Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

“Revista de bolsas e pertences no trabalho: o que é permitido e o que é abuso?”, por Sara Andrade

0

 

Muitos trabalhadores se perguntam se a revista pessoal ou de bolsas no ambiente de trabalho é permitida. Se você atua em setores como comércio, indústria ou logística, provavelmente já passou por essa situação. Mas, afinal, isso é permitido?

Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), no processo RRAg-0020444-44.2022.5.04.0811, decidiu que a revista meramente visual dos pertences dos empregados, quando realizada de forma impessoal, geral e sem contato físico ou exposição a situações humilhantes, não configura ato ilícito. Dessa forma, não gera direito a indenização por dano moral.

O que é uma revista “meramente visual”?

Vamos a um exemplo: se, ao final do expediente, o segurança de um supermercado pede que os funcionários abram suas bolsas e apenas observa o conteúdo superficialmente, sem tocar nos objetos, sem comentários e de maneira respeitosa, isso é considerado uma revista legal.

Quando a revista é considerada abusiva?

Agora, imagine que uma fábrica decide revistar apenas as bolsas dos homens, justificando que “mulheres não costumam furtar” (ou vice-versa). Essa prática é considerada abusiva, pois faz distinção entre os funcionários com base no gênero, caracterizando discriminação.

Para que a revista não seja abusiva, é necessário que respeite a imparcialidade, a privacidade e a dignidade dos empregados.

Pode haver revista todos os dias? Isso é abuso?

Não necessariamente. Embora possa ser incômodo, se a revista é rápida, meramente visual e segue os critérios de respeito e imparcialidade, a Justiça entende que não há ilegalidade. O empregador também tem o direito de proteger seu patrimônio e prevenir furtos.

E o uso de câmeras? A empresa pode monitorar os funcionários?

O uso de câmeras é permitido, mas deve seguir algumas regras. Elas não podem ser instaladas em locais de uso pessoal, como banheiros e vestiários, e não podem ser usadas para expor ou constranger os empregados.

O que fazer se a revista for humilhante?

Se você já passou por uma revista abusiva, é essencial reunir provas, como fotos, vídeos, mensagens ou testemunhas que comprovem a situação. Esse é o primeiro passo para garantir que seus direitos sejam respeitados.

Posso me recusar a passar pela revista?

Se a revista segue as regras e é feita de forma legal, você não pode se recusar. Porém, se a prática for abusiva, o ideal é buscar a orientação de um advogado para proteger seus direitos.

Se você se identificou com alguma dessas situações, procure um advogado de confiança para garantir seus direitos.

Por Sara Andrade, advogada

Acusado de homicídio em Curaçá morre durante operação da Polícia Militar no Monte Castelo, em Juazeiro

0

 

Na noite de sexta-feira (16), um homem morreu durante uma ação da Policia Militar, no bairro Monte Castelo, em Juazeiro.

Segundo a PM, o homem foi alvejado durante patrulhamento tático realizado pela Rondesp Norte, com apoio da 75ª CIPM, que foram acionados por populares informando que o homem estaria com uma arma de fogo em frente a uma residência.

Ao perceber a aproximação dos policiais, ele teria reagido efetuando disparos contra os agentes. No confronto, segundo a PM, o acusado foi atingido indo a óbito no local.

Após qualificação do suspeito, foi constatado que ele respondia a processo judicial pelo crime de homicídio no município de Curaçá e possuía um mandado de prisão aberto em seu desfavor.

A Polícia Militar apreendeu com o suspeito: um revólver calibre .38; munições deflagradas calibre .38; munições intactas calibre .38; um saco contendo substância análoga à maconha; três invólucros contendo substância análoga à cocaína e um aparelho celular.

Redação PNB, com informações PMBA

Valorização e reconhecimento: Prefeitura de Sobradinho promove o tradicional café da manhã em homenagem ao Dia do Agente de Limpeza 

0

 

Nesta sexta-feira (16), em alusão ao Dia do Agente de Limpeza, a Prefeitura de Sobradinho promoveu um café da manhã especial para homenagear os trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pela limpeza urbana do município. A ação foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SIESP).

