Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Cadela atacada por pitbulls soltos no bairro Cajueiro, em Juazeiro, sobrevive aos ferimentos: “Um vizinho arcou com os custos, pois o tutor não se responsabilizou por nada”

0

 

 

A cadela que foi atacada por dois cães da raça pitbull na tarde da última quinta-feira (15), no bairro Cajueiro, em Juazeiro, sobreviveu aos ferimentos e está internada em uma clínica veterinária da cidade. Em contato com o PNB, vizinhos que socorreram a cadela comunitária informaram que ela não corre risco de morte, apesar de ser um animal idoso.

Mobilizados para salvar a vida da cadela, conhecida no bairro como “Neguinha”, os moradores, revoltados, informaram que o tutor dos pitbulls, além de não prestar socorro ao animal que ficou bastante ferido, não se responsabilizou pelos custos do atendimento veterinário.

“Em nenhum momento ele se sensibilizou com a situação da cadela atacada e até o momento não se prontificou em arcar com os custos da clinica. Foi um pastor que mora no bairro que levou ela para o atendimento, a fim de que não morresse, pois ela sofreu mordidas profundas em várias partes do corpo. Revoltante! Além de deixar os seus cães soltos, ainda não se moveu para reparar a situação, o mínimo que poderia fazer”, relatou uma moradora.

Ainda de acordo com ela, será registrado um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para que a autoridade policial possa investigar o caso.

“Alguma consequência este tutor precisa sofrer, pois essa prática dele de soltar seus cães é repetitiva e, antes que aconteça o pior, ele precisa de correção. Nós, vizinhos, não podemos ficar reféns desta irresponsabilidade”, concluiu.

Ataque

O ataque dos dois cães da raça pitbull a cadela comunitária ocorreu na tarde desta quinta-feira (15), na Rua Fernando Santana, Cajueiro. Segundo os relatos, os animais estavam soltos e os moradores que presenciaram a cena brutal viveram momentos de desespero e revolta.

“O tutor deixou os dois pitbulls soltos, sem focinheira, sem coleira. Mesmo estando por perto é um risco muito grande. A cachorra atacada é idosa, dócil e vive aqui pela rua. Quando começou o ataque, ele correu para pegar os animais dele. Foi uma cena horrível e quem presenciou ficou aterrorizado, pois mesmo o tutor segurando os cachorros eles atacam a cadela. Ele não conseguiu conter”, contou uma moradora.

Ainda segundo os relatos, a cadela ficou ferida, mas resistiu e foi socorrida por moradores da rua.

“Ela não morreu, mas está bastante ferida e precisa de atendimento veterinário. O tutor dos pitbulls precisa, pelo menos, arcar com os custos do atendimento. Não se sabe ao certo se os animais escaparam ou se foram soltos deliberadamente pelo próprio tutor, mas a verdade é uma só: um ataque violento aconteceu e o responsável precisa responder por isso. O cachorro atacado agonizou diante dos olhos dos moradores. Muitos tentaram intervir, mas era tarde. O animal ficou gravemente ferido e segue entre a vida e a morte. A cena foi chocante, desesperadora. E se tivesse sido uma criança? E se fosse um idoso? Ou uma mulher caminhando sozinha? O que aconteceu poderia facilmente ter terminado em tragédia humana. A comunidade está em estado de alerta, com medo de sair de casa”, observou uma moradora.

“É inaceitável que em pleno 2025 ainda existam tutores que não compreendem a responsabilidade de cuidar de animais. Ter um cão de grande porte não é brincadeira. Deixar esses animais soltos é um ato de negligência. A Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e os órgãos de controle urbano e ambiental precisam agir imediatamente”, alertou outra moradora.

“O mínimo que se espera é que ele arque com todas as despesas veterinárias do cachorro atacado, caso ele sobreviva. Mas isso não é o suficiente. É preciso garantir que esse tipo de conduta não se repita. Hoje foi um cachorro, amanhã pode ser um ser humano. Quantas tragédias precisarão acontecer para que algo mude? A população do Cajueiro exige justiça. A comunidade está com medo, e o silêncio das autoridades só aumenta a insegurança. Não podemos esperar pelo pior. A vida, seja humana ou animal, precisa ser protegida com responsabilidade, com leis firmes e com fiscalização ativa. Basta de omissão. Basta de perigo nas ruas. O Cajueiro clama por segurança”, reivindicou um morador do bairro.

