Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Morre Francisco Nelson da Silva, Chico Periquito, que dá nome ao Balneário de Sobradinho

0

 

Morreu nesta terça-feira (27), Francisco Nelson da Silva, mais conhecido como Chico Periquito.

Chico Periquito dá nome ao balneário de Sobradinho, ponto turístico da Terra da Barragem. Ele colaborou com a fundação e desenvolvimento econômico de Sobradinho, sendo uma referência e pessoa bastante querida na cidade.

O velório está acontecendo no SAF de Juazeiro e o sepultamento será às 16 horas no Cemitério Central da cidade.

O PNB se solidariza com amigos e familiares de Seu Chico Periquito, neste momento de luto.

Redação PNB

 

APLB Sindicato se reunirá com a Seduc nesta quinta-feira (29) para discutir pautas de interesse dos trabalhadores em educação de Juazeiro

0

 

A direção da APLB Sindicato em Juazeiro irá se reunir nesta quinta-feira (29) às 9h com a secretária de educação do município, Maéve Melo, para tratar de assuntos de interesse dos trabalhadores em educação. Em pauta estarão tópicos como licença pecúnia, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) que foram levados ao conhecimento da Seduc, mas ainda sem desdobramentos.

Entre os pontos a serem levados para discussão, está a licença-prêmio, que pode ser convertida em pecúnia e é um direito de muitos servidores públicos que podem receber um pagamento equivalente à remuneração correspondente ao período acumulado de licença. Essa a conversão da licença-prêmio em pecúnia é um benefício para os servidores que não podem ou não querem usufruir da licença-prêmio, permitindo-lhes receber um valor em dinheiro.

O diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery ressalta a importância do resultado dessa reunião para a categoria. “Sabemos que todos estão aguardando respostas desses pontos especificamente, pois foram colocados em discussão na última assembleia realizada na sede do Sindicato. Precisamos definir como ficarão as questões referentes a valores, sem deixar de alinhar todos os pontos para que possamos levar o resultado dessa reunião ao conhecimento dos trabalhadores em educação em nova assembleia a ser definida”, afirma Gilmar.

Outro ponto a ser discutido entre APLB Sindicato e Seduc, é referente aos professores que acompanham o Atendimento Educacional Especializado (AEE) – serviço da educação especial que apoia alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação que estão matriculados em escolas regulares. Não esquecendo da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) que está dentro do Plano de Carreira e também precisa de definição.

Ascom/APLB

Prefeitura de Juazeiro alerta para a importância da formalização de quem busca empreender

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda/ADEER, aproveitando a agenda do prazo para a declaração do MEI (DASN-SIMEI) que se encerra neste sábado (31), alerta os microempreendedores e trabalhadores informais para a importância de formalizarem seus negócios. A iniciativa busca mostrar a importância de legalizar a atividade empresarial e mostrar a série de benefícios e oportunidades que vê, junto.

Entre as principais vantagens da formalização estão a segurança jurídica, o acesso a linhas de crédito e financiamentos, a possibilidade de emitir notas fiscais, a ampliação de oportunidades de negócio e a contratação de funcionários com respaldo legal. Além disso, o empreendedor passa a ter acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.

O diretor-presidente da ADEER, como incentivador da criação de novas empresas na cidade, destaca os benefícios de se estar formalizado. “Na nossa cidade, existem importantes políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e, sem o CNPJ, o empreendedor limita o crescimento do seu negócio e perde essas oportunidades de mercado. É importante regularizar essas atividades e nós estamos fazendo esse trabalho de conscientização e também de atendimento na Sala do Empreendedor”, destaca.

A formalização é muito importante para a jornada de um empreendedor e pode ser feita de forma simples e com custos acessíveis, especialmente para quem opta por se tornar Microempreendedor Individual /MEI. Para facilitar o processo, a Sala do Empreendedor de Juazeiro oferece atendimento gratuito, orientação e apoio em todas as etapas, desde a abertura até a regularização de empresas.