O encontro aconteceu em clima de confraternização, com momentos de acolhimento, mensagens de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho essencial desempenhado por esses profissionais, que diariamente contribuem para a manutenção da saúde, da higiene e da qualidade de vida da população sobradinhense.

Além do café da manhã preparado com cuidado pela equipe da SIESP, a programação incluiu ainda entrega de cestas básicas para os profissionais.

Presente ao evento ao lado do Vice-prefeito e do Secretário de Infraestrutura, Jarques Canturil, o Prefeito Cleivynho Sampaio fez questão de destacar a importância dos agentes de limpeza para a cidade e expressou gratidão pelo compromisso da categoria com o bem-estar coletivo.

“Hoje é um dia de homenagens, mas, acima de tudo, de reconhecimento. Os agentes de limpeza são heróis e heroínas anônimos que, com dignidade e esforço diário, mantêm nossa cidade limpa, acolhedora e saudável. Eles enfrentam o sol, a chuva e o cansaço para cuidar de Sobradinho com amor. Por isso, mais do que um café da manhã, nossa homenagem é um gesto de respeito e gratidão. E quero reforçar que manter a cidade limpa é um dever de todos nós. A melhor forma de homenagear esses profissionais é cuidando dos espaços públicos como se fossem a extensão de nossas casas. Estamos juntos, construindo uma Sobradinho melhor, com união, trabalho e valorização de quem realmente faz a diferença”, destacou o prefeito

 

Ascom/PMS

Futevôlei, maratona aquática, corrida e jiu-jitsu: Juazeiro tem fim de semana esportivo, com o apoio da Seculte

0

Neste sábado e domingo, Juazeiro (BA) vai viver um fim de semana movimentado com uma programação esportiva intensa e diversificada. A cidade receberá disputas de futevôlei, maratona aquática, corrida de rua e jiu-jitsu, com participação de atletas locais e de outras cidades da região.

Ao todo, a estimativa é que mais de mil pessoas estejam se movimentando na região, entre competidores, equipe técnica e torcedores. Todas as atividades acontecem apoiadas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro.

“Juazeiro está em um momento especial para o esporte, englobando muitas modalidades e públicos diferentes. A agenda mostra o fortalecimento das políticas públicas para o esporte na cidade, com apoio e estrutura para que as modalidades cresçam e se consolidem no município”, diz o assessor especial de esportes da Seculte Bruno Lopes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Futevôlei

Desde a quinta-feira, 15, acontece na cidade o Circuito Velho Chico de Futevôlei, que conta com 80 duplas distribuídas em cinco categorias: iniciante, D, C, B, feminino e mista. Ao todo, são 160 atletas participantes. Neste sábado, 17, os jogos começam a partir das 15h, com partidas das categorias C e Feminino. No domingo, 18, a competição segue com as disputas da categoria B, às 10h, e da Mista, a partir das 14h.

Além da Prefeitura de Juazeiro, o evento tem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e também realiza campanha de arrecadação de alimentos, que serão destinados ao programa Juazeiro Sem Fome. O evento acontece na Arena Aruba, localizada no bairro Cajueiro.

Maratona aquática

Durante a manhã do domingo, acontece a primeira edição da Travessia do Cari, prova que marca a abertura do Circuito de Maratonas Aquáticas Velho Chico. É o primeiro evento de esporte aquático de grande porte a acontecer na região. A competição reúne mais de 200 atletas, em um percurso de 2,5 km no Rio São Francisco, com largada prevista para 8h30, na Marinha de Petrolina, e chegada na margem de Juazeiro.

A concentração começa às 6h, na sede da Kayakeria Arca Sport, na Orla II, com estrutura de apoio e barcos ao aguardo dos atletas. As embarcações saem às 7h em direção à largada. De volta a Juazeiro, a premiação está prevista para ocorrer entre 11h e 12h, com troféus para os três primeiros colocados de cada faixa etária, além de show ao vivo para o pós-prova.

A expectativa é de 400 a 500 pessoas envolvidas entre atletas, equipe de apoio e torcedores. De acordo com a organização, o circuito também passará por Curaçá (em agosto), Remanso (em outubro) e terá novas etapas em Juazeiro (em setembro e novembro).

Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu

Cerca de 500 atletas de jiu-jitsu e parajiujitsu desembarcam em Juazeiro neste sábado, 17, prontos para encarar os tatames a partir das 14h30. Os esportistas vêm da capital e do interior de todo o estado da Bahia para participar da quarta etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu 2025. O evento acontecerá no ginásio de esportes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A competição segue até domingo, 18. A partir das 8h, é a vez dos pequenos talentos das categorias infantil e juvenil, com atletas de até 17 anos mostrando garra e determinação.

Corrida de rua

Também no domingo, 18, será realizada a 2º edição da “Corre na Fé”, maratona de rua promovida pela Paróquia Santo Antônio de Juazeiro. A largada acontece às 6h30, em frente à igreja, e sairá em dois percursos: de 5 km e 10 km. A corrida deve reunir fiéis e corredores amadores em uma proposta que une espiritualidade e atividade física. Não deixe de acompanhar os eventos esportivos da cidade!

Ascom/PMJ

Proprietários de veículos com placas de finais 5 e 6 têm desconto de 8% no IPVA

0
São Paulo - Pátio de montadora em São Bernardo do Campo

 

Ainda dá tempo de aproveitar o desconto de 8% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com placas de finais 5 e 6, válido para quem quitar o tributo em cota única até os dias 28 e 29 de maio, respectivamente. Os que optarem por dividir em cinco vezes, sem desconto, devem realizar o pagamento da primeira cota nas mesmas datas. O contribuinte deve acompanhar o calendário de pagamento disponível no site www.sefaz.ba.gov.br. Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota.

Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, é só entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba): Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Para consultar a tabela de pagamento no site da Sefaz-Ba, basta entrar no canal “Inspetoria eletrônica”, “IPVA”, “Calendário”. As datas variam de acordo com o número final da placa do veículo. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Outros prazos

Os donos de automóveis com placas de finais 3 e 4 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 28 e 29 de maio, respectivamente. Por fim, vence neste mês a terceira cota para os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2, também respectivamente nos dias 28 e 29 de maio.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Ascom

CIAM nas Comunidades chega ao distrito de Abóbora com roda de conversa sobre enfrentamento à violência contra a mulher

0

Dando continuidade às ações do Programa Tolerância Zero à Violência contra a Mulher, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Mulher e Juventude (SMJ), promoveu na quinta-feira (15) a 2ª edição do projeto CIAM nas Comunidades. A atividade aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Abóbora e reuniu mulheres da comunidade para uma roda de conversa sobre os serviços oferecidos pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).

A ação visa descentralizar o acolhimento e levar informação diretamente às comunidades, com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres aos atendimentos especializados em casos de violência familiar e de gênero. Durante o encontro, foram apresentados os atendimentos psicológicos, sociais e os encaminhamentos jurídicos realizados pelo CIAM, além da atuação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

“A gente vai ter acesso a essas inforções e vê quantas mulheres sofrem a violência, mas se ela não tem a informação, ou o conhecimento de onde procurar, a gente também pode fazer esse trabalho de multiplicar essas informações. E assim, futuramente, vamos ter muito mais mulheres conscientes do tipos de violência e como denunciar”, destaca a moradora Ana Lúcia Santos.

A roda de conversa contou com a presença da coordenadora do CIAM, Iuana Louise e da assistente social, Maria Gorete Borges, que conduziram a ação com a proposta de fortalecer a articulação entre os serviços públicos e a comunidade. Ao longo do ano, novas edições do projeto serão realizadas em outras localidades do município, reforçando o compromisso da gestão com o enfrentamento à violência de gênero.

A moradora Emyle Emanuele dos Santos soube do evento e não perdeu a oportunidade de participar. A jovem foi acompanhada do pai, Manoel Bonfim, que também ouviu atentamente as informações prestadas.

“Eu quis vir aqui com meu pai porque a gente achou importante participar. Esse é um assunto que toda mulher deveria saber, inclusive os homens também, para divulgar as informações com os amigos e contribuir com o fim da violência”, reforça Emyle.

Sobre o CIAM


O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) funciona das 8h às 17h e fica localizado na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro. O local oferece atendimentos gratuitos voltados para mulheres vítimas de violência familiar e de gênero.