Redação PNB

Juazeiro realiza 1ª Jornada Social com foco na valorização da rede de proteção e dos assistentes sociais

0



Nesta sexta-feira (16), Juazeiro deu um passo marcante no fortalecimento da política de assistência social com a realização da 1ª Jornada Social, no auditório do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), o evento reuniu cerca de 250 pessoas entre assistentes sociais, gestores públicos, estudantes e usuários dos serviços para um dia inteiro de formação, reconhecimento e afeto em torno do SUAS — Sistema Único de Assistência Social.

Com o tema “Sedes em Destaque: Fortalecendo a Rede de Proteção Social em Juazeiro no Compasso da Inclusão”, a programação envolveu rodas de conversa, palestras, dinâmicas e workshops temáticos com foco na gestão, supervisão e experiências exitosas da rede socioassistencial. Para Priscila Brito, assistente social e coordenadora do CRAS João Paulo II, o dia foi uma oportunidade única de integração. “Esse evento é integrativo, para que a gente possa trocar experiências e se conhecer melhor. A ideia é justamente compartilhar o que sabemos e aprender com os outros. Isso nos fortalece como profissionais e amplia nosso olhar sobre o atendimento à população”, destacou Priscila.

A abertura contou com a presença de nomes como o secretário Igor Luiz; a superintendente da SUAS, Mª Quitéria; a representante da categoria, Kety Carvalho; o vereador Ziel Almeida; o presidente do Coegemas, Tássio Castor; e o técnico da Vigilância Socioassistencial da SEADES, José Bartilotti. Em sua palestra, Castor defendeu a valorização dos trabalhadores do SUAS e a corresponsabilidade entre os entes federativos como fundamentos para uma política pública eficaz e humanizada.

Para além das mesas formais, a Jornada foi também um espaço de troca afetiva e reconhecimento entre os profissionais. À tarde, está programado uma mostra interativa sobre o dia a dia de unidades como CRAS, CREAS, Centro POP, Casa Abrigo da Mulher, entre outros. O encerramento será com uma homenagem aos assistentes sociais, com direito a brinde, bolo e agradecimento coletivo .

O secretário Igor Luiz celebrou o momento. “Esta jornada é um divisor de águas para Juazeiro. Reunir toda a rede em um espaço de aprendizado e valorização é uma forma concreta de dizer que estamos comprometidos com uma assistência social forte, humana e participativa. Nosso caminho é esse: união, escuta e trabalho coletivo”, concluiu o gestor.

Ascom/PMJ

Transforma Petrolina e ONG Cidade Social concluem cadastro para seleção de pessoas que precisam de cadeira de rodas

0

O processo de cadastro para a doação de cadeiras de rodas realizado com o apoio do Transforma Petrolina foi encerrado. Agora, o projeto entra na fase de seleção dos candidatos que será conduzida pela ONG americana Joni and Friends, responsável pela doação dos equipamentos e pela ONG Cidade Social, parceira da iniciativa.

No total, 221 pessoas se inscreveram, manifestando interesse em receber a cadeira de rodas. Nos próximos dias a ONG americana se encarregará de analisar todas as inscrições recebidas verificando de forma minuciosa os dados e documentos informados pelos candidatos. Após a avaliação, os contemplados serão informados. A previsão é que as cadeiras de rodas sejam entregues na primeira quinzena de julho. Cerca de 10 voluntários da ONG americana virão ao município especialmente para realizar as adaptações necessárias e acompanhar pessoalmente a distribuição.

De acordo com  a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o programa de voluntariado tem apoiado ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, pois acredita na transformação e no impacto de cada uma delas na vida das pessoas. “Estamos muito felizes em ser uma ponte e apoiar esse projeto tão importante que chega em nossa cidade. A acessibilidade é  reconhecida e integrada em vários pontos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e estamos aqui para apoiar e ajudar todos os projetos que melhorem a vida da população”, afirma.

Ascom

Escolas de Educação Infantil de Juazeiro encerram Semana do Bebê com muita brincadeira

0

Bolhas de sabão, boliche, bambolê, circuito de psicomotricidade, ovo na colher, basquete e muito mais. A sexta-feira (16) foi de muita brincadeira na Escola Municipal de Educação Infantil Emei Nélia de Souza Costa, no bairro João Paulo II, para encerrar a Semana do Bebê 2025.