Interessados em formalizar o seu negócio podem procurar a Sala do Empreendedor de Juazeiro, localizada na sede da ADEER, na rua Antônio Cursino, nº 08, centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

Ascom/PMJ

Após denúncia de moradores, Secretaria de Ordem Pública e Habitação garante averiguar situação de imóvel abandonado no bairro Santo Antônio, em Juazeiro

0

 

A Secretaria de Ordem Pública e Habitação (SOPH), procurada pelo PNB, se manifestou sobre a denúncia de abandono de um imóvel na Rua Nova Amazonas, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro, que, segundo moradores, vem causando transtornos e insegurança para a vizinhança. Eles procuraram o PNB pedindo atenção do poder público, já que o proprietário não tem cuidado da propriedade.

Ainda de acordo com os moradores, no imóvel funcionava uma escola de uma igreja evangélica. De acordo com os relatos, usuários de drogas estão utilizando a casa abandonada como local para guardar produtos de furtos e fazer uso de substâncias. Na última segunda-feira (26), uma residência vizinha a antiga escola foi invadida e vários objetos de valor foram furtados.

A Secretaria de Ordem Pública e Habitação informou que “irá encaminhar uma equipe de fiscalização ao local citado para averiguação da situação. Após a vistoria, caso sejam constatadas irregularidades, o proprietário será devidamente notificado. A SOPH, reforça, ainda, que a população pode encaminhar suas reclamações, críticas ou sugestões pelos canais oficiais da Ouvidoria da Prefeitura de Juazeiro. Fale com quem resolve: 74 98846 0016 ou pelo e-mail ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br”.

Reclamações

“Tem uma escola abandonada no fundo do SAF, que virou ponto de droga. Toda hora entram delinquentes para usar droga, pra deixar lá coisas roubadas. Virou um lugar de drogas e roubos. Hoje uma casa da rua foi alvo de um furto. Pularam pra casa vizinha, reviraram tudo e levaram dinheiro, relógios e objetos. Esse local que está abandonado é do Pastor Antônio. Já falamos, incansavelmente, suplicamos para ele tomar um solução, mas ele não resolve. Esta uma situação insustentável. Até quando esse pastor vai deixar isso acontecer? Ele está sendo conivente com isso. Ligamos para a polícia, mas eles disseram que não podem fazer nada”, relatou uma moradora.

A dona da casa invadida confirmou o furto e pediu providências ao dono do imóvel para o problema que dura há anos.

“Eu moro ao lado de uma escola abandonada que é de propriedade do Pastor Antônio, dono da primeira igreja batista PIB. “Hoje, segunda, 26, minha casa foi assaltada e levaram tudo de valor da minha casa, graças a essa escola que está abandonada. Os criminosos invadiram pela escola. Ele deixou a escola abandonada, os bandidos tomaram conta e os moradores que estão sofrendo as consequências. Essa propriedade já está abandonada há uns 04 anos ou mais e virou um ponto de drogas. Criminosos entram na propriedade, fazem o que querem, chegam com coisas roubadas. Nós avisamos inúmeras vezes, mandamos inúmeras mensagens pra o dono e nada foi feito.

 

Além da sensação de insegurança, a moradora relatou que outros transtornos provocados pelo abandono do imóvel

“O imóvel vive sujo, cheio de mato. Recentemente, a prefeitura veio limpar, apesar de ser responsabilidade do dono. O telhado está todo destelhado e é por aí que os criminosos entram e fazem o que querem. Os moradores estão pagando pelo descuidado do proprietário. Ele poderia já ter montado um negócio, ou vendido, feito qualquer coisa, mas nada é feito e os transtornos são enormes. O dono, o pastor Antônio, da PIB disse que vai fazer, fazer, fazer e nunca faz nada. Simplesmente abandonou, largou as traças aqui. O mato toma de conta, fica na escuridão e está um perigo, porque já invadiram essa escola, tem gente morando lá dentro, tem usuários de droga e, inclusive, eles andam com facas na cintura, assustando os moradores. A gente já avisou inúmeras vezes que tinha gente usando droga lá dentro, que lá eles fazem as necessidades dele, deixando a rua empesteada de mau cheiro. A gente vê direto eles entrando com som, bicicleta roubada e tudo mais, avisamos para o dono tomar uma providência, mas a situação continua. Queremos uma intervenção do poder público”, concluiu a moradora.