Canais denúncia:

Central de Atendimento à Mulher
Ligue 180

Emergência policial
Ligue 190

DEAM
Telefone 74 3613 8311 WhatsApp 74 98111-1439

Patrulha Maria da Penha
Ligue 153   WhatsApp 74 9 9967-2006

Centro Integrado de Atendimento à Mulher
WhatsApp 74 99277677

 
Ascom PMJ 

Disponibilizados bilhetes para sorteio de Maio da Nota Premiada Bahia

0

Já estão disponíveis para consulta os bilhetes que irão concorrer ao sorteio de maio da campanha Nota Premiada Bahia, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba). O resultado será divulgado na quinta-feira, dia 29, no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e nas redes sociais: @notapremiadabahia e @sefazbahia, no Instagram, @sefazbahia no Twitter e @sefaz.govba no Facebook. Neste sorteio, serão considerados os bilhetes gerados a partir das notas fiscais associadas ao CPF do participante relativas a compras feitas ao longo do mês de abril. Para verificar, basta fazer login no site da campanha, escolher a opção “Minha Conta”, “Bilhetes” e filtrar a busca pelo mês.

Ao todo, são 90 prêmios de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil. Atualmente, a campanha reúne mais de 825 mil participantes inscritos. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), gestora da Nota Premiada, desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram 5.868 pessoas, das quais 3.523 moram na capital, 2.341 no interior e quatro fora do estado.

Sorteio do milhão

No dia 17 de julho, um participante da campanha Nota Premiada Bahia vai se tornar o mais novo milionário baiano. Para concorrer, é preciso estar cadastrado no endereço www.notapremiadabahia.ba.gov.br e ter realizado compras inserindo o CPF na nota fiscal entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025.

Com periodicidade anual, os sorteios especiais de R$ 1 milhão da Nota Premiada Bahia já contemplaram até hoje seis pessoas, das quais três residentes no interior baiano e três na capital. Pelo interior, ganharam o prêmio milionário moradores de Feira de Santana, de Lauro de Freitas e de Guanambi. Em Salvador, os felizardos vieram dos bairros de Matatu, São Cristóvão e Pernambués.

Solidariedade

Quando o participante insere o CPF na nota, além de concorrer nas premiações mensais de até R$ 100 mil e nas especiais de R$ 1 milhão, as entidades filantrópicas por ele escolhidas para compartilhamento das notas fiscais recebem pontos revertidos em repasses financeiros. A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em repasses em dinheiro entre as filantrópicas ativas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, que hoje são 539. O valor distribuído a cada quadrimestre entre as instituições totaliza R$ 5 milhões.

Secom

s

Feira de Orgânicos do HU-Univasf integra calendário semanal da instituição; ação acontece todas as terças-feiras na entrada da Policlínica