Com o tema “Proteger o encantamento das infâncias”, durante toda a semana as escolas municipais de educação Infantil/Emei de Juazeiro realizaram uma série de atividades. A programação teve como o objetivo sensibilizar a comunidade para a importância de aprender, brincar, comer e descansar na primeira infância.

A coordenadora pedagógica da Emei Nélia de Souza Costa, Fabiana da Silva Rocha, falou sobre a programação desenvolvida na unidade escolar. “Nós vivenciamos o encerramento da Semana do Bebê com o tema ‘Proteger o encantamento das infâncias’, e não poderíamos tratar desse tema sem trazer as brincadeiras, que são tão importantes para a infância. Para que esse encantamento seja despertado ainda mais na comunidade escolar”.

Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que visa garantir o direito à sobrevivência e desenvolvimento de crianças até 6 anos, tornando essa pauta prioridade nos municípios. Ação Intersetorial desenvolvida pelas Secretarias de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome, a Semana do Bebê é uma oportunidade para discutir e fortalecer políticas públicas que beneficiam a primeira infância.

Ascom/PMJ

Transforma Petrolina fortalece oportunidade de empreendedorismo  em evento “Mães Criativas”

0

O Transforma Petrolina realizou, nessa quarta-feira (14), a abertura do evento “Mães criativas: unindo arte e empreendedorismo para geração de negócios”. A programação foi realizada para dezenas de mulheres com uma imersão em temáticas sobre empreendedorismo, oportunidade,  presença digital e políticas públicas de incentivo ao pequeno negócio liderado por mulheres.

O treinamento, ofertado na abertura, teve como intuito qualificar as futuras empreendedoras para compreender assuntos que vão desde a valorização do serviço, precificação, gestão de negócio e  posicionamento no mercado.  A programação antecede as oficinas de pintura orgânica em parede e de confecção de sacolas em papel krafts, que serão realizadas pelo artista amazônico Bruno Martins.

O evento contou com a parceria da voluntária Fabiana Rolim, que ministrou uma palestra direcionada para o sucesso do empreendedorismo e com a diretora-presidente da Agência Municipal do Empreendedorismo, Bruna Ruana. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Transforma Petrolina e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através da Secretaria Executiva de Juventudes.

“A abertura do evento ‘Mães criativas’ foi um verdadeiro sucesso. A gente sabe que nos próximos dias essas mulheres terão acesso a mais conhecimento e poderão transformar isso em oportunidade para empreender”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

Ascom

Casa Nova realiza caminhada de mobilização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes   

0

 

A Prefeitura de Casa Nova realizou nesta sexta-feira (16) uma grande caminhada de mobilização no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação integra a campanha nacional “Faça Bonito” e reuniu representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vereadores, secretários municipais, professores, estudantes e membros da sociedade civil.      

A concentração teve início no Colégio Estadual de Casa Nova e seguiu em caminhada até a Praça Gilson Viana, com faixas, cartazes e palavras de ordem em defesa da infância e da juventude. O momento foi marcado por um concurso de apresentações culturais, música, poesia e artes visuais, todas produzidas por estudantes das redes municipal e estadual de ensino, abordando temas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.  

A estudante Vitória Silva, da Escola Solon Xavier, destacou a emoção de participar. “O evento foi maravilhoso, gostei muito”. Já a professora Deusinete dos Santos Nogueira, da Escola José Dias da Silva, ressaltou a importância da iniciativa. “Essa ação é muito importante, pois trata do combate ao abuso sexual contra nossas crianças e adolescentes e ainda oferece aos alunos a oportunidade de mostrar seus talentos por meio das apresentações culturais”, disse.   

O prefeito Anísio Viana também acompanhou o ato e reforçou o compromisso da gestão com a proteção da infância. “Essa caminhada é um alerta para pais, responsáveis e para toda a sociedade. Estamos investindo no fortalecimento do Conselho Tutelar e da Assistência Social para que esse trabalho de conscientização e cuidado se estenda durante todo o ano. Proteger nossas crianças e adolescentes é uma missão contínua e prioritária.”   