 

Redação PNB

Volta ou não volta? Juazeiro segue sem Zona Azul e sem previsão para o retorno do sistema

1

 

Desde julho de 2023, Juazeiro, Norte da Bahia, está sem o sistema de estacionamento rotativo, o chamado Zona Azul. O contrato com a empresa responsável foi encerrado pela gestão anterior, após denúncias de irregularidades e sucessivas reclamações sobre a má prestação do serviço. Desde então, o município não retomou o controle sobre as vagas e o que se vê hoje nas ruas centrais é desorganização e disputa diária por espaço.

Implantada em 2016, o Zona Azul sempre foi alvo de controvérsia. A gestão ficou a cargo de uma empresa contratada pela então Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), hoje substituída pela AMTT.

Desde o início, o modelo foi questionado pelos condutores de veículos e também judicialmente, repassou pouco ao município e sofreu com a falta de fiscalização. O desgaste culminou na suspensão do serviço.

No centro, os impactos são visíveis.

“O estacionamento rotativo faz falta no centro da cidade”, disse um condutor.

A ausência do sistema é defendida por alguns motoristas, comerciantes e clientes. Para outros, porém, o cenário piorou. Sem rotatividade, os veículos permanecem estacionados por horas, reduzindo a circulação nas imediações de bancos, lojas e repartições.

Um motorista que trabalha com entregas na região central de Juazeiro, e que preferiu não se identificar, relatou que sua rotina mudou desde a suspensão do sistema. Ele comentou  que, antes, com a Zona Azul, havia mais rotatividade e mais pessoas conseguiam utilizar as vagas ao longo do dia.

“Agora a gente fica rodando, procurando lugar para parar”, afirmou.

A ausência de fiscalização também tem comprometido vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, muitas vezes ocupadas irregularmente, sem qualquer controle.

Procurada pelo PNB, a Prefeitura informou, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), que as discussões sobre o futuro da Zona Azul seguem em andamento. Não há prazo para uma decisão nem definição sobre o modelo a ser adotado. Uma audiência pública anunciada pela gestão anterior não chegou a ocorrer. O tema segue em aberto, alimentando expectativas entre moradores e comerciantes.

O diretor da AMTT, Mitonho Vargas, não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta da reportagem.

Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou, por meio de sua assessoria, que ainda não tem posição oficial. A entidade afirmou que ouvirá os lojistas por meio de uma enquete prevista para os próximos dias. Apenas após esse levantamento será possível emitir um posicionamento mais claro.

Atualmente, o centro de Juazeiro permanece sem sistema de estacionamento rotativo em funcionamento. Com a suspensão da Zona Azul, não há regulamentação específica para o uso das vagas, e o cenário segue sem alterações à espera de definições por parte do poder público.

Redação PNB

Senhor do Bonfim comemora 140 anos nesta quarta-feira (28); confira programação 

0

O município de Senhor do Bonfim, Norte da Bahia, completa 140 anos nesta quarta-feira (28) e a data será marcada por uma programação especial organizada pela Prefeitura para celebrar a história, cultura e desenvolvimento de Senhor do Bonfim. A programação começa às 8h, na Praça Nova do Congresso, com o hasteamento das bandeiras, seguido do desfile cívico às 8h15, que este ano traz o tema “Feira Livre de Senhor do Bonfim: território de saberes, sabores e tradição”. Às 11h tem os parabéns com um bolo especial feito pelo bonfinense Beto Jambeiro.    

À tarde, a festa continua no Monumento da Sanfona, com uma sequência de shows:  

– 16h – Forró Xique 

– 17h – Eraldo do Acordeon 

– 18h – Alcymar Monteiro, que sairá em trio elétrico do Monumento da Sanfona em direção à Praça Nova do Congresso, levando alegria, forró e muito orgulho nordestino. 

Na quinta-feira (29), a emoção e a cultura continuam com o evento “Música na Praça”, a partir das 18h30, na Praça Nova do Congresso.

A apresentação ficará por conta da tradicional Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, que promete encantar o público com um repertório especial em homenagem à cidade. O momento será marcado pela valorização da música instrumental e pelo reencontro da comunidade com a história musical de Bonfim.

Feriado

A prefeitura decretou feriado municipal nesta quarta-feira (28) em comemoração aos 140 anos de Senhor do Bonfim. A medida contempla todos os órgãos da administração pública municipal direta e indireta, com exceção dos serviços essenciais, que seguirão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população. 