0
A Feira de Orgânicos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) consolida-se como parte das atividades semanais do hospital. A ser realizada toda terça-feira, das 7h às 11h, na entrada da Policlínica, a ação é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, e a Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Terra da Liberdade.
A iniciativa surgiu como um projeto de extensão com o objetivo de promover a saúde, a economia solidária e a sustentabilidade no ambiente hospitalar. Segundo Sileide Neves, chefe da Divisão de Administração e Finanças do HU-Univasf e coordenadora do Projeto Sementes do Amanhã, a criação da feira foi uma demanda da própria comunidade.
“Em dezembro de 2024, nos reunimos com a comunidade do HU para discutir práticas sustentáveis que poderíamos implementar no hospital. A feira foi a primeira demanda escolhida, pois traz saúde aos trabalhadores e pacientes, além de fortalecer a economia local e promover a solidariedade, que é um dos nossos pilares”, afirma.
Os produtos comercializados na feira vêm diretamente dos produtores, incluindo itens regionais que reforçam a identidade local e o sentimento de pertencimento. “Os alimentos chegam frescos e sem intermediários, o que também valoriza a agricultura familiar da região”, destaca Sileide.
De acordo com Rubia Salete, chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal do HU-Univasf, a ação também contribui para a saúde dos trabalhadores e pacientes, alinhando-se ao plano diretor do hospital.
“É um momento de promoção da saúde, tanto para nossos colaboradores quanto para os usuários. Todas as terças, das 7h às 11h, os produtores trazem alimentos orgânicos, incentivando uma alimentação mais natural e saudável, o que também está conectado ao nosso programa de qualidade de vida”, ressalta.
Além dos alimentos, a feira oferece orientações sobre o uso racional de plantas medicinais por meio do projeto FarmaViva. A parceria é impulsionada pelo Projeto Sementes do Amanhã e pelo Programa Nossa Saúde Vale Mais, ambos do HU-Univasf/Ebserh.
Xirley Nunes, docente do Colegiado de Farmácia da Univasf e coordenadora do projeto, reforça a importância da educação fitoterápica: “O nosso horto, FarmaViva, produz ervas que são distribuídas, momento em que aproveitamos para orientar sobre o uso adequado e os benefícios dessas plantas medicinais”.
Atualmente, o horto conta com espécies como capim-santo, erva-cidreira, hortelã-da-folha-miúda, hortelã-da-folha-grossa, chambá, guaco, boldo, alecrim, colônia e amora-miúra. As verduras, produzidas por agricultores da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Terra da Liberdade, são comercializadas a preços mais acessíveis em comparação ao mercado de orgânicos.
Perspectivas para o futuro
No segundo semestre, o projeto pretende expandir suas atividades, incluindo a produção de sabonetes e óleos essenciais com a participação dos trabalhadores. “Não se trata apenas do horto, mas também de um laboratório equipado que faz parte desse projeto.
Estamos finalizando um termo de parceria com a Univasf para desenvolver novas ações, como a distribuição de mudas, o fortalecimento do uso de canecas de fibra de coco e iniciativas de reciclagem, fortalecendo contratações sustentáveis, especialmente no Setor de Hotelaria”, explica Sileide.
Ascom

Sepultamento do sanfoneiro Wanderlei do Nordeste será às 16 horas de hoje (17), em Santa Rosa de Lima, Jaguarari

0

 

O sepultamento do sanfoneiro Wanderlei do Nordeste, que morreu na noite desta sexta-feira (16), será às 16 horas de hoje (17), em Santa Rosa de Lima, Jaguarari.

O músico morreu em Andorinha, Bahia, após problemas renais e outras doenças, conforme informou a filha de Wanderley.

O sanfoneiro lutava contra um câncer no intestino desde 2016, e passou por várias  cirurgias e sessões de quimioterapia.

Comoção

Em nota, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro lamentou falecimento de  Wanderley do Nordeste

“É com imensa tristeza que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro, recebe a notícia do falecimento do cantor e sanfoneiro Wanderley do Nordeste. O artista, consagrado no Vale do São Francisco, foi querido por todos que tiveram o privilégio de conhecer sua música e história.
Dono de um carisma contagiante e uma voz que emanava as tradições nordestinas, Wanderley foi um símbolo de alegria e esperança. Por anos, realizou o São João da Apami (Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância) e levou um verdadeiro ‘arraiá’ ao Hospital Dom Tomás (HDT), unidade referência no tratamento contra o câncer na região. Ex-paciente da unidade, Wanderley descobriu um tumor no intestino em 2016 e, após enfrentar cirurgias e sessões de quimioterapia, voltou aos palcos e se dedicou à levar uma mensagem de esperança e fé – sempre ao som do forró.
O músico é parte da memória afetiva de Juazeiro e segue no coração do povo que tanto encantou. À família, amigos e admiradores, expressamos nossa solidariedade e respeito”.

A Câmara de Vereadores de Juazeiro também lamentou, com profundo pesar, o falecimento de Wanderley do Nordeste.

Mais do que um cidadão atuante, Wanderley foi um artista talentoso, cuja paixão pela música marcou gerações e levou o nome de Juazeiro por diversos cantos. Sua voz, suas canções e seu amor pela cultura nordestina fizeram dele um símbolo da identidade e da alma do nosso povo. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos, fãs e toda a comunidade artística que hoje perde um de seus maiores representantes da nossa cidade. Que sua música permaneça viva como legado de alegria, resistência e amor à nossa terra”( Mitu/Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro).

Redação PNB