  

Ascom/PMCN 

“Juazeiro, uma história não contada”, Luiz Antonio Costa de Santana reescreve o passado numa viagem crítica, jurídica e simbólica pelo sertão esquecido

0

 

O advogado, professor e pesquisador Luiz Antonio Costa de Santana lança sua mais instigante obra: “Juazeiro, uma história não contada”, publicada pela Sinergia Casa Editorial. O livro propõe uma releitura profunda e inédita da história de Juazeiro, Bahia, desvelando camadas ocultas de sua formação histórica, fundiária e simbólica.

Mais do que um resgate historiográfico, o autor constrói uma narrativa crítica, aliando rigor jurídico, densidade filosófica e sofisticação literária. Santana revela como o espaço urbano e o território foram apropriados, disputados e, por vezes, invisibilizados em nome de interesses que perpassam a história do Brasil colonial até os dias atuais.

“Aqui, o sangue é o cimento da civilização: o espaço só se torna jurídico após o sacrifício do outro.”

Com frases de impacto como esta, o autor desafia o leitor a enxergar Juazeiro não apenas como um ponto geográfico, mas como palco de um embate silencioso entre o público e o privado, entre o poder e a memória.

A obra percorre desde as missões jesuíticas, a hegemonia da Casa da Torre de Garcia D’Ávila, a configuração do espaço urbano, até questões jurídicas controversas sobre o patrimônio público municipal, que permanecem latentes na contemporaneidade.

O e-book está a venda no Amazon e até o dia 15 de junho sairá a edição impressa da obra.

Redação PNB, com informações Ascom

Mulher morre a tiros em Remanso; o acusado é o ex-marido que já está preso

0

 

Uma mulher foi morta a tiros na tarde de hoje (16),  no município de Remanso, Norte da Bahia. Segundo nosso colaborador local, Marcílio Braga, o crime ocorreu na Quadra 17, proximidades da Caixa D’água.

Dileuza de Vasconcelos Campinho foi atingida por 2 disparos de arma de fogo e morreu no local do crime.

A Polícia Civil prendeu o ex-marido da vítima, suspeito de ter efetuado os disparos.

Estamos apurando mais informações.

Redação PNB

Moradores do Residencial Novo Horizonte 3ª Etapa, Juazeiro, questionam Construtora Jotanunes sobre a condução do processo de venda dos imóveis; confira

1

 

Moradores do Residencial Novo Horizonte 3ª Etapa enviaram ao PNB, nesta sexta-feira (16), um comunicado questionando a construtora Jotanunes sobre a condução do processo de venda dos imóveis.

“Não fomos avisados sobre a existência de juros e correção monetária sobre esses valores extras, além do que estava em contrato. Estão querendo que a gente pague uma nova correção”.

Comunicado na íntegra:

“Nós, moradores do Residencial Novo Horizonte 3ª Etapa, viemos expressar nossa insatisfação e sentimento de injustiça com a forma como a construtora Jotanunes está conduzindo o processo de venda dos imóveis.

Quando adquirimos nossos imóveis, fomos informados de que os pagamentos seriam feitos diretamente à construtora, e aceitamos essa condição. No entanto, não fomos avisados sobre a existência de juros e correção monetária sobre esses valores extras, além do que estava em contrato. Estão querendo que a gente pague uma nova correção

Recentemente, fomos ainda mais surpreendidos com a notícia de que também seremos cobrados pela Caixa Econômica Federal, com valores referentes aos juros de obra, que deveriam ser pagos desde o início da construção. Os valores são altíssimos, chegando a até R$ 12 mil, o que compromete o orçamento de muitas famílias.

Ao procurar a construtora para buscar esclarecimentos, a única resposta que recebemos foi:
“Se não estiver satisfeito, cancele o contrato.” a gente pode até cancelar, mas perderia um valor de distrato, valor este que também é injusto já que não se trata da nossa vontade, e sim a forma injusta que a construtora está nos impondo.

Como se não bastasse, terem nos prometido uma coisa e estarem entregando outra que foi a inclusão de prédios no meio do bairro onde no material publicitário mostrava casas.

Isso é um absurdo e demonstra total falta de respeito e consideração com os clientes, que confiaram na empresa para realizar o sonho da casa própria num bairro que era pra ser planejado e que do nada eles mudaram o projeto.

Não aceitamos ser responsabilizados por informações que não foram repassadas no momento da compra. Queremos respeito, transparência e uma solução justa para todos”.

Redação PNB