Escola de Sanfoneiros

Na noite de segunda-feira (27), foi inaugurada a Escola de Sanfoneiros, um projeto que  nasce como símbolo de resistência cultural, inclusão social e amor pela tradição nordestina. A cerimônia, realizada na Praça Austricliano de Carvalho, marcou não apenas a véspera do aniversário de 140 anos do município, mas também o Dia Nacional do Sanfoneiro e a programação cultural do São João Minha Paixão 2025, que traz 30 dias de forró. A noite começou com um cortejo de sanfoneiros espalhando forró pelas ruas da cidade. Na praça, o público foi recebido por apresentações da Filarmônica, de quadrilhas e por mestres da sanfona que emocionaram com cada acorde.

Redação PNB, com informações Ascom/ PMSB

 

Desconto de 8% no IPVA para placas de final 5 vai até esta quarta (28)

0
São Paulo - Pátio de montadora em São Bernardo do Campo

Vai até esta quarta (28) o prazo para pagamento do IPVA com desconto de 8% para veículos com placas de final 5. O abatimento vale para quem quitar o tributo em cota única. Se a opção for pelo pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a primeira cota também vence no dia 28 de maio. Para as placas de final 6, estes prazos vão até quinta (29). O calendário do IPVA 2025 está disponível no site www.sefaz.ba.gov.brno canal “Inspetoria eletrônica”, “IPVA”, “Calendário”.

O pagamento em cota única com desconto de 8% pode ser realizado via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. Também é possível pagar o IPVA pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba): Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Caso o contribuinte prefira quitar o imposto em cota única, sem desconto, o prazo para a placa 5 é até 29 de setembro. Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota.

Outros prazos

Os donos de veículos com placas de finais 3 e 4 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 28 e 29 de maio, respectivamente. Por fim, vence neste mês a terceira cota para os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2, também respectivamente nos dias 28 e 29 de maio.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, também no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Ascom/Imprensa/Sefaz-Ba

Estudantes da rede municipal de Juazeiro promovem ação de educação ambiental

0

Estudantes da Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira de Oliveira realizaram, nesta terça-feira (27), uma ação de conscientização ambiental alusiva ao programa Juazeiro Limpa. Durante a manhã, alunos do 7º e do 8º ano do Ensino Fundamental II entregaram panfletos e cartazes no centro da cidade e conversaram com a população sobre a importância do descarte correto do lixo.

A professora de História, Rita de Cássia da Silva Santos, destacou a importância da ação para conscientizar os estudantes e a comunidade. “Ao longo da última semana nós trabalhamos com os estudantes a temática do meio ambiente e abordamos a importância de manter a cidade limpa. Hoje viemos para a rua a fim de conscientizar a população e lembrar, por exemplo, que esse lixo que jogamos na rua, pode entupir um bueiro e causar alagamentos”, explicou.

A estudante Jhennifer Rayanne Pena dos Santos também falou sobre a atividade. “Nosso objetivo foi conversar com as pessoas e passar para elas um pouco do que a gente aprendeu na escola. Precisamos preservar o meio ambiente e jogar o lixo no lixo para evitar problemas no futuro”.

A ação integra as atividades do projeto “Escola Limpa, Cidade Limpa”, desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro.

Ascom/PMJ

Deputado Roberto Carlos apresenta moção de apoio à valorização salarial de médicos e dentistas

0

 

O deputado estadual Roberto Carlos apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Moção de Apoio aos Projetos de Lei nº 1.365/2022, em tramitação no Senado Federal, e nº 765/2015, em análise na Câmara dos Deputados. As proposições visam a majoração do piso salarial nacional de médicos e cirurgiões-dentistas.

Segundo o parlamentar, a iniciativa representa uma resposta necessária à precarização das condições de trabalho enfrentadas por esses profissionais, sobretudo em regiões do interior do estado.

“A carência de uma remuneração justa compromete não apenas o reconhecimento profissional, mas também o estímulo à permanência e fixação de médicos e dentistas em áreas remotas e vulneráveis, realidade vivida por inúmeros municípios da Bahia”, destacou Roberto Carlos.

De acordo com o deputado, a aprovação dos projetos fortalecerá o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantirá à população um atendimento mais humanizado e eficiente.

“Valorizando quem cuida da nossa saúde, fortalecemos o SUS e asseguramos mais dignidade aos profissionais e à população”, completou.