verbas rescisórias, falta de retorno por parte da empresa diante de tentativas de contato via e-mail, telefone e mensagens e descumprimento de prazos estabelecidos pela própria empresa em comunicações anteriores”, relataram os trabalhadores.

Eles ressaltaram a importância do trabalho que desempenham e pediram providências ao poder público.

“Esses trabalhadores lidam diariamente com situações de emergência, violência e desespero da população. Mesmo assim, vêm sendo desrespeitados e negligenciados, sem que haja fiscalização efetiva do poder público (STELECOM). É fundamental que essa denúncia seja divulgada para que a sociedade tenha ciência do que ocorre nos bastidores de um serviço essencial, e para que as autoridades competentes tomem providências urgentes”, concluíram.

O PNB está tentando contato com a empresa terceirizada e encaminhando a reclamação para o CPR-N.

Redação PNB

UNEB convoca mais 140 técnicos e analistas universitários aprovados no concurso público

0

 

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) publicou, na edição do último sábado (10), do Diário Oficial do Estado (DOE), a convocação de mais 70 técnicos universitários e 70 analistas universitários classificados no Concurso Público, realizado nos termos do Edital 089/2024.

A medida reforça o compromisso da instituição em suprir a necessidade de profissionais qualificados em diversos setores acadêmicos e administrativos.
Segundo a Portaria 282/2025, os convocados devem encaminhar os documentos necessários à nomeação (elencados em anexo da portaria) até o dia 08/06/2025, exclusivamente por meio do e-mail admissaoconcurso@uneb.br.

Os novos servidores técnicos vão exercer suas funções em vários departamentos e campi da universidade, na capital e interior do estado, e também na administração central suprindo carência de profissionais nas unidades da instituição.

“A ampliação da convocação do concurso para técnicos e analistas universitários reforça o compromisso da UNEB com a valorização dos servidores e a excelência na gestão universitária. Com a chegada de mais 140 profissionais, fortalecemos a estrutura da universidade e aprimoramos os serviços oferecidos à comunidade acadêmica. Esse avanço representa um investimento direto na educação pública e no desenvolvimento da sociedade baiana”, ressalta a reitora da instituição, Adriana Marmori.

A pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da UNEB, Rosângela Matos, celebra a expansão do quadro de servidores da instituição como um marco do trabalho da gestão e das conquistas obtidas ao longo dos anos. “Hoje é um dia de muita felicidade para a nossa UNEB. Ver a recomposição de nossos quadros de servidores se ampliando a passos largos traduz o reflexo de nossas lutas e do árduo trabalho que a nossa gestão tem desenvolvido. Neste momento, gostaria de parabenizar nossa reitora, professora Adriana Marmori, a comissão instalada para guiar o concurso e minha equipe da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento dePessoas pelo empenho e dedicação em prol da nossa universidade. Hoje é um dia de alegria e celebração”, afirma.

Com essa nova chamada, o concurso público (Edital 089/2024) da UNEB soma o total de 208 convocados, sendo 104 técnicos universitários (nível médio) e 104 para analistas universitários (nível superior), a partir de convocação imediata e da constituição de um cadastro reserva de candidatos classificados e não convocados, que poderão ser convocados a qualquer momento, assim que houver a aprovação de novas vagas.

Ascom 

Após mutirão de limpeza no bairro Country Clube, em Juazeiro, moradora registra restos de poda na rua: “Assim fica difícil”

0

 

Uma moradora do bairro Country Clube, em Juazeiro, em contato com o PNB, nesta segunda-feira (12), criticou o comportamento de vizinhos que, após poda de uma árvore, deixaram os galhos na via pública.

Ela contou que a rua havia passado recentemente por uma limpeza.

“A prefeitura realizou a limpeza no bairro na última sexta-feira,9, pois 2 moradores já jogaram os lixos nas ruas. Assim fica difícil manter o bairro limpo. Um absurdo! Estamos indignados com isso”, criticou a moradora que lembrou do programa Juazeiro Limpa, lançado no último mês de março pela gestão municipal.

“Eu limpo, você limpa, Juazeiro limpa , mas assim fica difícil”, concluiu.

Lembrando que é de responsabilidade do morador recolher e fazer a remoção dos restos de poda.

Redação PNB